Google

Web valinor.com.br

View Full Version : Sherlock Holmes...

Rei Théoden Menelmacar
04-06-2002, 20:00
Pessoal, alguém aqui já leu algum livro do S.Holmes? :?: Eu pessoalmente acho muito legal, Sir Arthur Conan Doyle devia ser um gênio q nem Tolkien (ñ tanto pq Tolkien criou línguas, escritas etc).

SHERLOCK HOLMES É D+! 8)

Conan
04-06-2002, 21:01
Ja li muitos dele. tenho muito orgulho em portar o nome de taum brilhante escritor.

.Gabil-Nala.
06-06-2002, 09:26
Conan Doyle é demais cara...pode-se dizer que ele continuou esse esquema de resolução de climes complexos através de processos investigativos através da razão e raciocinio lógico criado por Edgar A. Poe um séc. antes com seu detetive Dupin em "Assassinos na rua Morgue" e os "Mistérios de Rose Marry"..não tenho certeza do nome da segunda obra, mas acho que é isso :wink:

Recentemente eu li o primeiro livro de Doyle sobre Sherlock H. chama-se "estudos em vermelho", eu recomendo pra vc já que se interessou pelas maracutais investigativas de nosso conhecido detetive de Backer Street... :D

Primula
06-06-2002, 10:09
Adoro Holmes. Sou tarada por esse sujeito de Baker Street.

Mas adoro ainda mais Sir Conan Doyle. A lenda a respeito do professor de medicina que faz uma coisa nojenta e pede pros alunos imitarem aconteceu com ele (enquanto estudava medicina)

Acho que um dos contos que mais gostei foi o Caso de Bohemia (da atriz que o ludibriou, hehe)

Rei Théoden Menelmacar
06-06-2002, 18:41
Eu acho todos muito bons, difícil dizer o Melhor, mas um deles com certeza é o Vale do Terror, com uns fatos TOTALMENTE inesperados. Outro conto muito bom é o da Faixa Amarela, aquele tmbm é show.

M.
08-06-2002, 23:33
Apesar de tamanha insignificancia, posso dizer algo a respeito: adoro esses tipos de livros e acho q já não xistem escritores como antes... :(
Posso tb dizer q reomendo esses livro e tb akeles q não foram escritos por Conan, como "O xangô de Baker Street"... :)

Deza
09-06-2002, 21:12
De Arthur Conan Doyle com o personagem Sherlock Holmes, eu li somente o Signo dos Quatro, uma história que envolvia um caso de vingança por parte dos ludibriabos no tocante a um tesouro, assassinatos com o uso de dardos envenados a todos que tinham ligação com o legado deste, adorei a investigação de Holmes e do Dr. Watson que acaba se apaixonando pela herdeira do tesouro e que pede auxilio aos dois.
O meu desejo é ler tb o Cão dos Baskervilles.

Nunis
09-06-2002, 22:03
Eu adoro Shelock Holmes, e tbm Conan Doyle jah que ele me introduziu a literatura praticamente...
Do Sherlock eu gosto de todos mas o Signo dos Quatro eh fantástico...

_Niphredil_
09-06-2002, 22:13
soh li um livro do Sherlock Holmes (por enquanto), eh um q tem varios contos, mas acho muito legal. pretendo ler + em breve... quais vcs recomendam?

.Gabil-Nala.
10-06-2002, 09:40
Tem volumes que são um compilado de muitos contos deles, eu recomendo esses, mas se vc quis dizer obras maiores tem o "Cão dos Baskerville" que é muito legal e tb, como eu ja disse, o primeiro leivro dele "Estudos em vermelho" :D

Rei Théoden Menelmacar
10-06-2002, 19:16
soh li um livro do Sherlock Holmes (por enquanto), eh um q tem varios contos, mas acho muito legal. pretendo ler + em breve... quais vcs recomendam?

Eu recomendo TODOS os livros, mas prefira os de um conto só (são seis livros) tem mais detalhes e as histórias são surpreendentes! :)

_Niphredil_
15-06-2002, 02:23
legal... soh tenho q criar vergonha na cara p/ comprar o(s) livro(s)...

:D

.Gabil-Nala.
15-06-2002, 13:33
legal... soh tenho q criar vergonha na cara p/ comprar o(s) livro(s)...

:D

Não precisa comprar , pega da biblioteca da sua escola,,,com certeza deve ter um monte de livro do Doyle,,,toda escla tem heheheh :D

Meriadoc
15-06-2002, 17:44
Sou grande Fã do Conan Doyle e do Sherlock Holmes tambem.
Tenho varias livros aqui, inclusive comprei muitos a pouco tempo, numa edição nova que saiu pela Ed. Melhoramentos, com capas muito legais e tradução bem razoavel. Recomendo.

Um dos meus contos favoritos é o "Escandalo na Bohemia" que a Primula falou! A Irene Adler manda muito! :)

_Niphredil_
22-06-2002, 16:22
Não precisa comprar , pega da biblioteca da sua escola,,,com certeza deve ter um monte de livro do Doyle,,,toda escla tem heheheh :D

boa ideia... se bem q eu tinha dado uma olhada lah na biblioteca e ñ vi nada do Conan Doyle... tinha Machado d Assis, José d Alencar etc, Agatha Christie (os dela soh tinha os q eu jah tinha lido :cry: ), mas ñ vi Conan Doyle... qq dia eu vejo melhor.

mas ñ eh má ideia.

.Gabil-Nala.
24-06-2002, 08:39

boa ideia... se bem q eu tinha dado uma olhada lah na biblioteca e ñ vi nada do Conan Doyle... tinha Machado d Assis, José d Alencar etc, Agatha Christie (os dela soh tinha os q eu jah tinha lido :cry: ), mas ñ vi Conan Doyle... qq dia eu vejo melhor.

mas ñ eh má ideia.

Então vai na biblioteca municipal de sua cidade que provavelmente vc acha... :wink:

*Roberta*
11-08-2002, 21:20
Eu comecei a ler Conan Doyle a pouco tempo, e to adorando!!! Quero ler todos os livros dele...eu já li Um Estudo em Vermelho, O Signo dos Quatro e O Cão dos Baskerville, o melhor até agora...realmente maravilhoso!!!!
Eu li também O Xangô de Baker Street, que eh bem legal tb.... :lol:

Washu_Hakubi
11-08-2002, 21:56
eu sou fã de Conan Doyle!Fui apresentada a ele na sexta série, uma das opções dos livros p/ ler no bimestre era O Cão dos Baskervilles, e eu comprei na loca, só pelo título! :D Amei, é meu favorito, cada página!Inclusive as ilustrações de uma página inteira esparsas pelo livro...gosto delas! :) Depois desse, li Estudo em Vermelho, que é dez, mas nunca li mais nada por nao encontrar...
mas depois de terminar o Silma eu vou ver se encontro no colégio esses contos menores! :P

Ana Lovejoy
11-08-2002, 22:05
Conan Doyle é ótimo! Tinha uma época q eu era simplesmente viciada em histórias de Sherlock Holmes! Conheci com Um Estudo em Vermelho, e eu sugiro esse para quem quer conhecer mais do Sherlock pq nesse os personagens são apresentados, é a primeira aventura dos dois! Apaixonante! Eu tenho um livro que não é do Doyle, mas é do Sherlock. É O Enigma da Pirâmide, livro do filme que vcs já devem ter visto na TV, é muuuuuuito legal!! Outra coisa q eu tenho dos meus tempos de vício de Sherlock, é uma fita com a gravação de Vestida para Matar, muito velha, com o Basil Rathbone (o melhor Sherlock do cinema na minha opinião) contando uma história de um novo confronto Sherlock x Adler :lol:

Lady Greenleaf
12-08-2002, 08:49
Estou lendo "O Cão dos Baskervilles" agora! Muito baum, mesmo! A cada página uma coisa é revelada e relatada pelo caro Watson!!!

Surpreedente as descrições do Sherlock Holmes para desvendar os casos! Um grande observador!

Agora... O Xangô de Baker Street.. pelamordedeus! Jô Soares naum sabe a diferença de desapercebido com despercebido!!!

Akinendel_theOld
13-08-2002, 14:45
Sherlock Holmes é demais... nem precisa falar muito acho que tudo já foi falado... Cão dos Baskerville foi o primeiro que li e que eu lembro no momento é um dos melhores.
Já Xangô de Baker Street é meio ruizinho... Não pode dizer que é uma porcaria total mas não gostei muito, afinal mostra o Sherlock Holmes como um charlatão e o Dr. Watson como gay, além de que na minha opinião, é o livro de mistério mais fácil de descobrir o assassino que deve ter.

Ana Lovejoy
14-08-2002, 00:58
Já Xangô de Baker Street é meio ruizinho... Não pode dizer que é uma porcaria total mas não gostei muito, afinal mostra o Sherlock Holmes como um charlatão e o Dr. Watson como gay, além de que na minha opinião, é o livro de mistério mais fácil de descobrir o assassino que deve ter.

Akinendel, o fato de o Xangô não ser tão bom quanto os outros é facilmente explicável: foi escrito pelo Jô Soares, que queria mais é fazer uma sátira com o personagem. Os escritos pelo Doyle são ótimos!! Todos :D

Meriadoc
18-08-2002, 00:59
é isso ae.

O Jô Soares não teve a intenção de fazer um grande misterio à Conan Doyle, a historia dele é uma satira, e sem duvida Sherlock e Watson estão sendo representados de uma forma BEEM caricata

Lukaz Drakon
18-08-2002, 01:37
Tipow.... eu li o "Cão dos Baskerville" eh mto legal.... mais o final eh horivel ao meu ver....

Lady Greenleaf
11-09-2002, 00:12
Ressucitando esse tópico... alguém ae sabe a cronologia exata dos livros de Sir Arthur Conan Doyle?!

Eu sei que iniciou com "Um Estudo em Vermelho" e o último???

FAlow!

Ana Lovejoy
11-09-2002, 00:27
Tá, não tenho certeza... mas quando foi lançada pela editora Francisco Alves, a série era assim:
- Um Estudo em Vermelho
- As Aventuras de Sherlock Holmes
- O Cão dos Baskervilles
- Histórias de Sherlock Holmes
- Memórias de Sherlock Holmes
- O Sinal dos Quatro
- Últimos Casos de Sherlock Holmes
- O Vale do Medo (é aqui q ele morre :twisted: )
- A Volta de Sherlock Holmes

Sendo que os que eu marquei em azul, são vários contos, tipo "A Aventura do Ilustre Cliente", "A Aventura do Vampiro de Sussex", etc. Mas em edições recentes de novas editoras (tipo aqueles pocket books), ao invés de todo o livro são 4 contos ou mais, e aí eles chamam de "Um Escândalo na Boêmia - e outras histórias". Por isso fica um pouco mais difícil acompanhar cronologicamente as histórias :wink:

Mandos
12-09-2002, 05:55
Eu comecei a ler Sherlock Holmes esses dias. Estou lendo Memórias de Sherlock Holmes. Quem me indicou foi meu pai, que já leu todos, e possui todos. Estou quase terminando o Memórias. Estou achando uma leitura bem interessante, e indico para quem nunca leu e gosta de suspense, lógica, raciocínio e tal..

Vinci
12-09-2002, 09:59
Sabiam que Sherlock Holmes nunca disse a tal frase "Elementar, caro Watson" ?
Eu tenho o livro da aventura chamada O Cliente Ilustre...

Lady Greenleaf
13-09-2002, 00:01
Tá, não tenho certeza... mas quando foi lançada pela editora Francisco Alves, a série era assim:...

Sério? Até que é longo a saga de Sherlock Holmes!!! Estou tentando ler de uma forma mais organizada, cronologicamente. Valew pela informação!!

Como assim?! Na tradução foi feito uma "adapção" totalmente diferente do original???

Essa eu não entendi. Explique melhor, sim?!

Meriadoc
13-09-2002, 00:08
Bom, cronologicamente o primeiro é o "Um Estudo em vermelho" mas eu achei esse livro um pouco chato...

tem um corte no meio para a historia dos Mormons lá que é totalemnte inexplicavel por varias e varias paginas...

e como o Sherlock e o Dr. Watson dispensam apresentaçoes, vc pode ir direto para um livro de contos desses mesmo! :-)

Engethor
13-09-2002, 00:31

Como assim?! Na tradução foi feito uma "adapção" totalmente diferente do original???

Essa eu não entendi. Explique melhor, sim?!

Se me permitem...
A frase mais famosa de Holmes, "Elementar, caro Watson" é criação dos filmes. Nos livros, ele nunca disse, nem no original, nem em traduções.

Ana Lovejoy
13-09-2002, 00:56
Bom, para ser beeem específica: o "inventor" do Elementar, meu caro Watson foi um ator de teatro dos tempos do Doyle, chamado William Gillete.
Curiosidade: o Watson só ia aparecer em "Um Estudo em Vermelho". Foi o dono da revista onde Doyle publicava os contos que exigiu a presença do ajudante :D

Vinci
23-09-2002, 10:52
Bom, cronologicamente o primeiro é o "Um Estudo em vermelho" mas eu achei esse livro um pouco chato...

tem um corte no meio para a historia dos Mormons lá que é totalemnte inexplicavel por varias e varias paginas...

e como o Sherlock e o Dr. Watson dispensam apresentaçoes, vc pode ir direto para um livro de contos desses mesmo! :-)

MEGAULTRASUPERESTELARISPOILERS

O que?

Diga mal de minha primeira aventura (cronologicamente) de novo!
Os mormons lá, explicam os motivos por quais Jefferson Hope assassinou Drebber e Stangerson

V
24-09-2002, 14:57
Não coloque avisos de spoilers tão complicados!!! Eu nem percebi, sério. Use o negrito, que ajuda a destacar. Você pode colocar "ultra-mega-hiper" e o diabo a quatro, mas o que vc fez já é exagero... ficou confuso demais... parece que vc estava citando o "supercalifragisexpialitoso"... :mrgreen:

Meriadoc
24-09-2002, 20:47
é elementar, meu caro Sherlock! :)

Mas a gente só percebe isso depois de ler milhares de paginas sem entender nada!

Vinci
24-09-2002, 20:55
é elementar, meu caro Sherlock! :)

Mas a gente só percebe isso depois de ler milhares de paginas sem entender nada!

Depende, meu instinto me fez perceber logo a semelhança ao notar os singulares nomes dos anciãos mormóns. Drebber, Stangerson... Nomezinhos um pouco fora do comum esses em? Mas eu imaginei que seriam seus descendentes, você acha que um ancião de centenas de anos iria se casar com alguém mais do que o gigantesco harém deles? Não!
Depois me veio o Hope, Jefferson Hope... Precisa falar mais?
Eu pensei que eram dois contos diferentes de início...hehehehhehehehehehe

Black Knight
25-10-2002, 21:54
Odeio ressucitar tópicos, mas tenho uma dúvida:

Estes Livros do Sherlock do tipo O Escândalo da Boemia e outros casos cortam partes da original ou algo assim ou é certinha a história, como ela sempre foi ?

Láthspell
23-11-2002, 15:39
Já li vários livros do Holmes... É legal, diverte a gente...

Mas não se compara à Agatha Christie... Hercule Poirot é insuperável...

Alex deLarge
23-11-2002, 15:48
eu era viciado em Sherlock Holmes, teve uma época que passei um tempão lendo, acho que devo ter lido todos, mas de qualquer forma já enjoei assim como dos Gibizinhos do Tex e dos livros da Agatha Cristie.
Mas é muito bom... algumas deduções são meio forçadas mas isso dá pra passar!

Garfield
01-12-2002, 18:32
Sherlock Holmes foi um personagem tão importante que pode ter sido responsável por muita coisa que aconteceu no século vinte: A indústria de cinema voltada para filmes policiais, a literatura policial que se tornou Best Seller, a carreira estrondante de Agatha Christie. Ele é o verdadeiro ícone do pensamento ocidental na passagem do século XIX para o XX. :lol:

Muita coisa que é dita nos livros de SH são pronunciamentos científicos reais dessa época. Reparem ao ler que ele sempre se preocupa em descrever minuciosamente como era a pessoa, suas roupas, seu rosto, seu aspecto geral. Acontece que naquele tempo havia uma teoria que dizia que o formato do crânio de uma pessoa definia sua personalidade, e até suas decisões, portanto seu destino. Outra coisa, Holmes possui diversas teorias científicas, quase como leis biológicas ou físicas, que permitem a ele desvendar os crimes (Ex.: o comportamento de um cão é a repetição da de seu dono). Isso era uma teoria positivista que acreditava que a humanidade era regida por leis de comportamento. Do século XX em diante mais ou menos essas teorias foram sendo deixadas para trás, e as ciências humanas perceberam que nem sempre isso dava certo. Deixou de ser uma questão antropológica para ser uma questão mais filosófica e psicológica. Por isso Agatha Christie usa mais psicologia nos seus livros. :mrgreen:

O meu preferido é o Vale do Terror. É suspense o tempo todo. 8-)

Primula
06-05-2003, 13:20
Já li vários livros do Holmes... É legal, diverte a gente...

Mas não se compara à Agatha Christie... Hercule Poirot é insuperável...

Não vamos comparar. :x :x :x :x

Até mesmo Doyle consegue ser mais gentleman ao fazer uma homenagem ao seu predecessor (o autor que Watson gostava). Isso que você acabou de fazer é pífio e diminui o prestígio da autora que quis homenagear.

Indubitavelmente Doyle disseminou a idéia de detetive metódico, e não o simples fanfarrão sortudo.

Mesmo assim tenho algumas ressalvas. Eu sempre senti que Doyle estava me trapaceando, colocando a visão de Watson que se impressionava demais com o superfluo (oh, sangue! oh que cena dantesca!), ou seja, como nós, e eu não tinha acesso às informações mais importantes da cena do crime...

Linkin Siegfried_theOld
06-05-2003, 20:38
Concordo com vc na sua ideia sobre Conan Doyle em relação a Tolkien, eu já li inumeros livros de Sherlock Holmes, só não gostei daquele q Jô Soares escreveu, "o Xangô de Baker Street"

Eärendil Wingilot
06-05-2003, 23:07
Mesmo assim tenho algumas ressalvas. Eu sempre senti que Doyle estava me trapaceando, colocando a visão de Watson que se impressionava demais com o superfluo (oh, sangue! oh que cena dantesca!), ou seja, como nós, e eu não tinha acesso às informações mais importantes da cena do crime...

Concordo contigo Prímula ( e olha que eu só li um livro do Doyle: "O Cão dos Barkerville". A história é boa, mas não me pegou tanto quanto as estórias da Christie), uma das principais características de Agatha Christie é induzir o leitor a pensar em uma pessoa diferente como o criminoso, mas não omite informações sobre o crime.

Coiote
07-05-2003, 19:01
eu gosto muito do Doyle e do Sherlock Holmes(dÃããÃÃ....),mas eu naum li muitos livros deles ,dos q eu li eu gosto muito do Cão dos Baskerville pq foi o q eu li em ingles original e tbm do A Liga Dos Cabecas Vermelhas(jah vi traduzido como Sociedade dos Ruivos tbm)

Alasselen_theOld
09-05-2003, 10:04
Faltam poucos livros para eu terminar de ler os de Sherlock Holmes, é d+!!!!

É uma pena que o Sir Doyle, não gostasse de escrever sobre Sherlock....
Porque se ele gostasse, talvez tivesse escrito mais livros sobre. :mrgreen:

:roll: :roll:

V
09-05-2003, 11:26

Mas se a história fosse contada do ponto de vista do Holmes, ela acabaria sendo insuportavelmente chata, não acha?

Primula
09-05-2003, 11:27

Mas se a história fosse contada do ponto de vista do Holmes, ela acabaria sendo insuportavelmente chata, não acha?

Sem dúvida... se não me falha a memória ele tentou uma vez, não?

Cildraemoth
09-05-2003, 16:36
Sem dúvida... se não me falha a memória ele tentou uma vez, não?

Sim. Tem pelo menos um conto que é narrado pelo próprio Holmes. Talvez até dois.

Se eu soubesse onde estão os meus livros do Conan Doyle, procuraria esse conto. :-)

Alasselen_theOld
10-05-2003, 09:15
É aí que está a questão!! Talvez fosse melhor o Conan induzir as pessoas, mas eu acho que ele deveria expor todos os fatos e pormenores. Mas tmbm com os poucos detalhes que ele dá já dá pra ter uma visualização melhor das coisas, apesar de que a narração feita por Watson não inclui alguns pontos muito importantes. Mas ele narra de tal forma que tenta te introduzir na história só com os dados que provavelmente vc perceberia. :roll:

Ana Lovejoy
10-05-2003, 13:25
Watson na verdade é personificação do leitor, acho. o Doyle precisava achar um personagem que visse o que o leitor comum veria. não chega a ser um defeito, aliás, ele tem um crédito bem grande por ter criado isso.

O mais engraçado é que depois de Um Estudo em Vermelho Watson não ia mais aparecer, mas por exigência do público o Doyle teve que continuar a escrever histórias com ele...

No final das contas, Doyle acabou se tornando meio que prisioneiro de suas personagens. Acho que nem entra no mérito de "ele não gostar de escrever sobre Sherlock" como disse o Alasselen, mas é aquela velha história do criador/criatura. Perguntem para o Angeli por que ele matou a Rê Bordosa e vocês vão entender por que Doyle matou o Sherlock :wink:

Alasselen_theOld
10-05-2003, 13:42
No final das contas, Doyle acabou se tornando meio que prisioneiro de suas personagens. Acho que nem entra no mérito de "ele não gostar de escrever sobre Sherlock" como disse o Alasselen, mas é aquela velha história do criador/criatura. Perguntem para o Angeli por que ele matou a Rê Bordosa e vocês vão entender por que Doyle matou o Sherlock :wink:

Tá, mas o Doyle depois "ressussitou" o Sherlock, depois, fez com que ele escalasse o outro lado do "abismo"!!! O Sir fez isso, lógico, depois de um bom pagamento!!!

Legolas, Greenleaf_theOld
10-05-2003, 14:42
Eu tenho um para as minhas aulas de INGLES
apenas um...
naum curto muito!!!

soh os jogos

Gandalf - the white
10-05-2003, 14:45
eu curto Conan e sherlock pra kramba......ja li estudo em vermelho, o cao dos baskervilles e vale do terror.......agora vo começar a ler memorias postumas de sherlock holmes.....eu ahco q e o ultimo, final de tudo....
mas e muiito bom....

Alasselen_theOld
10-05-2003, 14:49
Mas tem + livros de Sherlock, leia os outros tmbm!!!

Gandalf - the white
10-05-2003, 16:29
pode cre vo ler sim.....minha mae acabou de falar q vai comprar um pra mim!

Ana Lovejoy
10-05-2003, 16:37
assim, só de sugestão: a LP&M lançou vários títulos do Doyle em formato pocket, o que custa mais ou menos uns 10 royal. Vale a pena comprar quem está começando a conhecer Sherlock.

a coleção da Francisco Alves também é muito boa, mas já exige uma garimpada em sebos (o lado bom é que sai em conta também).

Maria Pretinha
11-05-2003, 16:10
A liga dos cabeças vermelhas foi um dos que eu mais gostei...
Tipo, eu realmente gosto do jeito como o Doyle mostra o Hlmes.. Como a prímula dissE, nada de um fanfarrão sortudo.. Um detetive metódico, inteligente e que realmente consegue resolver os casos devido ao sua capacidade e não è pura sorte..
Gosto também da complexidade dos fatos e da minunciosidade com que as pistas são estudadas.. Deix vc vidrado e faz pensar bastante....

Rilo Kiley
19-05-2004, 22:15
Um tenho alguns livros e tal e estou pensando em comprar uma coleção com as seguintes histórias: "Os sete mistérios", "A face amarela", "O cão dos Baskervilles", "A morte do chantagista", "O signo dos quatro" e "Um estudo em vermelho". Me recomendam?

Sméagol
22-05-2004, 13:27
Alguém aqui tem aquela coleção com todas histórias do Holmes? Vale a pena pagar aquele tanto? :o?:

Eli Nerwen
23-05-2004, 23:58
soh li alguns do Conan..
sociedade dos ruivos, Vale do medo, o cÃo dos Baskerville..... e mais um q naum embro..
alguem recomenda algum bom??

mas desse tipo do Sherloke eu li um q chamava O Misterio do quarto amarelo...o autor chamava Gaston Leroux, se naum me engano.....eu adorei....

Feanari
16-09-2006, 16:48
*revivendooo*
Nhai! Sherlock Holmes comanda!!!

Eu comprei recentemente um livro que tem todas as histórias dele compiladas... O livro é em inglês e eu paguei 30 e poucos reais... uma barganha!
A editora é Wordsworth Editions.

Mais tarde e posto quais os contos que vêm para fazer uma "checklist" :D
Assim todos sabem quantos faltam...

Alialath
16-09-2006, 21:33
Eu já li muitos. Tenho uns 5 livros com coletâneas deles, com umas 6,7 histórias diferentes em cada. Fora os maiores. Meus favoritos são :
- O Cão dos Barskerville
- O Vale do Medo (ou terror, não sei)

Oropher
16-09-2006, 22:58
Eu comecei a ler os livros dele desde que eu tinha 11 anos. Eu sempre gostei desse tipo de história. O meu preferido é 'O cão dos Baskerville': muito emocionante (apesar de eu já nem me lembrar direito da história).

Snaga
26-01-2007, 19:03
Revivendo mais uma vez o tópico.

Já havia lido 2 livros do Sherlock Holmes há muito tempo. Mas eram aleatórios e pouco falavam sobre Holmes. Nem achei muita graça.

Resolvi comprar no ano passado a o box com todos os livros e contos de Holmes escrito pelo Conan Doyle. Cara, Sherlock é apaixonante!!! :joy:

Vou postar a ordem cronológica dos livros dele aqui, caso alguém queira consultar pra ver quais os contos já leu e quais faltam.

- Um Estudo em Vermelho

- O Sinal dos Quatro

- As Aventuras de Sherlock Holmes [Contos]
Escândalo na Bohemia
A Liga dos Ruivos
Um Caso de Identidade
O Mistério do Vale Boscombe
Os Cinco Caroços de Laranja
O Homem de Lábio Torcido
A Pedra Azul
A Banda Pintada
O Polegar do Engenheiro
O Nobre Solteiro
A Coroa de Berilos
As Faias Roxas

- Memórias de Sherlock Holmes [Contos]
Silver Blaze
O Rosto Amarelo
O Corretor
Gloria Scott
O Ritual Musgrave
Os Senhroes de Reigate
O Aleijado
O Paciente Interno
O Intérprete Grego
O Tratado Naval
O Problema Final

- A Volta de Sherlock Holmes [Contos]
A Aventura da Casa Vazia
A Aventura do Construtor de Norwood
A Aventura dos Homenzinhos Dançantes
A Aventura da Ciclista Solitária
A Aventura da Prior School
A Aventura Black Peter
A Aventura Charles Augustus Milverton
A Aventura dos Seis Napoleões
A Aventura dos Três Estudantes
A Aventura do Pincenê Dourado
A Aventura do "Trhee-quarter" Desaparecido
A Aventura de Abbey Grange
A Aventura da Segunda Mancha

- O Cão dos Baskervilles

- O Vale do Medo

- Os Últimos Casos de Sherlock Holmes [Contos]
(Existe um pequeno prefácil onde Watson fala sobre a velhisse de Sherlck)
O Caso da Vila Glicínia
O Caso da Caixa de Papelão
O Caso do Círculo Vermelho
O Caso dos Planos do Bruce-Partington
O Caso do Detetive Agonizante
O Caso do Desaparecimento de Lady Frances Carfax
O Caso do Pé do Diabo
Seu Último Caso

- Histórias de Sherlock Holmes [Contos]
(Existe um prefácio do próprio Conan Doyle falando sobre Sherlock. Imperdível!)
A Aventura do Cliente Ilustre
A Aventura do Soldado Descorado
A Aventura da Pedra Mazarin
A Aventura das Três Cumeeiras
A Aventura do Vampirode Sussex
A Aventura dos Três Garridebs
O Problema da Ponte Thor
A Aventura do Homem que Andava de Quatro
A Aventura da Juba do Leão
A Aventura da Hóspede Velada
A Aventura de Shoscombe Old Place
A Aventura do Negro Aposentado

Fim :mrgreen:

Feanari
27-01-2007, 14:11
Eu também tenho os livros dele todos *_* é mais que apaixonante ^^
é tudo de bom \o/
E o melhor, é que veio com umas gravuras... deve ter uma gravura em cada página... Muito lindas mesmo!!
E o meu não é box... é volume único ^^

Alialath
27-01-2007, 15:31
:think:

Se minha memória não falha, falta 6 ou 7 pra mim dessa lista que vc postou, praticamente todos contos da Volta de Sherlock.

Snaga
27-01-2007, 18:02
E o meu não é box... é volume único ^^
Isso dá um livro de uns 15 cm de grossura, Fe! 8-O

O 10º membro da Sociedade
27-01-2007, 22:45
Tenho para aí metade disso. Li o principal, incluindo os livros mais importantes e conhecidos (tirando o último, quero ler mesmo tudo antes desse).

Nem tanto. Se a letra for bem pequena cabe à vontade num livro (embora seja sem dúvida grandinho).

Snaga
27-01-2007, 23:02
Nem tanto. Se a letra for bem pequena cabe à vontade num livro (embora seja sem dúvida grandinho).
Não chei uma régua, mas os meus 3 livros dão mais ou menos uns 10 cm.

Pandatur
27-01-2007, 23:25
O box do Snaga deve ser igual ao meu. É bem bacana. Li "Um Estudo em Vermelho", "O Sinal dos Quatro" e "As Aventuras de Sherlock Holmes" em 2005 e "Memórias de Sherlock Holmes" ano passado. São bons, mas o problema é a receita sempre igual, mais especificamente nos contos. Acabei enjoando um pouco e não animei ler mais por um tempo. Talvez este ano ainda eu retorne a leitura...

E nossa, nunca vi um volume único com toda a obra de Holmes... :eek:
Será que a Feanari não confundiu com aquela edição da editora Jorge Zahar (se não me engano), que vão lançar os volumes (não sei quantos serão) comentados e ilustrados, cada um num formato grandão e tal?

Snaga
28-01-2007, 00:12
O box do Snaga deve ser igual ao meu.
Um livro vermelho, outro azul e outro verde?! Se for, então é igual o meu! :mrgreen:

São bons, mas o problema é a receita sempre igual, mais especificamente nos contos.
Realmente a "receita", como você disse, é bem parecida, quase igual em todos os contos. Mas o que mais interessante, o que mais me atrai nas histórias é o próprio Sherlock. O modo dele se comportar, a personalidade forte, a "Filosofia Sherlockiana"... Enfim, Sherlock Holmes em si vale mais que suas histórias.

Eu adoro o texto da contracapa dos livros. No finalzinho diz assim: "Holmes não tem leitores, tem devotos." :mrgreen:

Feanari
28-01-2007, 15:48
Não dá não...o meu tem 5cm
E nossa, nunca vi um volume único com toda a obra de Holmes... :eek:
Será que a Feanari não confundiu com aquela edição da editora Jorge Zahar (se não me engano), que vão lançar os volumes (não sei quantos serão) comentados e ilustrados, cada um num formato grandão e tal?
Confundi nada não ><
Eu nunca disse que era em português... :lol:
É um paperback que eu comprei ano passado na Livraria Cultura (ainda tem lá...) por R$36 =D
1126 páginas com fonte 8 ou 10 e texto dividido em duas colunas...
Anexei uma foto da capa pra verem a beleza que é... =D

Anyway, eu sei qual é essa da Jorge Zahar (deve ser o do Snaga... porque são três livros, um azul, um verde e um vermelho XD)...
Quase R$260 por três livros que têm a mesma coisa que o um livro que eu comprei por R$36....
São lindos, mas caro demais :blah:

Pandatur
28-01-2007, 16:14
Ah tá, o seu é gringo... o do Snaga é um box igual ao meu, da Ediouro. Eu comprei, dois anos atrás, por menos de 80 reais, no submarino...

Snaga
28-01-2007, 21:56
O meu box custou 10 centavos a menos que o do Panda.

E as capas são mais bonitas que essa daí da Fe!

Pandatur
28-01-2007, 22:36
O meu box custou 10 centavos a menos que o do Panda.
Méqui cê sabe? Num falei o preço dos meus livros, ô orc fidido!

Feanari
28-01-2007, 23:14
E as capas são mais bonitas que essa daí da Fe!

Como se eu me preocupasse com as capas >< O recheio é que me interessa =D

Snaga
28-01-2007, 23:25
Méqui cê sabe? Num falei o preço dos meus livros, ô orc fidido!
Ah, eu li que você pagou 80. Mas você pago "menos de 80 reais". hehe!

Como se eu me preocupasse com as capas >< O recheio é que me interessa =D
O Recheio é o mesmo, Fe! :mrgreen:

A Arlequina
28-01-2007, 23:46
Sherlock é bem divertido.Eu gosto muito dele.Mas eu simplesmente sou louca pelo Hercule Poirot!E pela Miss Marple!
Na verdade,todos os personagens da Agatha Christie são interessantes.Eu sou fã dela!XD

Feanari
29-01-2007, 00:13
O Recheio é o mesmo, Fe! :mrgreen:
Por isso mesmo que eu estou feliz com o meu de capa feia e papel ruim :grinlove:

Kryshnack
04-02-2007, 11:44
Já li uns cincos. Com certeza Sir Arthur Conan Doyle é um dos meus escritores favoritos (perde para Bernard Cornwell, CS Lewis e [ claro ] Tolkien) Gosto do ACD porque ele escreve com inteligência e a história de desenvolve com mais inteligência ainda!:cerva::cool:

Taverneiro
04-02-2007, 15:44
Sherlock Holmes é um clássico! Inspirou todos os grandes detetives da literatura. O legal é que a Scotland Yard já chegou a pedir ajuda pro Arthur Conan Doyle em algum casos, de tão impressionante a forma que ele escrevia os casos. Obviamente que ele não se intrometia em investigação, ao que parece os detetives da SY não souberam distinguir realidade e ficção.

Quem estiver interessado em ver os contos de Sherlock Holmes, a Wikisource (biblioteca livre) tem TODOS os contos do sherlock holmes. Não é pirataria, é domínio publico mesmo. Confira em: http://en.wikisource.org/wiki/Author:Arthur_Conan_Doyle/Sherlock_Holmes

Em inglês, infelizmente. Mas pra quem manjar... prato cheio XD

Nefertari
04-02-2007, 22:05
Li apenas Um Estudo em Vermelho. Confesso que não gostei muito. O maior problema foi que, no meio do livro, o Sherlock Holmes apontou para um homem e disse que ele era o culpado. Só depois, porém, na segunda metade do livro, é que toda a história do assassino e o raciocínio do detetive foram contados. Assim o leitor não tem nehuma chance de tentar adivinhar quem é culpado!

De qualquer maneira, vou dar mais uma chance a ele. Afinal, é um clássico! Comprei um livrinho com várias histórias do detetive que logo pretendo começar a ler.

Kryshnack
04-02-2007, 22:22
Li apenas Um Estudo em Vermelho. Confesso que não gostei muito. O maior problema foi que, no meio do livro, o Sherlock Holmes apontou para um homem e disse que ele era o culpado. Só depois, porém, na segunda metade do livro, é que toda a história do assassino e o raciocínio do detetive foram contados. Assim o leitor não tem nehuma chance de tentar adivinhar quem é culpado!

De qualquer maneira, vou dar mais uma chance a ele. Afinal, é um clássico! Comprei um livrinho com várias histórias do detetive que logo pretendo começar a ler.

Hmm..quanto ao leitor não poder advinhar quem é o assassino, essa é uma das razões para muita gente gostar de SH (inclusive eu). Você não sabe o decorrer da história e ela desenvolve muito inteligentemente (não como novelas, filmes e livros brasileiros, que fazem a gente de idiota).:roll:

Nefertari
04-02-2007, 22:30
Pois é. Embora não goste de filmes, livros, etc. que fazem as pessoas de idiota, como você mesmo diz, gosto de poder acompanhar o desenvolvimento da história e tentar adivinhar o culpado.

No livros de Agatha Christie, por exemplo, você pode fazer isso. E ela é também, reconhecidamente, uma grande escritora. Talvez até por já ter lido um livro dela antes de ler Sherlock Holmes eu esperava um desenvolvimento semalhante da trama.

Taverneiro
05-02-2007, 00:12
No livros de Agatha Christie, por exemplo, você pode fazer isso. E ela é também, reconhecidamente, uma grande escritora. Talvez até por já ter lido um livro dela antes de ler Sherlock Holmes eu esperava um desenvolvimento semalhante da trama.
Concordo, Agatha Christie tinha um lance mais metódico nas histórias, tudo encaixado, o livro era quase um jogo. Mas nem por isso as tramas secundárias eram menos geniais, sem duvida uma grande escritora. Diria até que os romances da Agatha são mais policiais que os de Conan Doyle.

Sherlock Holmes tem um ritmo diferente, bem mais aventuresco. Embora tenha uma mente dedutiva normalmente o desfecho da história se passa em cenas de ação, perseguição e até mesmo lutas, quase um "herói pulp", totalmente diferente dos desfechos das histórias de Hercules Poirot, que se passa fechada em uma sala de quatro paredes.

Dê mais uma chance, sugiro os contos pequenos, mas acho que o seu estilo pende mais para Agatha Christie.

Kryshnack
05-02-2007, 13:13
Vocês falam tanto dessa Agatha Chriesty, já ouvi esse nome mas, não sabia que ela era escritora e, conseqüentemente, não conheço nenhum livro dela..podem me dar uma ajuda?:oops: Quanto ao desenvolvimento das histórias de SH, realmente depende de cada um (tem gente que gosta de adivinhar o assassino, tem gente que não). Tudo é uma questão de ponto de vista.:roll::joy::roll::mrgreen:

Anna Cwen
05-02-2007, 14:25
Agatha Christie é a autora de um dos maiores detetives da literatura, Hercule Poirot, que só perde em fama para Sherlock Holmes; ela também escreveu uma grande série de contos policiais com outra personagem, Miss Maple, que é uma velhinha muito observadora e esperta. E tem ainda alguns contos em que nem um nem outro aparecem, que também são muito bons.

eu sou péssima para nomes, o único título que lembro são "Os Crimes ABC", pq foi o que mais gostei.

em hipótese alguma leia "Cai o Pano" antes de ter lido outros, ele é o livro que fecha a série do Poirot...

Eruantale
05-02-2007, 15:04
Um Estudo em Vermelho eh bom... mas axo q n eh realmente o melhor pra ler de primeira... Leia O Signo dos Quatro... capaz de vc gostar mais!
mas realmente do desenvolvimento dele eh diferente do da Agatha Christie...
vai ser uma questão de gosto msm, eu particularmente adoro ler ambos...
Histórias de detetive emplogam!

Anna Cwen
05-02-2007, 15:07
na minha opinião, o melhor pra ler sherlock holmes é começar pelos contos, não pelas histórias mais longas...
"As aventuras de Sherlock Holmes" é um dos livros com várias histórias, acho que quem nunca leu deve começar por ele.

Eruantale
05-02-2007, 15:23
eh... eh uma boa... pra quem nunca leu...
mas O Signo Dos Quatro eh fantastico... q isso, eu lí e quase babei hauahua
*_* um dos q eu mais gosto ^^

Kryshnack
05-02-2007, 15:36
Um bom livro pra começar também é o cão dos baskervilles. Foi o primeiro que li e é muito bom. No começo parece ser uma história sobrenatural, mas, no desenrolar da história, percebe-se que não, como a maioria (possivelmente todas) das obras de Sir Arthur Conan Doyle.:mrgreen:

Eruantale
05-02-2007, 15:50
concordo... esse livro eh otemo tb...
dá medo no começo... kkkkkkkk

Snaga
05-02-2007, 19:02
O primeiro que li foi o Vale do Terror (nessa última coleção ele foi traduzido como Vale do Medo). Mas faz muito tempo. Me lembro de ter gostado, no entanto, nada melho que ler desde o início. Desde o "nascimento" do detetive (que até então era um estudante), pra só depois se aventurar pelo restante.

Um Estudo em Vermelho nos apresenta Sherlock. Mostra quem ele é e por age daquela forma. Mostra suas peculiaridades, seu modo de pensar, suas qualidades (dedutor, quiímico, boxeador... entre outras).

Mesmo que achem o primeiro livro chato, eu sugiro que comecem a ler por ele.

Kryshnack
05-02-2007, 21:56
Não conheço esse livro sobre o começo do detetive. Qual é?:oops::oops::oops:

Snaga
05-02-2007, 22:04
Não conheço esse livro sobre o começo do detetive. Qual é?:oops::oops::oops:
Um Estudo em Vermelho. É o primeiro livro da série e já foi citado várias vezes.

Eu postei toda a bibliografia do Sherlock na página 4.

Anna Cwen
05-02-2007, 22:08
Discordo, Snaga; é um livro difícil de se ler, em que quase metade ele nem aparece, que trata de um tema complicado - religião - e em geral é bastante monótono, a menos que você já tenha algum interesse nos personagens. Quando você já se apaixonou por Sherlock e Dr Watson, então ele com certeza vale ser lido. Mas não é uma boa primeira incursão na Londres de Sir Arthur Conan Doyle, na minha opinião.

Logan Mcloud
06-02-2007, 01:59
Snaga nao se referiu ao Estudo em vermelho e sim ao Ritual Musgrave esse sim primeiro CASO de holmes e nao primeiro livro a ser escrito.

nao existe merito nenhum em comprara Doyle com Cristie... os livros de Doyle sao bem escritos, suas historias raramente mirabolantes demais... ja cristie inventa os enrredos mais inveridicos e tolos possiveis e no fim sempre tira um personagem ou uma resposta da manga... classico de escritor ruim.

crio q em algum lugar aki no forum ja fui mais a fundo nessa descriçao.

Anna Cwen
06-02-2007, 08:24
Snaga nao se referiu ao Estudo em vermelho e sim ao Ritual Musgrave esse sim primeiro CASO de holmes e nao primeiro livro a ser escrito.
ELE se referiu ao Estudo em vermelho, sim; que existe uma estoria que se passa em tempo anterior, eu também sei.

nao existe merito nenhum em comprara Doyle com Cristie... os livros de Doyle sao bem escritos, suas historias raramente mirabolantes demais... ja cristie inventa os enrredos mais inveridicos e tolos possiveis e no fim sempre tira um personagem ou uma resposta da manga... classico de escritor ruim.

crio q em algum lugar aki no forum ja fui mais a fundo nessa descriçao.

Discordo profundamente; acho que a descrição que alguém deu aqui em cima, de que nos livros da Christie é mais possível acompanhar o raciocínio do investigador, é bem mais próximo da verdade. Todo autor tira alguma carta da manga de vez em quando, mas não é nem de longe o padrão dela, nem necessariamente desmerece o enredo (até Tolkien fez uso de APENAS um exército de mortos vivos).

Na grande maioria dos casos, as pistas estão ali, e você, leitor, vai seguí-las da forma que lhe convier. Como Doyle se vale de diversas jogadas científicas - bem mais raras nos livros de Christie - isso não é tão possível nas aventuras de Sherlock.

Snaga
06-02-2007, 09:22
Snaga nao se referiu ao Estudo em vermelho e sim ao Ritual Musgrave esse sim primeiro CASO de holmes e nao primeiro livro a ser escrito..
Eu me referi ao Estudo em Vermelho sim. Mas é verdade. Tem um caso que, apesar de ter sido publicado depois, acontece antes dos fatos do primeiro livro. Mas nem me lembro se era o Ritual Mugrave.

Taverneiro
06-02-2007, 10:29

Meu tudo bem que você não gosta de Agatha Christie, mas dizer que ela é uma escritora ruim, é forçar um pouco a barra. Os livros dela são muito bem escritos, as descrições dos fatos foram feitas com maestria. Inveridicos? Leia o "Crimes ABC", "Mansão Hollow" ou o melhor de todos "O Assassinato de Roger Akroyd" e você verá que essas histórias são mais pé no chão do que qualquer outra do Doyle.

E como assim Doyle não inventa coisas mirabolantes? ele faz menção a coisas sobrenaturais o tempo todo! Leia "The Lost World" onde humanos encontrarm dinossauros. Não que isso seja um defeito, pelo contrário gosto muito das histórias de Doyle.

Mas dizer que um escritor do naipe de Agathe Christie é ruim.... é um pouco complicado de se levar em conta.

Kryshnack
06-02-2007, 13:09
Um Estudo em Vermelho. É o primeiro livro da série e já foi citado várias vezes.

Eu postei toda a bibliografia do Sherlock na página 4.

Ahhh... já li esse livro também:doh:. É meio difícil mas é muito bom.:cool:

Snaga
06-02-2007, 20:13
Meu tudo bem que você não gosta de Agatha Christie, mas dizer que ela é uma escritora ruim, é forçar um pouco a barra.
Olha, concordo com o Logan quando ele diz que não há mérito nenhum em comparar os dois escritores, pois apesar de escreverem tramas policiais, seguem caminhos totalmente diferentes.
Mas discordo quando ele diz que Agatha é ruim. Já li muitos livros da Agatha (aliás, foi a autora que mais li) e adoro as tramas dela e acho-as bem melhor que as do Sherlock.
Ainda assim, falta algo nos livros da Christie. Os personagens de Doyle têm personalidade, sabem o que falam, têm um grau alto de esperteza e inteligência. Os dela não chegam a tanto.

É como eu sempre digo: o que mais atrai nos livros do Sherlock não é a trama, é a "Filosofia Sherlockiana", é o peculiar detetive Sherlock Holmes.

E como assim Doyle não inventa coisas mirabolantes? ele faz menção a coisas sobrenaturais o tempo todo! Leia "The Lost World" onde humanos encontrarm dinossauros. Não que isso seja um defeito, pelo contrário gosto muito das histórias de Doyle.
Doyle escreveu sobre coisas sobrenaturais sim, mas não nos livros do Sherlock.

Kryshnack
06-02-2007, 20:24
Doyle realmente escreveu histórias sobrenaturais. Até alguma do SH, no começo, parecem ser sobrenaturais (o cão dos baskervilles, por exemplo). Mas no decorrer da história, descobrimos que não é. Acho até melhor que não seja, porque qualquer um pode escrever uma histórias de "fantasma". Mas é mais difícil inventar uma história que tenha razão por trás. E, mais difícil ainda, tornar um desenrolar inteligente.:cool:

Alta-Urulóki
06-02-2007, 22:24
"Sabia que tinha produzido obras melhores em outros campos da literatura e, na minha opinião, A Companhia Branca valia cem historias de Sherlock Holmes. No entanto, só porque as historias de Sherlock Holmes eram, naquele momento, mais populares, eu estava me tornando cada vez mais conhecido como autor de Sherlock Holmes do que de A Companhia Branca.
Meu trabalho inferior obscurecia o superior.(grifo nosso)"

Trecho do capítulo: Conan Doyle conta a verdadeira história do fim de Sherlock Holmes, com sub-título: Uma Morte Espetaculosa.

DOYLE, Arthur Conan, Sir, Aventuras inéditas de Sherlock Holmes - tradução de Lia Alverga-Wyler – Porto Alegre; L&PM, 1997, reedição 2003, p238.

SÉRIE FICÇÃO HISTÓRICA

A COMPANHIA BRANCA
O ESCUDEIRO HERÓICO (SIR NIGEL) (o Hobbit da Companhia Branca)
A NARRATIVA DE MIQUÉIAS CLARKE
OS REFUGIADOS
A CURIOSA HISTÓRIA DE RODNEY STONE
REMINISCÊNCIA DE UM IMPÉRIO (TIO BERNAC)
AS FAÇANHAS DO BRIGADEIRO GERARD
AS AVENTURAS DE GERARD

SÉRIE CONTOS E NOVELAS FANTÁSTICAS

CONTOS DO RINGUE E DE GUERRA
CONTOS DE PIRATAS (CONTOS DA ÁGUA AZUL)
CONTOS DE TERROR E DE MISTÉRIO
CONTOS DA PENUMBRA E DO INVISÍVEL
CONTOS DE AVENTURA (CONTOS DA VIDA MÉDICA – CONTOS DO PASSADO)
O MUNDO PERDIDO (O VENENO CÓSMICO)
A TERRA DA NÉVOA (A MÁQUINA DESINTEGRADORA – QUANDO O MUNDO GRITOU)
A TRAGÉDIA DE KOROSCO
A CIDADE SUBMARINA

Alta-Urulóki
06-02-2007, 22:33
Para quem estiver interessado, essa coleção se encontra ate em posto de gasolina, por uns R$ 10,00.

Coleção L&PM Pocket

Aventuras inéditas de Sherlock Holmes
A ciclista solitária e outras historias
Um escândalo na Boêmia e outras historias
O cão dos Baskerville
Dr. Negro e outras historias
Um estudo em vermelho
A juba do leão e outras historias
Memórias de Sherlock Holmes
A nova catacumba e outras historias
Os seis bustos de Napoleão e outras historias
O signo dos quatro
O solteirão nobre e outras historias
O último adeus de Sherlock Holmes
O vale do terror
O vampiro de Sussex e outras historias

Alta-Urulóki
06-02-2007, 22:37
Mas é mais difícil inventar uma história que tenha razão por trás. E, mais difícil ainda, tornar um desenrolar inteligente.:cool:

Recomendo ler:
Trecho do capítulo: Conan Doyle conta a verdadeira história do fim de Sherlock Holmes, com sub-título: Uma Morte Espetaculosa.

DOYLE, Arthur Conan, Sir, Aventuras inéditas de Sherlock Holmes - tradução de Lia Alverga-Wyler – Porto Alegre; L&PM, 1997, reedição 2003, p238.

Logan Mcloud
07-02-2007, 03:03
Olha realmente me enganei quanto ao q Snaga quis dizer, pois quando ele mencionou "estudante" Sherlocl acheiq so poderia ser o Ritual Musgrave pois se nao me engano eh a unica mençao a sua epoca de estudante. NO entanto ele eh dito nao "estudante" no sentido de "matriculado em uma escola ou curso superior" e sim estudioso, ele eh um pesuisador e ja tem uma significativa clientela.

Quanto ao resto q Doyle escreveu, mas fora alguns contos de SF acho muito fraco (a maioria dos criticos concorda comigo) os personagens sem carisma, contos muito fantasiosos mas sem o apelo de um Verne e portanto pueris. O romance historico nao era meu gosto ate uns anos atras , talvez eu repense isso hoje, na epoca q li nao gostei (tinha uns 12 anos talvez 13)

ja quanto aos meritos dos escritores bem.....

vamos la.

Spoilers ABAIXO

li pouca coisa de Cristie, haja visto q a acho um escritora de segunda categoria, mas algumas coisas marcaram minha mente, tais como o fim de expresso do oriente, o final tao inviavel e inverossimil q chega a ser ridiculo, assassina a obra, sua narrativa pouco descritiva (sendo a descriçao de cena parte escencial de um romance policial) deixa muito a desejar, quando quero ler impressoes de pessoas ou intençoes ou ainda pensamentos leio Dostoyevisk) seus personagens afetados sao outro ponto contra. a dependencia da sorte para a resoluçao de inumeros casos outro (melembro de um conto em q ela resolveu ridiculamente fazendo a menina sujar o dedo com o papel de bala e depois pegar o espelho dessa forma deixando sua digital nele) indecente de ridiculo de golpe de sorte...

a construçao dos personagens principais deixa muito a desejar sao personagens planos sem vida para q no fim das contas sempre exista algo q ainda seja um misterio ou possa sair da manga.... ja em doyle logo nas primeiras 10 paginas de sua obra ele nos revela oq Sherlock sabe e oq nao sabe eh um personagem q quem leu sabe EXATAMENTE como se comportaria, por isso tanto se escreveu usando ele coisas como o livro do jo soares e arsene lupin e tantos outros. isso sao personagens bem escritos.

Chrstie eh uma perfeita filha do seculo 20 (muito embora nao seja) absolutamente cormercial, escritora de best-selers uma das mais prolificas de nunca. escritora de contos de MISTERIO e nao de detetives ou de romance policial... provavelmente a escritora mais bem sucedida de todos os tempos.... e sabe oq isso nos diz dela? q ela eh uma escritora de livros RECEITA DE BOLO uma pitada de misterio uma pitadinha de romance um pouco de intrliga personagens vivendo na auta-roda hummm q q falta? marketing e bingo vc tem um best-seller sem nenhum merito. no entanto ela escreveu tanto q uma ou outra coisa deve dar para salvar... ninguem escreve
mais de 60 livros e nao sai nada de bom.....

a questao eh q nao da para comparar

bem acho q me delonguei demais e q em questao de horas vcs vao tentar comer meu figado...

ps.: Doyle eh SIR e nao eh atoa.

Anna Cwen
07-02-2007, 09:38
Se Agatha Christie fosse 'Sir' nós teríamos um problema :lol:

Agora, falando sério, eu não disse que ela é melhor que Doyle - não acho isso, apenas prefiro o personagem dela ao dele, exatamente porque ele parece mais real e profundo de que Sherlock Holmes, que é quase um Deus.
Acho no entanto que chamá-la de escritora de baixa categoria não é justo. E se incluir a 'sorte' no desenrolar das tramas for uma jogada 'baixa', teremos um problema; eu estou no trabalho e não posso consultar meus livros, mas garanto que mesmo os textos de Doyle fazendo uso da sorte. Depois volto aqui para dar exemplos de passagens.

Kryshnack
07-02-2007, 13:34
Recomendo ler:

Obrigado!:abraco::abraco: Prometo que um dia vou procurar e ler!:joy:

Snaga
07-02-2007, 14:50
Agora, falando sério, eu não disse que ela é melhor que Doyle - não acho isso, apenas prefiro o personagem dela ao dele, exatamente porque ele parece mais real e profundo de que Sherlock Holmes, que é quase um Deus.
Mas essa é a graça dos livros do Sherlock! :dente:

Como eu citei algumas páginas atrás:

"Holmes não tem leitores, tem devotos." :mrgreen:

Kryshnack
07-02-2007, 15:03
Também acho!:cool::cool::roll:

Eruantale
08-02-2007, 14:51
com certeza!
ele eh um caso a parte... n adianta comparar... pq eh completamente diferente do q qq outra coisa... ele eh um icone!
e eh a Lia Wyler q traduz os livros dele???
oh god...
agora deu vontade de ler o original...
depois de algumas coisas q ele fez em HP... n confio n... ¬¬

Logan Mcloud
10-02-2007, 03:25
a Traduçao q eu tenho é de Hamilcar de Garcia.

ele nao é quase um Deus ele é so uma cara q gosta de detalhes... e muito meticuloso... eh so um cara muito inteligente... deus é o irmao dele RS :p

Anna vc sabe q é uma pessoa q eu considero inteligente pacas (por isso q discuto com vc... se nao nem entraria no merito) entao, exponha os fatos, pq vc acha os personagens dela melhor?

olha vou falar oq me lembro de cabeça dela tb, eu acho os personagens dela com uma necessidade muito grande de se mostrarem da "auta-roda" sao sem sal e arrogantes (nao eu nao acho arrogancia uma caracteristica ruim se vc tiver motivos para poder SER arrogante), pq eu digo isso? bem 90% dos crimes sao entre lords e nobres ou ricos ou em lugares de ricos.

alem disso ela eh uma escritora de MISTERIOS scobdoo eh um desenho de misterios.. e nao PLICIAL ou de DETETIVES... entenderam? ela nao se propoe a inventar um crime rasoavel com um motivo convincente perpetrado de uma forma rasoavel.... sao sempre coisas INUSITADAS nem q sejam as formas mirabolantes q ela se utiliza para sair com o resultado.

em suma.. parece q ela ecreve o livro bem devagar ai umdia alguem da edito liga e diz "seu praso esta acabando" ai ela junta tudo e PLIM resolve o caso... ai depois vc olha e pensa é..... pode ate ser.... mas nao é uma REALMENTE convincente.

Eruantale
13-02-2007, 17:28
n lí o suficiente pra falar dos personagens dela...
mas tb gostaria de ver alguem argumentar uma defesa ^^
vai ver isso faz com q eu me interesse a ler
xD

Thor
13-02-2007, 18:16
Eu também acho que o Sherlock é um cara inteligente e meticuloso, digamos um gênio, (como o Tolkien), mas não um super-herói... Muito menos um "deus".
Sabiam que na Scotland Yard, existem investigadores reais quase tão inteligentes quanto o Sherlock... Só eles fazem questão de não serem muito famosos. No mundo do Sherlock Holmes, ele também sería mais famoso apenas entre as pessoas relacionadas a investigação de mistérios, não um pop-star, as pessoas comuns não saberíam dele, a não ser que o conhecessem pessoalmente, durante alguma investigação. (eu acho...mas é só meu ponto de vista).

Snaga
13-02-2007, 19:54
Eu também acho que o Sherlock é um cara inteligente e meticuloso, digamos um gênio, (como o Tolkien), mas não um super-herói... Muito menos um "deus".
Sherlock era o personagem e não o escritor. Diferente de Tolkien que era o escritor e não um personagem.
E Sherlock era sim um herói, oras. Era o mocinho que lutava (as vezes literalmente) contra os bandidos.

Sabiam que na Scotland Yard, existem investigadores reais quase tão inteligentes quanto o Sherlock... Só eles fazem questão de não serem muito famosos. No mundo do Sherlock Holmes, ele também sería mais famoso apenas entre as pessoas relacionadas a investigação de mistérios, não um pop-star, as pessoas comuns não saberíam dele, a não ser que o conhecessem pessoalmente, durante alguma investigação. (eu acho...mas é só meu ponto de vista).
E dentro do mundo Sherlockiano, ele era sim o maior. Batia em qualquer inspetor ou detetive da Scotland Yard.
E ele era muito famoso na sua época, não só pelo fato do boca a boca, como também seu amigo Watson traduziu em texto todos as suas maiores proezas. E seus livros levou a fama de Sherlock para fora da Inglaterra e por toda a Europa (digo isso dentro do legendarium, claro. Afinal, Sherlock não existiu de verdade... bom, ninguém provou nada ainda :mrgreen: ).

Thor
13-02-2007, 20:10
Sherlock era o personagem e não o escritor. Diferente de Tolkien que era o escritor e não um personagem.
E Sherlock era sim um herói, oras. Era o mocinho que lutava (as vezes literalmente) contra os bandidos.

E dentro do mundo Sherlockiano, ele era sim o maior. Batia em qualquer inspetor ou detetive da Scotland Yard.
E ele era muito famoso na sua época, não só pelo fato do boca a boca, como também seu amigo Watson traduziu em texto todos as suas maiores proezas. E seus livros levou a fama de Sherlock para fora da Inglaterra e por toda a Europa (digo isso dentro do legendarium, claro. Afinal, Sherlock não existiu de verdade... bom, ninguém provou nada ainda :mrgreen: ).

Bom, como você não entendeu nada do meu post, eu terei que explicar passo-a-passo:

Eu apenas comparei a inteligência do personagem Sherlock (ou seja, a inteligência que ele tería se existisse) com a inteligência do Tolkien, eu sei que Sherlock éra o protagonista (protagonista significa personagem principal, tá?, na sua linguagem, o "mocinho", como você falou), e é claro que lutava apenas com os bandidos. Quanto ao ele ser o maior dentro do mundo "Sherlockiano", isto eu sei, eu quis dizer que ele não éra famoso para as "pessoas normais" do mundo Sherlockiano, mas claro que era famoso entre os investigadores e detetives, etc. Isto é,até o o Watson escrever, como você disse, os feitos de Sherlock, aí a fama dele se espalhou, mas ANTES disto, ele não sería tão conhecido assim, (a não ser entre os investigadores, etc).

ps: Eu não sei o que você pensa de mim, mas imagino que deve achar que eu sou muito burro (hum, bom talvez eu até seja, mas não vem ao caso agora, huahuahuahua), para fazer uma afirmação tipo "Sherlock era o personagem, não o escritor". Mas tudo bem, não levei para o lado pessoal,é que eu só estava usando a comparação da genialidade dele na sua área (investigação), com a genialidade de Tolkien, este em seu "espaço", (o meio literario e academico, pois Tolkien não éra só escritor, mas também um ótimo filólogo).

Snaga
13-02-2007, 20:36
Quanto ao ele ser o maior dentro do mundo "Sherlockiano", isto eu sei, eu quis dizer que ele não éra famoso para as "pessoas normais" do mundo Sherlockiano, mas claro que era famoso entre os investigadores e detetives, etc. Isto é,até o o Watson escrever, como você disse, os feitos de Sherlock, aí a fama dele se espalhou, mas ANTES disto, ele não sería tão conhecido assim, (a não ser entre os investigadores, etc).
Bom, não é possível saber se ele não seria famoso sem os livros escritos pelo Dr. Watson. Mas acredito que ele já gozava de certa fama antes do Watson publica seu primeiro livro. Pelo menos em Londres.
Pela lógico, Watson só poderia publicar o livro algum tempo após o acontecido (o tempo necessário para escrever, revisar, corrigir, conseguir uma editoras, convencer a publicarem). Durante esse tempo Sherlock já havia resvolvido mais casos, o que já o tornava famoso mesmo sem os testemunhos de seu fiel escudeiro.

ps: Eu não sei o que você pensa de mim, mas imagino que deve achar que eu sou muito burro (hum, bom talvez eu até seja, mas não vem ao caso agora, huahuahuahua), para fazer uma afirmação tipo "Sherlock era o personagem, não o escritor".
:lol:
Mas fala a verdade. Ficou parecendo que você tava confundindo o Sherlcok com o Sir Doyle. :yep:

Logan Mcloud
14-02-2007, 01:21
Doyle foi chamado pela Scotland yard para resolvr alguns crimes tb.

Sherlok era im o melhor de seu metie, mas varias vezes falou bem de outros detetives e do Watson. Quem leu os livros sabe muito bem disso.

ele nao faz nada demais, ele eh so um observador e um datalhista.. tanto eh q algumas vezes erra e fica puto ....

ps.: tolkien eh outro q eh endeusificado, o cara era inteligente... mas nada demais...

Anna Cwen
14-02-2007, 08:02
Logan, eu ainda não tive chance de postar de casa; não sou boa de argumentação assim, sem fundamentar com partes do texto, então vou ter que te deixar esperando mais um pouquinho :wink:

Mas só para aguçar a curiosidade, posso dizer que acho a relação do Poirot com o mundo à volta dele mais interessante; ele é uma pessoa cheia de manias (que não estão necessariamente ligadas ao seu trabalho), que gosta de viajar e de boa comida. Ele é sim profundamente pedante - e isso é parte do charme, eu não disse que ele seria meu melhor amigo, apenas que é melhor personagem, mais interessante de ser lido.

Tvz hj de noite eu consiga pegar livros de ambos para postar exemplos aqui :wink:

Eruantale
14-02-2007, 16:21
ps: Eu não sei o que você pensa de mim, mas imagino que deve achar que eu sou muito burro (hum, bom talvez eu até seja, mas não vem ao caso agora, huahuahuahua), para fazer uma afirmação tipo "Sherlock era o personagem, não o escritor". Mas tudo bem, não levei para o lado pessoal,é que eu só estava usando a comparação da genialidade dele na sua área (investigação), com a genialidade de Tolkien, este em seu "espaço", (o meio literario e academico, pois Tolkien não éra só escritor, mas também um ótimo filólogo).

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sorry, mas eu tive que parar e rir dessa...
uahauahuaauahuahauah

n duvidando da capacidade mental de ninguem aki...
^^

Eu axo que Sherlock tinha um bocadinho de fama sim, entra as pessoas, pq se n, ele n seria mt requisitado...
Esses casos ganham fama... o boca-a-boca da época era uma locura auhauahuah
Ai quando Watson publicou as histórias, foi a gota final... Fama internacional, Sherlock virou "pop", por assim dizer... (com a desculpa da rima)
hauaauhauahauahuhauahuaha

Snaga
14-02-2007, 23:49
Mas uma coisa eu tenho que concordar com o Lobo com relação ao reconhecimento de Sherlock: o rosto dele era totalmente desconhecido, afinal isso era necessário para os seus trabalhos, né?!

Edit.: Procurando sobre Doyle na net, olhem o que eu achei (http://www.paginaespirita.com.br/materializacao.htm). :rofl:

Anna Cwen
15-02-2007, 10:06
:rofl:

Eruantale
15-02-2007, 18:18
kkkkk
aff
q LOL

Snaga
07-05-2007, 14:44
Terminei de ler todos os livros do Sherlock. Demorou um pouco, mas eu fui até o fim. E devo dizer que foi uma experiência maravilhosa!

Pra romances/contos policiais, Sherlock tem muito conteúdo. Não é um detetive cabeça oca com os que existem por aí. Ele tem uma meneira toda especial de analizar a vida como um todo. Algo que pra alguns pode parecer filosofia de buteco, que faz muito sentido e contém muita verdade.

Pena que as duas últimas coletâneas de contos não expressem tudo isso. Doyle passou a repetir demais, as histórias já não tinham tanto a apresentar. Parecia que Doyle havia escrito aqueles contos por obrigação, salvo alguns poucos.

É indiscutível pra mim, mas os dois primeiro livros ("Um Estudo em Vermelho" e "O Sinal dos Quatro"), que apresentam Sherlock ao público, seu modo de pensar e agir, suas qualidades e defeitos, são os dois melhores.

E uma curiosidade que fiz questão de prestar atenção em desde a primeira página do primeiro livro até a última página do último: Sherlock NUNCA disse: "Elementar, meu caro Watson". NUNCA!!! De onde essa expressão veio eu não tenho idéia, mas da boca de Holmes é que ela nunca saiu.
Ele usa sim a palavra 'elementar' e chama Watson de 'meu caro' o tempo todo. Mas a expressão completa é invenção do povo.

Ana Lovejoy
07-05-2007, 14:47
E uma curiosidade que fiz questão de prestar atenção em desde a primeira página do primeiro livro até a última página do último: Sherlock NUNCA disse: "Elementar, meu caro Watson". NUNCA!!! De onde essa expressão veio eu não tenho idéia, mas da boca de Holmes é que ela nunca saiu.
Ele usa sim a palavra 'elementar' e chama Watson de 'meu caro' o tempo todo. Mas a expressão completa é invenção do povo.

Do teatro. Um ator que o interpretava tornou a frase célebre, acho que o William Gillette.

Esse:

http://content.answers.com/main/content/wp/en-commons/thumb/a/a4/250px-Gillette_as_SH_2.jpg

Feanari
07-05-2007, 14:52
Foi o ator que vez o Sherlock que "inventou" a expressão, orc tolinho, não o povo :lol:
EDIT> (Como a Joy disse)

Snaga
07-05-2007, 14:53
Do teatro. Um ator que o interpretava tornou a frase célebre, acho que o William Gillette.

Esse:

http://content.answers.com/main/content/wp/en-commons/thumb/a/a4/250px-Gillette_as_SH_2.jpg
Ah, então tá explicado.
O pior é que eu fiquei esperando a frase aparecer do início ao fim. =/

E esse cara aí tem mesmo cara de Sherlock, apesar desse roupão estranho.

Ana Lovejoy
07-05-2007, 14:57
Ah, então tá explicado.
O pior é que eu fiquei esperando a frase aparecer do início ao fim. =/

eu não. a primeira história que li do sherlock foi Um Estudo em Vermelho, que saiu na série Eu Leio da Editora Ática. Série tão, mas tão batutinha, que tem uma introdução com todo um histórico, incluindo isso sobre a frase do Gillette. =]

Feanari
07-05-2007, 15:00

eu não. a primeira história que li do sherlock foi Um Estudo em Vermelho, que saiu na série Eu Leio da Editora Ática. Série tão, mas tão batutinha, que tem uma introdução com todo um histórico, incluindo isso sobre a frase do Gillette. =]
Quando eu li o Signo dos Quatro tinha essa explicaçãozinha :lol:

Snaga
07-05-2007, 15:10
Ah, porque é que os meus não têm isso?! :(

Kainof
07-05-2007, 15:48
Ah, porque é que os meus não têm isso?! :(

Para que o leitor leia (e compre) todos os livros da série esperando a frase...

Oropher
07-05-2007, 15:59
Eu adorava Sherlock Holmes. Influenciou muito a minha vida (sou meio metido a detetive e deduções até hoje XD).

O primeiro que eu li...hmm, não sei qual foi. Só sei que depois veio a coleção inteira, sendo O Cão dos Baskerville o meu preferido.

Aliás, tá na hora de começar a reler...

Ramalokion
08-05-2007, 00:47
Pena que as duas últimas coletâneas de contos não expressem tudo isso. Doyle passou a repetir demais, as histórias já não tinham tanto a apresentar. Parecia que Doyle havia escrito aqueles contos por obrigação, salvo alguns poucos.
Só por curiosidade: vc acertou na mosca meu caro! O nosso amigo Dr Doyle escreveu MESMO por obrigação. Ele nunca gostou muito de escrever essas histórias pois acreditava que livros deveriam mais ensinar do que entreter; porém seu personagem fez tanto sucesso que ele então criou essa volta.

Além disso nessa época nosso bom Doutor estava entusiasmado com o espiritismo kardecista e (dizem os fantasmas :cool:) precisou ser convencido que seus escritos ao agradarem poderiam fazer muito bem as pessoas.

Snaga
08-05-2007, 11:14
Só por curiosidade: vc acertou na mosca meu caro! O nosso amigo Dr Doyle escreveu MESMO por obrigação. Ele nunca gostou muito de escrever essas histórias pois acreditava que livros deveriam mais ensinar do que entreter; porém seu personagem fez tanto sucesso que ele então criou essa volta.
Sim, eu conheço a história. Ele achava que Sherlock roubava muito da sua criatividade. Tanto que tentou mata-lo (e realmente o matou, de início). No entanto, os livros "A Volta de SH", "O Cão dos Baskervilles" e "O Vale do Medo", escritos após a tentativa de matar Holmes, valem muito a pena. Só os dois últimos, "Os Últimos Casos de SH" e "Histórias de SH", é que realmente são BEM fracos.

Anna Cwen
08-05-2007, 11:20
eu conhecia esta história, mas fiquei surpresa de saber que 'o cão dos baskerville' foi escrito depois da 'morte' do sherlock, pq ele é mto bom e não parece ter sido escrito por alguém que odiava o personagem...

Snaga
08-05-2007, 11:25
Pois é, Sherlock morre no quarto livro da série e depois disso ainda são publicados mais 5 livros dele.

Na verdade ele não morre. Cai num penhasco e é dado como morto. Mas o corpo não é achado e a morte fica em aberta, Doyle o "ressucita" no livro seguinte

Anna Cwen
08-05-2007, 11:49
Pois é, Sherlock morre no quarto livro da série e depois disso ainda são publicados mais 5 livros dele.

Na verdade ele não morre. Cai num penhasco e é dado como morto. Mas o corpo não é achado e a morte fica em aberta, Doyle o "ressucita" no livro seguinte

sim, eu sei o que acontece. o que eu não sei direito é a ordem das estórias :mrgreen:

Alta-Urulóki
19-05-2007, 13:38
As Aventuras Científicas de Sherlock Holmes
O paradoxo de Einstein e outros mistérios

autor: Colin Bruce
editora jorge zahar
ISBN: 85-7110-637-1
Tradução: Maria Luiza X. de A. Borges

SINOPSE
A Londres vitoriana está em polvorosa. Diversos crimes assustam a cidade. Resolvendo juntar o útil ao agradável, o espertíssimo Sherlock Holmes não só soluciona os casos mais mirabolantes, como aproveita para esclarecer temas e conceitos da física moderna: o problema da conversão da energia é estudado no caso da energia desaparecida; a radioatividade está presente no caso do cientista sabotado; a determinação da velocidade da luz é importante para o desvendamento do caso das balas voadoras; e assim por diante.
Esta é a história dos grandes avanços da ciência, contada como nunca antes: na forma de aventuras de Sherlock Holmes. O detetive de Baker Street decifra complexas questões da física, sem esquecer da advertência de seu caro amigo Watson: “Nada de matemática, Holmes: tenho horror à álgebra.”

“Há maneira melhor de explicar para não-cientistas o mundo às vezes misterioso da física moderna do que contando com a ajuda de Sherlock Holmes?”
The New York Times Book Review

“Um livro singular, que combina os prazeres da ficção policial com excelente texto sobre ciência (...) Absolutamente delicioso, e recomendo sem reservas.”
Boston Book Review

Thor
19-05-2007, 14:02
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
sorry, mas eu tive que parar e rir dessa...
uahauahuaauahuahauah

n duvidando da capacidade mental de ninguem aki...
^^

Eu axo que Sherlock tinha um bocadinho de fama sim, entra as pessoas, pq se n, ele n seria mt requisitado...
Esses casos ganham fama... o boca-a-boca da época era uma locura auhauahuah
Ai quando Watson publicou as histórias, foi a gota final... Fama internacional, Sherlock virou "pop", por assim dizer... (com a desculpa da rima)
hauaauhauahauahuhauahuaha

Tudo bem, eu te perdo-o. Fico contente que enfim entenderam minha opinião sobre o caso, podia pegar mal se muitas pessoas julgássem o mesmo q a primeira impressão do Snaga teve sobre meu comentário. Atualmente, ele já pensa algo bem diferente a meu respeito. (Eu suponho :roll: ).

DiegoFerrite
23-05-2007, 12:09
Ou, fiquei sabendo que Doyle era um grande escritor do espiritismo além de escrever sherlock holmes...

Snaga
23-05-2007, 16:54
Sim, Doyle, já velho, se interessou pelo espiritismo e aprofundou seus estudos sobre o assunto.

O que mais me atrai nesse caso é o fato de Sherlock ser totalmente cético. Mesmo quando todos a sua volta acreditam que algo é sobrenatural, Holmes se mantém "com os pés no chão" (como ele próprio diria).

Tem um post meu na página de trás desse tópico (http://forum.valinor.com.br/showpost.php?p=1371661&postcount=122) com um link que é deveras divertido e que trata do espiritimos de Doyle.

Ben Kenobi
23-08-2007, 16:41
Eu li apenas o cão dos baskerville e gostei muito uma coisa que eu fiquei louco quando eu soube foi que a famosa frase elementar meu caro watson nunca foi esrita por conan doyle.

A Arlequina
08-09-2007, 19:24
Ele é com certeza,um dos mais importantes escritores de romance policial.O Sherlock é um dos detetives mais conhecidos,se não o mais conhecido!
Porém...prefiro a Dama do Crime,Agatha christie.O estilo dela me agrada mais,e eu me apaixonei pelos seus detetives!

Mas se me pedissem uma indicação,indicaria a mesma obra que meu Nolyon leu.
Eu li apenas o cão dos baskerville e gostei muito uma coisa que eu fiquei louco quando eu soube foi que a famosa frase elementar meu caro watson nunca foi esrita por conan doyle.

Daewen
10-11-2008, 22:21
Podíamos fazer uma espécie de jogo sobre Sherlock e seus casos....O que acham?

Snaga
11-11-2008, 18:47
Como assim?

Daewen
11-11-2008, 18:58
Bom, na página do orkut do Sherlock, temos um Quiz. Mas podia ser um jogo de adivinhas ou 'de quem disse'....