Google

Web valinor.com.br

View Full Version : Qual obra de Tolkien dessas 3 te agrada mais?

Páginas : [1] 2 3

The Dementor
06-06-2002, 07:01
O Hobbit
O Senhor Dos Aneis
O Silmarilion

eu li as 3 e sinceramente a brilhantesa de tolkien se revela mais ,pra mim,
no silmarilion!
Eh Lindo o livro!

pra quem nao leu e soh ficou na superficialidade de SDA e o Hobbit

nao perca a oportunidade e leia!

Frøðø Baggins
06-06-2002, 12:43
eu só li O Hobbit e tô no final do 2 torres, mas prefiro SDA, pelo menos, por enqto...

Lúthien de Beren
06-06-2002, 12:46
Na minha humirrrrrrde opinião, O Silmarillion é a grande obra prima de Tolkien (sem medo de errar). Ainda mais pelo pano de fundo da história, pela sutileza que mascara a verdade do início do mundo.

Fantástico.

Maglor
06-06-2002, 12:57
A genialidade de Tolkien está mesmo no Silmarillion, onde ele mostra seus objetivos de verdade, suas pretensões. A gênese do universo, o fundo religioso que está em todo o livro...
Mas o livro que eu me sinto realemnte confortável lendo é o Senhor dos Anéis. O detalhismo que transmite a sensação de "realidade", que faz com que quase se consiga sentir os cheiros dos lugares descritos, a "intimidade" que se consegue com os personagens, a forma suave e ao mesmo tempo direta da narrativa... por isso que eu gosto do SdA.

The Dementor
06-06-2002, 13:43
SDA eh MTO MTO MTO MTO bom sem duvida....as emocoes sao mais altas!
mas o que nos leva a filosofar mesmo eh o silmarilion

Tisf
06-06-2002, 13:50
Putz, eu gostei MUITO do Silmarillion...
É fantástico perceber que o Senhor dos Anéis é apenas um detalhe ( e que detalhe!! :lol: ) em todo o universo mitológico criado pelo Tolkien!! Por isso eu fico com o Silmarillion!!

Primula
06-06-2002, 14:00
Li Silmarillion e gostei. Mas prefiro SdA.

Gildor
06-06-2002, 14:08
Peço licença aos participantes da discussão pra criar a votação, só pra ter uma idéia estatística melhor da questão. Eu já me perguntei muito isso, e sempre quis saber a opinião das pessoas sobre o assunto.

Pra mim, é o Silma. Sem sombra de dúvida, acho muito mais rico que o SdA. Apesar de breve nas descrições, é um livro arrepiante e difícil de largar na maioria de suas passagens.

Emocionante e envolvente ao extremo 8)

Nût-búrz
06-06-2002, 15:33
o engraçado eh q td mundo tah postando a favor do silma, mas o sda tah ganhando nos votos...

eu nao li silma ainda, nao posso votar pra ele, mas eu axo q o sda eh aventura suficiente p/ merecer meu voto=)

Barlach
06-06-2002, 16:07
Eu até votaria no silma, mas eu acho que, por ele não estar acabado, não ficou tão bom quanto poderia ser. se ele fosse tão detalhado quanto o SdA, com certeza ele seria o melhor, mas ele conta as histórias superficialmente, sem se aprofundar muito, com exceção de beren e luthien e turin tarumbar.

bechara
06-06-2002, 16:13
Assim como o Maglor disse, toda a genialidade de Tolkien está presente no Silmarillion. Ele é suave, intenso, melancolico, alegre, triste, tudo ao mesmo tempo... Desde aquela lagrima na morte de Fingolfin, até a felicidade dos Valar ao verem os Quendi...
É TUDO HARMONIOSO..

Mas toda a técnica literaria de Tolkien está em SdA..Sublime nos detalhes, consegue te passar todo os acontecimentos como se estivessem ocorrendo na sua frente....

Eu fico com a Genialidade.. no entanto..:D

Dagorlad
06-06-2002, 16:18
nao acabei todo o silmarillion ainda, porem o que ja li me faz concluir que o silma eh melhor. talvez a historia me envolve mais, e como ja disseram, eu tb me interesso mais no que deu origem, as estorias do passado.

sem duvida SdA eh uma grande livro, mas ainda tenho que ler o CI para saber a ordem de preferencia minha quanto à obra.

Tírion Windlord
06-06-2002, 18:38
Nossa, fui um dos unicos a votar em O Hobbit...
(quem foi o outro infeliz?)

Eu acho q, tudo bem, a genialidade e tudo mais ta muito mais concentrada no Silma e no SdA.
Mas ler Silmarillion é como casamento. Vc tem q dar atencao todo dia, fazer carinho, prestar atencao, proteger o livro e tudo mais. O Hobbit é muito mais sem compromisso. Vc se relaxa muito mais lendo O Hobbit. É uma coisa mais "caipira," lento e relaxante, nada de pressa, todos aproveitando o dia. E as cenas de acao vem na hora certa, pra nao dar a sensacao que foi um desperdicio total comecar a ler o livro.
Sei la, acho q é mais ou menos isso. :)

Sercelda
06-06-2002, 20:14
Sem dúvida nenhuma o texto literário do SDA é melhor.. mas eu sou muito tendencioso para esta pesquisa. Sou realmente apaixonado pela primeira era, então nào poderia deixar de votar no Silma... aliás prefiro ainda o Silma ao Contos.

Silma ROX!!!

Húrin Thalion
06-06-2002, 21:16
E aí, gente!

Essa é a minha primeira mensagem aqui no fórum da Valinor, e eu gostaria de cumprimentar a todos e dizer que sempre que der eu vou estar aqui discutindo Tolkien com vcs. Eu sou de Belo Horizonte, tenho 17 anos e já conheço o mundo do professor razoavelmente bem... li o SdA a quase um ano, terminei o Silmarillion a uns quatro meses e ainda não tive o prazer de ler o Hobbit - mas logo eu dou um jeito nisso! E seria óbvio dizer que desde então fiquei totalmente viciado em Tolkien... já devorei quase todos os textos da Valinor e de outras páginas sobre esse assunto!

Quanto à pergunta do tópico, o Silmarillion é sem dúvida meu preferido. Apesar daquele ar de "resumão", a história é cativante, e a mitologia é extremamente envolvente e interessante, desde a Criação e a origem do Mal do mundo até as sagas individuais de personagens fantásticos como Húrin, Eärendil e o obstinado Fëanor. São épicas passagens, muito bem elaboradas e surpreendentemente verossímeis, que prendem o leitor página a página (principalmente às referentes à 1a Era).

No entanto, o Silmarillion seria realmente muito melhor se tivesse o nível de detalhamento do SdA... mas fazer o quê?... nada é perfeito! Só podemos, então, sonhar com o Silma deveras "finalizado", contando com a pequena amostra do Conto dos Filhos de Húrin, do Unfinished Tales.

Balbo
06-06-2002, 22:36
É claro que o melhor é O Hobbit. Você se sente acomodado lendo-o, e sente vontade de morar em Bolsão, e em Valfenda, e na casa de Beorn, e voar com as águias, e pegar a pedra Arken, e depois de tudo voltar tranquilamente pra casa, e morar lá com todo o conforto e sem preocupações. E que leu o Hobbit e não teve vontade de ser o Bilbo? Hehe...

Skywalker
07-06-2002, 00:37
O problema é que o Silma e o SDA são obras perfeitas no seu estilo próprio...o Silma é maravilhoso pela história, enquanto o grande OH! do SDA são os personagens, que, no final do livro, eles se tornam praticamente amigos do leitor... ao menos é assim que eu me sinto em relação à eles...mas o meu preferido é o Silmarillion...

Fosco Cachopardo
07-06-2002, 01:14
Apesar de eu concordar q o Silma é a obra prima do Tolkien, eu gosto mto mais de SDA. É um livro muito mais gostoso de ler, mto mais envolvete, mto mais empolgante, mto mais emotivo. Como no Silma as historias individuais são mto menos elaboradas(não pior, mas menos q SDA(podem, algumas, ser mais complexas(principalmente se vc levar em conta o conjunto) q o SDA, mas não há um detalhismo, um desenvolvimento tão elaborado dos personagens individualmente como acontece no SDA, há exceções, é lógioco, mas ainda sim são exceções), não há um relacionamento tão profundo com o leitor(pelo menos não comigo), justamente por as historias serem curtas.

Solitaire
07-06-2002, 02:09
Também prefiro SDA. O Silma é fantástico, mas SDA mexeu mais com as minhas emoções. O Hobbit, não desmerecendo, é um livro infantil.

The Dementor
07-06-2002, 13:40
eu tbem acho o hobbit um livro para crianças....apesar de ser divertido mas a essencia de tolkien nao se expressa mto no O Hobbit

Findëlaurëa
07-06-2002, 14:34
Estava em dúvida entre o Silma e SDA.
Mas como eu me apaixonei pelo SDA, votei nele, mas o Silma tbm é maravilhoso... :wink:

Solum
08-06-2002, 00:03
Silma ainda não li não, mas pra mim o melhor eh SdA principalmente o Retorno do Rei.

*Pearl*
08-06-2002, 15:34
Favorito o Silm, com certeza, gosto muito do que Tolkien fez com relação as mitologias européias, e a profundidade que o livro tem.

E em ordem... Silm- Sda- Hobbit (p/ falar a verdade, eu não gosto muito do Hobbit não, mas nada contra quem goste..)

:)

Isil
08-06-2002, 20:50
Sem duvida Senhor dos Anéis!!! O Silma é lindo, mas SdA, sei lá o que que é, é mágico!

The Dementor
08-06-2002, 22:26
tbem num gosto mto do hobbit

Fox
08-06-2002, 22:27
Eu curto pra caramba os três, mas sou mais o SdA (que tô ficando com vontade de ler de novo...) porque foi o que mais me marcou.

Espada Negra
09-06-2002, 14:42
:twisted: Bom eu ja SdA , O Hobbit e estou no inicio do Silmarillion;
Acho que meu voto pode ser dividido em dois. Pois adorei o SdA tanto quanto estou gostando do Silm.
:twisted:

_Niphredil_
09-06-2002, 15:09
meu voto vai pro silma, mas eu acho q depende...

pq cada livro eh o melhor, dependendo do conceito... eh mto dificil escolher... mas escolho o silma, pq eh atraves dele q vc começa a realmente compreender a mitologia tolkieniana.

Litzhel
11-06-2002, 23:29
Bom.. votei no Silmarillion, pois ainda nao acabei de ler o SDA.. Mas, pelos que já li, o Silmarillion, foi o que mais me tocou.. e o que eu mais me emocionei lendo. Talvez, pelo fato de ter o lido, em um lugar maravilhoso também. E por estar vivendo uma época muito feliz de minha vida.. e que agora, já nao é mais bem assim.

Ateh! :wink:

Ah! Só mais uma coisinha, porque o Contos Inacabados, nao está nesta votaçao?

Maglor
12-06-2002, 00:40

Acho que porque ele só complementa os outros três, traz mais detalhes e preenche algumas lacunas. Traz pouco de "novo", além de ser uma coletânea de textos inacabados...

The Dementor
12-06-2002, 07:02

Acho que porque ele só complementa os outros três, traz mais detalhes e preenche algumas lacunas. Traz pouco de "novo", além de ser uma coletânea de textos inacabados...

exatamente :D

The Dementor
12-06-2002, 07:03
ps:. cabei de comprar o contos inacabados :D

Fox
12-06-2002, 11:27
ps:. cabei de comprar o contos inacabados :D

Bom pra você! É uma obra muito boa na minha opinião :)

Tonho Hammond
12-06-2002, 15:49
Eu voto no Silmarillion, pois ele abrange muito mais coisa, tem um Universo muito maior, te dá muito mais coisa pra vc viajar.
Pelo fato de serem muitos anos ele tem lacunas, e nessas lacunas vc pode pensar o que quiser !!!!

Maglor
12-06-2002, 17:29
Eu voto no Silmarillion, pois ele abrange muito mais coisa, tem um Universo muito maior, te dá muito mais coisa pra vc viajar.
Pelo fato de serem muitos anos ele tem lacunas, e nessas lacunas vc pode pensar o que quiser !!!!

Isso realmente é uma coisa que eu adoro no Silmarillion. Ele ser tão "vago" tem essa grande vantagem, você pode criar e preencher a história com a própria imaginação. Um dos melhores exemplos é o trecho da minha assinatura. O que será que se passou pela cabeça dele quando atirou a Silmaril no Mar? E o que fez durante os milênios nas Terra-Média? Adoro ficar pensando nisso...

Hopeless Strider
12-06-2002, 19:26
Votei no Silmarillion porque apesar do SdA ser a mais conhecida obra do prof., o Silma mostra as raízes de Arda, com várias histórias e como disseram, as "lacunas" são o q dá o toque especial no Silma e eu os aproveito muito bem pois mestrouma campanha baseada nele hehehehe

Faram¡r
13-06-2002, 04:25
Indubitavelmente Senhor dos Anéis. A qualidade literaria dessa obra é muito superior as outras citadas, embora eu ainda não tenha terminado de ler Silmarillion. E como já foi dito, no SdA as emoções são mais intensas.

*Arwen Undómiel*
13-06-2002, 17:13
Tá, é quase impossível decidir, mas meu voto vai pro Sda. Li várias partes do Silma e ADOREI! Mas confesso que ainda não li o resto pq não tive muita paciência (nem o tempo que o livro exige...). Tô no meio do Retorno do Rei e já chorei feito uma doida (é q leio na maioria das vezes no ônibus e é isso q as pessoas normalmente pensam... hihi). Ainda não li o Hobbit, mas SdA é PERFEITO, EMOCIONANTE, EMPOLGANTE e ah!! um monte de coisas! :mrgreen:

Vilya
13-06-2002, 17:38
Acho que a ordem da leitura é determinante. Eu li o Silma depois de ter lido O Hobbit e o SdA. Foi o que eu mais gostei. Aí cometi uma tolice: mandei meu primo começar a ler a obra por ele. Resultado, ele nem chegou a metade do livro. Mais tarde, ele leu o Hobbit e em seguida começou a lê-lo novamente. Desta vez ele leu tudo e adorou, mas ele me confessou que quando começou a ler pela terceira vez, logo após ter lido o SdA, é que ele realmente tomou ciência da geanialidade e da grandeza do livro. Hoje é o livro que ele mais gosta.
O silma não é um livro para "principiantes", mas é nele que realmente "entendemos" e penetramos no universo Tolkien.
O que eu mais gosto no Contos é justamente ser uma compilação de escritos inacabados, meio que justificando porque tal evento se deu daquela maneira e não de outra. É meio o que Tolkien pensava mas não fez questão de explicitar. Parece um making off de filme. Em particular, gostei muito daquela passagem em que ele justifica porque Gandalf escolheu logo o Bilbo, dentre todos os Hobbits do condado, para acompanhar a comitiva dos anões.

The Dementor
14-06-2002, 07:06
concordo plenamente com a vilya

Fox
14-06-2002, 15:04
concordo plenamente com a vilya

Eu tambem concordo, mas o cara é homem né! Hahaha :lol:

Mithrellas
14-06-2002, 19:40
Acho que o SdA tem momentos mais emocionantes, mas o Silma tem uma(s) historias mais fortes, mais bonitas...seilá, gosto mais do Silma hehehe :D

Saranel Ishtar
14-06-2002, 21:04
Eu só li SdA até hj (e inda tou no RdR, nem li inteiro!), mas pelo que dizem o Silma é mto show hein?!
Qto ao que Vilya disse, sobre a pessoa ler 1° SdA e o Hobbit 1° para depois ler o Silma, isso aconteceu comigo em relação ao prefácio. Eu comecei a ler antes até de ler uma linha de SdA, e portanto não poderia ter nenhum interesse por demilitações do Condado, Erva de Fumo e o escambau que diz no prefácio, mas depois que comecei a ler o livro, senti mais curiosidade pelos hobbits e li o prefácio com mto mais interesse.
Deve ser a mesma coisa com o Silma. Quem nunk ouviu falar de Terra Média deve estranhar mto.

Malva Brandebuque
25-06-2002, 14:19
Bem...
Ainda não lí o Silmarilion..
será o próximo assim q as condições financeiras permitirem.mas amei o Senhor dos aneis de paixão..
estou lendo pela 2ª vez.
E sem sombra de dúvidas o "Retorno do Rei" é o melhor

Strider
25-06-2002, 21:00
SdA! Pela magia que ele passa atraves dos tres volumes, que conseguem tratar de assuntos ligados ao mesmo tema e ser toltamente diferente...

SdA_Samwise
25-06-2002, 22:22
Votei no Hobbit. Pois estou lendo o SdA. Eu ja vi o filme da SdA varias vezes, mas, ainda naum cheguei nas Duas Torres. Votei no Hobbit, pois eu ja li o Hobbit e gostei muito... mas, com certeza... o melhor mesmo eh o SdA! :P

Morgoth
26-06-2002, 05:09
O Silmarillion!!!
É o meu preferido!!!
A maior obra-prima de Tolkien,na minha opinião!
O livro é perfeito!!!
Quer dizer,O Sr. dos Anéis tb é...mas...cada um tem um "jeito" diferente...e eu prefiro o "jeito" do Silmarillion!!!!

Lúthien de Beren
26-06-2002, 18:07
O Silma é imbatível.

Por mais que leia os outros... (com o perdão do exagero) não dão nem pro cheiro perto dO SIlmarillion.

Isildur
26-06-2002, 18:10
Difícil essa hein... apesar de votar no SdA, foi com o coração partido... O Hobbit foi único pra mim, pq foi através dele que eu conheci o mundo fantástico de Tolkien, e linguagem leve as cenas cômicas, as partes sérias... tudo muito bom. O Silmarillion no início é um pouco sacal (Na parte da gênese de Arda), mas os contos são excelentes... obrigatório para quem quer se aprofundar no mundo de SdA... Não tem como não se emocionar com a história de Beren e Lúthien... Quem reclama da carência de amor nas histórias de Tolkien, provavelmente não leu esse conto. O Senhor dos Aneis, simplesmente não necessita de comentários... é a obra máxima do autor! Agora estou lendo o Contos Inacabados, estou gostando muito!!! Prá quem se amarrou no Silmarillion (como eu!) é um livro obrigatório!
Ufa... se deixar eu vou embora e não paro de escrever!!! É isso aí galera!!! Wooohoooo!!!! :D

Halanor Erundulë
26-06-2002, 19:51
O que eu mais gostei foi o Silmarillion. É muito bom!!! :D

Aeglos
28-06-2002, 09:44
Realmente é dificil fazer uma escolha, pois cada um enfoca uma determinada tendencia. O Hobitt é muito engraçado, apesar de bem legal. O Silmarillion possui uma das historias mais bem amarradas de todos os tempos. O Senhor dos Anéis é um supra sumo literárioi e tudo o mais.
Para mim, o maior é o Senhor, pois foi o ápice das obras de Tolkien. É o mais perfeito em todos os sentidos, mas também gosto muito da historia do Silmarillion. Demais mesmo.
Tenho certeza que se perguntam a Tolkien ele escolheria o Silmarillion, pois os que vieram depois foram apenas para colocar o mundo de Arda em destaque.

Saradoc
10-07-2002, 16:38
Votei no Sda, pois acho que essa é a obra em que Tolkien obtem o equilíbrio total entre a sua genialidade e seus dotes literários.

No Hobit, Tolkien cai muito na banalidade, e tudo parece que é artificial e tudo também é muito previsível, enquanto no Silma, Tolkien demonstra toda a sua genialidade, toda a sua imaginação está contida nessa obra, mas tudo é relatado muito rápido, sem a emoção, sem a profundidade que essa histporia merecia.

Mas no Sda, tudo é completamente imprevisível, tudo é relatado com realismo incrível, Tolkien passa emoção, enfim, acho que essa é a obra perfeita de Tolkien.

Linda Sacola
11-07-2002, 03:05
Sem sombra de duvidas: SDA. Apesar do Silmarillion ser mais complexo e fantásticamente grande o SDA é muito mais completo como obra literal e indiscultivelmente melhor. Talves pq o Silmarillion não tenha sido terminado por completo por Tolkien.
SDA não é só uma história fantastica de grandes feitos heroicos de grandes homens e mulheres é uma história mais emocional e envolvente, mas é como o "pequeno" pode tornar-se grande e temível como o antes insignificante e enfadonho torna-se objeto principal daquele q se diz o Grande, q antes não se preocupava o via por o ver.
E os personagens são muito mais cativantes,vc sente como se quisesse ajuda-los e participar dos eventos junto, se sente parte da história. E ele compreende sussetivamente outras coisas em si não somente feitos incriveis, mas sim, amizade, compaixão, solidariedade, medo, terror, felicidade e outros sentimentos, onde não é vergonhoso mostra-los, muito ao contrario, nenhum sentimento é pobre, pobre é quem não o mostra. Sendo assim pode aguçar seus sentidos ao ler. Isso o torna realmente magnifico e humano, e sem sombra de duvida, para mim, o melhor.
Mas poderia ficar até amanhã descrevendo o pq ,mas acho q é razões suficientes.

Beldar
11-07-2002, 11:37
Salve galera!!! Na minha opinião a melhor destas três obras é o Silmarillion!!!! É dificil de explicar o pq, mas o Silma mexe comigo de uma forma mais intensa que o SdA, e penso o seguinte, se o Tolkien tivesse tido a chance de dedicar mais tempo ao Silma, esse seria bem melhor que o SdA, pena que as coisas não aconteceram assim :( !!!

um abraço,

KADU
11-07-2002, 12:02
Tenho um carinho especial pelo O Hobbit, nao sei bem porque, talvez por ter sido a primeira obra de Tolkien que li e que me impressionou muito com sua linguagem simples e gostosa de se ler.

Isildur
11-07-2002, 12:25
Tenho um carinho especial pelo O Hobbit, nao sei bem porque, talvez por ter sido a primeira obra de Tolkien que li e que me impressionou muito com sua linguagem simples e gostosa de se ler.

O Hobbit também foi meu primeiro livro... eu acho que é uma ótima introdução ao SdA, a leitura é bem mais leve... Acho que todos (ou pelo menos a maioria) que conheceram Tolkien através do Hobbit, tem esse carinho especial por ele... pelo menos é o meu caso também :)

Gina Black
13-07-2002, 19:28
O Hobbit foi mesmo, segundo o próprio Tolkien, escrito pra crianças, o que não diminui a importãncia do livro, como introdução ao Senhor dos Anéis. Na verdade, toda obra foi escrita pensando em crianças, nos próprios filhos dele!

Pra mim, SDA foi a melhor coisa que eu já li na vida! E olha que eu gosto um bocado de ler!

Gosto do Silmarillion, mas eu o uso mais como um livro de consulta. Como uma coisa didática.

Elrond Meio-Elfo
13-07-2002, 20:20
O Silmarillion pode até ser o trabalho da vida do Tolkien, mas o Senhor dos Anéis foi o livro que ele publicou e lançou da maneira que ele desejava, do jeito que ele queria. Pra mim é uma obra de arte sem igual.

Meriadoc, O Magnífico
13-07-2002, 20:37
Terminei de ler o silma ha pouco tempo, e posso dizer que foi um dos livros mais incriveis que ja li. Fiquei realmente preso ao livro em alguns capitulos. É um livro emocionante e mt interessante, junta ao mesmo tempo historias heroicas e romanticas com outras tragicas...

Quando terminei o SDA, achei que nenhum outro livro iria me fazer ter as reações que tive quando li ele....mas depois do silma, vi que estava enganado. :)

Foi quando eu li esse livro que comprovei o que ja sabia: que tolkien é realmente fora de serie! :)

Porem...nenhum livro me deixou mais envolvido nele do que o SDA. Eu so parava de ler quando não aguentava mais.....e ficava louco pra continuar no outro dia. A historia é envolvente...me envolveu mais que o silma, ja que eu fioquei envolvido durante todo o SDA, e no silma tee alguns capitulos que não me envolveram mt....

So por isso levou o meu voto......SDA.
Mas o silma ficou por mt pouco, pouco mesmo atras. Se tivesse sido completo, creio que ganharia a "disputa"....

Gildor
14-07-2002, 11:39
Gosto do Silmarillion, mas eu o uso mais como um livro de consulta. Como uma coisa didática.

Isso é um fator bem interessante... muita gente realmente acompanha você nessa visão que o Siulma é uma obra mais de consulta e referência do que de amoção em si. Eu respeito e entendo, mas não concordo.

Claro, algumas partes dele são bem assustadoras e desanimadoras quando você lê pela primeira vez... mas independente disso, mesmo sem o grau de detalhes característico do SdA, o Silmarillion ainda é o que me faz viajar mais. 8)

Miriel
14-07-2002, 12:36
O silmarillion é a melhor obra, pois nao é só uma história, mas um conjunto de maravilhosos contos. Eu acho que o silmarillion só tem um defeito: é muito resumido... só depois de ler contos inacabados vc ve o quanto deve ter perdido nos contos :cry:

MAMUTE
13-09-2002, 14:42
Silmarillion ganha facil facil de SdA, q apesar de mais detalhado, nao te da a mninima ideia da grandeza do mundo q Tolkien criou, nao da nenhuma enfase aos elfos, q sao no minimo metade da historia da Terra Media. Nao fala nada sobre os Valar, nada sobre os Maiar, eh soh podrera de homem contra orcs... ta, tem os Nazgul, mas tambem nao detalha nada sobre eles, e tamem nao detalha sobre os homems. Na minha opiniao, o SdA foi fito para os Hobbits, eh sempre a visao de um hobbit, narrado por um, os pensamentos de um.. sei lah, acho q ele pois os outros meio de lado, e os elfos totalmente de lado.
Alem do q o SdA inteiro cabe em uma pagina do Silmarillion, pra se ter uma ideia da grandiosidade dele. Fora q eu considero o Contos Inacabados como sendo um complemento do Silmarillion, pq eh sobre contos do Silmarillion, como Tuor, Os Filhos de Hurin, Galadriel, Aldarion e Numenor.. fora q eh no mesmo estilo do Silmarillion soh q bem mais detalhado. O conto detalhado da vida de Turin no Contos pra mim eh o ponto mais alto da obra de Tolkien.
Agora qto a melhor sequencia pra se ler, acho q Hobbit -> SdA -> Silmarillion/Contos Inacabados eh o melhor possivel, pq o Hobbit apesar de ser gostoso de se ler, eh infantil, e eu o li com 20 anos e nao achei mta graca, depois SdA, e como eu acho q todo mundo gosta de dexar o melhor da comida pra comer por ultimo, o Silmarillion em conjunto com o Contos Inacabados, pois os contos q tem nos 2 eh melhor ler no Contos inacabados, como o de Turin, e Tuor.

-=|Nemesis|=-
13-09-2002, 21:30
Meu voto vai pra Simarillion.
É a obra de Tolkien mais interessante. É incrivel o número de descobertas que se pode fazer lendo o Silmarilion.
Um milimetro atrás vem SdA, e depois, o Hobbit, que não é essas maravilhas todas...

Washu_Hakubi
13-09-2002, 22:41
O Silma é lindo...mas SdA...é SdA!

Legolas the elf
15-09-2002, 09:10
É lógico que é o Silma!

Blade
15-09-2002, 13:49
O Silma foram anos e anos de trabalho, grande quantidade de histórias boas, no final, você fica querendo mais detalhes.

Mithquendu
15-09-2002, 20:11
Com certeza o silmarilion.
A 3 era é muito bestinha. Prefiro guerras entre elfos e valar =]

Northern Lad
15-09-2002, 22:07
Puxa eu jurava que todo mundo iria falar que era SdA!!
Eu particularmente acho que SdA é mais grandioso, mais ambicioso que Silma... Mas a que mais me agradou foi Silma. Sem tantooooss detalhes, sem enrolação, lindo e sinistro ao mesmo tempo e...legal :D

Marbel
16-09-2002, 19:08
Todos os três são muito bom , na minha opinião.

Agora o Silma é onde você "viaja" na "concepção do mundo" por Tolkien.
É uma Obra espetacular. Eu simplesmente fui envolvido , pela história, e acredito que o mundo foi criado daquele jeito mesmo :roll:

SDA também é muito bom, mas o Silma é mais melhor de bom 8)

Gloin moicano
17-09-2002, 01:28
com certeza a melhor abra não sei qual é
as três são muito bem feitas, com 'começo', 'meio' e 'fim', ou mais ou menos isso
mas votei no sda porque acho que um conto que te prende mais a obra, que te puxa mais pro enredo, pro ambiente da história

.: Túrin Turambar :.
17-09-2002, 05:24
O Senhor dos Anéis é a grande obra de Tolkien na minha opnião.

Dernhelm
19-09-2002, 12:02
De todos eles concerteza o q gosto mais é o SDA não consigo me envolver no Silma como eu me envolvo quando leio o SDA!!! Talvez se Tolkien tivesse tido a oportunidade de editar o Silma ele parecesse mais envolvente aos meus olhos. P/ mim o SDA é unico não tem outro igual...

MAMUTE
20-09-2002, 08:57
Bom, uma coisa q mtos falaram eh q o SdA eh mais envolvente q o Silma, e realmente eh, na primeira vez q le os 2 eh mesmo.
Ninguem se da conta do Silma antes de le a segunda veiz e discuti com alguem o livro. Eu mesmo soh fui percebe e intende o Silma na segunda veiz q li, o SdA nao tem isso, leu ta lido, com eh mais detalhado, nao tem mto o q acrescentar lendo dinovo. Agora o Silma eh otra coisa, tinha mta, mais mta coisa q eu li e passei por cima na primera veiz, como qdo Fingolfin foi e luto contra o Melkor, na primera veiz nem me dei conta direito, assim como na batalha lah nao lembro o nome q Maedhros junto todu mundo, e Huor e Hurin morreram, tamem passei por cima de um monte de detalhe, coisas grandiosas q eu nem percebi na hora.
Aposto q a maioria teve q rele a parte da genese de Arda pra intende direito hehehe
E tamem tem q no Silma, tudo eh mto grandioso, sao Valar e Maiar diretamente na historia, elfos e lutas e batalhas q mudam a terra, abaxam montanhas e levantam outras, elfos desafiando Valar, contos q realmente te apertam o coracao, o q nao rola no SdA... sei lah, acho o Silma mto mais cativante, com ideias mto mais grandiosas.

Ptah
20-09-2002, 10:43
Gosto muito do SDA, mas ler o Silmarillion me emocionou mais! Esse livro me levou a momentos de tristeza e a momentos de raiva ( do Fëanor, claro). Então só posso optar por ele.

Uinen_theOld
05-10-2002, 16:32
O Silma com certeza absoluta!! :mrgreen:
É profundo e mitológico...
Nossa...
Sem comparação.. mesmo...
E ainda não foi lançado por ele... se tivesse sido.. aiaiz...
:obiggraz:

Arandelis
05-10-2002, 17:52
Eu voto pelo Silma. Todos os tres livros me marcaram profundamente, e eu tipve a sorte de ler em uma ordem +/- correta, ao passo q pude entender razoavelmente as conexoes entre os livros bem rapido (Sda-Hobbit-Silma).
É impossivel nao se impressionar com a profundidade do Sda e a grandiosidade do Silma, mas os personagens q mais me marcaram, os contos q realmente me marcaram estao no Silma.
Sem desmerecer nenhuma das outras obras :wink:

cacoalm
05-10-2002, 18:10
eu li os 3, e preferi o SDA... Embora como historia o Silmarillion seja SENSACIONAL, eu achei ele meio um " Resumão " . Não me levem a mal, acho o livro MUITO BOM, mas pra ler o SDA e mais legal...

Shion - The unborn
06-10-2002, 17:24
Silmarilion sem sombra de duvida! :mrgreen: É uma obra prima!

Fallen Peacecraft
07-10-2002, 00:11
Que decisão difícil...
Mas hoje é dia de eleição mesmo então, meu voto(101º) foi pro Silmarillion, pois neste há bem mais conteúdo contido, apesar do Sda ser mais detalhado, etc.

Empatou!
hahahahahahahaha :mrgreen:

Tauraherion
07-10-2002, 04:00
eu vou ler o silm daqui um tempo...mas li os outros..e acho que o SDA é realmente estraordinário

Psychedelic Furs
13-10-2002, 06:54
eu curti mais o senhor dos aneis.ainda nao lih o simarillion,
o qual esta em minhas maos. pronto para ser lido

Guilbor
14-10-2002, 08:49
O Silmarillion e o melhor conteudo mostrando toda a visão do professor mas ela e pouco coesa por não ter sido terminada em algumas partes vc fica sentindo q faltava algo nos contos....
Por isso eu votei no SdA q apesar de ser apenas mais um conto de toda a obra imaginada por Tolkien, vc acaba sendo transportado para o livro pela riqueza das descrições e pelas emoções colcadas no livro..... é como o Maglor disse, vc praticamente sente os aromas no ar percebe a sua volta a vegetação ao seu redor etc.....

Papagena
17-10-2002, 15:33
Por que não as três? :obiggraz:

Gil_Gaer
21-10-2002, 01:13
Foi difícil, mas votei em SDA pq o livro é maior, o que significa mais aventuras e pq lendo SDA vc já tem um pouquinho de tudo o que aconteceu antes...mas todos são ótimos escolher o melhor é sacanagem!
__________________________________________________ ____

"I'm so high I can feel heaven..."

Curunír
24-10-2002, 22:56
Votei sem nenhuma dúvida em Silma... Tanto que é o único que já li duas vezes... SDA to relendo agora...

Alias, foi o melhor livro que já li na minha vida!! Claro, nem foram tantos assim... Mas por enquanto... Fico com Silma 8)

Carcharoth
25-10-2002, 15:32
O Silma é muito mais intenso e mais brilhante, como disseram.... mas ainda assim gostei muito mais de ler o sda........

Quem leu sda e nao leu o Silma, não pode ter a mínima idéia de como funcionava a imaginação de Tolkien.... são 2 livros que apesar de intimamente ligados, são muito diferentes mesmo.

rolko
25-10-2002, 15:48
Eu gosto muito do Lord of the rings, mas claro em 1º lugar, a bíblia

Sauron, o Grande
30-10-2002, 21:06
SdA, sem discussão. :obiggraz:

Thico
01-11-2002, 11:32
Todos são perfeitos!
Mas o Senhor dos Anéis tem uma mágia inesplicavel!

Nightfall
03-11-2002, 11:41
!! O hobbit e o Senhor dos anéis são muitu lokos mas o Silmarillion ..sei la... é muitu + loko..... vc lendo ele vc possui um universso maior desde .. sobre o que aconteceu no passado ate os mapas...
Bom Afinal .,., os tres são Lokos.....E o "Contos inacabados"
nossa nem se fala .,.,,,.,., é de fikar babandu uns 3 dias!!!!!

V
04-11-2002, 04:42
*V amarra a corda no galho da árvore, faz um nó de forca com a outra ponta, coloca o nó em volta do pescoço e sobe no cavalo...*

Eu achei o Silmarillion mal-escrito, pretensioso, repetitivo, chato, vago, pedante e confuso.

Aquilo é um amontoado de sinopses, não um livro.

Votei no SdA. Achei bem-escrito (apesar de dar uma capengada no terceiro volume), bem-estruturado e com personagens bem desenvolvidos e interessantes.

O Hobbit é legal, mas é muito infantil e não tem uma infinitésima parte do clima épico da sua seqüência.

*V pula do cavalo*

Fëaruin Alcarintur ¥
04-11-2002, 13:25
Apesar do SDA ser inumeravelmente mais bem escrito, eu curto mais o Silma. Eu já li o Silma, sem brincadeira, umas 40 vezes, fora aquelas consultadinhas e relidas só de alguns textos. 8-) 8-) 8-)

Maglor
04-11-2002, 16:38

Isso, então você entendeu.
Cada capítulo daquele formaria perfeitamente um livro em separado. Se o nível de descrição fosse o do Senhor dos Anéis, provavelmente a gente ia precisar de uma biblioteca só para a história dos elfos.

Mal escrito... bom, o livro, mesmo com o grande trabalho de edição do Christopher Tolkien, é uma mistura de todas as épocas da vida do Tolkien-pai. Simplesmente ele é inacabado, muitos textos entravam em contradição; o que nós temos é uma colcha de retalhos mesmo. Alguns capítulos que se encaixavam melhor, remontam ao início do século passado e da vida acadêmica de Tolkien, como a Queda de Gondolin. Esse capítulo, como nós lemos no Silmarillion publicado, foi escrito em 1917.

Pretensioso ele é mesmo. A intenção é a de ser a Mitologia das Mitologias, pretensão mesmo. Eu gosto. :)

Repetitivo em que sentido? Realmente é guerra atrás de guerra. Aliás, o Quenta é a história da Guerra dos elfos contra Morgoth.

Não acho chato nem pedante. É legal. :)

Vago ele é. Como eu disse, impossível detalhar no nível do SdA. Mas isso acaba dando um ar mais mitológico, e dá mais "trabalho" à imaginação, eu já achei isso pior.

Confuso... é relativo. Tem nome a dar com pau mesmo. Mas nada que um glossário e umas árvores genealógicas não dêem jeito.

MissLegolas
05-11-2002, 17:35
Fiquei na dúvida entre Sda e o Silma, que é poético, lindo, lindo !!! Mas votei em SDA que é até hoje minha grande paixão.

Pherio
17-11-2002, 04:30
Fico com o Silma...Para mim é muito mais complexo e por isso tem mais a se discutir e a se pensar sobre ele tornando ele digno de mais atenção, sem mencionar que é muito boa sua história!!! Sil Detona! :mrgreen:

Alex deLarge
22-11-2002, 12:05
O senhor dos anéis. O Hobbit é infantil (fãs do harry potter devem adorar) e o Sillmarilion em uma boa parte do livro é chato de ler...

*Aredhel*
22-11-2002, 16:48
se tivesse q por em uma ordem poria sr dos aneis, silmarillion e o hobbit..acho sda apaixonante...silmarillion tbem..mas naum me marcou tanto....ja hobbit...eh legalzinho...mas não se compara à grandeza dos outros!!

Ka Bral o Negro
23-11-2002, 02:31

Isso, então você entendeu.
Cada capítulo daquele formaria perfeitamente um livro em separado. Se o nível de descrição fosse o do Senhor dos Anéis, provavelmente a gente ia precisar de uma biblioteca só para a história dos elfos.

Mal escrito... bom, o livro, mesmo com o grande trabalho de edição do Christopher Tolkien, é uma mistura de todas as épocas da vida do Tolkien-pai. Simplesmente ele é inacabado, muitos textos entravam em contradição; o que nós temos é uma colcha de retalhos mesmo. Alguns capítulos que se encaixavam melhor, remontam ao início do século passado e da vida acadêmica de Tolkien, como a Queda de Gondolin. Esse capítulo, como nós lemos no Silmarillion publicado, foi escrito em 1917.

Pretensioso ele é mesmo. A intenção é a de ser a Mitologia das Mitologias, pretensão mesmo. Eu gosto. :)

Repetitivo em que sentido? Realmente é guerra atrás de guerra. Aliás, o Quenta é a história da Guerra dos elfos contra Morgoth.

Não acho chato nem pedante. É legal. :)

Vago ele é. Como eu disse, impossível detalhar no nível do SdA. Mas isso acaba dando um ar mais mitológico, e dá mais "trabalho" à imaginação, eu já achei isso pior.

Confuso... é relativo. Tem nome a dar com pau mesmo. Mas nada que um glossário e umas árvores genealógicas não dêem jeito.

Maglor, Maglor, Maglor..

Bom garoto! :D

Senhor V, assim como o senhor, Tolkien não é o meu Deus supremo, faço várias críticas às obras dele, não concordo com um monte de coisas, a obra do senhor Tolkien está muuuuuuuuito longe da perfeição, a pretençào dele de criar a "Mitologia das Mitologias" me irrita profundamente, o senhor Tolkie retrata o Mal de uma forma covarde e ridícula....

.....MAAAAASSSS....

...O Silmarillion é o melhor livro que já li até hoje

(...e olha que nào foram poucos...)

Complexo. Trágico. Heróico. Fantástico.

Destruição. Trevas. Morte.

The Dark Elf
24-11-2002, 16:54
O silmarillion eh bom como poucos podem ser...
eh genial | Esplêndido | Tocante | Chama e prende a atenção | Leitura pouco complicada | Resulto numa trilha sonora do caralho | Aborda temas diferentes e todos interligados | Releria o livro sem problemas | Eh um livro q sempre tera algum tema de discusão | Hão passagens fortes |

Soh posso citar um "defeito" por assim dizer... um capitulo q encheu o saco... naum lembro o namoe, pois o livro naum consta em minhas maos... mas eh akele q descreve os reinos elficos, eh logo no começo, axo q eh o 5º ou 6º capitulo...
O SDA EH BOM, naum eh possivel compra-lo ao silmarillion ( ao meu ver ), mas devo destacar q " o grande rio" tmb eh um peh no saco...

Elginib, A Rapidinha
25-11-2002, 04:17
votei o silma....

show ...
muito bom...
a unica parte q eu emperrei foi na do turin e talz...

eu sei q muitos vaum discordar..mais....
eu achei a unica parte cansativa
de resto .. num tem nem q fala
claro tb q sda e hobbit saum legais e muito bom tb
mas silma é fantastico

Gildor
25-11-2002, 12:54
Legal seu post, Sr Haradrim. Reflete bem o que eu penso sobre o livro. O maior defeito é ser curto e incompleto, mas a emoção que ele causa é compensadora 8-)

Curunír
25-11-2002, 20:44
É, o Maglor e o KBral falaram muito bem!

Eu também achei o livro um pouco confuso na primeira vez que li... Sem as árvores genealógicas, teria ficado completamente perdido. Mas, na segunda vez que li, foi uma leitura muito mais prazerosa, pude compreender vários detalhes fascinantes que, devido a confusão inicial, não tinha reparado.
Se vc tiver lido somente uma vez, V... Talvez uma segunda leitura o faça mudar de opinião!

~Silmariën~
28-11-2002, 18:58
Eu não li o Silmarillion ainda (tô lendo o "Contos Inacabados"), mas pra mim vai ser difícil algo superar SdA... eu não largo esse livro por nada nesse mundo... :)

foxxy
29-11-2002, 05:04
Eu já li o Sda (em 8 dias), o Hobbit e o Contos Inacabados está me custando pra terminar pois é em Inglês. Estou louca pra ler logo o Silmarillion, que me parece bem interessante. :lily:

Máscara Negra
29-11-2002, 10:39
Como conseguiram entender o Contos antes de ler o Silmarillion? O Contos tá mais para acréscimo do Silma do que pra obra independente!!! Várias coisas do Contos o autor supõe que já saibamos. E como cês tão se virando sem o mapa de Beleriand? E falando nisso, cadê o Contos Inacabados na votação? Pra mim ele só perde pro Silmarillion!!!

Ka Bral o Negro
29-11-2002, 17:46
Legal seu post, Sr Haradrim. Reflete bem o que eu penso sobre o livro. O maior defeito é ser curto e incompleto, mas a emoção que ele causa é compensadora 8-)

Agradeço, senhor Guildor

Mas olhe isso...

Um haradan, dois haradrim :mrgreen:

Heeeh..

Foxxy, vc está lendo os Contos Incabados antes do Silmarillion????

8O 8O 8O

Votem no Silmarillion

É o melhor de todos

Como havia eu dito antes

Tragédia, destruição, heroísmo, Trevas e morte

~Silmariën~
29-11-2002, 19:39
Como conseguiram entender o Contos antes de ler o Silmarillion? O Contos tá mais para acréscimo do Silma do que pra obra independente!!! Várias coisas do Contos o autor supõe que já saibamos. E como cês tão se virando sem o mapa de Beleriand? E falando nisso, cadê o Contos Inacabados na votação? Pra mim ele só perde pro Silmarillion!!!

ótima pergunta, tbm gostaria de saber! lol
A maioria das coisas que aparece nos Contos eu já conhecia, embora não tudo (especialmente da 2ª era...) da primeira era até que é facilzinho :P
Mapa de Beleriand? lol... pra ser extremamente sincera... nem sei o que vem a ser isso!

foxxy
29-11-2002, 20:16
Tipo, tá bem difícil de entender algumas coisas e outras eu simplismente pulei! Mas o q eu entendí tá muito legal, dá pra continuar :lily:

Máscara Negra
30-11-2002, 02:10
Mapa de Beleriand? lol... pra ser extremamente sincera... nem sei o que vem a ser isso!

Beleriand é a porção da terra-média destruída após a primeira era. No Contos, corresponde à parte das histórias de Tuor e de Túrin e é onde se desenrola a maior parte do Silmarillion

:confuso: :confuso: :confuso: :confuso: :confuso: :confuso: :confuso:

O QUÊ? FOXXY!!!! VOCÊ PULA PARTES DO CONTOS INACABADOS? SACRILÉGIO!!! NÃÃÃãããooo...

:confuso: :confuso: :confuso: :confuso: :confuso: :confuso: :confuso:

foxxy
02-12-2002, 01:04
O QUÊ? FOXXY!!!! VOCÊ PULA PARTES DO CONTOS INACABADOS? SACRILÉGIO!!! NÃÃÃãããooo...

Ah, poxa, ñ tem mesmo uma sequência, e tem algumas q ñ adianta eu ler q ñ vou entender... Deixa q daqui a pouco eu leio o Sil e volto pro contos direito :lily:

Máscara Negra
02-12-2002, 09:42
Então, que assim seja!!! :wink:
OBS: Vamos votar no Silmarillion, tá quase alcançando o SDA.

Togo Bolseiro
04-12-2002, 13:38
O meu voto vai para a trilogia.

Apesar de que O Hobbit, e O Silmarillion são exlentes.

.:Gandalf:.
05-12-2002, 02:20
Bem, eu só li A Sociedade do Anel estou terminando As Duas Torres. Por enquanto, prefiro As Duas Torres. :D

Clarice Starling
13-12-2002, 05:44
Eu faco parte da menor porcentagem: O Hobbit.
Pq foi uma leitura simples, agradavel e direta.
Apesar de nao ter muitas informacoes, o livro eh direto:
eles vao fazer uma aventura pra buscar o tesouro e ponto final.
Ja o senhor dos aneis, apesar de ter um objetivo, da muitas voltas e eh cansativo.
O silmarilion nao eh bem uma historia... e eu prefiro o hobbit ao silma.
Na minha esca:
1-O hobbit
2- Silma
2- SDA

Sempre lembrando que o que eu falei eh pessoal e ha gostos e opnioes diferentes sobre o assunto.

Omykron
13-12-2002, 06:14
É claro que o melhor é O Hobbit. Você se sente acomodado lendo-o, e sente vontade de morar em Bolsão, e em Valfenda, e na casa de Beorn, e voar com as águias, e pegar a pedra Arken, e depois de tudo voltar tranquilamente pra casa, e morar lá com todo o conforto e sem preocupações. E que leu o Hobbit e não teve vontade de ser o Bilbo? Hehe...ahauahu, realmente... quem naum quis ser o bilbo.... mtu massa o livro
alem de arrancar algumas risadas com as situações inusitadas q o Bilbo se coloca

Glaurung
13-12-2002, 09:51
Eu gosto do Silmarillion.

Sempre achei legal os contos do tipo: "Lendas dos tempos antigos".

My favorites! :wink:

Fëaruin Alcarintur ¥
13-12-2002, 11:24
Tenho a mesma opinião do Glaurung.

Silmarillion é mitológico, poético, belo e assustador, glorioso e desgraçado.

Vogtmetal
16-12-2002, 10:13
EU NAUM ENTENDO PORQUE TEM GENTE QUE GOSTA MAIS DO SDA DO QUE DO SILMARILLION!@! O SILMARILLION É A MAIS GENIAL OBRA DO TOLKIEN ONDE ELE MOSTRA TOTLAMENTE O ESTILO ARROJADO DO ESCRITOR!!!! :x :x :x :x :x

Máscara Negra
16-12-2002, 12:24
E além do mais, o SDA é uma história contínua, como o Hobbit. O Silma mostra uma inteligência sem precedentes, porque se passam várias histórias paralelas que se entrelaçam sem contradições, e com muitos ótimos personagens (sem haver um principal que se destaca mais), cada um melhor do que o outro.

Eärendil
16-12-2002, 18:29
Pra mim o Silmarillion é o melhor de todos, apesar de ser uma obra incompleta e com algumas lacunas. O Senhor dos Anéis pra mim é apenas o desfecho dessa obra, mais um capítulo - longo e detalhado. :)

Fallen Peacecraft
21-12-2002, 16:47
Gosto mais do Silmarillion por causa de sua história, acho seus contos maravilhosos, tanto é que acabei de o reler. Mas eu realmente preferiria esta imensa história escrita de maneira detalhada como SdA, aí alguns contos como o de Beren e Luthien e Turin Turambar poderiam ser até livros separados... (caso contrário seria um livro de mais de 3000 pags hehehe)
Mas realmente não imagino como ler o Contos sem o Silmarillion!!!

(O que significa Kûd-dûkan???)

finrod_felagund
23-12-2002, 00:38
Eu gostei de todas as obras que li do professor até agora, mas a mais facinante em minha opinião é o Silmarillion, principalmente a parte que descrecve a primeira era, meus contos favoritos são o de Beren e Luthien e o do Túrin, o qual em minha opinião é o personagem mais legal das obras de Tolkien.

:mrgreen:

Máscara Negra
23-12-2002, 01:22
O que significa Kûd-dûkan???

Deve ser um dos nomes para "hobbit".

Goba
23-12-2002, 10:32
Já li SDA e O Hobbit, comecei O Silmarillion ontem, e estou no cap 6 (De Fëanor e da libertação de Melkor) do QUENTA SILMARILLION!!!! :P

O livro rox a lot, os trÊs!!! :aham:

Dado o recado, que venha o resultado! 8-)

Elen síla lúmenn' omentielvo! :cheers:

Eu faço parte! E você? CLUBE DOS ESCRITORES! :aham: :aham: :aham:

Fëohtar
23-12-2002, 11:06
Pra mim o silma é a obra mais genial de tolkien.

vamosbrindar o silmarillion! :cheers:

Eöl, o Escuro
23-12-2002, 13:10
Eu só li SdA.
Mas mas pelas discussões q eu e meus amigos fazemos de vez em qdo sobre tolkien, dá pra perceber q Silmarillion é um livro realmente mto bom!!!!
Preciso ler Silmarillion!!!
E me disseram q Contos Inacabados ñ é mto bom, é mto cansativo!!!!
Meio q perdi a vontade de ler!!!!!
Mas vou tentar ler pra ver se eu gosto!!

Vitor Lana
24-12-2002, 01:34
Eu li apenas O SENHOR DOS ANÉIS E O HOBBITH, e com certeza O SENHOR DOS ANÉIS é o melhor, é uma aventura épica super detalhada, com riqueza em detalhe nas paisagens, nas descrições dos personagens, nas linguas criadas por Tolkien, é realmente sensacional.

Fëaruin Alcarintur ¥
24-12-2002, 12:06
Eu só li SdA.
Mas mas pelas discussões q eu e meus amigos fazemos de vez em qdo sobre tolkien, dá pra perceber q Silmarillion é um livro realmente mto bom!!!!
Preciso ler Silmarillion!!!
E me disseram q Contos Inacabados ñ é mto bom, é mto cansativo!!!!
Meio q perdi a vontade de ler!!!!!
Mas vou tentar ler pra ver se eu gosto!!

Leia o Contos, é um suplemento para o Silmarillion, e só é cansativo pra quem é preguiçoso.

Eu li apenas O SENHOR DOS ANÉIS E O HOBBITH, e com certeza O SENHOR DOS ANÉIS é o melhor, é uma aventura épica super detalhada, com riqueza em detalhe nas paisagens, nas descrições dos personagens, nas linguas criadas por Tolkien, é realmente sensacional.

Vc não conhece Silmarillion. A epicidade da Obra, e a beleza mitológica dispensa detalhamento muito grande.

Waters
28-12-2002, 19:32
A obra definitiva de Tolkien sem dúvida é SDA, pois apesar de o Silmarillion ser a gênese perfeita de uma mitologia com lendas e contos solenemente e magnificamente relatados, foi em SDA que Tolkien teve o seu maior desafio ao transformar os seus pensamentos complexos e inventivos em uma história de narrativa romancesca, aonde o grande público disposto poderia desfrutá-la.
acho o Silmarillion maravilhoso (uma das obras mais trágicas que já li) mas não é qualquer um que consegue le-lo não.

*Lothiriel*
29-12-2002, 15:40
Gente. O Silmarillion! A Biblia de Tolkien. Estou apaixonada, encantada...è ma´gico, sem descrição.

PHN_theOld
29-12-2002, 22:33
eu tb acho!!
osda eh o mais adulto! o melhor pra ler e tal!
o silmarillon eh o mais complexo e tal!
o hobbit eh pra criança e tal!!
mais eu prefiro osda!! na minha opinião eh o melhor pq...tipo...cativa mais o público!!
eHEheHeheHEh

Barbárvore.
30-12-2002, 02:11
O Silmarillion! A Biblia de Tolkien.

acho melhor evitar comparações desse tipo ehheheheh, já i confusoes em outros foruns por causa dessa comparaçao

Kementari
01-01-2003, 15:35
O Silmarillion é com certeza a obra mais completa de Tolkien, porque engloba pontos que talvez o hobbit e o sda tenham deixado um pouco de lado. Ainda não li os Contos, mas pelo que me disseram ele é bem legal, nada de cansativo.... Vou comprar ele amanhã :P ....

Lissie
02-01-2003, 05:40
Pelo jeito são poucos que gostam de O Hobbit, eu tenho uma paixão especial por esse livro, acho singelo, uma leitura gostosa e que flui tranquilamente, os personagens são ao mesmo tempo engraçados e corajosos, Bilbo principalmente no inicio um hobbit pacifico, sedentario, vivia para comer, dormir, fumar, ler, entre outras coisas de uma deliciosa(mas, as vezes cansativa)vida hobbit e com o passar da historia vai ocorrendo uma metamorfose, ele luta, rouba, briga, foge...ou seja, se transforma num hobbit lutador(e sera eternamente comentando no Condado por causa de sua aventura), acho legal também o relacionamento de Bilbo com os anões, duas raças completamente diferentes e mesmo assim amizades surgem e as diferenças são deixadas de lado.
E o melhor de tudo o encontro dele com Gollum, pra mim essa parte é a melhor, os dialogos são otimos e essa criatura incrivel é apresentada para nosso deleite.
O hobbit também marca o inicio da Saga de SDA e isso me marcou, alem do que tem Gandalf e onde esse mago aparece a aventura é boa. E os anões são adoraveis também...

Beijoss... :D

(adoro os outros livros também, mas foi pra falar do favorito...)

xambo
03-01-2003, 02:40
:x
ola povo, sem a menor duvida o '"silmaril" é o melhor dos tres livros, Tolkien mostra sua face mais descritiva e emotiva é perfeito

Gomensarion
03-01-2003, 14:38
Silmarrilion com certeza é o melhor. Para mim, nada supera Narn i Hin Hurin e Beren e Luthien !!

Mas todos tem que trilhar sempre o mesmo caminho:
- O Hobbit
- Senhor dos Anéis
e depois ... todo o resto !

Contos, Silmarrilion .. tudo.

SolidusSnake
05-01-2003, 01:55
eu ja li as tres e escolhi o senhor dos aneis,,, apesar que quem le todas as obras é impossivel ñ se apaixonar com todas mas o centro de tudo esta no senhor dos aneis, apos se ler o silmarilion e o robbit se tem melhores visões do senhor dos aneis.

Ocean Soul
05-01-2003, 02:56
Gosto mais do Silmarillion por causa de sua história, acho seus contos maravilhosos, tanto é que acabei de o reler. Mas eu realmente preferiria esta imensa história escrita de maneira detalhada como SdA, aí alguns contos como o de Beren e Luthien e Turin Turambar poderiam ser até livros separados... (caso contrário seria um livro de mais de 3000 pags hehehe)
Mas realmente não imagino como ler o Contos sem o Silmarillion!!!

Acho o Sda uma obra mais completa, rica, com infinitos detalhes por isso meu voto foi para ela. As outras obras apesar de serem ÓTIMAS poderiam ser maiores. Adorei os contos de Berém e Luthien e Túrin Turambar, e acho q estes contos poderiam ficar muito maiores, cheios de detalhes, etc, se eles estivessem em um livro separado.
Até agora li quase todos os livros (menos Roverandom), em nenhum momento fiquei decepcionado. Mas devo concordar que a história do Anél é a obra mais completa de Tolkien.

Giliath
05-01-2003, 07:32
São Obras lindas dificil de escolher.
Mas O SDA é o Classico...O que tem mais a cara do mestre Tolkien.
A profundidade de detalhes é impressionante.
è o meu preferido :grinlove:

Minas Ecthelion
05-01-2003, 16:00
Nao tenho palavras pra descrever o Silmarillion!
Sou viciado nele. As historias sao as mais viagens
A primeira vez que li, nao achei toda essa coisa. Mas a partir da segunda, terceira, quarta Quando termina SDA de novo vo le pela quinta!
E cadas vez que voce le, vc descobre uma coisa nova que tinha deixado escapar.
Tem de tudo no silmarillion, sem palavras

Thrain...
05-01-2003, 22:01
Eu li os três ja faiz um tempo...

Quando eu li o hobbit eu ainda era meio pirralho e pra mim, na época, (por ser um livro bastante fantastico) pareceu um livro incrivelmente bom...Ms hoje (depois d ter lido as outras obras do professor) considero sem duvida q o SdA(obra completa) eh superior ah, além do silma e do hobbit, muitos livros q eu ja li....
O modo descritivo da narrativa e realmente demais......

(PS: se fico confuso, discurpa)

Gomensarion
06-01-2003, 15:05
Para quem é ALUCIONADO por Silmarrilion uma dica:

- Existe uma coleção de audios lidos do Silmarrilion em inglês !

é Bom pra K............ Muito maneiro mesmo.

Exisitia no Audio Galaxy para baixar, agora ... Não sei onde tem !

Abraços,

Rodrigo Gomensoro

Pequeno_Hooligan
06-01-2003, 20:49
Pelo que pouco li do silmarillion, percebi que o livro é basicamente narrativo. Porem a sua narrativa ,apesar de ser resumida, é brilhantemente trabalhada e acredito que nos passa uma idéia completa da criação do universo e principais acontecimentos do mundo. Acredito que o Silmarillion supera O Senhor dos Anéis apesar de o SdA nos transmite um realismo que nos envolve no enrredo da história. :wink:

Mithquendu
07-01-2003, 01:58
Silmarillion

Kementari
07-01-2003, 14:17
SILMARILLION! SILMARILLION! SILMARILLION!

Capitao_Gancho[sigismond]
07-01-2003, 15:40
eu acho que eh o sda se bem que existem mais algumas obras eu ja vi uma que naum tem nada a ver com sda

Nisire
08-01-2003, 09:59
Li boa parte da obra e na verdade gosto de tudo que li. O Silma pode ser a obra prima do Professor, mas sou mesmo apaixonada pelo SDA...

[]'s

Cain
09-01-2003, 22:35
Silmarillion now and ever
não só pela diversidade dos contos, mas tbm pelos varios sentimentos por eles expressos

e pela caracteristica épica q faz sda parecer coisa de criança :)

silma rocksssss

Radagast_Tolkien
10-01-2003, 04:04
Acho dificil comparar obras que completem umas com as otras o SdA completa o Hobbit, e o Sil completa tudo(pelo que dizem)

Fëanor - Espírito de Fogo
11-01-2003, 05:00
Putz, eu gostei MUITO do Silmarillion...
É fantástico perceber que o Senhor dos Anéis é apenas um detalhe ( e que detalhe!! :lol: ) em todo o universo mitológico criado pelo Tolkien!! Por isso eu fico com o Silmarillion!!

É isso aí...
SdA é apenas uma breve história no tempo...
Toda a magnitude de Arda está no Silmarillion...
E os Contos Inacabados são bons tb!!

Quisito
12-01-2003, 06:05
O Senhor dos Anéis é o meu preferido ainda.

Fëaruin Alcarintur ¥
12-01-2003, 06:11
O Silmarillion é a verdadeira obra de Tolkien.

Ele é o começo, o meio e o fim (se é que podemos considerar q tem fim :wink: )

SdA seria apenas mais um suplemento ao Silmarillion, assim como o Contos Inacabados.

Silmarillion é poético, épico, desastroso, glorioso.
Te alegra e entristece. Te anima e aborrece.
Silmarillion, mitologia das mitologias.
Silmarillion, segundo alguns, cheio de analogias.
Silmarillion, a grande obra.
A Obra de Tolkien, que nunca soçobra.

Fui...

Safari Joe
14-01-2003, 13:39
Cara, o Silmarillion é perfeito. Te passa uma emoção muito grande... A queda de Gondolin e a de Númenor mexem contigo. Às vezes eu fico pensando: tá, e o que teria acontecido se não tivesse acontecido isso ou aquilo, se esse rei não fosse tão "ganancioso"...
Livro simplesmente perfeito. Vou confessar uma coisa a vocês: desde que eu li as obras do Tolkien, tá sendo bem difícil de achar graça nos outros livros. Li "Dom Casmurro", livro que dizem que é ótimo, e não vi muita graça... Fiquei exigente demais!!! :lol:

Só uma encheção de linguiça aqui: tem um amigo que diz que os fatos narrados no Silmarillion são pura verdade. Ele diz que o SdA até pode ser uma história de ficção, mas o Silmarillion é muito pra alguém ter inventado. O que nos mostra o quão excepcional é o livro!!

Melkor, o inimigo da luz
14-01-2003, 19:33
O Silmarilion é o melhor de todos do mestre, na minha opinião. É uma história de um mundo, desde a criação até eras distantes, contando o surgimento das coisas que conhecemos de outro modo, de um modo mágico e encantador.
Quem não se encanta com a história do Sol e da Lua, ou com a triste história de Turin e a maldição que Melkor lançou sob sua família? São histórias que dão vida a um mundo fantástico, histórias elaboradas com detalhes surpreendentes que fazem você ver e sentir a Terramedia.
Não é uma leitura cansativa e detalhista, como às vezes o Senhor dos Anéis foi para mim, a descrição de cada passo da comitiva e tudo mais, pois o Silmarillion resume a história do mundo em um livro, deixando tudo mais simples mas sem perder seu encanto.
Bom, é o que eu acho

Hobbit_de_Cueca
14-01-2003, 19:44
Eu li as três obras e estou criando coragem pra ler Contos Inacabados ainda este mês. Dentre estas três, eu escolhi Senhor dos Anéis, pela sua grandiosidade, por todos os acontecimentos marcantes para a terceira era na Terra-Média, pela união incomum entre hobbits-anões-humanos-elfos e, também, por ser um fã incondicional dos hobbits. :mrgreen:

SDA foi, sem dúvidas, a história que mais me prendeu, apesar de também ter adorado Silmarilion (Beren, Luthien e Huan, principalmente) e ter dado muitas risadas em O Hobbit.

Aragorn Elessar
15-01-2003, 03:41
na minha modesta opiniao O Senhor dos Aneis é o melhor porque é muito mais rico em detalhes. nele é possivel saber detalhes de lugares e objetos que nao tem nos outros. e, como dito na mensg acima mostra uma alianca entre homens-elfos-anoes-hobbits que nunca tinha sido vista antes.

mas com certeza O Silmarillion é o livro que guarda toda a grandeza do mestre. é um livro maravilhoso.

acabei de ler o Contos Inacabados e acho uma injustica nao te-lo adicionado à enquete. apesar de ser um livro com textos complementares (mas nao menos lindos e importantes) ao silmarillion, ele é uma das obras primas de nosso mestre.

Link
16-01-2003, 20:45
Como ainda estou lendo o Silmarillion naum posso dizer qual dos três eu mais gostei, mas entre o Hobbit e o Sda, apesar de ter gostado do hobbit, eu prefiro o Sda. 8-)

Dalian Brandybuck
18-01-2003, 17:46
O Silma, pode ser perfeito, mas gosto + do SDA.
Achei O HOBBIT legal tb. :D

Link
19-01-2003, 21:23
a única coisa ruim do hobbit é que ele é bem menor que os outros (Sda e Silmarillion). :mrgreen:

Holdwine
19-01-2003, 23:35
o silmarillion pode ateh ser melhor, mas eu axo SdA muito mais leve e divertido de se ler...
o silma me deixa tenso :? ...

. t a r h i l i e l .
20-01-2003, 00:49
SDA,principalmente As Duas Torres!!!

Link
20-01-2003, 17:14
E a melhor parte do As Duas Torres é o capítulo do abismo de Helm.

Fëaruin Alcarintur ¥
20-01-2003, 18:00
E a melhor parte do As Duas Torres é o capítulo do abismo de Helm.

Discordo. A melhor parte do As Duas Torres é As Escolhas de Mestre Samwise.

Abismo de Helm é simplesmente a narração da batalha, não tem nada demais.

Link
20-01-2003, 18:14
Sim, mas a parte da batalha é minha preferida, apesar de eu achar As Escolhas do Mestre Samwise bem legal.
Por falar nisso, no filme da As Duas Torres a parte da Toca da Laracna não saiu e deve ficar como se fosse partedo Retorno do Rei, diferente do livro. (foi mal ter isso aqui!).

Fëaruin Alcarintur ¥
20-01-2003, 19:24
Sim vai ficar pro último filme sim. Isso já é fato há algum tempo :wink: :D

Passocurto
25-01-2003, 23:47
Sda... :mrgreen:
pq ???
Pq eu só li ele !!!!
huahuahauhauhau !!! :lol:
+ não vejo a hora d comprai os outros !!!!! :twisted:

[*Mia*]
26-01-2003, 02:32
Silma é perfeito! Uma obra prima sem duvidas! :wink:

Massss(sempre tem um mas hehe) sabe um livro que mexe com vc e faz vc ver a historia bem na sua frente se envolvendo com ela..bem foi isso que aconteceu quando li SDA...

R@_VeN
29-01-2003, 23:18
Kra eu votei no silma, q achei melhor q o SdA, mas naum li "O HOBBIT" entaum naum posso dizer nd dele :| ....
kero aproveitar pra fazer uma pergunta.... alguém aí pode me dizer qual eh o melhor livro preu ler agora (jah li o silma e SdA)???
VLW
FLOW

Fëaruin Alcarintur ¥
30-01-2003, 04:40
Raven, eu acho que a melhor sequência foi justamente a que eu li: Hobbit, SdA, Silma e Contos.

Mas como vc já bolou toda essa ordem :mrgreen: , eu sugiro que vc leia agora O Hobbit. É mais simples e mais rápido, daí você lê o Contos. OU então, se preferir ler o Contos por estar com o Silma mais fresco na cabeça, depende de você.

R@_VeN
30-01-2003, 11:48
Raven, eu acho que a melhor sequência foi justamente a que eu li: Hobbit, SdA, Silma e Contos.

Mas como vc já bolou toda essa ordem :mrgreen: , eu sugiro que vc leia agora O Hobbit. É mais simples e mais rápido, daí você lê o Contos. OU então, se preferir ler o Contos por estar com o Silma mais fresco na cabeça, depende de você.

Eh, acho q vou pela primeira opção... :wink: Eu sei que esses saum as principais publicações do tolkien, mas eu jah vi um monte de outras, tipo as cartas, etc... mas acho q isso jah eh mais para os fãs "mesmo" :mrgreen:
VLW
FLOW

Aline
02-02-2003, 18:52
pelo jeito todo mundo gostou do Silmarillion!!!

Eu ñ comprei ainda, então fico com OSDA,né! :roll:

Apesar do Hobbit também ser legal, mas como disse muitos é um livro mais infantil, por isso é mais calmo, com uma aventura mais suave e divertida, do que oSdA. :obiggraz: :obiggraz:

Luli Yavanna
08-02-2003, 13:14
Bom eu estou entre a TRilogia e o Silmarillion: o Silmarillion é simplesmente fantástico, brilhiante, único, incomparável... a Trilogia também, mas acho q nao tao seria quanto o Silmarillion... e nele a inteligência de Tolkien, a sua incrível imaginaçao (tal vez por ser o inicio da história, nao sei :roll: ...) é mais visível. A Trilogia é a última etapa, e acho q é mais simple fácil. Por isso fiquei com o Silmarillion :wink:

Tik
08-02-2003, 16:27
Tipu assim, O HObbit eh uma obra mais infantil, leve mais como diversão mesmo, tipu pra descontraí, o SDA eh um livro mais sério q prende mais o leitor e o Silmarillion eh mais pesado mas com uma história belíssima, se for para escolher pela facilidade d leitura, eh o Hobbit, se for pela beleza da história eh o Silmarillion se for pelo q vc mais se apega, entra na história tipu soh larga quando termina eh o SDA, jah q adoro entrah nas histórias me apegah mesmo a um livro meu voto fika no sda! 8-) hehehe eu quase entrei em depreção quando terminei d leh, daí comecei a ler os apendices q nem loko e depois comprei desesperadamente o silmarillion e contos!! hahaha eitcha vício! :P

Ecthelion
11-02-2003, 00:34
Na minha opinião SdA é o melhor!!!!!! :mrgreen:

Tik
11-02-2003, 16:02
O SDA eh melhor dependendo dos critérios q vc utiliza pra defini-lo como melhor... eu garanto q nenhum otro livro prende vc d tal forma como o sda... nem silma, nem hobbit, nem contos, nem nenhum otro.... mas a blz do silma eh mto massa e em beleza d história o silma ganha...

rafa.sou
11-02-2003, 16:57
p/ mim é SDA
acho a obra mto completa, com mtos detalhes e nao me deixou com duvidas em (quase) nada...
li silmarillion tb, mas em varias partes fiquei confuso e tive que reler os trechos muuuuuuiiitas vezes... mas é mto bom mesmo...
o hobbit é uma obra mto simpatica, da p/ ler umas 50 vezes e nao enjoar

Tik
11-02-2003, 17:56
Ok intaum! gosto naum se discuti neh? mas o importante eh q eh tudo d Tolkien!! hehehe realmente a tm eh um mundo fantástico! naum eh a toa q vicia tanto, tem tantos fãs e tantas cópias mal feitas (ex.: hp!!! :evil: ) toh agora relendo o hobbit... mas quanto a ter q reler o silma eh q as vezes a gente se distrai... teh mesmo no sda as vezes acontece issu, mas naum q o texto naum seja coerente ou d difícil entendimento, talvez seja pela quntidade d personagens q chega uma hora q dah um nó na cabeça! hehehe mas issu naum tira a qualidade da obra, pelo contrário dah gosto d leh e releh ateh decorah tudo os krinha q mencionam no livro !haha :mrgreen:

Insano_theOld
13-02-2003, 03:05
O Silmarillion sem dúvida nenhuma, conta o começo de tudo.

Tik
13-02-2003, 15:54
Ok, mas issu naum quer dizer nd soh pq conta o início d tudo naum faz dele melhor... pode fazer mais interessante para saciar a curiosidade... mas sei lah... tipu o SDA empolga mais... tipu eu tive mto mais sonhos com cenas do sda do q com o silma (olha o ponto do fantaismo... :roll: ) tipu eu me sentia bem mais empolagado e preso ao sda... talvez seja pessoal ou sei lah o q... vcs naum se sentiram?

Hen_Ilúvatar
15-02-2003, 23:52
Ae,

só li o Silmarillion e o Hobbit mas mesmo O Silmarillion ser só um conjunto de lendas acho que bate os dois

:.*Clarissa Yavanna*.:
15-02-2003, 23:52
Eu nao sei dizer qual acho melhor... O SdA é maravilhoso!!! perfeito!!! :grinlove:
Tem uma intensidade e sensibilidade enormes (hehe), mas ao mesmo tempo O Silmarillion é mais complexo e filosofico, sei lá... :mrgreen:
Mas acho que escolho SdA por ser mais leve, talvez!!!! 8-)

patrah
16-02-2003, 18:57
:D todas as obras são lindas. eu li quando era criança, voltei a ler na aborrecencia, e agora estou lendo pela terceira vez na quarentena

Aerandir
21-02-2003, 00:16
Eu escolheria o Silmarillion... Não sei, acho que a complexidade da obra dá um charme... O Silmarillion exige uma atenção muito maior, não dá pra ler uma vez só e compreender tudo! Mas as outras obras não ficam pra trás!

virus
22-02-2003, 01:44
Eu me viciei atravez de sda, me diverti atravez d o hobbit e adorei sillmarillion...

Mas meu voto vai para o sillmarillion... pra mim é o livro mais bem escrito, o livro que tem a melhor história, melhores personagens...
:wink:

Tik
22-02-2003, 11:16
O silma tem uma história mais bela, mas a quantidade de personagens as vezes dah um nó na cabeça, o sda eh uma leitura mais empolgante por ser uma história mais contínua... pq no silma são várias histórias diversas q formam uma história maior... por issu fiko com o SDA por causa do nível com q ele nos prende a sua leitura...

Ahrdarah
22-02-2003, 23:37
Li SdA, Silma, O Hobbit, Contos Inacabados e agora tô lendo o Rover....
O Silma é maravilhoso, a obra e a vida do Tolkien. É profundo, fascinante, rico, contando tudo o q aconteceu desde o início até a Terceira Era. Sua leitura me deixava tão fascinada q tinha momento q eu li uma história e qdo terminava lia de novo. É uma obra q me impressionou muito.
O SdA foi impactante p/ mim. 8O Foi o primeiro livro do Tolkien q eu li. Até hj fico me perguntando como esse homem conseguiu dar tanta vida, tanta força, tanta verdade a uma história como essa. Suas descriçoes p/ mim tem um detalhismo q qdo eu leio eu simplesmente vejo o q está acontecendo e os personagens têm uma vivacidade surpreendente. Não há dúvida q SdA é o livro q mais gosto.
O Hobbit é agradável, li há pouco tempo novamente e gostei...mas é um livro mais infantil.

The Slayer
23-02-2003, 11:50
O meu voto foi pra O Senhor dos Anéis. Ainda não li O Silmarillon mas o SDA precisa apenas te fazer ler o 1º capítulo pra mostrar a grandeza com que o Tolkien escreveu o livro.

E sobre O Hobbit ser mais pra crianças, eu acredito que seja assim pq na época que foi lançado ( 1937 ) fez bastante sucesso entre os jovens, mas conquistou o mundo todo.

Tik
23-02-2003, 15:13
Ohobbit incialmente era uma história para os filhos d Tolkien, e se vc se impressionoh com o primero capítulo do sda, keru ver quando ler o silma! hehe aí sim mostra toda a grandeza d tolkien!!! hehe :wink:

patrah
23-02-2003, 16:59
Agora estou relendo lordoftherings, pela 2a. vz. cada vez que leio a obra do prof. JRRT, faço uma viagem, vou pra lá dos Portos Cinzentos... Acho que o Silma e o SDA, são livros p/vida toda, a gente sempre descobre algo novo. :D

Swanhild
23-02-2003, 21:36
Patrah: Hehe, há um tempo a gente teve uma discussão por aqui sobre reler o SdA... acho impossível a gente reler esse livro e não sair da leitura com alguma percepção nova.

Slayer: eu já vi gente dizer que o primeiro capítulo dá um certo mal-estar porque faz o livro parecer muito infantil. Pra vocês verem como as opiniões variam...

Ahrdarah: o Tolkien simplesmente adorava escrever essas histórias. Antes de escrever o SdA, ele já tinha trabalhado por vinte anos no Silmarillion, sem muita esperança de conseguir realmente publicar as histórias. Ele simplesmente escrevia, por gosto.

Eu votei nessa enquete há alguns meses, e votei no Silmarillion. SdA é lindo, mas o Silmarillion me dava vontade de gritar... é um livro muito intenso.

Ahrdarah
23-02-2003, 22:35
Ahrdarah: o Tolkien simplesmente adorava escrever essas histórias. Antes de escrever o SdA, ele já tinha trabalhado por vinte anos no Silmarillion, sem muita esperança de conseguir realmente publicar as histórias. Ele simplesmente escrevia, por gosto.

Eu sei q ele escrevia simplesmente por gosto...q antes do SdA ele já trabalhava no Silmarillion há 20, desde a 1º Guerra. Mas o q eu quero dizer é....é um universo tão complexo, tão vivo, perfeito. Os personagens têm alma...vc não ve em qualquer lugar, um escritor cosntruir um mundo com personagens como Tolkien fez. Sei q ele teve diversas inspiraçoes mas a coisa é entender...como foram surgindo algo tão perfeito...
Pesquisando a vida dele vc entende perfeitamente suas influências, desde as traduçoes q ele fazia aos estudos de anglo-saxão às reuniões do C.C;S.B mas mesmo assim...às vezes é difícil entender como nasceram as pesronagens na cabeça do Prof.

Será q vc entendeu o q eu quis dizer anteriormente ?

Erunámo Lótuion
24-02-2003, 12:06
ola, primeiro de td queria dizer q sou novo aki,,,mas ja respondendo a pergunta,,,apesar de SdA ser maravilhoso,,,o Silmarillion quebra td, naum se eh pq eu so meio viciado em elfos,,,mas sei la, eh mais filosofico,,,mto bom!!!

Gollum_PodreFolha
24-02-2003, 14:55
Pois é... Também sou novo aqui...
Mas acho que O Senhor dos anéis é a melhor dessas obras aí!
É rico em conteúdo sobre a terra-média quase como "O Silmarillion" mas tem sempre uma "ação" para quebrar a monotonia que existe em algumas partes de "O Silmarillion" :wink:

patrah
24-02-2003, 18:54
:D O que mais me fascina em toda a obra de JRRT, é a linguagem poética, que encontramos em alguns dialógos, acho que ele fêz algo genial nesse sentido. No Sda ele conseguiu reunir a ação com a poesia, o Silma, é mais profundo, e realmente, pelo menos p/mim, ler uma vz. não dá. Eu gosto de todos os livros, cada um traz um "tempero". eheheh

"Quando tivesse partido e entrado outra vez no mundo de fora, Frodo, o andarilho do Condado ainda estaria caminhando ali, sobre a relva e por entre os elanor e niphredil da bela Lothlórien"

Namarië

Tik
24-02-2003, 22:41
Tipu Tolkien eh ótimo pq agrada cd gosto d uma forma, para quem quer um obra mais filosófica mais profunda tem o Silma, para quem gosta mais d aventura tem o SDA, mais infantil o Hobbit, mas sem nunka fugir do estilo... por issu eh q eh tão bom!!!
E para os novatos eu tbm soh relativamente novo aki, mas sejam bem vindos!

Yoda_
26-02-2003, 00:18
...É rico em conteúdo sobre a terra-média quase como "O Silmarillion" mas tem sempre uma "ação" para quebrar a monotonia que existe em algumas partes de "O Silmarillion" :wink:

Ô meu grande amigo Lucas! Primeiramente, seja bem vindo!

Mas sejamos conscientes...

Vai querer comparar o conteúdo sobre terra-média, de Silma Vs. SdA?
Tá certo, que o SdA traz muuito conteúdo... mas não é bem conteúdo, são FONTES... o conteúdo-base, está no Silma :wink:

SDA
28-02-2003, 10:41
concordo que Silma seja muito bom mas a verdadeira obra prima de Tolkien para mim eh SDA

Tisf
28-02-2003, 10:43
Mas isso não contradiz sua assinatura?? :mrgreen:

SDA
28-02-2003, 10:48
jah li todos os livros do Tolkien mas apesar de ter ADORADO O hobbit acho que nada se compara ao SDA, principalmente as Duas Torres que é provavelmente o melhor livro de todos os tempos e que apesar de ter sido mal retratado no filme deve ter deixado, no mesmo, uma boa impressão e causado curiosidade naqueles que ainda naum leram. Espero que o filme do Retorno do Rei seja melhor que ADT e que faça mais pessoas lerem essa fabulosa história escrita pelo maior escritor de todos os tempos. :lily:

SDA
28-02-2003, 10:49
foi mal, eu escrevi besteira na assinatura :D

Tik
28-02-2003, 14:05
SDA, tem certeza d q vc leu o Silma? hehe em beleza e profundidade naum há livro q se compare... o SDA (o livro..) ganha d qq otro na forma como prende o leitor à história e em ação, mas O Silma.. nossa arrasa... eh o tipu d livro pra vc ler, reler, e re reler para analisar e apreciar todas as vezes... o SDA não é o tipu d livro pra ser reler tanto (por causa do tamanho e pq o maior motivo q lhe prende à história eh querer saber o final... intaum se vc jah sabe perde um poko a vontade...) :wink:

Yoru
16-03-2003, 17:57
Fiquei em duvidas entre SDA e Simarilhon mas decisi SDA pq Silmarilhom e um pouco confuso

Bibi Greenleaf_
22-03-2003, 14:50
Eu votei no SDA pq só li ele e meus pais ñ querem comprar O Hobbit pra mim, depois tb quero ler O Silmarillion e Contos Inacabados.

GeekSpy
05-04-2003, 16:01
Apesar de eu ter lido somente o SdA, eu acho que ele é simplesmente imbatível..

Darin Galaz-turg
07-04-2003, 01:25
eu fui um dos poucos que votei no "O Hobbit"
Acho ele um livro bastante simples com uma linguagem que agrada a todos e não o torna cansativo (claro que os outros nao sao nem um pouco cansativos).
e é claro, ele fala bastante dos anões... a raça que eu mais me identifico 8-)

Máscara Negra
07-04-2003, 12:21
Apesar de eu ter lido somente o SdA, eu acho que ele é simplesmente imbatível..
Eu também achava... Até ler o Silmarillion!

Com toda a certeza, o SDA só tá ganhando porque a maioria dos que votaram ainda não leu o Silma.

Tik
07-04-2003, 14:25
Eu já li todos e ainda assim votei no SDA, mas não por ser o melhor e sim pelo estilo me agradar mais, de pura ação contínua...

Gildor
14-04-2003, 10:09
Eu votei nessa enquete há alguns meses, e votei no Silmarillion. SdA é lindo, mas o Silmarillion me dava vontade de gritar... é um livro muito intenso.

Ditto.

Cara, eu adoro o Silmarillion. :grinlove:

Maglor
14-04-2003, 21:40
Eu estou relendo o Senhor dosa Anéis, num ritmo ainda mais lento do que foi da primeira vez. Cada linha é cada linha, e eu faço questão de imaginar cada cenário. É impressionante que eu esteja lendo isso pela terceira vez e me surpreenda tanto.

O Silmrillion é lindo, o meu nick veio dele, e também fico aflito em algumas ocasiões. Mas ele depende da minha imaginação e forma de ver as coisas. Algumas descrições são vagas, então cabe a mim completar com o que eu acho de bonito - ou de feio - para que os cenários se formem, e o SdA praticamente não dá essa margem. Tolkien descreve a cor das folhas e o orvalho, o tipo de solo e como a luz passa pelas florestas. "A Floresta Velha" quando se lê naquele estado semi-letárgico causado pelo sono, realmente dá agonia.

É escapismo sim, e daí?

Swanhild
15-04-2003, 12:05
Vocês devem estar carecas de conhecer isto, mas vá la, acho que é apropriado...

"-- Que tipo de pessoa mais se preocupa com o escapismo?
-- Os carcereiros."

.... ......... .... ....

Beregond
19-04-2003, 10:57
pra falar a verdade, não acabei de ler SDA, por isso votei no hobbit :shhh:

†Mæglin†
19-04-2003, 19:08
eu fui um dos poucos que votei no "O Hobbit"
Acho ele um livro bastante simples com uma linguagem que agrada a todos e não o torna cansativo (claro que os outros nao sao nem um pouco cansativos).
e é claro, ele fala bastante dos anões... a raça que eu mais me identifico 8-)
sou outro q votei no hobbit, adorei o livro, nem um pouco cansativo, e bem divertido, não q eu não tenha gostado do SDA, eh um livro perfeito cheio d detalhes mas fico com ''O Hobbit'' mesmo
(to no meio do Silma ainda)

[-Olórin-]
25-04-2003, 00:04
Eu vo com O HOBBIT ateh o final huahuahuha...
Tb votei nele, eh o mais rox de todos....
Certeza, hobbits destroi q q raça, ateh elfo

Nienor £
29-04-2003, 20:43
seria muito dificil pra mim escolher, acho as 3 obras maravilhosas. Mas o Sil, além de ser como uma "bíblia" pra quem quer entender o universo da Terra-média.. mas o Hobbit é o mais divertido
beijinhos...

Rix
04-05-2003, 15:23
Com certesa SdA, foi o unico que li... :lol: :lol: :lol:

Beren =)
05-05-2003, 00:55
Votei errado... corri demais e nem pensei dureit ao votar.. votei no Sila mas acho que o melhor livro do Tolkien é com certeza a Trilogia pois é uma Narrativa uniforme e completa além de ser envolvente e de emocionar em vários trechos o leitor :lol:

FURIA Da Rossa
05-05-2003, 01:05
Eu infelizmente não tive a oportunidade de ler o Silmma ainda, nem os contos, li Hobbit e SDA, entao votei em SDA. Mas claro, nenhuma obra de Tolkien pode ser comparada a uma outra dele, são todas perfeitas!

-=DuKa=-
08-05-2003, 19:24
putz eu li o sda e o hobbit que eu acho que sao uma coisa soh
e na boa mesmo eu nao consegui ler o silma
eu tenho ele aki em casa em nao tive saco pq ele em muito complexo.
espero conseguir ler um dia
por isso eu voto no SDA(principalmente as 2 torres que eu achei o melhor livro dos 3)

açguem ai jah leu o "contos inacabados"???
quem leu pode dar uma opiniao?
e sobre aquele livro que saiu a poko tempo?eu nao lembro o nome mas ele tem a capa vermelha

Maglor
08-05-2003, 20:45
Olá, bem vindo ao fórum!!! :D

Hm... se você achou o Silmarillion "complexo", espere um pouco mais pelo Contos então, porque é ainda mais "truncado". Ele é "inacabado" mesmo, são contos reunidos pelo filho do Tolkien, sobre diferentes épocas do Mundo, desde as "lendas" do Silmarillion até o O Hobbit e o Senhor dos Anéis.
O Roverandon é um livro infantil, ainda mais que O Hobbit, mas muito divertido se você procura uma leitura agradável.

E dá uma passada na seção de Bibliografia da Valinor. tem muitas e boas informações! :wink:
http://www.valinor.com.br/jrrtolkien/bibliografia.asp

Nimloth
09-05-2003, 09:06
Sabem, eu tenho evitado responder esta enquete. É uma dúvida cruel, li SDA várias vezes, estou lendo o Silma pela segunda vez e estou amando, mas votei em SDA, pois o acho insuperável.

Draugluin, the Werewolf
13-05-2003, 11:50
Só li o Hobbit e a metade do Roverandom...
Mas pelo que todos dizem, e pelas histórias q contam eu vou ficar com o Silmarilion mesmo...

Jajrhï
13-05-2003, 15:27
Sda...pra mim é melhor, mas não sei... :?

Senhora de Avalon
24-05-2003, 18:42
sda são tres volumes invríveis!
mas é muito difpicil escolher um...............

volteryus
27-05-2003, 12:28
Na minha opinião foi o Senhor dos Anéis, pois ali ele ha uma transmição maior do lado mais sentimental, do que no Silmarillion, que este por sua vez foi escrito pelo filho, e por um amigo de Jonh, a maioria da papelada que deixou escrita era bem rustica e Christopher teve de dar um toque próprio na obra.... o hobbit ainda não li....

:lily:

Maglor
27-05-2003, 19:53
Na minha opinião foi o Senhor dos Anéis, pois ali ele ha uma transmição maior do lado mais sentimental, do que no Silmarillion, que este por sua vez foi escrito pelo filho, e por um amigo de Jonh, a maioria da papelada que deixou escrita era bem rustica e Christopher teve de dar um toque próprio na obra.... o hobbit ainda não li....

O autor do Silmarillion publicado é J.R.R. Tolkien! O filho dele compilou, e editou o que o pai havia escrito, e só interviu quando era necessário para a coerência da história. Ele acabou tomando algumas decisões próprias para deixar menos lacunas no livro, em pontos que eram obscuros ainda para o pai, mas quando você lê o Silmarillion está lendo um livro de J.R.R. Tolkien, sem dúvida.

Magi Oak
16-06-2003, 17:57
:D Eu acho que o conjunto de sua obras é que faz a maior alegria de todos.
Falar que o silmarilion é melhor que o sda não da e falar o inverso tb não dá.
Porque só o silmarilion é o começo de tudo, o sda é uma parte do todo só que muito mais detalhada.Imaginem só se o tolkien tivesse escrito o silmarilion com a mesma riquesa de detalhes que o sda?
Ele iria ficar só no começo a vida inteira.
Portanto o sda é o mais completo, o hobit é a introdução do sda e o silmarilion é o começo de tudo.
Você tem que imaginar os livros como sendo um só para poder dizer qual parte deste é a melhor!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

mestre_yoda Æ
16-06-2003, 22:35
8-) não ha como dar notas as obras do mestre, TOLKIEN, mas mesmo assim a obra mais bem preparada por ele foi o SILMARILLION, as obras de O SENHOR DOS ANÈIS, O HOBBIT e ROVERANDOM tambem foram muito bem produzidas, não a escritor que consiga passar tanta coisa nova, um mundo tão desconhecido, para nós, e que deixe o assunto claro como TOLKIEN faz, por isso considero ele um verdadeiro mestre :mrgreen: :clap:

Riff
16-06-2003, 22:44
The Silmarillion.

Finrod
17-06-2003, 10:42
eu gostei mais do Hobbit, pois só li ele...
e vou ficar com o Hobbit mesmo...
:mrgreen:

Senhor Das Thangorodrim
20-06-2003, 21:47
Eu gostei de mais do Silmarillion por que ele é muto mais abrangente e fantástico do que os outros. Acho que nesse livro é que está verdadeiramente expressa a genialidade de Tolkien.

Red Chocobo
05-07-2003, 00:13
Olha já li tudo que tem de Tolkien em português... e leva mal não Senhor dos Anéis dá de mil...
Tá certo, tá certo O Silmarillion é O Silomarillion.
Mas saca só: no Senhor dos Anéis encontro a história mais bela que encontrei d Tolkien, a maneira como que o mestre junta pedaços tão separados é magistral... e também tem toda poesia deixada pelo Silmarillion que serve para enriquece-lo...
A maneira como Tolkien fecha a terceira era deve ser considerada como magistral... sério mesmo... minuncioso e simples... e ao mesmo tempo complexo e grandioso....
Vejo no livro ápices atrás de ápices... nunca imaginei que apenas um cozido de coelho poderia ser tão interessante... a luta contra Laracna emocionante....
E os diálogos... ah os diálogos... A voz de Saruman, a conversa de Aragorn, Legolas e Gimli... com Eómer pela primeira vez... simplesmente deliciosa... Frodo conhecendo Faramir...

CARA, MUITO BOM!!!!!!!!!!!

tolkeniana
06-07-2003, 17:41
Silmarillion é fantastico, mas sem duvida nenhuma Senhor dos Anéis é o mais maravilhoso, nóis ama ele, nóis adora, ele é o prrrreeesiossooo!!!! :roll:

Gwindor
07-07-2003, 13:30
Pra mim é O Silmarillion, que traz uma história muito mais complexa e fantástica, com muito mais personagens que os outros livros da série, alem de não ter um personagem principal nem uma era fixa que torna a história interligada, mesmo que seja um pouco confusa

Hugo Boss
07-07-2003, 17:14
O Senhor dos Anéis. É uma obra completa e extensa, com diversos personagens e explora quase toda a Tera-Média.

Uruk-hai
11-07-2003, 10:55
Na minha opinião o SdA é muito mais empolgante e fascinante, mas o Silmarillion também é du ca.... e Fingolfin desafiando Morgoth é a melhor passagem de toda a mitologia

Elendil, O Alto
13-07-2003, 21:29
pra mim... naum tem jeito, o silmarillion eh o melhor de todos... por mais q tenha sido lancado inacabado, eh simplesmente um obra-prima do nosso professor. tem de td no livro... eh perfeito. vou obrigar meus filhos a lerem tolkien, o q vcs acham? :o?:

Portador do Anel
16-07-2003, 23:56
Sem dúvida SdA. As outras saum interessantes, mas funcionam como complemento.

Uruk-hai
23-07-2003, 13:52
Concordo com a Solitaire.
o Silma é a obra prima de Tolkien, mas eu ainda prefiro SdA

*Nimrodel*
24-07-2003, 01:57
Eu ñ acho O Hobbit um livro propriamente infantil.Todo mundo falava isso pra mim mas depois q li o livro,achei super interessante.
Votei em SdA pq essa trilogia :obiggraz: ...nem precisa de comentários né? :D Qnt ao O Silmarillion,infelizmente ainda ñ tive o prazer de lê-lo. :(

Lord Meneltar
08-08-2003, 23:31
Eu quase tive um orgasmo literário naquela parte que Eärendil chega em valinor.
Definitivamente, mais uma vez, eu bou com o riff,
SILMARILLION

Aldanel
09-08-2003, 19:02
Eu já li as 4 obras três vezes cada uma, eu acho o Hobbit muito legal de ler, mas não tem profundidade, é infantil, aconselho para fãs de Harry Potter. O SdA é bem feito, muito detalhado, tem a história mais envolvente, o primeiro livro é o mais difícil de ler, mas quando você chega no terceiro começa a ler sem parar. O Silmarillion só não é perfeito porque ele é um resumão, deveria ser escrito em pelo menos 5 volumes, é o melhor livro, conta a história completa, relaciona coisas que você nem imagina ao começar a ler o Senhor dos Anéis. O Contos inacabados é interessante para ler, retira algumas dúvidas pendentes, mas não é uma história, são fragmentos, apêndices do Silmarillion

Riff
18-08-2003, 10:19
Eu quase tive um orgasmo literário naquela parte que Eärendil chega em valinor.

Ôrra meu, nem é pra tanto né :lol:

Fake
18-08-2003, 12:11
Senhor dos anéis eh o melhor... tem nem comparação...

Estë
19-08-2003, 13:46
Eu li as 3 e com certeza Silmarillion é a melhor. Ela é a que mais revela a alma do mundo criado por Tolkien. Ele criou personagens e raças com personalidade, raízes, enfim, perfeito!!! E principalmente mostrou que o Homem não é o único que se desvia para o mal (no Senhor dos Anéis os Elfos pareciam sempre certinhos demais :P )

Forfirith
24-08-2003, 19:19
Todos têm sua magicidade..porém na minha opinião,o Silmarillion é o melhor.Por varios motivos,mas principalmente por descrever varias coisas além de uma missão.

Níniel
25-08-2003, 07:29
o meu preferido é sem dúviad o senhor dos anéis. quanto a mim, o hobbit é um livro bom, mas é apenas um protótipoda imensidão do senhor dos anéis. a unica coisa que não gosto no snehor dos anéis é o facto do livro ser demasiado pequeno e algumas partes decorrerem depressa demais. a aventura de frodo e seus companheiros poderia ser mais demorada, o trajecto poderia ter ainda mais enredo, mas é abolutamete A OBRA de tolkien. O silma é também um livro muito bom, mas não nos dá pormenores, não nos delicia como o sda o faz. o sda é a magia pura de tolkien, é o que vem do fundo da sua imaginação, já para nãodizer que é onde se desenrola a maior aventura da Terra- Média, sim, a maior aventura, porque todas as raças estão aí presentes, é impossível ignorar o que se passa aquando da guerra do anel........ vendo bem até os ents se envolveram, eles que não estavam de nenhum lado. axo que fika bem esplicita a minha opiniaõ acera dos 3 livros.

1-osda
2-silmarillion
3-o hobbit

ahhhhhhhh!!! ja me esquecia o livro as aventuras dde tom bombadil (k n sei se ja saiu no brasil) tb é muito bonito. são poemas k nos fazem sonhar ...........

Namarië!!! :lily: [/code]

Turgon of Gondolin
28-08-2003, 00:35
Roverandom, um livro magnifico sobre a hstória do cachorrinho de brinquedo do filho de Tolkien!! :dance:

Belba de Frincha Longa
28-08-2003, 17:51
eu prefiro o Silmarillion, é incrivel, lindo, me emociona.... :D

Krebain
05-09-2003, 12:34
eu li us tres...... mas acho que o sda eh mais grandioso e mais envolvedor do que o silmarillion......embora silmarillion seja mtu belo....... e quanto ao hobbit acho que eh u melhor livro para us jovens iniciarem u gosto de leitura......

BassRing
05-09-2003, 12:39
Pq que será que quase todos preferem o SdA??
:lol: :lol: :lol:

Não deveria entrar o Roverandon ai não?? :o?: