Google

Web valinor.com.br

View Full Version : "A História Sem Fim" (Michael Ende)

Knolex
06-06-2002, 14:27
Esse livro, depois das obras de Tolkien é meu favorito. Já li 4 vezes, e como é gênero fantástico, resolvi abrir esse tópico. O maior trunfo da história na minha opinião, é ser basicamente uma aventura de fantasia, mas possuir diversas referencias filósoficas... Outro fator que se destaca é a maneira como o Michael Ende consegue focar vários ambientes diferentes no livro, dando a devida atenção a todos em apenas 400 págs. Quero ver se compro em breeve outro livro dele, Momo e o Senhor do Tempo, que dizem ser excelente.

Me pergunto se Ende leu Tolkien, afinal, existe uma terra chamada Morgul e um dragão chamado Smarg(nome parecido com Smaug). Mesmo a terra sendo bem diferente de Minas Morgul de Tolkien, e o dragão sendo completamente diferente de Smaug, imagino que os nomes possam ter sido influenciados por Tolkien...

Deriel
06-06-2002, 14:32
Bom, eu tenho os dois livros, História Sem Fim e Momo. Gostei muito do Ende e fiquei até mesmo um pouco surpreso ao notar que o filme foi baseado em apenas metade do livro :)

Momo é tão legal quanto.

Uma coisa que eu não gosto do Ende são os finais... dá a impressão que ela não sabe como acabar os livros :) Mas sem dúvida, pra quem gosta de fantasia, Ende não pode faltar.

Knolex
06-06-2002, 15:13
Outrolivro dele que já me disseram ser muito bom tb é A Escola de Magia... Não sei se o nome é exatamente esser, mas é algo parecido... Assim que eu terminar a trilogia Fronteiras do universo, que estou lendo agora, devo comprar Momo, e depois esse da Escola...

Skywalker
07-06-2002, 00:54
Esse é o segundo livro que mais tento procurar...e nunca achei..(o 1o é O Império Contra-ataca)

Primula
07-06-2002, 08:22
Como é que você não acha esse livro, meu caro Andarilho do Firmamento?? Encontrei outro dia mesmo na livraria Berne (Shopping Continental)! (tou falando de estória sem fim)

.:Varda_Elbereth:.
09-06-2002, 05:52
a história sem fim foi o primeiro grande livro que li por escolha propia....
eu ainda lembro como se fosse ontem, tinha oito anos, e entrei na livraria do amigo de um tio meu....
foi maravilhoso entrar naquele lugar infestado de papel e poera, .... tinha la o cheiro de livros novos e velhos.... todos os temas, .. partes organizadas, classificadas... outras caoticas, com pilhas de temas diversos e disconexos..
havia no fundo disso tudo, por entre velhos quadros e enciclopedias um pequeno corredor... uma especie de armario embutido e profundo, com uma unica lampada de 20 wats amarelados...
esse armário estava repleto de romances, livros de fantasia, ficção scientifica e contos infantis tinha la de poe a asimov, passando por lovecrarft e outros.... ainda sinto os meus olhos abertos irritados pela poera e o coração levemente acelerado.... dedilhei tudo... busquei um banquinho e escalei.....
la no alto, numa pilha estava um livro com duas cobras desenhasdas, uma escura mordendo a cauda de uma clara e vise versa...... era um livro gordo... mas livros gordos nunca me assustaram....
quando abri o livro comecei a ler, e fiquei naquele armario durante horas, deglutida pelo livro.....
no final do dia, na hora de fechar a livraria, o velho amigo do meu tio (um refugiado de guerra) me achou no armario, ele, sem pronunciar uma palavra me deu o livro e um tapinha nas costas para qe voltasse para casa....
quando li um pouco mais me senti o propio bastian...
aieeee...
aquela edição era linda: a letra mudava de cor conforme ao mundo, fantasia era verde e o "outro lado" marrom... bela forma... bela historia...
foi o melhor urante anos,.. depois chegaram o velho Bram (Stocker) e John.. aqueles que sem eu mesma saber ja me esperavam na pratileira do que quarto....

Knolex
09-06-2002, 14:46
A minha edição também tem partes em vermelho9 escuro e partes em verde.... Achop ue todas são assim... uma migo meu tem outra edição e tb é assim.... o trecho do Velho da Montanha Errante me fez achar que todas são assim.

Vejam os trecho que me fizeram pensar assim

"A imperatriz Criança aproximara-se e via agora, por trás do livro suspenso, o rosto de um homem, iluminado por uma luz fraca azulada, proveniente das folhas abertas do livro. Esse brilho era irradiado pelas letras, de um tom verde- azulado."

Essas letras de tom verde-azulado são usadas na primeira metade do livro para descrever o que Bastian lia, e as letras cor-de-cobre são usadas para descrever o mundo real, onde Bastian estava. A intenção das letras serem de cores diferentes aumentam nesse segundo trecho, duas páginas depois, onde além de servirem para separar os mundos, são usadas como um sinal para Bastian:

"O Velho da Montanha Errante obedeceu à vontade da imperatriz Criança e começou a contar, desde o princípio, a História sem Fim.

Nesse momento, a luz que irradiava das páginas do livro mudou de cor. Tornou-se avermelhada como as letras que se formavam agora sob a pena do Velho.(...)"

Eis então as razões das duas cores...

Lórien
13-10-2002, 13:39
Eu também amo A História Sem Fim. Muitas vezes esse livro é o meu porto seguro quando me encontro em situações difíceis. Tem dias que eu fico pensando mesmo num novo nome prá imperatriz criança e tudo mais rs...
Quando eu era pequena, eu me sentia exatamente como o Bastian. Quando eu li o livro foi um alívio para mim, uma ajuda imensa, porque eu percebi que não estava tão sozinha assim no mundo... Tudo por causa de um livro de fantasia... É incrível. :)

[F*U*S*A*|KåMµ§]
13-10-2002, 13:45
putz...mas é bom?
pq eu só vi os filmes....e adorei !!!! é entre os meus favoritos....
mas eu tenhu tipo q um tabu d: se eu já vi em filme, eu geralmente naum leio o livro....
foi o q aconteceu com HP....eu fikei adiando o dia d assistir esse com meus colegas pq eu keria terminar d ler o livro antes d ir ver no cinema....me odiaram por isso, mas valeu a pena....
aí livros como Xangô e Mente Brilhante eu naum li pq já tinha assistido no cinema....
po....
se for bom eu até q leio....

Lórien
13-10-2002, 14:00
Nossa, o filme não é nada comparado com o livro

Dheano Elwin
13-10-2002, 17:30
Sempre tive interesse de ler a história sem fim... mas nunca acho tempo para ler...
to sempre lendo SDA, a Bíblia e outros livros...

Leir
13-10-2002, 21:08
Po....eu mLi a tanto tempo que nem me lembo direito...um livro muito bom...

Knolex,eu tenho a escola da magia...é um livro inftil de historinhas com lições de moral....é bem bobinho,mas se vc quiser comprar...

Elanor Ladeira
14-10-2002, 08:17
Eu li a historia sem fim em dois dias... leitura gostosa e agradavel, fascinante... adorei

Qto às coincidencias com Tolkien eu tb tinha notado... principalmente o Smaug, achei bem interessante...

Isil Amarth
14-10-2002, 23:05
Meu primeiro contato com a História Sem Fim foi o clip da música q passava naqueles programas de clips q havia em todo canal na décadaca de 80, achei fascinante a seguencia do Oraculo do Sul e do Espelho, comprei o livro e o devorei lí apenas uma vez mas me marcou pelo resto da vida, o filme eu adoro (tenho as fita original em ingles e dublada além da trilha sonora) mas como Hilander pra mim só existe o primeiro, os outros são horrivéis) Do Michel Ende já lí Manu, A Menina que sabia ouvir(MOMO), O Teatro de Sombras de Ofélia e O Espelho no Espelho - O Labirinto (se vc achou o Simarillion confuso espere até ler este), em português ainda não consegui descobrir outros títulos dele.
A frase q me marcou tanto no livro como no filme é: Fantasia não tem limite, dita pelo monstro q perseguia Atreio. :grinlove:

Cults
10-01-2003, 08:49
Ah, eu queria ler esse livro, mas nunca acho pra comprar!!!!!! :osigh:
Eu até já incomendei na Siciliano, mas até agora não chegou.
Droga.
:evil:

Manveri
13-01-2003, 12:44
EU só vi os filmes, q são otimos.Recentemente comprei o livro mas não li ainda, mas deve ser maravilhoso :grinlove: :grinlove:

Saranel Ishtar
14-01-2003, 18:12
Wow esse eh meu livro preferido ao lado de SdA!
Li aos 14 anos, peguei emprestado da escola. Li em 3 dias, gostei tanto que ateh hje naum devolvi...hehehehehehehe!!!!!!!
Gostei mto do livro, e ele ficou como meu preferido ateh eu conhecer SdA ano passado.
Eh um livro que nos ensina liçoes sobre a vida, mesmo que sutilmente. Eh fantastico, e vc olhando parece soh mais um livro de criança...mas eh bem mais do que isso.

Aragorn Elessar
15-01-2003, 03:59
um livro maravilhoso que nao precisa nem ser comentado. quem tiver a oportunidade leia. é muito facil de ser lido pois usa uma linguagem facil, mas que tem muito mais licoes do que muito livro por ai.

acho que a ideia do autor foi exatamente a de fazer uma historia infanto-juvenil mas que tivesse licoes como perseveranca e amizade (por exemplo).

mAlkAviAn
15-01-2003, 14:09
poxa.... to loco pra compra historia sem fim.... a tempos tenho a vontade de consumir sua paginas....mas existiam outros livros na fila de espera..... mas agora to decidido mesmo.....

Mouth of Sauron
15-01-2003, 23:45
poxa.... to loco pra compra historia sem fim.... a tempos tenho a vontade de consumir sua paginas....mas existiam outros livros na fila de espera..... mas agora to decidido mesmo.....

Onde posso comprá-lo?
Eu adoraria voltar à época de criança, quando eu mergulhava fundo na imaginação deste livro, já que meu pai lia pra mim.. :)

*Pearl*
16-01-2003, 00:13
Bom, o 1o filme de A História sem fim foi um dos filmes da minha infancia.

Dai depois de algum tempo eu li o livro. Foi maravilhoso, tão diferente, e não sabem o choque que eu tive sabendo que Atreiu é verde. :mrgreen:

Adori o livro, mas tem uma coisa que me incomodou. Quando começava a ser narrado alguma coisa, daí o narrador fala: Mas isso é uma outra história e deverá ser contada em outra ocasião.

Ah gente, na boa, era uma quebra no clímax... nossa..

Knolex
16-01-2003, 10:29
Adori o livro, mas tem uma coisa que me incomodou. Quando começava a ser narrado alguma coisa, daí o narrador fala: Mas isso é uma outra história e deverá ser contada em outra ocasião.

Ah gente, na boa, era uma quebra no clímax... nossa..

Na minha opinião isso foi uma das melhores coisa sdo livro.. msotra que Fantasia está em aventuras coinstantes e paralelas, e que o fato de alguns personagens não aparecerem mais na aventura que acompanhamos, memso assim eles viveram suas próprias, e que outra spessoas estariam a lendo, ou nós mesmos leríamos futuramente, representando todo universo da literatura fantástica. É algo genial.

*Pearl*
17-01-2003, 00:35
Bom Knolex, até que eu concordo com você. Só que você não teve curiosidade de ver pelo menos alguma daquelas histórias serem contadas??? Acho que todos nós tivemos. :D
Por isso que eu falo que quebrava o clímax. Talvez Ende deveria ter feito um apendice, e ter criado a "outra ocasião".

Cults
17-01-2003, 08:15
Comprei a História sem Fim ontem!!!!
Finalmente. Depois que acabar Aprendiz de Morte (estou no final) vou começar a ler. Aí posto meus comentários. :wink:

Aerin
19-02-2003, 22:52
História Sem Fim é um livro maravilhoso. :grinlove:

Uma história inteligente, com personagens únicos, enfim é um livro que mescla drama, humor e sensibilidade de uma maneira bacana, além é claro, de ser muito bem escrito.
Leitura obrigatória para todas as idades.
Vale a pena mesmo.
:D

Lembas
22-02-2003, 00:53
História sem Fim é o livro mais maravilhoso que eu já li, com toda certeza. Quando o ganhei, eu o li em apenas uma madrugada, porque não conseguia parar.
Apesar de ser um livro de aventura, eu o acho muito mais uma jornada de auto-conhecimento de Bastian, que mergulha nos próprios sonhos para achar sua Vontade Verdadeira, com a qual ele realmente poderá realizar suas magias e seus desejos. Fantasia tem limites sim, e esse limite é você, como a Imperatriz nos mostra quase no fim. E Fantasia é um lugar que você pode e deve visitar, mas não é o lugar para você permanecer, ou você se perderá de si mesmo. E aquelas coisas de "mas essa é outra história" mostra que a fantasia é infinita, que só depende de ser contada, e que pode ser visitada sempre e sempre renovada.

A Escola de Magia é um livro de pequenos contos, todos eles muito sensíveis. É o tipo de livro que respeita a inteligência da criança. E tem uma coisa muito linda que o professor de magia diz pras crianças no primeiro conto. Não me lembro das palavras exatas, mas é algo assim:

Você só pode desejar realmente o que acredita ser possível
Você só pode acreditar que é possível o que faz parte da sua história.
Só faz parte da sua história o que você deseja de verdade.

Aerin
23-02-2003, 22:20
Lembas!
Não estou com o livro aqui, mas adoro a ultima parte do livro. A ultima frase, se não me engano, é maravilhosa ...... gostaria de poder citá-la na integra. :D

Quase comprei "Momô o Senhor da Magia" (acho que é esse o nome), mas fiquei na dúvida .... será que é bom, vc já leu??

Strider
01-03-2003, 00:29
Peguei o livro ontem na Biblioteca da escola, da edição de 1990.

Uma coisa que eu ahcei interessante é o livro ser divido em duas cores. Quando eu descobri isso eu fiquei deslumbrado! :roll: :mrgreen:

Bom, to no sétimo capítulo. Comecei a ler o livro hoje só. Espero terminar esse fim de semana mesmo. 8-)

Ah, até agora, tá muito bom o livro. Não é muito descritivo e ele corre bem rápido.

Ptah
01-03-2003, 09:17
Eu juro para vcs q tentei gostar do Historia sem Fim, mas não deu :tsc: . Tenho q confessar essa terrivel falta: eu detestei! O Momo é bem mais legal...

Knolex
01-03-2003, 10:25
Uma coisa que eu ahcei interessante é o livro ser divido em duas cores. Quando eu descobri isso eu fiquei deslumbrado! :roll: :mrgreen:

Existe uma razão pra isso.

E Ptah, vc é uma herege! :mrgreen:

Strider
01-03-2003, 20:03
Opa, me expressei errado... quando descobri o porque disso eu fiquei deslumbrado...

ei, tem outra razão? :?

Ah, to no capítulo 12 8-)

Gil_Gaer
13-04-2003, 05:23
Amei o livro :obiggraz: ... fiquei grudada nele e enquanto eu não conseguia deixar de ler o livro...
Achei maravilhosa a descrição que Ende faz do prazer que Sebastian tem na leitura, da maneira que ele descreve o sentimento de Sebastian para com os livros e seus personagens... puxa, quase chorei qd li... Se alguém tiver o livro, por favor coloque essa passagem aqui ou me mande por e-mail... é logo no início do livro...
Outra coisa q achei interessante é as observações de Sebastian quanto as personagens, como nunca ir ao banheiro e tals... muito bom livro, independente da idade do leitor.

*Pearl*
13-04-2003, 11:30
Gil_Gaer de que trecho você tá falando? :?

Eu to com o livro aqui na minha mão, mas não to achando essa parte. É só falar que eu posto aqui.

Ristow
22-05-2003, 14:14
Ah, terminei de ler e tinha me esquecido de postar aqui. :roll:

Sim, é um bom livro. Muito bem escrito, inteligente e criativo. Mas na minha opinião, da metade até o final ficou meio entediante... é até interessante a mudança psicológica radical do Bastian, mas a história em si perdeu um pouco da magia. Mas no fim das contas eu gostei... não é o livro da minha vida, mas vale a pena ler.

Eu tenho um dúvida quanto ao lance das cores das letras... as verdes são usadas para narrar o que acontece em Fantasia, enquanto as vermelhas eram usadas para o mundo real. Por que na primeira folha do livro, que começa com Bastian entrando na loja do velho lá, está escrita com letras verdes?

Ithildwyn
28-05-2003, 02:00
a história sem fim foi o primeiro grande livro que li por escolha propia....
eu ainda lembro como se fosse ontem, tinha oito anos, e entrei na livraria do amigo de um tio meu....
foi maravilhoso entrar naquele lugar infestado de papel e poera, .... tinha la o cheiro de livros novos e velhos.... todos os temas, .. partes organizadas, classificadas... outras caoticas, com pilhas de temas diversos e disconexos..
havia no fundo disso tudo, por entre velhos quadros e enciclopedias um pequeno corredor... uma especie de armario embutido e profundo, com uma unica lampada de 20 wats amarelados...
esse armário estava repleto de romances, livros de fantasia, ficção scientifica e contos infantis tinha la de poe a asimov, passando por lovecrarft e outros.... ainda sinto os meus olhos abertos irritados pela poera e o coração levemente acelerado.... dedilhei tudo... busquei um banquinho e escalei.....
la no alto, numa pilha estava um livro com duas cobras desenhasdas, uma escura mordendo a cauda de uma clara e vise versa...... era um livro gordo... mas livros gordos nunca me assustaram....
quando abri o livro comecei a ler, e fiquei naquele armario durante horas, deglutida pelo livro.....
no final do dia, na hora de fechar a livraria, o velho amigo do meu tio (um refugiado de guerra) me achou no armario, ele, sem pronunciar uma palavra me deu o livro e um tapinha nas costas para qe voltasse para casa....
quando li um pouco mais me senti o propio bastian...
aieeee...
aquela edição era linda: a letra mudava de cor conforme ao mundo, fantasia era verde e o "outro lado" marrom... bela forma... bela historia...
foi o melhor urante anos,.. depois chegaram o velho Bram (Stocker) e John.. aqueles que sem eu mesma saber ja me esperavam na pratileira do que quarto....
Eu comprei esse livro domingo na Bienal, e voltei lendo no ônibus. Li umas 40 páginas (eu leio beeeeem devagar), e qndo comecei fiquei em dúvida se esse relato aí d cima, q eu já tinha lido, era a estória do livro ou algo q alquem daqui tinha vivenciado... Deve ter sido algo mto mágico!

Adorei o comecinho, amanhã eu continuo lendo (não tinha lido mais pq queria terminar outro livro antes)