Google

Web valinor.com.br

View Full Version : Lovecraft e Edgar Alan Poe

BlackBeard
06-06-2002, 16:20
quem curte esses dois autores ai?:) eles sÃo um dos meus preferidos. Inclusive Lovecraft "criou" uma mitologia em seus contos.

Conan
06-06-2002, 21:11
Lovecraft é meu escritor preferido, apesar do meu livro preferido ser SDA. E Poe é um genio.

BlackBeard
06-06-2002, 21:32
Pode crer poe conseguiu realmente fazer contios de terror.
Lovecraft eu tb curto, inclusive o conto A cor que caiu do céu, um dos mais aterrorizantes q já li dele.
Eu tb tenho O "Necronomicon"( acho q é de mentirinha, mas vale a pena pra se dicertir), afinal qual fan de lovecraft nunca procurou ele nas livarias de magia?:)

Skywalker
07-06-2002, 00:52
Eu adoro o RPG Call of Cthulhu, mas não gosto do estilo do Lovecraft... agora, Poe é mto bom.. um dos meus poemas preferidos é O Corvo.. tenho ele em inglês, português e francês..

Conan
07-06-2002, 10:57
Pode crer poe conseguiu realmente fazer contios de terror.
Lovecraft eu tb curto, inclusive o conto A cor que caiu do céu, um dos mais aterrorizantes q já li dele.
Eu tb tenho O "Necronomicon"( acho q é de mentirinha, mas vale a pena pra se dicertir), afinal qual fan de lovecraft nunca procurou ele nas livarias de magia?:)

A minha assinatura é o que dizem ser a primeira frase do necronomicron.

.Gabil-Nala.
07-06-2002, 11:00
Putz, muito legal esse topico, esses autores com certeza são os meus preferidos...Call of Ctulu é demais e Poe entaum nao precisa nem falar nada...assassinos na rua morgue e misterios de rose mary com o detetive Dupin deram origem a todos esses misterios investigativos que conhecemos hj.Porem o mais incrivel nos contos dele é a sinestesia que ele impreguina em suas palavras...parece que da pra vc sentir o cheiro, o sabor, as cores e o sabor perfeito dos ambientes propostos...um dos melhores contos é O poço e o pêndulo...Poe não faz terror, mas sim um suspense sinitro, sem assim podemos chamar, pois nao deixa nada declarada. Assim como Lovercraft ele trabalho com a capacidade imaginativa da mente humana, afinal os piores monstros são os criados pela nossa propria mente...

BlackBeard
07-06-2002, 14:25
Falou tudo gabil nala, um desses contos q realmente te transporta para o mundo de poe é o coração denunciador, berenice e morela, meus preferidos.
acho q um filme sobre cthulhu e cia seria imporssivel pois os monstros de lovecraft são "inimaginaveis" e isso por si é um grande terror :)
Álias falando em lovecraft tem uma musica do cradle of filth e 'q baseado no cthulhu. Cthulhu dawn. a capa e contracapa é bem ao estilo "lovecraft".

Ogden
07-06-2002, 18:51
Eu conheço o Poe, mas Lovecraft eu nunca li, fora uma citação de uns versos dele que tem na capa do Live After Death...
Aliás, eu queria saber mais sobre o cara, já ouvi falar muito (e bem) dele...

p.s.: qto ao Poe, O Corvo é demais... o que que é aquilo! 8O :wink:

Mithrellas
08-06-2002, 20:12
Pootz! poe é muuuuuuuito bom! Ele ta entre meus escritores favoritos :)

Tipo, acho que meu conto favorito dele é O Gato Preto, é muito bom, tipo, ele é sinsitro pacas!

Berenice tbm, é muito bom...o Poe é um genio, ele é o Sinistro, meio louco e tals, e muuuito bom escritor, é legal, pq os "viloes" normalmente sao os mocinhos, e vice versa, é muito legal essa construção de personagem hhehehehe :D

.:Varda_Elbereth:.
09-06-2002, 06:22
ahn, eu sempre quiz um cuthulluzinhu e pelucia.....
acho Lovecraft fascinante e poe viciante...
o meu conto preferido é aquele da morte vermelha.....
ainda mentalizo os grandes relogios a pendulo e o seu som peculiar, que acompanha torturadamente o batimento co coração numa tragetória lenta, silenciosa e terrivel até a morte...
lembrei na hora de poe quando li a parte dos tambores de Moria, batendo cada vez mais e mais forte....
foi sensacional! :D

_Niphredil_
15-06-2002, 02:37
Poe s/ duvida eh um dos meus autores preferidos, agora Lovecraft ainda ñ li...
tem um ocnto mto da hora d Poe, q agora ñ lembro o título, eh akele em q o cara q tah a beira da morte eh hipnotizado... putz mto loko.... alguem jah leu e lembra o titulo? o do gato preto tb... da morte escarlate... da casa d usher... o "hop frog".... e mtos outros, todos q eu li dele sao otimos...

um dos melhores contos é O poço e o pêndulo...

esse eu ñ li mas vi o filme (na escola!!! ah q saudades da minha fessora d portugues...). nossa, o filme eh da hora tb... tem umas coisas no minimo repugnantes...

.Gabil-Nala.
15-06-2002, 13:28
Falou tudo gabil nala, um desses contos q realmente te transporta para o mundo de poe é o coração denunciador, berenice e morela, meus preferidos.
acho q um filme sobre cthulhu e cia seria imporssivel pois os monstros de lovecraft são "inimaginaveis" e isso por si é um grande terror :)
Álias falando em lovecraft tem uma musica do cradle of filth e 'q baseado no cthulhu. Cthulhu dawn. a capa e contracapa é bem ao estilo "lovecraft".

Ah, a ultima musica do Ride the Lighting do metallica é instrumental e se chama Call of Cthulhu....

.Gabil-Nala.
15-06-2002, 13:32
Poe s/ duvida eh um dos meus autores preferidos, agora Lovecraft ainda ñ li...
tem um ocnto mto da hora d Poe, q agora ñ lembro o título, eh akele em q o cara q tah a beira da morte eh hipnotizado... putz mto loko.... alguem jah leu e lembra o titulo? o do gato preto tb... da morte escarlate... da casa d usher... o "hop frog".... e mtos outros, todos q eu li dele sao otimos...

Putz eu sei qual é esse conto mais não lembro o nome ,,,mas vou procurar, eu tenho o livro de contos que tem esse, dai depois eu coloco aqui,,, :)

_Niphredil_
22-06-2002, 15:58
tem um ocnto mto da hora d Poe, q agora ñ lembro o título, eh akele em q o cara q tah a beira da morte eh hipnotizado...

fui ver o nome, eh "Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar". um dos melhores contos de Poe q jah li, na inha opinião.

.Gabil-Nala.
24-06-2002, 08:41
tem um ocnto mto da hora d Poe, q agora ñ lembro o título, eh akele em q o cara q tah a beira da morte eh hipnotizado...

fui ver o nome, eh "Os fatos que envolveram o caso de Mr. Valdemar". um dos melhores contos de Poe q jah li, na inha opinião.

Muito bem srta. eficiencia!!! :D ...nossa falei q nem o Fox agora...hehehe :)

p.s: flood...??? :roll:

Rage
26-06-2002, 00:22
só vi esse tópico agora... eu tb adoro Poe o Lovecraft apesar de nao conhecer tanto deles assim... :)
dos contos do Poe os q eu mais gosto sao os q envolvem Magnetização (ou Mesmerização) como esse do Sr. Valdemar (ele nao foi hipnotizado e sim magnetizado)
do Lovecraft o q eu mais gosto é aquele dos cones gigantes com tentaculos q trocavam de corpos com seres de outros mundos e tempo para acumular conhecimento... mto bom :)

***°RüBy°!°Mººn°***
26-06-2002, 21:17
Naum conheço mto deles, mas sei q Lovecraft faz uns negócios de dar medo, mas eu acho a historinha de deus polvo idiota ¬¬, o Alan Poe eu nunca li, nem sabia q escrevia contos de terror.

Ungoliant
26-06-2002, 21:59
Poe escreveu poemas e short stories ultraromanticos (aquela coisa toda tenebrosa). Pelo menos tenho quase certeza que eh ultra-romantismo sim... quem tiver no colegial ae me corrige se eu tiver errado! :D

Mas entao, Lovecraft eh legalzinho.... mas nao eh um dos meus favoritos. Agora Poe destroi. Jah analisei varios poemas e historias dele na minha aula de literatura americana (quando estudei fora)!!!!

The Raven, the Pit and the Pendulum, Tell-Tale Heart..............

animais!

NEVERMORE!!!

Rage
27-06-2002, 00:01
eu conheço mais os contos do q os poemas do Poe... alias eu so conheço The Raven de poema... Aliás, mudando um pouco de assunto (nem tanto) o último Cd do Grave Digger foi inteiramente baseado na obra de Edgar Allan Poe.... mto bom...

Isildur
28-06-2002, 17:37
Lovecraft é muito bom, e é um grande autor do único tipo de terror que realmente me assusta: Horror Cósmico!!! Só de pensar nas coisas que existem que nós nem imaginamos... brrrr.... nem gosto de pensar, hehehehehehehe....
Contos recomendados:

A Coisa na Soleira
O Chamado de Cthulhu
Horror em Redhook
Beyond the Mountain of Madness (Não sei o nome em português pq li o original...)

BlackBeard
01-07-2002, 19:13
Eu tenho esse cd do grave digger, bem loco mesmo ele dedica ao poe, tem uma musica q chama raven outra q chama king pest , black cat:)
alias o grave digger fico bem melhor nos anos 90 na minha opinião! pena q o uwe saiu.
a trilogia deles tb é bem foda né cara? nem sei qual dos três é o melhor hehehe

Saradoc
04-07-2002, 16:27
Depois de Tolkien, penso que Poe é o melhor escritor, os seus melhores contos são Assassinatos da Rua Morque e o Escaravelho de Ouro, o kara sabe passar tensão, suspense, seus contos são os únicos que me "assustam" e intrigam, são realmente sombrios. Lovercraft nunca cheguei a ler, qual seria o tipo de terror que ele faz???

BlackBeard
04-07-2002, 17:53
lovecraft tem(tinha) poe como granbde influencia então de algum modo os contos dele vão no mesmo estilo, so q poe consegue "passar" os sentimentos muito mais facil heheh
Mas lovecraft é mais fantasioso nos seus contos , ele fala( na maioria deles) sobre uma civilizaçÃo extaterrestre inimaginavel q reinava na terra há milhares de anos e que agora querem voltar para tomar o q é deles( pelo q eu entendi). Um dos meio de se conseguir isso é invocar essa entidades por meio de um livro chamado necronomicon, supostamente um livro de magia.

Aurus
05-07-2002, 13:30
Nunca li muitos contos de Poe, mas ja li alguns de Lovercraft.
Inclusive li um q saiu na dragão brasil numero 8 quando tinha 10 anos, depois aos 11 li ele denovo e pesquisei na internet sobre o Necronomicon, fiquei 4 anos na duvida se o tal livro existia mesmo ou não, mas hoje acho q ele realmente não existiu e foi só uma invenção de Lovercraft.
Depois de Tolkien Lovercraft é meu escritor preferido.

Só uma duvida o Necronomicon existiu mesmo?

BlackBeard
05-07-2002, 15:22
Eu tenho um exemplar do necronomicon em casa hehehehe pelo menos é um livro chamado necronomicon-livrö dos mortos q possui uma introdução gigantesca e o livro de verdade , o necronomicon( supostamente de verdade) são só 20 paginas, tipo são fragmentos q os caras dizem ter achado em um antigo manuscrito arqueológico. mas eu acho q tudo isso é picaretagem. O q pode ter sido possivel é q lovecraft se baseou em algum "grimório de magia" para escrever seus contos. Ele pode ter"plagiado" os seres e a mitologia. Mas sei lá, acho q o cara inventou tudo isso mesmo.

Rage
08-07-2002, 01:19
Privateer: realmente eu nao sei qual do tres cd é o melhor mas o The Grave Digger bate todos facil, facil... O Uwe saiu mas esse guitar de agora lembra bastante ele... e eu ja vi esse Necronomicon... é picaretagem com certeza :P

BlackBeard
08-07-2002, 03:26
eu achei o novo bem loco mas senti falta do uwe :( tipo o manni é muito bom, so q o uwe fazia uns riffes muito matador!
Eu gosto do excalibur cara :) mas pode ver todo mundo prefre o tunes :)

Celegorm-
08-07-2002, 10:17
Well, Poe é ótimo!!! Um dos melhores escritores que existem!!! Falando em bandas que se baseiam nele, tem uma badna gótica o London After Midnight que tem uams musicas baseadas em Poe... a mais legal é Black Cat...
Lovercraft é legal, ams eu não gosto do estilo dele escrever...

.Gabil-Nala.
10-07-2002, 10:44
Well, Poe é ótimo!!! Um dos melhores escritores que existem!!! Falando em bandas que se baseiam nele, tem uma badna gótica o London After Midnight que tem uams musicas baseadas em Poe... a mais legal é Black Cat...

Com certeza, London After Midnight é muito legal kra! eu tava ligado que os kras se inspiravam na obra do Poe....muita pena os filme chamada "London After Midnight" ter sido perdido... :cry:

Celegorm-
11-07-2002, 22:01
Cara, me explica essa pira do filme London After Midnight q eu num to sabendo...

BlackBeard
12-07-2002, 01:22
outro disco q é baseado nos autores aki citados é o midian do cradle of filth, baseado em lovecraft tem uma musica q se chama cthulhu dawn. As imagens do encarte do disco saum bem ao estilo lovecraft

.Gabil-Nala.
12-07-2002, 08:12

Com certeza, London After Midnight é muito legal kra! eu tava ligado que os kras se inspiravam na obra do Poe....muita pena os filme chamada "London After Midnight" ter sido perdido... :cry:

Tipo, o filme 'london after midnight' foi filmado na decada de 20(1927 precisamente)...tinha como principal ator Lon Chaney, sim o mesmo q gravou o classico fantasma da opera e iria gravar o dracula, gravado por Bela Lugosi(falando nele, a musica do Bauhaus é ótima né?), se nao tivesse morrido...bom 'london' foi realmente gravado, mas foi PERDIDO, assim como outros classicos dele,,,ninguem sabe o q aconteceu e ninguem q vive hoje, e daqui por diante, tera a oportunidade de assisti-lo.... :cry: ....

Bom, pra mais informações da um pulo nesse site: www.carcasse.com que tem muita informação sobre cultura gotica em geral, musica, literatura, cinema etc....ótimo site :wink:

.Gabil-Nala.
12-07-2002, 08:14

Tipo, o filme 'london after midnight' foi filmado na decada de 20(1927 precisamente)...tinha como principal ator Lon Chaney, sim o mesmo q gravou o classico fantasma da opera e iria gravar o dracula, gravado por Bela Lugosi(falando nele, a musica do Bauhaus é ótima né?), se nao tivesse morrido...bom 'london' foi realmente gravado, mas foi PERDIDO, assim como outros classicos dele,,,ninguem sabe o q aconteceu e ninguem q vive hoje, e daqui por diante, tera a oportunidade de assisti-lo.... :cry: ....

Bom, pra mais informações da um pulo nesse site:

www.carcasse.com

Lá tem muita informação sobre cultura gotica em geral, musica, literatura, cinema etc....ótimo site :wink:

Washu_Hakubi
12-07-2002, 23:24
nao conheço Lovecraft pq eu nao gosto de terror..ver é ruim, mas ler é terrivel...vc começa a pirar e imaginar e fica com + medo... 8O
mas Poe eu não gosto...acho chatim mesmo...

Celegorm-
13-07-2002, 12:36
Interessante... realmente, uma pena ter sido perdido...
a música do Bella Lugosi do bauhaus é muito massa mesmo..
Eu já conheço o Carcasse, ams valeu... inclusive eu costumo frequentar o fórumd e lá...

Dharma K
19-07-2002, 02:11
Puxa, q legal esse tópico!
Me lembro dos primeiros livros q li desses dois autores: Contos de Terror, de Mistério e de Morte (do Poe) e do Lovecraft O Estranho Caso de Charles Dexter Warden (acho q é esse o nome, se não for corrijam-me, por favor).

Alguém lembra o nome daquele conto (q mais me impressionou) do cara q não gosta dos olhos de um velho e o mata só por causa disso? (do E A Poe).
O Chamado de Cthulhu Noossa! Isso é horror! Eu ficava tentando imaginar como se pronunciava esse nome Cthulhu
E aquele conto do cara (acho q é um professor) cujos corpo e mente são "tomados" por um ser extraterrestre e extratemporal (uma espécie de lesma gigante) e depois (novamente como professor) descobre o mundo q existiu desse povo-lesma no deserto do Egito? e quase leva o livro.
Eu acho q é tudo imaginação do Lovecraft sim, claro.
O q não deixa de ser fantástico porq ele era um cara recluso, nunca viajou e tinha uma vida social praticamente inexistente.
E, ainda assim, ou talvez por isso mesmo, tinha essa imaginação extraordinária.
Os menos impressionáveis podem achar as histórias desses dois bobinhas, mas é bom lembrar q as histórias, os filmes de horror e de fantasmas dos dias de hoje tem muito (muito mesmo) de Poe e Lovecraft (Stephen King é o exemplo mais óbvio mas tem muitos outros).

Adorei esse tópico :wink:

Dharma Kaya

Leif
20-07-2002, 22:09
Na minha opiniao, Alan Poe e' um genio e serviu de base para praticamente tudo (senao tudo) que existe de horror.

Porem Lovecraft e' o que mais me agrada no genero. Alias, encaixaria ele como meu escritor preferido. E, sem querer fazer propaganda (mas ja' fazendo) os livros do Lovecraft editados pela Iluminuras detonam! Sao muito bons. Valem cada centavo gasto.

Outro escritor que era muito bom no campo de horror era o Conan Doyle. Antes dos Sherlock Holmes ele detonava com contos absurdamente bons de horror...

BlackBeard
21-07-2002, 03:40
o nome do conto em q o cara mata o velh por causa dos olhos se naum me engano é Coração Denunciador. bemmmmmmmm legal ;)
Uma coisa as vzes q naum gosto em lovecraft é a quantidade detalhes, meu as vezes eu fico até perdido quando ele começa a deescrever as coisas. Vai ver q é prq as coisas q ele imaginou eraum taum doidas q era até dificil de escrever hehehe.

Leif
22-07-2002, 00:22
Nao acho Lovecraft tao detalhista assim. Mas acho realmente que se alguem le qualquer conto dele e em algum dos paragrafos nao prestar muita atencao, vai se perder mesmo. Hehehe

Tem vezes que acabo me distraindo da leitura e tenho que voltar a mesma pagina umas cinco vezes...

Uma das melhores coisas do Lovecraft e' a capacidade dele de assustar sem explicar. Ele solta informacoes bem lentamente, e mesmo assim as vezes nao e' o suficiente...

Garth Blackwood
04-09-2002, 12:13
Alguém aqui já leu essa estória de H.P Lovecraft???
Até agora foi a única que eu li. Muito boa...

Leif
04-09-2002, 13:50
Lovecraft e' o mestre. O escritor que eu mais curto ler.

Essa historia e' bem legal, mas nao se atenha a ela. Corre atras de outros contos dele. Em http://www.hplovecraft.com voce encontra vaaaaaarios contos dele em ingles. Nada de pirataria.

Tente ler o Ar Frio (Cool Air), Nas Montanhas da Loucura, A Maldicao de Sarnath tambem e' muito legal.

cirith
04-09-2002, 15:58
se vc gosta de lovecraft, leia tales of hp lovecraft sao varios contos sobre a mitologia de lovecraft escrito por mestres do terror como stephen king

V
10-09-2002, 19:31
Inseri nesse tópico as mensagens daquele do "Chamado de Ctullhu".

Elas estão acima.

Angelripper
29-09-2002, 14:16
Pode crer, Cradle of Filth é animal e essa musica é demais! Tem também aquela coletânea: Lovecraft e witch hearts!

O Sujo de Sangue
03-12-2002, 12:47
Edgar Alan poe é simplesmente fantástico.

O que mais me agrada nele é o espirito que ele coloca nas sua descrições.

Um exemplo típico, é a descrição da casa de Usher: "Janelas que lembravam olhos vazios". Ele faz com que montemos uma personalidade da casa, como se ela fosse um ser vivo.

Outra característica bastante marcante, e como ele consegue passar sentimentos sem decrevê-los. Citações do tipo: "Não conseguiria expressar em minha pobre literatura o que senti".

O jeito com que narra em primeira pessoa é extremamente impolgante. Como no conto "O Barril de Amontillado". De maneira sínica e cruel, o narrador chega a ser engraçado, irônico e terrível ao mesmo tempo.

Simplesmente um gênio.

Ana Lovejoy
03-12-2002, 13:44
Hummm.. Poe é minha paixão entre os autores americanos... não lembro se já postei aqui, mas concordo com todas as qualidades literárias que o Sujo citou... E mais uma: ninguém retrata a loucura tão bem como ele. É só pensar em contos como "O Coração Denunciador". Quando a pessoa ri de desespero! É fantástico!!

(e perfeito para ser lido em dias de chuva :grinlove:)

Alex deLarge
07-12-2002, 02:35
Nao li nada desse LoveCraft... embora já tenha ouvido falar, não tive a oportunidade ainda... Edgar Alan Poe e um li um livro de contos dele, O escaravelho de ouro (ou algo assim). A única história da qual me lembro bem é a do título, das outras só lembro vagamente de uma, algo como Máscara da Morte.

Ana Lovejoy
25-12-2002, 18:22
Agora eu posso dizer que conheço Lovecraft :mrgreen:

Eu gostei bastante, ele tem um estilo de narração bem peculiar. O normal nos contos é o autor criar a atmosfera para nas últimas linhas chegar ao clímax da história. Poe faz muito disso, tem contos dele que você nem sabe porque são de terror até você ler a última frase. Já no caso do Lovecraft, as histórias dele se iniciam com a criação da atmosfera (óbvio), para chegar ao clímax, e então no fim, vem uma explicação do que ocorrera, como aparece em Arthur Jermyn (gostei pra caramba desse). Hum.. isso quando ele não deixa o final meio em aberto, como no final de A sombra sobre Innsmouth. E sabe o que é legal também? É o clima de "contador de história" que ele cria. Parece que ele tá falando com você, é muito bom (isso é pq ele usa a primeira pessoa, não?). Bom, gostei, quero ler mais :lily:

virus
01-01-2003, 17:17
Allan Poe eu nunca li nao.. (mas sempre ouço muita gente falar que é bom)
Agora Lovecraft é d++!
De todas histórias de terror q eu jah li... as deles sao simplesmente as melhores!
Os contos que mais gostei foi Call of Cthulhu e Beyond the mountain of madness (eu só li em ingles...)

Leif
02-01-2003, 12:01
Acho que o merito do Lovecraft e' criar o clima logo no comeco do conto. Um que eu lembro que me intrigou bastante na epoca que li era "A Coisa na Soleira da Porta" (em ingles "The Thing On The Doorstep") que comecava com: "It is true that I have sent six bullets through the head of my best friend, and yet I hope to show by this statement that I am not his murderer."

Extremamente recomendado para quem acha Stephen King o genio do horror... hehehehe ;)

Stein
22-06-2003, 01:15
Porque será que escrevo muito, ninguém lê mesmo :roll:

H.P. Lovecraft é simplesmente fantástico.

Por causa deste escritor das décadas de 20 e 30 que o meu "Contos Inacabados" fica mofando na estante...

Eu não recomendo para quem não se interessa pela temática. Até porque para esses indivíduos, as histórias não farão sentido.

Para começar... Qual é a temática?

Se eu tivesse que optar cinematograficamente para exemplificar, imagine um misto de Alien com Stargate. Esse é o background. Agora imagine que os protagonistas da história não fazem patavina do que está acontecendo. Por mais que apliquem o cientificismo e razão, eles simplesmente não entendem o que está se passando!

E quando se aproximam da Verdade... ou enlouquecem, não comentam o assunto com ninguém ( nenhum indivíduo são acreditaria nos relatos ), ou são mortos pelo desconhecido ou resolvem se matar... É um beco sem saída.

Certo, isso pode ter parecido confuso ou vago demais...

A maior parte da obra de Lovecraft é constituída por pequenas histórias e contos. Como em uma balança, ele vai alternando doses de horror e ficção científica.

Os personagens podem variar de caçadores de artefatos místicos para pacatos fazendeiros.

As histórias aparentemente não mantém nenhuma relação entre si... Mas existe um ponto central.

O que vem a ser o "Cthulhu Mythos"? É o nome que passou a ser dado, na década de 40, para todos os eventos e a mitologia concebidos pelo escritor. Cada história abrange uma pequena parcela desse Mythos...

E o Mythos... O que é peculiar do traço de ficção científica de Lovecraft?

Simples. O desconhecido está mais intimamente conectado com a existência da vida no nosso planeta do que jamais imaginaríamos.

E melhor... É MELHOR QUE A VERDADE DESTE DESCONHECIDO NUNCA SE PASSE PELA MENTE DE INSIGNIFICANTES HUMANOS, pois caso isso aconteça, ESTAREMOS FADADOS À NOSSA AUTO-DESTRUIÇÃO, UMA CELEBRAÇÃO EM MASSA DE LOUCURA E INSANIDADE!

Para que isso aconteça, não é necessário que o Grande Cthulhu, discípulo de Azathoth se levante de seu sono profundo na gloriosa cidade submersa de R'lyeh, quando as estrelas estiverem na posição correta...

O nosso mundo nãoé o que aparenta... Já foi palco de conflitos cósmicos, antes dos dinossauros habitarem a superfície raças de reptilianos já governavam imensas cidades-estado. Colônias mineradoras de pólipos e fungos nas altitudes das cordilheiras do Himalaia...

Entidades deíticas, cuja existência remota desde o início do Universo, cuja majestosidade supera o espaço-tempo, cuja opinião pessoal sobre a espécie humana é NADA! NÓS SOMOS INSIGNIFICANTES! NÃO FARÁ DIFERENÇA SE FORMOS EXTINTOS OU NÃO!

Viajei :disgusti:

Bem, retornando, por serem histórias pequenas, são densas. Você não encontrará descrições perfeitas de cada folha em Lothlórien, mas isso de certa forma é interessante pois possibilita múltiplas interpretações sobre o desconhecido. Todas as criaturas, entidades e monstros não tem descrições perfeitas.

A mera estatuazinha de um Great Old One já é motivo para causar frio na espinha do protagonista; vultos em janelas de biblioteca, gambás com proporções anormais, peras gigantes com gosto podre, criaturas inomináveis que habitam o folclore de um vilarejo da Nova Inglaterra... O diário de um marinheiro insano, são varias as peças que causam repulsa nos personagens!

O ponto central e comum em varías histórias - é um livro escrito pelo profeta e poeta louco árabe Abdul Al-Hazred - O Necronomicon.

Este, é talvez, o mais cultuado e o mais complexo relato bibliográfico da natureza do Mythos já compilada por um humano; as verdades estão aqui.

Infelizmente, o que se encontra no século XX é na maior parte traduções mal escritas de manuscritos esparsos que já cruzaram séculos sem serem tocados; a Inquisição certamente fez o bem quando queimou essas "obras de bruxaria".

E aqui temos, versos que suportaram a barreira do tempo, e ainda são recitados entre cultistas encontrados no submundo ( ou possivelmente, à noite na casa de seu vizinho ).

That is not dead which can eternal lie,
And with strange aeons even death may die.

Organizados brilhantemente na mesma escala que a língua arábica utilizada inicialmente pelo louco profeta Al-Hazred...

----
Leituras recomendadas por mim:

-The Call of Cthulhu
-The Hound
-The Colour Out Of Space ( MUITO IMPORTANTE!!)
-The Nameless City
-The Umnamable
-Pickman's Model

O que é mais conhecido, mas infelizmente ainda não li!
-At the Mountains of Madness
-The Dunwich Horror

Bem... Depois de ter digerido essa pseudo-review, aqui vem o brinde;

Você pode encontrar a maior parte do acervo das histórias do Lovecraft para ler, de graça aqui:
http://www.gizmology.net/lovecraft/works/index.htm

Muitos mencionaram as citações do Heavy Metal e as Obras de Lovecraft. Pois bem, elas não se resumem somente à Call of (K)tulu do Metallica e Cthulhu Dawn do Cradle of Filth, mesmo no próprio Metallica você tem explicitamente outra composição baseada diretamente em HPL, The Thing That Should Not Be.

Aqui vai outro link então, destinado à música:
http://www.hplovecraft.com/popcult/music.htm

Palavras finais... O Mythos não se resume à HPL, diversos outros autores como Collin Wilson e Ramsey Campbell ( até o próprio SK, se não me engano já publicou uma história ou outra ) prosseguiram com a sua visão ampla...

E... Leiam, prende a atenção, você sente que deve reler uma passagem para a compreensão máxima, em suma, é genial.

BlackBeard
24-06-2003, 19:10
Acho que o merito do Lovecraft e' criar o clima logo no comeco do conto. Um que eu lembro que me intrigou bastante na epoca que li era "A Coisa na Soleira da Porta" (em ingles "The Thing On The Doorstep") que comecava com: "It is true that I have sent six bullets through the head of my best friend, and yet I hope to show by this statement that I am not his murderer."

Extremamente recomendado para quem acha Stephen King o genio do horror... hehehehe ;)

Pra mim esse mérito vai primeiramente pro Edgar Allan POe porque ele faz isso melhor e veio primeiro.

"É verdade! tenho sido e sou nervoso, muito nervoso, terrivelmente nervoso! Mas, por que ireis dizer que sou louco? A enfermidade me aguçou os sentidos, não os destruiu, não os entorpeceu. Era penetrante, acima de tudo, o sentido da audição. Eu ouvia tiodas as coisas, no céu e na terra. Muitas coisas do inferno eu ouvia. Como, então, sou louco? Prestai atenção! E observai quão calmamente vos posso contar toda a história." Coração Denunciador

Ana Lovejoy
26-06-2003, 03:00
Não sei, Privateer. O Poe é mais psicológico, se é que você me entende. Grande parte dos contos dele tendem para a loucura e por isso mesmo os contos em si são uma justificativa para o clímax, o terror máximo que vem no final (é pensar o caso de Ligéia, Os Dentes de Berenice e o Coração Denunciador, por exemplo).

No caso do Lovecraft, mesmo que tendendo para o fantástico, ainda sim o horror é mais explícito. Não tem a ver com loucura, e já nos é mostrado logo de início e explicado apenas no fim (ou não).

Como eu já falei uns posts acima, os dois têm jeitos bem diferentes de contar suas histórias. Ambas causam a sensação de horror, mas os meios são diferentes.

Dharma K
27-06-2003, 22:26
Não sei, Privateer. O Poe é mais psicológico (...) (é pensar o caso de Ligéia, Os Dentes de Berenice e o Coração Denunciador, por exemplo). (...)
No caso do Lovecraft, mesmo que tendendo para o fantástico, ainda sim o horror é mais explícito. (...)

Podemos dizer q as estórias do Poe são mais mórbidas e as do Lovecraft mais pro horror "explicito" como você disse?
Explicito porque é aquele medo primitivo q todo mundo tem, muitas vezes sem nem saber de onde nem porque. E é meio q jogado na cara da gente, o monstro, o alienígena, a bruxa...

(...)Grande parte dos contos dele tendem para a loucura(...)

É, as estórias do Poe sempre se passam no mundo do personagem, a gente entra na loucura, na cabeça deles e meio q se apavora com isso, talvez porque a gente também se descubra mórbido ao ficar "olhando" a loucura alheia.

Eu penso assim, como num parque de diversões: o Lovecraft é a Montanha Russa e o Poe é a Sala dos Espelhos. :lol:

Uma coisa q descobri recentemente, o Lovecraft era um grande admirador de Poe e até escreveu um conto em q o Poe faz uma "participação especial" digamos assim; alguém já leu esse conto?

Ana Lovejoy
28-06-2003, 01:52
Eu penso assim, como num parque de diversões: o Lovecraft é a Montanha Russa e o Poe é a Sala dos Espelhos. :lol:

Ei, isso define muito bem o estilo dos dois! :lily:

Uma coisa q descobri recentemente, o Lovecraft era um grande admirador de Poe e até escreveu um conto em q o Poe faz uma "participação especial" digamos assim; alguém já leu esse conto?

Você lembra qual é o nome do conto?

BlackBeard
28-06-2003, 22:02
Não sei, Privateer. O Poe é mais psicológico, se é que você me entende. Grande parte dos contos dele tendem para a loucura e por isso mesmo os contos em si são uma justificativa para o clímax, o terror máximo que vem no final (é pensar o caso de Ligéia, Os Dentes de Berenice e o Coração Denunciador, por exemplo).

No caso do Lovecraft, mesmo que tendendo para o fantástico, ainda sim o horror é mais explícito. Não tem a ver com loucura, e já nos é mostrado logo de início e explicado apenas no fim (ou não).

Como eu já falei uns posts acima, os dois têm jeitos bem diferentes de contar suas histórias. Ambas causam a sensação de horror, mas os meios são diferentes.

Sim, isso eu concordo, Lovecraft é mais explicito em seus contos, mas não concordo que ele crie o "clima" no começo do conto melhor que o Poe.
Como vc disse, poe é mais "psicológico" e acho que elabora o "clima" no começo de forma mais interessante, expondo angustias dos personagens e etc.
NÃo desmerecendo LOvecraft, contos como o Vento Frio e A Coisa no Umbral também pegaram a minha atenção desde o primeiro paragrafo.
Mas foi mais intenso com Poe.

Também com Poe os contos são mais "reais" dando a impressão que isso pode realmente acontecer com você algum dia e que possivelmente já aconteceu com alguem. Lovecraft é mais fantasioso e é mais dificil de entrar no mundo dele

Dharma K
29-06-2003, 00:48
(...)Uma coisa q descobri recentemente, o Lovecraft era um grande admirador de Poe e até escreveu um conto em q o Poe faz uma "participação especial" digamos assim; alguém já leu esse conto?

Você lembra qual é o nome do conto?

Não lembro. :osigh:
Eu li numa edição do anos 80 (acho q da Francisco Alves) mas hoje, pesquisando na Internet, sobre a Iluminuras (editora q recentemente publicou os contos do Lovecraft) eu acho que é "A Casa Temida" (The Shunned House), porque o conto é sobre uma casa assombrada.
Mas também pode ser "O Clerigo Diabolico" (The Evil Clerygman). :o?:

Pra ter certeza, só encontrando o livro em um sebo ou pedindo outra vez na biblioteca onde o emprestei, mas isso pode demorar um pouco.

De qualquer forma, no conto, o Lovecraft menciona q o Edgar Poe, durante um tempo, passava sempre em frente à casa, sem saber das "coisas terriveis q aconteciam ali dentro..." e por aí vai, daquele jeito q o Lovecraft fazia, misturando ficção e realidade.

Acho q nem é um dos melhores contos dele, mas vale pela curiosidade. :wink:

Sauron,The one who have t
21-12-2003, 20:52
Oba oba eu tinha aberto um topico soh sobre lovecraft quem quiser da um look depois.Bem antes de mais nada eu Adorei nas Montanhas da Loucura,Chamado de Cthulhu(li soh o conto principal,dps tive que devolver)e a maldiçao de Sarnath.Portanto,caso alguem ai descubra,PELAMORDDEDEUS,ME ENVIEM O NOME DE ALGUM SITE QUE VENDA O CHAMADO DE CTHULHU

Fera
21-12-2003, 22:10
Lovecraft, não conheço, ouvi dizerem maravilhas de Call of Cthulhu, mas Poe eu adoro, nunca havia lido nenhum livro do genero, precisei de um autor para um trabalho de literatura......cara agradeço até hoje a professora de literatura inglesa que me sugeriu o livro, Poe é fantástico na descrição do que pra muitos seria indescritivel, inimáginavel, é possivel imaginar toda a atmosfera do conto, as personalidades mais bizarras, e grotescas; é uma de suas caracteristicas o suspense que prima pelo psicológico, pelo q vc não lê, mas muito pelo que está nas entrelinhas, a genialidade observada na composição de muitos contos é simplesmente rara. Nota 10!!!

Ephemera
27-12-2003, 17:20
Edgar allan poe é simplesmente um genio !!! em pouquissimas paginas do conto "O Gato preto" ele te transporta para um mundo sensacional, esse conto é o melhor dele na minha opiniao quem nunca leu nada dele tem que ler !!!!

Sauron,The one who have t
28-12-2003, 02:45
Eu ja li o corvo e a - d - o - r - e - i!(hum que gay)

Curunír
09-01-2004, 22:12
Consegui alugar o Histórias Estraordinárias, do Poe. Já consegui ler A Queda da Casa de Usher e O Poço e o Pêndulo, e há muitos outros contos famosos.
O estilo dele me agradou muito, principalmente na riqueza de descrições das sensações. A passagem do desmaio do condenado de O Poço impressiona, me fez lembrar das vezes que eu já desmaiei...
Interessante também essa narrativa em primeira pessoa, lemos os contos e não sabemos quase nada a respeito do narrador... Acho que isso ainda ajuda a aumentar o suspense.
Muito bom mesmo!

Varda do Um Triângulo
10-01-2004, 16:04
Ainda pretendo ler alguma coisa do Lovercraft. Do Poe, já li uns dois livros de contos e gostei muito, principalmente do clima de suspense que ele deixa em alguns de seus contos (em "O Poço e o Pêndulo" este suspense chega a dar "nervorso"). Outra coisa que também gosto são os finais, você nunca sabe como vai acabar a história ou ela tem um final completamente diferente do que você imagina.

~Saelon Maethor Miniel~
10-01-2004, 17:04
Lovercraft??? Quem é esse q tanto falam? Preciso saber! Alguém poderia dar um exemplo conhecido?!

Agora, Edgar Allan Poe... :amem: :clap: :amem: :clap: :amem:
Consegui um livro q tem praticamente toda a obra de Poe! Contos, poemas, ensaios, novelas e colóquios! O cara escreve (escrevia...) muito bem! Entre os meus preferidos: O caso do Sr. Valdemar (daria um ótimo curta!), Manuscrito encontrado numa garrafa (muito louco!), O poço e o pêndulo (claustrofóbico! terrível!!! ótimo!), A máscara da Morte Rubra (desesperador!), O barril de Amontilado (faz-me lembrar de um conto da Lygia F. Telles...), Os crimes da rua Morgue (q foi citado no filme "A Liga Extraordinária" q foi parcialmente adaptado com outro favorito meu: "O Médico e o Mostro - Dr. Jekyll e Mr. Hyde"), Ligéia (ewk!), O gato preto (perfeito!), O Corvo e A cidade no mar* (eu posso estar falando besteira, mas vejo como uma Valinor* mórbida e horripilante, sério! leiam!!)

Pra quem quiser saber mais desse livro q tem tudo de Poe:
"Poesia e prosa: obras escolhidas / Edgar Allan Poe; tradução de Oscar Mendes e Milton Amado; notícia bibliográfica por Hervey Allen; estudo crítico por Charles Baudelaire. - 2ª ed. reform. - São Paulo: Ediouro, 2000. - (Clássicos de Bolso)"

Eu recomendo!