Google

Web valinor.com.br

View Full Version : A Guerra de Hart (Hart's War, 2002)

Hugo
07-06-2002, 11:26
Agora que esse filme entrou em cartaz aki na minha cidade...acho que vou ver.

Fracasso até certo ponto injusto, "A Guerra de Hart", ao contrário do que muita gente pensa, não é um filme ao estilo de "O Resgate do Soldado Ryan" ou "Falcão Negro em Perigo". Enquanto estes se concentravam nas sangrentas disputas travadas nos campos de batalha, "A Guerra de Hart" se concentra numa disputa mais segura, mas não menos dolorosa: um julgamento numa corte marcial, dentro de um campo nazista de prisioneiros de guerra.
Não que o filme não apresente explosões e cenas de guerra: há algumas delas, e são extremamente bem-realizadas e filmadas. Mas o diretor Gregory Hoblit toma uma decisão acertada: ele se concentra em um tipo de trama pouco vista no cinema, e transforma seu drama de guerra num filme de tribunal. O melhor é que ele consegue fazer tudo isso com coerência e ponderação. O filme nunca tem seu ritmo cortado ou a lógica quebrada.

O roteiro, baseado num livro de John Katzenbach, guarda boas reviravoltas e revelações no final, e estas, felizmente, são coerentes e unem as pontas soltas do enredo. Tudo começa quando o Tenente Hart (Colin Farrel) é capturado em território alemão e é enviado à um campo de concentração nazista.

Um dia, dois oficiais negros da força aérea americana, que foram capturados nas proximidades, são enviados ao mesmo local. Eles enfrentam o preconceito dos próprios membros do exército americano, ao ponto de um deles ser executado injustamente por uma infração que não cometeu.

Quando o outro oficial negro é acusado de assassinar um soldado racista, o Tenente Hart, que antes de ir para a guerra estudava Direito, é encarregado de defendê-lo numa corte marcial instalada no local graças à uma idéia do Coronel McNamara (Bruce Willis). Mas o coronel tem planos secretos, e pretende despistar os guardas e oficiais alemães que comandam o local através deste julgamento.

"A Guerra de Hart", felizmente, foge dos clichês fáceis que destróem este tipo de filme. Assim, os alemães não são retratados como personagens unidimensionais, calculistas e psicopatas (apesar de ainda serem os vilões). Aqui há até espaço para uma tímida ponta de amizade que surge entre o Tenente Hart e o diretor do campo de concentração, que o ajuda no tribunal.

Outro ponto que merece ser destacado é que "A Guerra de Hart" não tenta nos vender uma idéia militarista ou pseudo-patriótica, outro grande defeito dos filmes do tipo. Mas também deve ser dito que o filme não toma posição nesta história, e se resume apenas à narrar os fatos. Em suma: não é uma produção panfletária, algo que, convenhamos, é bem raro hoje em dia.

O filme também apresenta uma importante mensagem contra o racismo e ainda questiona a validade da idéia de um homem ser sacrificado para que outros sejam salvos. No entanto, "A Guerra de Hart" só não é melhor porque se mostra frio demais em alguns momentos cruciais, como o próprio julgamento do oficial acusado de assassinato.

O final do filme também poderia ser melhor, já que é marcado pela redenção e arrependimento de um dos personagens principais. Um caminho mais fácil para o final de um filme que optou pelo caminho mais difícil durante todo o restante da projeção.

VihVs_
07-06-2002, 12:38
Soh uma pergunta: Alguem sabe c tem um garoto chamado Jonathan Brandis nesse filme?

Tisf
07-06-2002, 13:56
Soh uma pergunta: Alguem sabe c tem um garoto chamado Jonathan Brandis nesse filme?

Tem sim, e faz o papel de Lewis P. Wakely
É o garoto do SeaQuest, né?

Ristow
07-06-2002, 14:09
Eu já vi esse filme mas não achei nada mais que legalzinho... Tá bem feito e tal mas dá muito tédio... As vezes você tá vendo uma cena e quando percebe tá pensando na alta do dólar.
Tem um pouco de suspense, já que é um daqueles filmes "quem é o assassino" mas não chega a te prender na poltrona. O final sim é bem legal.

NOTA 6

Ungoliant
07-06-2002, 19:19
Nao eh o melhor filme dos ultimos tempos, mas eh bom sim.

Me manteve grudado o tempo todo, pelo menos.....

Eu recomendo

VihVs_
08-06-2002, 22:59

Tem sim, e faz o papel de Lewis P. Wakely
É o garoto do SeaQuest, né?

Eh sim!
Ele tb fez historia sem fim 2 acho...

Enigma
22-06-2002, 12:18
assisti e detestei esse filme...mto previsível, idiota e sonolento...
Bruce Willis faz a PIOR atuação de sua carreira e eh muito inexpressivo no filme.... tudo eh horrível o diretor quis trazer um monte de ntemas polêmicos num filme soh (racismo, guerra, tribunal, etc) e ficou muito ruim.
Nota: *1/2

Solum
22-06-2002, 14:07
assisti e detestei esse filme...mto previsível, idiota e sonolento...
Bruce Willis faz a PIOR atuação de sua carreira e eh muito inexpressivo no filme.... tudo eh horrível o diretor quis trazer um monte de ntemas polêmicos num filme soh (racismo, guerra, tribunal, etc) e ficou muito ruim.
Nota: *1/2
eu não acho cara... foi um dos melhores filmes que já vi. concordo q a atuação do bruce willis não foi das melhores, mas a história em si, od filme foi ótima.

Hugo
22-06-2002, 20:23
Eu gostei mto do filme...o bruce willis tava canastrao total mas naum chegou a comprometer...agora o colin farrel(minority report) deu um show a parte...alem do final que foi excelente.

Akinendel_theOld
23-09-2002, 19:12
Bom esse filme é bonzinho sim... o problema é que ele é meio chato em algumas partes. Fui numa tarde de domingo em que não tinha porcaria nenhuma pra fazer, até que valeu a pena...

V
05-10-2002, 07:40
Gostei muito, não achei chato em nenhum momento.

Destaque para o oficial nazista, o mais interessante que eu já vi, passa longe daqueles estereotipados ao extremo que a gente costuma ver.

E gostei do Hart não ter aguentado mais que três dias de interrogatório, tornou ele um personagem verossímil. Aliás, Colin Farrel está infinitamente melhor nesse filme do que em Minority Report.

Sister Jack
05-10-2002, 08:27
Eu não vi ainda, mas eu não gosto muito do Gregory Hoblit. Ele fez Duas Faces de Um Crime, que a única coisa que teve de bom foi o final.

E eu acho que ele fez Alta Frequência também, né?

Dirhil
05-07-2003, 03:33
Bump :lol:

Eu vi o filme recentemente em vídeo.... e não gostei. Achei um pouco previsível.

Aliás..... não tanto isso... mas ele é batidão..... nem um pouco original..... como passatempo funciona, mas não acrescenta nada de interessante.

O Bruce tá medonho.... o Colin tá ok......

tonho
05-07-2003, 09:40
Na época que eu vi eu achei legalzinho, nada de mais, mas à pouco tempo vi Inferno nº 17, é a mesma proposta mas eu achei MUITO superior, dai agora acho A Guerra de Hart um nojo...

Olifante
05-07-2003, 10:09
Filminho safado...

so vi pq tava no centro academico de minha faculdade matando aula e tinha um isopor de cerveja pra galera :cheers:

Slayer
05-07-2003, 11:23
Gostei apesar de nao ter muita acao e tratar de um assunto de guerra mas achei a historia bem interessante...

Waters
05-07-2003, 17:32
Bem fraquinho, o começo até que é bom e o ator que interpreta o chefe do campo nazista é excelente, mas de resto o filme é sonolento, chato, cheio de clichês e não traz nada de novo.