View Full Version : Hidromel
Hobbit Bonzinho 02-10-2003, 19:55 Nao é exlusivamente sobre SDA, mas sobre o universo medieval em geral.
O que é exatamente é Hidromel? Quais as diferenças dele com a cerveja?
E quais são os efeitos do Hidromel?
}{Aislin Aldandil}{ 02-10-2003, 20:34 hidromel na verdade eh uma bebida q seria o "nectar dos deuses" eh a bebida mais entiga q existe.... eh d tradição celta.... mmmmmmto antiga.....e eh feita pela fermentação d mel e agua (aprincípio)... eh mais ou menos o q eu sei...
Lord Tar-Palantir § 02-10-2003, 20:38 Opa! Minha bebida favorita :cheers:
Hidromel (ou mead, em inglês) é uma bebida alcóolica que consiste principalmente de mel fermentado.
Cerveja normalmente é feita de cevada.
Hidromel tem um teor alcoólico de até 20%, o que quer dizer que não é muito forte... pelo menos não pra mim :mrgreen:
Eu tenho (em casa) receita de hidromel não-alcoólico, para crianças. É uma delícia. O hidromel alcóolico, conheço um cara que vende, aqui em Sampa. Ele é de família nórdica, super-show :cheers:
hidromel na verdade eh uma bebida q seria o "nectar dos deuses" eh a bebida mais entiga q existe.... eh d tradição celta.... mmmmmmto antiga.....e eh feita pela fermentação d mel e agua (aprincípio)... eh mais ou menos o q eu sei...
Opa! Tchô corrigir umas coisinhas :wink:
Hidromel não é a bebida mais antiga conhecida não, a cerveja sim o é (arqueologicamente falando :mrgreen: ).
E a tradição do hidromel era presente em todas as culturas de povos indo-europeus, desde os nórdicos aos celtas, passando pelos persas e greco-latinos. (estes últimos preferiam o vinho, que era mais adequado às regiões mediterrâneas).
O hidromel parece ser bem presente nessas culturas de região temperada e fria, não-mediterrânea.
Como uma nota adicional, hidromel em quenya é miruvóre, o "licor" de Valfenda. :mrgreen: :mrgreen:
}{Aislin Aldandil}{ 02-10-2003, 20:45 eh.... eu jah ouvi tta coisa.... fikei mto em dúvida entre os dois.....
d qquer forma,,, valeu a informação 8-)
Lukaz Drakon 02-10-2003, 21:20 Eu tenho (em casa) receita de hidromel não-alcoólico, para crianças. É uma delícia. O hidromel alcóolico, conheço um cara que vende, aqui em Sampa. Ele é de família nórdica, super-show :cheers:
:think:
Da pra passar ela pra cá? Se quizer mandar por mp também serve. :mrgreen:
Lord Tar-Palantir § 02-10-2003, 21:23 Eu vou passar ela pra cá quando chegar em casa, estou trabalho (e estarei aqui até pelo menos meia noite :tsc: )
Mas pode deixar, chegando em casa eu posto a receita. :mrgreen:
Eu até já fiz num encontro do Fórum, só que de memória, aí ficou horrível (errei os ingredientes :oops: )
Lord Tar-Palantir § 03-10-2003, 12:04 Atendendo a pedidos...
HIDROMEL SUAVE
- 1 litro de água, de preferência mineral (não deve ser da torneira)
- 1 xícara de mel
- 1 limão fatiado
- 1/2 colher de chá de noz-moscada
Ferva todos os ingredientes. Enquanto ferve,
retire a "nata" com uma colher de pau. Quando não estiver soltando "nata",
acrescente o seguinte:
- Uma pitada de sal
- Suco de meio limão
Coe e deixe esfriar. :)
Hobbit Bonzinho 03-10-2003, 14:54 sEUS Bêbados! Meu tópico era pra eslcarecer uma dúvida não pra incentivar o consumo de bebidas alcoolicas! :lol: :lol:
Brincadeira, vo tentar fazer o tal hidromel suave um dia.
Valeu :obiggraz:
RottEN GeNeRAtiON 03-10-2003, 14:57 Poxa, mas esse hidromel suave não tem teor alcoolico tem???
Passa a receita ai do hidromel sem censura! :mrgreen:
Pippintfc 03-10-2003, 15:14 eu até faria se nao tivesse gente em casa..
imaginem só :" oq vc ta fazendo filho ?!"
"ah mae HIDROMEL" ...
ela ia fica com cara de babaca ;p
Bellcross 03-10-2003, 15:16 Ate pq bebida eh cultura !!!
como se faz o hidromel com alcool ???
Lord Tar-Palantir § 03-10-2003, 17:12 Infelizmente, gente, eu não tenho como passar a receita do alcoólico. :osigh: É que eu perdi ela :disgusti:
Mas envolvia pelo menos seis meses de espera até começar a ficar decente, um barril para fermentar, entre vários outros equipamentos.
Mas é uma delícia. Acho que ainda tem uns 200ml na casa de uma amiga minha, a Entesposa :obiggraz:
}{Aislin Aldandil}{ 03-10-2003, 22:59 [quote="Tar-Palantír, Vote Nele!"]Mas envolvia pelo menos seis meses de espera até começar a ficar decente, um barril para fermentar, entre vários outros equipamentos.
quote]
putz... mto foda.... eu naum teria coragem d fazer isso em ksa.... (quem teria??)... vai q eu explodo minha ksa... sei lah neh...
Tar... me passa o endereço do ksa q vc compra??? É bom?? É em SP???
Eu acho que tem perdido em algum lugar aqui no Fórum a receita de Hidromel, eu me lembro de ter visto ... so que não é fácil preparar.
Ate certo ponto da História (ocidental), o Hidromel era a bebida fermentada mais comum, com o tempo perdeu o lugar para a cerveja. Eu não sei a razão, seria interessante estudar :)
RottEN GeNeRAtiON 04-10-2003, 16:47 Infelizmente, gente, eu não tenho como passar a receita do alcoólico. É que eu perdi ela
Ah não, q m****, eu já tava até pensando em fazer uma fest viking aqui em ksa, dexa todo mundo bebado até o cabelo de tanto hidromel!!! :lol:
Excluído004 07-10-2003, 10:30 Olhem, achei procurando no Google uma receita de hidromel, segue o link para os interessados, super complicada pelo menos mas.... quem quiser tentar...
http://www.persocom.com.br/api-df/geomel.html
Lord Meneltar 07-10-2003, 10:47 Tar, qto custa uma garrafa nesse carinha ai que vende?
Muito boa a receita e pelo visto fácil de fazer...
Um dia q tiver com tempo eu tento e depois posto p/ dizer o tamanho do desastre :lol:
Tar, atenda as súplicas do povo e diga:
Onde Balrogs vc compra hidromel?!?
E principalmente: é mto caro?
Alassante 07-10-2003, 12:22 Muito boa a receita e pelo visto fácil de fazer...
Um dia q tiver com tempo eu tento e depois posto p/ dizer o tamanho do desastre :lol:
é isso ai Erunno, vc faz mas a Aline e eu é que vamos dizer qual foi a proporçao do desastre que vc provocou... :lol: :lol:
Muito boa a receita e pelo visto fácil de fazer...
é isso ai Erunno, vc faz mas a Aline e eu é que vamos dizer qual foi a proporçao do desastre que vc provocou... :lol: :lol:
Isso q dá ser o único homem q sabe cozinhar na faculdade :roll:
Alassante 07-10-2003, 14:51 Issso q dá ser o único homem q sabe cozinhar na faculdade :roll:
mas nao se preocupe que o seu monopolio na cozinha vai acabar, e ate poderemos ver qual hidromel fica melhor...
Hidromel:
http://geocities.yahoo.com.br/apiario_santaluzia/hidro.html
Associação Internacional dos Fabricantes de Hidromel:
http://www.geocities.com/NapaValley/7027/
Como fazer Hidromel:
http://www.apacame.org.br/mensagemdoce/63/hidromel.htm
Outra de como fazer Hidromel:
http://www.magicwicca.hpg.ig.com.br/ciencia_e_educacao/7/index_int_12.html
Entre MUUUUUUITAS outras fontes a respeito dessa bebida medieval.
Alassante 07-10-2003, 15:10 depois desses sites vai ter um boom de alambiques caseiros fabricando hidromel...
Lord Tar-Palantir § 07-10-2003, 17:44 depois desses sites vai ter um boom de alambiques caseiros fabricando hidromel...
Literalmente, já que fazer fermentação de alguma coisa sem supervisão e conhecimento corretos pode fazer os barris explodirem, etc. :x
E pra quem perguntou quanto sai a garrafa, varia. Mais ou menos uns 60 paus. Mas é garantido que é bom. E não adianta vir um monte de gente me perguntando como faz, quem é, qual o contato, que o máximo que eu faço é apresentar ele para o interessado. O cara não tem uma destilaria profissional, é tudo pra uso pessoal e pros amigos, etc. :wink:
Literalmente, já que fazer fermentação de alguma coisa sem supervisão e conhecimento corretos pode fazer os barris explodirem, etc. :x
Que insanidade... num exagera...
O máximo que pode ocorrer é deixar o produto fermentar dentro de um barril hermeticamente fechado e acumular muitos gases. Mas esses não são explosivos! O que vai acontecer é que o barril vai rachar e dar um banho de hidromel em todos.
Mas nada de explosões!´
Lord Tar-Palantir § 07-10-2003, 17:58 Literalmente, já que fazer fermentação de alguma coisa sem supervisão e conhecimento corretos pode fazer os barris explodirem, etc. :x
O máximo que pode ocorrer é deixar o produto fermentar dentro de um barril hermeticamente fechado e acumular muitos gases. Mas esses não são explosivos! O que vai acontecer é que o barril vai rachar e dar um banho de hidromel em todos.
Mas nada de explosões!´
Defina explosão. Se uma panela de pressão explode, não há nada "explosivo" no sentido que você colocou, mas a explosão é suficiente pra matar pessoas próximas. O mesmo vale pra barris inadequadamente supervisionados, etc. Existem histórias verídicas de maluco que morre na cadeia quando barris daquela pinga de prisão explodem.
Só avisei isso pro pessoal não sair fazendo isso sem o conhecimento e suporte adequados, etc. :mrgreen:
Alassante 08-10-2003, 10:26 Defina explosão. Se uma panela de pressão explode, não há nada "explosivo" no sentido que você colocou, mas a explosão é suficiente pra matar pessoas próximas. O mesmo vale pra barris inadequadamente supervisionados, etc. Existem histórias verídicas de maluco que morre na cadeia quando barris daquela pinga de prisão explodem.
Só avisei isso pro pessoal não sair fazendo isso sem o conhecimento e suporte adequados, etc. :mrgreen:
bem lembrado, acho mais sensato fazer hidromel sem alcool em casa e deixar quem sabe fazer o fermentado
Mas nada de explosões!´
Tenho que discordar de você.
Afermentação alcoólica, que é o processo de fabricação de várias bebidas libera compostos hidrogenados de carbono que são altamente inflamáveis e podem causar explosões com gdes chamas e labaredas, se é isso q vc entende por explosão. E, aliás, como o Tar já falou, apenas a pressão acumulada nos barris pode fazer um belo estrago e não só algumas rachaduras no barril como vc sugeriu. Lascas de madeira voando pela casa é algo realmente perigoso, e não estamos falando de lascas pqns.
Mas se vc acha q tudo isso é exagero...
vinialoe6 13-06-2004, 12:43 Mas eu posso encontrar Hidromel sendo vendido em Casas comuns onde vende bebidas ou é preciso procurar Casas específicas na venda de Hidromel??
É pra eu dar de presente, clarooo, já que eu sou menor... :wink:
vinialoe6 14-06-2004, 18:41 Poxa, sai pra procurar ontem... Não achei.. Será que alguém poderia ser mais especifico no lugar.. pode ser por MP!!
Obrigado..
Abraços....
Bom... tenho um amigo meu fazendo hidromel na casa dele há uns 6 meses acho (não explodiu), deve ter ficado pronto, vou ver com ele...
E prá explicar a fermentação alcoólica: a fermentação alcoólica produz única e exclusivamente álcool e gás carbônico (que não é explosivo, apenas faria o recipiente rachar pela pressão). Mas eu acho que o recipiente não fica totalmente fechado, fica? Isso eu não sei. Esse negócio de liberação de compostos hidrogenados de carbono (hidrocarbonetos) não existe na fermentação alcoólica.
tudo que sei é que é feito de mel e agua...
tudo que sei é que nada sei! :o?:
vinialoe6 18-06-2004, 18:26 Se alguém descobrir onde vende, por favor me mande uma MP!! Obrigado..
Abraços...
Dwarven grunt 20-06-2004, 17:53 eu li em algum lugar, que o hidromel é classificado como um tipo de vinho, e não como cerveja, mas vou procurar onde eu li isso e depois dou um retorno :D
kilson Viegas 20-06-2004, 18:26 Ah, Hidromel tambem já bebi essa iguaria , atraves de um amigo q era Norueguês ......
eu li as rcitas alcoolicas e achei meio complicado pois onde diabos eu vou encontrar um barril de carvalho????? :o?: :o?: :o?:
mas se eu achar vai valer a pena!
Ja bebi isso quando nem sabia o que era(é comum fora daqui), com um parente holandes, sinceramente, pega um copo de pinga e põe mel, mistura e esquenta no microondas, é a mesma coisa. Só que o nome que vai ser pingomel...
Dwarven grunt 27-06-2004, 14:02 pingomel ou pingo-mé
|
|