Google

Web valinor.com.br

View Full Version : ARTES MARCIAIS!!!

Páginas : 1 2 3 4 5 6 [7] 8

Grahan Greene
07-02-2007, 20:27
Ola!Lobo nobre,sobre os estilos de kung fu tem o zhou do swai,o tien hsueh alem das tecnicas do Chin'na.o primeiro é um estilo mais agressivo seria mais parecido com um,mal comparando,wrestling ou prancracio.o segundo treina mais pontos vitais mais são estilos muito antigos não sei se ainda são ensinados ,ja vi uma vez um pessoal fazendo uma demonstração mais eu não sei se é assim mesmo.no caso do tien ela um senhor que tinha muita técnica mais nunca se sabe.as técnicas do chin'na lembra um pouco as do aikijutsu e ainda são ensinadas em diversos estilos de kung fu.agora esse negocio do shuai-jiao ter originado o judo não sem se é bem assim.a forma avançada do hung gar do cavalo ,ma pou,o cavalo de 1000 quilos ,não necessarriamente uma técnica avançada,nela você treina sua resistencia,adquiir uma postura fortissima em relação ao nucleo de gravidade e fortalece e muito as pernas um dos fortes do hung gar,mas também é ensinado em outros estilos,.sobre o kuji ashi eu tenho um livro mas não sei onde ta, até onde eu sei as técnicas n
"nove-passos",é um conjunto de tecnicas utilizada no ninjutsu voltadas para todas as formas de furtividades,de se mover silenciosamente a escalar um muro,cada passo é um grupo de desenvolvimento.tenho muito interresse em ninjutsu,mais nunca achei uma academia boa para praticar.como ja postei ja conheci e lutei com um pessoal que tinha uma grande quantidade de conhecimento mais em escola nunca deu certo.até onde sei sun tzu,que era militar e filosofo, escreveu em 500 ac ,eu acho,escreveu um livro chamado "a arte da guerra",sobre estrategias ,fraquezas e forças dos inimigos espionagem,pregava que conhece o adversario,espionagem,informações sobre o inimigo, e uma boa estratégia seria determinante em uma guerra.baseada nas técnicas contidas nesse livro os ninjas suas técnicas de luta.

Grahan Greene
07-02-2007, 20:29
Ola!Lobo nobre e Davi net que artes marciais vocês praticam?

Thor
07-02-2007, 21:33
Ola!Lobo nobre,sobre os estilos de kung fu tem o zhou do swai,o tien hsueh alem das tecnicas do Chin'na.o primeiro é um estilo mais agressivo seria mais parecido com um,mal comparando,wrestling ou prancracio.o segundo treina mais pontos vitais mais são estilos muito antigos não sei se ainda são ensinados ,ja vi uma vez um pessoal fazendo uma demonstração mais eu não sei se é assim mesmo.no caso do tien ela um senhor que tinha muita técnica mais nunca se sabe.as técnicas do chin'na lembra um pouco as do aikijutsu e ainda são ensinadas em diversos estilos de kung fu.agora esse negocio do shuai-jiao ter originado o judo não sem se é bem assim..

Primeiramente agradeço pelas respostas. Realmente, quanto ao shuai-jiao & o judo, o que eu quis dizer é que na realidade o shuai-jiao (chinês) e técnicas de kalary-payathu (indiano), inspiraram o ju-jutsu japonês (não jiu-jitsu), que já tinham algumas técnicas nativas, baseadas em guerreiros aldeãos de Hokkaido, anteriores (em muito) aos lendários samurais, e que treinavam contra filhotes de urso, (que tínham suas unhas cortadas e bocas amordaçadas, mas mesmo assim éram maiores e mais fortes do que um homem comum). A junção destas técnicas, bem como das técnicas do referido Chin'na, entre outras formas de kung fu, chegaram ao arquipélago japonês, principalmente através dos mercadores de Okinawa, (na época, "império independente Ryu-Kyu"), que comercializavam muito com a China, e trouxeram técnicas marciais aprendídas lá. Os samurais japoneses misturaram todos estes conhecimentos e os aperfeiçoaram, levando assim a criação do ju-jutsu. Então, já no século XX (se não me engano), o professor Jigoro Kano, que havia aprendido ju-jutsu e queria criar uma luta mais suave, inventou o judo, utilizando basicamente princípios de alavanca, e golpes modificados do ju-jutsu. Mas então, eu devería ter ecrevido que o shuai-jiao inspirou o ju-jutsu e o judo, portanto me expressei mal, e peço desculpas...

Thor
07-02-2007, 21:39
.a forma avançada do hung gar do cavalo ,ma pou,o cavalo de 1000 quilos ,não necessarriamente uma técnica avançada,nela você treina sua resistencia,adquiir uma postura fortissima em relação ao nucleo de gravidade e fortalece e muito as pernas um dos fortes do hung gar,mas também é ensinado em outros estilos.

Sim, realmente a postura do cavalo é "algo de praxe", em diversos sistemas de kung fu. A postura do "cavalo de mil quilos", até onde eu sabía éra uma forma especial desta postura do cavalo, desenvolvida em especial no estilo Hung-Gar, e como novamente foi infeliz em expressar-me, o que eu quería saber sobre isto é exatamente: como ele é aplicada? (pois eu conheço e treino a postura do cavalo básica). Portanto a pergunta (agora melhor formulada), continua de pé...

Thor
07-02-2007, 21:51
sobre o kuji ashi eu tenho um livro mas não sei onde ta, até onde eu sei as técnicas n
"nove-passos",é um conjunto de tecnicas utilizada no ninjutsu voltadas para todas as formas de furtividades,de se mover silenciosamente a escalar um muro,cada passo é um grupo de desenvolvimento.tenho muito interresse em ninjutsu,mais nunca achei uma academia boa para praticar.

Bom, os "nove-passos" são um conjunto de técnicas, exatamente como você falou, que prezam a furtividade, desde de a maneira de andar, se aproximar de um inimigo furtivamente, passar despercebido, confundir as pegadas caminhando de uma maneira própria (mais ou menos de lado, mas não é tão simples assim...), ficar até 7 h sem se mover, etc... e também incluem muitas táticas específicas, para várias outras situações. Respeitando a sua gentileza e boa vontade, eu tenho o nome de cada técnica destas anotado, e descrito, (posso passá-los a quem desejar), a não ser uma parte em específico, um pouco mais secreta, e que por isto eu não conseguí muitos resultados ainda em descobrí-los, só que agora me fugiu o nome desta parte em especial do kuji-Achi. se voce tiver em seu livro algo mais sobre kuji achi além das técnicas normais, eu ficaría grato em que postasse um pequeno resumo... Ah, e já que, como voce também é um fã de ninjutsu, agora poderemos discutir amplamente este assunto... minhas duas especializações são kung-fu e ninjutsu... falando nisto, como perguntei antes, qual ninja voce considera o melhor, além do famoso hanzo, e qual ryu acha mais intrigante?...

Thor
07-02-2007, 22:03
ate onde eu sei Sun Tsu que era miliitar e filosofo, escreveu em 500 ac ,eu acho,escreveu um livro chamado "a arte da guerra",sobre estrategias ,fraquezas e forças dos inimigos espionagem,pregava que conhece o adversario,espionagem,informações sobre o inimigo, e uma boa estratégia seria determinante em uma guerra.baseada nas técnicas contidas nesse livro os ninjas suas técnicas de luta.

Verdade. Sun Tzu, que viveu antes do primeiro imperador a unificar toda a China, Qin-Shi-Huang, é considerado até hoje o maior tático que já existíu, tendo inspirado napoleão Bonaprate. Ele resumiu suas táticas no livro "A Arte da guerra", de 2000 anos atrás, (se não me engano), que hoje é o segundo livro mais lido, (atrás apenas da Biblia), e usado tanto por militares, como por homens de negócios... Os ninjas, que no início não tinham armas iguai aos samurais, ou acesso ao treinamento ju-jutsu, se basearam muito nele para desenvolver suas técincas... (pois Sun-Tzu prezava muitíssimo a espionagem no campo de batalha). Eu tenho uma versão traduzida para o portugues, mas o livro esta todinho na internet, em um site (em portugues), onde pode-se lê0lo de graça, e eu vou te passar o inderesso deste site assim que eu encontrá-lo no meio das bagunças nas minhas anotações... :lol: No entanto, como os primeiros ninjas adaptaram estas técnicas para sua realidade em especial... tipo isto deve ter influenciado até na elaboração dos golpes, talvez... e não basta ler o livro para saber como isto afetou os ninjas, e em que intensidade...

Thor
07-02-2007, 22:11

Bom, quanto a isto, é o seguinte... Eu só passei por uma academia até hoje, de Kung Fu. Mas treinava pouco, embora meu interesse fosse enorme, é que meu horário de trabalho é muuuuito extenso... (15 horas diárias em um escritório). Então, como se bastasse, eu morava em uma cidade pequena do estado de SC, mas por motivos de negócios empresariais, fui forçado a mudar-me para uma cidade minúscula aqui no estado de MS, e nesta bendita ciadezinha, não existe academia de nada, a não ser uma de natação. Mas eu nunca deixei de pesquisar tudo que possível sobre artes marciais, e mantí contato com amigos que tem profundos conhecimentos... agora eu só pratico um pouco em casa, (as vezes), mas assim que possível, pretendo voltar a uma academia de kung fu ou ninjutsu... Até lá eu continuo 70% teoria, fazer o que...

Thor
07-02-2007, 22:15

Ah, desculpe, quanto ao estilo éra o Sher-Quan (Boxe da Família Sher), e o professor, raios, não me lembro o nome do carinha... é que eu faltava as vezes, sabe?...

Brenex
07-02-2007, 22:40
O Lobo Nobre,eu nao sei onde vc mora,e nem cheguei a conhecer a academia,mas pelo q me falarao no tel parace ser muito loco,aqui em sao paulo na mooca,hoshoryu ninpo(escola de ninjutsu),a cada 2 meses vc ia treinar na mata e usava armas e tudo mais eu vi uns filmes no youtube,o nome do sensei e cicero algo assim...eu nao sei a historia ve se vc me arranja a historia dessa escola e ve se ela eh boa eu so nao faco pq e meio longe, e nao tenho idade suficiente(pelo meu pai)pra ir tao longe xP(q merda).
O to com mais uma duvida agora sobre muai tay...e q assim eu fui em duas academias de muai tay aqui perto e eles quase q nao lutavam so ficavam na pratica...tem um cara q ta la ha 1 ano e acho q ja luto umas 3x no maximo,e meus amigos me falao q,muai tay se chega na academia se vai apanha ate a faixa azul(o q eu queria,pq gosto de mais agressividade,do q ficar na pratica),q vc vai vai começa a aprende a bate?
ve se eles tao errado ou a academia q eh meio..."calma" vlws ai

Thor
07-02-2007, 23:02
O Lobo Nobre,eu nao sei onde vc mora,e nem cheguei a conhecer a academia,mas pelo q me falarao no tel parace ser muito loco,aqui em sao paulo na mooca,hoshoryu ninpo(escola de ninjutsu),a cada 2 meses vc ia treinar na mata e usava armas e tudo mais eu vi uns filmes no youtube,o nome do sensei e cicero algo assim...eu nao sei a historia ve se vc me arranja a historia dessa escola e ve se ela eh boa eu so nao faco pq e meio longe, e nao tenho idade suficiente(pelo meu pai)pra ir tao longe xP(q merda).
O to com mais uma duvida agora sobre muai tay...e q assim eu fui em duas academias de muai tay aqui perto e eles quase q nao lutavam so ficavam na pratica...tem um cara q ta la ha 1 ano e acho q ja luto umas 3x no maximo,e meus amigos me falao q,muai tay se chega na academia se vai apanha ate a faixa azul(o q eu queria,pq gosto de mais agressividade,do q ficar na pratica),q vc vai vai começa a aprende a bate?
ve se eles tao errado ou a academia q eh meio..."calma" vlws ai

Quanto a "treinamentos na mata", é algo corriqueiro em qualquer academia de ninjutsu que se preze, (exceto aquelas que ensinam as disciplinas pela metade...:D ), pois os ninjas treinavam SEMPRE em contato com o meio ambiente, por considerarem mais eficiente... como nos dias atuais isto já não é possível, temos que nos contentar com as academias "memo". Quanto ao Sho-kumo-ryu ninjutsu, acesse o diretório "google", e digite entre aspas "Sho-kumo-ryu", que voce achará o site oficial na internet. Este é conhecido por ser o "estilo da pequena aranha", mas ele é meio recente, (quero dizer, criado já no século XX, por compilação de conhecimentos de um "soke", ("grande mestre"), mas faz uso amplo de técnicas tradicionais... Agora sobre a agressividade, se voce só quer extravazar a raiva, pratique boxe, (bate muito em um saco de areia, até cansar...), o muay thay é violento, mas também não é só chegar e bater...:cool: primeiro sempre tem que aprender as técnicas, obviamente... e se voce quer aprender só a bater, ou vencer lutadores, (sua única justificatíva para isto sería ser lutador de torneio e competições, ou querer entrar para os fuzileiro navais:lol: :lol: :lol: ), o mais parecido com estas suas tendências sería o odiado jiu-jitsu, (estilo graccie), mas aí, espero que eles não te façam uma lavagem cerebral, transformando voce num daqueles jiujiteiros, que só quer saí por aí dando porrada... ou será que voce ja é um????:think:

Brenex
07-02-2007, 23:08
Nem fala isso cara...eu sou falo da agressividade q qaundo eu era pequeno eu via muito "dragon ball" i ai fiquei com esse spirito de querer ser bem forte e...mas eu nunca seria q arruma encrenca na rua ou sai ai pa da porrada em outras pessoas...isso q eh coisa de troglodita q q morre na bala xP...o q nao eh meu caso xD.Agora voltando ao assunto...fiquei sabendo q em todo mundo o cameponato de maui tay usando cotovelo foi proibido...menos na tailandia xP...parece q se eu quero saber a verdadeira arte do muai tay vou ter q i la mesmo T-T.Fiquei logo assim pelo muai tay depois de ver tony jaa(acho q eh assim q se escreve)...voltando ao ninjutsu...q escola q vc pretendia faser?e q vc acha q eh uma escola decente e nao essas q so pensao em dinheiro xDaonde e essa Sho-kumo-ryu q cidade??

Thor
08-02-2007, 10:15
Nem fala isso cara...eu sou falo da agressividade q qaundo eu era pequeno eu via muito "dragon ball" i ai fiquei com esse spirito de querer ser bem forte e...mas eu nunca seria q arruma encrenca na rua ou sai ai pa da porrada em outras pessoas...isso q eh coisa de troglodita q q morre na bala xP...o q nao eh meu caso xD.Agora voltando ao assunto...fiquei sabendo q em todo mundo o cameponato de maui tay usando cotovelo foi proibido...menos na tailandia xP...parece q se eu quero saber a verdadeira arte do muai tay vou ter q i la mesmo T-T.Fiquei logo assim pelo muai tay depois de ver tony jaa(acho q eh assim q se escreve)...voltando ao ninjutsu...q escola q vc pretendia faser?e q vc acha q eh uma escola decente e nao essas q so pensao em dinheiro xDaonde e essa Sho-kumo-ryu q cidade??

Só que tem um detalhe quanto ao Tony... é que nem tudo que ele usa no filme Ong-Bak e outras produções é unicamente muay-thay, ele na verdade conhece inúmeros estilos, conhece bastante de kung fu e ta-kwon-do, além de ser excelente acrobata. Quanto a escola ninjutsu... ainda naum sei exatamente, na verdade eu tenho andado tão ocupado que nem sobra muito tempo pra pensar nisto ultimamente, hehhehe... e sobre a kumo-ryu, acesse o site que eu te falei, e lá eles poderão te esclarecer bem melhor do que eu... MAS, ei, esta é só mais uma academia de ninjutsu tradicional, até que boa, mas não à nada de "super-especial" nela. Eu lhe recomendo, se voce está interessado sobre ninjutsu, primeiro informar-se sobre a arte em geral, assim voce já tem uma noção maior quando for procurar uma academia, e tentar descobrir se é só enrolação por dinheiro, ou algo de qualidade... porque todas as academias de ninjutsu, por mais diferenças em detalhes seguem uma estrutura padrão.

Brenex
08-02-2007, 13:55
Infelizmente nao poderei entar nessa...pq eh de brasilia...eh eu so aqui de sao paulo T-T...eu vou dar uma olhada depois,numa academia de kung fu garra de aguia indicada por um amigo meu...to feliz de saber q o tony jaa nao fas so muai tay,pq ja assisti um luta e nunca vi uma acrobacia no muai tay,achei muito estranho xP.
flws xD

david-net
08-02-2007, 14:00

Louva-Deus 7 Estrelas

Brenex
08-02-2007, 14:05
Legal...eu ia faser numa tal de TSFK o kung fu de 7 estrelas mas eu nao sabia nada...vc pode nos falar um pouco dela?

david-net
08-02-2007, 14:22
Legal...eu ia faser numa tal de TSFK o kung fu de 7 estrelas mas eu nao sabia nada...vc pode nos falar um pouco dela?

Todas as academias que eu conheço com excessão do Instituto de Gongfu Brendan Lai (Campinas) os Sifus são discipulos do Grao Mestre Li Wing Kay e nao sabem o estilo completo, o mestre Li somente aprendeu formas de maos entao se voce espera aprender o estilo completo esqueça, somente o Sifu Samuel Mendonça que é discipulo do Grao Mestre Brendan Lai (Atual Tony Chuy) sabe muito coisa do estilo.

É uma academia boa mas o unico problema dessas academias é o valor da mensalidade e a quantidade de faixas para ganhar dinheiro.

Eu por exemplo treino na Tat Wong e o esquema é o mesmo.

david-net
08-02-2007, 14:25
Agora em relação ao Estilo eu estou pesquisando ainda, é um estilo muito eficiente e que trabalha em curta distancia em combate ao oponente.

Alem disso eu nao sei muita coisa, creio que o Uruk deve saber muito mais.

Thor
08-02-2007, 15:19
Sobre o Muay Thay, que foi mencionado anteriormente, achei que sería interessante colocar aqui um vocabulário em tailandês, sobre os principais golpes e termos técnicos empregados na arte, (este vocabulário se restringe aos termos do muay desportivo e alguns golpes tradicionais), aí vai:

Muay Thai-"Luta da Liberdade" (nome da arte)
Cai-"campo", ou "academia"(no kikboxing ocidental é usado o termo inglês "camp")
Dtoi Lom-"Boxe Sombra"(forma de treinamento solo, também presente no boxe)
Diab Ko-"clinch"(agarramento do boxe, (entretanto no muay thai usado para desferír joelhadas, em especial nas costelas e estômago do oponente)
Phet Rao-(nocaute, o popular "K.O.")
Len Chen-"sparring"(pessoa que auxilía treinamento, absorvendo ou defendendo os golpes), pode ser ainda um "Pao", aparador de chutes
Kroo muay-"Mestre da Luta"
Chok-"luta formal, disputa"

Golpes:

arremesso-Tumyan
joelhada simples-Sonkao
cotovelada-Sook
gancho-Mat
direito(soco)-Chook
direto(soco)-Mat Drong
gancho com punho-Mat At
joelhada frontal-Kao Drong
joelho saltando-Kao Loy
chute frontal-Thiep
chute circular-Diog Yan
defesa com canela-Kaak
golpes aéreos-Join
salto-Kradot
agarrar-Dtee
jaab (soco com o punho que está a frente)-Yaeb

Partes do corpo, (possíveis alvos ou partes contundentes para golpear):

Alvos:

boca-Baak
ponto vital secreto abaixo do coração-Daihuachai
olhos-Dtaa
coração-Huajai
nariz-Jamook
joelho (esticado)-Kao
estômago-Tong
baixo estômago-Tong Noi
cabeça (parte de trás ou de cima, ou lateral)-Hua

Partes contundentes:

punho-Mat
cabeça (só a testa)-Hua
joelho (dobrado)-Kao
pé-Tao (curioso, "Tao" em chinês é "caminho" ou "via")
cotovelo-Sook
canela-Kaak

Bem, acho que é isto... (ufa 8-O ) Ah, eu não coloquei em ordem alfabética (ía dar muito serviço...:mrgreen:)

Thor
08-02-2007, 15:41
Ei, Brenex, antes voce tinha ficado em dúvida sobre o treinamento ninja na mata, né... achei aqui as especificações de como é feito este treinamento regular: se chama "Go-Tompo", e preza a aprendizagem das técnicas de sobrevivência na selva (que inspiraram as usadas pelo exército e escoteiros), sinalização silenciosa com as mãos, camuflagens, salto sobre obstáculos, conhecimento de plantas medicinais e venenos (só que geralmente só da flora existente no Japão), e para arrematar, já que estou falando sobre isto, aqui estão os "famigerados" Kuji-Ashi ("os nove-passos"), ou seja, aquelas técnicas secretas de furtividade...

1-passo cruzado
2-passo de lado
3-passo negro
4-passo na pista perdida
5-passo de investida
6-passo do dragão
7-passo da serpente
8-giro de entrada
9-habilidade de caminhar a noite

Obs: droga, eu não consigo me lembrar dos nomes destas técnicas em japonês...

Brenex
08-02-2007, 20:00
Nossa cada vez q falam sobre ninjutsu eu fico nervoso...de estar perdendo uma arte tao boa T-T,raiva chata...algum de vcs mora em sao paulo aqui perto de santo amaro q conheca alguma escola?
Se aguem conhecer por favor me fala,estou loco pra faser T-T.
E algum de vcs sabe algo + sobre a escola hoshoryuninpo que me parecia muito boa,o dono e o Cicero Melo Shidoshi

Thor
12-02-2007, 15:25
Ei, pessoal, continuem postando aqui, o universo das artes marciais é vasto,não vamos deixar este tópico (um dos mais legais, na minha opinião) "morrer" assim no esquecimento, praticantes de artes marciais, cientistas marcias, atletas, curiosos, etc... Por favor, postem aqui, ainda tem muita coisa para se falar. Valeu moçada, té mais...

Brenex
12-02-2007, 16:57
Ja q ensistem...xD
Eu vou dar uma olhada no karate kyokushin aqui perto de casa(sao paulo,santo amaro)e pesquisei um pouco e vi q o sensei e o marcos costa faxa preta 3°Dan...se vcs souberem algo sobre ele,e postar aqui vou ficar muito agradecido xD

Thor
13-02-2007, 14:32
Tá certo... Brenex, quando eu mencionei "postem aqui", não éra exatamente este tipo de post igual o que você mandou aí, mas... deixa pra lá... :lol:

Dårk_Fëanor
16-02-2007, 13:52
Ei, pessoal, continuem postando aqui, o universo das artes marciais é vasto,não vamos deixar este tópico (um dos mais legais, na minha opinião) "morrer" assim no esquecimento, praticantes de artes marciais, cientistas marcias, atletas, curiosos, etc... Por favor, postem aqui, ainda tem muita coisa para se falar. Valeu moçada, té mais...

Se você der uma olhada no primeiro post vai perceber que é um tópico que não cai no esquecimento. De tempos em tempos fica menos movimentado, mas sempre alguém acaba postando alguma coisa nele.

Aproveitando o post. Eu fiquei curioso a respeito do que o Ugluk falou de entortar espada com os olhos e tal e achei isso:

http://www.youtube.com/watch?v=co6G-vyAlII

Thor
16-02-2007, 13:59
[quote=Dårk_Fëanor;1372859]Se você der uma olhada no primeiro post vai perceber que é um tópico que não cai no esquecimento. De tempos em tempos fica menos movimentado, mas sempre alguém acaba postando alguma coisa nele.[quote].

Sim, eu sei disto, usei apenas uma "figura de linguagem", mas obrigado por me corrigir, no entanto, funcionou, pois você voltou a postar aqui... :mrgreen: (Só brincadeirinha, não fique brabo). E sim, é um link muito interessante que você nos trouxe, é isto que eu acho muito legal, compartilhar informações diversas sobre artes marciais em geral. Parabéns... :yep:

[I]Editando: bom, já que estamos tratando de fortalecer a resitência de partes do corpo, eu estou a preparar uma ótima pesquisa, para resumir, e em breve vou postá-la aqui, ela trata também de formas avançadas e pouco usuais de "Qi-Gong", (ou "Ch'i-Kung"), e "Shyugendo", e "Fa-Lun-Gong".

Dårk_Fëanor
16-02-2007, 23:47
Editando: bom, já que estamos tratando de fortalecer a resitência de partes do corpo, eu estou a preparar uma ótima pesquisa, para resumir, e em breve vou postá-la aqui, ela trata também de formas avançadas e pouco usuais de "Qi-Gong", (ou "Ch'i-Kung"), e "Shyugendo", e "Fa-Lun-Gong".

Aproveitando. Já me falaram que existe, mas eu nunca vi uma pesquisa utilizando uma metodologia cientifica para "esclarecer" ou quem sabe ao menos verificar as mudanças fisiológicas que ocorrem em um praticante de Qi gong. Será o chi que permite entortar lanças e espadas? Ou será mais fisico, e que todo o segredo é o aprimoramento fisico obtido durante o treinamento do Qi gong?

O Ugluk falou algo parecido:

Eu mesmo me dou o beneficio da dúvida do q eu sei, eu não sei se os efeitos do eu faço são mesmos de energias internas ou de puro condicionamento fisico, hj em dia, eu não sinto quase dor no corpo em pancadas, ate faço brincadeiras com isso, isso e um dos resultados do treino da camisa de ferra, no meu braço.. é nulo oq eu sinto. Mas eu não me lembro com que idiade isso começou, sinceramente. Eu treinei camisa de ferro, e isso pode ser um dos resultados. Eh.. ou não. hehehe.

Será que há alguma investigação séria e metódica em relação a isso?

Thor
18-02-2007, 00:47
Aproveitando. Já me falaram que existe, mas eu nunca vi uma pesquisa utilizando uma metodologia cientifica para "esclarecer" ou quem sabe ao menos verificar as mudanças fisiológicas que ocorrem em um praticante de Qi gong. Será o chi que permite entortar lanças e espadas? Ou será mais fisico, e que todo o segredo é o aprimoramento fisico obtido durante o treinamento do Qi gong?

O Ugluk falou algo parecido:

Será que há alguma investigação séria e metódica em relação a isso?

Ah, ótima questão que você levantou, muito bem. Aí vai minha singela opinião:

Sim, existem referências puramente científicas a respeito, só que são raríssimas, ainda mais em língua portuguesa. Eu venho tentando me aprofundar durante anos em tais questões de um modo até "metódico", como você citou. O chi existe sim, com explicação científica. Se você quiser lhe envio algum material, modéstia aparte, minha pesquisa é extensa. O antiquíssimo "Yi-Jin-Jing", trata bastante de mudanças fisiológicas, mas existem inúmeras fontes. E o Uglúk, a meu ver está certo em dois modos diferentes, eu penso que é tanto o condicionamento, quanto o chi, só que este último a meu ver também não deixa de ser uma forma mais avançada de condicionamento. Ele tem razão.

Obs: na verdade "Qi-Gong", sería a "Ciência e a prática do Chi", não se pode traduzí-lo literalmente. Eu sou totalmente "anti-místico", hehehe, por isto prefiro analisar isto sob um prisma científico...

E para aguçar a sua curiosidade, meu caro Dark_Fëanor, vou deixar aqui uma gravura representativa, veja que o "chi" tem muito a ver com a circulação do sangue, (para os chineses, o fator mais vital do corpo humano), a oxigenação em geral, e a pressão atmosférica:

http://www.innerrivers.com/db1/00068/innerrivers.com/_uimages/mman.jpg

A Acunpuntura e a Tui-Na se baseiam no Chi sobre os pontos vitais, certo? E levando em consideração que isto é em grande parte a irrigação do sangue em determinada áreas ou órgãos, para oxigená-los melhor, aí já está quase uma dica de parte do funcionamento geral destes processos, embora seja só a minúscula pontinha do iceberg... Respiração e circulação sanguínea são muitíssimo importantes para o corpo.

Elfulano
18-02-2007, 01:56
Em breve iniciarei-me no Tai Chi Chuan.
Alguém aí que conhece/pratica/ensina pode me dar algumas informações a respeito?

Thor
18-02-2007, 02:02
O Tai-Chi-Chuan ou Tai-Ji-Quan, é uma das mais terapêuticas artes marciais, faz parte da família dos estilos internos (nei-jia), sua filosofia estaria mais para taoísmo do que budismo, tem movimentos precisos e graciosos, existe o de movimentação mais lenta, e outros mais rápidos, (mas só na hora do treinamento, pois em combate todos usam de velocidade, uma das regras fundamentais do Kung Fu em geral), se fundamenta na fluidez, e em ludibriar o oponente.

Tai Ji Quan:

http://www.unicamp.br/nipe/taichi/eixo1.gif

Esta nobre arte tem suas origens em um lendário monge-guerreiro taoísta do templo Wudang, e surgiu quando ele observava a luta entre um pássaro e uma serpente.

Observe a eficácia dos golpes de Tai Ji:

http://espytv.com/images/NEW%20YANG%202.jpeg

Este foi o inventor do alicerce dos sitemas Tai Ji:

http://www.tongtai.net/Chang%20San%20Feng-Web.gif

O nome deste monge éra Chang-San-Feng, e ele éra um lendário lutador, e profundo conhecedor de diversos estilos de kung-fu.

Enfim, é uma boa escolha a sua, lhe desejo boa sorte, e que se identifique com as técnicas.

Dårk_Fëanor
20-02-2007, 03:04
Ah, ótima questão que você levantou, muito bem. Aí vai minha singela opinião:

Sim, existem referências puramente científicas a respeito, só que são raríssimas, ainda mais em língua portuguesa. Eu venho tentando me aprofundar durante anos em tais questões de um modo até "metódico", como você citou. O chi existe sim, com explicação científica. Se você quiser lhe envio algum material, modéstia aparte, minha pesquisa é extensa.

Se puder me enviar sinta-se a vontade. E eu tenho um particular interesse nessas referencias "puramente cientificas" que você citou.

Se quiser fazer a gentileza de me enviar meu e-mail é: gustavo_akira13@hotmail.com

Thor
20-02-2007, 13:12
Se puder me enviar sinta-se a vontade. E eu tenho um particular interesse nessas referencias "puramente cientificas" que você citou.

Se quiser fazer a gentileza de me enviar meu e-mail é: gustavo_akira13@hotmail.com

Certamente entrarei em contato...

Old Malk
21-02-2007, 13:35
Ola a todos,

Estou começando hoje no forum e gostaria da ajuda de voces.

Estava triste por nao achar nada serio sobre KungFu e fiquei feliz ao achar esse forum.

Comecei a ler as mensagens mas estou longe de acabar a leitura e se não for muito abuso gostaria de perguntar se alguem sabe quais são os estilos (academias) serias em São Paulo (capital)?

Treinei a muito tempo atras Wushu por 3 ~ 4 anos e gostaria de voltar, comecei o treino em 2 academias e fiquei desapontado com o comercio que existe. Treinei Tae Kwon Do, que gostei muito, por apenas 6 meses, comecei Aikido, mas por motivos pessoais parei e tambem gostei muito, e agora estou tentando fazer Karate (Kyokushin) so que o que eu gostaria de fazer é Wushu pois é ... não sei como dizer, fantastico (é muito pouco pro que eu gostaria de expressar), nao tenho palavras essa é a verdade.

So que não acho nada serio em São Paulo e fico muito desapontado com toda a falsaria que so se preocupa com comercio isso acaba com qualquer atleta serio.

E caso não tenha Wushu serio / verdadeiro em Sampa gostaria, e se possivel, que fosse sitado os estilos serios e verdadeiro para que eu possa verificar se me agradam, e para que não fique nada chato ou desconfortavel para os participantes do forum podem me mandar por MP a ou as respostas.

Continuarei a ler o forum e talvez encontre essas respostas, por isso peço desculpas caso esteja fazendo uma pergunta repetida.

Obrigado pela compreensão de todos.
Olavo

deathie
21-02-2007, 14:02
Ola a todos,

Estou começando hoje no forum e gostaria da ajuda de voces.

Estava triste por nao achar nada serio sobre KungFu e fiquei feliz ao achar esse forum.

Comecei a ler as mensagens mas estou longe de acabar a leitura e se não for muito abuso gostaria de perguntar se alguem sabe quais são os estilos (academias) serias em São Paulo (capital)?

Treinei a muito tempo atras Wushu por 3 ~ 4 anos e gostaria de voltar, comecei o treino em 2 academias e fiquei desapontado com o comercio que existe. Treinei Tae Kwon Do, que gostei muito, por apenas 6 meses, comecei Aikido, mas por motivos pessoais parei e tambem gostei muito, e agora estou tentando fazer Karate (Kyokushin) so que o que eu gostaria de fazer é Wushu pois é ... não sei como dizer, fantastico (é muito pouco pro que eu gostaria de expressar), nao tenho palavras essa é a verdade.

So que não acho nada serio em São Paulo e fico muito desapontado com toda a falsaria que so se preocupa com comercio isso acaba com qualquer atleta serio.

E caso não tenha Wushu serio / verdadeiro em Sampa gostaria, e se possivel, que fosse sitado os estilos serios e verdadeiro para que eu possa verificar se me agradam, e para que não fique nada chato ou desconfortavel para os participantes do forum podem me mandar por MP a ou as respostas.

Continuarei a ler o forum e talvez encontre essas respostas, por isso peço desculpas caso esteja fazendo uma pergunta repetida.

Obrigado pela compreensão de todos.
Olavo

Hmm, em que bairro você mora? E quais academias te desapontaram, com relação ao wushu?

Treinei alguns meses com o Alexandre Lima, ele ensina Wu Shu muito bem e os alunos dele são bastante bons. Você pode conhecer ele do Garra de Águia, mas ele é bom sim. O Uglúk também treinou com ele e pode dizer o mesmo. O Alexandre dá aula na Penha.

Parece quem em Santo André tem um cara bom de Wu Shu também. Se tiver interesse posta que vou atrás do contato!

Old Malk
21-02-2007, 15:28
Cara, como disse estou lendo tudo mas ja postei minha pergunta, não tenho todo esse conhecimento que voce tem, mas o pouco que tenho e o bom senso me mostrou exatamente o que voce esta falando nessa msg passada, é visivel o que a maioria das academias fazem, e venda de propaganda enganosa discarada.

Me diz uma coisa, qual é o atleta que não deve treinar mais do que 3 vezes na semana e não mais que 1:30hr por vez? Eu ouvi isso do "mestre" da academia que eu treinei (fica na consolação perto da paulista pra quem é de sampa) ele ficava furioso comigo pq eu fazia de 3 ou ate 4 horarios por vez ja que não tinha aulas todos os dias. Ate o dia em que ele não aceitou o meu pagamento (mensalidade) dai como ja tinhamos varias diferenças de ponto de vista sai sem discutir.

Outra academia que fui visitar por que me fizeram uma propaganda desgraçada e falaram que ele era justo pq tambem tinha se "desentendido" com o "mestre" da academia da consolação e que ele estava ensinando a verdadeira arte me falou algo tambem proximo do anterior (nenhum atleta aguenta mais que 3x na semana e 1:30 h de treino) com isso nao quis nem ao menos treinar 1 aula de apresentação.

Por isso queria saber se exite alguem serio, verdadeiro e que não desgrace a arte mas pelo que voce esta falando no brasil temos a mania de banalizar tudo, lamentavel.

[]´s

Ixxe.... cuidado, esses caras adoram falar uams mintirinhas, como q a federação chinesa de kung fu aprovou Li Cho Pa? Não existe federaçao chiensa de kung fu. So existe a cofederaçao mundial de Wu Shu, e o presidente eu conheço muito bem, o Veneravel Metsre Lie Je, e lamento te descepcionar mas ele nunca aprovou estilo nem um do mundo sem ser chinas q tenha pelo menos 150 anos de existencia. Isso e simpels de explicar, eu lembro da nota oficial de 2001 quando foi mandada a Pequin para relacionar os paises e poderiam vir a particpar das olimpiadas de 2008 com o Wu Shu, e ai constava os 660 estilos reconhecidos por eles. E como disse Li Cho Pa, nem Fei Hok Pai, nem Tao Liun Chan, nem um outro estilo criado aqui no Brasil. E eles esplica um estilo de Kung Fu Wu Shu, so se torna verdadeiramente eficiente como estilo quando eles quebram a barreira do tempo estimado de existencia. Pois ume stilo não nasce da noite para o dia, e ninguem cria estilos, els se transformam de acordo com a nescessidade do usoario do estilo, e criar por puro caprixo e coisa de quem quer ganhar dinheiro ( alias o Gola ta muito rico), um estilod e 20 anos e existencia??? E no minimo extremamente limitado e fraco, se eu não posso dizer discosideravel como estilo, então não aidnata vc se dedicar o maximo q consiguir, se o ambiente leh propicia uam evolução. Te garanto q eles nem te ensinaram o q eh Kung Fu, por q se vc soubesse oq significa e quisesse aprender naum estaria mais em Li Cho Pa.
Eu adimiro ate uns praticantes de Li Cho Pa q querem elevar o estilo, mas eles nunca vão conseguir se eles continuarem a acreditar em sertas coisinhas... Por exemplo a mintira do campeão Brasileiro, vc sabe quantas vezes eu fui campeão Brasileiro?? Se eu falar vc naum acredita... E mundial então?? Puts esse e o pior... da ate vergonha e fala..
o pior foi eu achar q eu era bom!!!
O mito do campeão Brasileiro, existem masi de 30... isso mesmo 30 cofederaçoes Brasileiras de kung fu, me diga como alguem pode perder em uma delas se todos os atletas estão espalhados por todas elas?? Sao amis de 30 campeoes Brasileiros por ano!! Mas mesmo assim... Se vc ja assitiu um campeonato barsileiro de qualquer federação, vc sabe q da vergonha! O negocio e de extremo baixo nivel, sabe por q? Os poucos q tem no Brasil q conehcem kung fu e sabem, não se atrevem a entrarem em campeonatos, e tb se entrassem, coitados desse iludidos e acham q ganhar campeonato no Brasil e bom. Mas e bom para eles ne? Ai eel colocam no curriculo e pronto... ele viram "Deus".
Ja vi brasileiros lutarem na china, e na boa... ele apanharam tanto q dava ate dó, poucos brasileiros se deram bem... E hj emd ia tem um monte q volta de la como campeão mundial, e logico, tema categoria estrageiros, nem e tào dificl, ganhar, mas os brasileiros q o fizeram suaram muuuuuito. Mas isso foi nso velhos tempos... Hj em dia ta dificil qualidade aqui.

Eu trabalho coma verdade nessa parte, a lavagem cerebral nas "academias" hj em dia... E vc sitou os dois fatores principais, dizer q tem ligaçao com a china e professor campeão, esses dois fatores e oq eles lanção par iludilos e pegar o dinehirinho do bolso ne? Mas as vezes seu professor tb naum tem culpa, pois ele tb pode ser um engando, se ele ganhou o brasileiro encheram tanto a bola dele, q ele acabou acahndo q ele era bom de verdade.... Então por favor... vejam a verdade! As vezes vc acha o professor legal e ja treinou muitos anos ali... Mas não importa quanto e doloroido e a verdade.
Eu pratiquei 8 anos e fei Hok Pai... eu naum quiz acreditar tb. Mas eu tomei conciencia quando eu naum conseguia evoluir amis dentro do estilo, mesmo eu sendo dedicado, o estilo não em oferecia mais nada. Esse e o probela de estilos criados asqui no Brasil e estilos q se dizem novos... Aprovados mesmo so os q ja perdurama mais de 200 ou 300 anos, com esse vc com certeza evolui...

Novamente foi sem ofenças... mas e verdade ue??

Thor
21-02-2007, 17:09
Eu gostaria de perguntar a quem puder me esclarecer, uma questão: é sobre as artes marciais vietnamitas, é muito raro conseguir informações sobre isto, em especial sobre os "Moi-Phai" (não sei se escrevi certo), os "ninjas" vietnamitas.

Tecumseh
22-02-2007, 13:25
Old Malk> Seus professores mentiram, realmente, mas eu não acho que ir treinar na academia mais que três vezes por semana seja tão eficiente assim. Meu professor (faço Kung Fu Garra de Águia) não nos proíbe, e deixa a nosso encargo que horas treinar e quantas vezes. Eu treino apenas duas vezes por semana lá na academia, onde eu só tiro dúvidas. O treino pra valer das formas e técnicas eu faço em casa, todos os dias. Isso sim, funciona pra valer.

aproveitando o gancho, vocês sabem de alguma academia no Rio Grande do Sul, mais especificamente em Porto Alegre ou Caxias do Sul, que dê aulas sérias de Qi Gong?

Vatho
23-02-2007, 15:43
Me diz uma coisa, qual é o atleta que não deve treinar mais do que 3 vezes na semana e não mais que 1:30hr por vez? Eu ouvi isso do "mestre" da academia que eu treinei (fica na consolação perto da paulista pra quem é de sampa) ele ficava furioso comigo pq eu fazia de 3 ou ate 4 horarios por vez ja que não tinha aulas todos os dias. Ate o dia em que ele não aceitou o meu pagamento (mensalidade) dai como ja tinhamos varias diferenças de ponto de vista sai sem discutir.

Outra academia que fui visitar por que me fizeram uma propaganda desgraçada e falaram que ele era justo pq tambem tinha se "desentendido" com o "mestre" da academia da consolação e que ele estava ensinando a verdadeira arte me falou algo tambem proximo do anterior (nenhum atleta aguenta mais que 3x na semana e 1:30 h de treino) com isso nao quis nem ao menos treinar 1 aula de apresentação.
[]´s

Isso foi na ASKF por acaso? Na consolação e perto da Paulista eu conheço só ela e treino na de Alto de Pinheiros. Tem sempre gente querendo fazer 12 aulas seguidas por dia e fariam todos os dias se pudessem. Moral da história: todos desempregados, hahahahahahahaha.

Eu pessoalmente considero mais que 2 aulas por dia besteira (minha humilde e muito foda opinião). Quando você não tem porra nenhuma pra fazer da vida pode até ser aceitável, mas todos os dias treinando que nem um condenado o que vc vai conseguir é uma lesão.

Quando eu era desocupado eu fazia isso com Karate e Kung fu, 3 a 5 horas de treino por dia, de Terça a Sábado. E da-lhe lesões.

Diz a lenda que o ideal para quem não é atleta de elite é treinar um dia e descansar o seguinte para dar tempo do seu corpo "assimilar" o esforço. Mas isso é outra discussão... De tempos em tempos até vale aumentar a frequencia, mas fazer disso uma constante é outra história. E a alimentação antes, durante e depois do treino tem papel fundamental nisso.

Consuma produtos POWERBAR =).

Thor
23-02-2007, 22:25
Na China, os antigos mestres acreditavam que para a assimilação completa da arte, no que diz respeito ao treino, éra necessário que o praticante "golpeasse com os braços 2000 vezes por dia para o alto", hehehe, mas atualmente os padrões são outros. Eu acho que cada um deve treinar o quanto quiser. O Bruce Lee, dava 1000 socos e chutes em cada treino, quando viajava de avião, ficava socando uma luva de borracha, quando dirgia automóveis, exercitava o abdômen, ao vestir as calças, treinava equilibrio, etc. Enfim, não parava nunca, mas porque os objetivos dele exigiam isto. Para mim não a necessidade de controvérsias a respeito, é uma questão muito pessoal, o tempo de treinamento de cada um, mas eu também considero muito ruim um mestre achar errado que um aluno treine três vezes por semana, ou todos os dias. Isto demonstra que o "mestre", só está interessado no ponto de vista comercial, etc, do que na divulgação da arte que representa, é lamentável. Concordo que alimentação seja fundamental, qual dieta você faz, Vatho?

Uglúk o Uruk-Hai
24-02-2007, 00:24
Eu gostaria de perguntar a quem puder me esclarecer, uma questão: é sobre as artes marciais vietnamitas, é muito raro conseguir informações sobre isto, em especial sobre os "Moi-Phai" (não sei se escrevi certo), os "ninjas" vietnamitas.

So por que ninguem respondeu...

Se vc for da região de sp, Lobo, de uma visitada em uma escola de Viet Voo Dao em Sta André... não sei o endereço mas tem no google. La eles ensinam Kwankido e outras mais... todas praticadas pelos "Mon-Phai" (termo correto).

Na verdade se vc procurar no google, tb acha informações corretas sobre essas artes, mas ja adiantam q elas são bem.. mas bem parecidas com kung fu mesmo... eu não colo textos do google aqui, prefiro le-los e discuti-los, por isso creio q vc não vai ter trabalho em achar qualquer especificidade sobre o Viet Voo Dao...

Mas vc vai se espantar como é parecido com um kung fu assim, digamos, mais rustico... posições e técnicas de kung fu, mas sem muita exuberancia etc.... mas voltado ao pleno definitivo.

Alias.. o Vatho, tem dieta basica de churrasco e chocolate Nestle.. respondendo por ele ja.

Thor
24-02-2007, 16:18
Ah, muito obrigado Uglúk, eu realmente suspeitava que fosse semelhante a um modo mais rústico de kung-fu, devido a influência da China na cultura vietnamita. Agradeço-lhe pelas informações, saiba que eu admiro muito seus vastos conhecimentos em artes marciais. Novamente obrigado.

Vatho
25-02-2007, 12:34
Well, adicionalmente ao chocolate e churrasco eu faço o seguinte (e não é propaganda).

1. Entre 1 e 2 horas antes do treino: PowerBar Performance (meia barra ou barra inteira, depende do que eu almocei no dia).

Se eu não comi nada e vou treinar, eu dou cabo de um PowerGel antes.

2. Durante: Raro, pois como eu disse acho mais de duas aulas besteira. Mas quando está muito calor eu mando ver Gatorade ou muito puxado um PowereGel. Ou algo de soja, como Muppy ou Ades.

3. Depois: PowerBar Protein Plus (meia barra ou barra inteira, depende de o quão puxado foi o treino). Depois de exercitar o esqueleto vc precisa de Proteina e Carboidrato e a barra tem isso. Quando eu não bebo gatorade durante o treino, eu bebo depois.

O problema é que a PowerBar Performance, o PowerGel e a Protein Plus no supermercado são uma nota preta (isso sem contar o Gatorade, que vai de 2 a 3 reais). Eu só faço isso porque compro com desconto no trampo. Se você tentar fazer isso depois de cada treino vai pagar mais caro que a mensalidade!!!

Lary Tristan
28-02-2007, 21:22
faria kung-fu
ou curso d defesa pessoal msm

Jean Fábio Bianconcini
03-03-2007, 01:29
Acabei entrando numa academia de Hung Gar em Curitiba mesmo.
Clube Icaro.
To a 2 semanas e claro, nao sai das bases basicas e dos punhos basicos, mas to achando muito maneiro, e senti que o professor gosta de tentar passar a filosofia por tras da luta que é muito importante, já que ficamos naquele choque de pensamento ocidental x oriental. O Chi por exemplo, é algo completamente abstrato para nós, e no entanto, deve ser a base de todo movimento nas artes marciais.

Olá. Alguém poderia me dizer quem é o Prof. de Hung Gar nesta academia do Clube Ícaro? Alguém conhece o Prof. Douglas Melo? Poderiam me passar algum contato com ele?
Obrigado.

Grahan Greene
07-03-2007, 17:24
Ola!ugluk saberia me dizer alguem que ,no brasil,que ensine ou pelo menos conheça as tecnicas de Dan Xie?saberia me dizer tambem de algum lugar que ensine a linhagem cheng do tai chi?li num tópico antigo que você participou do campeonato mundial de kung fu ,em que categoria?

Uglúk o Uruk-Hai
11-03-2007, 01:11
Ola!ugluk saberia me dizer alguem que ,no brasil,que ensine ou pelo menos conheça as tecnicas de Dan Xie?saberia me dizer tambem de algum lugar que ensine a linhagem cheng do tai chi?li num tópico antigo que você participou do campeonato mundial de kung fu ,em que categoria?

E ai, então o único professor q eu conheci aqui no brasil q se atreveu a dizer q sabe Dan Xie e Tai Chi da linhagem Cheng é o Luis Melo..

Então eu participei de 4 categorias no mundial, o luta wu shu, formas armas medias, mãos livres e armas longas.

Chicken Chaser
11-03-2007, 01:23
Eu pratico Kung Fu Garra de águia a 5 meses, dei sorte de achar um escola séria, vamos até ter umas aulas especiais com a Grade Mestra Lili Lau (ela está no Brasil nesse momento)... bom na verdade eu não vou assistir pq a aula vai ser no Rio, e eu moro em Minas Gerais e to sem dinheiro...

Alguem sabe se existe alguma escola de Jeet Kune Do aqui no Brasil??

Uglúk o Uruk-Hai
11-03-2007, 15:03
Eu pratico Kung Fu Garra de águia a 5 meses, dei sorte de achar um escola séria, vamos até ter umas aulas especiais com a Grade Mestra Lili Lau (ela está no Brasil nesse momento)... bom na verdade eu não vou assistir pq a aula vai ser no Rio, e eu moro em Minas Gerais e to sem dinheiro...

Alguem sabe se existe alguma escola de Jeet Kune Do aqui no Brasil??

Vamos ver desse ponto, o Jeet Kune Do é a principio um sistema de luta, algo como, tecnicas que se encaixam para qualquer estilo de arte marcial... meio de se soltar das bases fixas e deixar fluir... quem leu o Tao of the Jeet Kune Do sabe oq eu quero dizer.... O lance de ter escolas de Jeet Kune Do é complicado... quem poderia ensinar esse tipo de tecnica seria o proprio Bruce Lee... ou aquele aluno dele e tal, q mesmo assim.. eu acho q ele se aproveita dessa ideia pra ganhar uma por fora.. sei la.

Eu ja conheci varias escolas de artes marciais que ensinam o Jeet Kune Do... e todas elas seguem um formato de formas e tal... na boa, é contraditorio de mais pra ser verdade... como um estilo q quer se desprender das formas fixas, ou tecnicas travadas pode ter formas para treinar, q sabemos... expressa um meio fixo de treino, onde tem bases, tecnicas etc, alias.. o Bruce Lee mesmo disse que essas formas são inuteis e nunca criou tais pro Jeet Kune... e bem, é claro pra mim que o Jeet Kune Do é uma busca de se soltar dentro do seu proprio estilo de arte marcial... e não de uma arte marcial em si. Portanto quem ensina desse jeito q eu disse, aqui no brasil principalmente, deve ter algum problema serio.. ou simplesmente quer ganhar uma graninha nas costas do sr. Lee... :)

Armitage
11-03-2007, 16:05
Na verdade existe uma confusão quando se fala em Jeet Kune Do. Todo muito pensa que lutar Jeet Kune Do é lutar igual ao Bruce Lee, e aí começam a abrir academias de imitadores de Bruce Lee.

Na verdade o Jeet Kune Do é um método de combate, uma filosofia marcial. Basicamente, consiste em expressar-se de forma mais honesta possivel consigo mesmo. Ou seja, lutar de forma mais simples e natural possivel, sem artificialidades, sem "formas", sem firulas.

É um processo de eliminação, ao invés de agregação. É diminuir, ao invés de somar. É jogar fora o que não serve, e usar somente o necessário, e natural a você.

Por isso, o Jeet Kund Do original se preocupa mais em oferecer remédios para seus problemas, ao invés de ensinar-lhe formas de luta. E pra isso é necessario uma análise do indivíduo, e um estudo amplo de artes e técnicas diversas (desde estilos de strikers como Boxe ocidental e Wing Chun, até estilos de grapplers como JiuJitsu e Wrestling ). Isso para analisar os pontos fracos e fortes do aluno, e oferecer-lhe métodos de melhor lapidar suas armas, e assim aprimorá-lo para o combate.

ou aquele aluno dele e tal, q mesmo assim.. eu acho q ele se aproveita dessa ideia pra ganhar uma por fora.. sei la.

Você se refere a Dan Inosanto, Ugluk?

A meu ver, ele é o responsável pela vertente do Jeet Kune Do que se manteve fiel à filosofia original de Bruce. Inclusive incorporou muitas técnicas de chão do Gracie JiuJitsu e técnicas de luta armada do Escrima/Kali. Ele evoluiu a arte de acordo com a visão do próprio Bruce Lee.

Já a irmã de Bruce, a responsável pela outra vertente da arte (e que, ironicamente, é a que fez mais sucesso) parece não ter entendido nada - deu prosseguimento à arte de forma completamente equivocada, ensinando às pessoas a lutar imitando o Bruce Lee - um erro grave, já que o próprio Bruce estressava que um indivíduo deve expressar-se de forma pessoal, sincera consigo mesmo, livre de artificialidades, _autêntica_ ... e não imitar os outros.

Grahan Greene
12-03-2007, 15:31
Ola!ugluk que ano foi isso?pergunto pois ja competir uma vez,mas só levei menção honrosa.na categoria armas,mas meu nivel tecnico e historico não é muito bom,bem talvez eu conheça um pouquinho,só que a impressão que eu tenho dos brasileiros que foram para la,inclusive meu caso, é que eles são bons tecnicamente em termos de formas e tal mas conhece pouco do kung fu propriamente dito,não sei se estar dando para enteder,mas quando em uma arte marcial você participa de uma competição parece que alguma coisa se perde.mas pode ser que não seja nada disso.

Uglúk o Uruk-Hai
12-03-2007, 17:56
Você se refere a Dan Inosanto, Ugluk?

Não, não é ele não... e um outro japones tb, que tem uam escola aberta de Jeet Kune Do nos EUA, eu não lembro o nome dele, mas ele realmente foi um dos primeiros alunos do Bruce ainda por cima...

O Dan Inosanto, creio eu, nem ensina dessa forma o Jeet Kune, ele tem ume scola oficialmente de Karate, creio q ele realmente so carrega pra suas aulas a filosofia Jeet Kune Do... esse q eu to falando, tem uma associação inteira que é voltada so ao ensino do Jeet Kune Do.

Alias, sua explicação ajudou a entender, o por q eu desconfio dessas escolas q ensinam Jeet Kune do Brasil... principalmente essas q ensinam a arte utilizando formas, q em algumas academias eu ja vi chamarem seriamente de "katas".

Grahan, então.. foi em 2000, la em Buenos Aires essa aventurinha ae.

Alias, eu achei no youtube esses dias uma coisa q me deu ate saudades, no ano de 2000 eu ja era instrutor do Fei Hok e ja praticava Hung Gar a um bom tempo, e resolvi me aventurar no kung fu shaolin do Luis Melo... e reparem so no cara q esta fazendo a forma da rapoza nessa reportagem...hehe

ICmHyznhRck

Minha barriga aparecendo na hora dos saltos foi o melhor.

david-net
12-03-2007, 19:45
Não, não é ele não... e um outro japones tb, que tem uam escola aberta de Jeet Kune Do nos EUA, eu não lembro o nome dele, mas ele realmente foi um dos primeiros alunos do Bruce ainda por cima...

O Dan Inosanto, creio eu, nem ensina dessa forma o Jeet Kune, ele tem ume scola oficialmente de Karate, creio q ele realmente so carrega pra suas aulas a filosofia Jeet Kune Do... esse q eu to falando, tem uma associação inteira que é voltada so ao ensino do Jeet Kune Do.

Alias, sua explicação ajudou a entender, o por q eu desconfio dessas escolas q ensinam Jeet Kune do Brasil... principalmente essas q ensinam a arte utilizando formas, q em algumas academias eu ja vi chamarem seriamente de "katas".

Grahan, então.. foi em 2000, la em Buenos Aires essa aventurinha ae.

Alias, eu achei no youtube esses dias uma coisa q me deu ate saudades, no ano de 2000 eu ja era instrutor do Fei Hok e ja praticava Hung Gar a um bom tempo, e resolvi me aventurar no kung fu shaolin do Luis Melo... e reparem so no cara q esta fazendo a forma da rapoza nessa reportagem...hehe
Minha barriga aparecendo na hora dos saltos foi o melhor.

Voce se identifica melhor nos estilos do Norte ou do Sul?

Que estilo que voce se identificou melhor?

Uglúk o Uruk-Hai
13-03-2007, 17:59
Voce se identifica melhor nos estilos do Norte ou do Sul?

Que estilo que voce se identificou melhor?

Do sul, sempre... sempre fui melhos dos estilos do sul, talvez por eu ter treinado em primeiro eles, e a maioria dos campeonatos q eu ganhei era com formas do sul... mas eu pratico as formas longas tb, dita as do norte... que hj em dia agente sabe q a divisão cerrada disso é meio lenda.. existe estilos autos e baixos das duas regiões... mas parece q o apelido pegou né? Alias, essa do vídeo seria uma forma longa... como percebe-se pelos saltos e chutes mais acrobativos.

Dårk_Fëanor
26-03-2007, 22:09
Certamente entrarei em contato...

Estou aguardando.

Olá. Alguém poderia me dizer quem é o Prof. de Hung Gar nesta academia do Clube Ícaro? Alguém conhece o Prof. Douglas Melo? Poderiam me passar algum contato com ele?
Obrigado.
Se algum dia ler isso. Me procure. Eu treino lá.

adriano ferrira moraes
03-04-2007, 01:45
Eu lhes garanto que o estilo Kyokushin é o melhor,pois sou praticante do estilo a 4 anos.Antes,passei por estilo Shotokan e Goju-ryu.Meu Sensei,Kazuteru Noguchi foi aluno do Sensei Mas Oyama.Hoje sensei Noguchi está com 73 anos de idade,com corpo de 50!Eu mesmo nao acreditei a princípio,mas quando ele me mostrou a identidade dele...até hoje nao acredito.Ele puxa todo o aquecimento e treino,manhã,tarde e noite.Quarto Dan,e com outro exame de faixa marcado para Setembro/5 no Japão.
Os eslitos existentes são:

Chito-ryu
Goju-ryu
Ishin-ryu
Kobayashi-ryu
Kyokushin (verdade final)
Kyokushinkai
Matsubayashi-ryu
Matsumura Seito
Matsumura Motubu
Seido
Shaolin
Shindo xinen-ryu
Shito-ryu
Shobayashi
Shorei-ryu
Shotokan
Shotokai
Shorinxi-ryu (Kempo)
Shudokan
Shukokai (unha via para todos)
Ueshi-ryu
Wado-ryu (camiño da paz)
Shotokan

Fica na Paz pessoal!!!!!

Grahan Greene
03-04-2007, 16:37
Melhor o que?arte marcial ou Karate?e como você pode garantir?

Verbenazinha_Rose
03-04-2007, 16:48
O meu namorado é praticante de kenjutsu, ele pratica desde pequeno, agora ele disse que gostaria de me ensinar, eu até tenho vontade de aprender, mas fico com vergonha, todo mundo fala que é estranho meninas lutando, mas eu gosto, muito. O que vcs acham das meninas que praticam?

Vainkan
03-04-2007, 16:56
Kenjutso?

Bom, kenjutso é uma arte feia, não combina com mulheres, que são seres lindos.

Mas é muito interessante, afinal, quem daqui de Valinor não gostaria de aprender lutas com espadas?

Eu particularmente optei por kung fu shiaolin do sul, que também possui a arma, mas que parece uma dança.

mas se é seu namorado que vai lhe ensinar achoq ue vcê não precisa ter vergonha ^^

Verbenazinha_Rose
03-04-2007, 17:05
Eu gosto bastante Kenjutsu... É um estilo bem interessante... Assim como o estilo de Sasaki Kojiro, Hiten Mitsurugi e o estilo da casa Yagyu Shin-kage-ryuu... Mas o preconceito aki é bem grande de ver uma menina com uma katana na mão...
Mas o meu namorado insiste em me ensinar, ele diz que eu tenho dom para a coisa.

Myamoto Musashi
03-04-2007, 17:13
Melhor o que?arte marcial ou Karate?e como você pode garantir?

Olha, melhor arte marcial acho difícil de dizer, mas pelo meu conhecimento o karate Kyokushin é o melhor que tem, pelo menos no aspecto marcial da coisa mesmo.

Dårk_Fëanor
03-04-2007, 17:28
Eu particularmente optei por kung fu shiaolin do sul, que também possui a arma, mas que parece uma dança.

E que estilo exatamente você treina?

Uglúk o Uruk-Hai
03-04-2007, 19:15
Olha, melhor arte marcial acho difícil de dizer, mas pelo meu conhecimento o karate Kyokushin é o melhor que tem, pelo menos no aspecto marcial da coisa mesmo.

Eu discordo um pouco, isso é muita propaganda Myamoto, não que ele não seja um estilo foda... muito pelo contrario, ele realmente chuta bundas... mas eu ja vi praticantes de estilos tradicionais de okinawa que, eram realmente espetaculares... presenciei uma apresentação de praticantes vindos de okinawa no festival de aniversario de Benjin.. e nossa, eles são realmente BONS no sentido marcial da coisa.

E que estilo exatamente você treina?

O Dark... aqui em sp, tem umas escolas que ensinam um dito estilo "shaolin do sul"... não é um estilo da familia nan quan especifico.. e sim um sistema unico.

Ta agente sabe que existem realmente "Shaolins do sul"... devidamente aos templos de cantão, fukien e shandong... todos tinham monges lutadores, e como monge guerreiro virou sinonimo de Shaolin... a terminologia Shaolin do Sul.. é real...

Vainkan
03-04-2007, 22:05
Então, é Shao-lin do sul mesmo, meu mestre foi treinado em templo na China desde os 5 anos de idade, por ae xP

Shao lin do sul é conhecido por ser o que trabalha com os animais, quando você ouve falar de Kung fu e dragão, tigre, águia, pato ou seja lá o que for, somos nós ^^

Eu também aprendo em um templo, o maior templo budista da america latina, zu-lai é chamado, não sei se conhecem.

Lá em algumas aulas também temos um pouco de Wing Chun (outro estilo de Kung Fu), mas o principal é Shao Lin do sul, que tem acho que 30 animais, sem contar os estilos bêbados.

Tem o estilo do bebado (drunken master, youtube, e você entende), e o bêbado engloba todos os outros estilos, tigre bebado, aguia bebada e etc...

é basicamente isso, acho que armas é só para quem chega à segunda ou terceira graduação, e estou na primeira (são longas as graduações, e são só 5), então ainda não uso espada, mas bastão e nuntchako temos noções assim que entramos.

Myamoto Musashi
03-04-2007, 22:09
Eu discordo um pouco, isso é muita propaganda Myamoto, não que ele não seja um estilo foda... muito pelo contrario, ele realmente chuta bundas... mas eu ja vi praticantes de estilos tradicionais de okinawa que, eram realmente espetaculares... presenciei uma apresentação de praticantes vindos de okinawa no festival de aniversario de Benjin.. e nossa, eles são realmente BONS no sentido marcial da coisa.

Até pode ser, mas eu não tenho muito como saber dos outros, afinal os caras do Kyokushin são os que mais dão a cara à tapa, desafiam os outros estilos e tal.

Eu sei que o Shotokan é outro estilo muito bom, mas dos outros eu não sei quase nada.

Uglúk o Uruk-Hai
03-04-2007, 23:02
Então, é Shao-lin do sul mesmo, meu mestre foi treinado em templo na China desde os 5 anos de idade, por ae xP

O nome do seu Mestre é Yip Fu Kwan? O "Shaolin do Sul" que vc treina é o Yau-Man conhecido na china como Gáe-Baán, o estilo do andarilho?

Se isso confere, beleza parebens seu mestre faz um otimo trabalho... se não confere... teremos que bater um papo de amigo, mas vc vai ter q ter a mente aberta...haha :lol:

Shao lin do sul é conhecido por ser o que trabalha com os animais, quando você ouve falar de Kung fu e dragão, tigre, águia, pato ou seja lá o que for, somos nós ^^

So para não confundir nossos telespectadores, vamos falar a "real"... em todas as regiões da china tem estilos com representações animais, não é exclusividade do Shaolin do Sul ou do Norte, ou estilos da Familia Chan ou Familia Nan, ou ate mesmo entre Externos e Internos. O que talvez aconteça é que por causa do Fong Sai Yuk ter formalizado o Boxe dos 5 Animais que depois foi incorporado ao Hung Tao Choi Mei Gar pelo Hung Hei Kung ( acho que o Dark Feanor pode dar mais detalhes dessa parte, uma vez q eu sempre confundo o Hung Hei Kung nunca sei se é o pai o filho enfim..), enfim.. estilo mais tarde conhecido como o Hung Gar que ficou famoso por dar origem aos dados estilos do Sul.. ou da Familia Nan, os Nan Quan...e bem.. ai vem o lance dos animais do sul.. bla bla bla... mas agente não pode esquecer que MUITO antes disso, em Shaolin em Henan, ja existiam as Formas dos 5 Animais de Buddharma, que depois se trasformaram nos 5 estilos dos animais pelo Kowk Yuen, mais tarde no proprio templo em homenagem tb a Buddharma. Fora os estilos fundados la, e encorporado no decorrer dos anos pelos proprios monges, o Boxe do Sapo, da Tartaruga Dourada (interno), Louva-Deus, Escorpião, Galo, Galo Dourado, Cão, Cavalo, Elfante, o boxe das mil abelhas.. etc etc ... E sem esquecer a aaaantes disso ainda, beeem antes.. tinha os 5 animais do Dr. Hua Ting... Urso, Tigre etc...

Eu também aprendo em um templo, o maior templo budista da america latina, zu-lai é chamado, não sei se conhecem.

Conhecemos sim, os alunos do Yip Fu Kwan dão aula la, por isso ter perguntei se é com ele mesmo que vc treina.

Lá em algumas aulas também temos um pouco de Wing Chun (outro estilo de Kung Fu), mas o principal é Shao Lin do sul, que tem acho que 30 animais, sem contar os estilos bêbados.

A bem.. acho que todo mundo sabe aqui que Wing Chun é outro estilo de Kung Fu.. :lol: Pode ser o Ving Tsun tb né? :hihihi:

De novo para não confundir os nossos telespectadores, ahm... estilos bebados, eu tenho conhecimento fatídico ( e olha q eu ja andei heim?) de alguns apenas, tipo... 9..haha.. um para cada um dos 9 Deuses Bebados, mas eu creio existir tb, um Zui Quan apenas, o básico Boxe do Bebado.. mas sei tb, que existe o Boxe do Macaco Bebado, Zui Hao Quan... e pelo que vi, foi pouco, parece ser um estilo Interno tb.

Tem o estilo do bebado (drunken master, youtube, e você entende), e o bêbado engloba todos os outros estilos, tigre bebado, aguia bebada e etc...

Eu juro por Deus que todos esse animais bebados é novidade pra mim!! :lol:
É o filme do Jackie Chan, principalmente o Drunken Master 2, é um bom exemplo do Zui Quan mesmo...:D

é basicamente isso, acho que armas é só para quem chega à segunda ou terceira graduação, e estou na primeira (são longas as graduações, e são só 5), então ainda não uso espada, mas bastão e nuntchako temos noções assim que entramos.

Aham... como na maioria dos outros quase mil estilos, primeiro as armas "bate arroz/pega fruta", hehe.. depois as de cunho militar, e cortantes... teoricamente, de complexidide maior.

Seja bem vindo a discussão, e não sei se vc precisa tratar agente como se não soubessemos nada... tipo agente ate sabe um pouco..haha.. pode se soltar mais e ser mais direto, se se explicar tanto... agente ta aqui, por sabe discutir arte marcial... alias.. a 6 anos que fazemos isso, se vc reparar em todas as páginas para traz.. hehe. Qualquer coisa, entre em contato comigo via msn, ou mp...

Oh Mi Tofo :cool:

Vainkan
03-04-2007, 23:13
bom, é que estavam falando de outras artes, me desculpem o preconceito, mas é que pelo tanto que sabiam das outras não tinha certeza hehe...

Meu mestre era discípulo do Grão Mestre Yan C. Lee, e tudo oq ue ele disse quando perguntei o estilo, antes da matricula, foi ShiaoLin do Sul, e explicou um pouco.

Sim, tem muitos outros animais bebados.

Quando digo que falar dos animais e Kung Fu é falar de nós digo isso por se tratar de Kung Fu, não Hung Tao Choi Mei Gar ou outras.

Sobre as armas, complexidade é diferente de periculosidade, que acho que se aplica melhor.

Provavelmente se você me falar o nome dos alunos de Yip Fu Kwan eu reconheça.

O Mi Tofo!
O Mi Tofo!
O Mi Tofo!

Bom descanço ^^

Uglúk o Uruk-Hai
03-04-2007, 23:57
bom, é que estavam falando de outras artes, me desculpem o preconceito, mas é que pelo tanto que sabiam das outras não tinha certeza hehe...

A não foi preconceito seu não... deu pra sacar sua intenção, relaxa... agora vc ja esta integrado...hehe

Meu mestre era discípulo do Grão Mestre Yan C. Lee, e tudo oq ue ele disse quando perguntei o estilo, antes da matricula, foi ShiaoLin do Sul, e explicou um pouco.

Ahm, mas onde isso? Tipo, ta... vamos ser diretos, estamos na geração dos Monges "Shin", bem estão saindo dela ja, mas os mestres em shaolin ainda são Shin... como o famoso Shin Yan Ming, o Shi Dae Yan Jung que é o atual abade mestre de la... e tem o Shi Heng Jung que é eu conheço por q ele ensina meu amigo Heming lá... Alias, a Natália, a deathie aqui do forum, acabou de voltar de la, ela trenou um mês no templo shaolin em dezembro, ela pode dizer que a geração ainda não virou. E levando em conta que nos templos de Cantão, Fukien e Shangsong não são mais ensinados kung fu assim, a uns... er.. 100 anos ja... :roll: Bem, sob esses criterios esse tal de Yan C. Lee não é de nem um referente templo... tipo... vc ja procurou sobre esse mestre na internet? Google, ou whatever? Se achar algo me mostre e tals...

Sim, tem muitos outros animais bebados.

Puts, serio.. eu nunca ouvi falar, eu nem sabia que tantos animais se embriagavam assim..haha.. mas ó a policia de Makau treina o Zui Chan, e eu conversava sempre com o Lie Je que era um professor de historia de lá que me falava muito sobre o por que eles treinava o estilo bebado, e ele nunca se quer mencionou nem um animal bebado... mas, oq eu acho foda no kung fu, pe justamente que tudo é possivel... e bem, mais de mil estilos, variaçoes entre eles, sistemas diferentes.. sei la quanto da isso, uns 10 mil formas diferentes de pensar as artes marciais chinesas? hm enfim..

Quando digo que falar dos animais e Kung Fu é falar de nós digo isso por se tratar de Kung Fu, não Hung Tao Choi Mei Gar ou outras.

Acho que vc não entendeu oq eu escrevi...hehe.. o Hung Tao Choei Mei Gar, Hung Gar É kung fu... já que kung fu é o termo que designa TODAS as artes marciais chinesas... acho que agora vc entendeu oq eu quiz dizer..hehe.

Sobre as armas, complexidade é diferente de periculosidade, que acho que se aplica melhor.

É da na mesma...hehe.. perceba, se vc sacar de mexer a corrente de 9 argolas ela é complexa... e altamente perigosa pra vc mesmo..hehe... são quase diretamente proporcionais.

Provavelmente se você me falar o nome dos alunos de Yip Fu Kwan eu reconheça.

Pergunte do Alex Heinmaiher.. :)

O Mi Tofo!
O Mi Tofo!
O Mi Tofo!

Bom descanço ^^

Etc...

Vainkan
04-04-2007, 00:45
bom, percebo que sabe muito mais do que eu sobre a arte que eu mesmo pratíco, o que é perfeitamente plausível, já que sou ultra-inicante.

pois é, procurando por Yan C. Lee no google não vem muita coisa útil, eu diria nada, mas seria por pura pressa.

Alex Heinmaiher?

Bom, realmente não sabia dessa concepção por Kung Fu (viu como sabe mais do que eu!), eu o tinha pela sua tradução, que pelo que me recordo era superação dos limites do corpo ou coisa assim (viu como não sou grande conhecedor? hehe), e achava, repito, achava que era a designação da arte que eu praticava, e apenas mais das que possuem kung fu no nome, se não nem me daria ao trabalho de falar sobre o Wing Chun.

Essa semana viajarei, oq eu quer dizer que farei um treinamento caseiro e não me encontrarei com meu Mestre, mas assim que encontrar com ele farei as perguntas necessárias ^.~

Quase diretamente proporcionais..
É muito mais fácil se machucar com uma Garra de Tigre do que manusea-la.

E pode ser que tenha me confundido sobre o numero de animais, mas creio que sejam mais do que nove, e essa será mais uma pergunta que farei ao meu mestre.

Obrigado pelo que já me ensinou, até mais xP

EDIT: As informações que aqui passei sobre mestre e estilo (não as mais detalhadas) se conferem no site do templo zu-lai, na página de cursos, inclusive me vem agora a dúvida se Yan C. Lee é um mestre de Kung Fu ou Tai Chi Chuan, acha provavel?
http://www.templozulai.org.br/cursos.htm

Donovan
04-04-2007, 13:02
Eu lhes garanto que o estilo Kyokushin é o melhor,pois sou praticante do estilo a 4 anos.

Eu ainda prefiro pensar: melhor em que sentido? Melhor de se sair melhor em campeonatos interestilos? Em Jiyu kumite? Ou o melhor em todos os sentidos? Pro alto, pro baixo, velho, jovem, mulher, homem, criança, deficiente físico...

Uglúk o Uruk-Hai
04-04-2007, 21:27
Eu ainda prefiro pensar: melhor em que sentido? Melhor de se sair melhor em campeonatos interestilos? Em Jiyu kumite? Ou o melhor em todos os sentidos? Pro alto, pro baixo, velho, jovem, mulher, homem, criança, deficiente físico...

Resumindo...

Como se mede o melhor estilo, se não com a competência de quem o pratica? hehe

Myamoto Musashi
04-04-2007, 22:21

No caso, acho que ele estava se referindo ao jiyu kumite (combate, não é)?

Grahan Greene
05-04-2007, 15:13
Ola!Vainkan no Templo Zu Lai ainda tem alunos residentes?como você treina é igual ta no site todo Sabado a tarde?e Ugluk para treinar no Templo Shaolin não precisa ser convidado?

Uglúk o Uruk-Hai
05-04-2007, 22:24
Oe Ugluk para treinar no Templo Shaolin não precisa ser convidado?

Não, não... e so vc pagar a taxa mesmo... hehe. 10 dólares por dia, e acho que 15 se vc quiser que sua aula seja particular com um monge so pra vc...

O unico impecilio mesmo é a passagem pra la pra china mesmo, que é cara pra cassete, por que os 10 por dia cobrem sua estadia no templo e a comida que os monges mesmos preparam... e não é arroz integral não.. pra gente de fora eles fazem um rango bacana, rola ate um arroz feijão e bife..hehe.

Vainkan
08-04-2007, 22:09
Só respondendo, eu faço de sábado mesmo, mas o mestre também mantem uma academia em Carapicuiba, onde ele dá aulas durante a semana.

Para quem faz no templo ele não cobra, pois o que lhe importa é que seus discípulos não deixem de treinar.

Donovan
09-04-2007, 10:58
No caso, acho que ele estava se referindo ao jiyu kumite (combate, não é)?

Na verdade eu estava me referindo ao sentido em modo geral mesmo. Concordo com o Uglúk que depende da qualidade do praticante e digo mais: depende também da aptidão física do praticante. Afinal de contas, por mais que o cara seja um praticante dedicado, o limite sempre é aquilo que está escrito no seu DNA... Se assim não fosse, bastaria qualquer um fazer o mesmo treinamento do recordista olímpico dos 100 metros rasos para ser recordista também...

Além disso, volto na questão do "melhor pra que?". Mesmo que pudéssemos colocar os melhores do mundo de cada modalidade ou estilo pra se pegarem, eliminando assim aquela história de que o cara perdeu porque é mau praticante, se tivesse colocado o fulano de tal ele teria vencido, o pessoal do jiu jitsu poderia dizer que leva vantagem, pois têm a fama de vencer outras modalidades no mano a mano. Mas aí poderia chegar um cara do kombato ou do krav magá e dizer "Mas de que adianta ficar montado no seu adversário socando a cara dele antes de finalizar com uma chave ou coisa assim se na rua/guerra/combate real o parceiro/aliado dele pode te dar um tiro/facada/garrafada/cadeirada pelas costas?"... E o outro poderia retrucar "Mas eu não vou pra guerra, meu negócio é o ringue/tatame, e lá, antes de você pensar em enfiar o dedo no meu olho ou chutar o meu saco eu já te dei uma queda, te botei pra dormir e o juiz já acabou a luta..."

Percebem como é difícil dizer que esta ou aquela modalidade é melhor ou pior sem considerar os objetivos e aptidões de cada um?
:D

david-net
09-04-2007, 11:16
Só respondendo, eu faço de sábado mesmo, mas o mestre também mantem uma academia em Carapicuiba, onde ele dá aulas durante a semana.

Para quem faz no templo ele não cobra, pois o que lhe importa é que seus discípulos não deixem de treinar.

Não cobra no templo?
Achei que que era cobrado, vou dar uma olhadinha qualquer dia desses para ver como é a aula.

Dårk_Fëanor
09-04-2007, 11:44
Curioso. Eu nunca tinha ouvido falar desse templo que ensina Shaolin do Sul. (Quem sabe seja o fato de eu não morar em SP, e não conhecer praticamente nenhuma academia de la). E ainda acho um pouco estranho, ainda mais sabendo da quantidade de linhagens e estilos de kung fu da região sul.

Eu entrei no site lá e achei outro coisa curiosa. O curso dura 5 anos, um ano para cada graduação. Acho interessante o fato de ter uma duração exata. Será que o fato de eu aprender mais rápido, ou mais devagar não leva em conta?

E é bom deixar escrito que em nenhum momento falei que o estilo é charlatão, ou que não ensina direito (já que eu não poderia falar nada disso sem pelo menos conhecer os instrutores, os alunos, o lugar, etc). Só são informações que me fizeram pensar um pouco e que me chamaram atenção.

Na verdade eu estava me referindo ao sentido em modo geral mesmo. Concordo com o Uglúk que depende da qualidade do praticante e digo mais: depende também da aptidão física do praticante. Afinal de contas, por mais que o cara seja um praticante dedicado, o limite sempre é aquilo que está escrito no seu DNA... Se assim não fosse, bastaria qualquer um fazer o mesmo treinamento do recordista olímpico dos 100 metros rasos para ser recordista também...

Bem. Eu discordo ligeiramente das ultimas afirmações. Sim. Aptidão fisica é importante, mas não é necessariamente um limite. A maioria dos estudos diz que é 20% talento e 80% suor o que faz um atleta de alto nível (ou alguma proporção desse tipo). O que importa é que dizem que o quanto o cara ralou no treinamento muitas vezes acaba contando mais do que as características herdadas do pai e da mãe. Bem, com isso poderiamos abrir uma discussão, existe talento, dom, ou seja la o nome que for dado a isso?

De qualquer forma, não acho que bastaria fazer o mesmo treinamento que um recordista olimpico. Mas, quem sabe, e se o "qualquer um", que não tem um fisico tão bom para a corrida, treinasse mais do que o recordista? Há uma chance, embora bastante pequena, de ele ser um recordista. Ou será que todos os recordistas, campeões, etc etc, nasceram para fazer aquilo?

Uglúk o Uruk-Hai
09-04-2007, 12:59
Curioso. Eu nunca tinha ouvido falar desse templo que ensina Shaolin do Sul. (Quem sabe seja o fato de eu não morar em SP, e não conhecer praticamente nenhuma academia de la). E ainda acho um pouco estranho, ainda mais sabendo da quantidade de linhagens e estilos de kung fu da região sul.

Eu entrei no site lá e achei outro coisa curiosa. O curso dura 5 anos, um ano para cada graduação. Acho interessante o fato de ter uma duração exata. Será que o fato de eu aprender mais rápido, ou mais devagar não leva em conta?

Opa calma lá... confusão.

o Templo é o Zu Lai, ele é um templo budista comum, apesar de ser o maior da america latina, ele fica em cotia, região "proviciana" de são paulo... Mas ele não ensina kung fu não! São professores de certas academias que usam o espaço do templo pra ministrar aulas. É caso do professor do Vainkan, do Ip Fu Kwan e seu alunos, que tb treinam la... e tinha tb os alunos do Luis Melo que treinavam la, ou seja... o templo em si, não tem nada haver com os treinos de kung fu, eles apenas apoiam a ideia, cedem o espaço, e de certo os referentes professores tem algum vinculo com o templo, como por exemplo serem budistas e o frequentarem. Em suma, eles agem como uma "academia" para os prefessores.

Esse esquema de graduação por tempo, surge desde que foi criado a uns 50 anos atraz o esquema de faixa nas artes marciais japonesas... alguns estilos de kung fu, principalmente no ocidente, adotaram esse metodo pra organizar melhor o metodos esporte, e a evolução, tipo.. é preciso algo palpavel para quem for treinar veja que é real... ai em um esquema ate mais comercial e de marketing, eles estabelecem esse lance de tempo de passagem de faixa... Imagina o cara começa a fazer e ele pergunta da graduação ( por que afinal, ele quer chegar em alguma lugar) e vc responde "a não tem, isso não é necessario vc simplesmente vai aprendendo" ( que é como a maioria e os mais antigos e tradicionais estilos de kung fu funcionam) ele vai ficar meio cabrero por q ele correr o risco de nunca ser um "faixa preta".

Enfim, eu concordo tb que não da pra ser "comunista" e simplesmente aceitar que todo mundo evolua de 1 em 1 ano da mesma força. Mas de certo foi a maneira mais lógica deles organizarem isso pros ocidentais.

Eu sou sincero em dizer q nunca tive problemas com isso, eu sempre treinei kung fu, wu shu... e ja passei por exames de fases, de faixas e ate ja me deram graduações sem mesmo fazer exames... e por isso preso o wu shu nessa parte, por q ele não tem isso, vc simplesmente vai aprendendo... e ai evolui conforme vc mesmo... vc aprende um forma, depois outra e outra, como se elas mesmos determinasem sua evolução, vc apresenta ela pro seu professor ele ve se esta ok e começa a te ensinar outra. E assim vai indo ate vc aprender todas e ai começar a criar formas livres... e um dia alguem te pergunta se vc quer dar aula, ou simplesmente acontece naturalmente de vc estar dando aula.

Kung fu, na verdade é isso, ele flui como a vida,( como sabemos a tradução e oq envolve esse termo que ele é um meio de viver) evolui como evoluimos todo dia, sem tempo determinado ou marcações de tempos em tempos.. porem ele ainda tem suas evoluções significativas.

hm.. acho que hj em dia, a maioria dos estilos no brasil usam faixas como base pra represenar essa passagem... assim tb como tem estilos q 1 ano, nunca sera o suficiente pra se passar de uma "fase" como no caso do Wing Chun.. que tem 4ou 5 fases.. acho que a ultima ou a penultina.. a do Beu Je, vc demora uns 3 a 4 anos pra passar.

Enfim, a plura grandesa simbolica do kung fu.. hehe. Onde nada é certo, se depender de todas as intepretações de centenas e milhares de escolas, estilos, tecnicas e sistemas diferentes.

Grahan Greene
09-04-2007, 15:37
Ola!Vainkan poderia me passar o nome e endereço dessa academia.vou dar uma passada lá.

Dårk_Fëanor
09-04-2007, 16:37
Opa calma lá... confusão.

o Templo é o Zu Lai, ele é um templo budista comum, apesar de ser o maior da america latina, ele fica em cotia, região "proviciana" de são paulo... Mas ele não ensina kung fu não! São professores de certas academias que usam o espaço do templo pra ministrar aulas. É caso do professor do Vainkan, do Ip Fu Kwan e seu alunos, que tb treinam la... e tinha tb os alunos do Luis Melo que treinavam la, ou seja... o templo em si, não tem nada haver com os treinos de kung fu, eles apenas apoiam a ideia, cedem o espaço, e de certo os referentes professores tem algum vinculo com o templo, como por exemplo serem budistas e o frequentarem. Em suma, eles agem como uma "academia" para os prefessores.

Opa. Interessante a idéia. Eu tinha entendido que era o templo o responsável por tudo, todos os cursos e etc. (dei uma passada bem rápida pelo site. Verei se dou uma olhada com mais calma).

Esse esquema de graduação por tempo, surge desde que foi criado a uns 50 anos atraz o esquema de faixa nas artes marciais japonesas... alguns estilos de kung fu, principalmente no ocidente, adotaram esse metodo pra organizar melhor o metodos esporte, e a evolução, tipo.. é preciso algo palpavel para quem for treinar veja que é real... ai em um esquema ate mais comercial e de marketing, eles estabelecem esse lance de tempo de passagem de faixa... Imagina o cara começa a fazer e ele pergunta da graduação ( por que afinal, ele quer chegar em alguma lugar) e vc responde "a não tem, isso não é necessario vc simplesmente vai aprendendo" ( que é como a maioria e os mais antigos e tradicionais estilos de kung fu funcionam) ele vai ficar meio cabrero por q ele correr o risco de nunca ser um "faixa preta".

Enfim, eu concordo tb que não da pra ser "comunista" e simplesmente aceitar que todo mundo evolua de 1 em 1 ano da mesma força. Mas de certo foi a maneira mais lógica deles organizarem isso pros ocidentais.

Eu sou sincero em dizer q nunca tive problemas com isso, eu sempre treinei kung fu, wu shu... e ja passei por exames de fases, de faixas e ate ja me deram graduações sem mesmo fazer exames... e por isso preso o wu shu nessa parte, por q ele não tem isso, vc simplesmente vai aprendendo... e ai evolui conforme vc mesmo... vc aprende um forma, depois outra e outra, como se elas mesmos determinasem sua evolução, vc apresenta ela pro seu professor ele ve se esta ok e começa a te ensinar outra. E assim vai indo ate vc aprender todas e ai começar a criar formas livres... e um dia alguem te pergunta se vc quer dar aula, ou simplesmente acontece naturalmente de vc estar dando aula.

Kung fu, na verdade é isso, ele flui como a vida,( como sabemos a tradução e oq envolve esse termo que ele é um meio de viver) evolui como evoluimos todo dia, sem tempo determinado ou marcações de tempos em tempos.. porem ele ainda tem suas evoluções significativas.

hm.. acho que hj em dia, a maioria dos estilos no brasil usam faixas como base pra represenar essa passagem... assim tb como tem estilos q 1 ano, nunca sera o suficiente pra se passar de uma "fase" como no caso do Wing Chun.. que tem 4ou 5 fases.. acho que a ultima ou a penultina.. a do Beu Je, vc demora uns 3 a 4 anos pra passar.

Enfim, a plura grandesa simbolica do kung fu.. hehe. Onde nada é certo, se depender de todas as intepretações de centenas e milhares de escolas, estilos, tecnicas e sistemas diferentes.

Sim. Tudo para se adaptar aos moldes ocidentais, que precisam algo palpável. Eu não sou totalmente contra as faixas, embora não me importe tanto com elas. Mas ainda acho estranho a história de uma graduação por ano, principalmente porque quando qualquer pessoa diz que é faixa preta nisso ou naquilo o senso comum diz que o cara é muito bom naquilo. Dai acaba que se vê diversas artes marciais com um monte de faixas pretas, mas com um punhado de praticantes bons de verdade que estão lá por merecer. A faixa é uma representação simbólica de uma passagem. Passagem de ano talvez? Não sei, mas talvez toda essa coisa de ter de passar o aluno de faixa por ele estar há x anos, e principalmente de ensinar o movimento seguinte sem o aluno ter aprendido razoavelmente o movimento anterior pode criar uma infinidade de praticantes de alta graduação, mas pouquissimos com um nivel compativel com essa graduação.

Pra constar. Onde eu treino usa-se um sistema de graduação por faixas.

Myamoto Musashi
09-04-2007, 17:48
De qualquer forma, não acho que bastaria fazer o mesmo treinamento que um recordista olimpico. Mas, quem sabe, e se o "qualquer um", que não tem um fisico tão bom para a corrida, treinasse mais do que o recordista? Há uma chance, embora bastante pequena, de ele ser um recordista. Ou será que todos os recordistas, campeões, etc etc, nasceram para fazer aquilo?

Cara, existe uma coisa chamada overtraining. É quando alguém treina de mais e seu corpo acaba não acopanhando, e assim valeria a pena treinar menos para conseguir resultados melhores.

Eu te garanto que o recordista mundial dos 100 metros treina o máximo que consegue sem dar overtraining (não vou entrar na questão se ele usa produtos para "aumentar sua performance"), afinalm ele tem toda uma eqipe por trás de si. Simplesmente, se um cara treinasse mais que ele, a não ser que seu corpo favorecece isso (leia-se genética), ele não iria agüentar, ia ficar muito desgastado, e seus resultados seriam piores.

Vainkan
09-04-2007, 22:11
Comentários:

1- Não temos graduação por faixas.
2- Pode sim durar mais ou menos, isso é coisa que o templo diz, não o mestre.
3- O mestre não cobra na academia se o aluno já for aluno dele no templo, mas o rumo dos pagamentos são diferentes, se você faz só na academia paga o mestre, se faz no templo paga o templo, com uma cesta básica chinesa, e se faz nos dois o mestre não cobra e você só paga o templo.
4- Em cinco anos você não vira mestre, treinando o quanto quiser. Você somente se torna apto para o treinamento especial, e então você começa a aprender os estilos separados e se tornar mestre em cada um.

EDIT: Não usamos faixas e nem temos divisão por graduação, todos treinamos juntos os mesmos movimentos, só não os mesmos Katis, que são as sequencias que serão avaliadas para a graduação, não treinamos sempre o Kati, mas não precisamos aprender só com o Mestre, mas é mais seguro com o mestre, quando achamos que estamos prontos apresentamos à ele o Kati, de olhos vendados, e ele julga se estamos prontos ou não para o próximo nível.

Pelo que vi até agora (muito pouco) o 1º Kati (o que eu treino) procura sintetizar estilos de quantos animais o possivel, e é isso que aprendemos, varios movimentos de varios animais passando de um para outro, quando não treinamos o Kati aprendemos sequencias de um animal ou outro estilo, que pode nos ajudar a decidir que especialização seguir e nos ajuda a ter firmeza, improviso e etc...

Espero ter ajudado ^^

Grahan Greene
10-04-2007, 15:56
Ola!você não respondeu minha Pergunta:o nome e endereço da academia.gostaria de fazer uma visita.

Vainkan
10-04-2007, 20:47
Academia núcleo, o endereço não sei ao certo, mas é na rua detrás da rua do Habib's, no centro de Carapicuíba.

Donovan
12-04-2007, 11:04
Bem. Eu discordo ligeiramente das ultimas afirmações. Sim. Aptidão fisica é importante, mas não é necessariamente um limite. A maioria dos estudos diz que é 20% talento e 80% suor o que faz um atleta de alto nível (ou alguma proporção desse tipo). O que importa é que dizem que o quanto o cara ralou no treinamento muitas vezes acaba contando mais do que as características herdadas do pai e da mãe. Bem, com isso poderiamos abrir uma discussão, existe talento, dom, ou seja la o nome que for dado a isso?

Também concordo em partes. Não disse que basta o cara ter o dom que não precisa treinar. Disse que entre nós, meros mortais, na grande maioria das vezes o que faz a diferença é o suor mesmo, mas no esporte de alto nível, infelizmente, o "dom" faz a diferença sim. Um pouco menos nos esportes que envolvam uma técnica que pode ser aprendida e aperfeiçoada, e mais nos que exigem uma característica física mais "pura", como força ou resistência.

Outra coisa. Quem já acompanhou o treinamento de atletas de alto nível sbe que é meio difícil pensar em treinar mais que eles, por um motivo muito simples. Eles treinam mais do que qualquer pessoa normal. Eles treinam no limite do que um ser humano suporta, pois são levados ao extremo da condição física humana. Justamente naquele estágio que não basta a força de vontade sem aquela mãozinha da mãe natureza. Tanto é verdade que hoje existem testes científicos pra saber se o garoto tem aptidão para esta ou aquela modalidade. E não estou falando de colocar o menino na pista, quadra ou tatame pra ver do que ele é capaz. Estou falando de fazer um exame de sangue ou coisa assim.

Ou seja, a mãe natureza te deu um motor. Se for um 1.0, você pode preparar o quanto for, colocar turbo, nitro... Com certeza vai render mais que muitos 2.0 originais de fábrica. Mas se o cara que nasceu com um 2.0 resolver prepará-lo também, com certeza vai render mais do que o seu...

Fazendo uma comparação bem tosca, não adianta o cara querer jogar vôlei na seleção se ele tem um metro e meio de altura. Ele nunca vai bloquear o cara de dois metros. Ele pode ser o melhor jogador de vôlei do bairro, da escola, do clube... Mas pra seleção ele não vai.

Ou alguém duvida?

Uglúk o Uruk-Hai
12-04-2007, 17:18
Fazendo uma comparação bem tosca, não adianta o cara querer jogar vôlei na seleção se ele tem um metro e meio de altura. Ele nunca vai bloquear o cara de dois metros. Ele pode ser o melhor jogador de vôlei do bairro, da escola, do clube... Mas pra seleção ele não vai.

Ou alguém duvida?

É mas ate nesse caso, não da pra generalizar... ou seja, é semrpe mezzo mezzo...

Pode existir um cara de 1,50 m que bloqueia caras de 2 m de altura... quem sabe a mãe natureza não deu a ele musculos com uma bela aptidão de crescimento e força motora q treinando faz ele pular a um altura q bloqueie o cara de 2m... Ou pior, o cara tem 2 m, mas não tem força nas pernas pra subir o suficiente por causa do seu proprio peso.

Na verdade, é por causa desse exemplo e dessa idéia que agente discarta essa possibilidade como certa. Nunca funciona como regra, uma vez que aptidoes fisicas não se dão pra todo tipo de habilidade, aqui incluo tb as mentais... como raciocineo rapido e timming, seja de inteligencia ou de burrice.

E ainda no exemplo que vc deu, agente discarta mais ainda a funcionalidade dela na arte marcial, uma vez q o golpe do adversario nunca sera unicamente comparado a apenas uma estrategia de bloqueio ou de defesa... se bem, q nem no volei né? se o cara não pula, ele deixa o cara cortar e usa a habilidade dele de rapidez pra ir pegar a bola antes de tocar o chão.

Logo, se o cara tem uma aptididão fisica a um elemento ou alguns desses, outros tem na mesma escala, oq transforma essa comparação em um verdeiro jogo de xadrez, onde as peças se encaixam e se atacam de acordo com suas funções.

Agora eu vou dar um exemplo real, q eu presenciei... um exame de artes marciais, dois luadores, um tinha 2m de altura e pesava 120 kg.. é isso é serio.. o outro tinha 1,70 de altura e pesava 65kg... ambos eram bons, digo.. tinham o mesmo periodo de treino, o maior era ate meis treinado q o menor, ele ate era mais rapido em alguns sentidos... enfim.. so biotipos diferentes. Ou seja, a mãe natureza deu uma função diferente para cada um... um "motor" diferente ... e mesmo assim, a luta foi altamente disputada... a velocidade e esperetza do menor, se comparavam a resitencia e a força do maior... ate que, o menor em um movimento rapido acertou a ponta do queicho do maior com um chute... e esse não conseguiu levantar mais...

Ou seja, ambos poderiam ganhar... cada um estava usando oq tinha de melhor pra derrubar o outro, usando oq a mãe natureza tinha lhes dado... mas, eles estavam disputando na verdade... o quanto cada um deles sabia mais daquela arte... como eles podiam usar todas essas vantagens biotipicas e que foram potenciadas com o treino como ferramentas uteis dentro daquele embate, e pra isso eles precisariam conhecer as "regras do jogo" e so se conhece essas regras com o devido conhecimento da arte q vc pratica... e praticar mais vc aprende mais as manhas dessas "regras".

david-net
12-04-2007, 17:33
Tenho um exemplo parecido para volei tambem, um amigo que joga comigo aos finais de semana tem 1,80 de altura, a impulsão dele é de no minimo 1,0m o que torna seu ataque muito mais eficiente que outro amigo nosso de 2,10.

Na seleção tambem, o Giba que é um dos nossos melhores pontas não é o mais alto.

Conheço moto ducati de 125cc que anda melhor que muita moto 600cc a 1100cc.

Desculpe amigo mas isso nao quer dizer nada, leia o novo livro do Bernardinho que voce vai se surpriender com suas declarações.

Vainkan
12-04-2007, 21:41
Hum, agora uma pergunta, será que esse motor não é na verdade também um treinamento inconsciente?

imaginem dois corredores, um descobriu aos quinze anos que tinha aptidão para o esporte, e começou a treinar a partir daí, o outro treina duro desde os oito anos, como ficaria essa comparação, então, se o de que começou a treinar agora tivesse passado a infância dele inteira brincando de coisas como pega-pega e outras que envolvam corrida?

Darth-Vytros
12-04-2007, 21:43
Eu já fiz um pouco de judô, mas desde 2004 eu faço esgrima...
Urr..

Uglúk o Uruk-Hai
12-04-2007, 23:46
Hum, agora uma pergunta, será que esse motor não é na verdade também um treinamento inconsciente?

imaginem dois corredores, um descobriu aos quinze anos que tinha aptidão para o esporte, e começou a treinar a partir daí, o outro treina duro desde os oito anos, como ficaria essa comparação, então, se o de que começou a treinar agora tivesse passado a infância dele inteira brincando de coisas como pega-pega e outras que envolvam corrida?

Da na mesma do exemplo q eu expliquei... não importa essa aptidão comparada ao conhecimento que vc tem do jogo... e estamos falando aqui de arte marcial...

Em outros esportes eu ate concordo que possa existir uma diferença, como por exmeplo... hmm.. levantamente de peso? ahm bem.. se um garota nasce forte pacas e treina isso, agora se alguam nasce fraco e treina tb.. talvez o mais tenha nascido mais forte realmente vença e oq fez a diferença é esse motor diferente q a natireza lhe concedeu... mas em artes marciais... so funciona no sentido de raciocineo rapido mesmo, e mesmo assim depende do como vc tem habilidade de compor tudo aquilo que vc aprendeu em função do metodo e estretegia de vitoria....

Logo, voltamos a dedicação e entendimento da arte... optidão fisica em alguma coisa, seja em chutes, socos, saltos, força, velocidade e algo que se usa a favor, e dentro do contexto desse entendimento.

TiMcO
12-04-2007, 23:56
Bom ,como nao quero repetir topico acho certo postar aqui mesmo .
Existem praticantes de ninjutsu no forum ainda?
Se existem sabem me dizer se existe um dojo em Curitiba?

Uglúk o Uruk-Hai
13-04-2007, 00:01
Bom ,como nao quero repetir topico acho certo postar aqui mesmo .
Existem praticantes de ninjutsu no forum ainda?
Se existem sabem me dizer se existe um dojo em Curitiba?

O Vela faz ai em Curitiba...

Fala com ele, q eu acho q ele não entra aqui faz um bom tempo.

Bellcross
15-04-2007, 15:59
Alguem aqui curte acompanhar o Pride ? Vcs tem algum lutador favorito ??

Armitage
15-04-2007, 16:02
Fedor Emelianenko.

é o maior lutador da atualidade, Berserk.

Myamoto Musashi
15-04-2007, 16:10
Fedor Emelianenko.

Aliás, eu tenho que te agradecer Armitage, eu pensei que voce nem postava mais aqui.

Naquele dia que voce falou aqui que tinha a final do OWGP. Eu até assistia luas de vez em quando e tal, e depois que voce falou que eu comeceia a acompanhar mais seriamente, vicei em MMA. Valeu!

Saphyra Horyon
15-04-2007, 16:56
Eu tb queria aprender as artes marciais... mais faze u q??? Aki na minha cidade naum tem nenhuma escola q ensina e tb naum tenhu tempo.... eu queria mesmo eh lutar como o Principe da Pérsia.... soh aprende a anda na parede jah seria legal....
Falando nisso eu tava vendo umas foto charges do filme do OSDA e olha só o q eu achei...
http://forum.valinor.com.br/galeria/file.php?n=203&w=o

Eh cada coisa q eles inventam....:hihihi:

Donovan
16-04-2007, 14:34
Da na mesma do exemplo q eu expliquei... não importa essa aptidão comparada ao conhecimento que vc tem do jogo... e estamos falando aqui de arte marcial...

Em outros esportes eu ate concordo que possa existir uma diferença, como por exmeplo... hmm.. levantamente de peso? ahm bem.. se um garota nasce forte pacas e treina isso, agora se alguam nasce fraco e treina tb.. talvez o mais tenha nascido mais forte realmente vença e oq fez a diferença é esse motor diferente q a natireza lhe concedeu... mas em artes marciais... so funciona no sentido de raciocineo rapido mesmo, e mesmo assim depende do como vc tem habilidade de compor tudo aquilo que vc aprendeu em função do metodo e estretegia de vitoria....

Logo, voltamos a dedicação e entendimento da arte... optidão fisica em alguma coisa, seja em chutes, socos, saltos, força, velocidade e algo que se usa a favor, e dentro do contexto desse entendimento.

Com certeza pode ter um cara de um metro e meio que salta mais que um cara de dois metros, mas pode ter certeza de que ele não salta mais do que o cara da seleção de vôlei, porque ele é um atleta de ponta. Perfeito não, mas muito mais completo do que qualquer pessoa "normal". Ou seja, o cara da seleção, além de ser alto, tem muita força nas pernas, ou em qualquer outro grupo muscular que a pessoa use pra saltar. A ciência não trabalha com suposições. Não adianta dizer pra um treinador de qualquer esporte algo do tipo "Mas e se em algum lugar do mundo tiver um cara de um metro e meio que cosegue bloquear o atacante da seleção?". Ele vai dizer algo do tipo "Quer dizer que todos os treinadores de vôlei do mundo, que passaram a vida inteira garimpando talentos, nunca conseguiram achar esse cara?"

Além do fato de o corpo humano, por si só, ter limites. Tem um limite de força que um músculo humano pode produzir. O o músculo do atleta produz mais que o de uma pessoa normal. O do atleta de ponta produz mais do que o do atleta normal, e geralmente estão muito próximos do limite humano. E isso vale para qualquer outra característica física.

Agora acho que chegamos no ponto chave, de quando começamos aquela conversa sobre melhor arte marcial. Além do que ja foi falado sobre a qualidade, empenho e vontade do praticante, vem a questão física.
É a mesma história da moto que o colega citou. Tem certas motos menores de certa marca que tem melhor desempenho que motos maiores de outra. Concordo plenamente, assim como também já vi baixinho lutar de igual pra igual com grandão. Porque tem muito mais fatores envolvidos quando se trata de artes marciais do que apenas força, flexibilidade ou resistência. Ou mesmo fatores mais psicológicos como estratégia ou auto controle.

Vamos a um exemplo prático. Um determinado cara fala que "Tae kwon do é a melhor arte marcial. A mais completa, mais antiga, mãe de todas as outras" (só um exemplo, nada contra o pessoal que pratica). Agora me respondam à luz da razão: o tae kwon do é a melhor arte marcial, com tudo aquilo de chutes, pra um cara que tem uma perna só? Esse cara pode praticar tae kwon do? Claro que pode, dentro das limitações dele. Vai ser o melhor pra ele? Depende do que ele almeja...

Só pra ilustrar, e isso é verdade, não é brincadeira, uma vez passei a maior vergonha no clube. Tinha um tiozinho com uma perna só que nadava muito mais do que eu... Mas tenho certeza de que se eu resolvesse treinar natação, nadaria mais que ele, porque graças a Deus eu tenho as duas pernas.

Tem gente que, naturalmente, tem menos força, menos flexibilidade, menos coordenação motora... Tudo isso pode melhorar com o treinamento, a ponto de um cara mais fraco conseguir socar melhor que um naturalmente mais forte, por exemplo.

Ou seja, quando se fala em melhor arte marcial, o cara tem que pensar em o que é melhor pra ele, de acordo com o que ele almeja, que pode ser diferente do que é melhor para o outro.

:mrgreen:

Vainkan
16-04-2007, 19:36
Conclusão, "a melhor arte marcial" também é algo relativo.

Relativo ao seu corpo, sua meta, sua mente e etc...

então eu ouso fazer a pergunta:

Qual a arte marcial é a mais completa, para alguém que tem o corpo todo e almeja poder bater em todas as pessoas?

Primeiro coloco a minha arte, que já pode ser posta como a pior, já que prega a não-violencia.

Bellcross
18-04-2007, 18:49
Fedor Emelianenko.

Eu acho o cara foda... mas ainda prefiro o Cro Cop. Cada ano é um ano, e em 2007 eles se enfrentarão! Vamos apostar quem ganha! :hanhan:

http://www.youtube.com/watch?v=te4Q8kW52sw&mode=related&search=

Myamoto Musashi
18-04-2007, 21:35
Eu acho o cara foda... mas ainda prefiro o Cro Cop. Cada ano é um ano, e em 2007 eles se enfrentarão! Vamos apostar quem ganha! :hanhan:

Isso é. Mas enquanto eles não se enfrentam, o que conta é o enfrentamento prévio deles, que deu Fedor.

Apesar das ultimas apresentações do Fedor não serem tãããão boas, ele motivado acho que ainda pega qualquer um.

E na história, não há o que falar. Ele espancou todo mundo que botaram na frente.

Armitage
19-04-2007, 12:15
Aliás, eu tenho que te agradecer Armitage, eu pensei que voce nem postava mais aqui.

Naquele dia que voce falou aqui que tinha a final do OWGP. Eu até assistia luas de vez em quando e tal, e depois que voce falou que eu comeceia a acompanhar mais seriamente, vicei em MMA. Valeu!

Bem vindo a turma dos viciados em vale-tudo! hehe

Esse ultimo título do Crocop (aquele que ele sapecou o Wanderley e depois o Josh Barnett ) foi imoressionante - o Crocop tava muito bem preparado, fisica e principalmnte mentalmente... tava uma máquina de bater. Eu acho que se ele enfrenta o Fedor ali poderia ganhar.

Foi legal ver ele dando uma aula no Wanderley Silva, controlando a distância, entrando e saindo, alternando ritmo, e só colocando tiro certo. Ficou nítido ali que o Wand não sabe boxear... ele sempre soube "brigar" (partir pra cima do oponente socando e chutando e babando como um animal raivoso), mas boxear... com técnica e inteligência... celontrolando distancia, entrando e saindo, fintando, etc, ele nunca soube. E o Crocop deixou isso claro ali - parecia um veterano lutando contra um novato. Deu pena do Wand.

Vamos ver como o Crocop se sai no UFC agora..

Myamoto Musashi
19-04-2007, 14:07
Aquela luta foi um atropelamento, deveria dar BO, tentativa de assassinato!

Eu andei olhando umas lutas mais antigas do Wanderlei também, me parece que apesar de sempre ter tido esse estilo que voce citou, antigamente ele era mais ágil, e conseguia acertar bastante. Claro que nunca iria funcionar contra um striker top como o Crocop, mas dava certo contra todo mundo.

Verônica de Thule
21-04-2007, 00:16

O Dark... aqui em sp, tem umas escolas que ensinam um dito estilo "shaolin do sul"... não é um estilo da familia nan quan especifico.. e sim um sistema unico.

Ta agente sabe que existem realmente "Shaolins do sul"... devidamente aos templos de cantão, fukien e shandong... todos tinham monges lutadores, e como monge guerreiro virou sinonimo de Shaolin... a terminologia Shaolin do Sul.. é real...

Agradeço por me convidar para a discussão, você captou minha tendência de guerreiro. Até onde me lembro, por favor não levem minha opinião a ferro e fogo pois me interessei pelo assunto há uns 15 anos e minha memória pode me pregar peças, afora a história dos templos, na prática a diferença é que o Shaolin Norte favorece os movimentos de pernas, enquanto o Shaolin Sul favorece o movimento de braços, porque os chineses da região eram mais baixos e como é natural naquele povo se esmeraram em cada uma das regiões em aprimorar seus dotes naturais.

Sobre a discussão do "motor humano", concordo em gênero, número e grau com o Uruk- Hai, só acrescentaria um detalhe: Sendo o corpo humano dinâmico, o desempenho dele depende das condições do dia. Perdoem-me pela imagem, mas uma pontinha de gases ou intestino preso no dia da luta destrói qualquer treinamento árduo.
Como vi citado em algum lugar, a diferença entre o melhor garanhão e todos os outros é uma pontinha de nariz na linha de chegada. Uma vez estando tudo certo, treino em dia, motor engraxado, pensamento clear, creio que só uma coisa faz mesmo a diferença na hora da luta, esquecer de nossa racionalidade e ceder o corpo aos instintos.
Até mais.

Armitage
21-04-2007, 00:34
Eu ia entrar no ponto do motor, mas acho que Veronica já falou tudo.

- - -

Eu andei olhando umas lutas mais antigas do Wanderlei também, me parece que apesar de sempre ter tido esse estilo que voce citou, antigamente ele era mais ágil, e conseguia acertar bastante. Claro que nunca iria funcionar contra um striker top como o Crocop, mas dava certo contra todo mundo.

Pois é Musashi, o Wand antigamente tinha a ajuda de seu excelente físico - stamina extraordinária (o cara não cansava, parecia possuido), rapidez, e pegada fortíssima. Mas depois que perdeu aquele físico, só sobrou a técnica que, como já dissemos, não é lá das melhores.

Mas mesmo assim sempre fui fã dele, acho que o diferencial dele estava ( além do físico de outrora) na ferocidade com que ele partia pra cima do adversário - parecia uma fera, à la Mike Tyson. Parecia lutar pela própria vida... como um animal selvagem.

Hoje ele não tem nem o físico nem a ferocidade. Acho que já tá na hora de aposentar.

Myamoto Musashi
21-04-2007, 23:41

E aí, o Crocop ainda é o melhor?

Btw, ano das zebras no MMA. Só o Fedor é imune (a tudo). Não duvido que o Minotauro perca para algum pesado ruim no UFC.

enrrik-balrog
26-04-2007, 17:08
bom dia galera, vou tentar acompanhar o forum....ja foram 80 pags!:mrgreen: começei minha historia no kung fu a pouco tempo... ainda vai fazer um ano, mas so comecei a estudar/entender/aprender sobre o assunto agora pouco, a um ano atras era um absoluto robô... so "imitava". Mas vamos tratar de negocios ->

sobre a "discussao do motor" eu acho que a genetica influencia a favor no caso de alguem que tenha um biotipo mais musculoso, mas se a pessoa que for lutar contra ele souber aproveitar esse fato e seu proprio biotipo, desviando, e se movendo mais, tambem terá uma vantagem. Talvez até a ponto de fazer a vantagem dele seu proprio defeito.... Foi o que o Uglúk disse outra vez, depende como cada um joga com as pessas que tem...
Mas em contra-partida os fatores externos tambem influenciam, nesse exemplo se a briga ocorresse em um lugar aberto a pessoa que se move melhor ia ganhar, mas se a briga acontecesse em um lugar pequeno como um banheiro ou um corredor, a mesma pessoa ia provavelmente ia apanhar (dentro desse contexto é claro)
sobre o corredor que brincava de esportes que envolviam corrida durante a infancia: Eu acho que se uma pessoa treina um esporte durante uma fase da vida que stá desenvolvendo a conciencia corporal (como a infancia) posteriormente os movimentos e tecnicas relacionados a esse esporte se tornarão instintivos.. algo super natural para ela poder ser mais complexo para alquem que nao treinou durante essa fase da vida. mas é claro que com posteriores anos de treino tambem se tonará natural, mas nada igal como treinar na infancia! Um exemplo disso pode ser o Nº de neuronios: eles so almentam até os 6 meses de idade, depois disso nao se produzem mais. Por