View Full Version : Cavalheirismos
Dante Aqueronte 07-03-2004, 00:31 Todos aqui já devem ter ouvido falar de cavalheirismos. São aquelas pequenas coisas que desde antigamente os homens fazem pra serem gentis com as mulheres. Entre elas estão carregar as sacolas pra elas, pagar a conta do restaurante, puxar a cadeira pra ela sentar, deixá-la andar à frente e sempre do lado de dentro da calçada, entre outras coisas.
Pois bem... eu estava conversando com uma amiga, e fiquei espantado pq ela me disse que nunca viu nenhum homem fazer nada assim pra ela. Perguntei pra outras, e todas elas ou disseram que nunca viram alguém fazer isso, ou que era muito raro.
Pois bem, aqui está minha pergunta. (ou minhas perguntas, melhor dizendo)
Pros homens: Vocês fazem alguma dessas coisas? Vcs carregam as sacolas pras garotas, abrem as portas para elas ou coisas do gênero?
E pras garotas: o que vcs acham desses cavalheirismos? Acham importante? Bonitinho? Indiferente? Normal? Desnecessário? Inútil? Ridículo?
Bom, eu faço boa parte dessas coisas sim, não pq acho que as mulheres precisem disso, longe de mim, sempre fui à favor de que as mulheres fazem tudo ou mais do que nós fazemos. Na verdade nunca me perguntei realmente o pq disso, mas não me imagino de outra maneira. :think:
Eu sei que isso causa algumas situações engraçadas. Eu me lembro quando saía com minha (ex) namorada, e nós íamos comer alguma coisa. Eu sempre puxava a cadeira pra ela, mas ela não entendia e sentava em outra, me deixando com cara de bobo com a cadeira na mão. :lol:
Fora isso, eu sempre faço isso de abrir portas, carregar as coisas, deixá-las andar à frente, e outras coisas. (caraca, falando desse jeito parece que virei um burro de carga :eek: )
Na verdade isso já ficou bem instintivo. Quando uma garota está carregando muito peso eu já pego da mão dela sem pensar, assim como não penso quando vou entrar por uma porta e seguro-a até que ela passe.
Deve ser por isso que eu me espantei quando soube que poucos homens fazem isso ultimamente. :?
Mas enfim, agora é a vez de vocês darem sua opinião. As perguntas já estão acima. :wink:
Eu só faço essas coisas quando é muito peso, quando eu quero ajudar mesmo... Porque a constituição física dos homens nos permite fazer essas gentilezas com um pouquinho esforço.
putz..eu soh conheço um minino assim..ele eh mt limpeza!mas ele sofre doido..tipo..tinha uma minina q ele ficava, mas ele disse q morgou pq sentia uma barrera entre os dois..ele eh o tipo de cara perfeito para os romanticos
Ah, eu procuro sempre fazer essas coisas qnd possível...abrir a porta p/ uma mulher passar já é como você falou instintivo...aliás eu tenho mania de fazer isso com todo mundo...carregar algo tb...pagar a conta eu não pago inteira não, posso até pagar uma parte maior, mas eu não tenho todo esse dinheiro :mrgreen: ....puxar a cadeira eu tb nunca tive o costume e mandar ela andar do lado de dentro da calçada é algo que não tem muito sentido, sei lá...
Sei lá, acho que essas coisas são um agrado que não custa nada fazer né...
mandar ela andar do lado de dentro da calçada é algo que não tem muito sentido, sei lá...
Para protege-la de qualquer coisa que venha da rua!
Sempre tento fazer essas coisas, mas o que ouço em troca? Risinhos, algo do tipo "que bunitinho!" :x
Odeio essa sociedade atual! Minha mãe sempre me disse 9e eu concordo com ela ) que eu nasci no país errado e na época errada! E isso se prova cada vez mais correto! :x
Minha namorada raramente me deixa pagar as coisas pra ela... abrir porta, essas coisas.
Não sei pq, mas acho que se eu fosse mulher ia me sentir meio submissa se alguém me tratasse com cavalheirismo... :roll:
Os cavalheirismos andaram "fora de moda" há um tempo atrás, por causa daquele lance de igualdade entre os sexos. Acho que por vontade das proprias mulheres ou por rivalidades mesmo....
Mas hoje, acho que muito disso está voltando. O que eu acho disso? Acho que qqr tipo de gentileza é sempre bem vindo. Seja por gosto ou por pura educação... E se a resposta for, no mínimo, um sorriso, com certeza vale a pena continuar fazendo! :wink:
O que me espantou, Legolas Greenleaf, foi o fato de suas amigas não conhecerem gente gentil assim, ou se preferir, cavalheiros. Daí passo a pensar que tenho muita sorte de conhecer bastantes homens gentis assim, a começar pelo meu namorado! :grinlove:
Anonymous_theOld 07-03-2004, 02:09 Algumas dessas ocisas ai eu faço como abrir a porta, garregar peso e tal... mas hj em dia é menos penoso pra quem naum é cavalheiro com as mulheres pq elas tem um padrão de igualdade com os homens e assim pode parecer q vc "cuidando" dela seja uma atitude incorreta... :P :wink:
Sim, eu sei, mas tb pode muito bem vir coisas dos prédios ou lojas...não faz muita diferença...
Não sei pq, mas acho que se eu fosse mulher ia me sentir meio submissa se alguém me tratasse com cavalheirismo...
Mas mulheres são submissas :twisted:
(to brincando viu gente?)
Sei lá, não acho não, eu iria gostar que me tratassem bem...
Lady Alme 07-03-2004, 03:00 Pois bem, eu adoro homens e pessoas gentis, é o máximo!
importa sim, e faz muita diferença ser educado, ou ter algumas ações diferentes as vezes :obiggraz: .
O que lembro que fizeram pra mim foi um menino que carregou minha mala uma vez, não lembro de mais nada. :disgusti:
e parece que hoje o cavalheirismo está um tanto em baixa mesmo, faltam cavalheiros por aí :osigh: .
Johnnie Walker_theOld 07-03-2004, 10:52 mandar ela andar do lado de dentro da calçada é algo que não tem muito sentido, sei lá...
Sempre tento fazer essas coisas, mas o que ouço em troca? Risinhos, algo do tipo "que bunitinho!" :x
Odeio essa sociedade atual! Minha mãe sempre me disse 9e eu concordo com ela ) que eu nasci no país errado e na época errada! E isso se prova cada vez mais correto! :x
Sem duvidas , talvez em 1880 na inglaterra hehehheheh este seria o lugar ideal !
Mas voltanto ao tema , eu acredito que os homens pararam de fazer porque as mulheres começaram a olhar com outros olhos , eu faço o basico , só não avanço mais no tema justamente por "elas" não gostarem .
Se as mulheres não tivessem aceitado a mudanças do homem , eles não o fariam. :D
Mas acima de tudo , eu acho incorreto a utilização de palavras de baixo calão na presença de uma mulher.
Acredito que tanto o home quanto a mulher podem falar asneiras para seus colegas de mesmo sexo , mas uma mulher falar - Caralho. , FDP , Vai tomar no cu. !
Bom , é ridiculo , o mesmo vale para um homem que fala isso para uma mulher que ele conheceu à 5 minutos.
Para deixar o tema mais NOBRE , vou expor alguns custumes dos "Gentlemans" ingleses . ( por sinal nem sei escrever a palavra )
1) Quando procurar formalmente uma pessoa ,vc deve deixar seu cartão com o mordomo , se o canto esquerdo estiver dobrado , significa que vc não presisa de resposta ( que lhe procurem ).
2) Gorjetas enormes é rebaixar-se , dê no maximo 2% ( coitado dos garçons de 1800 )
3) Um convite real jamais é recusado ( com o Lula agente naum presisa se preucupar)
4) Maridos e esposas não presisam ir à mesmas festas todas as noites.
5) damas casadas não podem ter amates até apresentarem Herdeiros légitimos ( ou nem tanto pois DNA naum existia ).
6) Ao cavalgar ou caminhar o cavalheiro se coloca a esquerda da esposa e a direita da amante , para elas não brigarem ( eta sociedade boa ! :mrgreen: )
7) Nenhum cavalheiro deve fumar na presença de uma dama . ( hj as "damas" fumam pra ... )
8) Em uma festa , baile ou concerto , nenhuma dama deve permanecer em local reservado , à não ser que seu acompanhante seja seu marido ( embora ainda assim era mal visto ).
9 ) Damas só procuram cavalheiros para discutir negocios ( oque não impedia de simular um negocio enquanto na verdade o NEGOCIO era outro hehehehe :mrgreen: )
10 ) Jamais dance mais de duas vezes com um emsmo par.
11)Não mude de direção em uma valsa.
bem , como vimos alguns dos custumes eram machistas , talvez as mulheres que quizeram mudar a soceidade , retiraram estas vantagens dos homens , mas junto com estas , elas tb perderam algumas. Afinal , raros são os homens que fazem uso de regras de etiqueta . :obiggraz:
FALOW !!!! :mrgreen:
Míriel Luinil 07-03-2004, 12:15 :grinlove: O homem tem que ter a dose certa de cavalheirismo, se for exagerado pode acabar se sentindo sufocada, agora ...certos atos de cavalheirismo são essenciais e deixam qualquer mulher pisando em nuvens :grinlove:
Olha, eu acho q se as mulheres querem " igualdade" elas deviam menosprezar o cavalheirismo. Mas igualdade entre os sexos é só um conceito feminista hipócrita...
Mas como essa não é a discussão.... Eu acho que eu sou solidário, e não cavalheiro. Se tem uma mulher precisando de ajuda eu ofereço ajuda e tudo mais. Agora, ficar puxando cadeira e abrindo porta é rídiculo! Que coisa mais ultrapassada!
Mas a verdade é q todas as mulheres gostam de cavalheirismo. Faz elas se sentirem valorizadas. Então se eu quiser agradar uma...
Dante Aqueronte 07-03-2004, 14:45 Olha, eu acho q se as mulheres querem " igualdade" elas deviam menosprezar o cavalheirismo. Mas igualdade entre os sexos é só um conceito feminista hipócrita...
Nenhuma mulher exige cavalheirismos, não é mais necessário justamente devido a essa igualdade entre os sexos, que não foi alcançada ainda mas está fazendo o possível. No entanto, não vejo no que essa igualdade deveria impedir-nos de sermos gentis com elas. Não é algo que realmente seja sofrível ou muito difícil, e mesmo assim é bastante agradável.
Agora, ficar puxando cadeira e abrindo porta é rídiculo! Que coisa mais ultrapassada!
Cuidado ao usar palavras pejorativas sem argumentações, principalmente em meio a uma discussão. De qualquer maneira, vou te responder com uma frase da Earin.
Pode ser considerado o quão ultrapassado for na sociedade egocêntrica em que estamos vivendo, mas.... "se a resposta for, no mínimo, um sorriso, com certeza vale a pena continuar fazendo!" :wink:
Mas a verdade é q todas as mulheres gostam de cavalheirismo. Faz elas se sentirem valorizadas. Então se eu quiser agradar uma...
Não foi vc que acabou de chamar o conceito de igualdade entre os sexos de hipócrita por dizer uma coisa mas fazer outra se lhe for conveniente? :eek:
Não sei pq, mas acho que se eu fosse mulher ia me sentir meio submissa se alguém me tratasse com cavalheirismo...
Sabe, do meu ponto de vista os cavalheirismos estão mais ligados à vassalagem emocional do que à idéia de que as mulheres são submissas. :think:
Além do mais, se vc sai com um cara e ele fica abrindo portas pra vc, puxando a cadeira, pagando as contas, andando atrás de vc e coisas assim, o submisso é ele. :mrgreen:
Realmente... Mas ele faz isso pq quer, não pq é obrigado. Assim como a garota, que pode falar para parar com as gentilezas, pq naum gosta. Ninguém é obrigado a nada nesse mundim... :mrgreen:
Glorwendel 07-03-2004, 16:40 O que eu acho ridículo é quando as feministas protestam contra o cavalheirismo. Afinal, que mal há em ser gentil? Gentileza nunca foi fora de moda ou ultrapassado. Ultrapassado é quem pensa que educação é coisa de velho.
Machismo não tem nada a ver com ser cavalheiro e, acreditem, as mulheres percebem bem a diferença.
Eu particularmente adoro rapazes cavalheiros. :grinlove:
mandar ela andar do lado de dentro da calçada é algo que não tem muito sentido, sei lá...
Sem duvidas , talvez em 1880 na inglaterra hehehheheh este seria o lugar ideal !
Mas voltanto ao tema , eu acredito que os homens pararam de fazer porque as mulheres começaram a olhar com outros olhos , eu faço o basico , só não avanço mais no tema justamente por "elas" não gostarem .
Se as mulheres não tivessem aceitado a mudanças do homem , eles não o fariam. :D
Mas acima de tudo , eu acho incorreto a utilização de palavras de baixo calão na presença de uma mulher.
Acredito que tanto o home quanto a mulher podem falar asneiras para seus colegas de mesmo sexo , mas uma mulher falar - Caralho. , FDP , Vai tomar no cu. !
Bom , é ridiculo , o mesmo vale para um homem que fala isso para uma mulher que ele conheceu à 5 minutos.
Para deixar o tema mais NOBRE , vou expor alguns custumes dos "Gentlemans" ingleses . ( por sinal nem sei escrever a palavra )
1) Quando procurar formalmente uma pessoa ,vc deve deixar seu cartão com o mordomo , se o canto esquerdo estiver dobrado , significa que vc não presisa de resposta ( que lhe procurem ).
2) Gorjetas enormes é rebaixar-se , dê no maximo 2% ( coitado dos garçons de 1800 )
3) Um convite real jamais é recusado ( com o Lula agente naum presisa se preucupar)
4) Maridos e esposas não presisam ir à mesmas festas todas as noites.
5) damas casadas não podem ter amates até apresentarem Herdeiros légitimos ( ou nem tanto pois DNA naum existia ).
6) Ao cavalgar ou caminhar o cavalheiro se coloca a esquerda da esposa e a direita da amante , para elas não brigarem ( eta sociedade boa ! :mrgreen: )
7) Nenhum cavalheiro deve fumar na presença de uma dama . ( hj as "damas" fumam pra ... )
8) Em uma festa , baile ou concerto , nenhuma dama deve permanecer em local reservado , à não ser que seu acompanhante seja seu marido ( embora ainda assim era mal visto ).
9 ) Damas só procuram cavalheiros para discutir negocios ( oque não impedia de simular um negocio enquanto na verdade o NEGOCIO era outro hehehehe :mrgreen: )
10 ) Jamais dance mais de duas vezes com um emsmo par.
11)Não mude de direção em uma valsa.
bem , como vimos alguns dos custumes eram machistas , talvez as mulheres que quizeram mudar a soceidade , retiraram estas vantagens dos homens , mas junto com estas , elas tb perderam algumas. Afinal , raros são os homens que fazem uso de regras de etiqueta . :obiggraz:
FALOW !!!! :mrgreen:
Nunca leu Castelo Falkenstein, hein? :mrgreen:
Lady Undómiel 07-03-2004, 22:30 Pois bem, eu adoro homens e pessoas gentis, é o máximo!
importa sim, e faz muita diferença ser educado, ou ter algumas ações diferentes as vezes :obiggraz: .
O que lembro que fizeram pra mim foi um menino que carregou minha mala uma vez, não lembro de mais nada. :disgusti:
e parece que hoje o cavalheirismo está um tanto em baixa mesmo, faltam cavalheiros por aí :osigh: .
Pois é, o máximo q fazem pra mim é abrir a porta e olhe lá. Tb adoro homens gentis, mas é uma pena q tá em falta hj em dia. N conheço quase nenhum homem q seja cavalheiro.
Acho que é educação que anda fora de moda ultimamente... cavalheirismo vai junto.
Bem eu não deixo meu bichinho carregar coisas porque ele se cansa mais rapidamente. Principalmente compras. Acho uma judiação fazer ele carregar compras. :grinlove:
Mas entendo a motivação. Apenas sei que ele vai ficar mais cansado que eu, já que não gosta de carregar coisas desnecessárias (e como eu gosto de carregar um monte de coisas desnecessárias, e comprar coisas desnecessárias etc... fica pesado pra ele :mrgreen:)
Boa educação, porque a má educação se prolifera
É raro hoje ver uma pessoa dar Bom dia, Boa tarde ou Boa noite, desculpa, Obrigada e com licença pra qualquer coisa, isso se alguém não vier apressado te topar e você quase cair fora da calçada ou pisar no seu pé
Deve ser nossos tempos estressantes, onde até dar um lugar pra uma senhora idosa no ônibus tá díficil ou pra uma mulher carregando um bebê, essas coisas sairam de moda, o que é uma pena, ser gentil faz bem
Quanto ao cavalherismo, se o minímo que citei já tá sumindo do mapa- que é parte da educação doméstica, do dito cavalherismo eu me lembro pouco
Homens e Mulheres gentis estão em extinção, campanha de preservação pra eles
Sim, sim estou ranzinza hehehehe
Nenhuma mulher exige cavalheirismos, não é mais necessário justamente devido a essa igualdade entre os sexos, que não foi alcançada ainda mas está fazendo o possível. No entanto, não vejo no que essa igualdade deveria impedir-nos de sermos gentis com elas. Não é algo que realmente seja sofrível ou muito difícil, e mesmo assim é bastante agradável.
Eu não disse que elas exigiam. Educação gentileza é bemmmm diferente de cavalheirismo. Não compare o fungo com a planta.
Cuidado ao usar palavras pejorativas sem argumentações, principalmente em meio a uma discussão.
Palavras pejorativas? Sinto cheiro de moralismo. Do jeito que vc disse...melhor dizendo escreveu, parece que eu acabei de falar o pior palavrão possível na frente do padre.
Não foi vc que acabou de chamar o conceito de igualdade entre os sexos de hipócrita por dizer uma coisa mas fazer outra se lhe for conveniente?
Acompanhe meu raciocínio: Eu disse que mulheres que defendem igualdade entre os sexos, e apreciam o cavalheirismo seriam hipócritas. Homem sendo sempre gentil com a mulher é machista sim. Pq eu não posso ser gentil com uma pessoa independente do sexo dela?
Não que eu esteja lutando pela igualdade entre os sexos(até pq não faria diferença pra mim), mas eu nunca ouvi nem vi uma mulher que realmente lutasse pela igualdade entre os sexos. Pra mim igualdade entre os sexos é uma coisa irreal e que nunca vai existir. Agora, dizer que uma mulher não pode trabalhar como policial, mecânica, e motorista, é; para mim; é segregação e preconceito. Da mesma forma como "cotas" em empresas para mulheres.
Dante Aqueronte 08-03-2004, 16:40 Eu não disse que elas exigiam. Educação gentileza é bemmmm diferente de cavalheirismo. Não compare o fungo com a planta.
Aparentemente você é o único que pensa assim. Não só as pessoas pensam de outra maneira, mas também o Dicionário. Ele define "cavalheiro" como: 1. Homem de boas ações e sentimentos nobres 2. Homem de boa sociedade e educação.
Em suma, cavalheiro é um homem gentil e educado. :wink:
Palavras pejorativas? Sinto cheiro de moralismo. Do jeito que vc disse...melhor dizendo escreveu, parece que eu acabei de falar o pior palavrão possível na frente do padre.
HHauhauhauhauhauhauhauhauh! Moral, eu??? :lol: :lol: :lol:
Foi mal, cara, mas eu ri muito agora. Quem me conhece sabe que não existe pessoa mais amoral. Se vir meus outros posts vai ver que eu escrevo desse jeito em todas as minhas mensagens. Por mim vc pode falar o que quiser na frente dos padres, até levantar a batina se assim lhe convier. Não gosto deles mesmo. :roll:
Eu não defendi a moral nem coisa alguma, apenas uma discussão saudável. Não gosto de discutir com alguém que faz afirmações, ainda mais com palavras pejorativas, e não usa argumento algum pra sustentar sua tese. Vide assinatura. :wink:
Eu disse que mulheres que defendem igualdade entre os sexos, e apreciam o cavalheirismo seriam hipócritas.
Eu entendi essa parte, e rebati dizendo que homens que acham cavalheirismo algo "ridículo" e "ultrapassado", mas que ao mesmo tempo utilizam-se dele para conquistar uma garota que acha algo legal, não é muito diferente.
Homem sendo sempre gentil com a mulher é machista sim.
E por que vc acha isso? Eu vejo por um lado, que alguns homens talvez façam isso por acharem que as mulheres precisam ser protegidas, mas não é o caso mais comum. Eu, por exemplo, faço por ter vontade de fazer. Questão cultural, talvez, mas me sinto bem assim. Enquanto eu receber um sorriso a cada ato de gentileza que faço, vou continuar fazendo. :obiggraz:
Aliás, se eu tivesse que escolher, diria que as mulheres são superiores. É surpreendente o poder que elas têm sobre um homem. Incrivel como com apenas um olhar conseguem botar qualquer um no chão. :think:
Não que eu esteja lutando pela igualdade entre os sexos(até pq não faria diferença pra mim),
Explique melhor, por favor. Do modo como está escrito, eu poderia dizer que minha mensagem anterior estava certo no que se referia a vivermos em uma sociedade egocêntrica. :?
Pq eu não posso ser gentil com uma pessoa independente do sexo dela?
E quem disse que não pode? Vá em frente. :wink:
eu nunca ouvi nem vi uma mulher que realmente lutasse pela igualdade entre os sexos.
Se você já viu uma mulher se esforçando pra conseguir emprego, uma mulher que luta pra subir na vida, uma mulher que trabalha fora e que mesmo assim depois de voltar pra casa ainda divide com o marido as obrigações de cuidar das crianças e da casa, você já viu uma que está fazendo muito bem sua parte. :obiggraz:
«Ælbereth Gilthoniel» 08-03-2004, 18:21 Eu adoro homens cavalheiros (tbm acho que nasci no lugar e época erados... :mrgreen: ), mas não acho que, por causa desse lance de igualdade dos sexos, as mulheres se sentiriam ofendidas ou submissas por causa disso... Acho que gentileza e educação, cabem em qualquer local e ocasião.
No lugar onde eu trabalho (uma multinacional), vejo diariamente os dois lados da moeda. Muitos dos caras com os quais eu convivo mais de perto, abrem a porta e ficam segurando pra eu passar, sempre procuram fazer coisas gentis, mesmo que sejam pquenos gestos, mas são sempre muito educados, cavalheiros em tudo! E eu acho isso MA-RA-VI-LHO-SO!!
Em compensação tem outros, que são verdadeiros cavalos!! Não, não, isso seria ofender um animal tão elegante e de porte tão altivo.... Digamos que se parecem mais com brucutus, homens da caverna, se é que vcs me entendem....
Na empresa, tem portas tipo essas corta-fogo, pra facilitar em casos de incêndio, e elas são mais pesadas que as portas normais. Vcs acreditam que já me aconteceu de eu abrir a porta (por meio da minha identificação, já que as portas têm leitoras do lado de fora) e do lado de dentro estar vindo uma cambada de marmanjos, e eles não só não me deixaram passar, como tive que segurar a porta pros infelizes?!?!Eram uns 5 ou 6 caras e NENHUM deles foi educado o bastante pra segurar a porta pra mim, ou pra me dar passagem....
Fora os caras da facul, que ficam soltando puns, arrotando..... educação, 0; respeito, 0.... São pequenas coisas, mas que contam muito.
Gosto de homens educados, adoro me sentir cuidada!!! Tô me lixando pro que os outros pensam disso!!! Às vezes me acho até meio careta.... heheheh :oops: :wink:
* respira fundo*
Um homem cavalheiro é sempre educado em relação as mulheres(e provavelmente com outras pessoas tb). Mas uma pessoa não precisa ser cavalheiro para ser educado. Não siga o pai dos burros cegamente.
A expressão "rídicula" significa que eu acho alguma coisa rídiculo( :roll: ). A argumentação estava no post. Quando eu posto, eu suponho que algumas pessoas leiam.
Eu seria hipócrita se eu defendesse a igualdade entre os sexos e o cavalheirismo. Mas eu não faço isso, então não sou hipócrita.(difícil?)
Existe uma grande diferença entre cavalheirismo e educação. Segurar a porta para uma mulher não é cavalheirismo e sim educação. Isso eu faço todos os dias, e isso não me faz cavalheiro...
Pq estão confundindo educação com cavalheirismo? Não é nada parecido!
Não vamos ficar discutindo igualdade entre os sexos pq esse não é o assunto. Se alguém quiser discutir isso, vá e abra outro tópico. Eu simplesmente toquei no assunto...
Johnnie Walker_theOld 09-03-2004, 15:48 "Nunca leu Castelo Falkenstein, hein?"
Não só ele como muitos outros. :mrgreen:
Imadofus 09-03-2004, 17:35 Eu sou meio contra cavalheirismos simplesmente porque as mulheres não retribuem! certo, segurar coisas pesadas para pessoas não tão fortes tudo bem, mas é realmente necessário manter a mulher do lado de dentro da calçada? Eu realmente acho que o fato das mulheres oprimirem os homens desde sempre se reflete muito nessa questão. Os homens têm que dirigir para a mulher, tem que sustentar a mulher (quando a mulher ganha mais do que o homem, ela se sente incomodada, mas o homem está sempre lá, pronto para sustentá-la), tem que pagar a conta, tem que fazer tudo para a mulher!
Eu nunca, ouvi falar de uma mulher fazendo pelos homens o que os homens ("cavalheiros") fazem por elas. Eu nunca recebi o mesmo tratamento que venho dando segurando a porta e deixando a mulher passar. nunca uma mulher se deu ao luxo de pensar como os homens se sentem não sendo retribuídos? desde que estava na primeira série que tenho que fazer um monte de babaquices para as mulheres no dia das mulheres, que sempre diziam que elas querem lutar pela igualdade de direitos (mas, sinceramente, se fizessem isso, estariam se rebaixando para igualar-se aos homens), mas sempre dizendo "a não ser quando quero me fazer de coitadinha e ser feminista, esperando que o homem faça tudo por mim".
Sinceramente, odeio feminismo.
Dante Aqueronte 09-03-2004, 17:49 é realmente necessário manter a mulher do lado de dentro da calçada?
Há uma teoria que ronda por aí de que isso srgiu porque antigamente as pessoas faziam suas "necessidades" em penicos, e tacavam pela janela. Então a mulher ficava do lado de dentro da calçada, pq assim se algum dos dois fosse atingido, seria o homem, já que ele estaria mais na área de "tiro". :mrgreen:
Aí diz-se que depois que isso parou de ser necessário, elas continuavam do lado de dentro da calçada porque seria um sinal de que o homem a está protegendo. Eu não acredito muito nessa teoria, mas mesmo que seja verdade acho que não é muito válido. Hoje em dia ela pode estar de que lado quiser, se aparecer um ladrão com um revolver não vai adiantar pra muita coisa. :roll:
Eu nunca recebi o mesmo tratamento que venho dando segurando a porta e deixando a mulher passar. nunca uma mulher se deu ao luxo de pensar como os homens se sentem não sendo retribuídos?
Olha... eu nunca esperei receber um tratamento igual ao que eu dou. Eu o faço mais por fazer, não pra ter algo em troca. Como já disse, um sorriso já é bastante retribuição. Mas de vez em quando realmente eu sinto vontade de ver uma reação diferente de um riso e um comentário do tipo "que bonitinho". :think:
Imadofus 09-03-2004, 17:55 Olha... eu nunca esperei receber um tratamento igual ao que eu dou. Eu o faço mais por fazer, não pra ter algo em troca. Como já disse, um sorriso já é bastante retribuição. Mas de vez em quando realmente eu sinto vontade de ver uma reação diferente de um riso e um comentário do tipo "que bonitinho". :think:
então você não se importa de que nada de que você faz é reconhecido? Se você gosta do seu trabalho, você aceitaria fazê-lo de graça? isso é (pelo menos para mim) uma das coisas que mais me irrita. quando você se esforça e não recebe nada em troca. ou quando dizem que você fez algo ruim que não foi você quem fez. você não se importa que as mulheres só quere igualdade entre os sexos da boca para fora?
Dante Aqueronte 09-03-2004, 18:05 Olha... eu nunca esperei receber um tratamento igual ao que eu dou. Eu o faço mais por fazer, não pra ter algo em troca. Como já disse, um sorriso já é bastante retribuição. Mas de vez em quando realmente eu sinto vontade de ver uma reação diferente de um riso e um comentário do tipo "que bonitinho". :think:
então você não se importa de que nada de que você faz é reconhecido? Se você gosta do seu trabalho, você aceitaria fazê-lo de graça? isso é (pelo menos para mim) uma das coisas que mais me irrita. quando você se esforça e não recebe nada em troca. ou quando dizem que você fez algo ruim que não foi você quem fez. você não se importa que as mulheres só quere igualdade entre os sexos da boca para fora?
Igualdade total entre sexos nunca vai existir. graças a Eru, pq se algum dia as mulheres ficarem iguais aos homens, eu vou querer morrer solteiro. :lol:
Igualdade entre os sexos diz mais respeito ao mercado de trabalho e talz, ao meu ver não tem a ver com cavalheirismo. Mesmo se tiver, eu não lembro de ter visto uma garota que exija isso, normalmente são os homens que fazem pq querem. Algumas inclusive não gostam que façam algo desse tipo por elas. :think:
Como eu disse, o que me incomoda é a falta de respostas que vão além do sorriso. Não estou falando de namoro ou coisa assim, mas um pouco mais de reconhecimento, talvez. Normalmene quando vc faz algo de legal pra uma garota ela sorri, diz "obrigada", e esquece. Isso mata. :osigh:
Imadofus 09-03-2004, 20:44 Sim, em relação com cavalheirismos eu quis dizer isso mesmo de não ser reconhecido (mais o fato de que elas gostam de homens que fazem isso mas não dão exemplo). ou elas sorriem e depois de meio minuto esquecem e dizem em tópicos como esse que não lembram de nenhum homem que tenha feito isso por elas ou elas reclamam que homens não devem ser cavalheiros e que blablabla.
Lóthëlinile 10-03-2004, 00:47 Eu acho esses pequenos gestos fantásticos! Um dia desses um rapaz cedeu o lugar dele no ônibus pra mim. Sem brincadeira, foi um gesto simples mas eu passei o dia todo me sentindo bem!! Adoro quando abrem a porta pra mim, cedem o lugar, me ajudam a carregar algo... o Lance de pagar conta já é outra história.. ja naum me amarro muito nisso.
Mas gosto tanto desses pequenos gestos que, apesar de ser mulher, as vezes me pego fazendo isso tb para outras pessoas..hehe
Se todo homem tivesse um pouco disso... ai ai ai :grinlove: Mas creio ser uma questão de educação... ser forçado tb naum tem graça.
Peregrin 10-03-2004, 02:10 Os conservadores que me desculpem, mas eu não gosto de cavalheirismos, pelo menos não da maneira como ele é visto.
O cavalheiro parte do princípio que a mulher é inferior, que deve ser constantemente amparada e ajudada, pois não sabe se virar sozinha. E a mulher que gosta de cavalheirismos geralmente se coloca na posição de submissa, aceitando os galanteios e as "ajudas" como se fosse realmente um ser dependente.
Educação e bons modos independem de sexo. Eu costumo respeitar e ser educado com o ser humano, independente do sexo. Esse lance de "não discuto com você porque você é mulher" eu acho tão retrógrado e ultrapassado... quer dizer que os direitos iguais terminam na hora que é cômodo pra mulher se colocar na posição de vítima, e o homem, na de dominador? Sou totalmente contra isso...
Se alguém é grosseiro comigo e eu acho que merece uma resposta, vou responder à altura, independente de cor, raça, sexo ou religião. É óbvio que é preciso ter o bom senso de respeitar os limites de cada um, como idade avançada ou imaturidade, deficiências mentais, estado emocional alterado por algum motivo extra. Mas, no geral, abomino esse conceito totalmente ultrapassado de que a gentileza deve sempre partir do macho dominante para a fêmea dominada.
Gentileza, educação e bons modos devem partir de ambas as partes, igualmente. É uma questão de bom senso e de saber valorizar o outro.
Lóthëlinile 10-03-2004, 09:44 [quote="Peregrin"]E a mulher que gosta de cavalheirismos geralmente se coloca na posição de submissa, aceitando os galanteios e as "ajudas" como se fosse realmente um ser dependente.
quote]
8O Que coisa mais nada a ver menino!!!
Siëlenor 10-03-2004, 11:37 É, eu também acho que nasci na época errada... cavalheirismo é necessário sim. Homens e mulheres tem os mesmos direitos, mas nada impede o homem de ser gentil, e por uma questão física ele pode carregar nossas malas e sacolas pesadas.
O homem andar do lado de fora da rua é uma regra de etiqueta, assim como puxar a cadeira. Fazendo isso ele mostra gentileza e preocupação.
Quando uma mulher e um homem vão passar ao mesmo tempo pela mesma porta, é educado deixar passá-la primeiro.
Eu não acho que a mulher se torne submissa.
Pensando: eu acho que tenho os valores do século XVII.
Peregrin 10-03-2004, 13:16 Pensando: eu acho que tenho os valores do século XVII.
Hum, acho que você não sabe do que fala. Você aceita os valores do século XVII para o que lhe convém, né? Senão você já deveria estar procurando um marido, pois 13 anos é uma boa época pra se casar.
Que coisa mais nada a ver menino!!!
Não é nada a ver não. O cavalheirismo nada mais é do que a imposição da superioridade do homem sobre a mulher.
Gentileza é outra coisa, e como eu disse antes, independe de sexo. Educação idem.
Imadofus 10-03-2004, 13:19 por uma questão física ele pode carregar nossas malas e sacolas pesadas.
suponho que isso também inclua pagar as contas?
Quando uma mulher e um homem vão passar ao mesmo tempo pela mesma porta, é educado deixar passá-la primeiro.
De onde você tirou isso? gostaria que me explicasse o por que.
Glorwendel 10-03-2004, 13:29 Eu não acredito que vocês estão discutindo com uma criança de 12 anos... :gotinha:
Nessa idade ainda impera a razão "meninos X meninas".
Imadofus 10-03-2004, 13:32 EI!
eu realmente não esperava uma reação dessas de você!
daqui a duas semanas eu farei 13, e você não reclama da Sielenor. isso é que eu chamo de favoritismo.
Glorwendel 10-03-2004, 13:37 EI!
eu realmente não esperava uma reação dessas de você!
daqui a duas semanas eu farei 13, e você não reclama da Sielenor. isso é que eu chamo de favoritismo.
:eek:
Johnnie Walker_theOld 10-03-2004, 13:58 Os conservadores que me desculpem, mas eu não gosto de cavalheirismos, pelo menos não da maneira como ele é visto.
O cavalheiro parte do princípio que a mulher é inferior, que deve ser constantemente amparada e ajudada, pois não sabe se virar sozinha. E a mulher que gosta de cavalheirismos geralmente se coloca na posição de submissa, aceitando os galanteios e as "ajudas" como se fosse realmente um ser dependente.
Educação e bons modos independem de sexo. Eu costumo respeitar e ser educado com o ser humano, independente do sexo. Esse lance de "não discuto com você porque você é mulher" eu acho tão retrógrado e ultrapassado... quer dizer que os direitos iguais terminam na hora que é cômodo pra mulher se colocar na posição de vítima, e o homem, na de dominador? Sou totalmente contra isso...
Se alguém é grosseiro comigo e eu acho que merece uma resposta, vou responder à altura, independente de cor, raça, sexo ou religião. É óbvio que é preciso ter o bom senso de respeitar os limites de cada um, como idade avançada ou imaturidade, deficiências mentais, estado emocional alterado por algum motivo extra. Mas, no geral, abomino esse conceito totalmente ultrapassado de que a gentileza deve sempre partir do macho dominante para a fêmea dominada.
Gentileza, educação e bons modos devem partir de ambas as partes, igualmente. É uma questão de bom senso e de saber valorizar o outro.
Discordo plenamente , se vc disse não realizar por motivos adversos tudo bem , mas dizer que o cavalheirismo é machista é um erro.
O cavalherismo é fazer com que o homem fique responsavel pela mulher , ajudando-a assim como NOSSAS LEIS tb o fazem.
Quanto ao tema de dizer que o homem se coloca ao lado da calçada por causa dos dejetos ( fezes ) jogadas pela janela , existe sim uma verdade , mas só no brasil , pois na Inglaterra não se jogava "merdas" pela janela . ( o brasil possuia precario sistema de esgoto )
Alias , falando em jogar , aki vai uma curiosidade :
- D. Pedro II adorava arremessar coisas nos outros , mas detestava recebe-las de volta ( jura ? :roll: ) bem , uma mulher já foi presa por jogar um limão nele
Glorwendel 10-03-2004, 14:02 Acho que atos de cavalheirismo são válidos quando a intenção é boa. E isso é perceptível.
Meu pai é cavalheiro porque é machista, por exemplo, e isso se torna óbvio pra quem o conhece. Mas um ato de gentileza, ou mesmo de amor, é facilmente percebido desta forma por quem o recebe.
Peregrin 10-03-2004, 14:07 O cavalherismo é fazer com que o homem fique responsavel pela mulher , ajudando-a assim como NOSSAS LEIS tb o fazem.
Não é mais assim. Código Civil mudou etc. Homens e mulheres têm plena igualdade de direitos, em todos os sentidos, inclusive na hora de pedir pensão no caso do divórcio.
E você, com essa frase, só veio a reafirmar o que eu disse sobre o machismo. Por que a mulher é um ser que necessariamente precisa ser sempre ajudado? E por que não um homem não pode ser amparado por uma mulher quando precisa?
Acho que atos de cavalheirismo são válidos quando a intenção é boa. E isso é perceptível.
Meu pai é cavalheiro porque é machista, por exemplo, e isso se torna óbvio pra quem o conhece. Mas um ato de gentileza, ou mesmo de amor, é facilmente percebido desta forma por quem o recebe.
Mas aí cai no que eu falei. Segundo você falou, seu pai sabe ser gentil e educado, e isso não é somente porque ele é a favor do cavalheirismo.
Existe uma diferença enorme entre você tratar bem uma pessoa porque respeita ela como um ser humano igual e tratar bem porque acha que ela é um serzinho frágil e não sabe se virar sozinha.
Glorwendel 10-03-2004, 14:22 Sim, mas o cavalheirismo de que estamos falando e do qual as mulheres gostam é justamente o que envolve respeito e gentileza. :)
Johnnie Walker_theOld 10-03-2004, 14:35 Não é mais assim. Código Civil mudou etc. Homens e mulheres têm plena igualdade de direitos, em todos os sentidos, inclusive na hora de pedir pensão no caso do divórcio.
E você, com essa frase, só veio a reafirmar o que eu disse sobre o machismo. Por que a mulher é um ser que necessariamente precisa ser sempre ajudado? E por que não um homem não pode ser amparado por uma mulher quando precisa?
Sabia que diria isso , mas é de total importancia para o homem buscar a proteção da mulher assim como da criança , e vc me dirá : MAS A MULHER SABE SE VIRAR !
Sim sabe , e quem afirmou o contrario ? Vc presisa entender que cavalheirismo é muito mais que abrir portas para as mulheres.
Se um lápis cair , e vc pegar para ela é machismo ? Ora eu sei que ela tem mão para pegar , mas estou ajudando-a da mesma forma que seria se fosse um homem tb .
Cavalherismo é ajudar o prossimo , seja homem ou mulher , é um estado social , muito mais que apenas abrir portas e ficar do lado esquerdo ou direito dela . :wink:
A mulher gravida por exemplo , presisa de ajuda , ceder um lugar para ela sentar é cavalherismo . E olha só ! Os homens naum ficam gravidos .... entaum será que somos iguais perante a lei ? Se fosse assim naum iria existir lei para as gravidas.
Então , em tudo neste mundo posso ver preconceito , poderia dizer que vc esta discordando de mim por eu ser negro ( suponha , eu naum sou um ) por ser eu ser mulher ( nem vou comentar ) por eu ser indio , mulato , pobre , rico , famoso.... etc ... etc ... etc ...
Ou eu poderia pensar que vc esta discordando de mim por nós nos considerarmos colegas pelos quais podemos conversar .
Percebe como as coisas são abstratas apratir dos olhos de um ser ?
Quantos posts-que-contêm-apenas-um-smiley. Bom, as vezes um gesto vale por mil palavras, mas não vamos exagerar :lol:
Acho que os cavalheirismos são interessantes, sim. Mas também acho que isso vai depender da opnião da garota. Se ela gostar, continue. Se ela não gostar, aí você para.
Mas eu me sinto obrigado a ajudar com peso. Pô, a compleição física masculina faz com que nós carreguemos sacolas, livros e fichários com muito menos esforço... :mrgreen:
Siëlenor 10-03-2004, 19:02 [quote]
Pensando: eu acho que tenho os valores do século XVII.
Hum, acho que você não sabe do que fala. Você aceita os valores do século XVII para o que lhe convém, né? Senão você já deveria estar procurando um marido, pois 13 anos é uma boa época pra se casar.
Sim, eu sei do que falo. E sim, aceito os valores do século XVII no que me convém, no caso, o cavalheirismo. Não aceito a desigualdade como eram tratados homens e mulheres, pois ela era vista como propriedade do homem. Vivo no século 21 e me casarei quando achar que devo; admiro o cavalheirismo de séculos passados mas também admiro a igualdade e liberdade dá época em que vivemos.
Que coisa mais nada a ver menino!!!
Não é nada a ver não. O cavalheirismo nada mais é do que a imposição da superioridade do homem sobre a mulher.
Gentileza é outra coisa, e como eu disse antes, independe de sexo. Educação idem.
Você acha que se o homem for cavalheiro com uma mulher ele está se impondo sobre ela? Para mim isso significa exatamente o contrário e gentileza é sinônimo de cavalheirismo. Tente ser cavalheiro com uma mulher para ver se ela não vai gostar. Eu gostaria, e não sou submissa ou reprimida por homem nenhum.
É claro que respeito independe de sexo, cor, religião, raça. Respeito é uma coisa, gentilza é outra.
[quote]
por uma questão física ele pode carregar nossas malas e sacolas pesadas.
suponho que isso também inclua pagar as contas?
Não.
Eu disse questões FÍSICAS e não financeiras.
Peregrin 11-03-2004, 04:22 Pois é.. mas vocês estão tomando uma parte e tratando como se fosse o todo.
De gentileza, creio eu, todo mundo gosta. Quem não acha legal?
Só que cavalheirismo não é SÓ ser gentil. Implica em tudo aquilo que eu já falei antes.
E se o lance é ser gentil, ser educado, isso independe de sexo, e aí o assunto deixa de ser o cavalheirismo. Assim como o hoem, uma mulher também pode ajudar outra a carregar compras, levantar para dar lugar a grávidas e idosos etc. Isso não é exclusividade do homem.
Imadofus 11-03-2004, 14:58 Não.
Eu disse questões FÍSICAS e não financeiras
Eu estava sendo sarcástico...
Glorwendel 11-03-2004, 15:09 Não.
Não conseguiu. :clap:
Johnnie Walker_theOld 11-03-2004, 15:22 Pois é.. mas vocês estão tomando uma parte e tratando como se fosse o todo.
Só que cavalheirismo não é SÓ ser gentil. Implica em tudo aquilo que eu já falei antes.
E se o lance é ser gentil, ser educado, isso independe de sexo, e aí o assunto deixa de ser o cavalheirismo. Assim como o hoem, uma mulher também pode ajudar outra a carregar compras, levantar para dar lugar a grávidas e idosos etc. Isso não é exclusividade do homem.
vc naum leu oque eu escrevi , eu estava justamente dizendo que o cavalheirismo naum é apenas de homem pra mulher é tb de H pra H , oque quer dizer que não é um machismo
Siëlenor 11-03-2004, 21:17 Não.
Pensei que estivesse sendo incoerente. ( agora sim estou sendo sarcástica 8-) )
Pois é.. mas vocês estão tomando uma parte e tratando como se fosse o todo.
Sim, concordo com o lance do respeito, mas temos visões diferentes sobre cavalheirismo. :wink:
meerah_vanya 12-03-2004, 23:59 Eu acho muito legal esse negócio de cavalheirismo! Eu me sinto tão... mocinha!!! é legal... Mas existem coisas que já são exagero, então como a revolução francesa já passou, as mulheres podiam dividir a conta, né???
Anonymous_theOld 13-03-2004, 16:30 as mulheres podiam dividir a conta, né???
podiam!!!
mas tipo só se for em um bar ou cisa poka, mas se eu fosse convidar uma mina pra sair pra jantar em um bom restaurante eu com certeza pagaria a conta...
Rafael Prado 13-03-2004, 17:20 as mulheres podiam dividir a conta, né???
podiam!!!
mas tipo só se for em um bar ou cisa poka, mas se eu fosse convidar uma mina pra sair pra jantar em um bom restaurante eu com certeza pagaria a conta...
Ainda sou bem tradicional quanto a isso. Acho que os homens devem pagar a conta (claro, tudo isso depende da condição econômica de ambos). Mas não pq isso é machismo ou pq a mulher é um "serzinho frágil", mas pq ela é alguém que eu realmente me importo e sinto necessidade de cuidar, demonstrar meu afeto. Não que o pagamento de uma conta de restaurante vá provar qualquer coisa sentimental, como carinho, etc, mas não deixa de ser algo simbólico. :obiggraz:
Siëlenor 14-03-2004, 20:58 Ainda sou bem tradicional quanto a isso. Acho que os homens devem pagar a conta (claro, tudo isso depende da condição econômica de ambos). Mas não pq isso é machismo ou pq a mulher é um "serzinho frágil", mas pq ela é alguém que eu realmente me importo e sinto necessidade de cuidar, demonstrar meu afeto. Não que o pagamento de uma conta de restaurante vá provar qualquer coisa sentimental, como carinho, etc, mas não deixa de ser algo simbólico. :obiggraz:
Pois é, cavalheirismo é isso. É uma demonstração simbólica.
Melkor, o inimigo da luz 14-03-2004, 22:25 Não vou ler três páginas de tópico agora, desculpem-me. Mas, seguindo a pergunta inicial...
Bom... Não tem motivo, mas eu faço isso... Sempre fiz, acho que é costume. Não que eu ache que as mulheres precisem ou algo assim, mas é meio mecânico... Deixar passar na frente, puxar cadeira, subir na frente na escada para o caso de que caiam...
Nunca parei para refletir sobre isso... Vocês daqui tem umas perguntas estranhas, heheh =)
Eu carrego as compras pra minha mãe. :roll:
Peregrin 15-03-2004, 14:21 Eu carrego as compras pra minha mãe.
Até aí eu também...
Minha mãe tem mais de 50 anos, é bem mais velha que eu, é uma questão de respeito, afeto e educação. Aliás, é mais do que cavalheirismo... pra mim isso é uma questão de bom senso, quase uma obrigação.
Eu acho que a maioria das pessoas confunde cavalheirismo com gentileza e educação, esse é o problema. O cavalheirismo é um resquício da cultura machista e patriarcal que dominou (e de certa forma ainda domina) o país e, como tal, deveria ser evitado.
Agora, isso não impede ninguém de ser gentil e educado.
Ana Lovejoy 15-03-2004, 14:36 Sobre o que diz o Peregrin, cavalheiro é por definição uma pessoa nobre, educada, gentil. Pessoalmente não acho que tenha nada de machismo alguém se preocupar em abrir portas, andar no lado do meio-fio quando estão na calçada, etc.
É aquela coisa: mulheres não são, nem nunca serão iguais aos homens, e uma das grandes diferenças é a delicadeza. No caso, o cavalheiro é o homem que enxerga nessa delicadeza uma virtude. O machista é o que enxerga na delicadeza uma fraqueza.
Peregrin 15-03-2004, 14:39 Vendo poresse ângulo, eu concordo, mas vamos analisar também que cavalheirismo e machismo andaram de mãos dadas por muito tempo. Talvez por isso eu prefira ser uma pessoa gentil a me considerar um cavalheiro...
Eu carrego as compras pra minha mãe.
Até aí eu também...
Minha mãe tem mais de 50 anos, é bem mais velha que eu, é uma questão de respeito, afeto e educação. Aliás, é mais do que cavalheirismo... pra mim isso é uma questão de bom senso, quase uma obrigação.
Eu acho que a maioria das pessoas confunde cavalheirismo com gentileza e educação, esse é o problema. O cavalheirismo é um resquício da cultura machista e patriarcal que dominou (e de certa forma ainda domina) o país e, como tal, deveria ser evitado.
Agora, isso não impede ninguém de ser gentil e educado.
Inclusive mini-dicionários.
Gentil adj. 2 gên. 1. Que tem nobreza; 2(fig) delicado;amável; 3. Delicadeza
Cavalheiro s.m 1. Homem educado e de bons sentimentos; 2. homem que acompanha uma mulher; adj. 3. distinto, nobre, cavalheiresco.
Eu acho que cavalheirismo é bem diferente de gentileza. Algumas pessoas insistem nisso, mas é bem diferente.
Leiam isso: http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u29736.shtml
Bom, a verdade é que a discriminação sexual é uma coisa muito maior do que a gente pensa, e ocorre muito mais do que a gente vê.
Essa "atitude" de cavalheirismo, é uma coisa ultrapassada. Surgiu no início do século passado(eu não tenho certeza, mas acho que sim).
E a verdade é que é uma coisa machista sim. Não que seja uma agressão as mulheres; já que a maioria delas gostam disso; mas isso surgiu em uma época em que as mulheres eram totalmentes submissas aos homens.
E isso não passa de uma forma de discriminação sexual. Uma discriminação leva à outra, e assim vai. Portanto uma hora vamos chegar ao estágio de países muçulmanos, em que mulheres que andam na rua com uma calça jeans são apedrejadas.
Eu acho que alguns homens manifestam essa atitude por pura inocência e desejo de agradar as mulheres, e outros só pra posarem de "educadinhos".
Mas é uma forma de discriminação sexual, por mais sutiul que seja. Da mesma forma que se eu tiver uma pequena discriminação contra pobres, nem que seja dizer que eles não são muito inteligentes, esse preconceito vai crescer; a mesma coisa acontece com o cavalheirismo.
Siëlenor 15-03-2004, 20:39 E a verdade é que é uma coisa machista sim. Não que seja uma agressão as mulheres; já que a maioria delas gostam disso; mas isso surgiu em uma época em que as mulheres eram totalmentes submissas aos homens.
Como disse Ana Lovejoy: "É aquela coisa: mulheres não são, nem nunca serão iguais aos homens, e uma das grandes diferenças é a delicadeza. No caso, o cavalheiro é o homem que enxerga nessa delicadeza uma virtude. O machista é o que enxerga na delicadeza uma fraqueza."
Machismo é uma agressão contra a mulher. Cavalheirismo não pode ser considerado machismo porque é uma gentileza, uma delicadeza.
E isso não passa de uma forma de discriminação sexual. Uma discriminação leva à outra, e assim vai. Portanto uma hora vamos chegar ao estágio de países muçulmanos, em que mulheres que andam na rua com uma calça jeans são apedrejadas.
Nossa, de onde foi que você tirou isto??? Apedrejamento pela mulher usar calça jeans??? Isso nunca aconteceu e nunca acontecerá no Brasil.
Cavalheirismo não é discriminação. Aonde você vê preconceito em gentileza de um homem pera com uma mulher? No dicionário tem os sinônimos de cavalheirismo: nobreza, gentileza, delicadeza, distinção. Essas são todas virtudes.
Eu acho que alguns homens manifestam essa atitude por pura inocência e desejo de agradar as mulheres, e outros só pra posarem de "educadinhos".
Inocência??? Desejo de agradar as mulheres... é óbvio! O cavalheiro valoriza a mulher. Posarem de educadinhos? Ou será que eles realmente são educados?
Johnnie Walker_theOld 15-03-2004, 20:58 E a verdade é que é uma coisa machista sim. Não que seja uma agressão as mulheres; já que a maioria delas gostam disso; mas isso surgiu em uma época em que as mulheres eram totalmentes submissas aos homens.
Como disse Ana Lovejoy: "É aquela coisa: mulheres não são, nem nunca serão iguais aos homens, e uma das grandes diferenças é a delicadeza. No caso, o cavalheiro é o homem que enxerga nessa delicadeza uma virtude. O machista é o que enxerga na delicadeza uma fraqueza."
Machismo é uma agressão contra a mulher. Cavalheirismo não pode ser considerado machismo porque é uma gentileza, uma delicadeza.
Nossa, de onde foi que você tirou isto??? Apedrejamento pela mulher usar calça jeans??? Isso nunca aconteceu e nunca acontecerá no Brasil.
Cavalheirismo não é discriminação. Aonde você vê preconceito em gentileza de um homem pera com uma mulher? No dicionário tem os sinônimos de cavalheirismo: nobreza, gentileza, delicadeza, distinção. Essas são todas virtudes.
Inocência??? Desejo de agradar as mulheres... é óbvio! O cavalheiro valoriza a mulher. Posarem de educadinhos? Ou será que eles realmente são educados?
a voz do povo é voz de deus , ninguem melhor que elas para dizer se é ou naum machismo ... se elas dizem que naum esta acabado , pq os homens insistem tanto nesta ideia ? :roll:
Ana Lovejoy 16-03-2004, 00:14 Eu acho que cavalheirismo é bem diferente de gentileza. Algumas pessoas insistem nisso, mas é bem diferente.
Os dicionários definem cavalheirismo como gentileza :roll:
Glorwendel 16-03-2004, 10:02 Eu acho que cavalheirismo é bem diferente de gentileza. Algumas pessoas insistem nisso, mas é bem diferente.
Os dicionários definem cavalheirismo como gentileza :roll:
Pois é...
Acho que vocês é que estão confundindo o real significado de "cavalheirismo".
*Parem de tacar pedra!Ai!*
Olha, não é questão de delicadeza, ou enxegar nisso virtude ou fraqueza. O que vc disse não fez muito sentido pra mim...
Eu disse em países muçulmanos... Eu disse isso pq uma professora minha contou como foi a "agradável" viagem dela a um país muçulmanos, exceto por esse incidente, claro.(Começaram a tacar pedra nela no meio da rua, e ela teve que sair de lá correndo)
Cavalheirismo não é discriminação. Aonde você vê preconceito em gentileza de um homem pera com uma mulher?
Eu disse discriminação sexual. A imagem de frágil que homens, e as próprias mulheres; tem de si mesmo como frágil, é uma discriminação sexual! Mulherr frágil não serve pra ser chefe, não serve pra ser presidente de multinacional, não serve pra governar um país, não serve pra ser astronauta. E se vc parar e observar são justamente as mulheres que se livram do estereótipo de frágil, é que tem uma carreira bem-sucedida.
Inocência??? Desejo de agradar as mulheres... é óbvio!
Inocência pq no desejo de agradar as mulheres, alguns acabam discriminando elas.
Posarem de educadinhos? Ou será que eles realmente são educados?
Muita gente gosta de fazer pose...
a voz do povo é voz de deus , ninguem melhor que elas para dizer se é ou naum machismo ... se elas dizem que naum esta acabado , pq os homens insistem tanto nesta ideia ?
Se a voz do povo, fosse a voz de Deus, na época do nazismo na Alemanha, deus seria a favor.
Se a voz do povo fosse a voz de Deus, Deus seria a favor da guerra no Afeganistão; nos EUA.
Se a voz do povo fosse a voz de Deus; muitos absurdos aconteceriam.
Os dicionários definem cavalheirismo como gentileza
Eu realmente acho incrível algumas pessoas insistirem nisso. Mas vamos lá...
Sim, o dicionário define cavalheiro como gentil. Mas gentil em relação a mulher. Se outro homem for educado comigo eu vou dizer que ele é cavalheiro? Não. Ele é educado. Um pouco de interpretação é bom... Não sigam dicionários, e textos cegamente....
Ana Lovejoy 16-03-2004, 13:19 Eu disse discriminação sexual. A imagem de frágil que homens, e as próprias mulheres; tem de si mesmo como frágil, é uma discriminação sexual!
Pois é, isso toca no ponto que você disse que não entendeu. É diferente reconhecer uma mulher como delicada de reconhecer como frágil.
Mulherr frágil não serve pra ser chefe, não serve pra ser presidente de multinacional, não serve pra governar um país, não serve pra ser astronauta. E se vc parar e observar são justamente as mulheres que se livram do estereótipo de frágil, é que tem uma carreira bem-sucedida.
As mulheres que mais se assemelham aos homens, você quer dizer? Isso é um pensamento machista. :wink:
Os dicionários definem cavalheirismo como gentileza
Sim, o dicionário define cavalheiro como gentil. Mas gentil em relação a mulher. Se outro homem for educado comigo eu vou dizer que ele é cavalheiro? Não. Ele é educado. Um pouco de interpretação é bom... Não sigam dicionários, e textos cegamente....
Se for gentil e educado com outro homem, ainda assim é um gentleman. E, na boa, as palavras e seus significados não estão em um dicionário de alegres. Se estão lá, é porque são assim. Agora, interpretar textos como bem entender, já é outra coisa.
Era só o que me faltava... revolta contra o léxico. :roll:
Fingolf¡n 16-03-2004, 14:25 E sobre uma conta...
Vcs consideram cavalheirismo ou machismo qdo um homem não gosta de dividir o pagamento de uma conta de um jantar ou cinema com a mulher?
É diferente reconhecer uma mulher como delicada de reconhecer como frágil.
Mulheres frágeis são diferentes de delicadas. Mulheres podem ser delicadas sem serem fragéis.
As mulheres que mais se assemelham aos homens, você quer dizer? Isso é um pensamento machista.
Não, eu não quis dizer isso. Tá no texto, e tá bem claro... :roll:
Se for gentil e educado com outro homem, ainda assim é um gentleman. E, na boa, as palavras e seus significados não estão em um dicionário de alegres. Se estão lá, é porque são assim. Agora, interpretar textos como bem entender, já é outra coisa.
Era só o que me faltava... revolta contra o léxico.
Olha, eu não vou entrar nessa discussão com vc. Pra mim isso é uma coisa tão óbvia que seria estúpido eu ficar discutindo com vc.
Peregrin 16-03-2004, 18:48 Vcs consideram cavalheirismo ou machismo qdo um homem não gosta de dividir o pagamento de uma conta de um jantar ou cinema com a mulher?
Sei lá...
Eu não gosto que paguem nada pra mim e, se posso, ainda pago a da outra pessoa, independente de ser amigo, amiga, namorada ou interesse sexual. E não gosto mesmo que me banquem, fico mal, fico chateado.
Mas já aconteceu de eu estar com a minha namorada, sem grana nenhuma, ela saber disso e me convidar pra sair e pagar minha conta. Foi um ato de gentileza da parte dela e, mesmo eu não gostando muito, aceitei, pois vi que ela queria fazer aquilo, ia se sentir bem me fazendo esse "carinho" também.
Talvez pelo fato de eu ter sido criado numa família basicamente matriarcal, eu tenha muita facilidade em ver a mulher como um igual, um ser que merece imenso e intenso respeito, assim como qualquer outra pessoa nesse mundo.
Lady Ana 16-03-2004, 19:30 Todos aqui já devem ter ouvido falar de cavalheirismos. São aquelas pequenas coisas que desde antigamente os homens fazem pra serem gentis com as mulheres. Entre elas estão carregar as sacolas pra elas, pagar a conta do restaurante, puxar a cadeira pra ela sentar, deixá-la andar à frente e sempre do lado de dentro da calçada, entre outras coisas.
(...)
E pras garotas: o que vcs acham desses cavalheirismos? Acham importante? Bonitinho? Indiferente? Normal? Desnecessário? Inútil? Ridículo?
eu acho legal. só por ser gentileza.
Não espero que façam pq mulher é frágil etc, etc. isso eu acho bobagem.
num é obrigação, mas pra mim é algo que tem a ver com gentileza mesmo.
por exemplo:
essa de carregar coisas por exemplo, se se nota que a pessoa está com dificuldade, não custa ajudar.
No caso de pagar a conta. tbm acho bobagem... mas isso já depende de etiqueta... se vc convidou, vc paga, se tão indo juntos, combinem de rachar ou um paga dessa vez, daí na outra o outro paga...
acho que fui meio confusa, mas é o que acho.
Minha namorada raramente me deixa pagar as coisas pra ela... abrir porta, essas coisas.
eu não me sentiria submissa. mas o exagero (e destaco exagero) nos gestos pode dar idéia tipo: ah, como ela é frágil, não pode fazer nada, que fraquinha...
mas hj em dia é menos penoso pra quem naum é cavalheiro com as mulheres pq elas tem um padrão de igualdade com os homens e assim pode parecer q vc "cuidando" dela seja uma atitude incorreta...
daí volta o lance do exagero...
normal vc cuidar e querer preservar as coisas e pessoas que vc gosta. no caso das pessoas esse cuidado não pode significar limitar a liberdade dela, inclusive a de errar...
Acho que é educação que anda fora de moda ultimamente... cavalheirismo vai junto.
é isso aí...
Homens e Mulheres gentis estão em extinção, campanha de preservação pra eles
sim. aliás, por mais incrível que possa parecer tenho visto, inclusive no trânsito, muito mais homens gentis que mulheres....
É aquela coisa: mulheres não são, nem nunca serão iguais aos homens, e uma das grandes diferenças é a delicadeza. No caso, o cavalheiro é o homem que enxerga nessa delicadeza uma virtude. O machista é o que enxerga na delicadeza uma fraqueza.
que legal isso, Ana :mrgreen:
Ana Lovejoy 16-03-2004, 22:50 É diferente reconhecer uma mulher como delicada de reconhecer como frágil.
Mulheres frágeis são diferentes de delicadas. Mulheres podem ser delicadas sem serem fragéis.
Era exatamente isso que eu estava falando :wall:
As mulheres que mais se assemelham aos homens, você quer dizer? Isso é um pensamento machista.
Não, eu não quis dizer isso. Tá no texto, e tá bem claro... :roll:
Depende, um cara aí me disse para não seguir textos cegamente :assobio:
Olha, eu não vou entrar nessa discussão com vc. Pra mim isso é uma coisa tão óbvia que seria estúpido eu ficar discutindo com vc.
Uhum :)
Era exatamente isso que eu estava falando
Então pq vc citou? Eu não confundi nada! Eu hein :doido:
Depende, um cara aí me disse para não seguir textos cegamente
Mas minha opinião ficou clara no texto! Aposto que se eu disser pra vc que eu tenho uma chuva de dúvidas, vc vai imaginar extamente uma chuva com vozes fazendo perguntas! Sinceramente cada um nesse fórum...
Essa discussão tá começando a ficar repetitiva:zzz:
Ana Lovejoy 17-03-2004, 17:02 Era exatamente isso que eu estava falando
Então pq vc citou? Eu não confundi nada! Eu hein :doido:
Citei porque pelo seu discurso você deu a entender que não compreendeu lhufas do que eu disse :roll:
Depende, um cara aí me disse para não seguir textos cegamente
Mas minha opinião ficou clara no texto! Aposto que se eu disser pra vc que eu tenho uma chuva de dúvidas, vc vai imaginar extamente uma chuva com vozes fazendo perguntas! Sinceramente cada um nesse fórum...
Não estamos falando de metáforas mal compreendidas, mas de argumentos. A coisa é bem diferente.
Essa discussão tá começando a ficar repetitiva:zzz:
Na falta do que dizer -> :shhh:
Citei porque pelo seu discurso você deu a entender que não compreendeu lhufas do que eu disse
Então, tá, vou te explicar:
Olha, o que me parece é que você está fazendo uma ligação entre frágil e delicada; como se os dois não andassem separados. Ou talvez vc vê como delicada o que eu vejo como frágil; mas são duas coisas bem diferentes. Pq vc não se explica melhor? :wink:
Não estamos falando de metáforas mal compreendidas, mas de argumentos. A coisa é bem diferente.
Novamente, eu vou te explicar:
Quando eu disse que a mulher que consegue se livrar do estereótipo de frágil, é que são mais bem sucedidas; vc me perguntou se eu estava me referindo as mulheres parecidas com homens, e vc disse que isso era um pensamento machista.
Eu não estava me referindo as mulheres parecidas com homens, e sim a mulheres que não tem medo de enfrentar obstáculos parater uma carreira bem-sucedida. E isso não é um pensamento machista. Ex: Vc viu aquela advogada iraniana que ganhou o Nobel da paz? Então; ela é uma mulher delicada, mas não frágil, pois ela enfrentou toda a política extremista e preconceituosa que o país dela tem contra as mulheres, para defender o direito delas.
Quando eu disse que tava claro no texto, é pq eu achei que eu tivesse explicado bem. Mas se não, não tem problema; eu explico de novo. 8-)
Na falta do que dizer ->
Não, não teve "falta do que dizer". Eu simplesmente achei que a discussão estava ficando repetitiva pq pra mim, eu estava repetindo tudo que eu já tinha dito! Mas como eu disse aí em cima; se vc não entendeu, não tem problema eu explica de novo! :)
as mulheres podiam dividir a conta, né???
podiam!!!
Eu divido a conta com qualquer pessoa independente de ser quem seja, assim como o Peregrin, não me sinto bem quando pagam pra mim, mesmo que seja uma festa onde tá minha família, quando estou trabalhando divido o restaurante com eles, questão de não me sentir constrangida, é uma forma de ser, quando não tenho devido a estar sem trabalho ai peço pra pagarem, mas tento acertar a divída quando tiver condições
Agora aceitar que um homem ajude não creio que seja sinal de fragilidade de uma mulher, mas também de gentileza para com aquela pessoa, desde que não seja exagerado, o que vocês gostariam que não se aceita-se e começasse a ser estúpida com alguém só porque ele fez um gesto amável perante a sua pessoa, não acharia justo, gentileza não se paga com brutalidade
E mulheres são fortes de outras formas e não precisam imitar os homens para se mostrarem competentes.
Eu acho o cavalheirismo essencial. Realmente não são muitos os meninos que o praticam atualmente, mas eu sou uma menina muito sortuda e grande parte dos meus amigos são muito cavalheiros!
Claro que deve haver um bom senso.. Eu ficava meio chateada porque o meu (ex) namorado num me deixava nem dividir as contas com ele! Tipo.. Claro que num aniversário de namoro ou numa ocasião especial qualuqer garota gosta que paguem um jantar ou um cinema pra ela.. Mas ele pagava tudo pra mim e eu me sentia meio mal com isso! Como se ele estivesse pagando so pra eu me sentir obvrigada a estar com ele.. como se fosse uma divida!
Quanto aos outros gestos de cavalheirismo, nunca são demais.
Johnnie Walker_theOld 23-03-2004, 19:07 " Se a voz do povo, fosse a voz de Deus, na época do nazismo na Alemanha, deus seria a favor.
Se a voz do povo fosse a voz de Deus, Deus seria a favor da guerra no Afeganistão; nos EUA.
Se a voz do povo fosse a voz de Deus; muitos absurdos aconteceriam.
Sim, o dicionário define cavalheiro como gentil. Mas gentil em relação a mulher. Se outro homem for educado comigo eu vou dizer que ele é cavalheiro? Não. Ele é educado. Um pouco de interpretação é bom... Não sigam dicionários, e textos cegamente...." - Gandalf
--------------------------------------------------------------------------------
Gandalf , o chapéu lhe serviu muito bem na cabeça ! :lol:
Voltando ao tema , as analizes mal feitas que fizeste merecem destaque , primeiro , ditados são mutaveis e nunca os leve ao pé da letra assim como afirmaste do dicionario , segundo Hitler foi acusado pelo Brasil , EUA , Portugal , Espanhã , URSS , Inglaterra , França , Países africanos ( que certamente não gostaram de seu racismo ) e países latinos ( toda as americas ) porque ele tb não era favoravel à raça ... agora , me vem um rapaz me dizer que o mundo era a favor de Hilter ? Oh , sinceramente , falta de analizes , falta de analizes :roll:
Prosseguiremos então para o proximo argumento mal colocado , A ONU declarou a guerra afegã sem nexo , embora não tenha feito nada a ONU é composta pelo mundo , pela voz do povo !!! E a china , bom se ela é contra , não há de exitir país para bate-los nas listas , uma vez que possuem os maiores numeros populacionais ! :lol:
Se a voz do povo fosse cavalheira , certamente muitas gentilezas ocorreriam , e das guerras que vc cita , poucas ficariam para nossos livros de historia , pense nisso.
ENCERRANDO = Se vc acha que cavalheirsmo é machismo , perfeito , sua opinão é valida , mas não queira influenciar ninguem , porque se as mulheres acham que naum , esta acabado , elas sabem oque as ofende , não queira se posisionar na pele delas e defende-las , porque neste caso , machista é oque vc faz . :wink:
Um abraço ! :D
Voltando ao tema , as analizes mal feitas que fizeste merecem destaque , primeiro , ditados são mutaveis e nunca os leve ao pé da letra assim como afirmaste do dicionario , segundo Hitler foi acusado pelo Brasil , EUA , Portugal , Espanhã , URSS , Inglaterra , França , Países africanos ( que certamente não gostaram de seu racismo ) e países latinos ( toda as americas ) porque ele tb não era favoravel à raça ... agora , me vem um rapaz me dizer que o mundo era a favor de Hilter ?
Eu deixei bem claro que o povo alemão foi a favor de Hitler,e não o mundo :roll: .
Sério eu adoro esse fórum, mas aparece cada doido aqui... :doido:
Prosseguiremos então para o proximo argumento mal colocado , A ONU declarou a guerra afegã sem nexo , embora não tenha feito nada a ONU é composta pelo mundo , pela voz do povo !!!
E eu deixei claro que era nos EUA. O que um grupo de diplomáticos decidem, não é necessariamente o que o mundo quer.
ENCERRANDO = Se vc acha que cavalheirsmo é machismo , perfeito , sua opinão é valida , mas não queira influenciar ninguem , porque se as mulheres acham que naum , esta acabado , elas sabem oque as ofende , não queira se posisionar na pele delas e defende-las , porque neste caso , machista é oque vc faz .
1- Eu não estou me posicionando no lugar das mulheres, é minha opinião particular e pessoal sobre o assunto. Se a maioria delas não se sentem ofendidas; bom para essas!
2-Não, eu não estou sendo machista. Eu não estou dizendo que algumas mulheres se sentem assim, ou deveriam se sentir assim. Vide argumento acima :roll: .
3-Porque algumas pessoas ficaram simplesmente revoltadas com minha opinião? Será que é pq eu estou falando o óbvio, e pq é uma coisa que está na sua frente mas vcs simplesmente não querem ver?
Eu sei q agora vai ter muita gente querendo me expulsar desse fórum, mas se quiserem discutir algum assunto; vamos discutir racionalmente e usando argumentos, e não através de "cala a boca, idiota" delicados(como uma certa pessoa fez :roll: ).
Johnnie Walker_theOld 24-03-2004, 17:52 Voltando ao tema , as analizes mal feitas que fizeste merecem destaque , primeiro , ditados são mutaveis e nunca os leve ao pé da letra assim como afirmaste do dicionario , segundo Hitler foi acusado pelo Brasil , EUA , Portugal , Espanhã , URSS , Inglaterra , França , Países africanos ( que certamente não gostaram de seu racismo ) e países latinos ( toda as americas ) porque ele tb não era favoravel à raça ... agora , me vem um rapaz me dizer que o mundo era a favor de Hilter ?
Eu deixei bem claro que o povo alemão foi a favor de Hitler,e não o mundo :roll: .
Sério eu adoro esse fórum, mas aparece cada doido aqui... :doido:
Prosseguiremos então para o proximo argumento mal colocado , A ONU declarou a guerra afegã sem nexo , embora não tenha feito nada a ONU é composta pelo mundo , pela voz do povo !!!
E eu deixei claro que era nos EUA. O que um grupo de diplomáticos decidem, não é necessariamente o que o mundo quer.
ENCERRANDO = Se vc acha que cavalheirsmo é machismo , perfeito , sua opinão é valida , mas não queira influenciar ninguem , porque se as mulheres acham que naum , esta acabado , elas sabem oque as ofende , não queira se posisionar na pele delas e defende-las , porque neste caso , machista é oque vc faz .
1- Eu não estou me posicionando no lugar das mulheres, é minha opinião particular e pessoal sobre o assunto. Se a maioria delas não se sentem ofendidas; bom para essas!
2-Não, eu não estou sendo machista. Eu não estou dizendo que algumas mulheres se sentem assim, ou deveriam se sentir assim. Vide argumento acima :roll: .
3-Porque algumas pessoas ficaram simplesmente revoltadas com minha opinião? Será que é pq eu estou falando o óbvio, e pq é uma coisa que está na sua frente mas vcs simplesmente não querem ver?
Eu sei q agora vai ter muita gente querendo me expulsar desse fórum, mas se quiserem discutir algum assunto; vamos discutir racionalmente e usando argumentos, e não através de "cala a boca, idiota" delicados(como uma certa pessoa fez :roll: ).
O povo , seria o ser humano em geral , e não somente uma região , isso é uma parcela do povo , vc erra mais uma vez , o povo é voz total , e a voz total é o mundo ! ( coisas simplorias presisam de explicação ... :roll: )
Bem , como disse o chapeu serviu-lhe bem
na cabeça pq se há de existir algum argumento direiconado foi o seu para o meu , vai lá em cima e le oque eu disse e oque vc citou , apenas me defendi , não sei porque vc usou meu argumento , uma vez qwue não era para vc , colega .
Aproposito acompanhei o forum do principio ao fim , e não conheci nenhuma das tais pessoas que "mandam calar a boca " não tenha medo de cita-las , o forum é democratico ! :D
Aproposito , estas pessoas deveriam ser banidas ! Abusrdo :x como podem impedir alguem de falar ? POr deus , diga quem são , pois nem mesmo os mais infimos de nosos usuarios devem ser impedidos de falar ! :?
O povo , seria o ser humano em geral , e não somente uma região , isso é uma parcela do povo , vc erra mais uma vez , o povo é voz total , e a voz total é o mundo ! ( coisas simplorias presisam de explicação ... )
Bom, pra mim não há nada de errado em usar "povo alemão" para se referir a nação alemã. Mas se vc acha que há alguma coisa, eu quis dizer "nação alemã"; pra que fique mais claro. Eu espero que eu tenha deixado claro isso agora :wink: .
na cabeça pq se há de existir algum argumento direiconado foi o seu para o meu , vai lá em cima e le oque eu disse e oque vc citou , apenas me defendi , não sei porque vc usou meu argumento , uma vez qwue não era para vc , colega .
Bom, eu simplesmente achei que fosse pra mim, pq vc começou o post me citando, e continuou como se estivesse falando diretamente comigo, e quando vc estava encerrando o post; vc usou o pronome "você", que eu pensei que estava se referindo a mim. Me desculpe, mas não tinha ficado claro pra mim.
Johnnie Walker_theOld 24-03-2004, 21:43 O povo , seria o ser humano em geral , e não somente uma região , isso é uma parcela do povo , vc erra mais uma vez , o povo é voz total , e a voz total é o mundo ! ( coisas simplorias presisam de explicação ... )
Bom, pra mim não há nada de errado em usar "povo alemão" para se referir a nação alemã. Mas se vc acha que há alguma coisa, eu quis dizer "nação alemã"; pra que fique mais claro. Eu espero que eu tenha deixado claro isso agora :wink: .
Bom, eu simplesmente achei que fosse pra mim, pq vc começou o post me citando, e continuou como se estivesse falando diretamente comigo, e quando vc estava encerrando o post; vc usou o pronome "você", que eu pensei que estava se referindo a mim. Me desculpe, mas não tinha ficado claro pra mim.
De maneira alguma você presisaria se desculpar , alias , ninguem deste forum ao meu ver . Mesmo porque eu postei seu topico citado , de fato , mas não era referido à você mais sim um argumento ligado às suas considerações prosseguindo e não contradizendo ninguem. Um post mal colocado de minha parte. :wink: Entretanto , na ocasião do povo que eu citei , não havia especificação ( alemão , nazista , judeu , hebreu , catolico , romano , grego etc ... ) logo , toma-se o partido da conceituação GERAL dos povos . Por isso o proverbio "voz do povo , voz de Deus" enfim , encerrado o assunto sem resemtimentos e delongas .
Abraço ! :obiggraz:
Amiguinha Wood 29-03-2004, 20:53 O meu melhor amigo ,depois do meu pai ,e o homem mais cavalheiro q eu conheco ,nao e a toa q ele ja teve 9 namoradas ,isso chama muita atencao das garotas ,ele e cavalheiro o tempo todo ,agra existem os falsos q so sao cavalheiros qdo krem algo em troca. Eu nao pediria p/ 1 namorado pagar algo p/ mim ,mas se ele gostasse nao acharia ruim.
Red Chocobo 31-03-2004, 12:17 Sério mesmo, pra mim cavalheirismo, da forma nua e crua é apenas um reflexo de uma época passada, onde as mulheres era dependentes e muito mais frágeis. Você reconhecer que a mulher não tem tanta força que você e ajuda-la é uma coisa diferente, isso é bondade.
Na maioria das vezes em que um ato de cavalheirismo é feito é como forma de sedução, muitos carinhas cavalheirescos que você v~e, não seriam capazes de levar algo de uma menina que considerassem feia chegam a gozar os amigos em tai situações, outra coisa, milhares de mulheres espertinhas se aproveitam dos poucos pobres coitados que realmente são cavalheiros e os exploram.
O meu melhor amigo ,depois do meu pai ,e o homem mais cavalheiro q eu conheco ,nao e a toa q ele ja teve 9 namoradas ,isso chama muita atencao das garotas ,ele e cavalheiro o tempo todo ,agra existem os falsos q so sao cavalheiros qdo krem algo em troca. Eu nao pediria p/ 1 namorado pagar algo p/ mim ,mas se ele gostasse nao acharia ruim.
E eu tenho certeza que se a minha namorada quisesse pagar para mim não acharia ruim... :lol: alias acho que quando o casal revesa para pagar as coisas muito mais legal que um carinha se esforçando para pagar tudo enquanto a garota guarda seu dinheiro, diferente da situação da bolsa colocada acima isso sim é maldade, a não ser é claro que o cara vomite dinheiro (aí tudo bem...)
Acredito que você não estivesse dizendo que queria explorar alguém, mas entenda que você de alguma forma escreveu que o cavalheirismo deveria ser avaliado como qualidade... acho que é pequena... principalmente por que na maioria dos casos é apenas estratégia.... e isso é malandragem, e não acho isso uma qualidade...
Ou pelo menos é essa a minha opinião...
Saudações cordiais!
Che Guevara 01-04-2004, 15:08 Para mim a gentileza, polidez e cavalheirismo fazem parte do meu caráter. Qdo esepecificaram estas ações, fiquei surpreso, pois para mim isso é natural. Muitas vezes eu ficava perguntando: " pq eu ando do lado de fora da rua e ela de dentro?; pq eu puxo a cadeira para ela sentar?;pq eu ajudo este senhor? pq eu ajo desta forma?". Depois descobri q estas atitudes fizeram parte da minha educação, e ñ via mais como cavalheirismo e gentileza, mas como símbolo de educação (respeito pelas pessoas). E a expressão :"q muleque mal educado" teve um outro significado para mim.
Ñ interessa se é machismo, se as mulheres gostam, se sou idiota. O q importa é q depois destas atitudes, vc viabiliza uma boa comunicação com a outra pessoa, pois se vc demonstra respeito com o próximo ele quase se sente obrigado a agir parecido com vc ("para toda a ação, há uma reação").
Johnnie Walker_theOld 01-04-2004, 15:14 Para mim a gentileza, polidez e cavalheirismo fazem parte do meu caráter. Qdo esepecificaram estas ações, fiquei surpreso, pois para mim isso é natural. Muitas vezes eu ficava perguntando: " pq eu ando do lado de fora da rua e ela de dentro?; pq eu puxo a cadeira para ela sentar?;pq eu ajudo este senhor? pq eu ajo desta forma?". Depois descobri q estas atitudes fizeram parte da minha educação, e ñ via mais como cavalheirismo e gentileza, mas como símbolo de educação (respeito pelas pessoas). E a expressão :"q muleque mal educado" teve um outro significado para mim.
Ñ interessa se é machismo, se as mulheres gostam, se sou idiota. O q importa é q depois destas atitudes, vc viabiliza uma boa comunicação com a outra pessoa, pois se vc demonstra respeito com o próximo ele quase se sente obrigado a agir parecido com vc ("para toda a ação, há uma reação").
entaum fechou ! é isso !
Amiguinha Wood 13-04-2004, 21:42 Red Chocobo ,meu amigo tem outras qualidades ,so k o diferencial dle e q ele e cavalheiro.A primeira coisa que me chamou a atencao nele foi isso ,eu pensei alto k tava com frio ,ele tava do meu lado e me deu a jaqueta dle ,pod parecer algo bobo ,mas poucos homens fazem isso.
Red Chocobo 14-04-2004, 08:58 Red Chocobo ,meu amigo tem outras qualidades ,so k o diferencial dle e q ele e cavalheiro.A primeira coisa que me chamou a atencao nele foi isso ,eu pensei alto k tava com frio ,ele tava do meu lado e me deu a jaqueta dle ,pod parecer algo bobo ,mas poucos homens fazem isso.
Sinceramente, mas na minha opinião se o cavalheirismo é o diferencial, ele não deve ser uma pessoa tão especial, cavalheirismo se percebe em várias pessoas machistas e acredito que isso não faça com que sejam menos preconceituosos.
Me lembro de uma vez que disse para um amigo que ser mulher é muito mais difícil que ser homem, somos admirados quando fazemos coisas escrotas, sem falar de menstruação gravidez e etc. Meu amigo me disse que Não, por que como homens deveriamos proteger as mulheres e nos envolveriamos em risco, para defende-las. Poxa, namoro a 8 meses e antes namorei por 3 anos e meio 8O , e em nunca me machuquei tentando defender ninguém, (poucas vezes quase, mas de fato nunca) e as duas não tiveram um único mês que não mestruaram, sem falar que a de 3 anos e meio mestrua até hoje, e a de nove meses mestruava a muito tempo antes de mim.
Por que falei isso tudo? Esse meu amigo se acha um cavalheiro, leva dois casacos em um dia frio para caso uma mulher esteja com frio possa ajuda-la... Não acho isso legal, pô se uma amiga minha pedir que eu leve mais um casaco por que ela quer entrar de vestido e um casaco estragaria... tudo bem, mas levar para uma desconhecida que pode nem existir???
Pelo menos essa é a minha opinião!
Saudações Cordiais!
Johnnie Walker_theOld 14-04-2004, 15:23 Toda e qualquer opnião é de extrema impotancia para um forum, e oque difere discussão de debate é a educação das pessoas, ao meu ver, levar mais um casaco para escola à fim de ajudar o proximo, não paresenta qualquer problema, ainda que estranho, é um atitude lovável, poucos à fariam, e certamente seria exelente se muitos deste mundo tivessem tal nobreza.
Quando surgio o cavalheirismo e sua "Moda auge", o homem era de fato considerado diferente da mulher, entretanto, nem tudo que surge em uma época de ideologia errada, tornar-se-a uma coisa incorreta.
Cito um exemplo por completo ridiculo, mas é o unico que acho no momento, :lol: , as guerras mundiais ocasionaram avanços na medicina, e apesar de ser uma época de terror humano, não convem deixar de usar estes conhecimentos apenas pelo fato de que eram voltados para o fim militar. As coisas são mutaveis, portanto, nem todo cavalheirsmo deve vir acompanhado de machismo, e concerteza nem todo machismo é cavalheiro. Ora se nem todo machista é cavalheiro, logo, machismo e cavalherismo são coisas divergentes...
Eu penso assim ... :|
.:Varda_Elbereth:. 15-04-2004, 02:52 bem,
acho que o cavalheirismo nao deve apenas se limitar aos homens...
mulheres tb podem ser gentis cavalheiras....
mas eu adoro alguem que abre a porta do carro para mim, ou que me deixe entrar primeiro, ou que me dê o braço.... e olha que o meu marido manwe é tão lerdo que nunca faz.... eu que sempre faço pra ele....
coisas da vida...
os tempos mudam...
Dante Aqueronte 15-04-2004, 10:00 Red Chocobo ,meu amigo tem outras qualidades ,so k o diferencial dle e q ele e cavalheiro.A primeira coisa que me chamou a atencao nele foi isso ,eu pensei alto k tava com frio ,ele tava do meu lado e me deu a jaqueta dle ,pod parecer algo bobo ,mas poucos homens fazem isso.
Sinceramente, mas na minha opinião se o cavalheirismo é o diferencial, ele não deve ser uma pessoa tão especial, cavalheirismo se percebe em várias pessoas machistas e acredito que isso não faça com que sejam menos preconceituosos.
Me lembro de uma vez que disse para um amigo que ser mulher é muito mais difícil que ser homem, somos admirados quando fazemos coisas escrotas, sem falar de menstruação gravidez e etc. Meu amigo me disse que Não, por que como homens deveriamos proteger as mulheres e nos envolveriamos em risco, para defende-las. Poxa, namoro a 8 meses e antes namorei por 3 anos e meio 8O , e em nunca me machuquei tentando defender ninguém, (poucas vezes quase, mas de fato nunca) e as duas não tiveram um único mês que não mestruaram, sem falar que a de 3 anos e meio mestrua até hoje, e a de nove meses mestruava a muito tempo antes de mim.
Por que falei isso tudo? Esse meu amigo se acha um cavalheiro, leva dois casacos em um dia frio para caso uma mulher esteja com frio possa ajuda-la... Não acho isso legal, pô se uma amiga minha pedir que eu leve mais um casaco por que ela quer entrar de vestido e um casaco estragaria... tudo bem, mas levar para uma desconhecida que pode nem existir???
Pelo menos essa é a minha opinião!
Saudações Cordiais!
Esse é o tipo de cavalheirismo que eu não gosto. O machista. Ele não age com gentileza por se sentir bem assim, ele age por achar que é obrigado a isso. Cavalheirismo de verdade deve ser espontâneo. As mulheres não precisam disso, elas se viram sozinhas melhor do que nós. :wink:
Eu tenho sorte de sentir bem menos frio do que muita gente, então se está frio eu posso emprestar meu casaco sem problemas. Se não fosse assim é provavel que eu fizesse o mesmo, levar um casaco extra pra poder emprestar (apesar de que já levei várias vezes sem estar com frio pro caso de alguém querer). Mas isso eu faria pq me sentiria bem desse modo, não por achar que devo. :obiggraz:
Red Chocobo 15-04-2004, 10:20 Pelo que entendi do seu caso Legolas( Legolas??? 8O Uau...) o que você chama de cavalheirismo eu considero bondade... como disse em um post anterior, respeito isso, levar uma quantidade de peso por que ele é muito grande para a pessoa carregar sozinha...
Saudações Cordiais!
Lúthienlis 15-04-2004, 10:24 Meu marido me conquistou, entre outras coisas, assim......quando ele abriu a porta do carro para mim eu achei o máximo. Cavalheirismo é lindo. Não tem nada a ver com submissão.
Meninos novos: as meninas novas ou mais maduras adoram: podem confiar.
Mariana Greenleaf 15-04-2004, 15:19 Não gosto de cavalheirismo. Por que, geralmente, isso implica em machismo. :disgusti:
O que deveria ser mais 'exercido' é simplesmente a boa educação, independentemente do sexo das pessoas.
Por exemplo, se eu estou cheia de sacolas, o homem deve ajudar, claro, mas não pelo fato de eu ser mulher, simplesmente por educação! Se eu fosse um cara cheio de sacolas pra carregar tbm ia querer ajuda!
E sei lá, posso parecer chata, mas acho meio tosco esse negócio de ficar abrindo porta, puxando cadeira... q droga, eu sei fazer isso! :lol:
Bom, resumindo, acho q existe o cavalheirismo (que eu acho extremamente machista), o romantismo ( q eu não gosto) e a boa educação, essa sim, todo mundo deveria dar e receber, mas infelizmente não é isso q vemos por aí... :tsc:
Red Chocobo 15-04-2004, 21:28 Por exemplo, se eu estou cheia de sacolas, o homem deve ajudar, claro, mas não pelo fato de eu ser mulher, simplesmente por educação! Se eu fosse um cara cheio de sacolas pra carregar tbm ia querer ajuda!
To contigo e não abro!!!!!
E sei lá, posso parecer chata, mas acho meio tosco esse negócio de ficar abrindo porta, puxando cadeira... q droga, eu sei fazer isso!
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas uma que adere ao "mulheres não são idiotas, frágeis e deficientes"
Lúthienlis 16-04-2004, 09:57 :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Mas uma que adere ao "mulheres não são idiotas, frágeis e deficientes"[/quote]
essa é a melhor!!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Red Chocobo 16-04-2004, 10:12 Lisonjeado...
:oops: :oops:
Lúthienlis 16-04-2004, 10:24 É isso ai, feminismo é bom, mas tem limite.......é necessário cuidar para não se perder a delicadeza feminina.
Mariana Greenleaf 16-04-2004, 12:30 Mas uma que adere ao "mulheres não são idiotas, frágeis e deficientes"
:lol: :mrgreen: :aham:
E não é questão de feminismo, é simplesmente questão de não fazer questão disso.
Só pq eu não quero nem preciso q o cara abra a porta do carro pra mim eu perdi minha femininidade??? Nada a ver.... :|
Johnnie Walker_theOld 16-04-2004, 18:08 nossa gente vamos parar de pensar que só porque eu tenho braço ninguem presisa fazer nada para mim... :eek:
* As pessoas tem pernas para desviar de mim, logo posso atropela-las... :eek:
* Meus colegas tem um cerebro como eu, portanto, se me pedirem ajuda em algo que não conseguirem, certamente mandarei eles "pastarem" :eek:
* Ah sim, se eu tenho braços, porque eu mesmo não encho o tanque do meu carro sem ajuda dos funcionarios do posto, e se eu tenho braços posso construir minha casa tb... afinal pedreiro é mais burro que eu ! :eek: Afinal, porque nós se entregamos á tanta gente, poderia preparar minha propria comida, e deixar de ir à restaurantes... :lol:
* Conheço muito deficiente que consegue ecrever com o pé, se um destes vir até minha casa, simplesmente digo à ele que não o ajudarei a escrever, afinal, ele consegue... não presisa de ajuda ! :eek:
* E se algum cair na rua ? Ah faça o favor, ele tem duas mãos e duas pernas para se lenvantar... :eek:
Basta observar as cituações acima e concluir, que é ilogico pensar : "Se as pessoas possuem condições de fazer algo, neste caso não presisam de minha ajuda"
Uma visão egoista ao MEU ver... :roll:
Lúthienlis 16-04-2004, 18:14 APOIADO!!!
Amiguinha Wood 17-04-2004, 15:53 Cavalherismo ta ligado a educacao ,mulheres nao sao idiotas ,frageis e deficientes.Eu adimiro qualquer pessoa educada ,seja homem ou mulher.
Red Chocobo 18-04-2004, 01:26 nossa gente vamos parar de pensar que só porque eu tenho braço ninguem presisa fazer nada para mim...
* As pessoas tem pernas para desviar de mim, logo posso atropela-las...
* Meus colegas tem um cerebro como eu, portanto, se me pedirem ajuda em algo que não conseguirem, certamente mandarei eles "pastarem"
* Ah sim, se eu tenho braços, porque eu mesmo não encho o tanque do meu carro sem ajuda dos funcionarios do posto, e se eu tenho braços posso construir minha casa tb... afinal pedreiro é mais burro que eu ! Afinal, porque nós se entregamos á tanta gente, poderia preparar minha propria comida, e deixar de ir à restaurantes...
* Conheço muito deficiente que consegue ecrever com o pé, se um destes vir até minha casa, simplesmente digo à ele que não o ajudarei a escrever, afinal, ele consegue... não presisa de ajuda !
* E se algum cair na rua ? Ah faça o favor, ele tem duas mãos e duas pernas para se lenvantar...
Basta observar as cituações acima e concluir, que é ilogico pensar : "Se as pessoas possuem condições de fazer algo, neste caso não presisam de minha ajuda"
Uma visão egoista ao MEU ver...
:eek: :eek: :eek: :eek: :eek:
se vc estivesse lendo os posts anteriores veria q ninguém esta contra a bondade... reconhecer q uma pessoa precisa de ajuda e dar uma mão é uma coisa q todas as pessoas q estão contra o cavalheirismo são a favor...
O ponto emdiscussão é o cavalheirismo, uma maneira de agir que coloca a mulher de uma maneira dependente do homem, sempre q posso pagar eu o faço pela minha namorada, não por ser cavalheiro, mas por gostar dela... mas qd não posso acho q se ela tem amor por mim deve entender ou pq não pagar p mim... as mulheres não são mais fortes q nós... esta constatação pode fazer com q eu vendo uma amiga levando um grande peso leve até mais q ela, o que eu faria por um amigO também, isso caros amigos se chama bondade.
Quando levo minha namorada para casa a noite, não levo por que é meu dever como homem, levo por que me preocupo, pq temo pela sua segurança, agora n vejo problema nenhum em ela ir sozinha se eu n estiver afim, e acho que devo ser respeitado, afinal acho que ela sabe o caminho de casa. :lol: :lol: :lol:
Cavalherismo ta ligado a educacao ,mulheres nao sao idiotas ,frageis e deficientes.Eu adimiro qualquer pessoa educada ,seja homem ou mulher.
Se cavalheirismo é educação, e as mulheres devem ser educadas, logo as mulheres devem ser "cavalheiras", tippo abrir a porta uma para a outra???
:roll: :roll: :roll:
8O 8O 8O
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: (brincando)
Educação esta ligado a meu ver c um respeito ao próximo, em nenhum momento defendemos o fim desse respeito, mt pelo contrário acredito as mulheres mais fortes q os homens em muitos quesitos, ser mulher é e sempre foi dificil... e os homens tb em outros quesitos são mais fortes... já respondi alguma vcoisa a esse respeito acima então prefiro não me repetir...
A idéia de cavalheirismo passa a idéia a meu ver q a mulher é inferior, dependente e fraca, o que não acho "educado". OU que a mulher é superior e não deva se envolver em coisas triviais como abrir uma porta... o que não seria educado da parte delas...
Pelo menos é essa a minha opinião...
Saudações cordiais!
Mariana Greenleaf 19-04-2004, 00:29 se vc estivesse lendo os posts anteriores veria q ninguém esta contra a bondade... reconhecer q uma pessoa precisa de ajuda e dar uma mão é uma coisa q todas as pessoas q estão contra o cavalheirismo são a favor...
Boa, apoiado Red Chocobo!
Eu estava me referindo a ações fúteis ao meu ver, e não em maldades como o Sherlock citou... :disgusti: Que aliás, não tem nada a ver com o que NINGUÉM falou aki no tópico...
Quando levo minha namorada para casa a noite, não levo por que é meu dever como homem, levo por que me preocupo, pq temo pela sua segurança, agora n vejo problema nenhum em ela ir sozinha se eu n estiver afim, e acho que devo ser respeitado, afinal acho que ela sabe o caminho de casa.
Foi exatamente isso que eu quis dizer!!!
Mas parece q tem umas pessoas que simplesmente ficam p*tas qdo um homem não abra a porta do carro por exemplo. Pra mim, isso é sinal de mulher machista (sim, isso existe) :?
A idéia de cavalheirismo passa a idéia a meu ver q a mulher é inferior, dependente e fraca, o que não acho "educado". OU que a mulher é superior e não deva se envolver em coisas triviais como abrir uma porta... o que não seria educado da parte delas...
Exaaaato!!! :D
Red Chocobo 20-04-2004, 10:14 O maior problema pra mim no cavalheirismo é que você acaba fazendo as boas ações pela pessoa ser mulher, isso é preconceito.
No sentido da palavra, pré-conceito, você julga que deve ajudar ou servir... ou sei lá como se chama isso, pela pessoa ter nascido o que é.
Isso não acho legal, na moral, não estou aqui para julgar ninguém. Se você se sente bem abrindo as portas para as mulheres continue fazendo isso, de uma forma ou de outra esta até ajudando outra pessoa, só acho que ninguém deve ser julgado como um indíviduo iluminado por isso.
Só para constar nunca ouvi falar de Gandhi ou Buda, ou até mesmo Jesus abrindo portas para outras pessoas :o?: . No meu conceito de bondade e de educação essas pessoas são imbátiveis.
Saudações Cordiais!
Red Chocobo 20-04-2004, 10:25 É isso ai, feminismo é bom, mas tem limite.......é necessário cuidar para não se perder a delicadeza feminina.
Conheço homens delicados e mulheres mais frias. Você deve julga-los mais ou menos homens ou mulheres? Acho que quem você é deveria ser julgado com suas ações, que me importa uma mulher delicada como uma flor que usa dessa "delicadeza" para fazer com que homens façam tudo para elas. Onde esta o bom desta delicadeza???
Não sou contra a delicadeza, até acho ela bela. Mas a dúvida esta em "por que as mulheres devem manter essa delicadeza?" ou "É isso que define a mulher como sendo mulher?".
Eu particularmente admiro muito as mulheres fortes...
E MIL VIVAS PARA ÉOWYN!!!!!!!!!!!!!!
:amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem:
:grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove:
Lúthienlis 20-04-2004, 10:35 É isso ai, feminismo é bom, mas tem limite.......é necessário cuidar para não se perder a delicadeza feminina.
Conheço homens delicados e mulheres mais frias. Você deve julga-los mais ou menos homens ou mulheres? Acho que quem você é deveria ser julgado com suas ações, que me importa uma mulher delicada como uma flor que usa dessa "delicadeza" para fazer com que homens façam tudo para elas. Onde esta o bom desta delicadeza???
Não sou contra a delicadeza, até acho ela bela. Mas a dúvida esta em "por que as mulheres devem manter essa delicadeza?" ou "É isso que define a mulher como sendo mulher?".
:amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem: :amem:
:grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove:Não é bem assim.....
Éu noto que algumas mulheres, de tando brigar por seus direitos, se mostrar sexo forte, e tudo mais, acabam até ficando meio brutas, meio mulher-macho, intende?
Sou mais como as mulhres de antigamente (anos 50) que eram mais femininas no jeito de se vertirem e no comportamento, sem que para isso, percam sua personalidade...tá certo que tinha muitas que eram submissas e burras, mas isso tem ate hoje.
A mulher tem que saber usar sua principal arma....a feminilidade e a delizadeza. É disso que a maioria dos homens gostam e procuram......é preciso "se fazer " de frágil para conseguir tudo o que querem.
AS meninas que mostram muita segurança, inteligência e força acabam solteironas, ná repararam????
É cruel, mas é verdade!!!!
Eu acho que as meninas tem que mostrar inteligencia de outra forma...assim terá o homen que quiser ao seus pés........ 8-) 8-) 8-) 8-)
Red Chocobo 20-04-2004, 10:49 É isso ai, feminismo é bom, mas tem limite.......é necessário cuidar para não se perder a delicadeza feminina.
:grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove: :grinlove:
às vezes soa complicado ser mulher, não? :mrpurple:
eu conheci já garotos que "forçam" para serem cavalheiros apenas para serem chamados de tais.
o único que conheci que realmente faz coisas do tipo me deixar andar do lado de dentro da calçada, ficar no lado dos carros quando vamos atravessar a rua e tal é o meu namorado :grinlove:
mas eu num sabia que ele era assim antes de conhecê-lo...
Mariana Greenleaf 21-04-2004, 20:11 Sou mais como as mulhres de antigamente (anos 50) que eram mais femininas no jeito de se vertirem e no comportamento, sem que para isso, percam sua personalidade...tá certo que tinha muitas que eram submissas e burras, mas isso tem ate hoje.
Sabe de onde veio o cavalheirismo? Exatamente dessa época (anos 50), mas o pq é q é interessante: simplesmente pq as mulheres dessa época não podiam ter o próprio emprego, não sabiam dirigir nada além do fogão, pouco saíam de casa para se divertir... daí q vem o cavalheirismo, uma forma extremamente machista de tratar a mulher.
O pior é q isso continua sendo legal para algumas mulheres, apesar de estarmos quase (finalmente) conseguindo os mesmos direitos dos homens.
A mulher tem que saber usar sua principal arma....a feminilidade e a delizadeza. É disso que a maioria dos homens gostam e procuram......é preciso "se fazer " de frágil para conseguir tudo o que querem.
AS meninas que mostram muita segurança, inteligência e força acabam solteironas, ná repararam????
Eu acho que as meninas tem que mostrar inteligencia de outra forma...assim terá o homen que quiser ao seus pés........
Desde qdo mostrar força e auto confiança é acabar solteira?
Sinto mto, pq, o homem q deixar uma mulher por causa disso É QUE É O OTÁRIO, não a mulher.
E mostrar força não quer dizer perder a feminilidade... afinal, não estamos falando de força física... apenas força de idéias... se os homens acham isso um 'não atrativo' são pq eles têm medo disso, e os q tem medo disso são os machistas!
Faça-me o favor, se 'fazer de frágil' é o fim da picada... é a mesma coisa q um homem 'se fazer de gentil'... temos q ser o que realmente somos, sem essa de 'fazer tipo', isso é ridículo, tanto para homens, qto para mulheres. Há outras formas de se conquistar sem precisar fazer tipo.
Se a pessoa é a certa pra vc, vc vai conquistá-la sendo o seu jeito, com sua conversa e charme, e não se 'fazendo de delicada', ou inocente, ou o escambau. :tsc:
Sei lá, o pior ainda é q querem q os homens façam tudo pra elas... sabe, fazer gentilezas é normal em relacionamentos, mas tudo tem seu limite... o homem pode ficar de quatro por vc, mas não é por isso q vc vai se acomodar e mandar ele fazer tudo... e vice versa... afinal, em certas coisas nos viramos mto melhor do q se um homem fosse fazer pela gente...
Bom, sei lá, acho q fazer td q o outro manda é submissão, coisa q eu acho ridículo tbm...
E mais uma vez, apoiado Red Chocobo, todos os homens poderiam pensar como vc, e alguns outros q postaram aki... :obiggraz:
Dante Aqueronte 21-04-2004, 21:33 Sabe de onde veio o cavalheirismo? Exatamente dessa época (anos 50), mas o pq é q é interessante: simplesmente pq as mulheres dessa época não podiam ter o próprio emprego, não sabiam dirigir nada além do fogão, pouco saíam de casa para se divertir... daí q vem o cavalheirismo, uma forma extremamente machista de tratar a mulher.
Quando o beijo de lingua surgiu, ele era simplesmente um modo do homem saber se a mulher havia tomado vinho. Portanto, pare de beijar, pq isso tb é machista. ( :roll: )
De qualquer maneira, depois disso o beijo se tonou um modo de demonstrar carinho, e agora virou palhaçada. Não é porque uma coisa surge com um propósito que ela será vista daquela maneira ou usada com aquele propósito para sempre. O pensamento muda mais rápido do que os costumes. :wink:
Sinto mto, pq, o homem q deixar uma mulher por causa disso É QUE É O OTÁRIO, não a mulher. E mostrar força não quer dizer perder a feminilidade... afinal, não estamos falando de força física... apenas força de idéias... se os homens acham isso um 'não atrativo' são pq eles têm medo disso, e os q tem medo disso são os machistas!
E como é otário o homem que faz isso!
Quando o beijo de lingua surgiu, ele era simplesmente um modo do homem saber se a mulher havia tomado vinho. Portanto, pare de beijar, pq isso tb é machista. ( )
De qualquer maneira, depois disso o beijo se tonou um modo de demonstrar carinho, e agora virou palhaçada. Não é porque uma coisa surge com um propósito que ela será vista daquela maneira ou usada com aquele propósito para sempre. O pensamento muda mais rápido do que os costumes.
Mas acontece que o beijo de língua agradou tanto a homens e mulheres, que acabou virando o que é. Gesto de carinho e, como você mesmo disse, palhaçada na atualidade (não para todos).
Uma visão egoista ao MEU ver...
E é exatamente por serem capazes de fazer algo que elas mesmas acabam necessitando da ajuda alheia. Não se ajuda sempre, mas quando é possível e quando se quer ajuda e/ou ser ajudado.
No Cavalheirismo, entram as regras da boa educação , e não a da dependência extrema. Se já criaram a crença ,antigamente, de que as mulheres necessitam do homem para tudo, para protegê-la e amá-la, começaram a dizer e distorcer o cavalheirismo, nada mais que uma forma de educação e até mesmo atenção por parte dos homens, definindo-o como a "eterna dependência feminina da masculina para abrir uma porta".
Mulheres são autosuficientes, podem muito bem abrir a porta de um carro sozinha. Mas, muitas vezes, não custa nada para um homem abrir a porta para ela, demonstrando certa educação. Agora, se ela quiser abrir a porta sozinha, então, deixem-na abrir! O que que tem demais?
Lúthienlis 22-04-2004, 10:11 A mulher tem que saber usar sua principal arma....a feminilidade e a delizadeza. É disso que a maioria dos homens gostam e procuram......é preciso "se fazer " de frágil para conseguir tudo o que querem.
Eu acho que as meninas tem que mostrar inteligencia de outra forma...assim terá o homen que quiser ao seus pés........
Sinto mto, pq, o homem q deixar uma mulher por causa disso É QUE É O OTÁRIO, não a mulher.
E mostrar força não quer dizer perder a feminilidade... afinal, não estamos falando de força física... apenas força de idéias... se os homens acham isso um 'não atrativo' são pq eles têm medo disso, e os q tem medo disso são os machistas!
Faça-me o favor, se 'fazer de frágil' é o fim da picada... é a mesma coisa q um homem 'se fazer de gentil'... temos q ser o que realmente somos, sem essa de 'fazer tipo', isso é ridículo, tanto para homens, qto para mulheres. Há outras formas de se conquistar sem precisar fazer tipo.
Se a pessoa é a certa pra vc, vc vai conquistá-la sendo o seu jeito, com sua conversa e charme, e não se 'fazendo de delicada', ou inocente, ou o escambau. :tsc:
Sei lá, o pior ainda é q querem q os homens façam tudo pra elas... sabe, fazer gentilezas é normal em relacionamentos, mas tudo tem seu limite... o homem pode ficar de quatro por vc, mas não é por isso q vc vai se acomodar e mandar ele fazer tudo... e vice versa... afinal, em certas coisas nos viramos mto melhor do q se um homem fosse fazer pela gente...
Bom, sei lá, acho q fazer td q o outro manda é submissão, coisa q eu acho ridículo tbm...
E mais uma vez, apoiado Red Chocobo, todos os homens poderiam pensar como vc, e alguns outros q postaram aki... :obiggraz:[/quote]
Sinto muito, mas a vida é assim, tem tanta coisa estranha no nosso mundo... :roll: :roll: :roll:
Red Chocobo 22-04-2004, 11:32 Lis disse:
é preciso "se fazer " de frágil para conseguir tudo o que querem.
:o?:
Peraí manipulação é qualidade????
Temos que manter isso mesmo?????
Liss também disse!!!!!!!!!
É verdade assim como fazer Xuxa e os duendes agrada mais que O Senhor dos Anéis, temos é que ver os números não é verdade...
"O negócio é ter pessoas aos meus pés"
-Sauron, Senhor do Escuro :lol: :lol: :lol:
Na moral assim que percebi que para ter mais sucesso na vida com as mulheres teria que ser um escroto e decidi que preferiria viver sozinho a isso fui muito mais feliz...
Ah, meu namoro vai muito bem obrigado :grinlove:
Ah, e tomei essa decisão antes de conhece-la.. :kiss:
E Legolas disse:
Quando o beijo de lingua surgiu, ele era simplesmente um modo do homem saber se a mulher havia tomado vinho. Portanto, pare de beijar, pq isso tb é machista. ( )
Realmente essa comparação foi muito boa, eh eh!!!
1)Utilidade de abrir a porta para mulher? Opções: a) ela não pode b) Por educação(muito discútivel) c)Por cavalheirismo(????) e d) nenhuma na maioria das vezes
2)Utilidade do beijo? a) Os dois gostam de se beijar b) mostrar para o próximo que gosta dele c) um carinho d)todas as resposta anteriores.
Olha outra coisa que a Lis disse!!!
Minha namorada faz história na Uff temos várias discussões sobre idéias, considero ela super inteligente...(babão)
e olha só, uma boneca de doce, não é uma qualidade nunca defendi isso acho até uma gracinha, mas não a define como mulher.
E ela disse também(não acabou...)
a feminilidade e a delizadeza. É disso que a maioria dos homens gostam e procuram..
Isso é outra grande verdade, a maioria que lota o cinema para assistir a Xuxa e os Duendes. :wall:
Sem mais argumentos
Mariana Greenleaf tô contigo!
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
:dance: :dance: :dance: :dance: :dance: :dance:
Dante Aqueronte 22-04-2004, 12:30 Mas acontece que o beijo de língua agradou tanto a homens e mulheres, que acabou virando o que é. Gesto de carinho e, como você mesmo disse, palhaçada na atualidade (não para todos).
E não aconteceu o mesmo com o cavalheirismo? Tanto homens quanto mulheres gostaram e ficou até hoje. Apesar de ter mais gente que não gosta disso doq ue gente que não gosta do beijo, o princípio é o mesmo: Surgiu com uma idéia machista, mas o pensamento por trás dele foi mudando até se tornar algo bom, mesmo o ato ainda sendo o mesmo. Como eu disse: costumes são difíceis de se mudar, mas a ideologia por trás deles está em constante transformação. :wink:
1)Utilidade de abrir a porta para mulher? Opções: a) ela não pode b) Por educação(muito discútivel) c)Por cavalheirismo(????) e d) nenhuma na maioria das vezes
2)Utilidade do beijo? a) Os dois gostam de se beijar b) mostrar para o próximo que gosta dele c) um carinho d)todas as resposta anteriores.
Meio parciais essas suas opções, não? Eu até pensei em responder uma por uma ou no geral, mas do jeito que foi colocado aí nem rola. :tsc:
Minha namorada faz história na Uff temos várias discussões sobre idéias, considero ela super inteligente...(babão)
Poutz, que inveja. Quem me dera ter uma namorada que entendesse e se interessasse por história ou outros assuntos desse tipo pra conversar. :obiggraz:
Mariana Greenleaf 23-04-2004, 11:57 Sinto muito, mas a vida é assim, tem tanta coisa estranha no nosso mundo...
Pois é, o problema é q tem gente q além de aceitar isso numa boa, ainda acha q isso é legal. E ainda por cima generaliza, como se todo homem fosse como vc disse...
Eh, crianças passam fome na África, fazer o que, tem tanta coisa estranha no mundo...
Xuxa e os Duendes é mais popular no Brasil q o Senhor dos Anéis, então vamos todoooos dar as mãos e asistir Xuxa e os Duendes. :lol:
E outra: como vc pode afirmar isso??? :o?:
E não aconteceu o mesmo com o cavalheirismo? Tanto homens quanto mulheres gostaram e ficou até hoje. Apesar de ter mais gente que não gosta disso doq ue gente que não gosta do beijo, o princípio é o mesmo: Surgiu com uma idéia machista, mas o pensamento por trás dele foi mudando até se tornar algo bom, mesmo o ato ainda sendo o mesmo. Como eu disse: costumes são difíceis de se mudar, mas a ideologia por trás deles está em constante transformação
Sim, Legolas, concordo com a sua última afirmação, mas, não sei se ela se encaixa, ao meu ver, nesse caso. Beijo de língua é unânime, não há quem não goste. 8-)
Agora, o cavalheirismo, como vimos aqui, mta gente não gosta. Gostamos da boa educação, não do sexismo (como a própria palavra cavalheirismo já diz)... acho que a ideologia não mudou mto não... e, quem defende o cavalheirismo, parece q tbm não mudou mto essa visão... basta ler os posts da Lis... :wink:
"O negócio é ter pessoas aos meus pés"
-Sauron, Senhor do Escuro
:lol: :lol: :lol:
Na moral assim que percebi que para ter mais sucesso na vida com as mulheres teria que ser um escroto e decidi que preferiria viver sozinho a isso fui muito mais feliz...
Viu como NINGUÉM precisa se fazer de 'escroto' pra conquistar ninguém? Aí está vc feliz da vida com sua namorada! :wink:
Sabe pq? Pq pessoas inteligentes sacam qdo a pessoa está fazendo tipo, e odeiam isso. Se o cara chega em mim se fazendo de gostosão, nossa, mando embora na hora, odeio isso. :disgusti: Mas infelizmente, para algumas pessoas isso está contido no 'jogo da sedução' :tsc: :tsc: :tsc:
Por um lado, é até bom viu... dá pra fazer uma 'pré-seleção' logo de cara :lol:
Lúthienlis 23-04-2004, 12:13 Realmente, não sabia que neste forun "algumas pessoas" eram assim tão radicais... :disgusti: :disgusti: :disgusti:
Mariana Greenleaf 23-04-2004, 12:42 Não é questão de ser radical, é questão de defender um ponto de vista, que, nesse caso, é contrário ao seu.
Mas já concordei com vc algumas vezes em outros tópicos, e vice-versa... não quero ofender ninguém... :wink:
Dante Aqueronte 23-04-2004, 13:25 Sim, Legolas, concordo com a sua última afirmação, mas, não sei se ela se encaixa, ao meu ver, nesse caso. Beijo de língua é unânime, não há quem não goste.
Minha ex não gostava muito, mas não sei se era no geral ou se era só comigo. :?
Agora, o cavalheirismo, como vimos aqui, mta gente não gosta. Gostamos da boa educação, não do sexismo (como a própria palavra cavalheirismo já diz)... acho que a ideologia não mudou mto não... e, quem defende o cavalheirismo, parece q tbm não mudou mto essa visão... basta ler os posts da Lis...
Existem pessoas e pessoas. Voltando à analogia com o beijo, alguns gostam pq vêem como uma demonstração de carinho, outras vêem como um modo de se exibir pros amigos e pagar de gostosão por beijar várias garotas. Pode até ser que todos gostem, mas vai me dizer que todos o vêem da mesma maneira? Idem com o cavalheirismo. Alguns gostam por serem machistas, outros por educação, e ainda outros como eu que não se vêem de outra maneira. A diferença é que nesse caso tem pessoas que não gostam, mas não deixa de seguir o mesmo principio. :obiggraz:
Além do mais, admitindo-se hipotéticamente que cavalheirismo seja um ato de machismo, com a quantidade de homens que já vi que tratam as mulheres como simples objetos sexuais ou que falam delas como se fossem bonecas infláveis (cerca de 4 em cada 5 homens que conheço), eu fico feliz que exista um modo tão agradável de demonstrar esse machismo, já nunca vi um homem que ao mesmo tempo fosse cavalheiro e que falasse das mulheres de modo desrespeitoso. :wink:
Red Chocobo 26-04-2004, 10:01 Citação:
Meio parciais essas suas opções, não? Eu até pensei em responder uma por uma ou no geral, mas do jeito que foi colocado aí nem rola.
[/quote]
É verdade que fui meio parcial neste tópico, talvez tenha até me excedido e peço desculpas. Mas é verdade que não acho a sua comparação boa...
O beijo tem como função o prazer, o cavalheirismo tem como função ajudar poor entender a função do próximo como necessitado de ajuda, sendo que essa função é : ser mulher... Não acho isso legal.
Legolas disse tembém:
Além do mais, admitindo-se hipotéticamente que cavalheirismo seja um ato de machismo, com a quantidade de homens que já vi que tratam as mulheres como simples objetos sexuais ou que falam delas como se fossem bonecas infláveis (cerca de 4 em cada 5 homens que conheço), eu fico feliz que exista um modo tão agradável de demonstrar esse machismo, já nunca vi um homem que ao mesmo tempo fosse cavalheiro e que falasse das mulheres de modo desrespeitoso.
Não discordo totalmente de você nesse ponto, é verdade que não a desvantagens para quem recebe a ação do cavalheirsmo, se te faz bem agir assim continue, só não acho que os homens que o fazem não falam mal das mulheres... Isso acontece muito, e outra coisa que discordo é o de considerar o cavalheirismo pelo cavalheirismo como uma qualidade, ajudar o próximo é.
Poutz, que inveja. Quem me dera ter uma namorada que entendesse e se interessasse por história ou outros assuntos desse tipo pra conversar.
Saudãções Cordiais!
Dante Aqueronte 26-04-2004, 12:54 É verdade que fui meio parcial neste tópico, talvez tenha até me excedido e peço desculpas. Mas é verdade que não acho a sua comparação boa...
O beijo tem como função o prazer, o cavalheirismo tem como função ajudar poor entender a função do próximo como necessitado de ajuda, sendo que essa função é : ser mulher... Não acho isso legal.
Agora sim dá pra responder. :obiggraz:
Novamente, eu não falei que os dois têm a mesma função, mas sim que a origem dos dois é parecida (essa parte do parecida tb é importante, eu não disse que são iguais. É uma analogia). Ambos surgiram de uma maneira machista, mas foram tendo o pensamento por trás deles mudando de acordo com o tempo, até se tornarem algo exatamente como era antes, mas com outro significado.
Você, na hora de dizer a função deles, misturou tudo. O beijo é mesmo um modo de demonstrar carinho a outra pessoa.... HOJE! Esse foi o rumo que tomou o pensamento por trás dele, de um modo de saber se as mulheres tinham bebido (o que não era permitido) para uma demonstrtação de carinho. O cavalheirismo também surgiu de algo machista, a idéia de que as mulheres eram incapazes, e se tornou algo bonito, uma forma de demonstrar atenção.
Explicando: Eu não faço uso do cavalheirismo com objetivo nenhum, na verdade, nunca parei para pensar pra que serve isso ou aquilo, mas se eu tivesse que responder a essa pergunta, eu diria que o utilizo como uma maneira de demonstrar a uma pessoa que me importo com ela. Não fazendo algo que julgo que ela não possa fazer, mas sim através de atos e gestos atenciosos, que eu denomino cavalheirismos.
Claro que tem a gentileza, educação, bom senso, etc, e eu tento seguir tudo isso tb. Eu sou educado com qualquer um, seja homem ou mulher, novo ou velha. Cavalheirismo é apenas a palavra que uso para definir esses gestos atenciosos que servem para mostrar a alguém que me importo com ela.
Não discordo totalmente de você nesse ponto, é verdade que não a desvantagens para quem recebe a ação do cavalheirsmo, se te faz bem agir assim continue, só não acho que os homens que o fazem não falam mal das mulheres... Isso acontece muito, e outra coisa que discordo é o de considerar o cavalheirismo pelo cavalheirismo como uma qualidade, ajudar o próximo é.
A parte de cavalheirismo pelo cavalheirismo eu já expliquei acima.
Agora quanto aos caras que falam mal das mulheres ao mesmo tempo que são cavalheiros, temos que lembrar que existem cavalheiros e cavalheiros. Tem aqueles que são cavalheiros pelo simples ato de ser, pensando nos motivos bons para tal. Mas tem aqueles que se fazem de cavalheiros quando estão perto das mulheres para impressioná-las e conseguirem... o que querem, se é que me entende, e ainda os que são cavalheiros pq acham que as mulheres precisam mesmo disso. Esses dois ultimos eu desconsidero.
Agora.... eu tive vários amigos que eram cavalheiros, sempre demonstravam atenção pela pessoa de quem gostavam através desses gestos e talz, e era legal pra caramba. Até evitavam usar palavras como "catar", "comer" ou similares, pq elas são, de certo modo, pejorativas para a mulher. Só que o que houve? Todos eles perceberam que ser cavalheiro não dá em nada, que as mulheres preferem mesmo os "bad boys", e deixaram tudo isso de lado. Esqueceram os cavalheirismos e passaram a falar das mulheres como objetos sexuais, como eu disse no outro post. Aí se deram bem, tão felizes pra caramba até agora.
Bom, deixando de lado a questão das mulheres preferirem os "mauzinhos", eu não sei se o cavalheirismo e o respoeito pelas mulheres estão ligados ou se foi coincidencia os dois terem sido esquecidos ao mesmo tempo. Pode ser que existam pessoas cavalheiras de verdade que falem pejorativamente das mulheres, mas eu não conheço. Sempre vi ambos andarem juntos.
olha, eu acho q tbm nasci an epoca errada. ¬¬ eu sou super branca, de olhos claros, e todos dizem q tenho cara de dama da era medieval.. LOL
e eu acho cavalheirismo legal, sim. desde que nao seja exagerado. acho q ser gentil é uma coisa melhor do q cavalheirismo exagerado.
nunca fizeram algo do tipo comigo, nem meu namorado. Ele é tao grudento, argh, odeio essa pegaçao sem respeito tbm. Respeito e gentileza, pronto, é isso oq deviam ter os caras!
Eu acho q cavalheirismo é o minimo q um homem pode fazer pra ser digno hj em dia, ja q estamos na nojenta epoca do ficar onde a futilidade tomou conta de td o romantismo.
Uma vez eu sai com uma garota e a gente tinha ido no cinema e depois fomos comer algo e eu puxei a cadeira pra ela sentar e ela ficou impressionada como se isso fosse coisa do outro mundo... teve outra q eu dei um buque de rosas e um poema pra alguem q eu gostava e ela ficou com cara de boba e disse q ninguem tinah dado rosas pra ela... eu q fiquei chateado em saber q esses atos hj em dia naum sao mais comuns e olha q rosa é um presnete tao simples, porem tao especial e pode dizer td com apenas uam so rosa e um poema? naum precisa ser nada espantoso, apenas deixa seu coração falar, naum tem como naum sair feio...
Eu adoro fazer essas "surpresas" pq acho q as pequenas coisas q fazem a devida diferença...
Eu na minha opiniao eu acho q homens cavalheiros sao poucos, mas tb sao poucas as garotas q dao o valor merecido qndo acham um...
Dante Aqueronte 27-04-2004, 09:59 Eu na minha opiniao eu acho q homens cavalheiros sao poucos, mas tb sao poucas as garotas q dao o valor merecido qndo acham um...
Ditto²
eu sou super branca, de olhos claros, e todos dizem q tenho cara de dama da era medieval.. LOL
Da próxima vez que disserem isso, desce a porrada. :mrgreen:
Siëlenor 27-04-2004, 20:24 Por que, Legolas? Ser parecida com uma dama medieval é uma ofensa? :roll:
Dante Aqueronte 27-04-2004, 20:56 Não, é brincadeira. Na verdade as pessoas costumam usar isso como um elogio mesmo, mas não se esqueça que na era medieval as pessoas eram cheias de piolhos, tinham várias marcas de doença na cara (acho que era bexiga a doença, esqueci agora. Tanto que um rei lá que era feio pakas era chamado de "O belo" só pq não tinha essas marcas) e que só tomavam banho mais ou menos uma vez a cada seis meses. Eles tiveram boa intenção sim, mas eu não chamaria ninguém disso. :obiggraz:
Não, é brincadeira. Na verdade as pessoas costumam usar isso como um elogio mesmo, mas não se esqueça que na era medieval as pessoas eram cheias de piolhos, tinham várias marcas de doença na cara (acho que era bexiga a doença, esqueci agora. Tanto que um rei lá que era feio pakas era chamado de "O belo" só pq não tinha essas marcas) e que só tomavam banho mais ou menos uma vez a cada seis meses. Eles tiveram boa intenção sim, mas eu não chamaria ninguém disso. :obiggraz:
rsrs putz... melhor levar para o lado do elogio mesmo, pq se a pessoa quis dizer isso td é pq ela naum gosta nenhum pouquinho de dizer rsrs :twisted:
O lance do elogio é pq dve parecer uma donzela... :wink:
Gilpharaz 28-04-2004, 05:58 bah cavalherismo hj em dia eh coisa rara, conheço soh uma pessoa assim...
Red Chocobo 28-04-2004, 10:57 Lestat disse:
Eu acho q cavalheirismo é o minimo q um homem pode fazer pra ser digno hj em dia, ja q estamos na nojenta epoca do ficar onde a futilidade tomou conta de td o romantismo.
Discordo infinitamente de você, não sei se você sabia, mas Gandhi não era cavalheiro... acho que nem Jesus...
A bondade sim...
E com relações a flores se eu der pra minha namorada, acho que ela vai achar graça. E poemas, bem, eu gosto de escrever... :oops:
Agora Legolas:
Não sou contra o cavalheirismo como demonstração de carinho(algumas coisas eu realmente acho demais... mas deixa pra lá), o p roblema pra mim é fazer as coisas por "elas" apenas por serem elas... Acho que o alvo da bondade devem ser todas as pessoas que precisem de alguma forma delas, e não acho que o quesito:"ser mulher" as qualifiquem, porém eu acho que chegamos em um ponto na discussão que começamos a dar voltas.
Respeito seu ponto de vista e considero até que o cavalheirismo no seu caso... QUASE uma qualidade....
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
(você não acho que ia dar o braço a torcer, né?)
Saudações Cordiais!
Não, é brincadeira. Na verdade as pessoas costumam usar isso como um elogio mesmo, mas não se esqueça que na era medieval as pessoas eram cheias de piolhos, tinham várias marcas de doença na cara (acho que era bexiga a doença, esqueci agora. Tanto que um rei lá que era feio pakas era chamado de "O belo" só pq não tinha essas marcas) e que só tomavam banho mais ou menos uma vez a cada seis meses. Eles tiveram boa intenção sim, mas eu não chamaria ninguém disso. :obiggraz:
rsrs putz... melhor levar para o lado do elogio mesmo, pq se a pessoa quis dizer isso td é pq ela naum gosta nenhum pouquinho de dizer rsrs :twisted:
O lance do elogio é pq dve parecer uma donzela... :wink:
é.. bom , nao teria sentido como xingamento pq eu nao tenho nenhuma dessas marcas X_x
LOL
Alcalimë Alassë 28-04-2004, 18:17 Bom.... conheço pouuuucas pessoas assim, e qdo acho um garoto que é cavalheiro ( ou bem educado, entenda como quiser) acho massa, pq hj em dia é raro, quase impossivel achar alguem q tenha essa educação.
E tb não acho que nessa hora o homem pensa em ajudar a mulher porque ela é incapacitada ou algo do genero, acho q realmente é educação, ou talvez tb porque ele goste da garota e queira fazer um "agrado" rs.... :obiggraz:
Mas como vários assuntos, é polemico e depende mto do ponto de vista da pessoa.... :roll: :tsc:
Alcalimë Alassë 28-04-2004, 18:20 Por exemplo, se eu estou cheia de sacolas, o homem deve ajudar, claro, mas não pelo fato de eu ser mulher, simplesmente por educação! Se eu fosse um cara cheio de sacolas pra carregar tbm ia querer ajuda!
Bom... nisso eu concordo com vc Mariana! Meus amigos me ajudam, mas eu tb gosto de ajudar eles..... :wink:
Discordo infinitamente de você, não sei se você sabia, mas Gandhi não era cavalheiro... acho que nem Jesus...
A bondade sim...
Digamos q tenha me expressado errado... hj em dia seria um dos fatores q estaum em falta e mais notaveis, claro existem outros fatores q fazer a dignidade de uma pessoa, se bem q naum vamus comecar a falar sobre dignidade pq é algo q vai dar muito pano pra manga e cada um tem seu ponto de vista...
E com relações a flores se eu der pra minha namorada, acho que ela vai achar graça. E poemas, bem, eu gosto de escrever...
Achar graça??? bom pelo menos ela vai sorrir e isso é bom... e se vc gosta de escrever ta mais q certo... as vezes uma bela carta, ou uma poesia feita com o coração pode fazer uma pessoa ganhar o dia ao receber... :wink:
E tb não acho que nessa hora o homem pensa em ajudar a mulher porque ela é incapacitada ou algo do genero, acho q realmente é educação, ou talvez tb porque ele goste da garota e queira fazer um "agrado" rs.... :obiggraz:
Mas como vários assuntos, é polemico e depende mto do ponto de vista da pessoa.... :roll: :tsc:
sim... concordo com vc com relação ao jeito q deve ser tratado q deve ter boa vontade e naum de querer aparecer... :wink:
Bom... mas isso pode ser hj em dia pq na epoca do renascimento, as mulheres na idade media eram um amontoado de contradições, como a pecadora eva e a sagrada maria representando os dois aspectos do sexo feminino. elas mesmo naum tendo o direito a propriedade eram vistas com muito respeito como o tema central da literatura e da cavalaria cortesã, da mesma forma q o numero de mulheres alfabetizadas era pequeno e elas trabalhavam geralmente com seus maridos... elas bem ou mal eram consideradas inferiores (eram machista sim a sociedade naquela epoca) e dai o motivo tb de tanto respeito por parte dos homens, parte do cavalheirismo vem dai... hj em dia como a mulher foi conquistando cada vez mais seu espaço na sociedade ate sua total idependencia (o q eu acho otimo, acho de da desgosto ver mulheres submissas) pode naum ter a visao machista daquela epoca, mas o motivo de respeito continua...
Sra Arael 29-04-2004, 17:42 Bem, eu considero muito bom e são raros os amigo que tenho que de uma forma ou outra não fazem este gesto...
As vezes eu penso que estou acostumada até demais :oops: pois quando não ocorre eu me espanto...
Recebo beijos na parte superior da mal quando encontro um amigo (indicando "olá" ou "seja bem vindo" ou "que bom te ver") e as vezes no momento da despedida o ato se repete...
Meus amigos abrem a porta do carro, levam a cadeira p/ trás p/ eu poder sentar, seguram meus materiais, ou bolsa, ou sacola (sem que seja necessário eu pedir), deixam-me entrar ou passar na frente... entre outros atos que p/ mim indicam gentileza, respeito, carinho...
E ñ sou tratada assim somente por amigos de determinada idade... tanto os mais velhos, os mais jovens, como os de idade próxima a minha são atenciosos desta forma comigo... desta forma ñ posso considerar que essa atitude ocorre mais com pessoas de determinada geração.
...e querem saber??
Eu gosto! :wink:
Qto a pergunta se é ou ñ importante...
ñ sei dizer, mas sei que gentilezas são retribuídas com outras gentilezas e qto mais amor vc demonstra a outrém mais vc recebe o retorno equivalente...
Acredito que no tumulto que vivemos hj as pessoas esquecem de ações simples como estas relatadas aqui, mas ñ devemos deixá-las de lado... ou nos tornaremos "frios e duros" assim como são nossos objetos...
...
E... eu ñ penso q isso tenha haver com inferiorização da mulher... acredito que tenha mais relação com costume, cultura e até em determinados casos nível de intimidade e/ou amizade...
Mariana Greenleaf 03-05-2004, 12:05 Discordo infinitamente de você, não sei se você sabia, mas Gandhi não era cavalheiro... acho que nem Jesus...
A bondade sim...
E com relações a flores se eu der pra minha namorada, acho que ela vai achar graça. E poemas, bem, eu gosto de escrever...
Agora Legolas:
Não sou contra o cavalheirismo como demonstração de carinho(algumas coisas eu realmente acho demais... mas deixa pra lá), o p roblema pra mim é fazer as coisas por "elas" apenas por serem elas... Acho que o alvo da bondade devem ser todas as pessoas que precisem de alguma forma delas, e não acho que o quesito:"ser mulher" as qualifiquem, porém eu acho que chegamos em um ponto na discussão que começamos a dar voltas.
Respeito seu ponto de vista e considero até que o cavalheirismo no seu caso... QUASE uma qualidade....
(você não acho que ia dar o braço a torcer, né?)
Bom, como sempre o Red Chocobo já disse tudo por mim :obiggraz:
Sinto informar que temos um equívoco aqui. De onde você tirou que o cavalheirismo veio dos anos 50?
É, fontes precisas eu não tenho, isso surgiu de uma conversa q estava tendo com meus amigos certo dia, e um deles comentou q havia lido q o cavalheirismo, ao menos como ele é hj, vem dos anos 50 pelos motivos q especifiquei entre outros...
Mas msm assim, se ele realmente teve suas origens até na idade média, o ponto importante é que, naquela época, as mulheres eram consideradas incapacitadas para fazer diversas coisas... isso é fato.
Provavelmente as servas eram as únicas q trabalhavam e faziam alguma coisa aquela época tbm... mas duvido q existisse cavalheirismo entre a plebe... :?
olha, q eu saiba o cavalheirismo existe desde a idade média, embora as mulheres noa fossem muito valorizadas como pessoas
Bom, eu jah encontrei muitos homens cavalheiros...
E pra falar a verdade, eu gosto. Eh bunitinho :grinlove: , faz vc se sentir valorizada =)
Mas ainda assim, nao tem que ser algo fixo, tem q ser natural!
O unico cavalheirismo que nao sou muito fã eh essa historia de que o homem que tem que pagar a conta! Acho que eh mtuio melhor rachar!
Red Chocobo 04-05-2004, 10:20 AneleH disse:
O unico cavalheirismo que nao sou muito fã eh essa historia de que o homem que tem que pagar a conta! Acho que eh mtuio melhor rachar!
Podes crer, alias acho muito legal quando a mulher tem esse tipo de postura...
Sudações
Eu acredito no cavalherismo vindo das duas partes: o meu namorado abre-me portas e puxa-me cadeiras, mas eu também faço o mesmo em relação a ele ;) E isto são só exemplos.
E também pago contas quando posso, assim como ele - e outra vezes dividimos. É rídiculo ser o homem sempre a pagar a conta numa época em que a mulher tem poder económico :lol:
Talvez isto não seja bem "cavalheirismo", mas simplesmente demonstrações de carinho. É claro q ele sabe que eu consigo puxar uma cadeira, e eu sei bem que ele sabe abrir portas, mas é uma forma de ser gentil com a pessoa amada ;) Nada de sexismos aqui :)
Red Chocobo 05-05-2004, 10:19 Talvez isto não seja bem "cavalheirismo", mas simplesmente demonstrações de carinho. É claro q ele sabe que eu consigo puxar uma cadeira, e eu sei bem que ele sabe abrir portas, mas é uma forma de ser gentil com a pessoa amada Nada de sexismos aqui
Podes crer!!!
Homens e mulheres não são iguais, nem nunca vão ser. O cavalheirismo é simplesmente ser gentil com a mulher. Do mesmo modo que um homem abre portas, puxa cadeira, e de vez em quando pague a conta, a mulher de mtas maneiras "cuida" do marido, namorado, etc. Aquela coisa que parece machista do "amor, traz uma cervejinha", nada mais é que a hora que a mulher retribui aquele cavalheirismo. O homem é atencioso e serve a mulher de algumas formas, e ela faz o mesmo para ele mas de outras formas...
olha, q eu saiba o cavalheirismo existe desde a idade média, embora as mulheres noa fossem muito valorizadas como pessoas
Eram sim... como pessoas eram valorizadas, motivos de poesias lindas e , duelos e ate mesmo respeito ... so naum eram vista como "capazes" pensando ou ate mesmo profissionalmente, tb eram poucas q sabiam ler e escrever... e muitas so ajudavam os maridos no comercio.
Red Chocobo 08-05-2004, 16:46 Bruce disse:
Aquela coisa que parece machista do "amor, traz uma cervejinha", nada mais é que a hora que a mulher retribui aquele cavalheirismo. O homem é atencioso e serve a mulher de algumas formas, e ela faz o mesmo para ele mas de outras formas...
Pô, cara queria que você me diga a definição que você tem de machismo, putz... hehehe...
"Amor me traz a cervejinha"????
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Juro que não consigo imaginar uma resposta pra você... se você encontrar uma mulher assim... espero que sejam felizes, mas tenho certeza que até mesmo as mulheres que neste tópico são a favor do cavalheirismo não vão concordar com você...
Saudações Cordiais.
Siëlenor 24-05-2004, 20:26 Na verdade, não vejo problema em trazer uma "cervejinha" para o namorado/marido. É claro que essa não é a melhor retribuição do cavalheirismo, mas não vejo machismo nenhum.
Dark Zephir 24-05-2004, 21:39 Não acho que cavalheirismo seja machista ou que o homem ao realizar atos de cavalheirismo esteja buscando alguma retribuição depois. Cavalheirismo é cavalheirismo e acho que todos os homens deviam realizá-lo. Acho que o relacionamento entre duas pessoas é bem melhor com cavalheirismo, que não é nada mais que um tipo de respeito.
Na verdade, não vejo problema em trazer uma "cervejinha" para o namorado/marido. É claro que essa não é a melhor retribuição do cavalheirismo, mas não vejo machismo nenhum.
Eu também não, eu vejo mesmo é preguiça... Flw 8-)
Sarcasmo 25-05-2004, 17:59 Homens e mulheres não são iguais, nem nunca vão ser.
depende do ponto de vista e da interpretação, as mulheres são capazes tanto qnto o homem. Isso é provado. Elas cada vez mais vem ocupando vagas q antes era uma questão de sexo.
Cavaleirismo é um favor q fazemos ao outro sexo. Eu faço normalmente desde q haja uma retribuíção.
Homens e mulheres não são iguais, nem nunca vão ser.
depende do ponto de vista e da interpretação, as mulheres são capazes tanto qnto o homem. Isso é provado. Elas cada vez mais vem ocupando vagas q antes era uma questão de sexo.
Cavaleirismo é um favor q fazemos ao outro sexo. Eu faço normalmente desde q haja uma retribuíção.
Por favor me diga que eu não li isto?
Bem se li preciso mudar meus conceitos!
Cavalheirismo também é ser altruísta!
Dante Aqueronte 25-05-2004, 21:12 Cavaleirismo é um favor q fazemos ao outro sexo. Eu faço normalmente desde q haja uma retribuíção.
Isso não é ser cavalheiro, é ser interesseiro. Cavalheirismo de verdade se faz sem más intenções e sem esperar retribuição. (embora um "obrigado" de vez em quando seja bom.)
Na verdade, não vejo problema em trazer uma "cervejinha" para o namorado/marido. É claro que essa não é a melhor retribuição do cavalheirismo, mas não vejo machismo nenhum.
Eu tb não vejo machismo, mas como ele falou parece que pedir pra pegar uma cerveja é "coisa de homem". A mulher tb pode muito bem pedir pro cara pegar uma cerveja pra ela sem problemas, e também tem homens que nem eu que não gostam de cerveja. :wink:
Dark Zephir 25-05-2004, 22:37 A mulher tb pode muito bem pedir pro cara pegar uma cerveja pra ela sem problemas, e também tem homens que nem eu que não gostam de cerveja.
Faço dele as minhas palavras.
cavalheirismo naum é favor como foi dito, é parte do carater do kra... ele pode fazer aquilo por respeito a uma mulher, da mesma forma q uam garota pode chegar pra um kra q esteja cheio de sacas pesadas vindo de um mercado para ajuda-lo...
Sarcasmo 01-06-2004, 13:06 eu nao espero retribuíção, mas qndo vejo q elas estao se aaproveitando eu paro de se cavaleiro.......... odeio qndo isso acontece :disgusti:
|
|