View Full Version : Microsoft... Até quando????
§Mestre dos Magos§ 11-06-2004, 00:54 Venho aqui expor minha revolta contra essa repugnante empresa que sua grandeza e seu crescimento consiste em monopólios, farsas, manipulação, contra a quem se opõe a ela.
Sabem também daquele ditado: "Diga-me com quem andas e direi quem és"....? Pois é, canalha ajunta-se com canalha. Essa semana fiquei sabendo de uma promoção do serviço de banda larga da Telefônica (empresa campeã de reclamações do PROCOM), no caso o serviço Speedy. Essa promoção dava um desconto de 50% sobre o valor total junto com o provedor. Então eu entrei em contato para contratar o serviço (com esse desconto dava para eu arcar). Qual foi minha surpresa? Me perguntaram: Qual Windows o Sr. usa? Então respondi: - Não uso o Rwindows e sim o Slackware Linux.
A atendente me informou que a Telefonica não concedia o serviço Speedy Home porque o mesmo não funciona no Linux...:mentira:
E eu só consegui que eles me aceitassem porque eu menti dizendo que tinha um CD que veio com meu computador do Rwindows 98...
Ou seja monopolistas unidos, consumidores oprimidos!!!
Obs.: Já fiz várias consultas sobre a possibilidade do Speedy Home rodar no Linux e peguei vários tutoriais. Até agora não recebi o kit de instalação, pois está dentro do prazo, mas assim que o mesmo chegar serei mais um pingüim de banda larga na rede, contrariando as malditas empresas monopolistas citadas.
CHEGA DE MICROSOFT,
VIVA A LIBERDADE DE ESCOLHA
Vive le Linux
www.abusar.org
la tem MTA coisa sobre o serviço "banda larga" da speedy
se naum me engano, o serviço deles naum funciona no LINUX pq eles naum podem controlar o que vc pega.
agora, falar mal do windows eh normal.... relaxa.... :twisted:
Anonymous_theOld 11-06-2004, 01:08 Um... pergunta de ignorante?
Onde eu arranjo o Linux?
Queria experimentar...
se naum me engano, o serviço deles naum funciona no LINUX pq eles naum podem controlar o que vc pega.
O serviço funciona em qualquer OS (vc pode usar até pra conectar gamecube ou ps2), basta configurar o modem da forma certa. Mas claro que eles não falam isso neh :evil:
Ah, Homem Foice, meus pêsames por você ter contratado o NOVO SPEEDY com limite de download e upload :|
Falta de opção é fogo.
Sercelda 11-06-2004, 09:41 Nem é questão de configurar o modem, o problema era a autenticação.
Mas já existe a muito tempo o mesmo tipo de autenticação da conexão que o windows usa, pppoe no linux.
O serviço técnico da telefônica é realmente sofrível. Outro dia eu liguei lá, pq minha conexão estava caindo (problema deles, e não meu, obviamente) e quando falei que usava linux o cara falou: A, então é por isto.
Eu perguntei para ele se ele conhecia linux, ele prontamente respondeu que sim e perguntei 3 comandos de shell.. o cara ficou: A senhor... veja bem.. o speedy não funciona no linux.. e blábláblá... enfim, não consegui suporte deles... no outro dia já estava normal...
Cildraemoth 11-06-2004, 10:36 Há programas que fazem a autenticação PPPoE (ou até mesmo PPPoA, se for o caso) no linux. Ou, se o modem for também um roteador, o próprio modem faz essa autenticação, e o modem nem fica sabendo que o computador usa Linux.
Agora se o Speedy tem alguma frescura a mais, não sei...
§Mestre dos Magos§ 11-06-2004, 14:33 Um... pergunta de ignorante?
Onde eu arranjo o Linux?
Queria experimentar...
Caro amigo, devo alertá-lo que para instalar o sistema no HD você tem saber de particionamento, pois ~pode haver perda de dados. Aconselho que faça um backup de seus arquivos de real importância antes de tentar instalar qualquer distribuição.
Quanto à aquisição, a revist PC Master deste mês (jun/2004) vem uma distro que roda direto do CD, sem a necessidade de instalar algo no HD.
Aliás, todo mês essa revista traz uma distro (abreviação de distribuição).
Só que a maioria é necessário que você instale no seu disco rígido.
Até mais, amigo! Boa sorte e cuidado!!!
Anonymous_theOld 11-06-2004, 21:51 Um... pergunta de ignorante?
Onde eu arranjo o Linux?
Queria experimentar...
Caro amigo, devo alertá-lo que para instalar o sistema no HD você tem saber de particionamento, pois ~pode haver perda de dados. Aconselho que faça um backup de seus arquivos de real importância antes de tentar instalar qualquer distribuição.
Quanto à aquisição, a revist PC Master deste mês (jun/2004) vem uma distro que roda direto do CD, sem a necessidade de instalar algo no HD.
Aliás, todo mês essa revista traz uma distro (abreviação de distribuição).
Só que a maioria é necessário que você instale no seu disco rígido.
Até mais, amigo! Boa sorte e cuidado!!!
:o?:
Não entendi bolhufas!!!
Não entendi bolhufas!!!
Resumindo o que o Foice disse: Instalar Linux é procurar sarna pra se coçar.
§Mestre dos Magos§ 13-06-2004, 11:47 Não entendi bolhufas!!!
Tenha paciência, procure sobre o assunto.
Se eu consegui por quê não você também???
Comecei a mexer com o Linux por conta própria, quando eu tinha um 586 de dar muuita raiva, mas mesmo assim não desanimei. Tudo o que eu sei foi aprendendo em foruns, livros, revistas e etc... Nunca tive $$$ para fazer um curso. "Vem vamos embora que esperar não é saber quem sabe faz a hora não espera acontecer" Tente este site: http://www.guiadohardware.net/livros/linux/. Espero que seja útil, mas não fique preso a ele. Tem um fórum muito bom no site: www.vivaolinux.com.br
Não se assuste, pois se você tratar bem o pingüim, ele não morde. :lol:
Boa sorte!
§Mestre dos Magos§ 13-06-2004, 11:51 Resumindo o que o Foice disse: Instalar Linux é procurar sarna pra se coçar.
:roll: Não! Antes de mais nada você não pode ter medo de arriscar, mas claro, tenha muito cuidado. Como eu disse se eu pude porque outros não??
Temos dois braços, duas pernas, uma cabeça e todos os dedos... Qual é minha vantagem? Coragem, amigos! :D
+ANGELLORE+ 15-06-2004, 14:29 Com certeza, eu sou contra imperialismo e acho que a MICROSOFT deixou as pessoas com medo de ousarem ( a mesma coisa que a Rede Globo faz de maneira hipnótica, todos criticam, mas ninguém muda de canal...)
Arrisquem-se, não deixe o monopólio te dominar....
§Mestre dos Magos§ 15-06-2004, 14:53 oK!!! Agradeço a participação de todos, mas gostaria que o debate fosse mais amplo... Deixando a parceria MS e Telefonica...
Vejam bem, muita gente só vê soluções em software na MS... Alternativas??? Sim, há muitas.
Vou até contar um pequeno caso para vocês.
Na empresa em trabalhava todos os softs eram piratas, então, conversando com meu chefe o alertei sobre o perigo que isso representava para a empresa dele, pois a ABES é bem rigorosa em suas penalizações...
Lá inclusive tinha o MS Office XP (pirata, como já disse antes). Propus a ele usar o OpenOffice www.openoffice.org.br, não deu 3 dias ele foi desinstalado e reprovado por ele. O que ele fez? Instalou o Office XP pirata de novo... :wall: Sua alegação é que já estava acostumado com os produtos da MS.
Acho que ao invés de encorajarmos a pirataria, deveríamos usar free softwares, assim fica tudo legal :dance:
Lamento mesmo que ainda existem pessoas que preferem ter produtos da MS se arriscando dessa forma por simples comodismo e preconceito contra os softwares livres...
A propósito, quem tiver coragem digo que o Open Office é muito bom e vale a pena dar uma conferida (tem para o Rwindows também)
Devemos usar os softwares que melhor atendem às nossas necessidades e anseios, sejam eles (devidamente) pagos ou livres. Forçar o uso de software livre é tão autoritário quanto só permitiru o uso de siftrware de Microsoft, por exemplo.
Tem muita coisa boa, livre, mas tem muitio, muito lixo MESMO, principalmente no que se trata de documentação e suporte.
Quando alguém faz um software livre, não existe o compromisso com qualidade, afinal, não está ganhando nada mesmo, a pessoa faz mais como um hobbie... Concordo que tem softwares livres que uso e gosto, mas é uma minoria, e nunca é como alternativa, e sim por falta de. Ah, querer comparar linux com windows pra um usuário normal é querer comparar um carro de passeio com uma escavadeira... (não venha dar de lammer e falar "eu não sou usuário normal", pq se vc tá respondendo isso você já é um :P ).
Cildraemoth 15-06-2004, 16:06 Devemos usar os softwares que melhor atendem às nossas necessidades e anseios, sejam eles (devidamente) pagos ou livres. Forçar o uso de software livre é tão autoritário quanto só permitiru o uso de siftrware de Microsoft, por exemplo.
Você está certo. Mas tem a questão do custo e da legalidade.
Lógico que tem. Se quer usar e custa dinheiro, tem que pagar. É algo que deveria ser "natural". Não quer pagar ou qyuer pagar menos, procure uma alternativa.
É que pra muita gente soa absurdo pagar centenas de reais por um software :eek: E tem gente que faz tão inocentemente, como se estivesse tirando cópia de uma folha, considerando isso como alternativa pra pagar menos...como se fosse remédio genérico...
§Mestre dos Magos§ 15-06-2004, 21:13 Devemos usar os softwares que melhor atendem às nossas necessidades e anseios, sejam eles (devidamente) pagos ou livres. Forçar o uso de software livre é tão autoritário quanto só permitiru o uso de siftrware de Microsoft, por exemplo.
Tem muita coisa boa, livre, mas tem muitio, muito lixo MESMO, principalmente no que se trata de documentação e suporte.
Concordo e não concordo. Esse tópico que abri é justamente para debatermos o autoritarismo da Microsoft. Vc sabia que a MS está financiando o caso SCO? Quanto ao fato de usar softwares livres quis dizer que entre piratear e usar o livre o que é melhor. No caso do OpenOffice, não sinto vontade nenhuma de migrar para o da MS (mesmo se tivesse para o Linux).
Mas aí te pergunto, amigo... Você acha justo o jeito que as licenças proprietárias são concebidas? (uma por computador).
Já ouviu falar de Steve Balmer (é assim que se escreve?)
Concluindo, as condições deveriam ser mais justas.
§Mestre dos Magos§ 15-06-2004, 21:23 Ah, querer comparar linux com windows pra um usuário normal é querer comparar um carro de passeio com uma escavadeira... (não venha dar de lammer e falar "eu não sou usuário normal", pq se vc tá respondendo isso você já é um :P ).
Eu sou um usuário normal. É fato que o Rwindows é muito mais fácil de se lidar, mas desafios devem ser vencidos. Felizmente existe alternativa...
Só que a MS não sabe competir e aplica golpes sujos, como inventar boatos...
Já viram os últimos anúncios da MS em revistas de informática? Está mais atacando o Linux do que anunciando seus produtos... Estaria a gigantesta empresa com medo de um simples pingüim??? Conhece alguém que usa o Linux? Pergunte pessoalmente.
O que é o caso SCO? :?
Mas aí te pergunto, amigo... Você acha justo o jeito que as licenças proprietárias são concebidas? (uma por computador).
Não tem outro jeito de fazer, não é como um CD de música ou um livro que você não pode usar sem estar com ele
Conhece alguém que usa o Linux? Pergunte pessoalmente.
Conheço, e todos tem o mesmo discurso, parecem alguns estudantes de história que ficam se fazendo de comunistas revolucionários anti-americanos.
Eu não uso Windows, Office e Norton por birra. Não tenha dúvida que eu trocaria um software pago por um livre SE este fosse melhor, mas até agora não apareceu nada que eu pudesse considerar uma alternativa válida...
chgsantos.br ø caio 20-06-2004, 15:12 Eu não uso Windows, Office e Norton por birra. Não tenha dúvida que eu trocaria um software pago por um livre SE este fosse melhor, mas até agora não apareceu nada que eu pudesse considerar uma alternativa válida...Concordo com sua opinião. Aqui em casa eu uso muitos programas livres e muitos pagos, mas infelizmente ainda existe uma grande diferença entre os 2. Os pagos realmente são mais bem desenvolvidos e têm atualizações mais constantes (excluindo alguns poucos)..
Acho que um dos principais problemas hoje de se migrar um SO pago para um livre é a variedade de programas... Quer vocês queiram ou não, existem muito mais programas pra Windows que para os outros SOs juntos...
Não estou apoiando o monopólio do Windows, mas estou defendendo a idéia de que o que vale mais usar é o que for melhor, mais acessível e que satisfaça melhor suas necessidades... Acho que os Linux ainda têm que se desenvolver um pouco mais para ficarem acessíveis aos usuários comuns, deixando-o mais simples para, desculpe a expressão, "lammers"...
ps.: Obrigado pelo convite Homem Foice
Sercelda 20-06-2004, 20:51 Por que será que ninguém no Brasil leva em conta ter que desembolsar 600 reais para ter seu Windows em casa hein? (Veja bem que eu estou falando do Windows, não inclui Office, Corel, Photoshop, etc...) :o?: :osigh:
Sercelda 20-06-2004, 20:53 O que é o caso SCO? :?
A SCO adquiriu o direito sobre o UNIX e processou a IBM por usar Linux, que segundo ela tem trechos de código do Unix no seu kernel...
um link esclarecedor: http://radio.weblogs.com/0120124/2003/09/06.html (em inglês :/)
Heceldamar 20-06-2004, 22:11 O que é o caso SCO? :?
A SCO adquiriu o direito sobre o UNIX e processou a IBM por usar Linux, que segundo ela tem trechos de código do Unix no seu kernel...
É pior ainda. A SCO diz que o Linux é na verdade um Unix com algumas poucas linhas modificadas e outras adicionadas. Traduzindo, um "plágio de programação." Para ela, o source do Linux é quase que idêntico ao do Unix. :roll:
O estranho é que a SCO é ligada a Microsoft. Coincidências no ar? Nãooooooo. Vocês é que estão imaginando coisas. :mrgreen:
Por que será que ninguém no Brasil leva em conta ter que desembolsar 600 reais para ter seu Windows em casa hein?
Enquanto não existe alternativa, fazer o que? Ficar sem usar o PC é que não dá...
Sercelda 21-06-2004, 12:30 Por que será que ninguém no Brasil leva em conta ter que desembolsar 600 reais para ter seu Windows em casa hein?
Enquanto não existe alternativa, fazer o que? Ficar sem usar o PC é que não dá...
Você está sendo no mínimo ignorante dizendo que não existem alternativas.
A relação custo/benefício de sistemas open source é muito boa.. raramente perde para algum software proprietário.
Olha, é meio complicado isso. Em casa tudo bem, a gente tem tempo e não tem custos. Agora migrar aquela secretária que só usou Windows na vida vai custar muitas horas de trabalho tanto em treinamento quanto em perda de produtividade até ela conseguir ter o mesmo nível de intimidade que tinha com o Windows. Esse é o tal custo Linux que nem sempre dá pra pagar e é uma das razões pelas qual não tem uma troca brutal de sistemas.
Como deixar parado em treinamento ou em produtividade reduzida aquela pessoa essencial? São custos muito altos, potencialmente muito mais altos do que a soma de uma Windows+ Office, que geralmente possuem custos bem reduzidos pra compra em volume.
Já o caso da troca de servidores é bem diferente. As pessoas envolvidas diretamente com o servidor são muito poucas e custos logicamnte menores, possivelmente bem compensadores. E na prática é o que temos visto: o Linux não penetra nas empresas além dos servidores.
§Mestre dos Magos§ 22-06-2004, 21:16 Olha, é meio complicado isso. Em casa tudo bem, a gente tem tempo e não tem custos. Agora migrar aquela secretária que só usou Windows na vida vai custar muitas horas de trabalho tanto em treinamento quanto em perda de produtividade até ela conseguir ter o mesmo nível de intimidade que tinha com o Windows. Esse é o tal custo Linux que nem sempre dá pra pagar e é uma das razões pelas qual não tem uma troca brutal de sistemas.
Como deixar parado em treinamento ou em produtividade reduzida aquela pessoa essencial? São custos muito altos, potencialmente muito mais altos do que a soma de uma Windows+ Office, que geralmente possuem custos bem reduzidos pra compra em volume.
Já o caso da troca de servidores é bem diferente. As pessoas envolvidas diretamente com o servidor são muito poucas e custos logicamnte menores, possivelmente bem compensadores. E na prática é o que temos visto: o Linux não penetra nas empresas além dos servidores.
Muito inteligente sua resposta, pois essa é a maior dificuldade do Linux. porém, o que vejo muito é falta de vontade e comodismo de muitas pessoas aliando-se tudo isso ao conceito pré concebido anti-Linux.
Acredito que muitas pessoas que leem meus posts em defesa do Linux devem pensar que eu sou um "Ultra Cracker"... Na verdade sou um simples usuário e volto a perguntar: se eu consigo instalar e lidar com o Linux de modo geral porque outras pessoas não podem? Quando comecei com este sistema tinha um 586 de 133Mhz e 32M de memória...
Mas o propósito deste tópico, para mim não é apenas defender o OpenSource e sim ser contra as cretinices da MS que se pudesse explodiria todos seus concorrentes. A Sun, por exemplo, tem um processo contra a mesma. Aliás, a MS acumula processos, quase todos com a acusação de monópolio e afins...
É simplesmente a empresa mais lucrativa do planeta e não se contenta apenas em ser a primeira e sim a única. O sol nasce para todos...
É mais por esses motivos que sou contra essa empresa. Porque se depender dela, não teremos escolha (seja free ou não).
A MS não aceita competição e joga sujo se for preciso.
Vive le Linux !!!!
se eu consigo instalar e lidar com o Linux de modo geral porque outras pessoas não podem?
Eu até posso. Posso perder horas configurando meu PC pra ver uma gui horrivel em 640x480 e acessar a internet com browsers que não exibem direito as páginas...vou estar super-feliz, e aí eu vou querer jogar algo e.....opa, mas os bons jogos pra PC não são compatíveis com Linux! Hmm que passatempo eu vou poder ter? Compilar o kernel? :lol: :lol: :lol: :lol:
Por isso que eu digo, ainda não é alternativa. :wink:
Na verdade sou um simples usuário e volto a perguntar: se eu consigo instalar e lidar com o Linux de modo geral porque outras pessoas não podem?
Sabia que um número muito expressivo de visitantes da Valinor não usam o Fórum por achá-lo muito complexo? E olha que tem links de "Registrar-se" e "Responder" e "Resposta Rápida" em todos os cantos. Não é por aí, pode pegar qualquer pessoa e colocá-la pra mexer/instalar Linux, 99% dos casos elas não vão conseguir.
Fingolf¡n 23-06-2004, 10:40 Na verdade sou um simples usuário e volto a perguntar: se eu consigo instalar e lidar com o Linux de modo geral porque outras pessoas não podem?
Sabia que um número muito expressivo de visitantes da Valinor não usam o Fórum por achá-lo muito complexo? E olha que tem links de "Registrar-se" e "Responder" e "Resposta Rápida" em todos os cantos. Não é por aí, pode pegar qualquer pessoa e colocá-la pra mexer/instalar Linux, 99% dos casos elas não vão conseguir.
Exato... o mundo tá cheio de gente que não sabe nem mexer no celular.
Pessoas mais velhas então. Conheço pessoas que não entendem que elas podem receber um e-mail mesmo com o computador desligado que o e-mail vai ficar lá guardado para quando conectarem.
Usuários "comuns" mas ativos de computadores podem instalar o Linux rapidamente. Mas usuário que passam no máximo 1 hora do seu tempo de lazer semanal, mal sabe colocar º depois do 1 pra fazer 1º
Olha... eu já trabalhei 1 ano como suporte de provedor. 99% das dúvidas são tão ridículas demais, abuso da inteligencia humana.
Pessoas colocando username: PentiumII - achavam q era o nome do computador. Não perdi meu tempo explicando q Pentium II não era nem o nome do computador.
Por isso, qdo vc liga eles perguntam as coisas mais idiotas primeiro, afinal quase sempre resolve.
Eu acho que o caminho pro Linux é justamente investir em sistemas gráficos amigáveis, através do qual um usuário "comum" possa fazer tudo que precisa. Nem venham me dizer que KDE resolve... tenta falar de "console" e de "mount" praquele peão que só sabe entrar no windows e tocar CD.
Usando uma metáfora besta, eu não quero precisar saber integrais parciais pra fazer compra no mercado, basta saber somar e diminuir. Eu não quero precisar saber compilar pacotes, entrar em console, dar mount só pra ouvir um CDzinho no Linux, por exemplo.
Olha... eu já trabalhei 1 ano como suporte de provedor. 99% das dúvidas são tão ridículas demais, abuso da inteligencia humana.
Como vc teve paciência? :lol: :lol: :lol:
Sabe, toda vez que eu liguei pra suporte de provedor com uma dúvida não-redícula, eles não sabiam me responder, ou então cada hora falavam uma coisa (dando a entender que não sabiam p* nenhuma). Ou seja, acho que o suporte existe pra solucionar dúvida redícula mesmo, pq mais que isso eles também pedem arrego.
Usando uma metáfora besta, eu não quero precisar saber integrais parciais pra fazer compra no mercado
Aí vem aqueles fanáticos dizendo que você é preguiçoso, que não tem vontade de aprender, e isso, e aquilo :tsc:
Elendil Voronda 23-06-2004, 15:26 Concordo com o que o Deriel disse...
Meu, tem que usar o que mais atende a cada um dos problemas, em cada uma das situações, avaliando para cada caso o custo-beneficio.
Pois assim como tem muita gente anti-linux, tem os fanaticos anti-microsoft que tb são muito chatos, e não aceitam a ideia de que para determinados casos é a melhor alternativa..
Eles quase chegam a impor o Linux, ao invés de aconselhar, e te olham torto qdo vc diz que pro seu problema uma solução M$ atendeu melhor...
Não é a liberdade de escolha o que defendemos??
Por isso faço questão de ter ambas as plataformas no meu micro, testando o que tem de bom em ambas.. E a que tiver melhor custo / beneficio para o meu problema é a que usarei, sem fanatismos :wink:
Cildraemoth 23-06-2004, 18:05 Não é por aí, pode pegar qualquer pessoa e colocá-la pra mexer/instalar Linux, 99% dos casos elas não vão conseguir.
E será que uma pessoa dessas, que não saberia instalar o Linux, conseguiria instalar o Windows no mesmo computador?
Eudiria que a taxa baixaria de 99% pra uns 70% :mrgreen:
Não é por aí, pode pegar qualquer pessoa e colocá-la pra mexer/instalar Linux, 99% dos casos elas não vão conseguir.minha mãe ja instalou o rh9 sem eu tar do lado, e ela eh o bixo mais leigo q eu conheço, eu mandei ela ler o q eles falavam e instalar o q ela axasse interessante.
ela instalou tudo certinho sem eu pedir. dificil naum eh, é até facil a lot.
agora q o projeto gnu enxe o linux de tranquera pesada e sem mta funcionalidade eh lógica.
e sim, minha mãe usou a internet no rh, axou até melhor para ver os sites q no win.
Eudiria que a taxa baixaria de 99% pra uns 70%
eu diria q ficaria na faixa dos 90%, pq a maior parte das pessoas nem formatar um hd sabem. tem louco q coloca o win98 e o xp no mesmo hd.
§Mestre dos Magos§ 23-06-2004, 23:18 MICROSOFT TENTA INTIMIDAR O GOVERNO (www.openoffice.org.br)
Clicando no link acima vocês serão direcionados para ficar mais por dentro do assunto. Resumindo, a MS está processando (judicialmente lógico)...
Nós temos o direito de escolha!
Vive le Linux
Nós temos o direito de escolha!
Exatamente.
Por isso deixe o governo economizar grana com o opensource, enquanto eu brinco com meu Windows em casa :wink:
Cildraemoth 24-06-2004, 10:24 Eudiria que a taxa baixaria de 99% pra uns 70% :mrgreen:
O que mostra que o problema não é tanto do sistema, mas dos usuários em si.
Os MS-fanáticos daqui parecem querer dizer que o Windows e demais softwares da MS são tão fáceis que qualquer pessoa pode imediatamente sair usando sem dificuldade nenhuma, e que qualquer tarefa que se deseje fazer é incrivelmente fácil de ser feita. O que não é bem o caso...
Qualquer um que já teve o "prazer" de lidar com uma dessas sabe: existem algumas pessoas para as quais computadores são uma coisa incrivelmente complicada. São as pessoas que acham o fórum muito complicado, ou que ligam para o suporte técnico perguntando coisas incrivelmente estúpidas, ou que fazem mais n coisas assim. Essas pessoas têm uma dificuldade imensa mesmo em lidar com o Windows ou usar um programa simples.
Mais uma vez, vemos que o problema não está necessariamente no sistema em si, mas nos usuários.
Esse tipo de pessoa muitas vezes consegue fazer apenas umas poucas coisas simples, que ela decorou: como clicar no ícone "Word" que está bem visível na tela, escrever o texto, clicar no ícone de salvar e em seguida salvar o arquivo no primeiro lugar que o programa sugerir[0], e clicar no ícone de imprimir.
Utilizando um abiente gráfico no Linux, e não precisa nem ser um dos mais evoluídos como o KDE, e o OpenOffice[1], uma pessoa pode fazer exatamente os mesmos passos...
Aí vocês podem dizer, "Tá, isso foi fácil. Agora quero ver ela fazer xxxxxx".[2] OK, ela não vai conseguir no Linux. Mas eu me pergunto: será que ela conseguiria no Windows? Provavelmente não. Lembre-se que estamos falando de uma pessoa para a qual usar o Word já é algo complicado, e além disso essas pessoas geralmente são também as que têm medo de tentar fazer as coisas pois acham que podem perder tudo, danificar o computador, ou coisa assim... Qualquer um que já lidou com essas pessoas sabe que elas existem, e sabe como elas agem.
[0]Gerando a síndrome do "Meus documentos" com 1milhão de documentos e nenhuma sub-pasta.
[1]Que é incrivelmente parecido com o Word...
[2]Substituam xxxx por qualquer tarefa, mesmo que fácil, mas que para uma pessoa ignorante em computadores é complicadíssimo.
Então que os Linux-users se concentrem a educar os usuários e não bater na Microsoft, pois educar os usuários a Microsoft faz tão bem que a taxa de transição do usuário comum de Windows pra Linux é praticamente nula. E, na boa, quantdo o Linux vem com aquele pao de formatação, particionamento e o escambau, é de arrepiar a espinha de qualquer um.
Não adianta o povo do Linux ficar nesse esperneio inútil, há que se fazer alguma outra coisa além de apontar que a Miscrosoft é evil. Eu sou o cara mais volúvel do mundo em termos de software: eu uso qualquer coisa em qualquer sistema em qualquer distro, desde que seja a melhor a tender os meus anseios. E ter que montar CD quando quero ouvir música tá longe de atender meus anseios, por maiores que sejam as desculpas pro processo, por exemplo.
Cildraemoth 24-06-2004, 10:45 Então que os Linux-users se concentrem a educar os usuários e não bater na Microsoft, pois educar os usuários a Microsoft faz tão bem que a taxa de transição do usuário comum de Windows pra Linux é praticamente nula.
Eu não fico dizendo que a Microsoft é má, ou que todos devem usar Linux, mas há sim alguns que fazem... O que eu tento fazer é convercer que, ainda que o Linux seja sim um pouco mais complicado que o Windows, (a) o Windows também não é tão fácil assim; e (b) o Linux também não é tão mais complicado.
E, na boa, quantdo o Linux vem com aquele pao de formatação, particionamento e o escambau, é de arrepiar a espinha de qualquer um.
Talvez seja sim. Mas não é muito diferente do Windows: para instalar o Windows, também é necessário particionar o disco (nem que seja criando uma partição inteira para o Windows), e formatar essa partição com o sistema de arquivos apropriado. E se nos Windows da série NT isso é mais ou menos automático[0] (pelo menos no 2000 em diante... no NT 4.0 eu não tenho certeza), até o Windows 98 era um processo divertidíssimo que necessitava de disquetes de boot, do fdisk.exe e um format c: para finalizar. Instalar o Linux não é fácil, mas instalar outros SOs também não é, incluindo os da MS.
Não adianta o povo do Linux ficar nesse esperneio inútil, há que se fazer alguma outra coisa além de apontar que a Miscrosoft é evil. Eu sou o cara mais volúvel do mundo em termos de software: eu uso qualquer coisa em qualquer sistema em qualquer distro, desde que seja a melhor a tender os meus anseios.
Ficar dizendo que o Linux é mau, difícil e só para power users também não ajuda muito... De qualquer forma, eu concordo com você que a idéia não é por aí.
Mas eu acho que há uma coisa a mais que se deve considerar além de ser um que "atenda os anseios": o custo. O software livre acaba saindo com um custo muito menor. No caso de home users, isso não faz tanta diferença[1]. Mas em empresas isso faz diferença: primeiro pois a empresa efetivamente tem que pagar pelo software, e segundo porque geralmente uma empresa vai precisar de um número grande de licensas, pois precisa do software em muitos computadores. Aí o custo pesa.
Se for uma empresa privada e ela quer gastar o seu dinheiro, problema é dela. No entanto, quando se trata de órgãos do governo, que estão usando o nosso dinheiro para comprar softwares, aí eu começo a defender mesmo softwares livres. Não tanto por serem livres, mas por terem um custo menor. É dinheiro que sobra para o governo, é dinheiro que poderia ser usado para melhorar o país. Claro que apenas isso não vai resolver nada sozinho, mas é uma boa maneira de cortar gastos.
E ter que montar CD quando quero ouvir música tá longe de atender meus anseios, por maiores que sejam as desculpas pro processo, por exemplo.
Monta-se o CD para acessar os dados, e antes que você reclame, há várias maneiras de automatizar e tornar transparente esse processo. Para ler trilhas de áudio, basta rodar um tocador de CD.
[0]Mas ainda há que se selecionar o disco, e definir quanto do disco usar, etc.
[1]Mesmo porque eles vão utilizar softwares piratas mesmo...
Sim, há maneira pra tudo no Linux. E 18 README e HOWTO para cada uma delas. Saca?
E no lance dos custos, você está sendo muito ingênuo. Você acha que cada empresa paga 40-0 reais por windows e mais uns 600 por office? É lógico que não, os preços são eniormemente menores. E tem o custo do treinamento, que parece que fazem questão de ignorar, e que é um custo seríissimo.
Formatar pra instalar Windows? Eu hein, é só comprar o HDD, plugar e meter o CD do Windows. Não precisa nem formatar nem particionar nada, ele faz tudo :eek:
Enfim: o Linux tem que cuidar de si mesmo, de sua facilidade de uso, usabilidade, estabilidade do ambiente gráfico, exigências de hardware dos ambientes gráficos (sabia que a do Fedora e de algumas outras distros é maior do que a do Windows?). Enquanto não abrir os olhos pra isso, pode esquecer.
Cildraemoth 24-06-2004, 11:25 Sim, há maneira pra tudo no Linux. E 18 README e HOWTO para cada uma delas. Saca?
Do jeito que você fala, parece que fazer tudo no Windows é facílimo e automático. Se fosse assim, por que a Microsoft precisaria dar suporte técnico para um software em que se pode fazer tudo sem precisar de orientação nenhuma?
E no lance dos custos, você está sendo muito ingênuo. Você acha que cada empresa paga 40-0 reais por windows e mais uns 600 por office? É lógico que não, os preços são eniormemente menores.
Claro que há descontos por quantidade, mas ainda assim o custo acaba sendo alto. Principalmente quando se pode obter softwares equivalentes quase de graça.
E tem o custo do treinamento, que parece que fazem questão de ignorar, e que é um custo seríissimo.
Treinamento vai precisar em qualquer caso. Ou as pessoas já nascem sabendo usar o Windows e o Office?
Formatar pra instalar Windows? Eu hein, é só comprar o HDD, plugar e meter o CD do Windows. Não precisa nem formatar nem particionar nada, ele faz tudo :eek:
Talvez se a coisa fosse menos automática (como era até o Windows 98, não se esqueça) as pessoas aprendessem um pouco mais, e aí seria muito mas fácil instalar o Linux.
De qualquer forma, eu instalei o Windows XP aqui há pouco tempo, e posso garantir que não é algo tão automático. Bem no começo ele mostra a lista de todas as partições do disco (ou do espaço não particionado, se for o caso), e o usuário deve escolher onde instalar o Windows XP. Alguém com pouco conhecimento já para aí, mesmo que só tenha um disco sem nenhuma partição.
E, uma vez selecionada essa partição, há uma belíssima pergunta: "Formatar como NTFS ou como FAT?" que deve ser respondida.
E voltando ao Linux, algumas distribuições têm opções durante a instalação que também permitem fazer o particionamento e a formatação automaticamente.
E tem o custo do treinamento, que parece que fazem questão de ignorar, e que é um custo seríissimo.
Treinamento vai precisar em qualquer caso. Ou as pessoas já nascem sabendo usar o Windows e o Office?
Não nascem, mas chegam nas empresas sabendo, o que faz toda a diferença :wink:
§Mestre dos Magos§ 26-06-2004, 11:29 Não sei porque, mas acho que tem executivos da MS disfarçados por aqui....
Uma empresa tão monopolista me surpreende em ter defensores tão dedicados e fervorosos.
Eu vivo na realidade, e vc?
§Mestre dos Magos§ 26-06-2004, 14:13 Eu vivo na realidade, e vc?
Lutamos contra a realidade e não nos conformamos! :D
Se temos bronca da MS é mais pelas atitudes monopolistas que ela toma contra quem cruza seu caminho. Seja o oponente de software proprietário ou não.
Veja o VisualGaysic, por exemplo, sou muito mais o Delphi, da Borland.
Pessoas que vem até aqui para defender a MS, só posso supor que são de lá ou são "Micosoft Certified"...
Quanto ao fato de Linuxers serem anti-MS se deve a esses detalhes, pois, por exemplo, não vejo linuxes atacarem a Apple, Novell, etc.
Defender o monopólio da MS é atacar a liberdade de escolha, seja ela Linux ou não.
Se não existisse o Linux e se tivesse um número considerável de máquinas para colocar em rede, confiaria na Novell ou na Sun e não na MS.
Se o meu manifesto de liberdade o irrita me dê o cartão vermelho então. Pois o próprio criador do site parece desconhecer totalmente uma palavra chamada humildade. Mui educado, no?
Cildraemoth 26-06-2004, 17:21 Eu vejo o problema não tanto na Microsoft em si. Elas faz os seus softwares, alguns até são bons, outros infelizmente não fazem juz à sua popularidade. Mas é óbvio que ela quer é faturar, e isso é bem compreensível. Algumas estratégias dela talvez não sejam lá tão do meu agrado, mas o mercado é assim mesmo.
De qualquer forma, temos escolha. Isso já foi dito no tópico. O que eu acho sim condenável são outras empresas que não respeitam o nosso direito de escolha. Também foi dito no tópico que todos deveriam ter o direito de escolher e usar o que se adapta melhor a eles.
Voltando ao tema principal do tópico, a Telefônica é um exemplo disso. Para eles, a única coisa que existe e que serve são os SOs da Microsoft. Eles ignoram que existem outros, e impedem que uma pessoa possa optar por ter o Linux, já que é algo que eles decidiram não considerar como suportado.
Claro que não se pode esperar que toda empresa vá suportar todos os SOs, ou todas as arquiteturas, ou todos os softwares/hardwares disponíveis. Há casos em que é perfeitamente compreensível que uma empresa só suporte uma determinada configuração. Mas não vejo o caso da Telefônica. Primeiro, por ser algo (acesso à internet) que não depende de algum programa específico. Segundo, por ser um serviço em que eles têm praticamente um monopólio, já que são só eles e mais uma ou outra empresa que oferece o acesso ADSL. Além disso, o Linux tem suporte a acesso por ADSL — com modems que são roteadores, basta fazer exatamento o mesmo que no Windows: configurar a placa de rede para obter um IP por DHCP. Com modems bridge, o processo também é igualmente fácil e suportado, basta usar um programa que efetue a autenticação PPPoE. Não se pode dizer que seria algo impraticável para a Telefônica dar o suporte. E, como não temos outras alternativas (como um provedor que dá preferência — ou exclusividade — ao Linux), nem vamos ter, cabe a eles próprios fazerem isso.
Não se pode dizer que seria algo impraticável para a Telefônica dar o suporte. E, como não temos outras alternativas (como um provedor que dá preferência ? ou exclusividade ? ao Linux), nem vamos ter, cabe a eles próprios fazerem isso.
ou nós mesmos fazermos algo para evitar isso, seja criando um servidor adsl (meio inutil, ja q a ABUSAR.ORG ta sempre movendo processos contra empresas de telefonia por conta da adsl).
vale mais a pena fazer um soft, ou um .tar facil de instalar no linux para autenticação pppoe
Veja o VisualGaysic, por exemplo, sou muito mais o Delphi, da Borland.
Sinceramente, não existe praticamente nenhuma diferença entre eles...Questão de gosto de sintaxe.
Pessoas que vem até aqui para defender a MS, só posso supor que são de lá ou são "Micosoft Certified"...
Como você pode defender liberdade de escolha se você não aceita que um usuário de PC normal como outro qualquer aprova produtos da MS?
Defender o monopólio da MS é atacar a liberdade de escolha, seja ela Linux ou não.
O Linux, OpenOffice, etc estão aí. Não existe nada que os proiba de serem distribuídos.
Ora essa, se são tão superiores assim, por que ninguém economiza bastante grana e os usa? :roll:
Quanto à Telefonica...bom eles querem limitar mais isso pra tentar ter mais controle (vai saber o que fazem aqueles softwares além de conectar)...
Tem muita coisa que a telefonica faz que não dá pra engolir. Que diabos, meia duzia de portas abertas custam mais de 100 reais/mes? Pagar 50 reais de provedor só pra ter um e-mail (já que a conexão sequer passa por ele, só serve pra dar autenticar a senha)?
Deles eu não duvido + nada :evil:
§Mestre dos Magos§ 26-06-2004, 23:43 Eu até posso. Posso perder horas configurando meu PC pra ver uma gui horrivel em 640x480 e acessar a internet com browsers que não exibem direito as páginas...vou estar super-feliz, e aí eu vou querer jogar algo e.....opa, mas os bons jogos pra PC não são compatíveis com Linux! Hmm que passatempo eu vou poder ter? Compilar o kernel? :lol: :lol: :lol: :lol:
Meu Deus do céu!!! Quanta inverdade!:blah:
Engraçado, como é que eu consegui uma resolução de 1800x1440, aqui em casa?
O IE é compatível com todos os sites, ele é o melhor mesmo... Acho que quando fiz uma página que não exibia corretamente os frames que criei, quando foi testada no IE. Acho que esse navegador não vai com a minha cara, estranhamente o Mozilla abriu sem problemas... (It's a mistery)
Caso vc não se lembre, o Firefox foi considerado o melhor navegador pela maioria num tópico que vc participou, lembra?
Uma coisa eu devo concordar, pois não tenho a visão tapada e sei reconhecer as qualidades do inimigo... O Windows deveria se chamar GamerOS, pois só nesse quesito sim ele ainda leva vantagem pelo fato do Linux ter poucos jogos. Mas sucessos como Unreal Tourment (é assim que se escreve?), Quake, Doom, Enemy Territory, SimCity 3000, Descent 3, Kohan estão disponíveis para o Pingüim. Mais informações acesse sites como este link (www.linuxgames.com).
Sinceramente, não existe praticamente nenhuma diferença entre eles...Questão de gosto de sintaxe.
Citação:
Não vou nem explicar... Passe a procurar suas informações.
Como você pode defender liberdade de escolha se você não aceita que um usuário de PC normal como outro qualquer aprova produtos da MS?
Por causa de usuários como vc que vem aqui só para brincar e atacar algo que nem conhece.
O Linux, OpenOffice, etc estão aí. Não existe nada que os proiba de serem distribuídos.
Ora essa, se são tão superiores assim, por que ninguém economiza bastante grana e os usa?
Isso já foi respondido, muito similar à minha resposta anterior.
Quanto à Telefonica...bom eles querem limitar mais isso pra tentar ter mais controle (vai saber o que fazem aqueles softwares além de conectar)...
Tem muita coisa que a telefonica faz que não dá pra engolir. Que diabos, meia duzia de portas abertas custam mais de 100 reais/mes? Pagar 50 reais de provedor só pra ter um e-mail (já que a conexão sequer passa por ele, só serve pra dar autenticar a senha)?
Deles eu não duvido + nada
Isso sim eu concordo! Plenamente!
http://photic.slimemansion.com/windcrystal/image/mario.jpg
Por causa de usuários como vc que vem aqui só para brincar e atacar algo que nem conhece.
Eu nem sei se posso dizer que conheço o linux. Tentei instalar uma distribuição dele, não sei o quanto que muda de uma pra outra, e portanto não sei se posso dizer que "conheço linux" se eu conheço uma distribuição. Mas o que eu pude experimentar nessa minha tentativa foi só frustração e perda de tempo.
Agora veja, quem ta atacando é vc.
Uma coisa eu devo concordar, pois não tenho a visão tapada e sei reconhecer as qualidades do inimigo...
Eu não tenho nada pessoal contra o Linux, quem quiser usar que use e seja feliz, mas não venha dizer que eu não estou exercendo liberdade de escolha porque eu uso produtos da MS. Tá parecendo greve de funcionário públido, sabe? Aquelas que, originalmente, tem propósitos bons, mas quem não quer participar dela é linxado.
Não vou nem explicar... Pergunte a quem conhece.
Se você não conhece o suficiente pra explicar, como que pôde dizer que prefere Delphi a VB?
Telefonica: é triste, mas não tenho outra alternativa pra conexão equivalente por enquanto :x
http://photic.slimemansion.com/windcrystal/image/mario.jpg
http://www.classicgaming.com/tmk/images/smrpg_bowser.gif
:twisted: :twisted: :twisted:
Cildraemoth 27-06-2004, 10:05 O Linux, OpenOffice, etc estão aí. Não existe nada que os proiba de serem distribuídos.
Mas existem empresas que parecem tentar impedir quem os quer utilizar de fazer isso. Como a Telefônia. Isso vai contra a liberdade de escolha, coisa com que você mesmo concorda. Eu escrevi um post mais detalhado sobre isso antes.
§Mestre dos Magos§ 27-06-2004, 10:37 Se você não conhece o suficiente pra explicar, como que pôde dizer que prefere Delphi a VB?
Acho que escrevi mal, na verdade quis dizer para vc perguntar para outro que sabe, mas já que eu dei uma mancada explico eu mesmo.
Em suma, o VB é coisa de preguiçoso, pois ele apenas se aproveita da API (Aplication Program Interface, ou algo assim) do Rwindows e muita coisa o usuário não fica sabendo o que "está por debaixo do pano", entendeu? Já no Delphi vc tem que escrever mais linhas que
não eram necessárias no VB. Isso é bom? Para quem não quer aprender programação a fundo o VB é "uma mão na roda", mas quem já lida com o Delphi tem um conhecimento técnico muito melhor. Acho que se vc procurar esse tipo de informação em fóruns de desenvolvimento poderão te dar maiores explicações.
Detalhe, não era minha intenção te ofender, mas em certos posts seus vc apenas mostrou que estava aqui para brincar, pois o assunto é sério e neste tópico fui cordial com todos até o momento que foram comigo. Não me (nos) leve a mal, blz?
Aproveitando gostaria de esclarecer uma coisa para todos, eu (nós) não somos contra usuários do Rwindows e sim contra a MS.
Acho que muitos usuários acabam sendo vítimas das arbitrariedades dela.
Veja vc, totalmente desconte com a Telefonica, certo? Aqui em SP (não sei o resto do Brasil) em termos de telefonia, praticamente só ela atua. Tudo bem que tem a Vesper, mas para internet não serve.
Concluímos que para telefonia o monopólio reina, a Telefonica se aproveita disso e faz o que bem entende... assim como qual outra empresa?
Falou e um aperto de mão!
:D
http://www.classicgaming.com/tmk/images/smrpg_princess.gif
Não a pegue como sua refém (risos)
Sercelda 27-06-2004, 12:15 Humm eu já parei de prestar atenção ao que o Bowser fala faz tempo...
Mas existem empresas que parecem tentar impedir quem os quer utilizar de fazer isso. Como a Telefônia
Sou suspeito pra falar da Telefonica, voce ja deve ter notado. Eu te dou toda a razão, ela faz isso sim. Mas não acho que seja uma conspiração com a MS.
Em suma, o VB é coisa de preguiçoso, pois ele apenas se aproveita da API (Aplication Program Interface, ou algo assim) do Rwindows e muita coisa o usuário não fica sabendo o que "está por debaixo do pano", entendeu? Já no Delphi vc tem que escrever mais linhas que
não eram necessárias no VB.
Deixa eu explicar o que vejo como semelhança, Espectros.
VB tem sua estrutura de codigo baseada em eventos (Button_On_Click, Form_Load, etc). Basta você ter uma form (que não precisa escrever nada pra tê-la) e compilar que você já tem um programa "funcional". Se quiser botões, labels, caixas de texto, basta arrastá-los da barra de ferramentas pra dentro da form, clicar 2x e já mostra a janela com a função do evento padrão pro objeto. Nas variáveis não precisa ficar se embaralhando com pointer ou array pra fazer string. Essas todas facilidades do vb se aplicam ao Delphi também. A diferença fica por conta da sintaxe, do .exe final, que no VB fica pequeno mas requer dlls e ocx, e no delphi fica totalmente "stand alone" mas fica bem maior.
Vcs falaram de diferença como se estivessem comparando por exemplo vb com c++, em que você precisa escrever 30 linhas só pra ter uma form, entende?
Se vb é coisa de preguiçoso, deplhi tambem o é, e quem não é preguiçoso vai programar em c++ ou assembly :lol:
Veja vc, totalmente desconte com a Telefonica, certo? Aqui em SP (não sei o resto do Brasil) em termos de telefonia, praticamente só ela atua. Tudo bem que tem a Vesper, mas para internet não serve.
Concluímos que para telefonia o monopólio reina, a Telefonica se aproveita disso e faz o que bem entende... assim como qual outra empresa?
Sim, mas ninguém tem nem coragem de dizer que uma conexão discada pelo IG é melhor que o ADSL da Telefonica, certo? Também não vou cancelar minha assinatura por rebeldia e ficar padecendo na conexão discada. :mrgreen:
http://www.classicgaming.com/tmk/images/smrpg_geno.gif
Ah...Sercelda.....igualmente :wink:
Linguagem de programação não é uma questão de preguiça ou ausência dela. A linguagem deve ser escolhida de acordo com a necessidade. Lógico que se for possível, a escolhida será uma que permita a maior produção em menor tempo.
Ruby Moon £ 27-06-2004, 15:48 O que vocês mostraram até agora foram pontos que o Linux e o Windows podem funcionar muito bem, cada qual a sua maneira. Mas vocês se esqueceram de uma coisa...
Eu gostaria de usar o Linux. Gostaria mesmo. Ele me pareceu ser menos elefantesco que o XP e á uma boa interface, além de estar fora de teorias de conspiração monopolistas etc.
Mas porque eu uso o XP? Um único motivo: GAMES.
Linux não tem DirectX. Linux não tem suporte pra pelo menos 90% dosa games do mercado. E, mesmo que role, ele não tem drivers suficientes pra rolar numa qualidade decente. E as melhores placas de vídeo do mercado não tem suporte pra Linux.
Eu, como garota viciada em games, não tive escolha. Ou é Windows, ou é rezar pra rolar no Mac. Linux nem em sonho.
Tá, alguém pode dizer que tem emulador. Mas se o jogo já é pesado pacas (como um Need For Speed Underground ou um Return of The King), nem em sonho dá pra emular.
E aí, defensores do Linux: alguma idéia?
Heceldamar 27-06-2004, 16:02 Simples. Uma partição para XP, outra para Linux.
Ou mesmo Linux em CD. Não precisa instalar nada. É só rodar pelo drive.
Vocês complicam o que é fácil... :|
Ps: Putz, três posts duplicados... alguém apaga aí.
Heceldamar 27-06-2004, 16:02 Simples. Uma partição para XP, outra para Linux.
Heceldamar 27-06-2004, 16:04 Simples. Uma partição para XP, outra para Linux.
Ruby Moon £ 27-06-2004, 17:59 Mas se for asism, pra quê Linux? Aí eu só uso o XP!
Eu quero praticidade. Ficar particionando disco é um saco. E, pelo que eu saiba, não dá pra rolar Linux pelo CD por causa do NTFS.
E aí? :eh:
Ruby Moon £ 27-06-2004, 18:02 Mas se for assim, pra quê Linux? Aí eu só uso o XP! Se for pra deixar 2 OS, pra quê trocar de OS? Não vale a pena.
Eu quero praticidade. Ficar particionando disco é um saco. E, pelo que eu saiba, não dá pra rolar Linux pelo CD por causa do NTFS. E, se rolar, toda vez que eu ligar o meu computador eu vou ter que ficar caçando CD? Putz...
E formatar, particionar e depois pôr tudo de volta num disco com 80gb... não rola.
Cildraemoth 27-06-2004, 19:14 Mas porque eu uso o XP? Um único motivo: GAMES.
Linux não tem DirectX. Linux não tem suporte pra pelo menos 90% dosa games do mercado. E, mesmo que role, ele não tem drivers suficientes pra rolar numa qualidade decente. E as melhores placas de vídeo do mercado não tem suporte pra Linux.
Eu, como garota viciada em games, não tive escolha. Ou é Windows, ou é rezar pra rolar no Mac. Linux nem em sonho.
Tudo bem, não há muitos jogos para Linux. Isso é fato. No entanto, isso não é culpa do Linux, e sim dos fabricantes de jogos. O Linux tem sim suporte a jogos. Claro que não tem DirectX, nem nunca vai ter, mas ele dá todo o suporte para escrever jogos, mesmo jogos com gráficos 3D e todas essas outras coisitas. Basta olhar alguns dos jogos que há para constatar isso, há inclusive alguns jogos famosos com versões Linux. Se não me engano o Unreal Tournament é um deles. E não é nenhum joguinho do tipo campo minado...
Se não há jogos, a culpa não é do Linux, mas sim de quem não faz esses jogos para Linux.
E sim, várias das placas de vídeo "para jogos" têm drivers para Linux, geralmente das próprias fabricantes. Detalhes exatos de quais eu não posso dar, nem sobre jogos, pois não ligo muito para isso. Minha placa de vídeo é simplíssima e com apenas 8Mb. :-)
E aí, defensores do Linux: alguma idéia?
A única maneira seria tentanto convencer as fabricantes a fazer versões para Linux. Ferramentas há, e há alguns exemplos de jogos que provam que é possível.
Cildraemoth 27-06-2004, 19:19 Eu quero praticidade. Ficar particionando disco é um saco. E, pelo que eu saiba, não dá pra rolar Linux pelo CD por causa do NTFS. E, se rolar, toda vez que eu ligar o meu computador eu vou ter que ficar caçando CD? Putz...
E formatar, particionar e depois pôr tudo de volta num disco com 80gb... não rola.
Se roda em CD, o disco não interfere. Aliás, nem precisaria disco. O fato de ser NTFS a sua partição não impede nada. Aliás, o linux lê NTFS perfeitamente. Quanto a "caçar CD", isso não dá nem para classificar de desculpa furada...
A questão é: se você não quer usar, não use. Eu pelo menos não dou a mínima se você usa ou não, ou se você prefere Windows ou não. Só não me venha querer fazer-me usar o Windows também.
E tenha argumentos: dizer que você prefere Windows pois os seus jogos só rodam em Windows é um argumento. (Só cuidado para não confundir e dizer que o Linux não suporta os jogos — são eles que não suportam o Linux.) Isso não é motivo de vergonha a ninguém. Ou qualquer outra coisa, desde que seja verdadeira e válida...
Sercelda 27-06-2004, 21:55 É por isto que win é chamado de GameOS :)
Hehehe eu tenho dois os também.. não consigo viver sem os meus joguinhos :P
§Mestre dos Magos§ 27-06-2004, 23:33 Por Odin!!! Tanta discussão por causa de jogos??? :roll:
Ok ok! Vamos esclarecer alguns detalhes, tem distribuições Linux que o usuário não precisa instalar, são os chamados Live CDs, rodam direto do drive sem ter a necessidade de particionar, é como um jogo em CD sendo carregado pelo console. Esse tipo de distribuição foi feita justamente para usuários ainda não iniciados dar uma "provada" no sistema pingüim. Vale lembrar que o mínimo de memória aconselhável é de 256 Mb não compartilhados.
Quanto ao desempenho isso depende exclusivamente do hardware, o resto, basta ter as bibliotecas e dependências necessárias, ler com atenção os manuais que o pingüim pilotará sua máquina a mil!!!
Estou enviando uma pequena lista de jogos consagrados disponíveis para Linux e em seguida dois sites em que pode-se fazer download de alguns (demo ou inteiro) ou informações, para ficar por dentro do mundo Linux Gamer.
Emuladores tem muitos também, o do PS1, que testei é perfeito! :D
-SimCity 3000 Unlimited
-Descent 3
-Myth II: Soulbligther
-RailRoad Tycoon II
-Heroes of Might and Magic III
-Quake III Arena
-Kohan - Immortal Sovereigns
-America's Army: Special Forces 2.1
-Castle Wolfenstein: Enemy Territory 2.55
Superdownloads (http://superdownloads.ubbi.com.br/linux/categorias/games.html)
LinuxGames (http://www.linuxgames.com/)
A propósito, gostaria de parabenizar o ex e o Sercelda, que levam este tópico realmente a sério e nos premiam com suas palavras concisas.
Certo. Você tá no seu linux configurando configurando e configurando, cansou um pouco de fazer isso e quer jogar, digamos, Battlefield Vietnam. Aí você reseta o PC e vai pro Windows e joga.
Aí você tá no Windows e quer...hmm... o que é que tem no Linux que não dá pra fazer no Windows, mesmo? :think:
Dark Light 28-06-2004, 04:11 Bowser, estabilidade. Eu uso o win2000 (considerado uma das versoes mais estáveis do windows) e deixo o pc ligado 24h, pq rodo uma rede de irc pessoal e um mud em desenvolvimento. O windows trava religiosamente todos os dias. :D
O linux tem outras vantagens, mas vou ficar só nessa.
Não sei se alguém aqui já citou no tópico, mas quem quiser conhecer o linux pode tentar o Kurumin (http://www.guiadohardware.net/kurumin/), que roda direto do cd.
Bowser, estabilidade.
De que adianta essa estabilidade? Se você quiser jogar vai ter que ir pro Windows, mesmo, não é? E outra coisa...
Eu uso o win2000 (considerado uma das versoes mais estáveis do windows) e deixo o pc ligado 24h, pq rodo uma rede de irc pessoal e um mud em desenvolvimento. O windows trava religiosamente todos os dias.
Já deixei meu PC com WinXP SP1 ligado direto uma semana e dois dias, exatamente, e não tive problemas, lentidão, nem nada. Desliguei pq não aguentava mais dormir com o barulho do PC :lol:
E olha que nesse tempo todo eu nem precisava resetar e ir pra outro OS quando queria jogar :lol: :lol:
O linux tem outras vantagens, mas vou ficar só nessa.
Não é vantagens que eu queria saber, é algo que você possa fazer ou jogar no Linux que não desse pra fazer no Windows. :wink:
para joguinhos
http://tuxgames.gratishost.com
sabe, quake3 e q3mods rodam melhor no meu fedora2 do que no xp
meu fs2004 eh mtu melhor no linux eh do q no xp...
não é ser defensor do linux, mas falar q não tem joguinhos para o linux, eh preguiça de procurar...
não é ser defensor do linux, mas falar q não tem joguinhos para o linux, eh preguiça de procurar...
Não to falando de joguinho. Eu falo dos grandes jogos. No máximo acontece isso aí que você citou de sair pras duas plataformas...mas sair pra Linux e não pra Win, eu nunca vi
Não to falando de joguinho. Eu falo dos grandes jogos. No máximo acontece isso aí que você citou de sair pras duas plataformas...mas sair pra Linux e não pra Win, eu nunca vie vai demorar e muito
enquanto tiver mais pessoas acomodadas a coçar saquis no win, com aquele "gerenciamento" que ele tem, vai sair jogos pesados e tudo para win apenas, quem usa linux vai usar os wine da vida q acabam por rodar mtu melhor alguns jogos q o proprio win.
Eu quero praticidade. Ficar particionando disco é um saco. E, pelo que eu saiba, não dá pra rolar Linux pelo CD por causa do NTFS. E, se rolar, toda vez que eu ligar o meu computador eu vou ter que ficar caçando CD? Putz...
E formatar, particionar e depois pôr tudo de volta num disco com 80gb... não rola.*eu vejo gente leiga..."
eu me pergunto as vezes como eu consigo jogar bf, fs2004, farcry do linux.... o legal foi ver que minha qualidade de imagem eh melhor que mta maquina win...
e sobre as placas e seus drivers.... eu devo tar errado ou o meu catalisty 4.6 deve ser um bichano top de linha :mrgreen:
*eu vejo gente leiga..."
"eu vejo nerds desocupados..."
Leia direito a comparação que eu fiz com adsl da telefonica e conexão discada do IG. Quer usar Linux? Pode usar, não vou te enxer o saco. Mas não venha enxer o meu e falar que é melhor
enquanto tiver mais pessoas acomodadas a coçar saquis no win, com aquele "gerenciamento" que ele tem, vai sair jogos pesados e tudo para win apenas, quem usa linux vai usar os wine da vida q acabam por rodar mtu melhor alguns jogos q o proprio win.
eu me pergunto as vezes como eu consigo jogar bf, fs2004, farcry do linux.... o legal foi ver que minha qualidade de imagem eh melhor que mta maquina win...
Não venha insultar minha inteligência. Emular um OS pra rodar jogos não vai ficar bom como se fizesse no OS original. Além de mais lento, tem sempre um ou outro que não roda mesmo.
Bom, parece que já deu tempo suficiente, e ninguém apresentou nada que desse pra fazer no Linux que não desse pra fazer no Windows, então não deve existir mesmo...assunto encerrado 8-)
:lol: :lol: :lol:
então me explica meus 180fps no linux com o q3 no max e 80 no win no max?
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
e como explicar fps em 30 no flight simulator em locais com mtu trafego aereo com o linux e 18 - 22 com o win? :lol: :lol: :lol: :lol:
:doh:
1- Tamos falando soh dos jogos que voce tem que usar um emulador.
2- Compara 2 PCs iguais, pra ver se é isso mesmo.
3- Já ta encerrado o assunto linux x windows, não há nada que de pra fazer no linux que nao de pra fazer no Win 8-)
4- 120 FPS em um monitor que é 60Hz, super útil. Você faz parte daquele pessoal que tem orgasmos só em falar "Meu PC roda quake a 9829823 FPS" :roll:
Vejam o que o homem mais rico do mundo (não, não é o Tio Patinhas :gotinha:) disse sobre a "ameaça" da linux:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u16324.shtml
Cildraemoth 29-06-2004, 19:02 Bom, parece que já deu tempo suficiente, e ninguém apresentou nada que desse pra fazer no Linux que não desse pra fazer no Windows, então não deve existir mesmo...assunto encerrado 8-)
É difícil dizer algo que simplesmente possa ser feito só em um sistema operacional. A não ser que seja um SO especial para algum hardware especial em um dispositivo com alguma função especial.
A única coisa que me vem à cabeça seria rodar programas específicos para um SO no outro — mas isso não depende só do SO, eu não poderia rodar um programa feito para Windows c/ plataforma Intel num Windows c/ plataforma ARM. Ah, não tem Windows para ARM. Bem, não faz mal. De qualquer forma, mesmo isso é um tanto quanto relativo. Há emuladores como o Wine que permitem até um certo ponto rodar os aplicativos... E há programas que criam uma máquina virtual (vmware, bochs, qemu, coLinux), o que permite rodar um SO dentro de outro, e conseqüentemente os programas.
Se você diz que rodar o jogo X do Windows é algo que não tem como fazer no Linux, é só pegar qualquer programa para Linux e eu digo que ele não pode ser rodado no Windows, e pronto. De qualquer caso, provavelmente há um equivalente que faz a mesma coisa ou algo parecido.
A questão é o como você faz as coisas. Eu até conseguiria fazer o que faço no Linux no Windows, só que seria algo muito menos produtivo. Os UNIX foram todos feitos para isso: para que as pessoas que os usam obtenham a maior produtividade possível. Por isso que sempre andaram atrás de outros SOs em relação a interface gráfica ou outras coisas do gênero. A idéia não é ser bonito nem divertido, mas sim funcional. Para alguns isso parece ser um pecado mortal, no entanto...
Cildraemoth 29-06-2004, 19:13 Aliás, lembrei de algumas coisas...
É possível rodar o kernel do linux sob o próprio linux, ou seja, rodar o SO como um programa normal. Mesmo que não tivesse utilidade (mas tem — e muita[0]), é divertido. :-) Quero ver alguém rodar o Windows dentro do Windows...
Além disso, nunca houvi falar de um Windows que rodasse direto do CD, sem instalar, e que ainda por cima, nesse mesmo CD, viesse com uma quantidade imensa de programas para todo tipo de finalidade. Um live-cd com um usb stick é basicamente ter o seu computador (inclusive os seus documentos) e seus programas em qualquer computador. Pouca coisa?
[0]Só como exemplo, serve para debugar o kernel, ou para testar coisas (especialmente as destrutivas :-) ) sem comprometer a máquina.
:roll:
Se divertir debugando kernel, ah fala sério eu tenho mais o que fazer...
Mas de qualquer forma, existem varios programas pra Win que emulam um PC e dá pra "se divertir" também...aliás, quando rodei linux pela 1a vez pra ver, foi no virtualPC (axo q era assim), justamente pra não comprometer meu PC...
Dark Light 29-06-2004, 22:43 Bowser, você que perguntou algo que dá pra fazer no linux e nao da no win, oras, divertido ou não. e ah: ele diz, rodar o linux como um programa, não com um emulador.. é diferente 8O
Agora no quesito live-cd o linux está bem à frente do win. é possível rodar um live-cd como o kurumin (que tem 200mb) carregando ele todo na memoria ram, com uma performance mto boa, e sem instalar nada no hd. E ele vem com a maioria dos programas que um usuário domestico poderia precisar (e com ícones para instalar novos programas baixando da internet e instalando automaticamente) 'catar cd' não é um problema, basta ser organizado ou deixar sempre o cd no drive. É possível inclusive remasterizar (facilmente) o cd, fazendo um novo cd do kurumin que já tenha instalado os programas que se vc usa normalmente, pra nao ter que ficar baixando os programas sempre que iniciar o pc.
O windows talvez algum dia faça lives cds para algo como versoes demo, ou só um disco de boot mais incrementado, mas atualmente não tem nenhum 8-)
"Usar o pc de forma funcional sem mexer nos hds (ou sequer ter um)" é algo que é possível fazer usando linux e não é possível fazer usando windows.
----
ps: jogos da id (como quake) são feitos antes em linux para depois fazer uma versao pra windows. porque sera?
pps: voce sabia que, no debian (e em distros baseadas no debian, e no conectiva tambem, que adaptou o apt-get aos pacotes rpm), bastam apenas 2 comandos* para atualizar todos os programas instalados no computador? e apenas um comando para baixar da internet um programa oficial debian (são uns 14000 pacotes) e instalar no computador. e um só comando também para transformar um programa linux em um formato que o debian reconheça como programa, para instalar ele do modo 'certo'.
é possível, por ex, colocar um ícone "atualizar sistema" na área de trabalho, ou colocar para se conectar à net quando o pc iniciar e atualizar automaticamente todos os programas instalados no pc (se houver algo pra atualizar). uma coisa bem complicada de se fazer no windows (em parte pq há mtos programas que cobrariam uma nova licensa pela proxima versao, mas principalmente pq não há uma forma 'centralizada' de atualizar programas)
o sistema de pacotes do debian da de 10 a 0 naquele 'adicionar/remover programas'
* poderia-se dizer que o linux é pior porque isso é feito por comandos, mas existem programas gráficos que auxiliam o usuário a fazer isso (o usuário não precisa realmente saber como usar o apt-get)
Bowser, você que perguntou algo que dá pra fazer no linux e nao da no win, oras, divertido ou não.
Ok Ok. É uma possibilidade, mas não acho que venha a ser algo que vou sentir falta algum dia, como ficar sem jogar :mrgreen:
ps: jogos da id (como quake) são feitos antes em linux para depois fazer uma versao pra windows. sabia?
Hm bem que tem cara mesmo...
"Usar o pc de forma funcional sem mexer nos hds (ou sequer ter um)" é algo que é possível fazer usando linux e não é possível fazer usando windows.
É meio raro encontrar um PC hoje em dia que tenha um HD pequeno, quem dirá um PC sem HD.
Eu já tentei instalar uma distro do linux aqui, um tal de peanut (amigo meu que recomendou, falou que era bom pra começar por sei la quais motivos que não lembro agora), e como eu estava com 3Hds, eu limpei o hd menor e instalei o linux lá. Quer dizer, não cheguei a isso, por que dava algum problema na instalação que eu não soube resolver e meu amigo não conseguiu me ajudar, e era um tal de montar drive pra cá e pra lá...no final não consegui e acabei desistindo mesmo, não ia perder meu dia inteiro naquilo...e olha que eu tava com uma baita boa vontade...
Sercelda 30-06-2004, 01:06 Alguns comentários divertidos (e reais) achados na comunidade Geeks do Orkut :P
--> Windows was designed for looks not functionality
--> Windows has very few restrictions built in
--> It is commercial, closed-source and is designed by a busness man not a computer programmer.
--> It is an immature OS.
--> It is a 32 bit extension and a graphical shell for a 16 bit patch to an 8 bit operating system originally coded for a 4 bit microprocessor, written by a 2 bit company that can't stand 1 bit of competition.
Hm bem que tem cara mesmo...
não é atoa que quake foi inovador
que quake2 foi inovador com sua iluminação
como quake3 foi inovador com graficos redondos
como doom3 ta ai para inovar com camadas e mais camadas nos personagens.
não é atoa q a id nunca foi hackeada e divulgaram o codigo fonte dos seus jogos compilados na internet.
temos o ut, que eh desenvolvido inicialmente em bsd.
eu lembro de uma tal chamada valve que foi hackeada via outlook.... dum jogo chamado half-life 2.... conhecem? :mrgreen:
é... open source eh ruim bagarai
Dark Light 30-06-2004, 05:57 -> It is a 32 bit extension and a graphical shell for a 16 bit patch to an 8 bit operating system originally coded for a 4 bit microprocessor, written by a 2 bit company that can't stand 1 bit of competition.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Tipo, que tal pararmos de discutir qual o melhor, linux ou windows? Linux tem suas vantagens, o windows tem as suas e nem o bowser nem eu (e possivelmente, nem o sercelda nem o omykron nem o cild) vamos mudar de opnião.
(Na verdade, fiquei com mó vontade de responder ao Bowser, mas resolvi me conter)
Sercelda 30-06-2004, 17:51 Mass eu ainda gostaria de colocar um email que eu recebi hoje (em um alista de discussão) e que é bem interessante para o nosso caso:
Galera eu rodo meus scripts PHP e ASP no Servidor IIS e a alguns dias atrás eu peguei um vírus aqui no micro e parou de funcionar o IIS, a partir dai eu tirei o vírus (eu acho).......passei mil vezes vários anti-virus e agora consta q meu computador está livre de vírus, mais o meu IIS continua a não funcionar, eu abro o painel "Gerenciador de Serviços" e vejo q os serviços do IIS (FTP, SMTP, WWW) estão todos com status "iniciando" mas nunca inicia.......ja desinstalei o IIS e instalei denovo e continua a dar esse pau, não sei o que acontece...alguém da uma ajuda aê q ja ñ sei mas o que fazer...
Aaaa sim.. se ele usasse linux ele não teria este problema :) o tempo que ele teria gasto "configurando" o sistema ia ser equivalente ao tempo que ele está gastando tentando arrumar seu windows :P
AAAAA mas um format básico resolve...
não é atoa q a id nunca foi hackeada e divulgaram o codigo fonte dos seus jogos compilados na internet.
Quake 3 Arena é opensource? Essa é nova pra mim
nem o bowser nem eu (e possivelmente, nem o sercelda nem o omykron nem o cild) vamos mudar de opnião.
Falou tudo
(Na verdade, fiquei com mó vontade de responder ao Bowser, mas resolvi me conter)
Dont be afraid 8-)
Quake 3 Arena é opensource? Essa é nova pra mim
vc axa q o pessoal refaz a engine do q3 para os mods como?
modo descarte?
vai tentando até fazer algo igual á?
» Microsoft patenteia agrupamento de botões na barra de tarefas
Essa vem do Slashdot:
Depois de pantetear o duplo clique, de acordo com o "US Patent office", agora a
Microsoft patentou o agrupamento de botões na barra de tarefas. Aquele recurso
que agrupa em um único botão tarefas de um mesmo aplicativo.
quem não tem para onde correr, atira no proprio pé.
xega a ser engraçado ver o desespero da microsoft para evitar o avanço dos "concorrentes".
Dark Light 02-07-2004, 08:05 » Microsoft patenteia agrupamento de botões na barra de tarefas
Essa vem do Slashdot:
Depois de pantetear o duplo clique, de acordo com o "US Patent office", agora a
Microsoft patentou o agrupamento de botões na barra de tarefas. Aquele recurso
que agrupa em um único botão tarefas de um mesmo aplicativo.
quem não tem para onde correr, atira no proprio pé.
xega a ser engraçado ver o desespero da microsoft para evitar o avanço dos "concorrentes".
Agora isso daí é sacanagem. O KDE, que possui uma opção para colocar isso, vai ter que retirar?
Pra mim não faz a menor diferença, já que o kde possui vários desktops virtuais e com isso a barra de desktop nunca fica 'cheia'. Mas, epa! Duvido que tenham patenteado isso, já que os kras q fazem software livre não gostam mto de patentes (o próprio richard stallman escreveu um texto - bem coerente até - atacando esses esquemas). Se a microsoft colocar vários desktops no windows (o que aumentaria a 'qualidade' geral do sistema, até) e logo em seguida patentear, praticamente todos os gerenciadores de janelas do linux vão ter que retirar (até o window maker!), apesar de os gerenciadores de janelas do linux já terem varios desktops a mtos anos. 8O 8O algm me diz q eu to errado :neutral:
Axo q essas idéias de design e funcionalidade não deviam poder ser patenteadas. Só deveriam poder idéias de cunho cientifico, e olhe lá :think:
Ahn... vcs também piram. Não se pode patentear o que já era existente, só o que é invenção própria. Se for provado que a feature tinha existência anterior, não pode ser patenteada ou a patente é anulada.
Parece que vocês não entendem que a Microsoft é uma empresa que visa lucro e logicamente patenteia o que inventa, assim como a IBM, Intel, APPLE (essa aí tem pencas de patentes, algumas bem ridículas, sob o referencial de vocês e a maioria ligada a design e usabilidade) e assim por diante.
E se eu tivesse feito alguma coisa patenteável, eu patentearia também. Não vou me iludir quanto a esse ponto. Normalmente os maiores inimigos das patentes e dos direitos autorais são aqueles que nunca produziram nadinha.
Dark Light 02-07-2004, 14:19 Ah - desculpe pela ignorancia, não sabia que para patentear precisava ser o primeiro a usar. De qualquer forma é bom saber disso :wink:
E se eu tivesse feito alguma coisa patenteável, eu patentearia também. Não vou me iludir quanto a esse ponto. Normalmente os maiores inimigos das patentes e dos direitos autorais são aqueles que nunca produziram nadinha.
Isso isso foi se referindo a mim? :roll: :osigh:
Bem, não sou um dos maiores "inimigos" das patentes. Na verdade não sou tão contra os patentes assim :P
Mas olha só, muita gente do software livre é contra os patentes, e eles certamente produziram bastante coisa. Inclusive tendo várias idéias "patenteaveis".. :think:
Não, não estou me referindo a ninguém em específico. Eu discuto o assunto, não as pessoas que estão discutindo o assunto :obiggraz:
Dark Light 03-07-2004, 07:14 Aaaaah sim Deriel.. então tá :obriggazz:
Tipo, olha só. Eu acho que, se eu inventasse algo patenteavel, eu acho que não patentearia.
eu não tenho muito talento (ou talvez, seja um defeito mental, ou valores morais incompativeis com a sociedade onde eu vivo, enfim..) pra ganhar dinheiro. quero dizer, pode parecer burrice, de vez em quando alguma pessoa vem e diz "faz isso pra mim, eu pago!" e eu respondo "isso é simples, eu faço de graça", e olha que eu sequer sei C ou PHP que costumam dar $. Acho perfeitamente normal eu arranjar um emprego e receber um salário, mas acho perfeitamente possível que meu chefe me passe pra tras e me pague 1/3 do que pagaria a outro funcionário que fizesse o mesmo serviço. :think:
pode parecer piegas, mas sonho em um mundo em que o sol brilhe mais intensamento, o céu seja ainda mais azul, o mundo não tenha miséria ou guerras, o linux rode todos os programas do windows de forma mais eficiente que o próprio windows, tenha distribuições onde a GUI rode de maneira quase transparente e a microsoft abra falência.
porque eu acho que o linux não iria virar "a nova microsoft" depois de dar nocaute no ultimo round? porque a licensa GPL não permite. Essa parte é o mais legal. 8-) Por mais que existam empresas caça-níquel que querem ganhar dinheiro fácil com o linux, o debian sempre vai ser muitissimo estável. E arrisco dizer que se alguma distribuição conseguir ser tão estável quanto o debian, provavelmente tem os mesmos propósitos que ele.
É, ao que parece eu sonho demais, mas não estou tão distante da realidade assim, ao menos em relação ao linux e windows. :mrgreen:
Porque tanta coisa contra a microsoft? eu admiro a competição capitalista, capaz de gerar bons produtos e boas idéias, mas a da microsoft é quase inexistente. Seria muito melhor se os padrões fossem abertos e fossem respeitados, e a equipe do software livre geralmente está comprometida com isso. Um exemplo: enquanto a microsoft está tentando fazer com que o linux não trabalhe com o windows, por exemplo tentando proibir que o linux leia fat32, está tentando fazer com que os usuários usem o windows por ser compativel com o sistema que eles usam atualmente, não por ser melhor. Eu sei que uma empresa visa sempre o lucro, mas a microsoft está atrasando a tecnologia com isso. Ela está sacaneando os usuários, também. :sad:
O ideal é que todos os sistemas sejam compatíveis, e o melhor seja mais usado. Se tanto o windows quanto o linux (e o freebsd, e o polaris, e etc) fossem 100% compatíveis sem nenhum problema, eu acharia a microsoft uma empresa justa, responsável e comprometida em oferecer um sistema melhor ao usuário final, e acharia perfeitamente aceitável que o windows fosse mais usado que o linux (afinal, se todos são compatíveis, o melhor sistema é o mais usado. Eu sequer conto o marketing que rola nisso, porque o linux tem o "marketing de formiguinha" que tá funcionando muito bem.). Eu até reconheço que o windows não perderia tão feio assim caso a disputa fosse mano a mano (ou seja, tudo compativel), porque o windows evoluiu muito do 2000 pra cá.
Agora, isso não acontece. Os sistemas são pouco compatíveis, e a microsoft quer que seja menos ainda. De quem é a culpa? Claramente, da microsoft, e não do linux (ou alguém aqui discorda?). Pela disputa ser desigual, o Microsoft pode se dar ao luxo de relaxar e gastar mais dinheiro em, por exemplo, propaganda (ou em qualquer outra coisa). Não digo que ele de fato faça isso atualmente, mas por muito tempo fez (ao menos) - E isso é, simplesmente, jogar sujo.
Resumo do que eu falei aí em cima: Independente do Windows ser melhor ou não que qualquer outro sistema operacional, ele não é o mais usado por ser melhor. É usado por ter maior compatibilidade (Hardware, jogos, programas, etc.). E isso não aconteceu por acaso. SE a intenção da microsoft fosse fazer com que sistema operacional mais usado pelo desktop-users[1] fosse de fato o melhor, ela não estaria com essa política de jogo sujo. :wink:
ps: Não reclamo nem de programas[2] ou Hardware. Isso não depende diretamente da microsoft e sim de outras empresas, fazendo com que uma decisão da microsoft nesse campo demorasse um ou dois anos para estar 'valendo' no mercado. Pra mim basta liberar o directx para análise e o possível desenvolvimento de um código livre que o imite (não precisa nem tornar o código open source, basta dar o povo dar uma olhada nele que eu fico sadisfeito). Veja bem, parece muito estranho ela liberar assim do nada, e de fato é, mas pensem comigo: De que ela tem medo[3]? Ela pagou profissionais muito competentes para fazer o directx (e não digo que ficou ruim), como programadores de final de semana (que nao têm nada melhor pra fazer e acabaram cansando de coçar o saco, de modo que acabaram trabalhando de graça) poderiam fazer algo à altura daquilo? Eles fariam algo porco e mal escrito, cheio de bugs, com a performance de cerca de 10% do directx original. Ou será que eu estou enganado? 8-)
[1] Na verdade, todo o post foi sobre os desktop-users. Nos servidores, linux já é maioria à algum tempo, e todo o problema sobre compatibilidade simplesmente não existe lá (para servidores o linux é até mais compatível, porque aceita MUITAS arquiteturas de processadores, tem um bom sistema de rede que não passa por uma camada como winsock.. mas deixemos isso de lado, não é o assunto do tópico)
[2] Talvez dependa da microsoft sim a parte de programas, mas tudo bem. Eu não me preucupo com isso, programas em si o linux pode suprir 90%. Os outros 10% são tão específicos (como o orb, usado pelo mud valinor para editar áreas sem usar o olc (porque é mais produtivo e porque muitos desenvolvedores não poderiam ter o olc), enquanto o talisman (escrito em java, mas a edicao de resets ainda nao foi escrita) não volta a ser desenvolvido) que vale a pena roda-los com wine. 8-)
[3] Falei muitas inverdades a partir desse ponto (e eventualmente algumas verdades), mas que são frases caracteristicas de pessoas que não sabem o que é o software livre, de modo que muitos que lerem esse trecho somente iriam acreditar de fato nele. Quem me disser quantas e quais eu dou um pirulito :D
Ahn... sendo uma empresa que visa lucro, pra que iria se empenhar em fazer um sistema "gratuito" (muito entre aspas pois é só gratuito na compra) ser compatível com seus sistemas ejogos, que lhe rendem lucro? Pensamento muito bonito, mas não prático.
É o mesmo que pensa que dinheiro não importa, importa a profissão escolhida. Depois vê que dinheiro tem uma parecela bem grande de peso.
Dark Light 04-07-2004, 03:43 Ahn... sendo uma empresa que visa lucro, pra que iria se empenhar em fazer um sistema "gratuito" (muito entre aspas pois é só gratuito na compra) ser compatível com seus sistemas ejogos, que lhe rendem lucro? Pensamento muito bonito, mas não prático.
É o mesmo que pensa que dinheiro não importa, importa a profissão escolhida. Depois vê que dinheiro tem uma parecela bem grande de peso.
pois é... é meio nonsense mesmo. mas enquanto as empresas pensam apenas no lucro, os governos (ao menos em tese) pensam na sociedade. não deveria ser permitido esse tipo de sistema fechado em softwares comerciais, ao menos em relacao a sistemas operacionais. não faz sentido?
tipo, sobre esse gratuito, nao confunda. o free de free software é sobre liberdade e não preço.
ps: mas, falando sobre preço, eu lembro de uma enquete em um site sobre defacers. "voce prefere gastar 500 com licenca e 1000 com suporte ou 0 com licensa e 1500 com suporte?", o segundo ponto foi muitissimo mais votado
mas, falando sobre preço, eu lembro de uma enquete em um site sobre defacers
I rest my case 8-)
§Mestre dos Magos§ 04-07-2004, 10:56 (todas as mensagens dele)
:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:
Debian é bom, mas prefiro o Slackware, quanto ao fato de ideologia penso parecido com vc, por exemplo, se eu fosse um grande programador não gostaria de trabalhar para a MS, pois me sentiria um traidor de meus próprios ideais e não seria feliz profissionalmente. O que gostaria mesmo é trabalhar por uma empresa de respeito que tenha pelo menos uma parte de seus produtos voltados para Linux e que eu fosse um dos responsáveis por essa produção. Mesmo que não ganhasse tanto quanto na MS.
Dinheiro realmente não é tudo, mas resolve muitos problemas sim.
Mas de que adianta ganhar o mundo e perder a alma. Não trabalharia para o demônio.
Muitos não percebem, mas Linux e GPL (e variantes) vão muito além de tecnologia é filosofia e ideologia. Portas abertas ao conhecimento.
Vive le liberté, vive le Linux !!!
Ahn... Microsoft demônio? Intel? AMD? Apple? Estão logicamente extremando demais. Não sei exatamente qual a experiência profissional de vocês, mas me parece fora da realidade. Um software não se faz segundo "consciência" mas sim segundo necessidades práticas do cliente, que necessita desse software. Cada cleinte possui suas metas, interesses e ideais que devem ser respeitados. Não existem "free programmers" que fazer softwares por si e oferecem pra venda (estes teriam, claro, total liberdade de criação).
Eu fico em geral trabalhando por 4 a 5 meses em cada projeto, o que dá uma média de 3 projetos/ano. Não me sinto nenhum pouco mal em trabalhar para o Boticário, que é uma empresa excelente em todos os parâmetros - legais, ambientais, tratamento de funcionários, políticas - por ela trabalhar com Microsoft. Aliás, eu vi as planilhas de custos deles, fiz a pergunta "mas pq não Linux?" e eles me responderam.
Não há nada "maligno" em se programar para Microsoft, Apple ou Intel (todas elas com atuações de mercado bem semelhantes no quesito que vocês chamam de "malignos"). Ah, e trabalhar com sistemas Microsoft não é trabalhar para a Microsoft. Se você não quiser trabalhar com eles, opção de cada um (e que se assuma o preço da decisão).
Enfim, menos, moçada. Não me sinto nenhum salvador do mundo quando desenvolvo em Java muito menos me sinto o corruptor por trabalhar com .NET no Boticário.
§Mestre dos Magos§ 04-07-2004, 12:55 Ahn... Microsoft demônio? Intel? AMD?
Não me lembro de ter criticado a Intel e a AMD...
Ambas já deram contribuições à comunidade Linux
Não vejo mal em alguém ou alguma empresa ganhar dinheiro com softs, porém nunca vou concordar com a política suja e arbitrária da MS.
Você que programa em Java deveria saber que a Sun, é tida também como inimiga da empresa do Bill Gates.
Outra coisa, Java é multiplataforma, mas a MS já tentou trasformá-la em monoplataforma. Tire suas próprias conclusões.
E a Sun é uma das empresas mais sujas do mercado, monopolista, agressiva e que faz chantagem (PeopleSoft alguém?). Isso tira os méritos do Java? ;)
É que é um bom esporte falar mal da Microsoft e esquecer as outras empresas grandes que fazem as mesmíssimas coisas só pq "ajudaram a comunidade Linux" uma vez ou outra. ISSO eu acho completamente sem ética.
Sercelda 05-07-2004, 00:13 se eu fosse um grande programador não gostaria de trabalhar para a MS
Eu queria trabalhar na Microsofot :mrgreen: :lol: :roll:
Dark Light 05-07-2004, 10:14 Debian é bom, mas prefiro o Slackware, quanto ao fato de ideologia penso parecido com vc, por exemplo, se eu fosse um grande programador não gostaria de trabalhar para a MS, pois me sentiria um traidor de meus próprios ideais e não seria feliz profissionalmente. (...)
Muitos não percebem, mas Linux e GPL (e variantes) vão muito além de tecnologia é filosofia e ideologia. Portas abertas ao conhecimento.
Rapaz, o mantenedor do kernel 2.4 (marcelo tossatti) disse em uma entrevista que, se a microsoft quiser, ele trabalha pra ela. pq? pq a microsoft paga muito bem :obiggraz:
Eu não consideraria isso uma traição ao software livre, mas de qualquer forma não teria coragem também
E, pois é :mrgreen: Falando em ideologia, tem uns bannerzinhos (http://debian-br.alioth.debian.org/?id=Banner) que vocês poderiam usar (deve ter banners do tipo pra slack, mas nao sei aonde encontraria)
Um software não se faz segundo "consciência" mas sim segundo necessidades práticas do cliente, que necessita desse software.
A comunidade de software livre obtém sucesso quando consegue unir ambos. Nem sempre é possível, mas eu preferiria trabalhar em projetos copyleft e ganhar dinheiro com isso (ex: o governo da alemanha paga bem aos programadores que desenvolvem criptografia de código aberto, porque nao confiariam em programas americanos para isso (que podem vir com exploits, nunca se sabe...)
E a Sun é uma das empresas mais sujas do mercado, monopolista, agressiva e que faz chantagem (PeopleSoft alguém?). Isso tira os méritos do Java? ;)
É que é um bom esporte falar mal da Microsoft e esquecer as outras empresas grandes que fazem as mesmíssimas coisas só pq "ajudaram a comunidade Linux" uma vez ou outra. ISSO eu acho completamente sem ética.
Sério? interessante saber disso :think: Em que sentido a sun/intel/apple fazem o mesmo que a microsoft? poderia colar links de notícias aqui? Queria saber mais sobre o assunto.
Sobre o esporte de falar mal da microsoft, é sempre bom praticar, né.. As olimpiadas tão vindo aí, quem sabe o brasil não ganha uma medalha.. :lol: :lol:
edit: sercelda, seu traidor :lol: (brincadeirinha)
edit2: legal o tópico ter perdido seu caráter flame-war (http://fwforum.no-ip.com/faq.asp).. :think:
Sercelda 05-07-2004, 15:02 E, pois é :mrgreen: Falando em ideologia, tem uns bannerzinhos (http://debian-br.alioth.debian.org/?id=Banner) que vocês poderiam usar (deve ter banners do tipo pra slack, mas nao sei aonde encontraria)
http://www.slackware.com/~msimons/slackware/grfx/
aaa sim.. o meu predileto:
http://www.slackware.com/~msimons/slackware/grfx/shared/divineSW.gif
E, pois é :mrgreen: Falando em ideologia, tem uns bannerzinhos (http://debian-br.alioth.debian.org/?id=Banner) que vocês poderiam usar (deve ter banners do tipo pra slack, mas nao sei aonde encontraria)
http://www.slackware.com/~msimons/slackware/grfx/
aaa sim.. o meu predileto:
http://www.slackware.com/~msimons/slackware/grfx/shared/divineSW.gif
eu gosto desse
http://www.linuks.mine.nu/volkany/banners/debian/debian_banner_05.png
Estamos trocando o Debian pelo FreeBSD no final do mês :obiggraz:
Estamos trocando o Debian pelo FreeBSD no final do mês :obiggraz:eu sei
:)
§Mestre dos Magos§ 06-07-2004, 22:29 Sobre o esporte de falar mal da microsoft, é sempre bom praticar, né.. As olimpiadas tão vindo aí, quem sabe o brasil não ganha uma medalha.. :lol: :lol:
Valeu, Sercelda, pela dica de banner, estava com preguiça de fazer o meu... :D
Quanto a esse esporte, acho que o Brasil tem grandes chances de conseguir medalhas. Principalmente depois do caso Sérgio Amadeu (http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/Amadeu).
Aproveitando o ensejo queria apresentar o jogo The Battle Of Wesnoth (http://wesnoth.slack.it/?WesnothBinaries), um ótimo game de estratégia. O link os levará direto à parte de downloads. Tem para tudo quanto é SO: Linux, Mac, FreeBSD, BeOS, Rwindows.
Se todas empresas seguissem esse exemplo democrático não daria motivo para falarem coisas do tipo: "Existem poucos jogos/softs para Linux"
A grosso modo é como VG, se lançam um jogo para PS, deve-se também lançá-lo para DC, Xbox, etc.
Ass. Abbandon
grosso modo é como VG, se lançam um jogo para PS, deve-se também lançá-lo para DC, Xbox, etc.
Bota grosso nisso hein.
1- Comparar PC com videogame é estupidez.
2- Existem sim alguns jogos multi plataformas, mas de longe os jogos especificos pra plataforma são melhores.
3- Mesmo os jogos multiplataformas estão beeeeeem longe da sua ideologia de software livre, lembra? :lol: :lol: :lol: :lol:
§Mestre dos Magos§ 07-07-2004, 00:28 Bota grosso nisso hein.
2- Existem sim alguns jogos multi plataformas, mas de longe os jogos especificos pra plataforma são melhores.
3- Mesmo os jogos multiplataformas estão beeeeeem longe da sua ideologia de software livre, lembra? :lol: :lol: :lol: :lol:
O ser humano aprende muitas vezes por analogias, se caso seus 19 aninhos não lhe deixam perceber isso paciência...
Alguém que cuja única preocupação é jogar não dá para discutir.
Aliás, chega de criancisses, vou te deixar no ignore agora.
Sugiro que vc faça o mesmo comigo, ou melhor nos premie com sua ausência deste tópico e vá jogar Mario Bross e seu Rwindows pirata.
Bem que tinham me avisado...
"Criança feliz..."
bom, para quem eh fã de bsd e linux, uma boa noticia (incluindo para a valinor)
http://www.nongnu.org/glibc-bsd/
Debian GNU/kFreeBSD
roda direto do cd, vale a pena apra qum quer começar com o bsd.
a equipe do debian q fez o kFreeBSD
Sercelda 07-07-2004, 11:11 Bota grosso nisso hein.
O ser humano aprende muitas vezes por analogias, se caso seus 19 aninhos não lhe deixam perceber isso paciência...
Sugiro que vc faça o mesmo comigo, ou melhor nos premie com sua ausência deste tópico e vá jogar Mario Bross e seu Rwindows pirata.
"Criança feliz..."
Não alimente os trolls (http://brlinux.linuxsecurity.com.br/noticias/002750.html) :roll:
Sercelda 07-07-2004, 12:36 Os conselhos que damos, e que podem ajudar em muito em sua segurança é:
* anti-vírus sempre atualizado;
* evite utilizar o Outlook e o Outlook Express (sugiro o Thunderbird, no (http://www.mozilla.org);
* se puder, evite usar Windows;
8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O 8O
"Criança feliz..."
Por uma analogia errada ninguém aprende. Se sua idade de monge budista o faz pensar que sim, problema só seu. Nunca disse que minha única preocupação é jogar, e elas não interessam a você nem a ninguém aqui, a não ser que eu ache que interessem. Ótimo, seja covarde como muitos já fizeram e me coloque na ignore list. Se minha ausencia for tão desejada assim, sabem mto bem como garantir isso.
Ah, Mario Bros é com um S só e meu Windows é original. Limite-se a falar sobre o que você (acha que) sabe.
Claro que eu não vou convencer um revolucionário nervosinho que nem você, mas tá dito.
Deriel, em sua coluna na Valinor escreveu:
Os conselhos que damos, e que podem ajudar em muito em sua segurança é:
....
Segurança? Não use internet. Não use Windows. Aliás, não use sistema operacional algum, fique parado olhando praquela tela preta que pede um disco de boot, você vai estar totalmente seguro. Melhor nem usar PC :lol:
Humm eu já parei de prestar atenção ao que o Bowser fala faz tempo...
Antes fosse verdade
relaxem
a ultima atrocidade que falta eh começar a falar mal de bsd...
* evite utilizar o Outlook e o Outlook Express (sugiro o Thunderbird, no (http://www.mozilla.org);
Qual a surpresa? Eu sempre fiz questão de ressaltar que eu uso pois prefiro, mas estou ciente dos problemas, ué :obiggraz: Vocês precisam ter mais contato com críticos isentos, como eu :wink:
Dark Light 07-07-2004, 22:03 O ser humano aprende muitas vezes por analogias, se caso seus 19 aninhos não lhe deixam perceber isso paciência...
"Criança feliz..."
Por uma analogia errada ninguém aprende. Se sua idade de monge budista o faz pensar que sim, problema só seu. Nunca disse que minha única preocupação é jogar, e elas não interessam a você nem a ninguém aqui, a não ser que eu ache que interessem. Ótimo, seja covarde como muitos já fizeram e me coloque na ignore list. Se minha ausencia for tão desejada assim, sabem mto bem como garantir isso.
Ah, Mario Bros é com um S só e meu Windows é original. Limite-se a falar sobre o que você (acha que) sabe.
Claro que eu não vou convencer um revolucionário nervosinho que nem você, mas tá dito.
Ei, que tal parar? Ambos estão usando argumentos bobos e infantis (ataque pessoal (http://www.str.com.br/Scientia/falacias2.htm#attack), onde já se viu!), eu acho a opnião de ambos interessante pra esse tópico (não faz muito sentido discutir em um lugar onde todos concordam com o assunto sendo discutido) e axo q vcs já estão crescidos demais pra esse tipo de briguinha. Eu inclusive acredito vocês sejam capazes de fazer as pazes por MP. :P (ou, ao menos, pararem de brigar :think: )
Deriel, em sua coluna na Valinor escreveu:
....
Segurança? Não use internet. Não use Windows. Aliás, não use sistema operacional algum, fique parado olhando praquela tela preta que pede um disco de boot, você vai estar totalmente seguro. Melhor nem usar PC :lol:
Está longe de ser impossível ter segurança em um computador, Bowser, se foi isso que você sugeriu. É impossível ter segurança 100% em um sistema atualizado constantemente, mas isso não quer dizer que um sistema estável não possa ter segurança 100%, e que um sistema atualizado constantemente não possa ter segurança.. 99%, 98%. 8-)
"Não use internet" não me parece uma conclusão correta :think:
Humm eu já parei de prestar atenção ao que o Bowser fala faz tempo...
Antes fosse verdade
Ao que me consta, ele não prestou atenção ao que você falou :lol: . Prestou atenção ao que o Viking falou, repreendendo a resposta que ele deu à você (taí duas pessoas que podiam fazer as pazes, também :think: )
Qual a surpresa? Eu sempre fiz questão de ressaltar que eu uso pois prefiro, mas estou ciente dos problemas, ué :obiggraz: Vocês precisam ter mais contato com críticos isentos, como eu :wink:
Por algum motivo eu não acharia que iria ver você dizer isso :think: 8O :clap: :clap: :clap:
Reconhecer as vantagens e desvantagens. Hmmm.. as vantagens do windows que eu consigo pensar agora: "usabilidade" e "compatibilidade", sabe me dizer alguma outra? :think:
Sercelda 07-07-2004, 23:01 Aaa sim... é aquela velha história: "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço" :mrgreen:
Dark Light 07-07-2004, 23:02 Pessoalmente, acho o gnome e o kde (e as bibliotecas Qt e GTK) mais bonitas que o windows xp
:)
§Mestre dos Magos§ 07-07-2004, 23:19 Ei, que tal parar? Ambos estão usando argumentos bobos e infantis (ataque pessoal (http://www.str.com.br/Scientia/falacias2.htm#attack), onde já se viu!), eu acho a opnião de ambos interessante pra esse tópico (não faz muito sentido discutir em um lugar onde todos concordam com o assunto sendo discutido) e axo q vcs já estão crescidos demais pra esse tipo de briguinha. Eu inclusive acredito vocês sejam capazes de fazer as pazes por MP. :P (ou, ao menos, pararem de brigar :think:
Ok! Porém paciência tem limites! Criei esse tópico pensando em pessoas adultas para discutir o malefício do monopólio da MS, no entanto tem engraçadinho que vem aqui só para agredir verbalmente outrem. Se o cara não gosta da discussão, ótimo. Não participe. Agora vir até aqui, num assunto de real utilidade pública para brincar é demais. Detalhe, inicialmente foi cordial, mas quem me atacou já foi cordial comigo?
Outro detalhe, nada contra você, mas faltou com ética ao reproduzir tudo o que ambos disseram, visto que já o coloquei em ignore.
Vamos agora retomar a discussão CIVILIZADAMENTE e de MODO SÉRIO.
Aconselho a todos que ignorem futuras infantilidades aqui e sigam como se nada de avulso ao tema tivesse sido escrito.
Vamos ao tópico.
Dark Light 07-07-2004, 23:23 Ei, que tal parar? Ambos estão usando argumentos bobos e infantis (ataque pessoal (http://www.str.com.br/Scientia/falacias2.htm#attack), onde já se viu!), eu acho a opnião de ambos interessante pra esse tópico (não faz muito sentido discutir em um lugar onde todos concordam com o assunto sendo discutido) e axo q vcs já estão crescidos demais pra esse tipo de briguinha. Eu inclusive acredito vocês sejam capazes de fazer as pazes por MP. :P (ou, ao menos, pararem de brigar :think:
Ok! Porém paciência tem limites! Criei esse tópico pensando em pessoas adultas para discutir o malefício do monopólio da MS, no entanto tem engraçadinho que vem aqui só para agredir verbalmente outrem. Se o cara não gosta da discussão, ótimo. Não participe. Agora vir até aqui, num assunto de real utilidade pública para brincar é demais. Detalhe, inicialmente foi cordial, mas quem me atacou já foi cordial comigo?
Outro detalhe, nada contra você, mas faltou com ética ao reproduzir tudo o que ambos disseram, visto que já o coloquei em ignore.
Vamos agora retomar a discussão CIVILIZADAMENTE e de MODO SÉRIO.
Aconselho a todos que ignorem futuras infantilidades aqui e sigam como se nada de avulso ao tema tivesse sido escrito.
Vamos ao tópico.
Tá, desculpa :silenced: vou falar mais nada
Aaa sim... é aquela velha história: "Faça o que eu digo, não faça o que eu faço" :mrgreen:
Não, "só faça o que eu faço se souber o que está fazendo, se não souber, faça o que eu digo"
People needs guidance :mrgreen:
§Mestre dos Magos§ 09-07-2004, 13:30 SLACKWARE 10.0 LIBERADO! (http://www.slackwarebrasil.org/)
Minha distro favorita está em sua nova versão!
Bom proveito a quem interessar! :D
eu particurlamente não vou com a kra do slackware.... sei lah, ele eh mtu estranho.. naum me habituo com ele.
§Mestre dos Magos§ 16-07-2004, 22:14 "Gostaria de começar dizendo que sou a favor da livre concorrência.
Se uma determinada empresa acha que os produtos proprietários satisfazem a sua necessidade, ótimo, implemente-os e pague por isso.
Se os recursos são limitados (o que geralmente acontece), ou se os produtos proprietários não se adequam, ou ambos, o Linux (e demais SL) são bem vindos.
Porém, o comportamento de algumas empresas que querem manter o monopólio a qualquer custo é algo lamentável. Seja essa empresa brasileira ou estrangeira, é algo que não pode-se tolerar.
Os Governos Brasileiros (Federal, Estadual e Municipal) estão contribuindo fortemente para a consolidação do SL na Administração Pública, o que possivelmente irá atrair ainda mais empresas privadas a seguirem o exemplo, economizando recursos e tendo sistemas mais adequados. Isso pode gerar demanda por serviços, tais como implementação, migração, desenvolvimento de aplicações customizadas, etc. Para os profissionais que trabalham com software livre, haverá muito trabalho. Para o governo, haverá maior arrecadação de impostos por parte desses profissionais. Vejo, então, vantagem para todos.
Porém, a mídia tem noticiado que os "funcionários" (que na verdade, nem funcionários são) dos Telecentros implementados pela Prefeitura de São Paulo estão com os pagamentos de Junho atrasados; situação que se repete mês a mês desde o final do ano passado.
Em conjunto com os "ataques" que as empresas de software proprietário têm direcionado ao governo, com a iniciativa de apoiar o Software Livre, isso não tende a diminuir a confiabilidade dos atuais usuários, e desencorajar os novos? Será que não haverá manipulação da "massa eleitoral" para eleger novos governantes e, conseqüentemente, "matar" os projetos de SL?
Deixo "aberta" a discussão, que por enquanto, ainda é livre..."
Enfim, assino em baixo. E acrescento:
O sol nasce para todos, mas a MS e outras empresas quer monopoliza-lo.
Será que se os softwares proprietários tivessem um preço acessível, a pirataria não seria praticamente liqüidada? Muito mais pessoas comprando por um preço acessível, parece ser uma boa idéia... :roll:
Ass.: Abbandon, the True Metal Warrior
|
|