• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Contos Irlandeses do Início do Século XX

Anica

Usuário
Lá do site Travessa dos Editores:

Esta antologia — organizada por Luci Collin — que apresenta contos publicados entre 1902 e 1923, pretende não só mostrar a riqueza estilística e temática que marca o conto irlandês moderno, mas também chamar à cena alguns escritores raramente traduzidos no Brasil.

Os contistas aqui reunidos podem ser divididos em dois grupos. O primeiro é formado por escritores que exploram temas e personagens ligados ao passado mitológico da Irlanda; neste grupo enquadramos Lady Gregory, W. B. Yeats, Lord Dunsany, James Stephens e Seumas O’Kelly. Já o segundo grupo, é formado por escritores que abordam o cotidiano dos irlandeses de uma perspectiva mais contemporânea e com um nítido caráter de crítica, social e política; neste grupo temos George Moore, Somerville & Ross, Bram Stoker, James Joyce e Liam O’Flaherty.

Marcado por um forte impulso criativo, o período de 1902 a 1923 ilustra como a literatura irlandesa moderna contribuiu para a afirmação da identidade nacional e de um modo de vida genuinamente irlandês.
 
Me interessei, parece bem bacana, quase não conheço nada de literatura irlandesa, tirando Joyce.

Acho que quando colocássemos lançamentos, o valor e a editora seriam interessantes para serem colocados também.
 
Opz, verdade. Editora: Travessa dos Editores. Sobre o preço, não tem no site da editora ainda porque se eu não me engano o livro foi lançado esta semana (ou ainda está para ser lançado). Na realidade eu estou divulgando aqui principalmente porque é um trabalho da Luci :mrpurple:
 
Ó lá, acabei de receber convite para o lançamento XD Para quem morar em Curitiba:

DATA: 13 de dezembro (quinta) a partir das 19:00h
LOCAL: SLÁINTE IRISH PUB
Al. Pres. Taunay, 435 Batel - Tel: 3026.8701
PREÇO DE LANÇAMENTO = R$20,00
Haverá exposição das ilustrações do livro

(BTW, as ilustrações são MUITO legais, tive a oportunidade de conferir o trabalho do Guilherme Silveira no Interartes e é realmente bacana =] )
 
Então, eu fui lá ontem e estava bem legal, tinha Heineken e bis para os convidados, hohoho. Ok, vamos ao que importa: comecei a ler ontem à noite, porque eu não me agüento de curiosidade com livros novos e também por ser o livro que é. Edição muito caprichada, as ilustrações do Guilherme estão ótimas e, é claro, a seleção de contos traduzidos pela Luci é muito bacana. É o tipo de livro que eu espero de verdade que tenha uma boa distribuição e o pessoal de sampa, rio, etc. tenha acesso também.

Quando terminar de ler todos os contos comento melhor, mas deixo desde já a observação de que para quem gosta de cultura irlandesa, o livro é um prato cheio. Só o trabalho (e cuidado!) da Luci com as notas, explicando a tradição irlandesa já faz valer o livro (btw, 20 reais é um preço ótimo. Não sei como ficará agora nas vendas normais, mas enfim, insisto: vale a pena.

Edit: Já dá para comprar pelo site da editora, custa 30 royals: http://www.travessadoseditores.com.br/index.php?tras=secao.php&area=10&id=85&page=1&total=63 )
 
Eu procurei em todas as livrarias daqui, ele foi ignorado por esses lados por enquanto, tentarei comprar pelo site da editora!!! E tomando uma guiness junto da leitura! Rá!
 
O legal de livros assim é que seria muito difícil de autores como esses serem traduzidos para o português em outras circunstâncias. É um jeito da gente conhecer autores diferentes, de lugares pouco visados pela nossa crítica literária...
 
Ah, esse é um dos que eu tenho que comprar logo. Não sei quem é a Luci, mas você é a segunda ótima referência que eu tenho dela, Ana.
E eu piro tanto em coisas irlandesas quanto eu piro em coisas nórdicas, o que é bastante.
 
*babando*

Será que vem pra cá pro Rio?
Cultura irlandesa em si já é um prato cheio... especialmente contos (não ando com muita paciência pra romances inteiros), e já que você fala tão bem das notas explicativas...
Só que comprar pela editora me desanima um pouquinho, acho que vou esperar pra ver se chega pelo menos no site da livraria cultura.
 
Gente, se eu fosse vocês garantiria mesmo comprando pelo site -> http://www.travessadoseditores.com.br/index.php?tras=secao.php&area=10&id=85&page=1&total=63 porque como a editora não é das grandes não sei como ficará a distribuição. E volto a insistir: é um trabalho impecável da Luci na tradução e a seleção de contos está ótima: então sim, valem os 30 reais com toda certeza.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo