• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Martin Freeman rebate críticas de Viggo Mortensen ao “O Hobbit”

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
O intérprete de Bilbo Bolseiro na trilogia O Hobbit rebateu as críticas feitas há poucos meses por Viggo Mortensen (o Aragorn), que disse que O Hobbit e os dois últimos filmes da trilogia O Senhor dos Anéis pecaram pelo excesso de efeitos gráficos.

Há poucos meses, o ator Viggo Mortensen, que trabalhou com Peter Jackson na trilogia O Senhor dos Anéis interpretando Aragorn, criticou abertamente o uso excessivo de efeitos gráficos na trilogia do Anel e agora em O Hobbit, sugerindo que com isso a sutileza do texto de Tolkien se perdeu em meio a tanto apelo visual.


“Peter sempre foi aficionado por efeitos especiais. Quando ele conseguiu os meios para fazê-los e a tecnologia estava desenvolvida o suficiente, ele nunca olhou para trás. Em A Sociedade do Anel, temos Rivendell, e Mordor, claro, mas há qualidade orgânica nos filmes, atores interagindo uns com os outros, e cenários reais. O segundo filme já começou a exagerar no cromaqui, na minha opinião, e o terceiro tinha efeitos demais. Era grandioso e tudo o mais, mas a sutileza do primeiro filme se perdeu nas sequências. Em O Hobbit, então, tudo isso está elevado à décima potência.”

Bem-humorado, a estrela de O Hobbit, Martin Freeman, rebateu a declaração de Mortensen ao Sunday Telegraph, dizendo que não vê as coisas por esse ângulo.

” Eu nunca gostei dele [Viggo]. Não, eu gosto dele”, brincou o ator inglês. E completou:


”Tudo o que posso dizer é: eu espero que esse não seja o caso. Eu sei que Peter e a equipe que fez esses filmes ficariam horrorizados se pensassem que tinham destruído toda a sutileza. Sim, há muito CGI, uma enorme quantidade desse negócio acontecendo. Mas eles ainda são muito, muito interessados na história. Eles querem que o lado humano ainda seja absolutamente fundamental. Além disso? É claro que é uma questão de gosto e eu respeito a opinião de Viggo.” Finalizou diplomaticamente.

E o fã? Com quem acha que está a razão? Deixe seu comentário!

Fonte: TV3.ie

Continuar lendo...
 
Aragorn tem um faro fino para o ponto fraco dos filmes.

No passado, a trilogia de SdA, a essa altura com os dois primeiros filmes (SdA e AdT) já contabilizavam ter recebido 2 Oscars de efeitos visuais e mais dois Oscars que dependiam muito da importância do impacto visual que é 1 de fotografia e outro de maquiagem.

Em miúdos, a estrutura visual de O Hobbit já começa inferior a de SDA antes mesmo do terceiro filme de OH estrear e um dos problemas é o desequilíbrio nas escolhas que vai do uso de efeitos computadorizados, passando pela falta das camadas interpretativas (intervenção no texto original) que estão presentes no livro e até aparência das dos elementos. Essa perda da sutileza é sentida na trilha sonora que é menos elaborada do que a de SdA.

Inclusive uma coisa que me animou na notícia do novo filme do Mad Max é que eles tinham anunciado uma preocupação em usar o mínimo possível de CG e fazer os efeitos especias com soluções criativas reais igual a primeira trilogia de Star Wars.

Quer dizer, OH se parece com alguns filmes de herói recentes mas sem o mesmo impacto da aventura de Frodo.
 
Concordo com Martin. Eu gosto e efeitos especiais e acredito que filmes como a triologia e semelhantes ficariam extremamente chochos sem isso. Dá pra filmar sem? Dá. Cecil B. De Mille que o diga. Mas não tem comparação.
Os comentários de Mortensen, para mim, cheiraram a invejinha básica.
 
E antes de confirmarem se iriam chamá-lo ele disse que não iria participar de nenhum filme d'O Hobbit.

Ele sabia que não seria chamado. Ah, artistas em geral são muito espertos. Mas vc não acha que criticar a unica coisa que ele fez que realmente deu sucesso e meio estranho?
 
Concordo com Martin. Eu gosto e efeitos especiais e acredito que filmes como a triologia e semelhantes ficariam extremamente chochos sem isso. Dá pra filmar sem? Dá. Cecil B. De Mille que o diga. Mas não tem comparação.
Os comentários de Mortensen, para mim, cheiraram a invejinha básica.

Não sei se dá pra dizer que o Virgo é um ator super famoso, mas ele fez bons filmes (ok, depois de OSdA) como A Estrada e Senhores do Crime.

E sobre a participação dele, acho que o ator de fato foi sondado:

"Before they started shooting, back in 2008, one of the producers did ask if I would be interested," Mortensen told The Guardian. "I said, 'You do know, don't you, that Aragorn isn't in The Hobbit? That there is a 60-year gap between the books?'"

Em tempo: Achei a resposta dele idiota, já que é perfeitamente possível fazer um epílogo entre O Hobbit e O Senhor dos Anéis com a participação de Aragorn.
 
Não sei se dá pra dizer que o Virgo é um ator super famoso, mas ele fez bons filmes (ok, depois de OSdA) como A Estrada e Senhores do Crime..

É, mas não é como se o Virgo precisasse disso pelo visto. Ele sempre foi reservado e sempre se deu ao luxo de escolher quais papeis aceitar ou não. Mesmo a entrada dele pra franquia foi uma escolha de última hora pra substituir o Stuart Townsend - e dizem que o filho do Viggo insistiu pro pai aceitar o papel. Logo, não sei se cabe "invejinha" aqui.
 
Também não vi nada de mais no comentário do Viggo.
Não vi esse papo de "invejinha" não. Pelamor, né? :???:
Ele comentou que os filmes foram progressivamente aumentando em efeitos, o que é evidente pra qualquer um que assista aos filmes.
 
Um ponto engraçado é que se nota um pouco que essa história tem um jeitão de fofoca rápida pra apimentar e colocar ator contra ator, pelo teor da insegurança na resposta\discurso do Martin e é bem possível que seja também um comentário pra satisfazer a imprensa pelo hábito de já estar pressionando demais os atores das duas trilogias do que uma oposição real de Martin a Viggo ou mesmo para analisar o interesse real da questão visual. Por sinal o Martin pode ter feito o filme sem aprofundar demais nas intenções definitivas de PJ (que como todo diretor tem segredos) em que o diretor com certeza objetivava se afastar do livro pra encaixar na forma de filme por exemplo: "...eu espero que esse não seja o caso." (a primeira frase do ator)

Em mim fica a impressão de que pode ser o caso de a imprensa as vezes tentar gerar algum tipo de atrito emocional com a opinião dos dois atores pra lucrar em cima da divisão de fãs por algo realmente pequeno sendo que a imprensa já vinha pressionando o cast de SdA desde o começo sobre opiniões com relação ao projeto de OH. Tem alguns casos em revistas de fofocas que a manchete é ácida para o tablóide com uma vontade por trás em que a mídia tem pouco interesse de mostrar que por trás da provocação + vontade manipuladora existe antes de tudo o ser humano.
 
Última edição:
Em mim fica a impressão de que pode ser o caso de a imprensa as vezes tentar gerar algum tipo de atrito emocional com a opinião dos dois atores pra lucrar em cima da divisão de fãs por algo realmente pequeno sendo que a imprensa já vinha pressionando o cast de SdA desde o começo sobre opiniões com relação ao projeto de OH.

Faz sentido, a imprensa gosta de fazer isso, para poder lucrar mais e aumentar a critica do filme.
Mas convenhamos que em OH tem mais exageros nos efeitos especias que SdA, os olhos do Legolas sao por exemplo azuis demais, mais que o normal ou da lente que o Orlando usou em SdA; os elfos correndo ou pulando nas arvores!!

Sei nao ao meu ver Viggo apenas ressalto que PJ devia ser mais fiel ao livro usado cenarios orgânicos como fez no 1° filme, e a interação dos atores, eu ja assistir o filme varias vezes e dos 13 anões, incluído thorin 6 anões tem fala os outros tao só de infete.....os outros tem no Maximo 2 ou 3 falas nos filmes!! Alguém ai ja viu uma longa conversa do Bombur, assim como tem no livro??? Martin parece reconhecer isso quando diz "...eu espero que esse não seja o caso." :pipoca:
 
Quando você assiste "O Hobbit", você sente que as coisas mudaram, desde da primeira cena você percebe que as coisas vão ser diferentes. O estilo de filmar, as cores, trilha sonora, figurino... Tudo é diferente do Senhor dos anéis.
Eu não sou muito fã de CGI, mas não apenas no hobbit, em qualquer filme.
Foi triste perceber que eles fizeram 95% do filme em CGI, mas assim... O que é que eu posso fazer?
 
Nessa eu tenho de concordar com o Viggo. Ele fez uma crítica, bastante construtiva e educada até, do excesso de uso de CGI. Isso de fato está substituindo de forma brutal a interação ator-ator por cenas inteiras rodadas sozinho num fundo verde, dependendo unicamente da imaginação de quem está em cena. Não que isso seja de todo ruim, mas sim, isso afeta e muito a magia da cena - está cada vez mais raro ver 'cenas mágicas' de puro improviso entre atores, que imortalizaram filmes - e colabora para uma torrente de atores cada vez mais medíocres e de atuações forçadas.

Acho que a cena mais impactante referente a isso for ver Sir Ian McKellen chorando enquanto filmava absolutamente sozinho no chromma key.

wetatop.jpg
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo