• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Desenhos

h3E6B3D8B
 
De lenço a coleira: por que todo personagem Hanna-Barbera cobre o pescoço?
hanna-barbera-1499180472295_v2_1400x540.jpg

Você já reparou? De Scooby-Doo a Fred Flintstone, passando por Zé Colmeia, Pepe Legal e Dom Pixote, praticamente todos os personagens criados pelo estúdio Hanna-Barbera usam algo para cobrir o pescoço.

E os lenços, colares, cachecóis, coleiras e outros apetrechos não são meros detalhes: eles têm um bom motivo para estarem ali.
Mesmo hoje em dia com a ajuda de computadores, o processo de criar animações continua sendo trabalhoso e caro. É de se esperar, portanto, que os estúdios de animações mais prolíficos encontrem truques que sirvam para agilizar e baratear as produções.

Foi justamente isso que William Hanna e Joseph Barbera fizeram ao criar Jambo e Ruivão, os protagonistas de seu primeiro desenho original para a TV, que usam uma coleira vermelha e uma gravata borboleta púrpura, respectivamente.
jambo-e-ruivao-1499188003568_v2_750x421.jpg

Jambo e Ruivão foram precursores do que tornou-se uma tradição para o estúdio Hanna-Barbera Imagem: Reprodução/Hanna-Barbera
A teoria por trás do truque é simples: ao colocar um acessório no pescoço de um personagem, o animador conseguia 'separar' a cabeça do corpo, ganhando liberdade para desenhá-los de maneira independente.

Assim, era possível criar cenas animadas de conversa em que o corpo do personagem era desenhado apenas uma vez e apenas a cabeça se mexia, sem causar estranheza no espectador. Ou então animar o corpo do personagem correndo, e deixar a cabeça estática.
Em uma época em que cada quadro de uma animação era desenhado à mão, poder economizar tempo e esforço com truques assim podia significar a diferença entre o fracasso e o sucesso de uma produção.

Economizando onde podiam, os estúdios Hanna-Barbera tornaram-se extremamente populares, criando dezenas de séries animadas com temas completamente distintos, nas quais a única constante era o pescoço coberto.
16249698-xlarge.jpg


 
Eu dei um ótimo, mas a verdade é que o post acima é fenomenal.
Mesmo personagens da HB, com visual mais humano usavam do mesmo recurso. Space Ghost, Shazzan, Zandor (sua mulher Tara e seu filho Dorno), Mightor, Homem Pássaro, etc.
Vale lembrar que muitos desses desenhos foram elaborados primariamente pelo poderoso (sou fã desse cara) Alex Toth.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo