• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doações de livros

(livros em inglês, são de Sebos, usados, páginas amareladas, mas inteiros)
Carrie - Stephen King
Different Seasons - Stephen King

(alguém me fala como envia-se os livros? não tenho ideia.....pesquisei no site dos correios e fiquei perdida)
 
(alguém me fala como envia-se os livros? não tenho ideia.....pesquisei no site dos correios e fiquei perdida)
o + barato é via mala direta postal básica, se na agência tiver máquina de selos.
se n tiver, a 2a melhor opção é impresso normal.
em ambos vc pode incluir o serviços adicionais: registro módico (r$1,60), seguro (1% do valor declarado) etc.
é claro q nem todas agências divulgam (ou conhecem, pasme!) esses serviços e vão querer te empurrar carta registrada, pac, sedex etc. q são mais caros.
por isso, caso a agência for pequena (agf), prepare-se p tentarem te enrolar.
 
o + barato é via mala direta postal básica, se na agência tiver máquina de selos.
se n tiver, a 2a melhor opção é impresso normal.
em ambos vc pode incluir o serviços adicionais: registro módico (r$1,60), seguro (1% do valor declarado) etc.
é claro q nem todas agências divulgam (ou conhecem, pasme!) esses serviços e vão querer te empurrar carta registrada, pac, sedex etc. q são mais caros.
por isso, caso a agência for pequena (agf), prepare-se p tentarem te enrolar.
Eu nem sei que serviço eu já usei, quando eu vou mandar livros eu só digo que são livros e vou mandar por registro módico (nem sei se é o termo certo). Será que eu dizer que são livros a atendente já tem um serviço padrão? Será o impresso? Tenho que lembrar de me informar na próxima vez.
 
Eu nem sei que serviço eu já usei, quando eu vou mandar livros eu só digo que são livros e vou mandar por registro módico (nem sei se é o termo certo). Será que eu dizer que são livros a atendente já tem um serviço padrão? Será o impresso? Tenho que lembrar de me informar na próxima vez.
varia de atendente p atendente. se ela quiser mais lucro p agência, vai te oferecer o + caro. mtas vezes nem é por esse motivo, os serviços q citei são pouco usados, então nem todas as atendentes os conhecem, só ouviram falar em 1 treinamento mto mto distante. só por vc citar o nome dos serviços q mencionei vc já vai saber o nível de honestidade/preparo d quem te atender.
 
Mala Postal Direita não se aplica não. Eu sei que tem um monte de gente que tenta mesmo assim, no "vai que dá", mas temos que fazer nossa parte. Se não gostamos que os Correios nos enrole, também temos que parar de tentar enrolar os Correios

Registro Módico é fácil, só tem que pedir. E lembrar que a embalagem do livro deve estar aberta e ser fechada só na Agência (pra eles conferirem que é livro)
 
para mandar livro por registro módico eu mando em envelope (aqueles grandes de papel pardo). como tem agência que reclama se eu chego com a encomenda fechada, é um jeito fácil de chegar lá com a encomenda aberta e então fechar. mas na agência que vou já estão tão acostumados comigo que já chego de envelope fechado e nem falam nada.
 
Mala Postal Direita não se aplica não. Eu sei que tem um monte de gente que tenta mesmo assim, no "vai que dá", mas temos que fazer nossa parte. Se não gostamos que os Correios nos enrole, também temos que parar de tentar enrolar os Correios
perae, miguxo, eu não enrolo ninguém e só uso o mdpb, desde q o serviço ficou disponível na acf do meu bairro no final do ano passado. ou seja, faz pelo menos 10 meses q uso oq vc tá dizendo q n dá p usar. e envio pelo menos 10 livros por semana. vc envia qtos?
leia as informações no link q passei e veja q lá fala d pessoas físicas tb, pagando à vista, sem contrato algum.
o único requerimento é a agência ter a máquina de selos, e nem todas tem.
ah, comecei a usar o mdpb por sugestão do cara q tava treinando a equipe da acf qdo implantaram a máquina de selos e me viu usando o impresso nacional.
 
perae, miguxo, eu não enrolo ninguém e só uso o mdpb, desde q o serviço ficou disponível na acf do meu bairro no final do ano passado. ou seja, faz pelo menos 10 meses q uso oq vc tá dizendo q n dá p usar. e envio pelo menos 10 livros por semana. vc envia qtos?
leia as informações no link q passei e veja q lá fala d pessoas físicas tb, pagando à vista, sem contrato algum.
o único requerimento é a agência ter a máquina de selos, e nem todas tem.
ah, comecei a usar o mdpb por sugestão do cara q tava treinando a equipe da acf qdo implantaram a máquina de selos e me viu usando o impresso nacional.

o problema não é pessoa física ou jurídica, é a definição do tipo de postagem. você sabe qual é a definição de "mala direta"? é marketing por carta. o que você faz ao enviar livros para outras pessoas não é marketing, você está vendendo um produto. então assim: o carinha da tua agência deixa (de outras agências também devem deixar), até porque na lista de itens permitidos consta livros, mas por definição está errado, simples assim. você poderia enviar livros se fossem de divulgação de um serviço que você presta. não são. e você sabe disso. e nisso consiste a "enrolação".
 
perae, miguxo, eu não enrolo ninguém e só uso o mdpb, desde q o serviço ficou disponível na acf do meu bairro no final do ano passado. ou seja, faz pelo menos 10 meses q uso oq vc tá dizendo q n dá p usar. e envio pelo menos 10 livros por semana. vc envia qtos?
leia as informações no link q passei e veja q lá fala d pessoas físicas tb, pagando à vista, sem contrato algum.
o único requerimento é a agência ter a máquina de selos, e nem todas tem.
ah, comecei a usar o mdpb por sugestão do cara q tava treinando a equipe da acf qdo implantaram a máquina de selos e me viu usando o impresso nacional.

Esse teu miguxo mereci uma resposta mais mal educada, mas vou deixar passar :P Com relação à nossa experiência, bom, temo um pouco mais de 10 meses de experiência com os Correios e enviamos um pouco mais de 10 produtos (incluindo livros), por semana :D

Mas o que a @Ana Lovejoy falou é a verdade, nem vou me alongar. Como eu não gosto quando usam do "jeitinho", eu também não faço uso do mesmo, mesmo nas franqueadas do Correio (as AGF), que normalmente estão nem aí pra você.

Conto uma história pra demonstrar. Acontece com razoável frequência que um de nossos compradores peça um tamanho errado de Um Anel e queira trocar, o que é absolutamente normal. A gente ressalta enfaticamente pra ele não mandar por Carta Registrada (não se pode mandar esse tipo de produto desta forma) mas sempre tem uns que tentam pois a agência deles deixa. Resultado: várias encomendas chegam, mas algumas são devolvidas pro remetente ou param em agência pra retirada ou somem... e portanto babaus troca, o comprador ficou no prejuízo (até ser recebido pelo destinatário o produto é de quem envia, então se não chegou pra gente não temos como trocar). E tudo isso pq quis economizar uns reais e mandou por Carta Registrada e não Encomenda Simples.
 
ngm precisa ser tão detalhista assim em definições, gente. é querer ser politicamente correto numa área qdo n se é em outras, né? (sim, eu acompanho o tópico netflix sobre uso de plugins p acessar programações proibidas, ou não liberadas, no brasil)

penso q se 1 serviço tá disponível p mim e é barato, e n é ilegal, pelo contrário, vou usar tranquilamente, sem peso algum na consciência. e vou divulgar p todo mundo usar tb. se os correios acharem q o serviço n tá sendo usado incorretamente q o coíba exigindo comprovações etc. mas se ele deixa livre pro usuário decidir se usa ou n, então n vou pagar + caro só pra depois contar vantagem, se é q é.

detalhe: já usei o serviço em agências diferentes e ngm barrou. ele custa praticamente metade do preço do impresso nacional. dá até pra fazer seguro do produto e o frete ainda fica + barato, e o envio + garantido.
 
Última edição:
Mas basicamente saiba que, se der errado e você perder por causa da sua AGF (que não é dos Correios, um particular) você não tem a quem recorrer.

E é isso que eu quero que fique claro pra quem frequenta aqui: não é certo, mas algumas AGF deixam (não os próprios Correios). Mas é por sua conta e risco e a perda (se ocorrer) morre com você.
 
@Deriel, tb n chega a ser 8 ou 80 assim n.

o serviço tem as mesmas garantias de entrega d todos os outros. até hj o problemas q tive na entrega dele foram os mesmos do impresso nacional: vez por outra tem aquele pacote q pega 1 atalho pela china e ou chega 3 meses depois ou n chega.

a cobertura se n me engano é d 30 reais sem valor declarado p perdas e avarias. e se vc fizer seguro cobre até qto vc quiser pagar. o seguro está disponível nos 2 serviços q citei, como complementos.

1 exemplo: mandei hj 1 livro d 317gr pra BA. o custo ficou em r$ 2,44 (mdpb) + r$ 1,60 (registro módico) + r$0,50 (seguro, 1% do valor declarado, r$ 50,00) totalizando r$ 4,54. esse valor seria o mesmo pra qq outro estado do brasil, com exceção d GO, q sairia + barato.

se os correios perderem o livro ganho r$ 50,00 depositados direto na minha conta, como já aconteceu antes. se eles n entregarem o livro em 9 dias úteis, ganho r$ 50,00 na minha conta, com a ressalva deles me cobrarem d volta se o livro chegar depois ao destinatário. o livro custa r$ 20,00 mas sou livre p declarar qto eu quiser tb né, afinal, estou pagando por isso. então, se eles pisarem na bola, além d eu n sair no preju, ainda ganho em cima. agora me diz q sou mau caráter por apostar contra a eficiência dos correios. é, devo ser, mas tô no meu direito.
 
Se os Correios pegarem sua encomenda e detectarem que o uso é indevido (como no caso mais comum de mandar Encomenda por Carta Registrada) eles podem simplesmente confiscar (direito dos Correios). Daí você não tem o que reclamar.

Mas nosso assunto se encerra aqui. Chega de desviar o tópico
 
Registro Módico é fácil, só tem que pedir. E lembrar que a embalagem do livro deve estar aberta e ser fechada só na Agência (pra eles conferirem que é livro)
Desculpa ressuscitar a discussão, alguém sabe dizer qual a definição de registro módico e uma justificativa para o uso desse serviço?

A embalagem tem que estar aberta? Eu sempre chego com ela fechada, só o envelope que tá aberto, mas o livro estando já com embalagem pra presente ou simples pra proteção.
 
Pra mandar como impresso só pode ser livro e tal, por isso algumas agências preferem que vc só feche a embalagem lá dentro pra eles terem certeza que vc não ta mandando outra coisa. Eu levo fechado já mas escrevo "Impresso, pode ser aberto pela ECT" http://correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/impresso-normal

Registro módico é aquela etiqueta com código de rastreamento com desconto no preço, só pode ser usada em alguns casos, como em impresso: http://correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/registro
 
ngm precisa ser tão detalhista assim em definições, gente. é querer ser politicamente correto numa área qdo n se é em outras, né? (sim, eu acompanho o tópico netflix sobre uso de plugins p acessar programações proibidas, ou não liberadas, no brasil)

não entendi sua linha de raciocínio. JLM, não dou a mínima para como você envia seus livros, não estou dizendo como você deve fazer as coisas, só estava explicando o sentindo de "enrolar os correios" do post do deriel. e veja bem, o fato de eu usar plugin para ver o netflix não muda em nada o fato de que usar para comércio um serviço feito para marketing está errado. continua sendo eu errada com o netflix e você errado com os correios.

só recapitulando a coisa toda para que fique claro o motivo da minha postagem:

- perguntaram como enviar livros
- você falou da mala direta
- deriel disse que isso é enrolar o correio
- você disse que não porque vc tem super experiência na coisa e fulano do correio que manja disso deixa você fazer
- eu expliquei que não importa se o cara do correio deixa fazer, a mala direta não é para quem está vendendo livro, mas para quem faz marketing (isso está lá no site do correio, não estou inventando. mas aparentemente você só curte links quando eles são favoráveis para você).

simples assim. não fiz isso porque luto por um mundo melhor onde só eu possa fazer falcatruas e os outros andem na linha. é só porque você estava ensinando outras pessoas a fazer algo usando o "jeitinho", sem deixar explícito que é "jeitinho". você não tem problema com isso, ok. mas as outras pessoas que estão sendo informadas têm o direito de saber que não tem a ver com o cara do correio querer mais ou menos lucro como você apontou, e que, como o deriel disse, há um risco de que a encomenda seja extraviada e o correio só dê de ombros se você for reclamar porque afinal de contas, um livro vendido/doado para alguém não se caracteriza como marketing. só isso. o risco corre quem quiser, to nem aí para o que vocês fazem em suas vidas.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
A embalagem tem que estar aberta? Eu sempre chego com ela fechada, só o envelope que tá aberto, mas o livro estando já com embalagem pra presente ou simples pra proteção.

Já tive problemas em levar fechado (resolvidos com meu charme natural e um belo sorriso) então quando perguntam eu sempre digo pra levar aberto. Fechar é mais fácil que abrir =]

O link é esse da Bel mesmo (http://correios.com.br/para-voce/correios-de-a-a-z/registro)
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo