• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Um mapa de todos os dispositivos no mundo que estão conectados à internet

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
mapa-internet-shodan.png

Onde está a internet? Este mapa pode explicar isso melhor do que qualquer estatística: os pontos vermelhos mostram onde está localizado o maior número de dispositivos que podem acessar a internet.

Este mapa foi feito em 2 de agosto por John Matherly, fundador do Shodan, um motor de busca para dispositivos conectados à internet.

>>> O uso da internet no mundo, de acordo com a hora do dia

Matherly, que se autodenomina um cartógrafo da internet, recolheu os dados enviando solicitações de ping a cada endereço IP na internet e armazenando as respostas positivas.

Essa parte é relativamente fácil se comparada o processo de visualização, diz Matherly: “levou menos de cinco horas para coletar os dados, e mais 12 horas para gerar a imagem do mapa”. Para isso, ele usou a biblioteca matplotlib na linguagem de programação Python.

Este mapa é semelhante a outro produzido no ano passado – só que aquele era ligeiramente ilegal. Sim, o Shodan é conhecida por suas práticas potencialmente obscuras de caçar redes inseguras, mas os pedidos de ping – a mesma coisa que seu provedor de internet usa para testar a velocidade e perda de dados – são inofensivos, diz Matherly. “Acabamos avançado o suficiente em tecnologia para fazer isso na escala da internet.”

Basicamente, o Shodan agora é capaz de enviar e receber ping rápido o suficiente para que o mundo inteiro possa ser consultado em apenas algumas horas. Armado com o novo processo, Matherly pretende acompanhar as mudanças na conectividade da internet mundial ao longo do tempo. Com a proliferação da Internet das Coisas, este mapa deve ficar ainda mais intenso. [Shodan]

Fonte
-----------------------------------------------------------------------------

Leste dos EUA e Europa Ocidental não tem pra ninguém!
 

Anexos

  • mapa-internet-shodan.png
    mapa-internet-shodan.png
    264,4 KB · Visualizações: 0
Acho que janela de 5 horas de coleta de dados deve ter pego o pico do leste dos EUA e Europa. Olha a Ásia como ficou estranha.

Um mapa vivo de 24 horas daria uma ideia melhor (como aquele mapa dos vôos):

 
Tem um link no meio da notícia que mostra o tráfego ao longo de 24hs realçando com cores as de maior e menor tráfego. Não chega ser muito diferente desse primeiro mapa.
 
  • Curtir
Reactions: Bel

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo