• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Fundação (Isaac Asimov)

Terminei de ler Prelúdio, minha cabeça explodiu com o final. Melhor livro da série fora da trilogia.

Quem já leu responda, por favor.

A Psico-História falhou?


Acho que a resposta é bem pessoal, Mohanah.

O Sheldon previu quase tudo, né?
Mas o objetivo principal foi atingido: diminuir o tempo de duração da barbárie e selvageria em que a humanidade mergulhou após o fim do império.
Pra mim ela não falhou, não.
 
Pensando por esse lado, realmente, o tempo de barbárie foi diminuído. Mas não foi alcançado o segundo império. Daneel fala sobre Gaia como um projeto alternativo caso a psicohistória falhasse e foi esse o rumo seguido, a criação da Galáxia Viva. O problema é que Fundação e a Terra termina de forma muito abrupta, o lance da união entre Daneel e Fallom para a criação da Galáxia Viva é jogado no final e ainda fica aquele terror na última declaração de Trevize.

Acabei de ler Crônicas, gostei muito desse livro também. Achei o final muito bonito. Só achei um pouco corrido a partir do momento em que Wanda aparece.

Minha avaliação geral sobre a série é que a triologia é a melhor parte, mais bem contada e estruturada. Em especial, o primeiro livro e a metade do segundo.

Fundação II é legal, só não gostei do final.

Fundação e a Terra foi uma decepção.

Prelúdio e Crônicas são muito bons, não consigo escolher qual dos dois é melhor. Mas só podem ser lidos depois dos outros ou acaba com a graça da história.

Não sei se é a melhor série de ficção científica de todos os tempos, não li tanta Ficção Científica a ponto de poder fazer esse tipo de avaliação, mas com certeza deve está entre as melhores. A história é muito rica, com uma trama bem engenhosa, só acho que talvez o desenvolvimento não tenha sido tão bem feito. Em alguns pontos parece que o Asimov já estava cansado e empurra a história com a barriga.
 
Última edição:
Pensando por esse lado, realmente, o tempo de barbárie foi diminuído. Mas não foi alcançado o segundo império. Daneel fala sobre Gaia como um projeto alternativo caso a psicohistória falhasse e foi esse o rumo seguido, a criação da Galáxia Viva. O problema é que Fundação e a Terra termina de forma muito abrupta, o lance da união entre Daneel e Fallom para a criação da Galáxia Viva é jogado no final e ainda fica aquele terror na última declaração de Trevize.

Acabei de ler Crônicas, gostei muito desse livro também. Achei o final muito bonito. Só achei um pouco corrido a partir do momento em que Wanda aparece.

Minha avaliação geral sobre a série é que a triologia é a melhor parte, mais bem contada e estruturada. Em especial, o primeiro livro e a metade do segundo.

Fundação II é legal, só não gostei do final.

Fundação e a Terra foi uma decepção.

Prelúdio e Crônicas são muito bons, não consigo escolher qual dos dois é melhor. Mas só podem ser lidos depois dos outros ou acaba com a graça da história.

Não sei se é a melhor série de ficção científica de todos os tempos, não li tanta Ficção Científica a ponto de poder fazer esse tipo de avaliação, mas com certeza deve está entre as melhores. A história é muito rica, com uma trama bem engenhosa, só acho que talvez o desenvolvimento não tenha sido tão bem feito. Em alguns pontos parece que o Asimov já estava cansado e empurra a história com a barriga.

Terminei. Finalmente.
Comecei a ler Fundação em 2004 mas nunca consegui achar uma edição física de Crônicas, então ficou esse buraco. Graças aos leitores digitais ontém eu acabei (depois de reler tudo).
Minha opinião é a mesma da sua. Não gostei do final (cronológico) também.
Eu acho que o plano original da fundação deveria ter sido seguido até o fim, afinal, Daneel deu uma canseira no Hari pra depois deixar o plano dele de lado, hehehe.
O Crônicas pra mim foi angustiante, ver o Hari envelhecendo, perdendo os amigos e firme no seu propósito até terminar com sua morte, sem nunca parar de trabalhar. É bem diferente do Prelúdio que tem um quê de aventura.
O estabelecimento da Segunda Fundação deveria ter sido melhor explicado, mas vai ver foi a vontade do Asimov.
Uma pergunta agora. No momento que Seldon morre, ele fala ou escreve (não ficou claro pra mim): Dors.. WTF???
 
Terminei. Finalmente.
Comecei a ler Fundação em 2004 mas nunca consegui achar uma edição física de Crônicas, então ficou esse buraco. Graças aos leitores digitais ontém eu acabei (depois de reler tudo).
Minha opinião é a mesma da sua. Não gostei do final (cronológico) também.
Eu acho que o plano original da fundação deveria ter sido seguido até o fim, afinal, Daneel deu uma canseira no Hari pra depois deixar o plano dele de lado, hehehe.
O Crônicas pra mim foi angustiante, ver o Hari envelhecendo, perdendo os amigos e firme no seu propósito até terminar com sua morte, sem nunca parar de trabalhar. É bem diferente do Prelúdio que tem um quê de aventura.
O estabelecimento da Segunda Fundação deveria ter sido melhor explicado, mas vai ver foi a vontade do Asimov.
Uma pergunta agora. No momento que Seldon morre, ele fala ou escreve (não ficou claro pra mim): Dors.. WTF???

Dors é o nome da esposa dele. A implicação é que ou ele se lembrou dela nos últimos instantes de vida, ou ela apareceu ali e foi a reação dele ao vê-la – reação de surpresa, já que para todos os efeitos ela estava "morta". Se tu percebeu, ela era um robô que ajudava o Daneel. O modo como ela protegia o Hari era resultado das Leis da Robótica e tudo mais. De qualquer forma, não fica evidente nos livros se ela foi consertada ou não depois da "morte", pelo menos não nos livros escritos pelo Asimov: os derivados eu nem considero e nem leio. Mas, se foi, ela pode ter aparecido pra ele naquela cena.
 
Dors é o nome da esposa dele. A implicação é que ou ele se lembrou dela nos últimos instantes de vida, ou ela apareceu ali e foi a reação dele ao vê-la – reação de surpresa, já que para todos os efeitos ela estava "morta". Se tu percebeu, ela era um robô que ajudava o Daneel. O modo como ela protegia o Hari era resultado das Leis da Robótica e tudo mais. De qualquer forma, não fica evidente nos livros se ela foi consertada ou não depois da "morte", pelo menos não nos livros escritos pelo Asimov: os derivados eu nem considero e nem leio. Mas, se foi, ela pode ter aparecido pra ele naquela cena.

Eu entendi isso, que ela apareceu naquele momento.
Mas estava pensando agora sobre essa questão de ela ter sido ou não consertada, será que o Asimov foi profundo e "espiritual" e quis dizer que era uma aparição no momento da morte do Hari?
Ou seja, que a Dors tinha uma alma? 8-O
 
Eu entendi isso, que ela apareceu naquele momento.
Mas estava pensando agora sobre essa questão de ela ter sido ou não consertada, será que o Asimov foi profundo e "espiritual" e quis dizer que era uma aparição no momento da morte do Hari?
Ou seja, que a Dors tinha uma alma? 8-O

O Asimov não era dado a isso. Se ela apareceu fisicamente, é porque foi consertada. Se a aparição foi "imaterial", então foi algo criado pela cabeça do Hari à beira da morte.
 
O Asimov não era dado a isso. Se ela apareceu fisicamente, é porque foi consertada. Se a aparição foi "imaterial", então foi algo criado pela cabeça do Hari à beira da morte.

Parando para pensar agora, em vários pontos é descrito o desaparecimento da Dors e não a morte, e o fato de Daneel ter aparecido no fim mostra que ele estava por perto, sempre acompanhando o que estava acontecendo. Pode ser que ele tenha feito a Dors desaparecer e nesse período a consertado. Além do mais, não está claro se o Hari morreu logo após dizer/escrever Dors. O trecho que segue descrevendo isso é da Enciclopédia!
 
Acabei de ler a trilogia agora - Fundação, Fundação e Império e Segunda Fundação. Os livros são muito envolventes, os diálogos muito bem construídos, a trama é muito bem montada e são livros bem lógicos - o que, acredito, é uma marca do Asimov (ao menos dos 4 livros que tive a oportunidade de ler).

Mas, como eu comentei com o Calib, eu acho toda a ideia por trás da Fundação, sei lá, triste. Não que o plano de Seldon de diminuir o período de barbárie de 30000 pra 1000 anos seja intrinsecamente ruim, mas... Toda essa ideia de psico-história, de determinismo, de impossibilidade de mudar o curso da história da civilização me é estranha e desagradável. Não coincidentemente, um dos personagens que mais gostei foi o Mulo, que, apesar de ser o vilão do livro FeI, age e é capaz de vencer a Fundação, independente da existência de um 'Plano Seldon'.

O fim do SF, com a Segunda Fundação voltando a ficar oculta - já que as pessoas da Fundação supunham que ela tinha sido destruída - é triste a meu ver também. Ok, o Plano Seldon voltou a ter uma chance considerável de ser bem sucedido, mas o preço pago vale a pena? A Arcádia é um marionete da Segunda Fundação desde o seu nascimento. Faz sentido colocar o futuro da Galáxia na mão dos poucos escolhidos da Segunda Fundação? O Mulo foi um mutante não previsto pela psico-história, mas... E se algum membro da Segunda Fundação com poderes mentais mais desenvolvidos resolve tornar-se o Segundo Mulo? O treinamento lá é tão restrito pra fazer essa probabilidade ser nula ou, ao menos, desprezível?

Enfim, acho que a história lança uma série de questões fundamentais extremamente interessantes e é isso que a torna tão fantástica. Asimov tem uma habilidade incrível de construir situações que nos permitem pensar em questões mais básicas. Livre-arbítrio, determinismo histórico... Acho que o mérito da Fundação, mais do que ser um fantástico livro de ficção, é tocar nesses assuntos de uma maneira inusitada e permitir que possamos filosofar sobre.

Espero ter oportunidade de ler os outros livros da Fundação em breve.
 
Última edição:
eu sei que seu topico tem muito tempo mas poderia me responde ruma coisa..quial ordem vc leu os livros da serie ? ( Fundação - Isaac Asimov )

- - - Updated - - -

Liurom. Bom dia.

Não se esqueça que assim como nossa época que vivemos com tecnologias avançadas esquecemos de algo simples básico (salvar e preservar o planeta)
Assim como na historia do Asimov aonde se esqueceram de dar importância a bomba atômica. Nos também deixamos parte de nossa historia. E dar importância às coisas primordiais...
Gostei do seu tópico...
Acho simplesmente que para leitura de grandes obras na verdade gigantescas poderia se mudar o tema pra gosto de cada um como :

A FUNDAÇAO ( Ficção Cientifica )

SENHOR DOS ANEIS ( Medieval )

DUNA ( Ficção Política )
 
eu sei que seu topico tem muito tempo mas poderia me responde ruma coisa..quial ordem vc leu os livros da serie ? ( Fundação - Isaac Asimov )

Apesar da pergunta não ser dirigida a mim, peço licença para mencionar que a obra Fundação tem uma ordem cronológica, a saber:

Prelúdio para Fundação
Crônicas da Fundação
Fundação
A Fundação e o Império
Segunda Fundação
Limites da Fundação
A Fundação e a Terra


Provavelmente essa ordem seria a melhor para ler. Pretendo fazer isso, pois ainda não li essa série.
 
Não é a melhor ordem, não, pois Prelúdio para Fundação e Crônicas da Fundação são "prequels" que, como foram publicados depois dos outros livros, pressupõem o conhecimento prévio da história contada de Fundação a Fundação e a Terra e possuem spoilers que sem dúvida estragarão a leitura dos outros cinco livros se forem lidos na ordem cronológica interna.

O mais normal é começar por Fundação e ir para as prequels só depois de se ter lido Fundação e a Terra.
 
Não é a melhor ordem, não, pois Prelúdio para Fundação e Crônicas da Fundação são "prequels" que, como foram publicados depois dos outros livros, pressupõem o conhecimento prévio da história contada de Fundação a Fundação e a Terra e possuem spoilers que sem dúvida estragarão a leitura dos outros cinco livros se forem lidos na ordem cronológica interna.

O mais normal é começar por Fundação e ir para as prequels só depois de se ter lido Fundação e a Terra.

Valeu Tilion pelo esclarecimento. Como eu ainda não li, apenas fui atrás da internet, mais precisamente a Wikipedia; no entanto, creio que a ordem que mencionei acima diz respeito à cronologia dos acontecimentos e não como deve ser lida a respctiva série.

Por isso, foi muito legal a sua informação, pois nada como alguem que já leu para responder corretamente a indagação colocada no tópico.
 
Está sendo (re)lançado agora o último volume que faltava desta série, Origens da Fundação.

37021818.jpg

Agora que saiu todos os volumes da série, espero começar a lê-la o quanto antes.
 

Anexos

  • 37021818.jpg
    37021818.jpg
    25 KB · Visualizações: 0
Só li a trilogia original por enquanto e recomendo a todos. :-)

Vai na fé, Bruce. :joinha:
 
A trilogia original está negritada:

  1. Prelude to Foundation
  2. Forward the Foundation
  3. Foundation
  4. Foundation and Empire
  5. Second Foundation
  6. Foundation's Edge
  7. Foundation and Earth

Os livros posteriores eu achei passáveis. Os anteriores, quase intragáveis. A trilogia original, uma das maiores criações da SciFi.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo