• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleições 2014 Eleição presidencial 2014 - Comparação de propostas

problema para mim é que ela obviamente está tentando agradar a todo mundo, num assunto que é simplesmente impossível. tipo serra e dilma sobre aborto na eleição passada. se o que ela publicou como plano de governo anteriormente era o que ela acreditava, tinha que ter pulso firme e mantido isso até o fim. agora, arregar para o malafaia em menos de meia hora? tá na cara que vai ser frouxa e, pior, vai sempre arregar para o lado que ahn, não me representa, digamos assim. por isso não tem meu voto, não. eu até ia de aécio nessa eleição, mas com chances da marina ir para o segundo turno, vou acabar votando na dilma :think:

Aliás, uma das grandes críticas feitas pelo Plínio Arruda em 2010 é que ela fugia de todos os pontos polêmicos dizendo que esses deveriam ser definidos por opinião popular. Não que essa não possa ser uma boa alternativa. A questão é que ela como presidente deveria ter um posicionamento. Não pode ser também algo do tipo: "a maioria que se entenda". Até pq, é possível chegar nos resultados mais ditatoriais seguindo a vontade da maioria. Eu acho que existem valores que estão acima do desejo da maioria.

Não disse isso.

Eu disse, implicitamente, que a Marina é Evangélica de raiz e vai atender a esses loucos como o Everaldo.

Candidato bom é candidato que não mistura religião com política.

A minha crítica ao seu post, objetivamente, é a seguinte: Até esse episódio apontado pela @Ana Lovejoy, a Marina não tinha dado sinal nenhum de misturar religião com política. Nenhum. Inclusive ela derrubou, no primeiro debate, a pergunta preconceituosa da Luciana Genro sobre o ensino do criacionismo nas escolas.

Enfim, essa mudança de postura sobre as políticas voltadas para o grupo GLS (sempre erro a sigla), é um péssimo indicador. Não gostei e deixei a minha crítica na página dela - Não que isso faça alguma diferença.
 
Ela tinha ANTES de assumir o manto como Candidata do PSB. Agora ela mantém consistência com a Marina de Antes do Eduardo, transformando a plataforma do Eduardo na Plataforma da Marina.

Evangélica e Verde (com tudo que isso implica - se bom ou ruim fica a cargo de cada um decidir)
 
Ela tinha ANTES de assumir o manto como Candidata do PSB. Agora ela mantém consistência com a Marina de Antes do Eduardo, transformando a plataforma do Eduardo na Plataforma da Marina.

Evangélica e Verde (com tudo que isso implica - se bom ou ruim fica a cargo de cada um decidir)

Algum exemplo em mente?
 
Parece um típico texto do Pragmatismo Político, com frases fora de contexto.

Em palestra no Recife, ex-senadora afirmou que deputado ‘está sendo mais hostilizado por ser evangélico que por sua declarações equivocadas’.

Está escrito aí: "declarações equivocadas". É um eufemismo para: "falou merda". Pronto. Agora, se quisessem fazer um artigo decente, fariam perguntas objetivas para ela responder. O título da reportagem é: "Marina defende Feliciano". Defende de que acusação? Eu posso defender você de uma acusação particular e te achar culpado de várias outras.
 
O PSB divulgou nota. Trecho "Lamentavelmente, por erro de revisão, na página 144, do Programa de Governo da Coligação Unidos pelo Brasil, o programa de energia nuclear foi citado como um dos que merecem atenção para aperfeiçoamento e aumento de sua presença na matriz energética do país." Recuou em dois pontos em poucas horas. O programa de governo sem afinidade com o candidato. Não dá certo.
 
O PSB divulgou nota. Trecho "Lamentavelmente, por erro de revisão, na página 144, do Programa de Governo da Coligação Unidos pelo Brasil, o programa de energia nuclear foi citado como um dos que merecem atenção para aperfeiçoamento e aumento de sua presença na matriz energética do país." Recuou em dois pontos em poucas horas. O programa de governo sem afinidade com o candidato. Não dá certo.

Faltou a continuação:

Os princípios que vão regular a expansão da produção de energia para o desenvolvimento sustentável do país no governo Marina Silva-Beto Albuquerque são os que estão listados na pág. 65, em especial o item 3 -"realinhamento da política energética para focar nas fontes renováveis e sustentáveis, tanto no setor elétrico como na política de combustíveis, com especial ênfase nas fontes renováveis modernas (solar, eólica, de biomassa, geotermal, das marés, dos biocombustíveis de segunda geração).
 
Faltou a continuação:


O Brasil não consegue resolver os problemas de energias atuais, o que dirá investir em fontes renováveis como de marés que exigem um alto investimento em tecnologia que o país não possui e muito menos excelência no campo de inovação. Vão retirar recursos do miraculoso Pré-Sal, também?
 
O Brasil não consegue resolver os problemas de energias atuais, o que dirá investir em fontes renováveis como de marés que exigem um alto investimento em tecnologia que o país não possui e muito menos excelência no campo de inovação. Vão retirar recursos do miraculoso Pré-Sal, também?

Vamos por partes, já que essa parte energética parece meio confusa. Ela fala sobre:

1) Maiores subsídios para o etanol;
2) Menor interferência do governo no preço da gasolina;
3) Desaceleração do pré-sal;
4) Investimentos em outras renováveis.

Sobre o pré-sal, não acho que faça muito sentido falar de "retirar os recursos", já que quem investe é a Petrobras. O que o governo pode fazer é segurar os leilões de campos do pré-sal.

--

A presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição, convocou a imprensa neste domingo para dizer que a proposta de governo de sua principal adversária no momento, a candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, significa redução de emprego e é prejudicial à indústria nacional.

Read more: http://oglobo.globo.com/brasil/dilm...eram-muita-preocupacao-13788480#ixzz3C41LAUJf

Pode isso, Arnaldo? Usar o lado de presidente para fazer camapanha para o lado de candidato e ainda por cima falar mal de outro candidato que está atropelando nas pesquisas?
 
Última edição:
A minha crítica ao seu post, objetivamente, é a seguinte: Até esse episódio apontado pela @Ana Lovejoy, a Marina não tinha dado sinal nenhum de misturar religião com política. Nenhum. Inclusive ela derrubou, no primeiro debate, a pergunta preconceituosa da Luciana Genro sobre o ensino do criacionismo nas escolas.

Eu concordo muito com você que a Luciana foi bastante infeliz nessa...

Lendo depois a cobertura da Folha sobre as inverdades ditas pelos candidatos, justamente na questão do Criacionismo foi levantada a seguinte questão. É verdade que Marina nunca apresentou projeto para o ensino do criacionismo nas escolas, como ela disse. Mas também é verdade que ela já defendeu publicamente a questão. Em 2008, em entrevista a um blog adventista, defendeu o ensino do Criacionismo ao lado do Evolucionismo.

"(...) é impossível crer em Deus sem acreditar que Ele criou todas as coisas. E, se nós não sabemos explicar, não devemos ter a pretensão de dizer que elas não existem. A fé é crermos mesmo sem entender (sic). No espaço da fé, a ciência tem todo o acolhimento. Eu gostaria que a fé tivesse o mesmo acolhimento da ciência." - disse.

Logo depois afirma que não há demérito em ensinar o criacionismo, desde que se ensinasse também o evolucionismo.

É claro que manifestar o desejo - alicerçado em suas crenças particulares - é diferente de assumir um compromisso político com essa agenda, o que ela nunca fez.

Aproveitando, vale uma olhada nesse balanço que a Folha fez.

FONTES:

http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI60023-15224,00-A+MINISTRA+CRIACIONISTA.html

http://www1.folha.uol.com.br/poder/...l-mas-nao-e-bem-assim.shtml?cmpid="facefolha"
 
Muito bom, @Mercúcio. Algumas observações:

Não sei bem a situação do partido da Marina. Só que eu não entendi isso a informação de que ele não atingiu as assinaturas necessárias se de acordo com essa notícia ela conseguiu 800 mil assinaturas. Uma possível explicação está no fim da matéria:

Até hoje, os organizadores da Rede já encaminharam à Justiça Eleitoral 102 mil certificações consideradas válidas pelo TSE, e já garantiram registro em nove Estados. Pela lei eleitoral, eles têm até agosto para criar o partido, caso pretenda lançar candidatos em 2014.

Vai ver o TSU não considerou válidas uma série de assinaturas, o que abre espaço para outro debate.

A reportagem da Folha também fala sobre a "avassaladora" crise internacional, "uma das maiores", como disse Dilma. Se a de 2008 foi apenas uma marolinha, então essa não deveria ter feito barulho.
 
O problema de lecionar o Criacionismo nas escolas é de que se trata de uma doutrina puramente Cristã. A não ser que seja aplicada em escolas do tipo Maristas, não vejo razão para aplicá-las em escolas públicas que abrangem outras vertentes religiosas.
 
Segundo debate:

Vou atualizando aos poucos, não vi tudo ainda.

Dilma para Marina, sobre a origem dos recursos para as propostas dela: A resposta da Marina foi fraca e pouco objetiva. Afinal, quais são as ineficiências que ela tanto cita? Além disso, faltou dizer que há ineficiência nos gastos atuais, como a história dos gastos da saúda que ficam abaixo do que é orçado historicamente. Ponto pra Dilma

Eduardo para Dilma (fail, não entendeu as regras), sobre a questão penitenciária. Dilma jogou para os estados a questão da gestão dos presídios (embora existam sim presídios federais) e acho que concordou demais com as críticas do Eduardo Jorge. Sinceramente, acho que ela foi mal na resposta. Ponto para o Eduardo.

Luciana para Aécio, sobre o fator presidenciário. Aécio respondeu mal, embora tenha aproveitado para bater no resultado do crescimento. De qualquer forma, não defendeu o fator previdenciário, atacado pela Luciana, dando razão para ela. Ponto para a Luciana.

Aécio para Eduardo, sobre o fracasso da política econômica do PT. É contra o uso da taxa básica de juros para o controle inflacionário, mas não sabe explicar qual a lógica macroeconômica para reduzir juros e inflação. Aécio na verdade não fez a pergunta para o Eduardo, mas aproveitou o tempo para bater na Dilma. Mandou bem. Ponto para o Aécio.

Marina para o Everaldo, sobre saneamento básico. O pastor, louco, respondeu sobre violência e ainda mandou um "estrupo". A resposta da Marina foi tão básica que não vou dar ponto para ninguém.

Everaldo para Levy, sobre segurança pública. Senhor Barriga começa falando a Petrobras, seguindo a tradição da loucura do Everaldo. Dois loucos sem conteúdo que só falam em fazer, mas não falam de onde virão os recursos adicionais. Como o Levy falou da PEC 300 (que cria piso salarial para policiais militares e bombeiros), vou dar o ponto pra ele.

Levy para Luciana (forever alone, de novo), sobre a política econômica. Ela fala sobre auditar a dívida pública - mas será que não flerta com a ideia de dar calote? Ela está certa quando diz que os pobres pagam muitos impostos e que é necessária uma reforma tributária. Só não sei se concordo com a questão da tributação de grandes fortunas. Mas vá lá, ponto pra Luciana que respondeu bem, dentro da lógica dela.

Pergunta do jornalista UOL para Marina com comentário da Dilma, sobre a confidencialidade das empresas que pagaram quase milhões por palestras da Marina nos últimos 3 anos. Acho que ela respondeu bem, embora eu não entenda muito bem qual a necessidade da tal cláusula de confidencialidade das empresas. Ponto pra Marina.

Pergunta da Folha para Dilma com comentário da Marina, sobre o desempenho da economia. Fraca a resposta da Dilma, não me convence. Crise internacional? Não faltam comparativos de desempenho de outros países, quase todos indo muito melhor que o Brasil, inclusive na América Latina. Eu só leio sobre a recuperação positiva da economia dos EUA. Inflação próxima de zero? Só se for no mês, o que é irrelevante. O importante é a acumulada em 12 meses. Feriados? Argumento ridículo. Enfim, péssima resposta da Dilma e boa argumentação da Marina, embora eu ache que faltou agressividade (mas faz parte do jeito dela). Ponto pra Marina.

Pergunta do SBT para Aécio com comentário da Dilma, sobre corrupção sem investigação do PSDB. Achei sem sal a resposta do Aécio. A da Dilma foi boa, embora não tenha atacado o Aécio, que já é considerado cachorro morto. Ponto pra Dilma.

Pergunta da Rádio Jovem Pan para Eduardo Jorge com comentário da Marina, sobre criminalização das drogas e aborto (opinião popular versus vontade do candidato). Ponto para o Eduardo que foi cabra macho de falar que defende mesmo e que falta vontade política de tentar argumentar com a sociedade civil. E também ponto para a Marina, que respondeu bem a pergunta.

Pergunta do UOL para Everaldo com comentário do Aécio, sobre o processo de agressão física do Everaldo contra a ex-esposa (e sobre violência doméstica de modo geral). "Nunca agredi ninguém". Sei lá, óbvio que é um caso absurdo, mas achei a pergunta meio perdida no debate. Aécio aproveitou para bater mais um pouco na Dilma. Então, ponto pro Aécio.

Pergunta da Folha para Luciana com comentário do Aécio, sobre um possível atraso das propostas da candidata. Apesar de discordar de tudo que a Luciana falou, achei péssima a resposta do Aécio. Ponto para a Luciana.

Pergunta do SBT para Levy com comentário do Eduardo, sobre a inexpressividade do partido dele. Ponto para o jornalista pela pergunta, ponto para o Levy pela resposta (e por citar o aerotrem) e ponto para o Eduardo por fazer a platéia rir. Zoeira, ponto pra ninguém.

Dilma para Marina, sobre o pré-sal. "Em primeiro lugar", que resposta épica da Marina. Merecia dois pontos, mas vai ganhar só um. Achei fraca a estratégia da Dilma sobre falar que Marina está "demonizando o petróleo".

Luciana para Marina, se ela é a segunda via do PSDB, em termos de política econômica para controle de inflação. Ponto para Luciana, não pq eu concorde com ela. Na verdade eu discordo totalmente de todas as letras, pontos e vírgulas do discurso dela. Acontece que ela levou a Marina para o corner e ela desperdiçou duas oportunidade de ouro de contra-atacar. Em tempo: Se houve um erro tão grave assim no programa dela, pq ninguém foi demitido ainda?

Marina para Dilma, sobre as possíveis falhas na condução da política econômica do governo. Apesar de concordar com a Marina, acho que a Dilma bateu bem nela, já que eu tenho a impressão que ela repete a "independência do Banco Central" como um mantra, como se tivesse sido ensinada, mas sem entender a lição. Ponto pra Dilma.

Levy para Aécio (agora a Luciana não está mais sozinha, ele também foiignorado), sobre a mobalidade urbana. Ambos concordaram, mas o ganho foi maior para o Aécio, que bateu mais no PT. Ponto pra ele.

Aécio para Dilma, sobre segurança pública. Um conflito de números difíceis de julgar. Eu não vou dar ponto pra ninguém. Aliás, ela parece que esqueceu pra quem direcionar a agressividade - ou então só sabe atacar o PSDB.

Eduardo Jorge para Aécio, sobre inflação e juros. Aécio respondeu bem (embora eu ache que esse debate econômico seja bem distante). Ponto pra ele.

Everaldo para Levy, sobre a corrupção. Só atacaram o governo e fizeram discursos passionais. Ponto pra ninguém.

Placar:

Marina = 4
Aécio = 4
Dilma = 3
Luciana = 3
Eduardo = 2
Levy = 1
Everaldo = 0
 
Última edição:
Vou votar no PSOL, mas não estou satisfeito com a campanha da Luciana até aqui.
Senti ela um pouco melhor no debate do Sbt que no da Band, mas, concordando com a análise de um colega, acho que o discurso dela está muito distante e pouco pedagógico. Como o Fela colocou, não conseguiu se firmar como o "agente provocador" - papel desempenhado pelo Plínio no último pleito - e se perdeu nessa postura kamikaze.

Para além disso, vim aqui comentar que tenho acompanhado a candidatura do Mauro Iasi, do PCB, e tenho considerado o cara uma figura bastante interessante. O Partidão lançou mão de um intelectual de esquerda, historiador por formação, doutor em sociologia, professor universitário, que tem uma produção acadêmica sobre as esquerdas... e dentre os quadros da esquerda, ele consegue, claro, dentro da linha do PCB, reunir muito mais conteúdo e dar mais substância ao discurso do que a Luciana.
 
Continuo sem o candidato definido, mas sobre o seu comentário, @Mercúcio, eu vou mais além. Votei no Plínio na última eleição (confesso que mais como voto de protesto do que por convicção), mas a Luciana, embora acerte em algumas provocações e adote um perfil importante para a democracia, está com um discurso que passa dos limites da inocência e do atraso. Está confundindo esquerda com bolcheviquismo do séc. XIX. Eu já estava vendo a hora de ela falar em proletariado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo