• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compra e montagem de telescópio para observação astronômica amadora

Louca por que? Tu é quem trouxe o tópico de volta do limbo, eu já nem me lembrava mais dele, hahahaha
 
eu não vi nada... tentei baixar o sky map mas descobri que a porcaria do tablet que a sofia ganhou não tem o GOOGLE PLAY STORE... aí eu não consigo baixar nada...:disgusti:
 
Entra no google play store para baixar o google play store.

tumblr_m9ku6bc8ag1rz4a9do1_500.gif


e no desespero até isso eu tentei....

Baixa o Stellarium, Lobs. É mais intuitivo e fácil de configurar.

Valeu Seiko!! Vou tentar!!
trofc3a9u-joinha-by-sheldon-cooper.gif
 
Aqui onde moro tá parcialmente nublado. Vamos ver se de última hora melhora,

Minha expectativa é na semana que vem ver tanto Marte quanto a Lua, ambos aproximadamente no mesmo tom avermelhado já que dia 15/04 tem eclipse total da Lua.
 
Eu vi à olho nu. Eu nem ia olhar, mas alguém postou no Facebook em tom imperativo (quem puder saia agora e vá ver Marte!) e fiquei com medo de desobedecer.

As expectativas foram grandes, mas foi legal. Pontão vermelho. Com telescópio deve ser muito legal.
 
São aplicativos que usam o GPS do celular, tablet para mostrar o mapa do céu do local onde você está. Muuuitoooo útil!! Adorei quando descobri.. pena que não consigo mais usar...#xatiada
 
O que é isso @Lobelia SB e @Seiko-chan ?
Como funciona?
Quero saber pra poder ver marcianos Marte também! :pipoca:

Clara, você baixa e usa o Stellarium grátis. Só precisa configurar os dados de onde você está, como latitude, longitude, e ele te mostra como está o céu naquele exato momento: como num planetário, ele identifica todos os elementos visíveis, constelações, galáxias e até mesmo cometas e satélites que estão cruzando o céu. É bem legal!
 
Clara, você baixa e usa o Stellarium grátis. Só precisa configurar os dados de onde você está, como latitude, longitude, e ele te mostra como está o céu naquele exato momento: como num planetário, ele identifica todos os elementos visíveis, constelações, galáxias e até mesmo cometas e satélites que estão cruzando o céu. É bem legal!

O Stellarium é ótimo.

Mas para aqueles que, como eu, vivem no limite do espaço do HD, existe uma opção online: Planetarium

Não é tão bonitinho e completo quanto o Stellarium, mas já quebra um galhão.
 
Ontem, no céu às 20:00 horas, teve uma graciosa formação "em arco" com alguns pontos brilhantes ao lado da lua. De curiosidade fui no software e uma parte da escolta que estava em volta da lua era de 2 planetas. O resto eram outros corpos celestes e alua estava como que na ponta de uma flecha a ser lançada do arco:

star.jpg

Eu havia ido numa loja de caça e pesca pra comprar um binóculos e eram todos fake (réplicas chinesas ou latinas). Mas comprei um porque apesar de só ajustar o foco qualquer ele consegue ser melhor que minha vista desarmada, e ele tinha um material resistente, era barato e não distorce igual lente de plástico. A abertura na frente é quase da largura de um telescópio de 60-80mm (medi e dá uns 50mm) é barato e mais fácil de usar. Se durar um ano já valeu hehe. Pelo menos é um pouco melhor que o binóculos de plástico que tinha em casa (brinquedo). O aumento fica na faixa da potência daquelas lunetas que eles colocam na beira dos portos na praia em que é preciso colocar uma moeda pra enxergar (travado). >_<
 

Anexos

  • star.jpg
    star.jpg
    91,8 KB · Visualizações: 1
Levei para um test drive uma câmera Canon SX-510.

Eu que já estava decidido a tirar o máximo da experiência fiz uma foto noturna, completamente intencionado a estourar o zoom óptico dela de 30x para o zoom digital de 160x. Ela não fez feio.

Uma das conclusões é que quem usa câmera com sensor de baixa luz CMOS não quer mais voltar para sensor de CCD. No começo das câmeras digitais eu sentia que era como voltar a idade da pedra ao perder o controle sobre a opção de comprar filmes sensíveis, então o sensor de baixa luz é como devolver um grande amigo de longa data que havia desaparecido...

Pois bem, em uma noite de verão para outono, em uma estimativa baixa eu conseguia estimar por volta de 500 a 800 vagalumes no campo em uma área de 10 mil metros quadrados (um hectare). Mas como eu podia ver vários hectares sob a lua devia haver dezenas de milhares deles (não tirei foto porque as vezes incomoda cortar o prazer ao não ser levado pelo momento).

Quer dizer, um tapete de luzes verdes no chão, e luzes brancas, amarelas, azuis e vermelhas em cima. Essa é uma das coisas que o caipira sente falta na vida urbana e o cidadão paga caro para ficar uns dias de férias.

luaout.jpg


Então já que é para seguir a música então que seja como na letra de uma que fala do tempo, uma como a Madokara Mieru, em que a estrofe correspondente ao outono e tem a seguinte tradução em inglês:

Kaga no Chiyo:

Through the window I see
the autumn wind
resounds in the mountain—
temple bell

De maneira que da janela é possível ver um pedaço do céu de outono, com lua de outono e sua respectiva rotina dos elementos da natureza ou de seus fenômenos atmosféricos. Abaixo tem uma foto do fim da tarde, céu claro e infelizmente emoldurado por cabos elétricos.

autumn.jpg

Aliás, a música inteira é interessante, vale a pena conferir pra ficar sempre de olho na passagem das quatro estações. Talvez da próxima vez dê para testar com um telescópio ;P

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo