• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Diretor fala sobre o filme “Tolkien & Lewis”

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
TolkienLewis-225x300.jpgHá alguns meses foi confirmado que o diretor britânico Simon West seria o diretor do filme Tolkien & Lewis, um projeto que está em desenvolvimento há algum tempo e pretende contar a história da amizade (e seu rompimento) entre o autor de O Senhor dos Anéis e o autor de As Crônicas de Nárnia. Agora, West fala deste drama baseado em fatos reais e ambientado em 1941, em uma Grã-Bretanha em pleno esforço de guerra contra a Alemanha nazista.

O The Wrap publicou um artigo em que o diretor de filmes como A Filha do General, Con Air, Lara Croft: Tomb Raider e Os Mercenários 2, fala sobre sua direção em Tolkien & Lewis e como decidiu contar essa “história fascinante”, em suas palavras. Confira o que ele disse:

****​


Simon-West2-150x150.jpg"Tendo crescido na Inglaterra, eu me tornei um grande fã das obras de J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis. Até mesmo recriei algumas cenas de O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa em um filme de 8 milímetros que fiz quando era adolescente. O fato de os dois escritores da fantasia mais imaginativos do século XX serem amigos foi uma coisa marcante para mim. Sentia que sua história tinha que ser contada, e não de uma forma acadêmica, seca e empoeirada, mas com todas as maravilhas e emoções que contêm nos livros deles.

Os dois homens eram muito diferentes, mas eles compartilharam muitas experiências em comum, incluindo o horror da Primeira Guerra Mundial. Eles usaram suas narrativas para exorcizar demônios, e, por um tempo, o seu amor pelo mundo antigo e sua fé religiosa os uniu. Mas a tensão que crescia entre eles era tão dramática como qualquer um de seus romances, e sua luta para completar os livros que os tornaram famosos em todo o mundo teve o mesmo nível de suspense. Este filme é um estudo de caráter de duas grandes mentes criativas, mas também um passeio de montanha russa para o público.

A jornada emocional de ambos os autores é a espinha dorsal do filme, e a versão mais previsível seria o clássico drama de época inglês e que já vimos tantas vezes. Tomarei o caminho oposto. Pretendo usar efeitos visuais gerados por computador, movimentos imaginativos de câmera e um estilo cinematográfico contemporâneo, para dar vida a esta história da forma mais emocionante possível. Independente se você já ouviu falar desses homens, ou se já leu os seus livros, o filme será uma experiência emocionante e comovente, e para todas as idades.

Um dos aspectos mais interessantes desta história é como a vida de ambos os escritores começou com um tipo de relação e terminou de forma muito diferente. Quando começamos a história, Tolkien é um homem feliz, confiante. Cercado por sua família amorosa, é bem sucedido em seu trabalho como professor em Oxford e já se estabeleceu como o autor de O Hobbit. Sua vida parece perfeita.

CS-Lewis.jpg

Enquanto isso, Lewis está lutando. Ele não conseguiu a cátedra em Oxford, talvez por causa de sua relação pouco ortodoxa com a mãe de seu melhor amigo falecido. Foi sexual ou um estranho complexo materno? O sistema de Oxford considerava-o um estranho. Nascido na Irlanda do Norte, Lewis perdeu a mãe muito cedo e foi ignorado pelo pai. Enviado a colégios internos e frustrado em algumas de suas ambições acadêmicas, ainda não era um escritor de sucesso, certamente não em comparação com Tolkien. Lewis foi um ateu convicto por anos, mas Tolkien ajudou-o a recuperar sua fé, e, por isso, sua amizade começou.

O filho de Tolkien vai lutar na Segunda Guerra Mundial, o que lhe trouxe de volta as memórias traumáticas da guerra. Isto, inevitavelmente, o leva a um bloqueio, e como escritor, não pode terminar seu último livro, O Senhor dos Anéis. No entanto, Lewis é recrutado pela BBC para realizar transmissões para inspirar a nação e se torna uma celebridade. O relacionamento entre ambos azeda quando Lewis termina rapidamente As Crônicas de Nárnia, invadindo o que Tolkien considerava seu território estilístico.

JRR-Tolkien11.jpg

A dinâmica entre estas duas grandes mentes é fascinante e comovente. Uma vez que eles eram grandes amigos e se apoiavam mutuamente. No final, talvez por serem muito semelhantes, havia muitos machos alfa no grupo."

A britânica Attractive Films é a produtora de Tolkien & Lewis, cujo roteiro é assinado por Jacqueline Cook e tem um orçamento de 18 milhões dólares, uma quantia bem modesta em termos de cinema. De acordo com o produtor, o filme será um drama fantástico ambientado em 1941, em uma Grã-Bretanha que sofre com a Segunda Guerra Mundial e que revela a fé, a amizade e a rivalidade entre J.R.R. Tolkien e C.S. Lewis.

De acordo com o IMDB, o filme está programado para estrear em 2015, no feriado de Páscoa. Tolkien & Lewis deve concorrer com outro projeto para levar a vida de Tolkien à tela. Trata-se de Tolkien (um título provisório, provavelmente), uma coprodução da Fox Searchlight e Chernin Entertainment, que abarcará os anos iniciais da vida do autor, desde sua juventude, participação na Primeira Guerra e o início de seu trabalho em O Hobbit e O Senhor dos Anéis - Leia mais sobre isso AQUI.


Até o momento, a Tolkien Estate (empresa que gerencia os direitos dos descendentes sobre as obras de Tolkien) não se pronunciou sobre o desenvolvimento do filme.

Continuar lendo...
 
Deve fazer mais ou menos um ano que passou aquele filme com o Anthony Hopkins na TV (acho que foi na Globo de madrugada):

movie_290.jpg

O nome dele era Shadowlands e provavelmente deve equivaler ao que a pessoa na entrevista fala sobre drama histórico convencional.

Pelo que lembro foi um filme muito interessante, principalmente pra quem curte abordagem introspectiva de personagens.

Fico curioso em saber como fariam um filme usando CGI para contar a história dos dois autores abordando pontos importantes da carreira deles. Será que os efeitos seriam iguais as cenas de guerra em Downtown Abbey ou seria algo diferente? Seria algo voltado para a fantasia tipo os filmes com o Johnny Depp ou aquele da terra do nunca?

E falando nisso estou esperando com vontade o filme "A Cadeira de Prata", mas nunca terminam... Acho que eu mesmo vou comprar um cadeira pra esperar. Essa história eu acho mais legal do que a do Príncipe Caspian e tem também o aguardado "O Sobrinho do Mago" (que na época eu li o livro sob o título de Os Anéis Mágicos) que estou ansioso pra ver. Rolou até história se eles iriam iniciar outra vez a franquia da série, vamos ver o que acontece... Quem sabe assim os produtores não animam de continuar.
 
Fico curioso em saber como fariam um filme usando CGI para contar a história dos dois autores abordando pontos importantes da carreira deles. Será que os efeitos seriam iguais as cenas de guerra em Downtown Abbey ou seria algo diferente? Seria algo voltado para a fantasia tipo os filmes com o Johnny Depp ou aquele da terra do nunca?

A julgar pelo teaser poster e por alguns indícios na notícia (como o "drama fantástico" no penúltimo parágrafo), provavelmente o filme irá mesclar as biografias dos autores com ficção. Só tenho medo de como isso pode sair. Uma ideia, talvez, seja algo como no filme "Miss Potter", sobre a escritora de livros infantis Beatrix Potter, que no filme sobre sua vida a personagem parecia interagir ou ver seus personagens (no filme eles aparecem como desenhos animados). Sei lá... Aquele curta de fã, "Tolkien's Road", parece ter feito algo nessa linha.
 
A julgar pelo teaser poster e por alguns indícios na notícia (como o "drama fantástico" no penúltimo parágrafo), provavelmente o filme irá mesclar as biografias dos autores com ficção. Só tenho medo de como isso pode sair. Uma ideia, talvez, seja algo como no filme "Miss Potter", sobre a escritora de livros infantis Beatrix Potter, que no filme sobre sua vida a personagem parecia interagir ou ver seus personagens (no filme eles aparecem como desenhos animados). Sei lá... Aquele curta de fã, "Tolkien's Road", parece ter feito algo nessa linha.

Estou lembrando desse filme, se for o mesmo, então era um com a Renée Zellweger. Lembro que tinha ficado na linha que separa um mundo de outro como "Uma Cilada Para Roger Rabbit" ou quem sabe "Mundo Proibido" de 1992. Naquela época foi uma transição para quem ainda não tinha computadores tão poderosos e substituía por desenhos em acetato:

cool-world.jpg

Um tipo de possibilidade seria a magia literária implícita como Jardim Secreto ou A Princesinha em que um bom trabalho de fotografia, roteiro e trilha sonora substituíssem cenas de flashback ou da ação. O que me faz pensar que talvez eles não trabalhem apenas com um tempo presente e o CG venha mais para gerar cenas de guerra que marcaram a vida da família.

Nem começaram a trabalhar no filme ainda. Há questões legais envolvidas que estão emperrando as coisas. Pelo que li, não seria legalmente possível que o filme fosse lançado antes de 2018.

O fandom tinha tagarelado um monte, até de quererem dar "reset" na série com boatos nos sites de notícias sobre certas escolhas para produzir o próximo filme, por isso a agonia de nunca terminarem. Enquanto isso os atores envelhecem (até a bruxa que já era adulta).
 
À época da confirmação, lembro como fiquei empolgada com o filme (a ponto de compartilhar com todas as minhas amigas a notícia). Acredito que o pôster, com seus elementos fantásticos, seja mais para causar impacto e não para necessariamente sugerir que haverá ficção no longa. Mesmo assim, até eu temo que o roteiro "viaje", depois de ler os comentários aqui do post. Realmente espero que consigam lançar antes de 2018, apesar de todas as questões legais. (Também depende muito dos descendentes, não é mesmo?...) Acredito que seria enriquecedor de uma maneira ou outra. Histórias de amizade, especialmente entre dois pais de legados literários, são sempre interessantes.
 
Será interessante ver a vida de Tolkien reproduzida nas telas, apesar de não estar muito empolgada com o filme. Não sei... eu já tenho uma imagem desses fatos em minha mente e tenho medo que, de alguma forma, o diretor destrua isso. Ou então, faça muito uso dos elementos fantásticos, batendo de frente com as histórias que eles criaram ou acabando por se tornar clichê.

Além disso, gostaria de saber se além desse curta, Tolkien's Road, existe outro material já lançado no cinema ou na tv... Me lembro de ter visto no youtube um trecho de um filme em que Tolkien falava sobre sua fé para Lewis. Não lembro exatamente mas gostaria de ver o resto, se alguém souber...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo