• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ted Talks

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Bom.
Nao achei um topico sobre isso (mas tambem nao sou muito bom com o "Procurar"). Mas vi que varios talks pipocam em um topico ou outro perdido. Entao achei bom reunir todos num topico soh.
Acho que todo mundo que entra no sub-forum de ciencia e tecnologia conhece os Ted Talks, entao nem vou explicar.


Vi recentemente essa, muito interessante.


https://www.ted.com/talks/manu_prakash_a_50_cent_microscope_that_folds_like_origami



Postem outras, mais antigas, ou novas, que achem pertinentes partilhar.
 
Material didático aqui é tão caro... Eu lembro que uma vez em Montevideo nos anos 90 fui a uma loja e eles estavam vendendo alguns microscópios de baixo custo educativos bem baratos tipo esse da Tasco:

mf4ctMUA2X8pNqHwm12OVvQ.jpg

Ele permitia ver em 3 modos (monóculo, tela e projetor) com até 600x de aumento por menos de 30 dólares. Para quem curte uma vibe meio pesquisador naturalista\botânico é mó legal principalmente para se fazer desenhos de matéria orgânica (plantas, animais, etc...)...

O papel em especial tem sido uma sensação nos Eua em que estão usando esse material para baratear aulas de montagem de robôs. Eu até imagino como, com vários canudinhos de papel dá para prender numa gaiola uma pequena câmera digital e uni-la a um balão de gás com cordinha e voilá... Um drone de espionagem pronto para filmar de cima um sítio arqueológico por exemplo...
 

Anexos

  • upload_2014-9-17_13-51-1.png
    upload_2014-9-17_13-51-1.png
    369,6 KB · Visualizações: 3
A antropóloga Jane Goodall fala sobre o que nos separa dos macacos.
Palestra de 2002.

"As ferramentas para resolver os problemas são o conhecimento e a compreesão. Conhecer os fatos e ver como se encaixam no contexto. Amor e compaixão que levam ao respeito por todas as formas de vida."

 
Tenho usado o YouTube ultimamente para ver entrevistas, palestras e documentários — e claro que o canal do TED Talks acaba sendo uma ótima fonte para aproveitar o tempo com algo construtivo. Os que vi nos últimos dias recomendo estão aí:

Andrew Solomon: Depressão, o segredo que compartilhamos
Este é um depoimento muito tocante, e o Solomon consegue transmitir bem a ideia do que é depressão para quem nunca a sofreu; apesar de que sentimentos, por definição, só podem ser conhecidos a rigor quando sentidos. Ele também é o autor do livro O demônio do meio-dia.

The age of genetic wonder | Juan Enriquez
Algumas informações mais recentes sobre o estado da arte no campo da genética e previsões interessantes sobre manipulação genética e criação de vida por meios artificiais.


E alguns sobre Inteligência Artificial que andei vendo para comparar e contrastar com as argumentações otimistas do Steven Pinker no seu último livro.
Este é provavelmente o assunto mais frequente lá no TED e no TEDx, então vocês decerto já viram outros. Chegarei lá ainda haha.

Can we build AI without losing control over it? | Sam Harris

How AI can save our humanity | Kai-Fu Lee

Nick Bostrom: O que acontece quando os computadores ficam mais inteligentes do que nós?

The Real Reason to be Afraid of Artificial Intelligence | Peter Haas

 
Algumas palestras são boas, outras são inacreditavelmente toscas. Faz tempo que não vejo nada do TED.
 
Sim, existe palestras chatas/fracas, medianas e boas/ótimas, mas a essência dos Ted Talks pra mim nunca deixará de ser boa, pois o objetivo segundo seus idealizadores é colocar ideias que merecem ser disseminadas e com o decorrer dos anos, a amplitude dos temas abordados só tem aumentado.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo