• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

São Paulo é apenas a quinta cidade mais congestionada do Brasil

Quando eu comecei a ir pra faculdade na UFRJ e depois ir trabalhar na PUC, morando no Recreio, muitas vezes eu optava por ficar até mais tarde justamente para não pegar engarrafamento da Barra.
Nos últimos 5 anos isso só vale se eu ficar no trabalho até umas 2 da manhã com carro e olhe lá, porque os caras ainda fecham a merda do Joá de madrugada e te faz subir o morro pra ir pra Barra. Aí problema não é trânsito, é pista única com caminhão andando a 10km/h.
 
Fora que o centro da cidade mais parece um labirinto com as obras recentes, do que um lugar que teoricamente deveria disponibilizar acesso a todos. Imagino o desespero de quem é de fora hahaha
Eu carreguei um mapa do centro do Rio por quase 1 ano quando mudei pra cá. Eles tinham acabado de implantar o BRS e distribuiram mapas pras pessoas saberem os pontos e tals e o mapa ajudou muito a n00b aqui a se achar ><
Mas o que eu mais estranho aqui são as ruas que mudam de nome do meio do caminho o_O
Por exemplo, a rua onde eu trabalho: até o Largo da Carioca é Avenida Almirante Barroso, do Largo da Carioca até a Rua do Lavradio é Avenida República do Chile, da Rua do Lavradio até a Rua dos Inválidos é Rua da Relação, da Rua da Relação pra frente é Avenida Henrique Valadares.
 
Eu conheço bem o trânsito de Recife e do Rio.
Ambos são extremamente desordenados, com a diferença que o Rio começou a pensar a questão da mobilidade na década de 70.
Recife, assim como outras cidades médias brasileiras tiveram um crescimento desordenado na quantidade de veículos em meados da década de 90 pra cá, reflexo do crescimento econômico (que é bom!), aliado ao desleixo com o transporte público. Isso gerou a necessidade de vias expressas que só começaram a ser inauguradas a partir do ano passado. Quase 20 anos de atraso!

Vejam um exemplo:
Para percorrer um trajeto de cerca de 15 km, da zona sul de Recife até o centro da cidade, leva-se no horário de rush, em torno de 1h30min de carro. Menos que isso, só com muita sorte. No Rio, o trajeto entre a zona sul e a Tijuca, por exemplo, dá algo em torno desses mesmos 15km, mas de carro é possível fazer esse percurso em menos de 1h.

Acho que o grande problema do Rio está na instabilidade desse trânsito. Elementos externos como clima ou um acidente não conseguem ser contornados de forma muito eficaz. Em parte, por causa da própria engenharia de trânsito deficiente, mas também por causa da falta de educação para o trânsito típica do carioca e que é filhote do velho "jeitinho brasileiro" tão latente nas terras fluminenses.
 
Saiu um novo levantamento, onde quem lidera agora é o Rio
Rio é a cidade onde moradores mais perdem tempo no trajeto casa-trabalho

Ale Silva/Futura Press/Futura Press/Estadão Conteúdo
  • gunda-feira-17-mudancas-viarias-como-o-fechamento-do-mergulhao-da-praca-15-1392649510824_615x300.jpg
    Trânsito congestionado na avenida Presidente Vargas, em frente à Prefeitura do Rio
Moradores de oito capitais gastam pelo menos duas horas para ir e voltar do trabalho, de acordo com estudo da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), apresentado nesta sexta-feira (11) durante o Congresso Internacional Cidades e Transportes, no Rio de Janeiro. O dado representa a rotina de mais de 12,2 milhões de trabalhadores.

Dos 601 municípios analisados, o que apresentou situação mais crítica foi o Rio, onde 2,8 milhões de pessoas perdem, em média, duas horas e 21 minutos po dia. São Paulo é o segundo do ranking, com duas horas e 12 minutos para mais de 5,5 milhões de profissionais.

O estudo foi elaborado com dados de 2012, quando mais de 17 milhões de trabalhadores das 37 regiões metropolitanas analisadas demoravam, em média, 114 minutos nas viagens de ida e volta do trabalho --em 2011, esse indicador foi de 112 minutos.

Ainda segundo a Firjan, o tempo desperdiçado gera prejuízo de mais de R$ 111 bilhões, na avaliação dos pesquisadores. Só no Rio, o dano à economia é estimado em R$ 19 bilhões (5,9% do PIB metropolitano). São Paulo, por sua vez, deixa de produzir R$ 45 bilhões (5,7% do PIB metropolitano).
Ranking

Rio de Janeiro e São Paulo são seguidos por Salvador (duas horas e oito minutos), Belo Horizonte (duas horas e cinco minutos), Recife (duas horas e dois minutos), Curitiba (duas horas e dois minutos), Goiânia (duas horas) e Manaus (duas horas).

Rio e Recife apresentaram os maiores percentuais de crescimento em relação ao tempo gasto para ir e voltar do trabalho. As capitais fluminense e pernambucana tiveram elevação de 8,4% e 6%, respectivamente, entre 2011 e 2012.

Veja o ranking das capitais:
tempo-deslocamento-1441910744353_600x835.png
Desigualdade

A pesquisa observa que o prejuízo é maior nas áreas situadas em periferias metropolitanas, onde a desigualdade em relação à geração de empregos é mais acentuada. Ou seja, a oferta de trabalho se concentra majoritariamente nas cidades-polo, e faz com que os trabalhadores tenham que percorrer grandes distâncias.
"Portanto, a solução para reduzir o tempo de deslocamento e os custos relacionados não está apenas na ampliação das infraestruturas de mobilidade (que precisa ser realizada, em especial no transporte de grande e média capacidade), mas também no reequilíbrio da oferta de empregos e de funções urbanas nos municípios periféricos", conclui o estudo.
 
Salvador tem pior trânsito e pior violência que Rio e São Paulo. Virou a Namíbia isso aqui.
 
O Rio realmente ficou uma merda recentemente.
Mas espero que com o fim das obras e se o BRT ou o metrô funcionarem razoavelmente bem, talvez volte ao normal.
Mas duvido.
 
A pior coisa que vejo nas capitais brasileiras, é ver vários brasilienses reclamarem do trânsito no chamado Plano Piloto onde eu estive recentemente nos últimos 3 dias.

Por mais que o planejamento viário de Brasília tenha sido de pouco mais de 50 anos, o fato da cidade ter várias avenidas largas, com várias intersecções com as chamadas "tesourinhas" ainda permitem uma fluidez fantástica. Ainda é um lugar que eu posso marcar pra ir na casa de um amigo num ponto oposto da cidade, sem precisar sair com muita antecedência e sem risco de chegar mais de meia hora atrasado em relação ao combinado.
 
Motoristas no Rio são IMENSAMENTE mais mal educados que em Sampa.
No Rio uma das primeiras coisas que se aprende é que você nunca pode dar seta. Se der seta, o carro do lado em vez de abrir espaço ele acelera pra impedir que tu entre na frente. E o carro atrás dele faz o mesmo, e o de trás, e o de trás. E aí tu perde a merda da entrada e tem que dar uma volta fela da putza.
No Rio é "abriu brecha do lado, mete o carro lá e aguenta o xingamento do cara", literalmente lei da selva.

Não conheço SP, mas o pouco que vi do trânsito do RJ já foi o suficiente pra me deixar de cabelo em pé.
 
Por mais que o planejamento viário de Brasília tenha sido de pouco mais de 50 anos, o fato da cidade ter várias avenidas largas, com várias intersecções com as chamadas "tesourinhas" ainda permitem uma fluidez fantástica. Ainda é um lugar que eu posso marcar pra ir na casa de um amigo num ponto oposto da cidade, sem precisar sair com muita antecedência e sem risco de chegar mais de meia hora atrasado em relação ao combinado.
quem reclama de transito no plano piloto normalmente pega transito no SBS ou no SBN. ai não tem opção mesmo, ou cai no Eixo monumental para pegar EPIA/EPTG/Estrutural ou vai pelo Eixão para pegar EPNB/SAÍDA SUL. O kissuco ferve na estrutural, eptg, e EPNB.

Já passei 2 horas para percorrer 5km na EPNB.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo