• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Oscar 2015

O único que eu vi aí foi "Praia do Futuro" e não ponho fé nele não. O ritmo da história é lento demais, até gosto de filmes que convidam o espectador a pensar, mas esse exagerou. Conseguiu superar o Tarkovsky nesse quesito. Em vários momentos me peguei pensando: "Já refleti sobre tudo que foi mostrado até agora, por favor, mais fatos agora."

Vou assistir "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" amanhã, depois volto pra dizer o que achei.
 
Dificil dar opinião aqui.
Assisti apenas 3, O Lobo Atrás da Porta, Tatuagem e Hoje Eu Quero Voltar Sozinho.

O Lobo e Tatuagem são filmes melhores que o terceiro.
Pra concorrer ao Oscar eu acho que um thriller como O Lobo teria mais chances pois é mais universal do que um filme sobre liberarismo em época de ditadura brasileira. E ainda tem uma atuação FODA da Leandra Leal que poderia dar um boost.


Veremos.
 
Eu não paro de pensar que foi escolhido para alfinetar a bancada da direita religiosa.
É um belíssimo filme. Supersensível, atuações firmes e muito bem dirigido (e a entrevista que ele deu na sessão do Berlinale me fez ficar super interessado nos projetos futuros dele. Super racional, sabia exatamente o que queria passar com o filme e como queria passar).

Mas é um candidato mais fraco que o do ano passado, por exemplo, O Som ao Redor.
Vamos ver se ele arranca. Não o vejo como muita cara de filme para oscar, mas nunca se sabe.
E este ano eu infelizmente acho que não conseguirei assistir os principais candidatos dos demais países pra formar opinião mais concreta, então vou ficar mesmo apenas na torcida patrióticona pelo nosso representante.
 
Pra quem está procurando filmes para assistir:
http://g1.globo.com/pop-arte/cinema...-tem-83-paises-na-lista-de-pre-indicados.html

Assisti o "Hoje Eu Quero Voltar Sozinho" e concordo com a fala da FUSA. Só complementaria dizendo que o ponto fraco dele é a história em si, que não é nada fora do normal. Diria que é um roteiro que poderia aparecer em Malhação, só que a abordagem que o diretor teve no filme deixou a história mais interessante, mas ainda assim não é nível de Oscar.
 
ainda não vi o filme, então deixo para quem viu comentar: dá para ter esperanças? uol parece animado.

"Hoje Eu Quero Voltar Sozinho", que tenta vaga para concorrer ao Oscar de melhor filme estrangeiro, foi sucesso de público e crítica no Brasil e agora começa também a agradar a crítica nos Estados Unidos, onde estreou na última sexta (7).

O UOL selecionou trechos das críticas dos principais sites e jornais de cinema do país, como "The Wrap", "Variety", "The Hollywood Reporter" e "The New York Times". Saiba o que eles têm a dizer sobre o longa de estreia de Daniel Ribeiro, estrelado por Ghilherme Lobo, Fábio Audi e Tess Amorim.

The Wrap

O Leonardo de Ghilerme Lobo não é um cego gay e adolescente, mas um adolescente que por acaso é cego e gay - em uma história reflexiva e redonda.

É um reflexo do progresso relativo em relação à aceitação gay no país, que já sedia a maior parada do orgulho gay no mundo e que legalizou o casamento entre pessoas do mesmo sexo em 2013.

Como a maioria de filmes sobre jovens adultos, as melhores cenas são centradas em novas experiências, como Gabriel explicando a Leo como se dá um eclipse ou quando narra cada nova matança de um filme de terror. (É muito ruim, no entanto, que todas as personagens femininas, em particular Giovana e sua mãe, sejam excessivamente maternais e de quem Leo queira fugir).

The Hollywood Reporter

O filme é umas versão longa do premiado curta de 17 minutos. Ribeiro concretizou de forma impressionante o material em uma narrativa completa, não só adicionando conflito e personagens convincentes, mas também dando um enfoque novo à busca da independência do jovem cego.

Apesar de terem 16 ou 17 anos, Leo e Giovana vivem em um ambiente protegido que é quase inocente demais para ser verdade. O comando de Ribeiro é fundamental para tornar essa configuração crível, focando na bondade dos jovens personagens, que aos poucos vão se abrindo para dar espaço à rebeldia, que por sua vez pode fazer com que deixem o casulo protetor da infância para trás.

Variety

Todo mundo vai torcer pelos dois protagonistas adolescentes na estreia doce de Daniel Ribeiro, já que os meninos são muito simpáticos e o caminho que eles traçam até o primeiro amor tem uma qualidade comovente.

Embora o roteiro e a direção seja só um pouco acima da média, a estreia sobre juventude de Daniel Ribeiro tem um apelo inegável.

The New York Times

Este filme vencedor - dirigido por Daniel Ribeiro em sua estreia - tece habilmente os desafios sociais da adolescência em uma história mais ampla de auto-descoberta. O filme é a tentativa do Brasil para o Oscar de filmes estrangeiros. E isso não é surpresa.
 
Eu vi, mas é dificil de comentar pois eu não conheço os concorrentes dos demais países.
Ano passado consegui assistir quase todos os indicados pelos países incluindo os 5 que acabaram sendo nomeados. Este ano da lista de 87 eu só vi o brasileiro e o austríaco.
Quase vi o argentino Relatos Selvagens, mas pelo que li não é um grande filme.
Nem muito pelos nomes eu conseguiria chutar. Ano passado tinha uns nomes de peso com o Kar Wai, o Vinterberg, Farhadi, etc. Só daria pra tentar chutar se o novo filme dos Dardenne deve entrar.


Enfim.
Talvez pela concorrência e pelo fato de ser um filme que não chega com o pé na porta tão fortemente (como La Vie dAdele) e logo não desagrade ninguém (talvez apenas religiosos fanáticos), consiga seu espaço.
 
Eu acompanho sempre as tabelas com as previsões dos Gurus O’ Gold.

Quanto a filme estrangeiro, parece que desta vez não há muitas escolhas óbvias. O filme dos Dardenne é maravilhoso e talvez seja um dos indicados, mas da lista toda só vi dois: esse e o candidato brasileiro. Nem dá para opinar muito :dente: Tenho vontade de assistir Leviathan e Winter Sleep, independente de ganharem ou não indicação.

Agora, doidinho eu estou para ver The Tale of Princess Kaguya. É capaz de eu assistir em japonês mesmo, caso vaze sem as legendas (como ocorreu com Vidas ao Vento). Confiro todo dia. XD Outros que tenho grande interesse, mas com poucas chances de Oscar, são: It Follows, Duke of Burgundy, Last Days in Vietnam, A Most Violent Year.
 

Acho que deve ser The Salt of the Earth, sobre o trabalho do Sebastião Salgado.


Quanto à pré-lista, mais uma vez há bastante diferença entre o que pode ser indicado ao Oscar e os indicados do Producers Guild of America, que foram estes:

- The Green Prince
- Life Itself
- Merchants of Doubt
- Particle Fever
- Virunga

Desses, só Life Itself e Virunga podem coincidir com os futuros indicados ao Oscar.
 
É esse mesmo. E codirigido pelo Wim Wenders, então talvez consiga entrar na relação.
Infelizmente só assisti 2 dali e não dá pra dar opinião sobre quais poderiam entrar. Talvez se tiver algum de guerra no meio dos 15, deve entrar já que americanos adoram isso. Ou o Case Against 8 que fala sobre um assunto vigente por lá (e por aqui) sobre direitos homossexuais.
 
Documentário é sempre difícil de se prever quem entra, volta e meia deixam filmes elogiados de fora (não sei se é o caso este ano). Eu também só vi dois da relação (Life Itself e Jodorowsky’s Dune) e acredito que Life Itself tenha grande chance de ser um dos indicados.
 
Essa semana sai indicações de SAG e Globo de Ouro, tá tô faceiro aqui.

Espero que Boyhood e Birdman entrem, além de Selma. Minha dúvida é com relação ao filme da Angelina Jolie. E os dos cientistas, Teoria de Tudo/Imitation Game.
 
boyhood tá ganhando um monte de prêmio (a maioria independente, mas mesmo assim, acaba colocando o filme no mapa, né), acho difícil ficar fora.
 
Espero que Boyhood e Birdman entrem, além de Selma. Minha dúvida é com relação ao filme da Angelina Jolie. E os dos cientistas, Teoria de Tudo/Imitation Game.

boyhood tá ganhando um monte de prêmio (a maioria independente, mas mesmo assim, acaba colocando o filme no mapa, né), acho difícil ficar fora.

Eu acho impensável que Boyhood não concorra a melhor filme, agora ganhar são outros tantos (embora esteja torcendo bastante por isso).


Não deve ter impacto na corrida do Oscar, mas gostei das indicações da Online Film Critics Society que saíram hoje:

Best Picture
Boyhood
The Grand Budapest Hotel
Ida
The Lego Movie
Mommy
Nightcrawler
Selma
Two Days, One Night
Whiplash
Under the Skin

Best Animated Feature
Big Hero 6
The Boxtrolls
How to Train Your Dragon 2
The Lego Movie
The Tale of the Princess Kaguya

Best Film Not in the English Language
Ida
The Missing Picture
Mommy
The Tale of the Princess Kaguya
Two Days, One Night

Best Documentary
Citizenfour
Life Itself
The Missing Picture
National Gallery
The Overnighters

Best Director
Wes Anderson – The Grand Budapest Hotel
Jean-Pierre Dardenne & Luc Dardenne – Two Days, One Night
Ava DuVernay – Selma
Jonathan Glazer – Under the Skin
Richard Linklater – Boyhood

Best Actor
Ralph Fiennes – The Grand Budapest Hotel
Brendan Gleeson – Calvary
Jake Gyllenhaal – Nightcrawler
Michael Keaton – Birdman
Timothy Spall – Mr. Turner

Best Actress
Marion Cotillard – Two Days, One Night
Essie Davis – The Babadook
Anne Dorval – Mommy
Julianne Moore – Still Alice
Rosamund Pike – Gone Girl

Best Supporting Actor
Josh Brolin – Inherent Vice
Ethan Hawke – Boyhood
Edward Norton – Birdman
Mark Ruffalo – Foxcatcher
J.K. Simmons – Whiplash

Best Supporting Actress
Patricia Arquette – Boyhood
Jessica Chastain – A Most Violent Year
Suzanne Clément – Mommy
Agata Kulesza – Ida
Tilda Swinton – Snowpiercer

Best Original Screenplay
Boyhood
The Grand Budapest Hotel
Selma
Two Days, One Night
Whiplash

Best Adapted Screenplay
Gone Girl
Inherent Vice
Snowpiercer
Under the Skin
We Are the Best!

Best Editing
Birdman
Boyhood
Gone Girl
The Grand Budapest Hotel
Whiplash

Best Cinematography
Birdman
The Grand Budapest Hotel
Ida
Mr. Turner
Under the Skin

Best Non-U.S. Release (non-competitive category)
’71
10,000 km
Entre Nós
Han Gong-ju
Hard to Be a God
The Look of Silence
The Salt of the Earth
What We Do in the Shadows
Timbuktu
The Tribe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo