Adelinda
The possession of mankind
Policleto criou, partilhando ideias semelhantes às de Fídias e Míron, um método sistêmico sobre a confecção de esculturas. A vantagem do cânon é que, indiferente da escala das figuras, os constituintes permanecem em proporção, possibilitando a réplica em vários tamanhos, sem a deformação de seus traços.
As esculturas gregas atraíram a atenção para a beleza e naturalidade das obras. O fluxo de visitantes à cidade aumentou, conferindo valor às obras e consagrando os nomes dos artistas, os quais temos acesso ainda hoje.
O Doríforo tem o ombro esquerdo ligeiramente alterado, em consequência da lança que (representativamente) segura. Braços e ombros direitos relaxados e o quadril caído contrastam com a contração do lado oposto, conferindo aspecto equilibrado e dinâmico, diferente da simetria dos KOURIS.
Esta alternação, nomeada contrapposto, é um recurso utilizado ao longo da história da arte, com a função de imprimir vivacidade em figuras de pedra, bronze ou pintadas.
O giro da cabeça, voltado para o lado direito, confere uma curvatura em “S” invertido; igualmente apreciada no gótico, usada para dar graciosidade às estátuas da Madona.
A Madona é um tema tradicional na arte cristã; as obras representam quase sempre Maria com seu filho Jesus nos braços, frequentemente cercados por outros personagens bíblicos e santos variados.
As primeiras representações consistentes da Virgem Maria com o seu filho foram desenvolvidas no Império Romano, onde, apesar da tendência que rechaçava as representações de idolatria, o respeito por imagens veneradas se expressava em certos estilos artísticos muitos convencionais – Os ícones.
Os exemplos orientais da Madona mostram a Virgem Mariaentronada, portando, muitas vezes, acoroabizantina incrustada depérolas, e com o Menino Jesus em seu colo.
Com a crescente importância do culto à Virgem nos séculosXIIeXIII, nas fórmulas costumeiras dos períodosgóticoe renascentista, por exemplo, Maria se senta com Jesus em seu colo, ou o abraça, enquanto em outras ela aparece no trono, e o Menino aparece plenamente consciente, levantando sua mão e oferecendo umabênção.
Podemos ainda observar a manifestação de traços antepassados, como a presença de arcos e colunas na estrutura do trono e da tentativa de detalhar os tecidos e naturalizar as figuras. Nessa época, as obras ressaltaram o papel da Virgem Maria, como sendo a intermediária entre Deus e os homens.
A escultura gótica é influenciada inicialmente pela arte românica, porém as figuras se tornam mais naturais, com a expressividade concentrada mais no rosto do que nos movimentos do objeto. Eréteis, acompanhavam a verticalidade da arquitetura.
Claus Sluter é considerado o principal escultor da escola franco- flamenga do norte da Europa, do fim do século XIV. Esculpiu imagens religiosas com intensa expressividade de sentimento, principalmente a dor; motivo muito usado pelo artista, a que se devem também, as imagens de mulheres chorando, que impressionam pela força expressiva das pregas das túnicas (faceta singular de seu estilo). Sua obra influenciou a pintura, e as mulheres chorando foram adotadas por outros artistas em diversos monumentos funerários.
Podemos notar a preocupação do autor com a fisiologia humana. Cada traço busca reproduzir fielmente o corpo do homem dando ideia de massa, densidade e flexibilidade do corpo. Também é importante destacar a sensação de movimento passada pela figura. Esse dinamismo só havia sido atingido na arte clássica.
Estando relacionadas à arquitetura nas grandes igrejas, enriqueciam mais as construções. Os ensinamentos teológicos eram transferidos, muitas vezes, por meio das imagens. A figura de Cristo predominava, dando ênfase à importância de Jesus na Terra. As tendências humanistas se desenvolveriam na arte em geral.
As esculturas começaram a ter maior imponência, se destacando em relação ao resto do ambiente até tornarem-se completamente independentes da arquitetura, além de caminharem para o estilo realista, através das esculturas que serviam de retratos e que compunham sepulcros.
A história da arte sofreu grandes modificações com a ascensão do catolicismo, que vão desde a destruição de diversas obras e interrupção da transferência de conhecimentos técnicos, à retomada do gosto estético e reconstrução dos valores agregados a obras de arte.
As esculturas gregas atraíram a atenção para a beleza e naturalidade das obras. O fluxo de visitantes à cidade aumentou, conferindo valor às obras e consagrando os nomes dos artistas, os quais temos acesso ainda hoje.
O Doríforo tem o ombro esquerdo ligeiramente alterado, em consequência da lança que (representativamente) segura. Braços e ombros direitos relaxados e o quadril caído contrastam com a contração do lado oposto, conferindo aspecto equilibrado e dinâmico, diferente da simetria dos KOURIS.
Esta alternação, nomeada contrapposto, é um recurso utilizado ao longo da história da arte, com a função de imprimir vivacidade em figuras de pedra, bronze ou pintadas.
O giro da cabeça, voltado para o lado direito, confere uma curvatura em “S” invertido; igualmente apreciada no gótico, usada para dar graciosidade às estátuas da Madona.
A Madona é um tema tradicional na arte cristã; as obras representam quase sempre Maria com seu filho Jesus nos braços, frequentemente cercados por outros personagens bíblicos e santos variados.
As primeiras representações consistentes da Virgem Maria com o seu filho foram desenvolvidas no Império Romano, onde, apesar da tendência que rechaçava as representações de idolatria, o respeito por imagens veneradas se expressava em certos estilos artísticos muitos convencionais – Os ícones.
Os exemplos orientais da Madona mostram a Virgem Mariaentronada, portando, muitas vezes, acoroabizantina incrustada depérolas, e com o Menino Jesus em seu colo.
Com a crescente importância do culto à Virgem nos séculosXIIeXIII, nas fórmulas costumeiras dos períodosgóticoe renascentista, por exemplo, Maria se senta com Jesus em seu colo, ou o abraça, enquanto em outras ela aparece no trono, e o Menino aparece plenamente consciente, levantando sua mão e oferecendo umabênção.
Podemos ainda observar a manifestação de traços antepassados, como a presença de arcos e colunas na estrutura do trono e da tentativa de detalhar os tecidos e naturalizar as figuras. Nessa época, as obras ressaltaram o papel da Virgem Maria, como sendo a intermediária entre Deus e os homens.
A escultura gótica é influenciada inicialmente pela arte românica, porém as figuras se tornam mais naturais, com a expressividade concentrada mais no rosto do que nos movimentos do objeto. Eréteis, acompanhavam a verticalidade da arquitetura.
Claus Sluter é considerado o principal escultor da escola franco- flamenga do norte da Europa, do fim do século XIV. Esculpiu imagens religiosas com intensa expressividade de sentimento, principalmente a dor; motivo muito usado pelo artista, a que se devem também, as imagens de mulheres chorando, que impressionam pela força expressiva das pregas das túnicas (faceta singular de seu estilo). Sua obra influenciou a pintura, e as mulheres chorando foram adotadas por outros artistas em diversos monumentos funerários.
Podemos notar a preocupação do autor com a fisiologia humana. Cada traço busca reproduzir fielmente o corpo do homem dando ideia de massa, densidade e flexibilidade do corpo. Também é importante destacar a sensação de movimento passada pela figura. Esse dinamismo só havia sido atingido na arte clássica.
Estando relacionadas à arquitetura nas grandes igrejas, enriqueciam mais as construções. Os ensinamentos teológicos eram transferidos, muitas vezes, por meio das imagens. A figura de Cristo predominava, dando ênfase à importância de Jesus na Terra. As tendências humanistas se desenvolveriam na arte em geral.
As esculturas começaram a ter maior imponência, se destacando em relação ao resto do ambiente até tornarem-se completamente independentes da arquitetura, além de caminharem para o estilo realista, através das esculturas que serviam de retratos e que compunham sepulcros.
A história da arte sofreu grandes modificações com a ascensão do catolicismo, que vão desde a destruição de diversas obras e interrupção da transferência de conhecimentos técnicos, à retomada do gosto estético e reconstrução dos valores agregados a obras de arte.
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