• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 9º Livro - As Relações Perigosas, de Pierre Choderlos de Laclos

aliás, bem básica essa estratégia do visconde comparada com a da marquesa x prévan, né? quem tem refinamento tem, quem n tem apela p força. aliás, põe na tela o marginal, foi estupro oq o ele fez? foi ou n foi? trazendo p a nossa época/país, eu responderia sim. n por causa da idade, pois aqui a idade d consentimento é 14 anos, assim n há d se falar em estupro presumido aos 15. o crime d sedução então n existe na lei penal há anos. e corrupção d menores n é isso oq ele fez com ela. mas, por outro lado, a estratégia, a ameaça, a simulação e o abuso como pessoa d confiança, a má fama do réu, tudo são indícios q dava pra provar q o mané abusou da adolescente e mandar ele passar uns dias na cadeia aqui da minha cidade;
Pra mim foi estupro, sim.
Que coisa horrível!
Tudo bem que a menina é uma monga mesmo, mas caramba, que nível de crueldade e malignidade desse visconde e da marquesa.
Fiquei besta!

aliás, pq será q me deleito com as maquinações maquiavélicas da marquesa mas acho bocejantes as do visconde? é o costume centenário d sempre encarar os homens como culpados e absolver automaticamente as mulheres?
Ou talvez seja porque ela é evidentemente mais inteligente e refinada do que ele.
O Valmont poderia escrever um livro sobre o que ele não sabe sobre as mulheres e as pessoas.
E ainda é presunçoso que dói.
A marquesa sempre tem um pé atrás sobre o quanto está ou não com um homem nas mãos.
Estou lembrando de quando ela começou a "caçada" ao Prévan, mesmo com os fatos narrados de antemão pelo visconde (de que o Prévan estava a fim dela) ainda assim ela sempre testava pra ver se ele estava mesmo interessado nela.
Já o Valmont está sempre achando que é a última coca-cola do deserto, mas esquece que a última coca do deserto vai estar quente e sem gás. :hahanao:

achei a mudança d atitude meio abrupta. OU ela tava disfarçando mto bem até agora mas tava apaixonada OU foi conquistada pelas cartas melosas do visconde (eca) OU é uma característica feminina ser bipolar, uma hora assim outra assado? aguardem a enquete em breve.
Eu estou começando a leitura que começa no dia 10/10 (finalmente consegui alcançar um pouco o cronograma! :joy: ).
Mas sei lá, estou com a impressão de que a presidenta é santinha do pau oco, viu? :think:

O que eu não entendo é porque o marido da Sra. de Tourvel não aparece, pelo menos até agora, nessa história toda?
Sim, até o noivo da Cécile já deu as caras numa carta.
E também finalmente sabemos o nome do cavaleiro da marquesa: Belleroche.

Uma dúvida amigos leitores, porque a marquesa tem tanto ódio do conde Gercourt?
Isso deve ter sido escrito em alguma carta mas acho que me perdi nessa parte.

E estamos com mais de 70% do livro lido.
Me surpreendi com essa leitura, viu?
Tanta coisa rolando: vinganças, pessoas frias e calculistas, maledicências, humor negro, ironias inteligentes, traições, lesbianismo, infanticídio, sexo anal (ou oral, ou talvez ambos) estupro... :-|

O mais legal é que, segundo a biografia do autor, Pierre de Laclos era um exemplo de homem íntegro, além de ótimo pai e marido.
Acho que jogou todos os demônios internos, todos os Valmonts e Merteuils com chifrinhos que guardava dentro de si, neste livro. :lol:
 
Uma dúvida amigos leitores, porque a marquesa tem tanto ódio do conde Gercourt?
Isso deve ter sido escrito em alguma carta mas acho que me perdi nessa parte.

Segundo o guia de leitura da Penguin-Companhia:
O conde de Gercourt está no centro de duas contrariedades amorosas: no passado, rompeu seu relacionamento com a marquesa para encetar um caso com certa intendenta não nomeada; a mesma intendenta havia abandonado seu amante de então, Valmont, para render-se aos encantos de Gercourt. O visconde e a marquesa consideram essas atitudes extremamente ofensivas a suas reputações de conquistadores implacáveis, e por isso resolvem humilhar Gercourt publicamente, fazendo sua futura esposa perder a virgindade antes do casamento e traí-lo depois. Merteuil promete se entregar por toda uma noite a Valmont caso ele conclua com êxito a empreitada. (cartas 2 e 20)
 
Gente, tô passada com essa história! o_O
Mas que bando de vagal filhosdap. que são esses condes e marquesas!
Por mim mandava todos pra guilhotina.

#terror #LaMarseillaise

Espere algumas décadas!

lesbianismo, infanticídio, sexo anal (ou oral, ou talvez ambos) estupro... :-|

Onde? Eu passei batido por isso? Logo eu? Não que eu sinta algum interesse no tema, apenas um questionamento científico.
 
Onde? Eu passei batido por isso? Logo eu? Não que eu sinta algum interesse no tema, apenas um questionamento científico.
lesbianismo: pinta um clima entre a marquesa e a Cécile não?
infanticídio: cometido pela criada de alguém, acho que da marquesa, que a domina por causa disso.
sexo anal: tem uma carta que o visconde fala que a Cécile realiza algumas coisas que até profissionais dificilmente realizam, o que dá a entender ser o sexo anal.
 
Finalmente alcancei o cronograma. :issoaih:
Comecei hoje a leitura da última semana.
======================================

Ainda sobre a semana anterior:

A presidenta não era falsa como pensei.
No início achei as atitudes dela um pouco parecidas com as da marquesa, e imaginei como seria lindo se ela fizesse com o Valmont algo no gênero do que a marquesa Merteuil fez com o Prévan. :lol:
Mas não, ela realmente se apaixonou pelo visconde. =/
E o visconde por ela!
Do jeito torto dele, mas ainda assim apaixonado.
Mistura de raiva e pena da Tourvel, viu? :tsc:
Li em algum lugar que ela representa as virtudes femininas dos personagens do Rousseau.
Nunca li nada deste autor, mas sei que o personagem principal de "Cândido" era uma espécie de sátira que o Voltaire fez com o Rousseau.
Queria saber mais sobre isso, sobre essa possível relação Tourvel vs. personagens do Rousseau. :think:
Porque a presidenta (assim como o Cândido) chega a dar nos nervos mesmo com tanta inocência e credulidade.

E que amigona ela, a Tourvel, teve na sra. de Rosemonde, hein?
Queria de uma parenta ou amiga assim.

(...) sobre o sexo anal estava na nota da minha versão, o que não quer dizer que seja o que autor pensou, pode ser alguma outra coisa mais bizarra.
Sim, também estou lendo a edição da Penguin/Cia., e foi por essas notas que me liguei do infanticídio e do sexo com a Cécile.
Nem ia me ligar dessas coisas se não fossem as notas, acho que me surpreendeu bastante saber que um autor daquele século era assim tão, de certa forma, explícito.
Não é a toa que as pessoas de família daqueles tempos liam o livro às escondidas. =/
 
  • Curtir
Reactions: fcm
Considerações finais sobre o livro: quem tem? O que acharam? Como se sentiram no final, após lerem toda essa estupenda troca de cartas?
Por enquanto cabe confessar, ainda com pensamentos e sentimentos ecoando em minha mente (terminei de ler o livro nesta madrugada) que achei "Relações Perigosas" um dos livros mais impactantes já lidos por mim e que estou tristíssima com o final dados às personagens Merteuil e Tourvel.
E um pouco do Valmont também, vá. :tsc:

Depois volto aqui pra me estender um pouco mais.
 
Considerações finais sobre o livro: quem tem? O que acharam? Como se sentiram no final, após lerem toda essa estupenda troca de cartas?
Por enquanto cabe confessar, ainda com pensamentos e sentimentos ecoando em minha mente (terminei de ler o livro nesta madrugada) que achei "Relações Perigosas" um dos livros mais impactantes já lidos por mim e que estou tristíssima com o final dados às personagens Merteuil e Tourvel.
E um pouco do Valmont também, vá. :tsc:

Depois volto aqui pra me estender um pouco mais.

Eu também acabei o livro e, do mesmo modo, gostei. No entanto, como terminou, ficamos sem saber algumas coisas, como por exemplo se o marido da presidenta voltou e se ficou sabendo de algo sobre o relacionamento de sua esposa, ou então se a Cécile acabou tendo um filho do Sr. de Valmont, já que entendi que a menina estava grávida, pelo que deixou a subentender várias cartas.
 
Eu também acabei o livro e, do mesmo modo, gostei. No entanto, como terminou, ficamos sem saber algumas coisas, como por exemplo se o marido da presidenta voltou e se ficou sabendo de algo sobre o relacionamento de sua esposa, ou então se a Cécile acabou tendo um filho do Sr. de Valmont, já que entendi que a menina estava grávida, pelo que deixou a subentender várias cartas.

O presidente não aparece mesmo, só se menciona o nome dele.
E acredito que ele não saberá nunca do caso da esposa, já que as cartas comprovando isso ficaram com a tia do Valmont.

A Cécile, pelo que entendi, ficou grávida do Valmont, mas perdeu o bebê.
Quando ela foi pra o convento não se insinua nada sobre estar grávida.
Não acredito que estivesse. =/

No entanto, na última palavra da ultima carta, que encerra o livro, existem duas notas, uma do autor:
"Razões particulares e considerações que sempre faremos questão de respeitar obrigam-nos a parar por aqui. Não podemos, neste momento, oferecer ao leitor a sequência das aventuras da srta. de Volanges, nem dar-lhe a conhecer os sinistros acontecimentos que coroaram as desgraças, ou concluíram a punição da sra. de Merteuil. Talvez nos seja algum dia permitido completar esta obra, mas não podemos assumir qualquer compromisso nesse sentido, e, mesmo que pudéssemos, ainda acreditaríamos ser nosso dever consultar previamente a opinião pública, cujo interesse por esta leitura não é o mesmo que o nosso."

E a outra, a nota da edição (Penguin/Cia.):
"A nota dá a entender que Cécile não ficou no convento e que a sra. de Merteuil teve mais aventura na Holanda."
 
Última edição:
O presidente não aparece mesmo, só se menciona o nome dele.
E acredito que ele não saberá nunca do caso da esposa, já que as cartas comprovando isso ficaram com a tia do Valmont.

A Cécile, pelo que entendi, ficou grávida do Valmont, mas perdeu o bebê.
Quando ela foi pra o convento não se insinua nada sobre estar grávida.
Não acredito que estivesse. =/

Justamente por causa do marido da presidenta de Tourvel ser apenas citado no início do romance e, após, silenciar a seu respeito, pois ele não apareceu, mesmo quando da doença e morte dela, é que achei muito estranho.

No tocante à Cécile, não há nenhuma menção à gravidez quando de sua ida ao convento, mas também não percebi indícios de que ela tenha perdido a criança. Portanto, para mim, ficou uma interrogação.

Por fim, não sei o motivo da nota da Penguin entender que a marquesa de Merteuil foi para a Holanda. Achei muita imaginação.
 
Justamente por causa do marido da presidenta de Tourvel ser apenas citado no início do romance e, após, silenciar a seu respeito, pois ele não apareceu, mesmo quando da doença e morte dela, é que achei muito estranho.

No tocante à Cécile, não há nenhuma menção à gravidez quando de sua ida ao convento, mas também não percebi indícios de que ela tenha perdido a criança. Portanto, para mim, ficou uma interrogação.

Por fim, não sei o motivo da nota da Penguin entender que a marquesa de Merteuil foi para a Holanda. Achei muita imaginação.
Puxa Spartaco , acho q vc vai ter q ler de novo porq tudo isso , o aborto da Cecile e a ida da marquesa pra Holanda , está no livro. :lol:
Quando chegar em casa eu procuro as cartas pra você.
 
sim, ela foi forçada a fugir para a holanda porque perdeu todo o dinheiro. acho que esse final da marquesa enfatiza aquilo que falei para vocês no começo, de como o livro tira sarro dos falsos moralistas da época justamente pregando o moralismo (especialmente através das "notas do editor" - não confundir com as notas do tradutor): uma personagem como a marquesa só poderia ter um final assim. agora você pega a cecile (voltando para o convento) e a presidenta (que morre) e compara essas três personagens, as manipulações e a tônica do que seria "uma boa reputação" na época, e vê que a crítica ao tal falso moralismo aponta principalmente para a questão da (falta de) liberdade sexualidade feminina. a marquesa é humilhada porque descobrem que ela transou com um monte de cara, enquanto a sociedade a conhece como uma mulher casta. cecile volta para o convento porque não é mais virgem*. mesmo a presidenta acaba se envolvendo nisso tudo por causa de sexo, no final das contas. então elas são "punidas" com esse desfecho, e a ideia não é pensar "BEM FEITO!" mas sim "putz, será que era para tanto?". pega o danceny, por exemplo, que deu mole para a marquesa e mesmo assim acaba de boa - ganha tintas de herói ao duelar com Valmont pela honra de Cecile mas wth, não fica com Cecile, só lamenta que a sociedade a tenha corrompido. como se a cecile tivesse virado uma leprosa por ter feito sexo antes do casamento.
 
Puxa Spartaco , acho q vc vai ter q ler de novo porq tudo isso , o aborto da Cecile e a ida da marquesa pra Holanda , está no livro. :lol:
Quando chegar em casa eu procuro as cartas pra você.

@Clara, acho que, no caso do aborto, pode ter ocorrido quando Cécile sofre uma queda da cama de Sr. de Valmont, e eu não tive esta percepção (do aborto); portanto, não há uma menção explícita a este respeito.

Agora, no tocante a ida da marquesa para a Holanda, realmente eu não me lembrava deste detalhe, apenas que ela viajou, saindo de Paris. Porém, consultando novamente as últimas cartas, verifiquei que a Sra. de Volanges diz a Sra. de Rosemonde que "acredita-se que seguiu em direção à Holanda."

Por fim, continuo intrigado com a situação do marido da presidenta, que é apenas citado no começo do livro e, depois, desaparece completamente, não é nem mesmo insinuada a sua presença até o final do livro.
 
eu não tive esta percepção (do aborto); portanto, não há uma menção explícita a este respeito.

Então, @Spartaco .
Na carta 140 o Visconde faz todo o relatório do ocorrido com a Cécile.
Depois das convulsões e cólicas, ela procura um médico, o cirurgião da família que, sob o sigilo da profissão não revela pra mãe a situação da garota nem o ocorrido, como Valmont relata:
...o médico deu um nome à enfermidade; e o caso há de se ajeitar, como tantos outros, a menos que no futuro nos seja útil comentá-lo.
Se só se comentará no futuro se for útil, pra mim ficou óbvio que é um aborto, pois se fosse da gravidez não existiria essa opção e nem de "o caso se ajeitar" uma vez que, a certa altura, todo mundo iria saber que a menina estava grávida.

Mas pra confirmar é só ler a carta seguinte, a 141, na qual a marquesa, de maneira bem venenosa, dá as condolências ao Valmont "pela perda da sua posteridade" uma vez que o visconde, quando desconfiou da gravidez da Cécile, disse algo do tipo que o Gercourt iria ter como herdeiro um pequeno da casa de Valmont.

a marquesa é humilhada porque descobrem que ela transou com um monte de cara, enquanto a sociedade a conhece como uma mulher casta. cecile volta para o convento porque não é mais virgem*. mesmo a presidenta acaba se envolvendo nisso tudo por causa de sexo, no final das contas. então elas são "punidas" com esse desfecho, e a ideia não é pensar "BEM FEITO!" mas sim "putz, será que era para tanto?". pega o danceny, por exemplo, que deu mole para a marquesa e mesmo assim acaba de boa -

E também, uma coisa que me deixou com raiva, a tia do Valmont não contar pra sra. de Volanges que foi o sobrinho quem pegou a filha dela, e não o cavaleiro Danceny.
Ela só fala pra mãe da Cécile que a marquesa a enganou, mas não conta a participação (bem mais ativa, né?) do sobrinho no caso todo.
E a sra. de Volanges acredita que a menina perdeu a virgindade pro Danceny. =/

Outro também que se deu bem na história toda foi o Prévan.
Aplaudido no salão, na cara da marquesa, e aceito de volta no exército.
Aff, que bando de gente mais podre! :blah:
E foi bem marcante a descrição da reação da marquesa de Merteuil diante dessa humilhação.
Quando a gente se lembra da carta em que ela descreve (carta 81) as defesas que construiu pra si mesma nas mais diversas situações da vida.
Merteuil é odiosa, sim, mas impossível não admirar um mulher dessa. :tsc:
 
E foi bem marcante a descrição da reação da marquesa de Merteuil diante dessa humilhação.
Quando a gente se lembra da carta em que ela descreve (carta 81) as defesas que construiu pra si mesma nas mais diversas situações da vida.
Merteuil é odiosa, sim, mas impossível não admirar um mulher dessa. :tsc:

nas duas adaptações que vi renderam ótimas cenas também. em segundas intenções tem a reação dela ao ver as cópias do diário de sebastian sendo distribuídas ao som de bittersweet symphony


(btw, fora a merteuil, nessa versão as mulheres se dão ligeiramente melhor do que no livro)

e a melhor, na minha opinião, a cena final da adaptação do frears, com a marquesa tirando a maquiagem (meio que fecha o ciclo com a cena inicial, onde a marquesa aparece se maquiando), aqui a maquiagem fazendo uma ponte para a ideia de máscara:

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo