• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Rock Progressivo!

Caramba! O PFM vai se apresentar no Brasil!! Postei a noticia no tópico sobre shows, depois que li a materia no Whiplash.

Com certeza uma das melhores bandas de progressivo!
Existiram um monte de bandas fantasticas de rock progressivo na Italia, mas a maioria delas lançou um, dois cds e permaneceram na obscuridade. Não é o caso do PFM, que conquistou prestigio internacional mesmo lançando álbuns com músicas cantadas em italiano.

O estilo é rock sinfônico, que pode lembrar alguma coisa do Yes ou Genesis, mas apenas lembrar, a banda tem muita personalidade. Eles começaram a carreira dando mais ênfase ao estilo pastoral (assim como o Genesis, embora eu prefira os álbuns do PFM nesse campo), mas ao longo dos anos a música deles se aproximou um pouco do Jazz. Já em seu quarto álbum de estudio (fora os relançamentos cantados em inglês), essa nova influencia aparece nitidamente. Chocolat Kings e Jet Lag, quinto e sexto álbum de estudio, respectivamente, mostram a banda seguindo essa tendencia, embora sem se afastar completamente de seu estilo original. Eu não conheço quase nada da banda após isso, mas ouvi dizer que eles retomaram o estilo original, fazendo bons álbuns.
 
Eu gosto muito de PFM, fiquei muito feliz com a vinda da banda.

Mas ainda sim, das bandas do Prog Italiano com longa discografia prefiro o Banco Del Mutuo Soccorso.

O show aqui no Rio será no Olimpo né? Onde é?
 
Banco é muito bom, mas por alguma razão eu gosto menos deles que do PFM e do Le Orme. Bem, das três bandas foi a que eu menos ouvi, pode ser que com o tempo eu mude meu gosto.

O Olimpo fica na Penha ... eu tenho quase certeza absoluta disso :P
 
revivendo um pouco aqui:

amanha, sexta 13, vai ter show do Focus aqui em SP. eu tava pensando em ir, apesar de não ser um profundo conhecedor da banda.
alguem vai ?
 
King Crimson é minha banda favorita, que faz um som único até hoje. Falamos dela ao longo do tópico sim.

Henry Cow, eu só ouvi o LegEnd e achei bem chatinha, fiz isso faz tempo, vou ver se ouço de novo qualquer dia desses.
 
Tem também o Bacamarte..na minha opinião o melhor de todos os brasileiros.....

"Um dos maiores nomes brasileiros no gênero, o Bacamarte nasce em 1974 como uma entre muitas bandas de colegas de colégio. Depois de várias mudanças de formação ao longo de seus três primeiros anos de vida, o grupo apresenta-se no programa "Rock Concert" da TV Globo, o que provoca um aumento do interesse por sua música. O resultado seria uma fita gravada em 1977 que circularia inclusive pela CBS se, contudo, conseguir aprovação (coisas das era Disco...). Com o surgimento, em 1982, da rádio Fluminense FM e sua política de abrir espaço para bandas iniciantes, o Bacamarte despontaria como grande revelação. No ano seguinte, "Depois do fim", álbum independente, está disponível ao público. O disco venderia milhares de cópias no Brasil e países da Europa e (principalmente) Japão. O sucesso da estréia, porém, não impede o fim da banda um ano depois." (ERP)
 
Eu falei do Bacamarte no tópico do Rock nacional dos anos 70.

Acabei de chegar do Focus, foi foda! Hocus Pocus ao vivo é linda, e tocaram a gigante Eruption! 8O
 
Gandalf disse:
Eu falei do Bacamarte no tópico do Rock nacional dos anos 70.

Acabei de chegar do Focus, foi foda! Hocus Pocus ao vivo é linda, e tocaram a gigante Eruption! 8O

è..mas o desempenho das bandas nacionais não foi muito bom...
 
Afinal, como é que foi o show?

Que droga, eu estava querendo ir, mas acabei esquecendo... Aliás, a divulgação desse show foi péssima.
 
bom, eu fui mesmo no show do Focus aqui em SP.

começou com o Tropa de Shock, uma bandinha de metal com uns violinos e coisas assim. Até que começou legal mas as músicas eram praticamente a mesma coisa em todas.
aí teve Tarkus, uma banda de progressivo. A banda era bem loca, o som era super legal. Mas a mulher que cantava....sei lá não fui com a cara dela. Ainda mais porque ela cantava em portugues. Não que eu não gostem de músicas na nossa lingua, mas sei lá não combinava. Uma hora ela falou que iam tocar Rick Wakeman, pra delirio de todo mundo. Aí um dos tecladistas (eram dois) tocou as primeiras notas de Catherine Howard mais parou. Eles acabaram tocando The Hymn, do album 1984, só que em portugues também.... :roll:
Aí veio WOMP! esse foi foda. começaram com uma música que eu não conhecia. Não sei ser era deles ou algum cover. Aí começaram a famosa introdução da Smoke on the Water. o cara cantava super bem. Do Purple tocaram também Burn e Highway Star. Também Carry On Wayward Son do Kansas e Immigrant Song do Led Zeppelin.
enfim veio o Focus. eu confesso que não conheço muito. mas foi muito loco. House of the King, Hocus Pocus, Sylvia....puta, que foda !!! o ruim é que eles tem umas músicas muito calmas, que ficam meio que numa enrolação, aí num show de pé cansa.
Por falar nisso, que BOSTA de organização. a pista que ficava ATRÁS da area VIP. ter que ficar lá atrás foi um saco !! mas quando começaram a tocar Sylivia, no Bis, todo mundo pulou a grade e foi pra lá.

foi bom. valeu a pena
 
Pois é, eu também não conheço a banda além de dois discos: Moving Waves e Focus III. Mas só por eles terem tocado Sylvia, Eruption (23 minutos) e Hocus Pocus já valeu a noite. Mas apesar dessas maravilhas, eu não gostei da volta deles, pois eles basicamente tocaram duas baladinhas sem-sal, pelo menos no show. Fora os problemas do show, como o hammond do Thjis Van Leer que tava baixo e ele reclamou com razão boa parte do show.

Aliás, o Thjis Van Leer é um dos músicas mais style que eu já vi, um cara que tem uma costeleta foda, toca de chapéu, sobretudo e suspensorios, além de tocar um hammond (!!!) que nem fabricam mais e flauta otimamente bem, e por fim enquanto o guitarrista solava ele acender um cigarro merece todo o meu respeito! :)


Ah sim, a banda que abriu aqui foi o Mind, The Gap, que fez um show chatinho demais.... sem mais.
 
Uma dúvida que possuo...é indiscutivel a complexidade de uma música de black metal..fico pensando será que ela tm alguma herança do progressivo?
 
Sinceramente, mesmo sendo fã de BM, não dá para comparar a complexidade de um com o outro.

Além disso, só por ser complexo não quer dizer que tenha alguma herança. Eu não vejo nada parecido entre prog e black metal. Enquanto o Black Metal os instrumentistas tocam com muita velocidade, no prog rock já não é assim...O baixo, a guitarra, o vocal, os teclados, a ideologia, a composição..Para mim é tudo diferente.
 
Falarei agora de um ramo do Progresivo que pouquissimos exploraram..praticamente ninguem....

Rock In Opposition(R.I.O)

Como ja se percebe nesse ramo a politica é muito forte, é considerada a mùsica do comunismo...em seu ritmo mostra uma tremenda oposição e resistência..é certo de que nem todos ainda podem ouvir uma música de alguma banda com este estilo...é demasiadamente complexo..é uma quebra louca de ritmos..vôce fica atordoado e aflito....E segundo seus criadores No R.I.O Não há influencia Erudita dos séculos 19, 18, 20...e achar um cd de qualquer banda das que depois citarei é muito complicado no Feirão do disco em São Paulo só consegui encontrar um cd do Henry cow...

As Bandas mais complexas e loucas(R.I.O)
1- Henry Cow(Tenho dois..não me pergunte como)
2- Art Zoyd( o Generation Sans Futur vale a pena é o melhor Album dos que ja ouvi)
3- Stormy Six
4-Eletron Fou Leloublan) não tenho nenhum cd..estou louco para comprar um)
5- Shub Niggurath( so T~em dois albuns lançados o Le morts Von Vite é excelente..vale a pena)
6-Doctor Nerve (é uma banda jazz+Prog+metal+hardcore :mrgreen: )
7-Present(Le poison é o melhor na minha opinião)
8-Univers Zero( simplesmente fantastico é um dos melhores De R.I.O é Integro..o seu cd Ceux du Dehors é uma obra prima inigualavel..é muuuuuito bom)

Alerta
Dica do Dwain
Para quem ainda não se sente preparado emocionalmente para ouvir..nem ouça..è perigoso
 
Po!!! Ja que meu amigo Dwain citou o Rock in Opposition, a vertente mais complexa do Rock Progressivo, eu tinha que deixar algumas dicas aqui. So mais uma coisa.
1- Henry Cow(Tenho dois..não me pergunte como)
Poo!! Fui eu que te emprestei os meus dois discos do Henry Cow. Po, incusive o Western Culture e o disco de minha vida, sem palavras para descrevelo. Este disco mudou a minha vida.
Os interessados por Rock In Opposition que querem beles obras por favor procurem:
1- Henry Cow- Western Culture
2-Universa Zero-Ceux du Dehors
3-Doctor Nerve- Beta 14 OK
4-Present- Triskiaidekaphobie
5-Henry Cow- Unrest
Pra mim estas sao algumas das obras primas das principais bandas do RIO. Procurem
 
Voltando a discursao sobre se o Black metal tem ou nao influencia do Rock Progressivo, Eu acho realmente indiscutivel a presença desta influencia. SDe olhar numa amplitude historica veremos que o Black vem junto do movimento de metal que tendia para complexidade. Acho que o Black tem sim uma infuencia bem grande do Progressivo, apesar de serem estilos bem diferentes
 
Fusion...

Gandalf disse:
Que eu saiba é uma fusão "fracassada" do Rock com o Jazz...
Cara, que legal encontrar um tópico sobre ROCK PROGRESSIVO por aqui, sô!!! Essa é minha praia!!!... =]

Mas Gandalf, meu camarada, você precisa conhecer pelo menos esses dois nomes que listarei a seguir antes de achar que foi mesmo fracassada essa fusão Jazz-Rock Progressivo:

BOZZIO LEVIN STEVENS
http://www.magnacarta.net/releases/blacklightsyndrome.html

VERTÚ
http://www.guitar9.com/vertu.html

Cara, pense em duas bandas do garalho!!! =]

Saudações,
Demétrio.
 
Faram¡r disse:
o cenario de Rock progressivo italiano foi quase tão bom quanto o inglês.
Eu digo mais a vocês, o Prog Italiano, o Prog Espanhol, o Prog Alemão (KRAUTROCK) e o Prog Sul-Americano são tão ricos e abrangentes que eu sugiro abrirmos um tópico específico para cada uma dessas vertentes aqui no forum.

Se vocês também acharem que seria uma boa idéia, eu abro os quatro tópicos agora mesmo, pois os tenho prontos no meu arquivo, visto que os elaborei e postei em um outro forum do qual participei.

Esqueci de mencionar, na minha mensagem precedente, que algumas das minhas bandas progressivas favoritas (antigas e atuais) são as seguintes:

- PINK FLOYD
- CAMEL
- RENAISSANCE
- FINCH
- ELOY
- P.F.M.
- BANCO
- LOCANDA DELLE FATE
- PORCUPINE TREE
- ISILDURS BANE
- ANGLAGARD
- AREKNAMÉS
- FLOWER KINGS
- IQ
- PENDRAGON
- MOSTLY AUTUMN

E muitas outras mais, claro.

Saudações progressivas,
Demétrio.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo