• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[REVIEW] Gentoo 2005.1

Nob

Usuário
Gentoo
Versão: 2005.1
1 CD
Ambiente: nenhum

O Gentoo é uma distro ligeiramente diferente das outras. Sua principal diferença é que geralmente você terá que compilar pacotes da fonte, o que significa maiores possibilidades de configuração (por meio das USE flags) e otimização (CFLAGS), ao custo de a instalação de um novo pacote levar mais tempo que em uma "distro binária".

Outra grande diferença é na instalação. Enquanto a maioria das distros possuem uma instalação "next-next-finish", no Gentoo boa parte da configuração é manual, ou seja, o trabalho será bem maior do que nessas distros. Felizmente, o Gentoo também é conhecido por sua boa documentação, o que torna a instalação bem fácil (se você seguir o manual corretamente).

Também é interessante falar um pouco sobre como o Gentoo lida com pacotes. Ele possui um gerenciador de pacotes - o Portage-, que interpreta as informações de pequenos arquivos chamados ebuilds (cada um contém instruções de instalação para uma versão de um pacote), baixa os arquivos pertinentes ao pacote em questão, compila e instala os mesmos. Hoje existem mais de 130.000 ebuilds nos mirrors do Gentoo, e você também pode criar o seu.

O Portage também fornece opções interessantes para você se manter atualizado. O funcionamento básico é assim: existem três ramos, "stable" (+), "testing" (~) ou "masked" (M). Cada versão de um pacote pode se alternar entre esses ramos de acordo com a arquitetura e quanto ele foi testado (em 99% das vezes ele vai de M para ~ e então para +). O recomendado é você sempre seguir o ramo "stable" da sua arquitetura, mas você pode misturar os ramos como quiser, bastando editar um arquivo de texto seguindo este guia. Assim, você pode ficar tão atualizado quanto quiser, uma vez que ebuilds são relativamente simples de se criar e geralmente algumas horas depois de a nova versão de um programa famoso ser lançada já existe um ebuild para ela. Outro ponto que deve ser notado é que o conceito de versões do Gentoo é praticamente simbólico.

Além da documentação também existe um Wiki e um fórum, além das listas de discussão e os canais de IRC.

Bem, já escrevi demais. Se tiverem alguma dúvida sobre o Gentoo podem postar aqui, pois é a distro que uso.
 
Eu tenho. Mesmo na primeira instalação, são compilados todos os pacotes (exceto os necessários justamente para a compilação, claro)?

Então, quantos dias leva para instalar um sistema básico, digamos com o KDE ou Gnome e outros aplicativos essenciais? :lol:

E se eu quiser instalar o OpenOffice.org, também tem que compilar do fonte?
 
Cildraemoth disse:
Eu tenho. Mesmo na primeira instalação, são compilados todos os pacotes (exceto os necessários justamente para a compilação, claro)?

Você escolhe se quer compilar ou não. Antigamente existiam três formas de iniciar a instalação: stage1, stage2 e stage3. A diferença entre os três é que escolhendo o stage1 você precisa compilar todos os pacotes do sistema (bootstrap), o que demora muito tempo, no stage2 são compilados menos pacotes que no stage1 (mas ainda assim demora bastante) e no stage3 o sistema básico já está compilado e você só tem que compilar algumas coisas que não fazem parte do sistema em si (kernel, logger, bootloader, coldplug, hotplug, etc).

Recentemente o stage1 e stage2 deixaram de ser suportados devido aos inúmeros problemas que traziam (dependências circulares, por exemplo) e não devem ser usados por usuários comuns; já não há documentação oficial para eles, mas a versão em português do manual ainda tem instruções para usá-los e é possível obter as mesmas vantagens do stage1 e 2 sem os problemas.

Então, quantos dias leva para instalar um sistema básico, digamos com o KDE ou Gnome e outros aplicativos essenciais?

Vai depender do seu hardware e se você está usando a máquina durante a compilação. Eu não uso nenhum desses ambientes, então não posso lhe dizer quanto tempo levaria aqui.

Existe também um CD opcional, que contém binários do KDE e do GNOME. Mas acredito que ele esteja um pouco desatualizado.

E se eu quiser instalar o OpenOffice.org, também tem que compilar do fonte?

Não, existe um pacote chamado openoffice-bin, que instala apenas os binários. Essa opção também existe para alguns outros pacotes, como o Mozilla e o Firefox.
 
Ou seja, é distro pra quem gosta de personalizar ao extremo o sistema, né? Eu ficaria muito perdido nisso aí, sou muito noob em linux... Mal sei os comandos :dente:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo