• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Númenor: Atlântida de Tolkien?

<_Witch King_>

O Maior dos Nove
Achei essa idéia inevitável de se pensar após ler a Queda de Númenor, afinal, havia acabado de fazer um trabalho de história sobre Atlântida, e notei inúmeras semelhanças entre Atlântica e Númenor. Veja Bem:


Atlântida:
Uma ilha
Afundou no auge de sua civilização, no mar, pois seu povo desafiou os deuses
Era um povo extremamente civilizado e desenvolvido, com comércio forte e alto poderio militar.
Eram muito respeitados entre todos os reinos.
Achavam-se imbatíveis e os mais sábios.


Númenor:
Uma ilha
Afundou no auge de sua civilização
Era um povo extremamente desenvolvido, com um poder militar imenso
Era o povo mais respeitado entre outros reinos
Achavam-se imbatíveis e sábios


Levando em conta essa comparação feita e esse paralelo, e o seu conhecimento sobre Mitologia Grega e Tolkiana, diga o que você pensa sobre essa idéia: Númenor: A Atlântida de Tolkien.
 
Re: Númenor: Atlâtida de Tolkien?

Acho que as semelhanças terminam aí!! Eu diria que a queda de Númenor se assemelha muito mais à destruição de Sodoma e Gomorra, como narrada no livro de Gênesis!

Eram cidades que se viraram contra Deus e, como castigo, Deus as destruiu. Númenor foi a mesma coisa. Foi uma terra dada ao povo escolhido por Eru, onde Ele deveria ser adorado... e eles se voltaram contra Ilúvatar, e passaram a adorar a Melkor. E por conta da traição do povo de Númenor, Eru destruiu a ilha, só se salvando os que ainda eram fiéis a ele, a linhagem de Elendil. Assim como em Sodoma e Gomorra... só se salvou a família de Ló... os outros foram consumidos pela chamas que devastaram o lugar!
 
Re: Númenor: Atlâtida de Tolkien?

Mas não acha que pelo fato de Númenor ter sido afundada ela num chega a se assemelhar mais com Atlântida?
Tipo: o Mito de Atlântida veio antes da história de Sodoma e Gomorra, correto? Em Atlântida, a cidade foi afundada porque os atlânticos se voltaram contra os deuses, especialmente contra Zeus, e Zeus os puniu, mandando Posêidon destruir as bases da ilha e, assim, fulminando Atlântica ocm um raio, afundando-a. Acredita-se ainda, em outras versões do mito, que apenas os sacerdotes de Zeus escaparam da ruína de Atlântida e foram para Atenas, e outras versões do mito dizem ainda que os sobreviventes de Atlântida fundaram Atenas, o que nos dá uma margem maior de comparação.
Mas a comparação com Sodoma e Gomorra foi ótima, Vanagristiel!
 
Re: Númenor: Atlâtida de Tolkien?

Vanagristiel disse:
Acho que as semelhanças terminam aí!! Eu diria que a queda de Númenor se assemelha muito mais à destruição de Sodoma e Gomorra, como narrada no livro de Gênesis!

Atlântida é Númenor ("Atalantë"), ou melhor, Númenor é Atlântida.

Tolkien trabalhava com uma idéia bastante original. Ele não recontava mitos, ele contava a origem dos mitos, de onde os mitos se originaram. Dentro do coneito da obra de Tolkien, Númenor realmente existiu em um passado distante... o afundamento de Númenor ("Atalantë") foi sendo repassada de boca em boca, de século em século, adquirindo uma frase extra aqui e outra ali até se tornar o que conhecemos como Mito de Atlântida.

Tolkien na verdade nos contou a história que de fato ocorreu e que chegou até nós através da mitologia. Costumo chamar isso de "Mitologia das Mitologias" =]

Podemos encontrar muitos outros exemplos, como os Elfos. Tolkien não "pegou" os Elfos da mitologia nórdica, ele nos contou a história real deles, a história que foi se transformando em lenda e em mitologia e chegou até nós distorcida pelo tempo, na forma da mitologia nórdica.

Legal, não? :cerva:
 
Re: Númenor: Atlâtida de Tolkien?

Caramba, Deriel, nunca tinha parado pra reparar e pensar nisso... eu antes pensava que Tolkien fez uma mistura dos mitos, e não contar sua origem... muito massa... valeu, Deriel!
 
Re: Númenor: Atlâtida de Tolkien?

<_Witch King_> disse:
Caramba, Deriel, nunca tinha parado pra reparar e pensar nisso... eu antes pensava que Tolkien fez uma mistura dos mitos, e não contar sua origem... muito massa... valeu, Deriel!

Eu tenho vergonha por não participar mais das discussões :tsc:
 
Re: Númenor: Atlâtida de Tolkien?

Deriel disse:
Eu tenho vergonha por não participar mais das discussões :tsc:

Ah... aparece aí!! Sua presença será muito estimada!! :abraco: (Com todo o respeito Ana... totalmente fraternal!!):yep:
 
Re: Númenor: Atlâtida de Tolkien?

Para quem quiser saber mais sobre o assunto, recomendo adquirir o livro As Cartas de J.R.R. Tolkien, traduzido para o português pelo nosso amigo Gabriel, e lançado no Brasil pela Editora Arte & Letra.

Em diversas cartas há as referências sobre isso ... e muito mais.
 
Re: Númenor: Atlâtida de Tolkien?

Edrahil disse:
Para quem quiser saber mais sobre o assunto, recomendo adquirir o livro As Cartas de J.R.R. Tolkien, traduzido para o português pelo nosso amigo Gabriel, e lançado no Brasil pela Editora Arte & Letra.

Em diversas cartas há as referências sobre isso ... e muito mais.

Falando no Gabriel, faz um tempo que eu não vejo ele por aqui, ele postou hoje de madrugada mas fazia uns 3 dias que não aparecia.

O Deriel é um renegado dos Vanyar. :cool:
 
Afê..tá uma melação isso aqui....coitado do Deriel...

É como o Deriel disse. É muito legal uma pessoa pegar uma lenda e fazer uma história...
Agora contar como tudo começou é maravilhoso. O bacana é eu tentando explicar para pessoas que não leram. eu conto e elas dizem: - Mas quer dizer então que Tolkien copiou as lendas???

E lá vai eu explicar outra vez. rssss
O mais bacana foi que emprestei o livro (SdA) para a mãe de um amigo. Ela está lendo e uma das primeiras coisas que ela disse foi:
- Parece a junção de todas as histórias que eu ouvi quando pequena. E com explicação.
 
hehe... as histórias de Tolkien realmente encantam... para mim é mais que um livro, é uma obra de arte para toda a história!
 
Assim como seu colega C. S. lewis ele abriu um universo inteiro e se dedicou a ele durante toda sua vida literária dando muitas informações e narrando de forma épica, o que nos permite viajar nas histórias e criarmos muitas imagens e é claro termos nossas idéias dentro desse mundo, por isso tem tanta gente nesse fórum! :beam:
Já imaginou se Tolkien vivesse mais uns 50 anos que doideira seria?
 
Calimbadil o fiel disse:
Assim como seu colega C. S. lewis ele abriu um universo inteiro e se dedicou a ele durante toda sua vida literária dando muitas informações e narrando de forma épica, o que nos permite viajar nas histórias e criarmos muitas imagens e é claro termos nossas idéias dentro desse mundo, por isso tem tanta gente nesse fórum! :beam:
Já imaginou se Tolkien vivesse mais uns 50 anos que doideira seria?

C.S. Lewis tinha outros objetivos, mais... evangelizadores, por assim dizer. =]

Se Tolkien estivesse vivo outros 50 anos, bom, seriam mais 50 anos de papéis que virariam tomos do HoME, mas terminar mesmo, duvido. Aliás, achoq ue nem queria ver terminado, se os planos dele ali no Mitos Transformados fossem adiante :think:
 
Talvez a única vantagem dele mais 50 anos seria o caso DELE terminar o Silmarillion, e não ser editado pelo filho. Pois era sonho de Tolkien ve ver publicado esse livro. Sonho que ele não concretizou, embora tenha sido publicado.

Mas como se vê nas cartas que ele sempre estava doente, acho difícil ele aguentar mais tempo mesmo, ainda mais quando a Luthien dele morreu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo