• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maiores Heróis das Obras: Gandalf vs Eärendil - Campeão: Gandalf

Quem vencerá?


  • Total de votantes
    70
  • Votação encerrada .
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Sem chance do Thorin ser mais herói que o Bard. Desempatei pra ele.
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Thorin carecia de heroísmo? A forma como luta diz o contrário. Sim, o conceito de heroísmo é mais abrangente do que força ou coragem, eu próprio critiquei bastante Fëanor com base, em parte, nisso mesmo, mas não só esses dois aspectos não deixam de estar incluídos na definição como Thorin tinha outros que o tornam heróico, a meu ver.

Quanto ao senso, nunca disse que ele se distinguia por isso. Sim, tomou muitas decisões idiotas, principalmente no final da viagem, quando foi confrontado com os Elfos, e depois de ter o tesouro. Mas há que tentar entender o que sentia: aquilo era o tesouro pelo qual muitos dos seus antepassados tinham lutado e dado a vida, e essa herança recaia agora sobre ele, tinha o dever de remediar a situação; aliado à ganancia que é inerente à sua raça, como você fez questão de salientar, e ao facto de os Elfos, com quem a sua raça antipatizava, estarem envolvidos, foi até natural que tenha passado dos limites. Ele achava que o tesouro era seu, estava a vê-lo em perigo, e passou das marcas.

Não, não é correcto e não foi nada heróico. Mas, apesar dos seus muitos defeitos e actos menos próprios (essa briga à volta do tesouro talvez o pior deles), Thorin, e não era apenas o ouro que o motivava. Ele queria rever o seu reino e queria ver o seu povo regressar à antiga glória - sim, com muito ouro, whatever, não é o que interessa. Podia até não ser a sua prioridade, mas ele queria paz, queria bem-venturança para o seu povo, e trouxe o bem através das suas acções. Para mim são características de herói.

E na altura da sua morte teve consciência de que as suas atitudes eram desmedidas e o ouro não era o mais importante, algo que quase nunca se tinha ouvido dizer de um Anão. Tardou mas admitiu, e isso revela força de carácter, e que ele no fundo tinha preocupações mais profundas.

Bard era um grande herói, sem dúvida, e nunca pus isso em questão. Somente acho que Thorin também é um, à sua maneira, e um personagem mais bem explorado.

---

Simples - não havia história. Não havia a demanda com os 12 Anões, não havia Bilbo indo com eles, as Montanhas Nebulosas, a Floresta Tenebrosa, Bilbo com Smaug, etc. Tolkien não ia simplesmente colocar um exército enorme de Anões indo tomar a Montanha, não teria o que contar.

Mas na história, Thorin queria, oh, se queria! "Planos de guerra e outros altos desígnios", é dito (Contos Inacabados - A Demanda de Erebor). Foi Gandalf quem o dissuadiu. Para Gandalf, um empreendimento desses estava destinado ao fracasso, tinha de ser de outra forma, e foi ele que sugeriu que Thorin fosse secretamente. Só falta dizer também que Gandalf era desprovido de senso.

Além do mais, com o dragão ainda em Erebor, duvido que Dain fosse para lá.

E outra coisa: você está atirando toda a culpa dos Anões para cima dos ombros do Thorin. Um tanto exagerado, não Gabriel? Principalmente quando o Thorin estava tentando remediar o assunto, seja o que for que cada um entende que o motivou.

Ah, esqueci de acrescentar: ao longo d'O Hobbit, os acontecimentos vão sendo narrados, como sabemos, por Bilbo. Bilbo, um hobbit relativamente pacato, pouco acostumado àquelas andanças, e sem dúvida pouco conhecedor da mente dos Anões. É salientado várias vezes em escritos de Tolkien que o que Bilbo narra nem sempre corresponde à realidade das coisas (daí a justificativa de Tolkien para o livro ser um pouco mais infantil no seu conteúdo). Ora, o Thorin sobre o qual lemos é o Thorin que Bilbo nos descreve. É normal que o hobbit visse pouco mais que um Anão velho remoído por vingança e mesquinhês, sedento de tesouros. Mas Thorin, como referi acima, era mais que isso. Era um valoroso anão, e pode não ter sido o maior dos heróis, pode ter sido resmungão e sedento por pedras preciosas, mas as suas intenções nunca foram más e contribuiu para afastar a sombra e o mal da Terra-Média.

Matou a pau, 10º. :clap:
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Bela explanação do 10º... De todo modo....

Bard nasceu Rei, pirmo distante de Aragorn rs!:lol:

Três vivas para o Bard:cerva:
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Uau, 10º arrebentou nessa, hein?! E uau, está bem acirrada essa enquete!
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Voto no Thorin. Todos os motivos que me fizeram votar nele estão no super post do 10º portanto não acho necessário repetí-los. :smile:
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Isto esta engraçado, esta a dar resultados muito diferentes do que eu esperava.

Eu votei no Thorin.
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Ah, esse foi o combate mais difícil. :iei:

Concordo com o 10º, Thórin pode ser considerado um herói, mesmo assim fiquei em dúvida, o ato de Bard foi grandioso. Mas votei no Thorin. :cerva:
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Votei em Bard porque ele é um herói clássico. Um matador de dragões!
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Thorin Escudo de Carvalho, com certeza.
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Cara que DISPUTADO! Muito difícil escolher essa, no final decidi com o Bard por que ele matou Smaug (:diabo:) e por que Thorin era muito arrogante às vezes.
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

==== ATENÇÃO! ====

Como vcs viram, essa foi o combate mais disputado até agora. Acabou terminando empatado! 8-O

Então, vou deixar a enquete aberta por mais um dia. Portanto, ajudem a fazer campanha para o seu personagem favorito! :joy:
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

:eba:
*desempata*

Nha... eu babo pelo Bard xD
Matou um dragão *_______*
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Muito bom esse tópico.. bem divertido..
Mas eu gostaria de expressar a minha surpresa ao ver que Luthien (uma grande personagem, sem dúvida) foi considerada superior a Feanor????

8-O8-O8-O8-O8-O

Feanor é o responsável pela criação das Silmarils... Isso não é maior do que qualquer coisa que Luthien tenha feito????
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

33x33? :lol: O pessoal parecia muito mais inclinado para o Bard, estava à espera que ele passasse sem grandes dificuldades.

Muito bom esse tópico.. bem divertido..
Mas eu gostaria de expressar a minha surpresa ao ver que Luthien (uma grande personagem, sem dúvida) foi considerada superior a Feanor????

8-O8-O8-O8-O8-O

Feanor é o responsável pela criação das Silmarils... Isso não é maior do que qualquer coisa que Luthien tenha feito????

Leia os posts da página 6 para a frente e vai perceber porque é que Lúthien teve duas vezes mais votos que Fëanor.
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Isso aí. Deixem o Thorin na frente.

O Bard matou um dragão. E daí? Acabou sendo rei de Valle, por admiração do próprio povo. Mas foi só.

Compara isso a reunir uma comitiva mínima, atravessar a Terra-Média passando por exércitos de orcs, invadir uma Montanha dominada por um dragão (e conseguir manter a posse dela), descobrir os maiores tesouros existentes e ainda deixar tudo pronto para a construção do que acabou se tornando uma das maiores aglomerações dos anões na Terceira Era. Isso é que é herói. :yep:
 
Última edição:
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Isso aí. Deixem o Thorin na frente.

O Bard matou um dragão. E daí? Acabou sendo rei de Valle, por admiração do próprio povo. Mas foi só.

Compara isso a reunir uma comitiva mínima, atravessar a Terra-Média passando por exércitos de orcs, invadir uma Montanha dominada por um dragão (e conseguir manter a posse dela), descobrir os maiores tesouros existentes e ainda deixar tudo pronto para a construção do que acabou se tornando uma das maiores aglomerações dos anões na Terceira Era. Isso é que é herói. :yep:
Você provavelmente passou batido pelos posts do Gabriel nas páginas anteriores. :roll:
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Thorin vs Bard (Combate 04)

Pois é, pessoal. Depois de muita discussão, Thorin passou na frente!

Aguardem que já já coloco no ar a próxima enquete!
 
Re: Maiores Heróis das Obras: Gandalf vs Merry (Combate 05)

attachment.php


attachment.php
 

Anexos

  • combate05_ind.jpg
    combate05_ind.jpg
    26,8 KB · Visualizações: 96
  • combate05_res.jpg
    combate05_res.jpg
    15,9 KB · Visualizações: 71
Última edição:
Re: Maiores Heróis das Obras: Gandalf vs Merry (Combate 05)

Sem duvida alguma, o Istari

Merry fez alguns feitos sim, mas não se compara ao Branco
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo