• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

As Diferentes Visões sobre os Elfos em cada Livro

Então é o Cisne... Sei lá, meio que chutei...

Será que ele não pode deixar um post com algumas dicas sobre esse assunto que você comentou sobre a "tradução" da obra de Tolkien?
 
Muito boa mesmo essa questão levantada por você, Snaga. Concordo com suas interpretações sobre o assunto. Além do que você disse eu penso que os elfos da estória do "O Hobbit" são daquela maneira também talvez por naquela época estarem vivendo na Floresta das Trevas, e como naquele período ela sofria influência do poder de Sauron isso pode tê-los feito se comportarem e agirem de uma maneira mais rude, antipática.
 
Ótimo tópico Snaga, é verdade temos visões bem diferentes dos elfos quando lemos as obras e isso está claramente relacionado com o período escrito, a intenção do autor e a quem a obra estava endereçada, ou seja, o contexto “fora” da história. Principalmente quando lemos o Hobbit que na minha opinião os elfos é bem mais destoante do que o Silma e o SdA entre si, e nessa obra acredito que essa diferença se deva muito mais a esse fator externo, da obra não pertencer inicialmente a sua mitologia, do que da explicação “dentro” da história da interpretação dos personagens.

Isso também me deixa encucada pra saber se foi proposital ou não, porque ao mesmo tempo em que podemos analisar essas diferentes visões dos personagens externamente à história, não podemos deixar de lado essa visão “interior” da obra que o próprio Tolkien dava tanta importância.

Achei interessante a idéia do Hobbit ter sido escrito por Bilbo sendo influencido pelos anões, faz muito sentido e explica muito dessa visão dos elfos passada pelo Hobbit.
 
Muito das diferenças apontadas podem ter advindo, com bem lembrou alguns usuários, do período em que as obras foram escritas.

- Em O Hobbit: a obra foi escrita para crianças, Tolkien escreveu-a para parar ali. Sem a intenção de que a partir desta obra viessem outras (bendito editor que pediu que ele escrevesse mais obras acerca dos hobbits e elfos... :pray: ). É esperado que em uma obra infantil os heróis fossem aqueles que menos se espera (uma lição de moral talvez? :think: ), que tenhamos os "seres musicais" (os elfos) e os vilões só fossem vilões.

- Em SdA: Tolkien começa a delinear o conjunto de obras que se tornariam o legendarium. O SdA, apesar de se passar na terceira era da TM ainda foi escrito com base em esboços acerca do surgimento da TM e dos seres que nela habitam. Daí o mistério que paira sobre estes personagens, muitas das respostas e delineamentos sobre os costumes élficos e toda a sua história na TM só surgiriam depois.

- No Silmarillion: a concepção da TM já estava bem amadurecida,Tolkien já tinha delineado com mais detalhes (o surgimento da TM; os Vala; o surgimentos dos elfos, homens, anãos, orcs, ents...; a geografia da TM e a história da TM). Daí os detalhes com que os elfos são descritos, e, quanto mais se conhece sobre alguém, mais próximo nos sentimos dele. Como nesta obra passamos a conhecer muito sobre os elfos, eles nos parecem mais próximos.

Claro que isso não exclui a observação feita pelo Snaga levando em consideração o ponto de vista do personagem através do qual a história é contada...

PS: dando um BUMP no tópico que merece ser ressuscitado... =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo