• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Celular explode em SP

Celular explode em SP; bateria é arremessada a 2 m

Agência Estado
[SIZE=-2][/SIZE]

b
Mais um telefone celular explodiu em São Paulo, desta vez na cidade de São José do Rio Preto, no interior do Estado. Foi o segundo acidente com esses aparelhos em menos de 15 dias. De acordo com o programa Bom Dia São Paulo, da TV Globo, o telefone estava em cima de uma cômoda do casal Tutako e Jonas de Almeida para carregar a bateria. Depois de explodir, a bateria foi arremessada a uma distância de dois metros e atingiu as costas de Tutako.


Assustada, a dona de casa tentou apagar o fogo com as mãos e se queimou. Antes de ser jogado no chão, o aparelho ainda fez um buraco no colchão do casal. Segundo Tutako, o aparelho foi comprado há quatro anos numa loja especializada. Este foi o segundo caso de explosão de celular no Estado de São Paulo em menos de 15 dias. No dia 20 de março, um celular explodiu no bolso da calça de uma estudante de 14 anos, na cidade de Araras. A adolescente teve queimadura de segundo grau na perna.

http://br.news.yahoo.com/060403/25/13bye.html



Além de não funcionar agora ainda é perigoso... :disgusti:
 
Provavelmente a marca era motorola... e markinha pra dar problema... minha irma comprou um, e nao deu outra, depois de 2 meses jah tava dando problema. E eu tb me lembro dum caso desses aki em Brasilia, mas nao lembro quando... eu sei que foi por causa de um curto na bateria...
 
Isso é muito sério. :tsc: Ao casal só cabe ação contra a empresa para o ressarcimento dos danos causados, inclusive morais ao meu ver. (não custa tentar :lol: ). A sorte é que nada mais grave ocorreu.
 
Uma coisa que eu acho que as notícias deveriam trazer, mesmo sendo nocivo ao mesmo, é o nome do fabricante. Poxa, quem gostaria de um celular dessa marca, mesmo ele tendo 4 anos? Porque começar a ter medo da iminência da explosão de seu celular é fogo..
 
Fiquei agora pensando se nesses dois casos os aparelhos não são da mesma marca e modelo...:think:

Porque se for constatado um erro de fabricação num determinado número de aparelhos do mesmo modelo ficaria mais fácil para as pessoas se prevenirem contra esses incidentes, além de que também teriam seus direitos como consumidores preservados já que um fato como esse levaria ao reembolso ou a troca do aparelho... teriam, né???

Agora se as causas não forem descobertas ou então se isso puder acontecer com qualquer celular... Bem, não vamos deixar de te-los, mas, neste caso, agora é pensar duas vezes antes de dormir novamente com o celular embaixo do travesseiro.:roll:
 
Última edição:
ShidoSan disse:
Provavelmente a marca era motorola... e markinha pra dar problema... minha irma comprou um, e nao deu outra, depois de 2 meses jah tava dando problema. E eu tb me lembro dum caso desses aki em Brasilia, mas nao lembro quando... eu sei que foi por causa de um curto na bateria...
Nos dois casos a marca era motorola mesmo.

Hoje de manhã vi uma entrevista com um engenheiro que disse que é muito provável que a causa seja um carregador ou bateria pirata.

Segundo ele, a bateria original e aprovada é blindada, e em caso de curto-circuito, ela expande, mas não explode. No caso das piratas, elas explodem.


EDIT: Estrela da Tarde, eram da mesma marca, mas não do mesmo modelo.
 
Já vem a empresa transferindo a culpa... "a culpa não é minha... é pq usuram uma bateria pirata", ora... fizesse com que uma bateria pirata não entrasse no celular, usasse um código ou qualquer coisa do gênero. Sinceramente, se produziu o celular, que arque com as responsabilidades.
 
Sara disse:
Já vem a empresa transferindo a culpa... "a culpa não é minha... é pq usuram uma bateria pirata", ora... fizesse com que uma bateria pirata não entrasse no celular, usasse um código ou qualquer coisa do gênero. Sinceramente, se produziu o celular, que arque com as responsabilidades.
Não era engenheiro da empresa Motorola, que por sua vez, ainda não se pronunciou sobre os casos.
 
Porque se for constatado um erro de fabricação num determinado número de aparelhos do mesmo modelo ficaria mais fácil para as pessoas se prevenirem contra esses incidentes, além de que também teriam seus direitos como consumidores preservados já que um fato como esse levaria ao reembolso ou a troca do aparelho... teriam, né???


Tudo depende, mas ao meu ver, poderia ter a troca do aparelho o chamado recall, muito comum em relação a veículos, mas indenpende se foi um erro de fabricação eu acho possível os consumidores ganharem, porque é Teoria do Risco, não é o consumidor que tem que provar e sim a empresa. Mas é claro que cabeça de juiz é caixinha de surpresa, tudo depende do que os advogados alegarem, e do juiz tiver como convicção, ou seja, surprise :D
 
Sara disse:
Tudo depende, mas ao meu ver, poderia ter a troca do aparelho o chamado recall, muito comum em relação a veículos, mas indenpende se foi um erro de fabricação eu acho possível os consumidores ganharem, porque é Teoria do Risco, não é o consumidor que tem que provar e sim a empresa. Mas é claro que cabeça de juiz é caixinha de surpresa, tudo depende do que os advogados alegarem, e do juiz tiver como convicção, ou seja, surprise :D

Foi justamente isso que pensei, em veículos, mas como não sabia se a mesma regra se aplica a celulares...

Quanto a ação contra a empresa, levando em consideração que onus da prova cabe a empresa e que no caso de erro de fabricação não teriam como provar o contrário (?), é de se esperar que seja causa ganha para o consumidor. Mas o que você disse é muito pertinente, principalmente em se tratando da justiça brasileira, infelizmente...
 
Como já falaram aí, foram aparelhos motorola, mas não eram do mesmo modelo. E na matéria sobre esse último celular que explodiu, no jornal O Globo, o delegado encarregado disse que o celular estava com marcas de fita adesiva no entorno da bateria, indicando que algum tipo de reparo tinha sido feito indevidamente. Então, não adianta a gente começar a entrar na paranóia de que essa marca explode; é possível que haja algum erro de projeto (eu disse q não eram todos celulares do mesmo modelo, mas as baterias poderiam ser, né?) mas é bastante provável que seja mal uso do aparelho, também.

Quanto a ação contra a empresa, levando em consideração que onus da prova cabe a empresa e que no caso de erro de fabricação não teriam como provar o contrário (?), é de se esperar que seja causa ganha para o consumidor.
ué... o ônus de provar que o celular explodiu apesar de estar utilizando o aparelho corretamente cabe ao consumidor, já que ele é quem está acusando a empresa, não? ou será que "inocente até que se prove o contrário" só vale pra pessoa física???
 
Última edição:
Anna Cwen disse:
Como já falaram aí, foram aparelhos motorola, mas não eram do mesmo modelo. E na matéria sobre esse último celular que explodiu, no jornal O Globo, o delegado encarregado disse que o celular estava com marcas de fita adesiva no entorno da bateria, indicando que algum tipo de reparo tinha sido feito indevidamente. Então, não adianta a gente começar a entrar na paranóia de que essa marca explode; é possível que haja algum erro de projeto (eu disse q não eram todos celulares do mesmo modelo, mas as baterias poderiam ser, né?) mas é bastante provável que seja mal uso do aparelho, também.
Foi isso que eu disse.
 
Sara disse:
Já vem a empresa transferindo a culpa... "a culpa não é minha... é pq usuram uma bateria pirata", ora... fizesse com que uma bateria pirata não entrasse no celular, usasse um código ou qualquer coisa do gênero. Sinceramente, se produziu o celular, que arque com as responsabilidades.

Isso não existe. se vc quiser burlar um sistema, vc consegue. essa coisa de senhas, códigos e tals são usados apenas para desencorajar o usuário padrão, que acaba ficando em parte com medo de fazer algo errado, em parte com preguiça de fazer a joça funcionar.

o usuário que decide utilizar um acessório pirata está liberando a empresa de responsabilidade em casos de acidente, já que ela não tem controle sobre a fabricação do pirata. Cabe a você decidir se vale a pena o risco de comprar um produto assim ou não.
 
Última edição:
Anna Cwen disse:
ué... o ônus de provar que o celular explodiu apesar de estar utilizando o aparelho corretamente cabe ao consumidor, já que ele é quem está acusando a empresa, não? ou será que "inocente até que se prove o contrário" só vale pra pessoa física???

Posso ter me expressado errado, mas estava me referindo a hipótese da Empresa tentar levar vantagem numa possível ação...
E, claro, a regra de que "se é inocente até que se prove o contrário" vale para todos, sim, independente de CPF ou CNPJ... pelo menos teoricamente, né?
 
Meu povo, só saberemos de quem é a culpa depois do laudo pericial. Então, não adianta ficar sofrendo como peru, que morre na véspera.
 
Meu celular só não se decompôs ainda pq é cheio de durex em volta.

Devo chamar o esquadrão anti-bombas?
 
Meu celular não é Motorola, a bateria é original, mas depois de ler isso, acho que nunca mais vou colocar o celular no bolso da frente.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo