• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores (4ª Semana) - The Beatles

Quickbeam

Rock & Roll
Os Beatles foram a primeira banda "antiga", já extinta antes de eu nascer, de que me tornei fã. Eu começava a comprar álbuns de bandas e não só coletâneas (Prince foi o primeiro artista cuja carreira acompanhei, álbum a álbum). Em 87, com o aniversário de 20 anos de Sgt. Pepper's, pude saciar minha curiosidade e ouvi esse álbum completo pela 89 FM. Foi mágico e inexplicável, a partir daí comecei a ouvir e ler tudo que pude sobre o grupo.

Fazer apenas um Top 5 é cruel, certamente há dezenas de canções dos Beatles que mereceriam um lugar aqui, tanto pela minha grande afinidade com elas, mesmo depois de tanto tempo, quanto pelo que representaram na minha vida. Apresento, portanto, uma possibilidade de Top 5, a que me pareceu melhor neste momento:



  1. Eleanor Rigby (Revolver, 1966)
    Eu simplesmente adoro o arranjo de cordas dessa música. Chamar o George Martin de quinto Beatle pode ser meio exagerado, mas ele foi essencial ao som do grupo (ouçam esta faixa de Anthology 2 - "Eleanor Rigby (Take 14)"). O arranjo complementa de maneira extraordinária o teor de uma das melhores letras de Paul, amplificando o sentimento de desolação daquelas vidas que se perdem sem um vislumbre de significado.

  2. You've Got to Hide Your Love Away (Help!, 1965)
    Vi Help! pela primeira vez recentemente e, embora ache que o filme esteja longe de ser bem sucedido como A Hard Day's Night, prossigo gostando bastante da trilha sonora, que tem pérolas como essa canção folk de John. Difícil também não lembrar do Ringo amuado tocando pandeiro enquanto John canta essa música.

  3. Long, Long, Long (The Beatles [The White Album], 1968)
    Depois de muito pensar, escolhi essa canção do George, uma que nunca tinha estado entre minhas preferidas, até que a redescobri quando escutei a discografia remasterizada (em mono e estéreo) dos Beatles em 2009. Há algo de etéreo e fúnebre nessa música, talvez seja mais sobre um amor espiritual (é uma música do George, afinal), mas o impacto emocional é grande, qualquer que seja a interpretação.

  4. Don't Let Me Down (Get Back / Don't Let Me Down [Single], 1969)
    Outra grande balada de John, uma que sempre me remete à performance no teto da Apple e aquele clima meio deprê do período de Get Back/Let It Be. A angústia que o John consegue passar é tangível, os vocais são maravilhosos, sem falar no fantástico trabalho de Billy Preston ao piano.

  5. We Can Work It Out (We Can Work It Out / Day Tripper [Single], 1965)
    Para fechar, uma mais otimista e ensolarada do Paul, que abriga, no entanto, alguns versos mais sombrios de John ("Life is very short, and there's no time/ For fussing and fighting, my friend"). O harmônio tocado por Lennon também é bacana.
 
Última edição por um moderador:
Dói escolher só 5 músicas, já que meu pai é louco pelos Beatles, ele deve ter uns 6 discos e me pede pra baixar as músicas pra ele (já que ele não sabe :roll:), quer dizer, Beatles foi minha infância e algumas das melhores lembranças que tenho com meu pai foram ao som de John Lennon e Paul McCartney.

1)Yellow Submarine

Ah poxinha, essa é uma música padrão. Lembro que meu pai brincava comigo ao som dessa musica no toca-discos que ele levava pro banheiro quando ia me dar banho. Entao desde piquititinha eu ouço e aprendi a gostar.

2) Across the Universe

Sabe letra arrebatadora? É a dessa música.

3) While my Guitar Gently Weeps

Realmente, o violão não só chora, como CANTA junto com eles!

4) Here comes the Sun

É outra canção padrão, mas não é a toa que faz um sucesso estrondoso até hoje. É aquele tipo de música chiclete, que gruda na sua cabeça e quando voce vê tá assobiando e cantando durundumdum por aí ;)

5) Blackbird

Tá na minha playlist de músicas pra acalmar. Toda vez que eu me irritava ou fazia pirraça, meu pai cantava pra mim, me botava no colo e eu rapidinho ficava calminha como águas paradas. Aí meu pai ficava nostálgico e pronto! Lá ia ele colocar o disco pra tocar e eu dançava com ele pela casa.
 
Última edição por um moderador:
Beatles ainda é recente para mim, no ano passado procurei por algum musical sobre eles para dar de presente para uma amiga e achei o Across the Universe, vendo o filme (que foi muito bem feito) descobri que eu gostava de Beatles. Minha lista não será baseada no que eu conheço da banda ou da música porque eu não conheço muito, mas estas são as que me fazem sentir algo mais forte e quando percebo já estou cantando e fingindo tocar algum dos instrumentos.

1 - Oh Darling (Abbey Road, 1969)
Traz lembranças.
"When you told me, you didn't need me anymore, well, you know, I nearly broke down and cried."

2 - With a Little Help From my Friends (Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, 1967)
Eu viro um bobão quando o assunto é amizade.
"are you sad because you're on your own? No, I get by with a little help from my friends"

3 - Hey Jude (Hey Jude/Revolution, 1968)
Simplesmente linda, na na na na...
"And anytime you feel the pain, Hey, Jude, refrain, don't carry the world upon your shoulders"

4 - I am the Walrus (Magical Mystery Tour, 1967)
Essa letra me faz viajar muito longe!
"I am he as you are he as you are me and we are all together"

5 - All You Need is Love (Yellow Submarine, 1969)
Eu acredito na letra dessa música, e isso me faz refletir.
"There's nothing you can know that isn't known, nothing you can see that isn't shown, nowhere you can be that isn't where you're meant to be"
 
Última edição por um moderador:
1 - Come Togheter (Abbey Road, 1969)

Tem música mais estilosa que essa?



2 - Blackbird (The Beatles, 1968)

Canção sublime! Como a Lissa já disse, tem um poder calmante muito grande.



3 - Eleanor Rigby (Revolver, 1966)

O clima de solidão e esquecimento que a combinação da letra + melodia passam é incrível.


4 - Octopus's Garden (Abbey Road, 1969)

Contagiante. Adoro o dedilhado, o acompanhamento no teclado, as viradas da bateria no refrão... enfim, tudo.


5 - Ticket to Ride (Help!, 1965)

Outra que é contagiante demais, com sua maneira peculiar de alternar entre trechos mais pra baixo e outros mais alegres.

 
Última edição por um moderador:
nuss, smiths e depois beatles? tipo, o próximo será o q? echo? interpol? vcs querem me matar? ><

1. Eleanor Rigby: esta é a música mais linda de todos os tempos, de todas as bandas, de todos os mundos.


2. Something: Porque George era meu Beatle favorito e essa música, ahhhh, essa música!


3. Strawberry Fields Forever: Sei que muita gente gosta da fase mais inocente dos Beatles, mas eu já gosto mais dessa época mais cheia de novidades deles. E esses versos, meu deus?

Living is easy with eyes closed, misunderstanding all you see.
It's getting hard to be someone but it all works out.
It doesn't matter much to me.



4. Hey Jude: Ok, confesso, eu ia colocar Let it be. Mas eu canto Hey Jude para o Arthur desde que ele nasceu. E apesar de um monte de gente zoar a estrutura da letra, eu acho que ela tem alguns versos muito bonitos, como por exemplo:

And any time you feel the pain, Hey Jude, refrain
Don't carry the world upon your shoulders
For well you know that it's a fool who plays it cool
By making his world a little colder



5. Love me do: Esta aqui estará sempre no meu top5 Beatles porque foi a primeira música dos Beatles que ouvi, e tenho um carinho enorme por ela. Meu pai emprestou um vinil dos Beatles e gravou em fita k7 para ouvirmos no carro enquanto viajávamos para nossas férias de verão. E ouvimos MUITO Love me do, e eu sempre imitando a gaitinha - eu tinha sei lá, 7, 8 anos de idade. Enfim, talvez se meu pai não tivesse aparecido com aquela fitinha eu não gostasse tanto de Beatles hoje em dia.


*********

mas a verdade é que é crueeeel fazer um top5 beatles, porque sei lá, acho que gosto de todas as músicas deles. me sinto péssima por deixar don't let me down de fora, assim como nowhere man e lucy in the sky with diamonds, e e e eeeeeeeeeeeahgJSWÇD~IHYD~WI~fqhjlkjxklmx
 
Última edição por um moderador:
Bem difícil mesmo fazer um top 5 dos Beatles.Com aperto no coração que tive que deixar de fora While My Guitar Gently Weeps e Eleanor Rigby.


01 - Strawberry Fields Forever (Magical Mystery Tour,1967)

Esta sempre foi minha música predileta dos Beatles,que faz parte do álbum que também é o meu preferido deles.
É John Lennon em seu melhor momento como compositor.Os efeitos de aceleramento e lentidão usados na melodia transformam a música em um delírio.
E a letra é realmente primorosa.


02 - Something (Abbey Road,1969)

Não devia ser fácil para George Harrison ter coragem de compor convivendo com Lennon e McCartney.Mas quando escrevia suas canções não ficava devendo nada para a famosa dupla.O que dizer de uma música como Something? Perfeita é o mínimo a se dizer.


03 - Let It Be (Let It Be,1970)

Let It Be sempre soou como uma oração para mim.E das boas.


04 - Here Comes The Sun (Abbey Road,1969)

As coisas já não iam muto bem na banda,porém essa música consegue exalar um otimismo que contagia.

"Little darling, the smiles returning to the faces..."


05 - A Day In The Life (Sgt.Pepper's Lonely Hearts Club Band,1967)

George Martin(o produtor) a descrevou como um “orgasmo orquestrado”.Taí uma boa definição para essa canção.
 
Última edição por um moderador:
Em ordem de preferência até me foi possível para manter a sanidade:

Revolution

OK, vamos falar sobre a Revolução, a situação política no mundo no fim dos anos 60 e ser uma voz ativa na sociedade. Revolution dá conta disso, do protesto da banda para essas críticas.


Hey Jude

"Hey, Jude, don't make it bad
Take a sad song and make it better
Remember, to let her into your heart
Then you can start, to make it better"

Inspiradora em sua simplicidade. Digam o que disseram, pra mim é a melhor música deles em composição. Gosto da teimosia dela em fazer o melhor de si e o melhor que puder fazer para tornar melhor a si mesmo e o meio.


Here Comes the Sun

Um conforto para momentos difíceis, da forma que prefiro, porque não consigo decidir se o ritmo é alegre ou melancólico.


All My Loving

Muito da apreciação por Beatles se deve às músicas românticas deles. Dessas, a minha preferida deles é All My Loving.


Can't Buy Me Love

Não sei ao certo, mas muitas vezes penso que a fase "ïê-iê-iê" dos Beatles é a minha preferida. Essa e Twist and Shout são minhas preferidas dessa fase, basicamente só pelo ritmo.


Não pensei que seria tão complicado escolher cinco músicas de uma das minhas bandas preferidas... mas são só cinco músicas, é muito pouco para representá-los.
 
Última edição por um moderador:
Ok... to sofrendo ainda... Vou postar as 5, mas confesso que só tenho certeza das 4 primeiras e decidir uma quinta foi um sufoco sem fim. Fiz até drama de novela mexicana aqui mas nem convenceu o Kainof a me ajudar... então fica a 5ª como dúvida eterna.

1º Nowhere Man
Eu não sei explicar o motivo que me fez apaixonar nessa música, talvez o jeito de ela "dizer verdades de forma divertida". Mas ela me encanta desde sempre. Acho que é a primeira que aprendi a cantarolar de verdade, sem brincar de "pepe e nenem" com o inglês.


2º Elenor Rigby
A musica me atrai por inteiro... e pra ser sincera nem é pela letra. O casamento das vozes deles me fascina nessa música. Acho sensacional os arranjos dos instrumentos com as vozes e o que "foi feito deles". É deliciosa de ouvir.


3º We Can Work It Out
Demorei pra escolher essa. Não por estar em dúvida sobre ela ser uma das preferidas, mas por não conseguir explicar o motivo. Comecei a gostar de Beatles quando era novinha e não sabia nada de inglês, e nunca prestei atenção nas letras até alguns anos atrás... Essa música mexe comigo de forma que não entendo. Como se abrisse os olhos de quem a ouve mas de forma não tão "feliz" mesmo que a sonoridade dela seja alegre.

4º Something
Não tem o que explicar. É linda e só.

5º All My Loving
E é aqui que a porca torce o rabo... fiquei em dúvida entre Penny lane, Girl, Help, Strawberry, Revolution, In My Life, Here, There And Everywhere e Across The Universe (só pra começar, é claro rs). Ai tava aqui em minha dúvida e lembrei do filme "Across The Universe" e do quanto gosto quando começa a cantar a música e optei por ela, até por ela me deixar mais boba apaixonada, admito. Entretanto, confesso que ainda fico em dúvidas.
 
MUITO difícil fazer um TOP 5 dos Beatles. Aí vai o meu, deixando, ainda, várias músicas que eu adoro de fora:

1. Eleanor Rigby
Uma que eu não conhecia, por não ser das mais tocadas da banda, mas que percebi ser apaixonante. O tom orquestrado dela, e a letra, são muito cativantes.

2. Revolution
A crítica política dessa música,na minha opinião, é brilhante.

3. Something
Letra e melodia absolutamente lindas para quem tá apaixonado.

4. Twist and Shout
Clássico do rock, não pode ficar de fora.

5. It's Been a Hard Day's Night
Gosto também do velho estilo dos Beatles: "Ticket to Ride", "She Loves You", "Help", "I Wanna Hold Your Hand", "Can't Buy Me Love"... Vai essa porque considero uma das melhores, e ainda não foi citada.
 
Sem ordem específica:

With a Little Help from My Friends: A música ficou famosa com a versão do Joe Cocker, mas gosto muito também da original cantada pelo Ringo; pra mim as músicas cantadas por ele sempre têm uma vibe muito boa.

She Said She Said: Música subestimada do álbum Revolver, bastante intensa em todos os sentidos. Destaque pro Ringo (meu Beatle favorito?) arregaçando bonitamente na bateria.

Something: Não podia faltar uma do George. Acho que não é à toa que acabou sendo uma das músicas mais marcantes da carreira dele. A melodia, a letra, tudo nessa música é maravilhoso.

Golden Slumbers / Carry That Weight / The End: Tecnicamente são faixas separadas mas na prática é uma música só. Mais uma obra-prima subestimada, essa música é simplesmente gloriosa e a transição de Golden Slumbers para Carry That Weight é para mim um dos momentos mais memoráveis da discografia da banda.

Here, There and Everywhere: Essa é uma das favoritas do próprio Paul. A música tem uma belíssima letra e também mostra que há bons motivos para a parceria Lennon / McCartney ser tão respeitada.

Menções honrosas: In My Life, All My Loving, And I Love Her, Yellow Submarine e duzentas outras músicas. <3
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo