• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Evento As 5 Melhores! (10ª Semana) - The Clash

Kainof

Sr. Raposo
Usuário Premium
The Clash

The Clash é uma banda britânica surgida no fim dos anos 70 como uma das precursoras do punk rock com o álbum de estreia The Clash. A banda tinha um posicionamento político claramente de esquerda, como explicitado nos títulos de dois de seus álbuns Combat Rock e Sandinista (alusão ao movimento revolucionário de Sandino na Nicarágua), além das letras críticas e rebeldes. Ao longo dos lançamentos, o som da banda vai adquirindo novos contornos, fazendo alguns experimentos e incorporando vários estilos musicais, como o ska, o pop, etc. Algumas dessas variações ficaram horríveis, no entanto são exatamente esses experimentos que fizeram de The Clash uma banda tão marcante e inspiradora no punk e no rock. O incrível álbum London Calling dá bem uma ideia da criatividade artística impressa em suas músicas.

É banda do meu top 3 musical, pelas letras extremamente politizadas e de cunho social crítico. Gosto do gênero punk rock, mas Clash tem os diferenciais de ser uma banda com maior senso artístico do punk dos 70s, menos monótona, mais variada e experimental do que as suas contemporâneas. Além disso pertenceu a um estágio inicial do punk, com um som não tão agressivo quanto o punk que retornou nos anos 90, mas com letras ainda críticas o suficiente, ao contrário de músicos alinhados a movimentos pós-punk.

Passei a tarde inteira de ontem ouvindo a discografia da banda pra conseguir escolher as cinco, e ainda estou em dúvida, mas lá vão:


Lost in the Supermarket (London Calling, 1979)

Minha canção preferida da banda, trata do consumismo e da alienação humana pelo mercado. De como o eu lírico deseja ser inserido nessa sociedade, mas se sente deslocado pela ausência do esperado sentimento de pertencimento:





London Calling (London Calling, 1979)

Londres está à deriva, vivemos nossas desperdiçadas vidas, Londres chama, Londres precisa de todos nós. Londres é o mundo inteiro. E um baita som!





Rudie Can’t Fail (London Calling, 1979)

Às vezes me sinto meio Rudie. Rudie não pode falhar.

"I went to the market to realise my soul

'cause what i need i just don't have
First they curse, then they press me till i hurt
We say Rudie can't fail"






Somebody Got Murdered (Sandinista, 1980)

Apesar de tudo o que ocorre no mundo, ainda vivemos nossas vidas.





Rock the Casbah (Combat Rock, 1982)

Uma das músicas com o ritmo mais contagiante da banda. Rock rock rock the casbah. Nada muito além disso. E nem precisa:

 
Última edição por um moderador:
1. Train in Vain
2. The Magnificent Seven
3. Complete Control
4. Straight to Hell
5. Spanish Bombs
 
Última edição:
Do Clash só conhecia os álbuns London Calling e Combat Rock e os singles, mas aproveitei o fim de semana para ouvir Sandinista!, que sempre tive preguiça em escutar inteiro (álbum triplo, sabem como é). No geral, Sandinista! é realmente irregular, mas contém bastante material interessante, de fato muito mais do que eu supunha.

Agora, na hora de fazer a lista, não teve jeito. Tive de incluir duas músicas de London Calling (daria para fazer um top 5 só com músicas desse álbum). :dente:

1
attachment.php
Train in Vain (London Calling, 1979)
Uma das melhores canções da banda, porventura a mais pop. Melodia cativante e, ao mesmo tempo, uma letra que afirma, ironicamente:
"Did you stand by me?/ No, not at all."
2
attachment.php
London Calling (London Calling, 1979)
Até pensei em deixar essa música de fora, mas foi impossível. Devo ter escutado-a pela primeira vez na época em que "Educação Sentimental II", do Kid Abelha, fez sucesso (o riff de guitarra é parecido). Não só é uma das músicas mais famosas do Clash como provavelmente também é uma das melhores: uma canção antêmica, apocalíptica, em que a bateria marcial, o baixo pulsante e os acordes de guitarra enfatizam a inquietação da letra, que termina ecoando por sobre um pedido de SOS.
3
attachment.php
This Is Radio Clash (This Is Radio Clash [Single], 1981)
Dançante, mesclando elementos de dub e funk, essa música contém, talvez, o melhor exemplo de letra "rapeada" na carreira do Clash.
4
attachment.php
Rock the Casbah (Combat Rock, 1982)
Uma das primeiras (senão a primeira) músicas que ouvi do Clash, na época em que era promovido o álbum Combat Rock. Adoro o piano, os barulhinhos eletrônicos e aquele refrão grudento. Simples e contagiante.
5
attachment.php
Police on My Back (Sandinista!, 1980)
Cover de uma música de Eddy Grant, gravada originalmente por The Equals. Ao invés de manter as origens reggae da canção, o grupo preferiu transformá-la em puro rock & roll.

As imagens são as capas dos singles (e a capa do álbum, no caso de "Police on My Back", que não foi lançado como single).
 

Anexos

  • TrainInVain.jpg
    TrainInVain.jpg
    13 KB · Visualizações: 80
  • LondonCalling.jpg
    LondonCalling.jpg
    7,1 KB · Visualizações: 77
  • ThisIsRadioClash.jpg
    ThisIsRadioClash.jpg
    4,9 KB · Visualizações: 77
  • RockTheCasbah.jpg
    RockTheCasbah.jpg
    4,9 KB · Visualizações: 76
  • PoliceOnMyBack.jpg
    PoliceOnMyBack.jpg
    18,5 KB · Visualizações: 74
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo