• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhor Filme de Animação [14º Combate]

Qual é o melhor?


  • Total de votantes
    23
  • Votação encerrada .

Vëon

Do you know what time it is?
QUAL É O MELHOR?

attachment.php


Meu Vizinho Totoro (Tonari no Totoro, 1988)
- Quickbeam
ou
Branca de Neve e os Sete Anões (Snow White and the Seven Dwarfs, 1937) - Arringa Hrívë
 

Anexos

  • Combate Animação 14.jpg
    Combate Animação 14.jpg
    102,3 KB · Visualizações: 125
Totoro é um filme especial, um dos poucos claramente infantis (não tem essa de animação que os pais podem ver, isso aqui é direcionado pra crianças mesmos, e bem novas) que realmente teve um efeito sobre mim: Me senti excitado, impressionado e emocionado com tudo, exatamente como o público alvo deveria estar.
Poucos filmes dele seguem rigorosamente um plot sidfieldiano, mas esse aqui é ainda mais fluído, basicamente uma série de eventos e pequenas sketches envolvendo as criaturas mágicas e a molecada.
Obra prima máxima do cinema.
 
Sinceramente eu considero Branca de Neve relevante apenas no quesito da importância da popularização e demonstração do poder que animações poderiam vir a ter.
Costuma me doer um pouco quando vejo listas de críticos (que provavelmente não dão muita importância pra animação) colocando sempre Branca de Neve no topo (e normalmente os 5 primeiros das listas são os 5 primeiros lançados pela Disney, mostrando uma certa preguiça de análise).

Totoro o post acima já disse tudo.
 
Hmm, outra disputa bem difícil. Dois clássicos de seus respectivos estúdios.

Branca de Neve foi um dos primeiros filmes que vi no cinema (já não sei mais qual foi o primeiro, provavelmente uma animação japonesa cujo nome não faço a menor ideia de qual seja). Lembro de ter ficado impressionado com a sequência de transformação da Rainha Má: só consegui articular a possível razão mais tarde, mas acho que foi por achar que a Rainha era capaz de destruir para sempre a própria beleza com o intuito de eliminar Branca de Neve, tal era a inveja que sentia da enteada.

Depois de adulto, revi o filme algumas vezes e é realmente uma das jóias da Disney, um trabalho pioneiro e admirável, mas não consigo vê-lo como superior a outros clássicos do estúdio, como Pinóquio, A Bela e a Fera, Bambi ou Fantasia. Branca de Neve também sofre do mal de boa parte das princesas Disney: elas empalidecem frente às vilãs, que acabam sendo muito mais marcantes (Rainha Má, Maléfica, Madrasta de Cinderela). Eu acabo preferindo protagonistas como Belle ou Mulan, que têm mais personalidade.

Totoro é o meu favorito de Miyazaki, um dos filmes que mais vi na vida. Lembro que, apesar de ter gostado de Totoro na primeira vez que o vi, acabei achando-o inferior aos outros por ter uma "história muito simples". Com o tempo, minha admiração pelo filme foi aumentando, porque, diferente de grande parte das animações, algumas do próprio Miyazaki, Totoro não é um filme baseado na exploração de conflitos, mas sim de situações e experiências. É delicioso do começo ao fim, os personagens são extremamente cativantes e o filme é repleto de momentos verdadeiramente mágicos. Nas palavras de Roger Ebert:

Here is a children's film made for the world we should live in, rather than the one we occupy. A film with no villains. No fight scenes. No evil adults. No fighting between the two kids. No scary monsters. No darkness before the dawn. A world that is benign. A world where if you meet a strange towering creature in the forest, you curl up on its tummy and have a nap.

(...)

There is none of the kids-against-adults plotting of American films. The family is seen as a safe, comforting haven. The father is reasonable, insightful and tactful, accepts stories of strange creatures, trusts his girls, listens to explanations with an open mind. It lacks those dreary scenes where a parent misinterprets a well-meaning action and punishes it unfairly.

I'm afraid that in praising the virtues of ''My Neighbor Totoro'' I have made it sound merely good for you, but it would never have won its worldwide audience just because of its warm heart. It is also rich with human comedy in the way it observes the two remarkably convincing, lifelike little girls (I speak of their personalities, not their appearance). It is awe-inspiring in the scenes involving the totoro, and enchanting in the scenes with the Cat Bus. It is a little sad, a little scary, a little surprising and a little informative, just like life itself. It depends on a situation instead of a plot, and suggests that the wonder of life and the resources of imagination supply all the adventure you need.

Great Movies
 
"Meu Vizinho Totoro" é o melhor filme infantil de todos os tempos.
Definitivamente uma obra-prima e raros são os filmes neste embate que me fariam pensar em não votar nele.
 
Eu sei que aqui não é o Nostalgia, mas votei na Branca de Neve pela importância que tem pra mim. Branca de Neve me encantou quando eu era criança, e esse encanto foi de tal forma que me impulsionou a querer saber e ver mais sobre contos de fadas, e foi por não ter desistido deles, e de infanto-juvenis, que um dia vi Totoro, que eu também amo.

E a importância da Disney para o mundo da animação, e de um dos filmes que a catapultaram foram as razões do meu voto.
 
Tenho a mesma opinião do Quickbeam. Branca de Neve é um filme muito bonito, tudo muito detalhado e bem feito e tem uma importância bastante grande. Mas a história não empolga, as músicas são chatinhas, o príncipe é fuén e a princesa é a mais bocó de todas as da Disney. Até a Aurora que aparece em 1/3 do filme (A Bela Adormecida) é uma princesa mais carismática :lol: O que salvam são os anões.

Já Totoro é perfeito em tudo e obviamente tem meu voto.
 
Até o momento as animações japonesas estão, quase todas merecidamente, passando.
Mas acho que a maioria pára na segunda fase.

Apesar de ficar em duvida, acho que votarei em Totoro contra Wall-E, mas vai ser dificil ganhar.
 
Fiquei até EMOcionada com o fato de Totoro ter passado de fase. :joy:

Camila diz:
Cléo, deixe de ser putinha de animação japonesa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo