• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eventos Naoko Takeuchi - Mangaká da 11ª Semana

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Naoko Takeuchi

attachment.php

Naoko Takeuchi nasceu na cidade de Kofu, na província de Yamanashi, como filha de Ikuko e Kenji Takeuchi. Ela tem um irmão caçula, Shingo. Fez parte do clube de astronomia e de desenho de seu colégio durante o ensino secundário.

Especializada em ultrassom e em eletrônicos médicos, Naoko recebeu da Universidade Kyoritsu Yakka (hoje parte da Universidade Keio) um grau acadêmico em química, tornando-se uma farmacêutica licensiada no Hospital Keio. Sua tese foi titulada "Elevados Efeitos de Ações Trombolíticas Devido ao Ultrassom".

Em 6 de janeiro de 1999, Naoko casou-se com o mangaká Yoshihiro Togashi, criador de YuYu Hakusho e de Hunter × Hunter. No cerimônia compareceram diversos artistas de mangá, e as atrizes japonesas que dublam as vozes das sailors Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio cantaram Moonlight Densetsu. Os noivos passaram a lua de mel na Espanha e na Turquia. Eles vivem em Tóquio, no subúrbio de Azabu Juuban, e têm um filho, apelidado "Petit Ouji", que significa "Pequeno Príncipe", em português. Naoko Takeuchi gosta de dançar, colecionar antiquários e de comprar roupas de designers. Quando quer relaxar, costuma dirigir seu Porsche ou sua Ferrari vermelha, nomeada Poru-poru-kun, à noite.

attachment.php


É amiga de Yuu Watase, criadora de Fushigi Yūgi, entre outros mangás, e também de Wataru Yoshizumi, autora de Marmalade Boy.

Em 1985, quando tinha apenas dezoito anos, sua pequena história titulada "Yume ja Nai no ne" recebeu um prêmio importante, o 2nd Nakayoshi Comic Prize for Newcomers. Em setembro de 1986, enquanto estava na universidade, publicou "Love Call", o qual ganhou o Nakayoshi New Mangaka Award e debutou na revista de manga Nakayoshi Deluxe. Mesmo trabalhando num hospital, Naoko foi encorajada a continuar com seus desenhos de mangá por seu editor, e seu trabalho continuou a ser publicado na revista de mangá para garotas Nakayoshi.

Ao completar o mangá de patinação artística The Cherry Project, publicado na revista Nakayoshi entre 1990 e 1991 e recompilado em 3 volumes tankoubon, Naoko Takeuchi decidiu escrever um mangá sobre garotas com poderes mágicos na revista Run-Run da Kodansha. Osappi, seu novo editor, lhe aconselhou desenhar garotas com uniformes de marinheiro, parecidos com os tradicionais uniformes de escolas japonesas.

Em agosto de 1991, a Run-Run introduziu Codename wa Sailor V, cuja personagem lutava pelo amor e pela justiça. Ficou tão popular que a Toei Animation e a Kodansha pediram para que Takeuchi continuasse a história enquanto que se encarregavam do anime ao mesmo tempo. Naoko, querendo um time de garotas vestidas com uniformes de marinheiros, ao invés de só uma, criou então uma nova história para o anime; daí nasceu Sailor Moon, que durou até 1997. Sailor V rendeu 3 volumes e também durou até 1997. Em 1992, foi publicado pela primeira vez na Nakayoshi. Suas jovens leitoras logo se identificaram com as garotas de Sailor Moon, que rapidamente virou mania, especialmente nos Estados Unidos.

Em 1998, na convenção San Diego Comic-Con, Takeuchi disse que criou uma heroína que freqüentava a escola justamente para dar "força" a suas leitoras do ensino secundário, "um momento difícil", conforme ela mesma o caracterizou. Em setembro de 1996, numa entrevista com a Kappa Magazine, Naoko contou que cada sailor do mangá tinha uma parte de sua personalidade e que o amor era essencial para cada mangá que ela escrevia.

Em 1993, Sailor Moon ganhou o 17° Prêmio de Mangá Kodansha para quadrinhos de garotas. No Japão, Sailor Moon produziu dezoito livros de mangá, duzentos episódios de televisão, três filmes, uma série de teatros musicais ao vivo, chamada "Sera-Myu", que foi de 1993 até 2005 e a série tokusatsu Pretty Guardian Sailor Moon, que foi de 2003 até 2004. Declarando ser a maior fã de Sailor Moon, Takeuchi escreveu também as letras de música da série.

attachment.php


Depois de Sailor Moon, Naoko criou PQ Angels, série que veio a ser cancelada no 4º capítulo pois a editora Kodansha havia perdido os originais do capítulo seguinte. Isso ocasionou uma briga entre a mangaka e a editora; no final, Naoko mudou para a editora Shueisha, onde publicou Princess Naoko's Punch Return to Society, mangá em que ela fala de maneira descontraída sobre o que fez desde o fim de Sailor Moon.

Em 2001, Naoko retorna com Toki Meca, que viria a se tornar uma série em quatro anos mais tarde. Em 2002, ela cria Love Witch, série com 3 capítulos mais um especial, que foi interrompida pela autora sem explicação. Em 2003, Naoko lança uma edição nova do mangá de Sailor Moon, com nova arte e falas alteradas, mas a mesma história. Em 2005, Takeuchi lança uma versão em série de Toki Meca, que durou até abril de 2006 na revista Nakayoshi. Conta com um volume encadernado até o momento, mas deverão ser 2 no total.


  • Entrevista:

A tradução está mais para o português de Portugal, mas vale uma conferida.

P: Como chegou à ideia para Sailormoon?
NT: Conversava com os meus editores a tentar decidir uma história, quando mencionei que era fã das séries sentai [séries de equipas de super-heróis]. Decidi que queria criar uma série com um grupo exclusivamente feminino.

P: O que acha de Sailormoon ser chamada de "um tipo novo de desenho-animado para raparigas"?
NT: No Japão, existe imenso anime especificamente para raparigas. Gostava de ver esta tendência espalhar-se por todo o mundo.

P: A Sailormoon vai continuar?
NT: A manga de Sailormoon termina no volume 18. Acabou, não vai haver mais.

P: Haverá alguma vez Sailors masculinos?
NT: As Guerreiras Sailor [Navegantes] são apenas raparigas.

P: O que influênciou a sua criação de Sailormoon?
NT: No Japão, as raparigas das escolas preparatória e secundária vestem o sailor-fuku [uniforme escolar de marinheiro], portanto estas roupas são um símbolo geralmente reconhecido para as jovens raparigas. Queria torná-la numa super-heroína que tivesse a ver com toda a gente. E muitos rapazes japoneses gostam muito desses uniformes. (risos)

P: Se fosse uma das Guerreiras Sailor, qual delas seria e porquê?
NT: Seria Sailormoon, porque quando criei a personagem, ela estava próxima da minha personalidade.

P: Existe alguma controvérsia acerca da personagem Haruka. Ela era um homem que se transformou numa mulher quando se tornou Sailor Uranus?
NT: A Haruka sempre foi uma rapariga. E sempre o será. Quanto às Starlights, na manga elas sempre foram raparigas. Mas, no anime, foram transformadas em rapazes, e eu não fiquei muito satisfeita com isso.

P: Vai haver algum filme Starlight ou OVAs?
NT: Também quero que façam isso!

P: A Sailor Uranus e a Sailor Neptune são amantes? Se são, porque escreveu a história assim?
NT: Sim, são amantes. A razão é porque ligam bem. Neptune é muito menina e feminina enquanto que a Uranus é maria-rapaz e tem um coração masculino. E naquelas idades as raparigas são muito emotivas. (pausa) E comparando com as outras cinco, elas têm mais tempo livre. (risos)

P: Porque não existe uma Sailor Earth [Terra]?
NT: O Tuxedo Mask [Mascarado] toma o lugar de uma Sailor Earth.

P: Porque estão a Sailormoon e a Sailor Mars sempre a discutir?
NT: Porque são muito boas amigas. São tão amigas que discutem o tempo todo.

P: Sempre quis ser artista?
NT: No Japão é muito comum as crianças quererem ser artistas quando crescerem. Sempre foi o meu sonho desde pequena.

P: Porque é que a manga Sailormoon, dirigida a jovens raparigas, é tão popular com tipos mais velhos?
NT: Porque tem muitas raparigas giras e sexy. (risos)

P: No que está a trabalhar agora?
NT: Ainda estou a tentar decidir o meu próximo projecto. Gostava de fazer algo com magia.



  • Mangrafia:

Criações de mangá

  • 1988 - Chocolate Christmas - Volume único
  • 1989 - Maria - Volume único
  • 1990 - Miss Rain (Coletânea de histórias curtas) - Volume único
  • 1990 - The Cherry Project 3 volumes
  • 1991 - Codename wa Sailor V 3 volumes (primeira edição), 2 volumes (edição de luxo)
  • 1992 - Sailor Moon 18 volumes (primeira edição), 14 volumes (edição de luxo)
  • 1995 - Prism Time Volume 1 (Coletânea de histórias curtas)
  • 1997 - Prism Time Volume 2 (Coletânea de histórias curtas)
  • 1997 - PQ Angels
  • 1998 - Princess Naoko's Punch Return to Society
  • 2001 - Toki*Meca (História curta)
  • 2002 - Love Witch
  • 2005 - Toki*Meca - 2 volumes


Ilustrações

  • Mermaid Panic Volumes 1-4 (escrito por Marie Koizumi)
  • Atashi no Wagamama (escrito por Marie Koizumi)
  • Zettai, Kore o Ubbatte Miseru (escrito por Marie Koizumi)


Livro

  • 2005 - Oboo-nu- to Chiboo-nu- (ilustrado por Yoshihiro Togashi, seu marido), um livro para crianças dado como presente para o aniversário de seu filho.


Letras de música

  • Ai wo Shinjiteru ("Believe in Love")
  • Chikara wo Awasete ("Combining Power")
  • Ginga Ichi Mibun Chigai na Kataomoi ("Unrequited Love a Station Apart in the Galaxy")
  • Honoo no Sogekimono ("Flame Sniper")
  • Initial U
  • Katagoshi ni Kinsei ("Venus Over my Shoulder")
  • Kirari*SailorDream! ("Sparkling Sailor Dream!")
  • Luna!
  • Mayonaka Hitori ("Alone At Midnight")
  • Over Rainbow Tour
  • Princess Moon
  • "Rashiku" Ikimasho ("I'll Go With My Looks")
  • Route Venus
  • Sailor Star Song
  • Sailor Team no Theme
  • Senshi no Omoi (Feelings of a Soldier)
  • We Believe You
 

Anexos

  • Naoko Takeuchi.png
    Naoko Takeuchi.png
    380,7 KB · Visualizações: 382
  • naokoyoshihiro.jpg
    naokoyoshihiro.jpg
    48,5 KB · Visualizações: 111
  • sailor moon.jpg
    sailor moon.jpg
    273 KB · Visualizações: 239
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo