• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Miguel de Cervantes Saavedra

Barbárvore.

Beatlemaniac
Fui no pesquisar e não achei, incrível!
O que vocês acham e conehcem sobre esse cara realmente muito bom.
Essa semana tive que fazer um trabalho sobre ele e realmente aprendi muito. O cara até participou da Batalha de Lepanto (bem, a maioria nem deve saber oq eh isso, nao vou me aprofundar).

O que vocês acham de Dom QUixote? Conhecem alguma outra obra dele?
 
Cervantes escreveu:

Galatéia
Dom Quixote
Novelas Exemplares
Viagem ao Parnaso
Oito Comédias e Oito Intermédios


dos quais, acredito eu, só Dom Quixote seja conhecido no Brasil. Se a intenção for discutir Dom Quixote, é só clicar no link.

Se mais alguém conhecer outras das obras do Cervantes eu vou ficar feliz de ler algum comentário
prplwink.gif
 
Obras:
La Numancia (1582)
El trato de Argel (1582)
La Galatea (1585)
El ingenioso hildalgo don Quijote de la Mancha (primera parte en 1605 y la segunda en 1615)
Novelas Ejemplares (1613)
Viaje al Parnaso (1614)
Ocho comedias y ocho entremeses nuevos, nunca representados (1615)


Será o pé do benedito ( :lol: ) que ninguém nunca leu alguma que não seja Don Quijote?
 
hmm... ele fez mais um monte de peça de teatro também. acho que o fato é que Cervantes é estudado como clássico da Literatura por causa de Dom Quixote, por esse ser um exemplo de novela de cavalaria.

Os outros textos de Cervantes não seguem esse molde (são contos, poemas, etc.), e não se atribui muito valor a eles, pelo menos não na proporção que atribuem ao Dom Quixote.

Por isso...

... é provável que muitas dessas obras nem tenham sido editadas aqui no Brasil, e por esse motivo quase ninguém conhece.

Estou dando só um palpite, é claro. De repente é culpa da conjunção de Júpiter com Saturno.
 
Pow, eu tava louco de curiosidade sobre as outras obras, se alguem quiser ler alguma dessas obras na internet eu ateh passo o endereço ehhehe
 
Dom Quixote é muito legal !!! É um dos melhores livros que eu já li. Na edição que eu tenho ainda tem as inesquecíveis figuras de Gustave Doré que tornam aiinda mais agradável a leitura. É um livro muito longo e leva um certo tempo pra ler ( é bom ter uma edição com boas notas explicativas), mas quando eu acabei de ler até fiquei com saudade do Dom Quixote e do Sancho, ainda leriei de novo este livro!
 
vamos combinar uma coisa?

quem quiser falar sobre Dom Quixote, fala no tópico sobre Dom Quixote. aqui é para o caso de alguma alma já ter lido outra obra de Cervantes que não seja Dom Quixote, hmmmkay? :wink:
 
~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
hmm... ele fez mais um monte de peça de teatro também. acho que o fato é que Cervantes é estudado como clássico da Literatura por causa de Dom Quixote, por esse ser um exemplo de novela de cavalaria.

Os outros textos de Cervantes não seguem esse molde (são contos, poemas, etc.), e não se atribui muito valor a eles, pelo menos não na proporção que atribuem ao Dom Quixote.

Por isso...

... é provável que muitas dessas obras nem tenham sido editadas aqui no Brasil, e por esse motivo quase ninguém conhece.

Estou dando só um palpite, é claro. De repente é culpa da conjunção de Júpiter com Saturno.

Errrr... Joy, Don Quixote é famoso justamente por satirizar as novelas de cavalaria, e com nisso criar algo completamente novo na época, um romance com uma personagem de um humanismo nunca antes vistos literariamente.

As novelas de cavalaria eram contos fantasioso de heróis ideais que venciam qualquer dragão ou infortúnio tirando suas forças e coragem de suas musas, mulheres idealizadas, inatingíveis em sua perfeição. Don Quixote satiriza, mais especificadamente, o leitor destas novelas, que ná época (século XVII) eram uma verdadeira febre. Muitos consideram a obra como o primeiro romance literário, não podendo ser encaixado no gênero de novela de cavalaria (gênero completamente esquecido e apenas estudado por curiosidade erudita) de maneira alguma, a começar pelo peso de realidade e humanismo que Don Quixote possui, completamente divergente das novelas de cavalaria. Por ser uma sátira ao gênero, a obra trás a mesma grade: Don Quixote sai ao mundo inspirado por sua musa a resolver às injustiças; mas as semelhanças acabam aí, e tão somente aí.

Quanto as outras obras, lí uma resenha de Novelas Exemplares, e possui o mesmo estilo de Don Quixote: sátiras a sociedade espanhola da época.

Galatéa é uma pastoral, chata pra caramba como qualquer outra por sinal. É uma literatúra díficil e maçante.

Miguel sem dúvida é um dos grandes nomes da literatura mundial. Pelo seu pioneirismo e lirismo ele é um dos meus favoritos. Se fosse citar um equivalente na literatura nacional eu citaria Euclides da Cunha, que com sua obra Os Sertões conseguiu elaborar uma descritiva de ambiente quase tão boa quanto a de Don Quixote, um pouco mais "científica" e maçante talvez.
 
Não, Sujinho... você não entendeu o que eu quis dizer...

Sobre Dom Quixote, por ser único (tema/estrutura/etc.) foi amplamente estudado e.. bem... divulgado.

As outras não tem o fator "novidade", ou "diferencial" que o Dom Quixote tem (a novela de Cavalaria sendo satirizada). São em sua maioria textos de outros gêneros com temas diferentes.

Acontece dos críticos estudarem uma obra em especial justamente pelo fator diferencial. Têm vezes que não é nem qualidade ou coisa do gênero. É só pensar, por exemplo, que estudamos José de Alencar ¬¬

Das outras obras, como disse, eu não conheço, só li resenhas. E não conheço justamente porque não vi editadas por aqui. Pode ser porque Curitiba é um ovo, pode ser porque os livros não são tão reconhecidos pela crítica, nunca se sabe....
 
Sir Galaaz disse:
Dom Quixote é muito legal !!! É um dos melhores livros que eu já li. Na edição que eu tenho ainda tem as inesquecíveis figuras de Gustave Doré que tornam aiinda mais agradável a leitura.

Gustave Doré na minha opinião foi o maior ilustrador que já existiu! Ele tem o poder de traspor em imagens justamente o que você havia imaginado. Todas tão expresivas.

~·*Ana Lovejoy*·~ disse:
hmm... ele fez mais um monte de peça de teatro também. acho que o fato é que Cervantes é estudado como clássico da Literatura por causa de Dom Quixote, por esse ser um exemplo de novela de cavalaria.

Os outros textos de Cervantes não seguem esse molde (são contos, poemas, etc.), e não se atribui muito valor a eles, pelo menos não na proporção que atribuem ao Dom Quixote.

Por isso...

... é provável que muitas dessas obras nem tenham sido editadas aqui no Brasil, e por esse motivo quase ninguém conhece.

Estou dando só um palpite, é claro. De repente é culpa da conjunção de Júpiter com Saturno.

Errr... Don Quixote é famoso por satirizar as novelas de cavalaria, e com isso desenvolver algo completamente novo na época. As novelas de cavalaria (gênero completamente esquecido e apenas estudado por curiosiodade erudita) eram contos fantasiosos onde o herói (personificação do ideal) sairia ao mundo à enfrentar qualquer dragão e intempérie buscando coragem em sua musa, a mulher perfeita e inatingível. A prodigiosidade e pioneirismo de Don Quixote está justamente no humanismo e peso de realidade, caracteríscas completamente divergentes das novelas de cavalaria. Por ser uma sátira a estas, e mais especificadamente aos leitores desses contos que estavam em voga na época (século XVII), Don Quixote segue o mesmo quadro: o herói sai ao mundo buscando resolver as injustiças inspirado pela sua musa, mas as semelhanças acabam aí.

Quanto as outras obras, eu lí uma resenha de Novelas Exemplares, e segue o mesmo esquema de Don Quixote: sátiras a sociedade espanhola da época.

Galatéa é uma pastoral, por sinal muito chata e maçante como qualquer outra. É uma literatura difícil e maçante.

Miguel de Cervantes sem dúvida é um dos maiores nomes literários. POr seu pioneirismo e lirismo é um dos que eu mais admiro e gosto. Se fosse buscar um equivalente na literatura nacional eu citaria Euclides da Cunha, pela descritiva de ambiente de Os Sertões, quase tão sublime quanto a de Don Quixote, embora um tanto mais "científica" e pouco maçante.

Miguel ruleia! :obiggraz:
 
Não sei se eu poderia postar isso nesse tópico, mas lá vai.

Quem perde seus bens, perde muito.
Quem perde seus amigos, perde mais.
Quem perde sua coragem, perde tudo.


Isso é de Cervantes...

E eu acho lindo!!! :grinlove:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo