• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Lou Reed & Velvet Underground

Faram¡r

Dr. Benway
Estou abrindo esse tópico para discutir um músico que eu aprecio bastante, cujo as músicas me marcaram profundamente. Abro a discussão também para a sua banda inicial, onde se contem muitas de suas melhores composições.

Enquanto a cultura Hippie estava em voga com a mensagem de Paz e Amor, Flower Power e tudo mais, certas bandas não compartilhavam dessa visão de mundo. O Velvet Underground era um representante de uma forma mais amarga de encarar a realidade, uma prenuncio talvez da crise econômica dos anos 70 e de todo o reflexo que isso teve na música, como o movimento Punk. Não apenas na postura e nas letras, a própria música do Velvet Underground era seca e ríspida, servindo posteriormente como influencia para o punk e para bandas como Motorhead. Em sua carreira solo, Lou Reed se aproximou sonoramente à música glam, incorporando inclusive uma banda virtuosa (em álbuns como Rock'n Roll Animal e Lou Reed Live) sem no entanto perder a agressividade no som e a amargura e acidez nas letras.

Não vou comentar agora cada álbum dele que eu conheço, quero deixar a discussão bem aberta. Conheço apenas o Velvet Underground e a carreira de Lou Reed nos anos 70. Aprecio demais álbuns como White Light, White Heat e Loaded, do Velvet Underground. Em carreira solo o consagrado Transformer, o virtuoso Rock'n Roll Animal e um dos álbuns mais desafiadores de todos os tempos, Metal Machine Music.
 
Velvet! Lou Reed - o meu querido "Principe do Valium"! :grinlove:

Não sei o que seria de mim se um dia eu não tivesse visto aquele documentário sobre o Lou... Velvet Underground eu já conhecia de nome, havia até escutado algumas músicas, sem maior impacto. Naquela época, eu escultava muita coisa dos anos 60, psicodelia... porém, pouco a pouco comecei a me questionar sobre tudo aquilo, todos aqueles valores, movimento flower power... parecia que de uma hora para outra, isso não fazia sentido pra mim, alguma coisa estava faltando, descobri que toda aquela postura "hippie anos" 60 nao me satisfazia mais internamente.

Foi quando passou num canal por assinatura um documentário divino sobre o Lou Reed (e consequentemente) o Velvet Underground... sabe quando vc tem um sentimento de extase, quase uma revelaçao divina, quando parece que finalmente encontrou algo que buscava a tempo? Pois é, foi a minha reação quando ouvi aquelas músicas e soube de toda a história por trás delas. Nao sei, é difícil de explicar... passei dias e dias revendo aquele documentario (tinha botado pra gravar), as músicas pareciam cada vez melhores... a poezia crua, ríspida, mas também a beleza suave e melancolica, o som do Velvet era como o claro e o escuro, juntos. Nunca havia ouvido nada assim antes, e o impacto que essa banda teve sobre mim foi enorme. Acho que passei uns 3 meses nao ouvindo nada que nao fosse Velvet Underground. Daí, influenciada por esse novo tipo de som, estranho, ríspido, conheci Stooges... e depois David Bowie.... e daí já viu, né? :mrgreen:

A carreira solo do Lou Reed (pelo pelos a dos anos 70) também é fascinante... Berlin é um dos álbuns que mais ouvi na vida, um dos meus preferidos mesmo... tem também Transformer, que junta dois gênios: Lou e meu amado Bowie :grinlove: Quando eu tiver um tempinho, comento mais sobre a discografia dele.
 
Eu ainda estou mais preso a um ideal "flower power", mas sem perder um pé na realidade. Alias, é a distancia entre o desejo e a realização. Velvet Underground faz um contraponto ótimo naquela época, e a poesia de Lou Reed permanece atual. Eu conhecia mais a carreira solo do Lou Reed, por conta de minha mãe, e depois procurei os trabalhos da banda. Berlim é ótimo. Oh Jim é perfeita!

Alias, O Bowie foi muito influenciado pelo trabalho do Velvet Underground, e nos anos 70 produziu álbuns para o Lou Reed, incluindo o Transformer, influenciando a sua influencia :D
 
Exato!

Velvet quebrou com a ideologia musica, vamos dizer assim, vigente na época. É o maior poço de inspiração para bandas posteriores, mesmo para dinossauros como Bowie e o proprio Joy Divison.

É tipo influencia da influencia :mrgreen:

p.s: eu tenho um disco do Lou Reed que é bem folk assim...ate me assustei quando ouvi heheh
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo