• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Outra Influencia

Todos falam sobre a influencia da mitologia nordica nas obras de Tolkien. Mas achei mais: influencia da mitologia grega. Para mim, Mandos eh Hades. Ambos sao "deuses" dos mortos, seus reinos tem o mesmo nome deles, sao bons, no reino deles tem um rio com um personagem para carregar os barcos (como Caronte no Styx)...

Entao... sera q Tolkien foi influenciado por outros tipos d mitologia tb? Talvez egipcia, quem sabe??
 
No Letters Tolkien diz que a coroa dos reis de Numenor são baseadas na mitologia egípcia e grega.;.. Não sei ao certo pq não li, mas alguem ,mostrou isso num tópico do forum antigo...
 
Todas as mitologias tem algo em comum. A grega, a egípicia, tem Deuses com simbolismos semelhantes os quais, certamente serviram de inspiração à Tolkien. Por exemplo, Michael Martinez, um estudioso das obras de Tolkien, sustenta que o reino de Gondor mais se assemelha mais ao egito antigo do que a uma sociedade nórdica.
 
O próprio Tolkien afirmou que Gondor se assemelha com o Egito, pois estes dois reinos tem certa predileção por contruções grandes, monumentais(Argonath x Esfinge, por exemplo).
E realmente a mitologia grega pode ter sido uma influência na obra de Tolkien, mas devemos lembrar sempre que a intenção do Mestre era criar uma mitologia universal, que teoricamente servisse como base para todas as outras. Portanto, na mente de Tolkien, os Valar e Maiar são a origem de todas as religiões politeístas e muitas de suas lendas servem para explicar as lendas "reais". Daí são possíveis várias analogias, do tipo Ulmo = Netuno(deus romano dos oceanos), Melkor = Lúcifer ou Hades(que também é o deus da Guerra), Númenor = Atlântida..., todas muito provavelmente já imaginadas por Tolkien.
 
para Galahan

É interessante notar que certos contos e lendas existem mesmo em países tão distantes quanto China e Japão.

Por exemplo a lenda da "donzela celestial" (musa, anjo, etc.) que ao vir à Terra não pode retornar porque um mortal rouba seu manto (asas, etc..)

Um estudo interessante sobre essas "coincidências" foi feito por Joseph Campbell n"O Poder do Mito".

Daí não seria tão estranho a idéia de Tolkien de fazer uma mitologia das mitologias, como foi discutido em outro post...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo