• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Lord Dunsany

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Lord Dunsany, prolífico escritor irlandês autor de contos, romances, peças de teatro, poesia e ensaios, é no entanto mais conhecido por suas histórias de fantasia e pela influência que estas exerceram em autores como J.R.R. Tolkien e H.P. Lovecraft.

attachment.php





BIOGRAFIA

John Moreton Drax Plunkett, o Lord Dunsany ( era assim chamado pois de fato era o décimo oitavo lorde do Castelo de Dunsany, na Irlanda) nasceu em Londres em 24 de julho de 1878, no seio de uma família abastada.

Apesar de ter conhecido uma certa popularidade no seu tempo, sobretudo como dramaturgo (mas também como contista, romancista, poeta e ensaísta), o fato de se tratar de um aristocrata inglês com raízes irlandesas, numa época em que a Irlanda começara a lutar pela sua independência, parece não ter contribuído muito para a sua popularidade; quer no país em que possuía o seu castelo, mas onde era visto como um confessado Unionista (a favor da unificação constitucional e institucional entre a Irlanda e a Grã-Bretanha) quer nos meios ingleses em que se movia.

De fato, o nome de Lord Dunsany é hoje em dia desconhecido de um vasto público, e geralmente associado à produção de outros autores que ele teria influenciado, tal como H. P. Lovecraft, cujos primeiros textos ficcionais, reveladores de um certo simbolismo tardio, espelham muitas das suas características estilísticas, especialmente em obras como “A Busca Onírica por Kadath”. Contudo, como percursor de gêneros ficcionais, marginalizados até há bem pouco tempo - sobretudo por certos empedernidos meios academicos - tais como a Fantasia ou Ficção Científica, também é visto como tendo influenciado escritores que se tornaram bem mais populares do que ele, tais como J. R. R. Tolkien, Arthur C. Clark e Ursula K. Le Guin.

Lord Dunsany foi uma das primeiras vozes narrativas a substituir o chamado “mundo real”, quase obrigatório em grande parte da Literatura canonizada (desde a segunda metade do século XIX e através do século XX), por um mundo alternativo inventado pelo autor, mas sem inevitáveis preocupações de teor alegórico. Neste aspecto, também poderíamos dizer que a obra de Jorge Luis Borges também lhe dá eco, tal como o Italo Calvino de “As Cidades Invisíveis”.
Porém, nenhuma escrita se cria a partir do nada, e os mundos ficcionais de Lord Dunsany devem muito ao gosto do seu tempo pelo chamado Orientalismo, tal como a certos ambientes não muito distantes dos que poderemos encontrar em muitos dos textos fin-de-siècle do simbolismo francês.

E ainda, se Dunsany nos recorda certos autores que o procederam, também nos evoca outros seus contemporâneos, como o rebelde francês Alfred Jarry, já para não mencionarmos toda uma série de autores surrealistas, que escreviam numa época em que ele já abandonara os seus mais ousados voos de sonho e fantasia, em particular ao dar-se conta, já tarde na sua longa vida, dos horrores da Segunda Guerra Mundial.

Tal como em grande parte das produções literárias previamente referidas, o que preocupava Dunsany não era tanto a representação de um mundo verídico, mas antes a de um mundo alternativo em que imaginação e estética literária andassem quase sempre de mãos dadas.

Assim, quer em The Book of Wonder (1912) quer em The Last Book of Wonder (1916), poderemos ler pequenas histórias logicamente desconcertantes; reler uma ou outra frase, duvidando da tradução da mesma, dado o seu pendor para o absurdo; penetrar em paisagens oníricas, como se estas se encontrassem mesmo à beira dos lugares mais banais do nosso dia-a-dia; ouvir premonições contra a poluição, numa Inglaterra já então dominada pela indústria e pelo comércio; tal como desfrutar de uma ironia e de um humor bem inglês.

Lord Dunsany faleceu em 25 de outubro de 1957, aos 79 anos anos de idade após um ataque de apendicite, em Dublin, na Irlanda, seu corpo foi enterrado em Shoreham, no condado de Kent, na Inglaterra.


Fonte
Bibliografia


Conheci Lord Dunsany através de duas das mais famosas coletâneas de contos do autor: The Book of Wonder (1912) e The Last Book of Wonder (1916), respectivamente O Livro das Maravilhas e O Último Livro das Maravilhas, publicadas no Brasil pela editora Arte & Letra em um único volume com o título de Contos Maravilhosos.

Pelo que sei trata-se da única publicação no Brasil dos contos de Lord Dunsany.

Embora seja mais conhecido por suas histórias do gênero fantástico, Lord Dunsany foi um autor prolífico, portanto, devido a extensão de sua obra, para uma consulta detalhada recomendo a página do isfdb.org com a bibliografia completa do autor e também a lista da Wikipedia que é bastante útil pois traz links das obras que estão disponíveis gratuitamente no Project Gutenberg.

Aproveito para deixar também links dos tópicos aqui do fórum Valinor sobre as publicações de Lord Dunsany em língua portuguesa:

O Livro do Deslumbramento de Lord Dunsany finalmente em português

Contos Maravilhosos (Lord Dunsany)






lorddunsany.jpg
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo