• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana James Clavell

Seiko-chan

Retardada
James Clavell: Ao Mestre, com Carinho.

6417.jpg


James Clavell (Sydney, 10 de outubro de 1924 - Vevey, 7 de setembro de 1994), nascido Charles Edmund Dumaresq Clavell, era britânico e naturalizado norte-americano. Renomado romancista, roteirista, diretor e veterano e prisioneiro de guerra da Segunda Guerra Mundial, foi mundialmente conhecido por suas principais obras: ‘Ao Mestre com Carinho’, e ‘Fugindo do Inferno’, filme de 1963. Morreu de câncer, aos 69 anos, ao lado da mulher e dos dois filhos.


Início da vida e o ingresso na Segunda Guerra Mundial


Nascido na Austrália, Clavell era o filho do comandante Richard Clavell, um oficial da Marinha Real britânica que estava fundeado na Austrália no destacamento da Marinha Real para a Marinha Real Australiana. Em 1940, quando Clavell terminou o ensino médio em Portsmouth Grammar School, ingressou na Artilharia Real para seguir a tradição familiar. Após a eclosão da II Guerra Mundial, aos 19 anos ingressou na Artilharia Real em 1940, e foi enviado para a Malásia para lutar contra os japoneses. Ferido por tiros de metralhadora, ele acabou sendo capturado e enviado para um campo de prisioneiros de guerra japoneses em Java. Mais tarde, ele foi transferido para a prisão de Changi, em Cingapura.

Clavell sofreu muito nas mãos de seus captores japoneses. De acordo com a introdução de ‘Changi’ (‘King Rat’, 1965), escrito por Clavell, mais de 90% dos presos que entraram Changi nunca saiu. Clavell teria sido salvo, junto com um batalhão inteiro, por um prisioneiro de guerra americano que mais tarde tornou-se o modelo para ‘O Rei’ (The King, no original em inglês), um dos protagonistas deste livro. Por volta de 1946, Clavell subiu para o posto de capitão, mas um acidente de moto terminou a sua carreira militar. Matriculou-se na Universidade de Birmingham, onde conheceu April Stride, atriz, com quem se casou em 1949.


Peter Marlowe, o alter ego

Peter Marlowe é uma personagem de Clavell que aparece com certo destaque nos romances ‘Changi’ e ‘A Casa Nobre’ (‘Noble House’, 1988). Apresentado muito mais proeminente em ‘Changi’, ele é um FEPOW (Far East Prisoners of War) inglês na prisão de Changi, durante a Segunda Guerra Mundial. Em Noble House, definir duas décadas depois, ele é um romancista pesquisando um livro sobre Hong Kong, além de outras aparições mais esporádicas. Antepassados ​​do personagem Peter Marlowe também são mencionados em outras novelas: o caráter de Marlowe é uma clara referência a um alter ego de Clavell. Quando perguntado qual o personagem foi baseado nele, Clavell responde: ‘Talvez eu não estou lá em tudo’, embora em uma cena mais tarde admitiu que ‘ele era o herói é claro’.


O Cineasta

Em 1953, Clavell e sua esposa emigraram para os Estados Unidos e se estabeleceram em Hollywood. Seu roteiro de ficção científica escrito em 1958 deu origem ao filme de terror macabro ‘A Mosca’ (‘The Fly’, 1986) e escreveu um filme de guerra, ‘Five Gates to Hell’, de 1959. Clavell ganhou o prêmio ‘Writers Guild’ de melhor roteiro para o filme ‘Fugindo do Inferno’ (The Great Escape, 1963). Ele também roteirizou, dirigiu e produziu o grande sucesso ‘Ao Mestre, com Carinho’ (‘To Sir, With Love’, 1967), baseado no livro de E. R. Braithwaite e estrelado por Sidney Poitier.

Sua filha, Michaela Clavell, apareceu brevemente como Penelope Smallbone, sucessora de Ms. Moneypenny no filme ‘007 contra Octopussy’. O personagem, no entanto, não pegou e foi abandonada depois do filme.


Filmes

A Mosca (The Fly, 1958), escritor
Watusi, O Gigante Africano (Watusi, 1959), roteirista
No Limiar do Inferno (Five Gates to Hell, 1959), roteirista e diretor
Comprei uma Escrava (Walk Like a Dragon, 1960), roteirista e diretor
Fugindo do Inferno (The Great Escape,1963), co- roteirista
Inferno nos Céus (633 Squadron, 1964), co- roteirista
O Veneno do Diabo (The Satan Bug, 1965), co- roteirista
O Rei de um Inferno (King Rat, 1965), autor do romance
Ao Mestre, com Carinho (To Sir, with Love, 1966), roteirista e diretor
The Sweet and the Bitter (aka Savage Justice in USA, 1967), roteirista e diretor
Where's Jack? (1968), diretor
The Last Valley (1970), roteirista e diretor
Shōgun, minissérie (1980), autor do romance
Tai-Pan (1986), autor do romance
Noble House, minissérie (1988), autor do romance

Tai-Pan e King Rat foram adaptados como filmes, mas Clavell não estava envolvido diretamente no screenplay.


shogun9+-+jerry+london.jpg




O Romancista


O primeiro romance de Clavell, ‘Changi’, era um relato semi-ficcional de suas experiências na prisão de Changi. Quando o livro foi publicado em 1962, tornou-se um best-seller imediato e, três anos mais tarde, foi adaptada para o cinema. Seu próximo romance, ‘Tai-Pan’, era um relato fictício da ascensão da empresa Jardine Matheson Holdings Ltd. em Hong Kong, como dito pela personagem que viria a se tornar o Clavell arquétipo heróico, Dirk Struan. Os descendentes de Struan habitariam quase todos os seus próximos livros.

Isto foi seguido por Shogun em 1975, a história de um navegador inglês naufragado e feito refém no Japão feudal do século XVII, baseado na história verídica do marinheiro William Adams. Quando a história foi adaptada para a série de TV em 1980, produzido por Clavell, tornou-se a segunda maior pontuação em minisséries na história, com uma audiência de mais de 120 milhões de dólares. Em 1981, Clavell publicou seu quarto romance, ‘A Casa Nobre’ (Noble House), que se tornou um best-seller número durante esse ano e também foi feito em uma minissérie. Após o sucesso da Noble House, Clavell escreveu ‘Whirlwind’ (1986) e ‘Gai-Jin’ (1993), seguido por ‘A História das Crianças’ (1981) e Thrump-o-moto (1985).


Novelas

A 'Saga Asiática' foi composta por seis novelas:

Changi (King Rat, 1962): Situado em um campo de prisioneiros japonês em Cingapura de 1945
Tai-Pan (1966): Situado em Hong Kong, 1841
Shōgun (1975): Situado no Japão feudal, 1600
A Casa Nobre (Noble House, 1981): Situado em Hong Kong, 1963
Whirlwind (1986): Situado no Irã, 1979
Gai-Jin (1993): Situado no Japão de 1862

Outros livros esporádicos, sem a temática asiática:

História das Crianças (1980)
A Arte da Guerra, uma nova tradução do famoso livro de Sun Tzu (1983)
Thrump-O-Moto Ilustrado por George Sharp (1986)
Escape (1994) - novela mais curta adaptado do Whirlwind
Love Story - de Whirlwind


Política e a vida na maturidade


Politicamente, Clavell foi dito ter sido um individualista fervoroso e defensor do capitalismo laissez-faire, como muitos heróis de seus livros exemplificam. Clavell era grande admirador de Ayn ​​Rand, fundadora da escola objetivista da filosofia, e enviou a ela uma cópia de ‘A Casa Nobre’ em 1981, escrito: "Isto é para Ayn Rand, um dos reais, verdadeiros talentos nesta terra a quem muito, muito agradeço. James C, New York, 02 de setembro 81."

Em 1963, ele se tornou um cidadão naturalizado norte-americano, e morreu de um acidente vascular cerebral decorrente da luta contra o câncer na Suíça em 1994, um mês antes do seu 71 º aniversário. Patrocinada por sua viúva, a biblioteca e o arquivo do Museu Real de Artilharia no Royal Arsenal, de Woolwich, em Londres, foi renomeado 'Biblioteca James Clavell' em sua honra.
 
Última edição:
Ainda não li nada do autor, mas confesso que fiquei bem empolgada com toda a propaganda que a Seiko-sempai fez, somando a este tópico, acho que já é incentivo suficiente.
Dia desses até encontrei algo do autor, uma versão antiga de Xogum, fiquei tentada a comprar, mas infelizmente é apenas o 2ºVol., e não gosto de ter edições diferentes de uma mesma coleção. >.<

A edição é essa:
attachment.php


Caso algum de vocês tenha o hábito de vasculhar sebos, e por coincidência encontrar o 1ºVol desta mesma edição por um preço camarada e o vol estar em bom estado, pode comprar pra mim, eu pago depois. ;)
IMG0450A.jpg
 
Ainda não li nada do autor, mas confesso que fiquei bem empolgada com toda a propaganda que a Seiko-sempai fez, somando a este tópico, acho que já é incentivo suficiente.
Dia desses até encontrei algo do autor, uma versão antiga de Xogum, fiquei tentada a comprar, mas infelizmente é apenas o 2ºVol., e não gosto de ter edições diferentes de uma mesma coleção. >.<

A edição é essa:
attachment.php


Caso algum de vocês tenha o hábito de vasculhar sebos, e por coincidência encontrar o 1ºVol desta mesma edição por um preço camarada e o vol estar em bom estado, pode comprar pra mim, eu pago depois. ;)

Pior que eu tinha ambos os volumes. Ia recomendar a reedição lançada pela Sextante, mas acho que já esgotou. Só sei que, vendo esse tópico novamente, me deu vontade de reler. :)
 
Ainda não li nada do autor, mas confesso que fiquei bem empolgada com toda a propaganda que a Seiko-sempai fez, somando a este tópico, acho que já é incentivo suficiente.
Dia desses até encontrei algo do autor, uma versão antiga de Xogum, fiquei tentada a comprar, mas infelizmente é apenas o 2ºVol., e não gosto de ter edições diferentes de uma mesma coleção. >.<

Caso algum de vocês tenha o hábito de vasculhar sebos, e por coincidência encontrar o 1ºVol desta mesma edição por um preço camarada e o vol estar em bom estado, pode comprar pra mim, eu pago depois. ;)

Eu ando louca atrás desses livros. Li os dois que são da Biblioteca de Franca, e na net só estão disponíveis os usados mesmo, em sebos virtuais. As edições são muito antigas, e não foram relançadas no Brasil.
Eu daria uma unha para que as editoras brasileiras parassem de publicar 50 tons de merda e similares, e republicassem livros tão bons quanto esse. :tsc:

Bora tentar algum sebo virtual, né. Alguém aí já comprou por sebos virtuais, é confiável?
 
Eu ando louca atrás desses livros. Li os dois que são da Biblioteca de Franca, e na net só estão disponíveis os usados mesmo, em sebos virtuais. As edições são muito antigas, e não foram relançadas no Brasil.
Eu daria uma unha para que as editoras brasileiras parassem de publicar 50 tons de merda e similares, e republicassem livros tão bons quanto esse. :tsc:

Bora tentar algum sebo virtual, né. Alguém aí já comprou por sebos virtuais, é confiável?
Já comprei pelo Estante Virtual, de alguns sebos de SP, SC e vários do RS. Sempre me entregaram direitinho, mas é sempre bom observar a qualificação deles no próprio site e quantos livros eles possuem disponíveis no site e etc.
 
Eu ando louca atrás desses livros. Li os dois que são da Biblioteca de Franca, e na net só estão disponíveis os usados mesmo, em sebos virtuais. As edições são muito antigas, e não foram relançadas no Brasil.
Eu daria uma unha para que as editoras brasileiras parassem de publicar 50 tons de merda e similares, e republicassem livros tão bons quanto esse. :tsc:

Bora tentar algum sebo virtual, né. Alguém aí já comprou por sebos virtuais, é confiável?

Repito o que a Arringa disse. Já comprei da Estante e até agora nunca tive problemas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo