• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Os Homens das Trevas

Ka Bral o Negro

Tchokwe Pós-Moderno
"...orientais com machados e variags de Khand; sulistas de vermelho e, provenientes do Extremo Harad, homens negros, semelhantes a semitrolls, com olhos brancos e línguas vermelhas."

Os Homens do Ponente (Dúnedain): descendentes daqueles edain que aceitaram a convocação dos Valar para ir morar na Terra da Estrela. Por sua assimilação de vida dos elfos, tiveram seu período de vida aumentado, e sabedoria e força superiores aos homens da terra-Média;

Os Homens do Crepúsculo (Homens do Norte): descendentes dos edain que se recusaram a deixar a Terra-Média. Não estão à altura dos dúnedain, mas não se renderam à Sombra;

Os Homens das Trevas (Orientais, Haradrim): Ah sim. Quando a raça dos homens iniciou seus primeiros passos pela Terra, os emissários de Morgoth vieram para eles e lhes amedrontaram com mentiras, seduzindo-os para o serviço funesto do Senhor do Escuro. E um grande contigente destes homens atenderam seu chamado, e lutaram do lado da Sombra durante a Guerra das Jemas.
Mas Morgoth caiu, e esses Homens das Trevas que não foram destruídos retornaram para convívio de outros de sua espécie, ariscos e sem lei, que perambulavam pelas terras ermas. E os amigos de Morgoth lançaram sobre seu povo um manto demedo, e foram aceitos como reis.

E assim cresceram em meio à bárbarie e selvageria? Ou se sofisticaram e se tornaram poderosos em armas?

O que se dizer dos Homens das Trevas? Há os haradrim, uma força poderosa do Sul, contando com o peso dos Olifantes; os Orientais, carroceiros, guerreiros ferozes. Ao longo da Segunda e Terceira Eras, combateram com ódio dos Homens do Norte e do Ponente; não por maldade intrísceca, mas pq foram enganados.

"...eram contudo homens altivos e corajosos..."

Ao fim da Terceira Era, fizeram as pazes com Gondor.

É verdade que poucos dados existem sobre os Homens das Trevas; o que mais podemos falar deles? Sua cultura? Religião? Reinos?
 
Acho q pouco se sabe sobre eles.....

Na verdade, eu penso da seguinte forma: nem todos os homens do leste e do sul eram mal, muito pelo contrário. Havia povos bons nessas terras.

Porém, eles não iam para o Oeste. Os únicos q iam para as regiões "conhecidas" eram aqueles que iam guerrear contra Gondor por ordem de Sauron ou Morgoth. Por isso essa crença de que todo homem do Sul e do Leste eram maus.
 
Tolkien escreveu muito pouco sobre os povos do leste e do extremo sul.
Mas existia tribos boas, e inicialmente, a missão dos magos azuis ( não vamos discutir isso aqui ) era evitar que essas tribos que ainda não tivessem sido subjulgadas por Sauron caissem sobre o domínio dele.
 
Barlach disse:
Na verdade, eu penso da seguinte forma: nem todos os homens do leste e do sul eram mal, muito pelo contrário. Havia povos bons nessas terras.
Eu penso assim. E não foram somente os "mus" que foram guerrear não; o próprio Tolkien escreveu que a maioria odiava Gondor por causa das mentiras disseminadas entre eles pelos emissários da Sombra.

Barlach disse:
Porém, eles não iam para o Oeste. Os únicos q iam para as regiões "conhecidas" eram aqueles que iam guerrear contra Gondor por ordem de Sauron ou Morgoth. Por isso essa crença de que todo homem do Sul e do Leste eram maus.
"...homens negros, semelhantes a semitrolls, com olhos brancos e línguas vermelhas." Assim pareceram os negros aos olhos dos homens de Gondor. Tudo depende do ponto de vista de quem relata a guerra.
 
Os Homens de Harad teriam semelhança com povos árabes e/ou africanos, como os egípcios, creio eu; suas culturas deviam ser semelhantes às desses povos do "mundo real". Entretanto, os sulistas não deviam ser bárbaros pura e simplesmente; de bárbaros eram chamados por simplesmente não pertencerem aos descendentes dos Homens do Oeste; pois, ao início, mesmo os Eóthéod, que tornariam-se os eorlingas, pareciam bárbaros aos descendentes de Númenor; os povos do Harad sem dúvidas eram bem desenvolvidos; e provavelmente, fosse dado tempo ao tempo, sua tecnologia superaria a dos gondorianos/rohirrim, pois esses povos tinham, em seu íntimo, a antiga educação dada pelo eldar, e temiam, de certa forma, a mudança e a degradação.

Os Homens do Sul, porém, não tinham esses temores; eram povos guerreiros, e como tais, cada vez melhores maquinários eram criados para a conquista e vitória.

Comparando os Homens do Oeste com os Homens do Sul, teríamos uma espécie de oposição Magia X Tecnologia; de certa forma, os Homens do Oeste representam as antigas tradições e a manutenção dessas tradições, enquanto os Homens do Sul representam uma liberdade desses valores; os haradrim são antropocêntricos.

É, é uma análise meio pobre, mas acho que dá pra alguma coisa; o Ka Bral que me perdoe se não fui muito claro na questão que ele levantou. :mrgreen:
 
Curioso... já que o assunto está sendo puxado para o mundo real os "emissários das sombras" seriam os catequistas?

E voltando para a Terra Média, os harad do filme aparecem ora como homens de turbante e ora como guerreiros negros. Isso mostra claramente dois povos bem diferentes! É assim no livro também?
 
Fëaruin disse:
Os Homens de Harad teriam semelhança com povos árabes e/ou africanos, como os egípcios, creio eu; suas culturas deviam ser semelhantes às desses povos do "mundo real". Entretanto, os sulistas não deviam ser bárbaros pura e simplesmente; de bárbaros eram chamados por simplesmente não pertencerem aos descendentes dos Homens do Oeste; pois, ao início, mesmo os Eóthéod, que tornariam-se os eorlingas, pareciam bárbaros aos descendentes de Númenor; os povos do Harad sem dúvidas eram bem desenvolvidos; e provavelmente, fosse dado tempo ao tempo, sua tecnologia superaria a dos gondorianos/rohirrim, pois esses povos tinham, em seu íntimo, a antiga educação dada pelo eldar, e temiam, de certa forma, a mudança e a degradação.
Essa sua interpretação é excelente. Mesmo eu não imaginei essa visão. Pensem o quanto devem ser fascinantes a cultura desse povo; e se a Guerra do Anel fosse contada na visão de um homem do Harad?
Como seriam suas tradições, eventos, casamentos, conhecimentos?

Fëaruin disse:
Os Homens do Sul, porém, não tinham esses temores; eram povos guerreiros, e como tais, cada vez melhores maquinários eram criados para a conquista e vitória.
Já os maquinários, não sei dizer; talvez se tornassem uma espécie de "egípcios da Terra-Média"?

Fëaruin disse:
Comparando os Homens do Oeste com os Homens do Sul, teríamos uma espécie de oposição Magia X Tecnologia; de certa forma, os Homens do Oeste representam as antigas tradições e a manutenção dessas tradições, enquanto os Homens do Sul representam uma liberdade desses valores; os haradrim são antropocêntricos.
Os eldar não mais estavam presentes, e os homens cresceram por conta própria.
Me intrigou um pouco o levantamento dessa questão, Magia vs Tecnologia; até então, eu só havia considerado Saruman como único representante das máquinas. E os homens do Sul, será que... :think:

Fëaruin disse:
É, é uma análise meio pobre, mas acho que dá pra alguma coisa; o Ka Bral que me perdoe se não fui muito claro na questão que ele levantou. :mrgreen:
É uma análise muito superior ao que eu esperava; perdão, realmente não fui muito específico. Basicamente, é para falarmos e expormos nossas opiniões e visões acerca dos homens do Sul e do Leste.
 
Valanice disse:
Curioso... já que o assunto está sendo puxado para o mundo real os "emissários das sombras" seriam os catequistas?
Hmmm... nesse caso, eles seriam os "Emissários do Diabo", ou seja, jesuítas! :lol:

Valanice disse:
E voltando para a Terra Média, os harad do filme aparecem ora como homens de turbante e ora como guerreiros negros. Isso mostra claramente dois povos bem diferentes! É assim no livro também?
Sim
No livro, há os homens morenos do Harad Próximo e os homens negros do Extremo Harad

O turbante foi uma interpretação pessoal do PJ; nada disso é dito no livro. Eles são descritos sim, trajando vermelho e dourado, com armadurs de placas de bronze e cordões de ouro, e pulseiras de ouro, e tranças. Ficaram muito diferentes os do filme com o original do livro.

Agora, os homens negros que apareceram no filme ficaram muito interessantes, e, defato, a vestimenta deles não é descrita com exatidão no livro. Então eu assumi que sevestiam demaneira similar aos homens do Harad Próximo

"Harad" significa Sul, e é um termo genérico; especula-se que a região do Harad seja composta por muitos Reinos e Impérios, ainda mais que o número existente nas Terras do Norte.
 
Ka Bral o Negro disse:
Fëaruin disse:
Os Homens de Harad teriam semelhança com povos árabes e/ou africanos, como os egípcios, creio eu; suas culturas deviam ser semelhantes às desses povos do "mundo real". Entretanto, os sulistas não deviam ser bárbaros pura e simplesmente; de bárbaros eram chamados por simplesmente não pertencerem aos descendentes dos Homens do Oeste; pois, ao início, mesmo os Eóthéod, que tornariam-se os eorlingas, pareciam bárbaros aos descendentes de Númenor; os povos do Harad sem dúvidas eram bem desenvolvidos; e provavelmente, fosse dado tempo ao tempo, sua tecnologia superaria a dos gondorianos/rohirrim, pois esses povos tinham, em seu íntimo, a antiga educação dada pelo eldar, e temiam, de certa forma, a mudança e a degradação.
Essa sua interpretação é excelente. Mesmo eu não imaginei essa visão. Pensem o quanto devem ser fascinantes a cultura desse povo; e se a Guerra do Anel fosse contada na visão de um homem do Harad?
Como seriam suas tradições, eventos, casamentos, conhecimentos?

Eu não tenho dúvida de que seria interessantíssimo; é sempre bom ver os dois lados duma mesma história; quem somos nós para julgar alguém, ou alguns, sabendo apenas um lado dos acontecimentos?

Ka Bral o Negro disse:
Fëaruin disse:
Os Homens do Sul, porém, não tinham esses temores; eram povos guerreiros, e como tais, cada vez melhores maquinários eram criados para a conquista e vitória.
Já os maquinários, não sei dizer; talvez se tornassem uma espécie de "egípcios da Terra-Média"?

De certa forma, sim. Os persas, os mesopotâmios. Como os árabes em comparação com os europeus na Idade Média de nosso mundo; lembre-se que os árabes eram tecnologicamente bastante superiores aos europeus; sem mencionar das enormes riquezas que jaziam nas mãos daqueles senhores das terras áridas.
Algo que ilustra essa discrepância muito bem: naquele filme Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões, o amigo árabe de Robin (esqueci o nome) usa uma luneta e Robin se espanta com o aparato.

Ka Bral o Negro disse:
Fëaruin disse:
Comparando os Homens do Oeste com os Homens do Sul, teríamos uma espécie de oposição Magia X Tecnologia; de certa forma, os Homens do Oeste representam as antigas tradições e a manutenção dessas tradições, enquanto os Homens do Sul representam uma liberdade desses valores; os haradrim são antropocêntricos.
Os eldar não mais estavam presentes, e os homens cresceram por conta própria.
Me intrigou um pouco o levantamento dessa questão, Magia vs Tecnologia; até então, eu só havia considerado Saruman como único representante das máquinas. E os homens do Sul, será que... :think:

Eu não diria representante das máquinas, mas sim do avanço, do progresso tecnológico. Exemplo simples: enquanto os gondorianos usariam aparatos "mágicos", os haradrim fariam cálculos, estudariam e desenvolveriam algo para suprir a "falta de magia" que tinham; estudariam balística para desenvolver grandes catapultas, aprenderiam técnicas diversificadas para diversificadas coisas. E quem mais, ora, domou um Olifante?
Mais que meros representantes das máquinas, os homens do Harad representam o mundo dominado pelos homens bem antes dos gondorianos; os Homens do Harad representam os Homens mesmo, e não descendentes do Ponente, terra habitada por mortais, mas recheada com a cultura e influência dos imortais. Os haradrim são Homens de fato, e dos mais honrados.

Ka Bral o Negro disse:
Fëaruin disse:
É, é uma análise meio pobre, mas acho que dá pra alguma coisa; o Ka Bral que me perdoe se não fui muito claro na questão que ele levantou. :mrgreen:
É uma análise muito superior ao que eu esperava; perdão, realmente não fui muito específico. Basicamente, é para falarmos e expormos nossas opiniões e visões acerca dos homens do Sul e do Leste.

Obrigado pelo elogio, mas ainda acho que não consegui me expressar muito bem.
Bom, a gente faz o que pode né... :mrgreen:
 
Olá, eu acredito que o que aconteça com os Orientais e com os Sulistas e outros "Homens das Trevas" , numa comparação forçada, é o mesmo que ocorria com os povos que não eram do Império Romano, ou seja, eram discriminados e considerados maus, só por não possuírem a cultura romana. É um ponto de vista interessante (e um tanto viajante), mas acho que ajuda a entender bastante coisa. É perfeitamente possível que eles possuam uma cultura avançada e tecnologia, afinal são povos antigos e bastante numerosos.
 
é o mesmo que ocorria com os povos que não eram do Império Romano, ou seja, eram discriminados e considerados maus,

Era o mesmo que acontecia com os povos que moravam em terras desconhecidas durante os séculos 16 e 17, é só olhar o que aconteceu com os índios no Brasil, os astecas, os maias e etc.
Não que eu esteja comparando Gondor com a Europa daquele período, mas é a realidade, eles consideravam praticamente a todos que não tinham sangue do Ponente como discivilizados, e só perdiam essa consideração quando esses homens se tornavam seus aliados, como aconteceu com os eorlingas.]
Pode ter sido meio forçado, mas é o meu ponto de vista.
 
Fëanor_Tilion disse:
é o mesmo que ocorria com os povos que não eram do Império Romano, ou seja, eram discriminados e considerados maus,

Era o mesmo que acontecia com os povos que moravam em terras desconhecidas durante os séculos 16 e 17, é só olhar o que aconteceu com os índios no Brasil, os astecas, os maias e etc.
Não que eu esteja comparando Gondor com a Europa daquele período, mas é a realidade, eles consideravam praticamente a todos que não tinham sangue do Ponente como discivilizados, e só perdiam essa consideração quando esses homens se tornavam seus aliados, como aconteceu com os eorlingas.]
Pode ter sido meio forçado, mas é o meu ponto de vista.
Não é um ponto de vista forçado, pois eu também enxergo dessa forma. A Guerra do Anel foi contada na visão de Gondor e seus aliados; como seria na visão dos homens do Sul e do Leste?
É possível que os haradrim chamassem os gondorianos de "Pálidos do Norte", e, pelas mentiras de Sauron, de assassinos e até mesmo de primitivos, pela maquinária inferior.
Não é forçado, pois ao ver o Mapa da Quarta Era, se vê que o Reino Unido de Gondor é a Europa, e Harad e Extremo Harad, o Continente Africano.

Fëaruin disse:
De certa forma, sim. Os persas, os mesopotâmios. Como os árabes em comparação com os europeus na Idade Média de nosso mundo; lembre-se que os árabes eram tecnologicamente bastante superiores aos europeus; sem mencionar das enormes riquezas que jaziam nas mãos daqueles senhores das terras áridas.
Algo que ilustra essa discrepância muito bem: naquele filme Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões, o amigo árabe de Robin (esqueci o nome) usa uma luneta e Robin se espanta com o aparato.
Isso é interessante,tambémprefiro acreditar dessaforma, embora isso nãoesteja muito explícito no livro. Nesse ponto, eu admiro ainda mais os Homens das Trevas, por sua disposição em inovar, ao invés de se prederem em tradições talvez já ultrapassadas.
E há aqueles Orientais que eram chamados de Carroceiros, pelos carros que descritos nos livros mais me lembraram bigas romanas de nossa Terra.

Fëaruin disse:
Eu não diria representante das máquinas, mas sim do avanço, do progresso tecnológico. Exemplo simples: enquanto os gondorianos usariam aparatos "mágicos", os haradrim fariam cálculos, estudariam e desenvolveriam algo para suprir a "falta de magia" que tinham; estudariam balística para desenvolver grandes catapultas, aprenderiam técnicas diversificadas para diversificadas coisas. E quem mais, ora, domou um Olifante?
Mais que meros representantes das máquinas, os homens do Harad representam o mundo dominado pelos homens bem antes dos gondorianos; os Homens do Harad representam os Homens mesmo, e não descendentes do Ponente, terra habitada por mortais, mas recheada com a cultura e influência dos imortais. Os haradrim são Homens de fato, e dos mais honrados.
Muito, mas muito interessante essa perspectiva. E o que aconteceria emuma sociedade do Harad que fizesse um misto das tradições "mágicas" com as inovações da tecnologia?
Os haradrim são honrados sim, o próprio Tolkien disse isso; vide A Batalha dos Campos do Pelennor e Os Campos de Cormallen. Infelizmente, não esou com o livro aqui, mas era algo mais ou menos assim: "...foram por muito tempo enganados, odiando o Oeste; contado, eram homens valorosos e honrados..."
 
...tradições talvez já ultrapassadas.
Também não vamos exagerar... Mas vc tah certo, é impressionante ver como podemos criar um ponto vista de um povo vendo através dos olhos de seus inimigos... Os gondorianos e os sulistas deviam ver uns aos outros como povos s/ conhecimento, e se vissemos a guerra pela visão de um sulista ou oriental iamos começar a taxar os gondorianos, ou, no mínimo, imos perder nossa visão de "bozinhos".

Gostei muito desse tópico, pq me fez pensar um pouco na capacidade intelectual do haradrim e dos carroceiros e perceber mais alguns defeitos nos gondorianos(apesar de ainda adimirar muito dos descendentes de Númenor).
 
Mas eu acho que aqui deve ser estabelecido um pequeno limite entre a nossa realidade e a realidade que Tolkien criou. Embora no nosso mundo os orientais, os africanos e até os povos americanos originais eram muito mais avançados que os Europeus da época, na Terra-Média Tolkien deixa claro que os Númenorianos sobre a influência da cultura élfica e por consequência influência dos deuses foram o povo de homens mais poderoso e avançado que existiu até ao menos a época da Guerra do Anel. Então, os orientais e os sulistas eram essencialmente mais "atrasados" no sentido de avanço tecnológico do que os gondorianos. Eu arrisco em dizer que eram até mais atrasados culturalmente falando, já que os gondorianos assimilaram a cultura eldarin e a cultura valarin em sua própria cultura, o que por definição permitiam que atingissem níveis mais elevados de sabedoria do que os outros. Agora isso não quer dizer que eram bárbaros ou homens das cavernas, pelo contrário. Sauron deve ter ensinado muitas coisas a eles.
 
Proview disse:
...tradições talvez já ultrapassadas.
Também não vamos exagerar... Mas vc tah certo, é impressionante ver como podemos criar um ponto vista de um povo vendo através dos olhos de seus inimigos... Os gondorianos e os sulistas deviam ver uns aos outros como povos s/ conhecimento, e se vissemos a guerra pela visão de um sulista ou oriental iamos começar a taxar os gondorianos, ou, no mínimo, imos perder nossa visão de "bozinhos".

Gostei muito desse tópico, pq me fez pensar um pouco na capacidade intelectual do haradrim e dos carroceiros e perceber mais alguns defeitos nos gondorianos(apesar de ainda adimirar muito dos descendentes de Númenor).
Talvez eu tenha exagerado um pouco... :roll:
Obrigado 8-)

Como seriam os Anais dos Reis e Governantes (Apêndices de O Senhor dos Anéis) descritos pelos povos de Rhûn e Harad? Tenho imensa curiosidade em saber o que exatamente Sauron disse a eles. Orientais e sulistas eram hostis entre si, só que se uniram de repente; mas tarde, descobriu-se que tal união, assim como seu ódio por Gondor, fora insuflaod por um único poder maligno hostil aos homens do Oeste e aos eldar.

Elrond Meio-Elfo disse:
Mas eu acho que aqui deve ser estabelecido um pequeno limite entre a nossa realidade e a realidade que Tolkien criou. Embora no nosso mundo os orientais, os africanos e até os povos americanos originais eram muito mais avançados que os Europeus da época, na Terra-Média Tolkien deixa claro que os Númenorianos sobre a influência da cultura élfica e por consequência influência dos deuses foram o povo de homens mais poderoso e avançado que existiu até ao menos a época da Guerra do Anel. Então, os orientais e os sulistas eram essencialmente mais "atrasados" no sentido de avanço tecnológico do que os gondorianos. Eu arrisco em dizer que eram até mais atrasados culturalmente falando, já que os gondorianos assimilaram a cultura eldarin e a cultura valarin em sua própria cultura, o que por definição permitiam que atingissem níveis mais elevados de sabedoria do que os outros. Agora isso não quer dizer que eram bárbaros ou homens das cavernas, pelo contrário. Sauron deve ter ensinado muitas coisas a eles.
Vc tem razão, mas não precisa ser tão rígido; acredito que a tecnologia dos haradrim era superior pelo fato acima mencionado, da assimilação da vida dos dúnedain pela vida dos eldar, que usavam de menos tecnologia, exceto os noldor.
 
pode ser q para os outros povos, a guerra do anel sirva como serviu o fim de númenor, qdo os dúnedain perceberam a verdadeira natureza de sauron e passaram "pro lado do bem".....
 
Ka Bral o Negro disse:
Vc tem razão, mas não precisa ser tão rígido; acredito que a tecnologia dos haradrim era superior pelo fato acima mencionado, da assimilação da vida dos dúnedain pela vida dos eldar, que usavam de menos tecnologia, exceto os noldor.

Mas mesmo assim, eram os elfos que não gostavam de tecnologia e não os homens. Os númenorianos uniram o útil ao agradável, a magia e sabedoria élfica com o seu próprio impulso de evoluir, maquinar, avançar, etc... Os númenorianos são o equivalente ao povo de atlântida segundo Platão, e tanto um quanto o outro eram mais avançados que os primitivos habitantes do resto do mundo, tanto tecnologicamente falando quando culturalmente falando.
Lembra-se dos incríveis arcos e flechas de aço oco que os númenorianos construiam no auge de sua civilização e assim eles eram temidos pelos seus inimigos da Terra-Média? Isso não era pouco coisa não.
 
Barlach disse:
pode ser q para os outros povos, a guerra do anel sirva como serviu o fim de númenor, qdo os dúnedain perceberam a verdadeira natureza de sauron e passaram "pro lado do bem".....
Interessante essa sua perspectiva; não havia pensado nisso. É evidente que os conflitos entre os homens continuaram, mas desde então seriam por seus próprios motivos pessoais, e não como marionetes de um poder maior.

Elrond Meio-Elfo disse:
Mas mesmo assim, eram os elfos que não gostavam de tecnologia e não os homens. Os númenorianos uniram o útil ao agradável, a magia e sabedoria élfica com o seu próprio impulso de evoluir, maquinar, avançar, etc... Os númenorianos são o equivalente ao povo de atlântida segundo Platão, e tanto um quanto o outro eram mais avançados que os primitivos habitantes do resto do mundo, tanto tecnologicamente falando quando culturalmente falando.
Lembra-se dos incríveis arcos e flechas de aço oco que os númenorianos construiam no auge de sua civilização e assim eles eram temidos pelos seus inimigos da Terra-Média? Isso não era pouco coisa não.
Tudo bem, nisso eu também concordo, mesmo pq está bem claro nos livros, principalmente no Contos Inacabados; mas os Númenoranos são quase meio-elfos, e talvez nem devessem ser considerados nesse caso; talvez mais justa fosse uma comparação entre os Homens do Crepúsculo e os Homens das Trevas.
Os homens que na Terra-Média permanceream cresceram a partir de seus próprios méritos.
Domar o monstruoso Mûmak é que não pouca coisa.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo