• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

SDA tem Preconceitos???????

Esses dias aí tava num site , e li q algumas pessoas acham q Tolkien era racista quanto aos povos , orientais e nagros , pois esses povos saum repressentados como maus no sda ( harad ou orientais e negros) .

Gostaria de saber o q vcs acham ???
 
eu não acho que ele era racista. ele não coloca orientais e negros como homens maus. eles não eram maus, o que acontece é que eles foram enganados por Sauron, por isso lutavam por ele.

e tem outra, a Guerra do Anel é contada na visão dos povos do oeste. se fosse contado na visão dos homens de harad, por exemplo, os maus seriam os elfos e homens do oeste, e não os haradrim e orientais.
 
Concordo com o Arathorn. Lembrem-se daquela parte em AdT em que os rohirim mandam os homens da terra parda enterrarem os corpos, e esses homens ficam surpresos pq haviam lhe dito que os rohirim eram maus e queimavam seus inimigos.
 
Eu não acho q Tolkien fosse racista. Tenho certeza q europeus são racistas. Não venham me dizer q na europa tds são tratados iguais e td é uma beleza... Lá não existe integração de raças, negros, brancos e orientais não se misturam. Como Tolkien era branco ele fez os povos principais, os bonzinhos, da raça dele mesmo.
Como na terra media os homens influenciados por sauron eram de raça e etnia diferente dos mocinhos, Tolkien tomou como exemplo as raças diferentes dele proprio. Acho q é algo assim...
 
O Gil_Galad ta certo, Tolkien teria que escolher um raça para ser os protagonistas da história, então ele escolheu a sua, mas se ele quisesse escolher os Orientais ele estaria sendo racista com as outras?? Ou se ele escolhece os Negros, estaria sendo racista com os Orientai e com os Brancos??? claro que naum, ele precisava de uma raça para ser boa, e de qualquer maneira as que restassem seriam as más... e nada mais natural do que ele escolher a sua raça para ser a principal... se Tolkien usasse apenas uma raça nas histórias dele, acabaria ficando pobre, pois naum mostraria a diversidade dos povos que naum é só cultural, mas fisica também.....
 
Eu acho q o TolKien não achava isso uma coisa relevante, acho que ele naquela época não tinha também o costume de conviver com outros povos e em sua realidade eles eram estranhos e distantes, e isso reflete na sua obra.
 
Concordo com a Unien.
Acho que Tolkien não ligava para a cor da pele dos povos. Isso era muito irrelevante.
Acredito que ele mencionou a cor da pele dos povos, colocando os sulistas e os orientais iguais eles realmente são, apenas para dar um toque a mais de realismo, para realmente parecer que a Terra Média era o nosso planeta.
 
tbm me perguntei isso enquanto lia o livro, talvez seja por esse motivo tbm q mta bandas de black metal tenham nomes e musicas tirados das obras do tolkien (burzum, nazgul, fangorn etc).
talvez ele fosse preconceituoso um pouco, mas não acho q isso é bem explicito nas obras...não é mto bem contado sobre os povos do leste e do sul nem sua origem..qdo eru criou os homens nao disse se tinham tipos diferentes nem como surgiram os orientais e os negros...pelo menos eu nao li nada sobre.
concordo com oq disseram, os dois povos são de longe e não podem ter contato com o povo do oeste ,pois o sauro esta no meio deles então sauron os enganou com mentiras...se bem q pra 2 povos lutarem no meio de monstros e conhecer os orcs e ainda assim lutar ao lado deles, burrice nao pode ser, promessa de poder sim...então tolkien foi um pouco preconceituoso sim com relação a isso...
ainda mais q ele era bem quadrado pra definição de mal e bom, pq tudo q é bom é branco e mal e preto, e mal fede e bom é perfumado, bom e lindo mal feio.. :P
e discordo de feanor...tolkien queria fazer algo exatamente diferente do nosso mundo ao meu ver...tanto q desde sua criação foi algo diferente...
mas imaginem vcs sendo negros ou orientais lendo o senhor dos aneis e verem sua raça sendo subjulgada assim...
e se tolkien nao fosse racista iria fazer apenas uma raça...a raça humana q é como é..nao dividir em orientais e negros...ainda mais q foi na época da segunda guerra mundial q ele estava escrevendo
 
LordGriever disse:
...tolkien queria fazer algo exatamente diferente do nosso mundo ao meu ver...tanto q desde sua criação foi algo diferente...
mas imaginem vcs sendo negros ou orientais lendo o senhor dos aneis e verem sua raça sendo subjulgada assim...
e se tolkien nao fosse racista iria fazer apenas uma raça...a raça humana q é como é..nao dividir em orientais e negros...

Tolkien naum queria fazer algo totalmente diferente do nosso mundo porque ele criou as histórias em cima do nosso proprio mundo... de acordo com os mapas de Arda... a Terra-média seria a Europa.... o Harad seria a Africa, o leste seria a Asia e a America é um continente mais ao leste que naum entra nessas histórias..... mas tudo isso a um bom tempo atraz... entre 13 mil e 7 mil anos atras mais ou menos....
E sobre haver apenas uma raça.... como já postei aki, deixaria a historia pobre... e como ele se baseou no nosso planeta... essa variação tem que existir...
 
Gil_Galad disse:
Eu não acho q Tolkien fosse racista. Tenho certeza q europeus são racistas. Não venham me dizer q na europa tds são tratados iguais e td é uma beleza... Lá não existe integração de raças, negros, brancos e orientais não se misturam.
Desculpe, mas n posso concordar com a sua opinião, já que sou portuguesa, e consequentemente europeia. Há pessoas de todo o tipo em todo o mundo. A Europa, lá por ser chamada de "velho" continente, não quer dizer que tenha ideais retrógrados e que aqui todos sejamos racistas e xenófobos. :disgusti: Eu penso que existem, sim, pessoas que têm preconceitos relativamente a pessoas de outras raças e culturas, mas não podemos generalizar a situação!!! Tenho a certeza que também no Brail existem pessoas preconceituosas, mas nem por isso todos os brasileiros se identificam com essas pessoas, certo? :wink:

Namarië!
 
Não acho que Tolkien tenha sido preconceituoso. Os haradrim e os negros foram simplesmente enganados por Sauron, o que não quer dizer que eles sejam maus.

E outra, os numenorianos também foram enganados por Sauron, tentaram invadir Valinor, não gostavam dos Elfos e creio que não gostavam dos Valar também. E eram brancos. A questão aí nção é uma raça ser boa e a outra má. A questão é Por quem os povos são influênciados.

Os harad e os negros foram influênciados pelo Sauron, assim como os homens de Númenor foram também.
 
*Lúthien_Tinúviel* disse:
Gil_Galad disse:
Eu não acho q Tolkien fosse racista. Tenho certeza q europeus são racistas. Não venham me dizer q na europa tds são tratados iguais e td é uma beleza... Lá não existe integração de raças, negros, brancos e orientais não se misturam.
Desculpe, mas n posso concordar com a sua opinião, já que sou portuguesa, e consequentemente europeia. Há pessoas de todo o tipo em todo o mundo. A Europa, lá por ser chamada de "velho" continente, não quer dizer que tenha ideais retrógrados e que aqui todos sejamos racistas e xenófobos. :disgusti: Eu penso que existem, sim, pessoas que têm preconceitos relativamente a pessoas de outras raças e culturas, mas não podemos generalizar a situação!!! Tenho a certeza que também no Brail existem pessoas preconceituosas, mas nem por isso todos os brasileiros se identificam com essas pessoas, certo? :wink:

Namarië!

Veja bem, de modo algum quis dizer q vc seja racista, não a conheço pra dizer uma coisa dessas. O fato é q os estrangeiros e alguns brasileiros consideram q nosso pais é um pais racista e q na europa assim como outros paises do "1º mundo" não existe racismo. Ao meu ver, o racismo no Brasil é uma coisa muito menor, pois aki existe uma mistura de raças muito grande... como eu vou ter preconceito contra negros se eu mesmo emminha familia tenho descendencia afriacana. Ao contrario do q se custuma ver num pais como a holanda por exemplo (não estou chamando os holandeses de racistas, e sim parte da sociedade) ou existem pessoas loiras de olhos verdes, ou pessoas estramamente negras, é muito dificil encontrar pessoas q tenham descendencia mestiça.
Desses fatos baseio minha ideia, nem de longe quero com isso ofender nenhum europeu ou qualquer outra pessoa, apenas considero errada a ideia de q no Brasil existe mais racismo q na europa por exemplo.
Espero q tenha cido claro, e desculpe se ofendi alguem, afinal a intenção era falar de um ingles q não considero racista.
 
Eldarwen disse:
Concordo com o Arathorn. Lembrem-se daquela parte em AdT em que os rohirim mandam os homens da terra parda enterrarem os corpos, e esses homens ficam surpresos pq haviam lhe dito que os rohirim eram maus e queimavam seus inimigos.
na verdade foi Saruman quem enganou os homens das Montanhas ^^
 
Gil_Galad disse:
*Lúthien_Tinúviel* disse:
Gil_Galad disse:
Eu não acho q Tolkien fosse racista. Tenho certeza q europeus são racistas. Não venham me dizer q na europa tds são tratados iguais e td é uma beleza... Lá não existe integração de raças, negros, brancos e orientais não se misturam.
Desculpe, mas n posso concordar com a sua opinião, já que sou portuguesa, e consequentemente europeia. Há pessoas de todo o tipo em todo o mundo. A Europa, lá por ser chamada de "velho" continente, não quer dizer que tenha ideais retrógrados e que aqui todos sejamos racistas e xenófobos. :disgusti: Eu penso que existem, sim, pessoas que têm preconceitos relativamente a pessoas de outras raças e culturas, mas não podemos generalizar a situação!!! Tenho a certeza que também no Brail existem pessoas preconceituosas, mas nem por isso todos os brasileiros se identificam com essas pessoas, certo? :wink:

Namarië!

Veja bem, de modo algum quis dizer q vc seja racista, não a conheço pra dizer uma coisa dessas. O fato é q os estrangeiros e alguns brasileiros consideram q nosso pais é um pais racista e q na europa assim como outros paises do "1º mundo" não existe racismo. Ao meu ver, o racismo no Brasil é uma coisa muito menor, pois aki existe uma mistura de raças muito grande... como eu vou ter preconceito contra negros se eu mesmo emminha familia tenho descendencia afriacana. Ao contrario do q se custuma ver num pais como a holanda por exemplo (não estou chamando os holandeses de racistas, e sim parte da sociedade) ou existem pessoas loiras de olhos verdes, ou pessoas estramamente negras, é muito dificil encontrar pessoas q tenham descendencia mestiça.
Desses fatos baseio minha ideia, nem de longe quero com isso ofender nenhum europeu ou qualquer outra pessoa, apenas considero errada a ideia de q no Brasil existe mais racismo q na europa por exemplo.
Espero q tenha cido claro, e desculpe se ofendi alguem, afinal a intenção era falar de um ingles q não considero racista.

Sim, eu percebi o seu ponto de vista, mas só lhe quis esclarecer que n estava a dizer aquilo que queria!!! 8-) !!! Eu não tenho opinião formada acerca da posição de Tolkien em relação a pessoas de outras culturas. Temos de saber que Tolkien viveu noutra época e que ele nasceu na África do Sul, pais extremamente marcado pelo racismo, e que depois foi para Inglaterra, onde também existem problemas do género. N podemos dizer que ele n era racista. Afinal, não aparecem personagens negros nem amarelos. Aparecem conjuntos de pessoas dessas, mas todos os personagens relevantes são da "raça" branca, quer os bons, quer os maus( os k n são orcs, claro!!).

Lá porque Tolkien foi um excelente escritor e que possui uma obra de um génio superior, isso n quer dizer que ele n tivesse preconceitos!!!

Namarië! :wink:
 
Lá porque Tolkien foi um excelente escritor e que possui uma obra de um génio superior, isso n quer dizer que ele n tivesse preconceitos!!!

Namarië!
bom eu concordo com isto.. tudo bem.. o Mestre Tolkien foi um gênio.. mas todo mundo tem defeitos.. não adianta nós negarmos.. ele tb poderia ser racista.. (não estou dizendo que ele é racista pq eu n tenho provas disso)
mas racista ou não SdA é SdA :amem:
apesar de que eu acho que ele não seja... :grinlove: mas se for...e daí? ele já se foi... =~~~(
 
por isso q eu digo: "acho", ninguem sabe pq eu e ninguem aki é tolkien, ninguem pode falar pelos outros apenas especular, e é isso q eu estou fazendo...
 
Mas tb se Tolkien era racista eh totalmente compreensivel , pois naquela época que inglês naum seria racista ???

Pode ser uma atitude imperdoavel HJ , mas para aquela época eh compreensivel .
 
Shagrat_O Destemido disse:
Mas tb se Tolkien era racista eh totalmente compreensivel , pois naquela época que inglês naum seria racista ???

Pode ser uma atitude imperdoavel HJ , mas para aquela época eh compreensivel .

Negativo, para piorar as coisas vou dizer: Tolkien era Africano !!!! 8O

Mas estive pensando em criar um tópico também sobre isso, e cheguei a conclusão de que Tolkien era sim racista. Estive pensando nisso hoje de manhã. basta você reparar quando Tolkien relata algun ser élfico que é belo "ela era alta e branca", quando descreve Galadriel. Na descrição de Eowyn ele diz a mesma coisa, que Aragorn a achou bela, alta e branca.

Em todas as suas obras, os homens que são conrronpidos por Melkor ou sauron, eram negros ou de pele escura. Nos apêndices de O Sda, tambpem podemos perceber uma prova de seu racismo, quando um homem da Terra Parda, ou seja de pele parda, tenta desposar a filha de Helm, então rei de Rohan, daí ele não aceita, pois diz que ele não tinha sangue puro, então o mata com um murro apenas por conta disso :evil:

Sim, Tolkien era racista, e não tem como discutir, em bora realmente isso seja compreensível, pois até hoje existem karas racistas até mesmo em um paíes de mestiços como o Brasil, e ainda mais naquela época!!!!

O racismo passou a ser considerado como algo éticamente ruim, a partír da década de 60, quando o velho Tokien estava pra morrer.

Cheguei então a conclusão que ele é racista e dos mais escrotos, mas isso é compreebsível tando em vista a época que suas obras foram escritas...
 
Cheguei então a conclusão que ele é racista e dos mais escrotos, mas isso é compreebsível tando em vista a época que suas obras foram escritas...

Acredito que você então chegou a uma idéia errada, pois Tolkien apenas quis retratar a realidade, colocando os sulistas negros pois são de origem africana e os orientais amarelos para serem iguais são os orientais no nosso planeta.
É certo que ele viveu em um país, porque não dizemos continente, marcado pelo racismo explicito, como foi os anos em que Tolkien viveu.
Mas apesar de Tolkien colocar todas as raças boas como brancas, mas sei lá, não acho isso racismo, afinal de contas, ele escrevendo, tinha que colocar seus heróis como ele era, branco!
não é mto bem contado sobre os povos do leste e do sul nem sua origem..qdo eru criou os homens nao disse se tinham tipos diferentes nem como surgiram os orientais e os negros...pelo menos eu nao li nada sobre.
Engano seu, claro que é contado sobre a origem dos orientais e negros, eles nasceram junto com os outros homens, mas enquanto os edain ( formadores dos Numenorianos ) vieram para o oeste, eles permaneceram lá no leste.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo