• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A corrupção de Sauron por Melkor

Pandatur

Usuário
Vou aproveitar meu intervalo nos estudos (a prova de amanhã vai me ferrar legal), e fazer uma pergunta, já que estou sem os livros: Sauron foi corrompido antes de descer à Arda ou depois? Se foi antes, então pode-se considerar que a relação Maiar-Valar que eu citei uns posts acima já existia antes da criação do mundo, certo? Assim, talvez os Maiar de fogo (ou pelo menos a grande maioria deles) fossem relacionados à Melkor, como eu também sugeri (e Arien seria uma "traidora" entre eles), ou já é muita viagem?
 
kilson Viegas disse:
Ele foi corrompido depois, ele era um servo de Aulë
Sim, Kilson, eu sei que ele era um Maia de Aulë. O que eu quero tirar disso é saber se a relação Maia-Valar já existia desde antes da descida à Eä, ou se só surgiu depois. Pode ser que desde antes da Música, Sauron era servo de Aulë, e fora corrompido durante a música. É essa a dúvida que eu tenho.
 
Eu creio que sim, Pandatur, pois se diz no final do Valaquenta: "Em todos os atos de Melkor, o Morgoth, em Arda, em seus imensos trabalhos e nas trapaças originadas por sua astúcia, Sauron teve participação".

Como se diz entre os sábios que "a Primeira Guerra começou antes que Arda estivesse totalmente formada", Sauron deve ter participado dessa guerra, como dito no penúltimo trecho citado. E então, acho que Sauron fora corrompido logo na Música.
 
Então... subdividi esse tópico para não ficarmos conversando sobre esse assunto no topico dos Balrogs.

Eu não estou com os livros para citar algum trecho... mas creio que Sauron foi corrompido depois e vou explicar pq.

Qual o motivo da Corrupção de Sauron? Oq ele queria e oq Melkor o prometeu?

Sauron desejava mais doq tudo o controle dos filhos de Iluvatar. Ele queria mandar nos seres vivos de Arda e controlar a vontade deles. Foi com este argumento q Melkor conseguiu levar Sauron para o seu lado e não teria cabimento de Sauron se aliar a Melkor para controlar os filhos antes da existencia de Arda.
 
Fingolfin disse:
Então... subdividi esse tópico para não ficarmos conversando sobre esse assunto no topico dos Balrogs.

Eu não estou com os livros para citar algum trecho... mas creio que Sauron foi corrompido depois e vou explicar pq.

Qual o motivo da Corrupção de Sauron? Oq ele queria e oq Melkor o prometeu?

Sauron desejava mais doq tudo o controle dos filhos de Iluvatar. Ele queria mandar nos seres vivos de Arda e controlar a vontade deles. Foi com este argumento q Melkor conseguiu levar Sauron para o seu lado e não teria cabimento de Sauron se aliar a Melkor para controlar os filhos antes da existencia de Arda.

Concordo plenamente, e acrecento outro porém...
Antes da Criação da Arda, todos os valar eram Ainur...

e não me recordo c ja existiam os maiar, mas se existiam com certeza eles não eram maiar... ficou mto confuso, né, mas acho q deu p/ entender o q eu quis dizer.
 
Fingolfin disse:
Eu não estou com os livros para citar algum trecho... mas creio que Sauron foi corrompido depois e vou explicar pq.

Qual o motivo da Corrupção de Sauron? Oq ele queria e oq Melkor o prometeu?

Sauron desejava mais doq tudo o controle dos filhos de Iluvatar. Ele queria mandar nos seres vivos de Arda e controlar a vontade deles. Foi com este argumento q Melkor conseguiu levar Sauron para o seu lado e não teria cabimento de Sauron se aliar a Melkor para controlar os filhos antes da existencia de Arda.
Mas Fingol, na Dissonância de Melkor, a vontade de dominar Arda e os Filhos não poderia estar presente? Se sim, então desde a Canção, Melkor pode ter conseguido que Sauron entrasse no seu "coro", não acha?

Fëanarsil disse:
Concordo plenamente, e acrecento outro porém...
Antes da Criação da Arda, todos os valar eram Ainur...

e não me recordo c ja existiam os maiar, mas se existiam com certeza eles não eram maiar... ficou mto confuso, né, mas acho q deu p/ entender o q eu quis dizer.
Fëanarsil, creio que desde sempre houve Ainur de maior e menor poder. "Valar" e "Maiar" são denominações, mas creio que a real diferença de poder entre eles sempre existiu. Mas nem todos aqueles Ainur com potencial de Valar desceram à Eä, e o mesmo vale para os com potencial para Maiar. É o que penso.
 
Fingolfin disse:
não teria cabimento de Sauron se aliar a Melkor para controlar os filhos antes da existencia de Arda.

Mas Sauron poderia se aliar a Melkor mesmo sem ainda controlar os Filhos de Ilúvatar, não poderia?

Pandatur Parmandil disse:
Fëanarsil, creio que desde sempre houve Ainur de maior e menor poder. "Valar" e "Maiar" são denominações, mas creio que a real diferença de poder entre eles sempre existiu. Mas nem todos aqueles Ainur com potencial de Valar desceram à Eä, e o mesmo vale para os com potencial para Maiar. É o que penso.

E o que você pensa está correto, senão não seria dito que os Ainur que desceram a Arda eram chamados de Valar e Maiar.
 
Mas Fingol, na Dissonância de Melkor, a vontade de dominar Arda e os Filhos não poderia estar presente? Se sim, então desde a Canção, Melkor pode ter conseguido que Sauron entrasse no seu "coro", não acha?
Eu axo que não. Mesmo durante a música os Ainur só conseguiram perceber o que havia sido feito (Arda e seus habitantes) no momento em que Eru os mostrou a visão do mundo. E até então Melkor fingia p/ si mesmo que queria o bem para os filhos de Iluvatar. Só quando "desceu" a Arda foi que Melkor declarou seu desejo. E provavelmente corrompeu/convenceu alguns Maiar como Sauron a passar p/ seu lado.
 
Mas durante a Canção, se me lembro bem, muitos ainda continuaram cantando com Melkor, alguns tentando continuar evitando a Dissonância, e outros reunindo-se a ela. Creio que foi aí que os servos de Melkor mostraram dedicação ao mestre, alguns o abandonaram, e outros que serviam aos demais Valar se uniram a ele.
Mas me baseio em suposições, já que estou sem os livros no momento.
 
Pandatur Parmandil disse:
Mas durante a Canção, se me lembro bem, muitos ainda continuaram cantando com Melkor, alguns tentando continuar evitando a Dissonância, e outros reunindo-se a ela. Creio que foi aí que os servos de Melkor mostraram dedicação ao mestre, alguns o abandonaram, e outros que serviam aos demais Valar se uniram a ele.
Isso pode significar que no futuro alguns maiar se uniriam a melkor, mas a união em si não se efetivou nesse momento, pois nenhum ainu sabia o que estava p/ acontecer.
 
Sauron só se aliou de fato a Melkor mais tarde; penso eu que só depois do erguimento da Ilha de Almaren, onde Sauron foi um espião de Melkor. O conhecimento superior de Sauron em relação à Música foi uma coisa mais ou menos simples: Sauron jamais tentou distorcê-la, como Melkor o fez, assim sendo, ele "prestou mais atenção" em tudo do que Melkor, que, enquanto a Música fluía, buscava deturpar tudo para o lado dele, ou criar algo ainda diferente; Sauron nunca tentou isso.

Havia os servos de Melkor que se aliaram a ele em seus tempos de liberdade, e caíram junto com ele; desses, os mais poderosos eram os Balrogs; Sauron não estava entre essas criaturas. Junto com o contexto de não distorção da Música, isso indica porque Sauron não decaiu tanto quanto Melkor. Ele queria ordenar; não (necessariamente) corromper.

O que Melkor prometeu a Sauron para convencê-lo a vir para o seu lado é difícil dizer; talvez um grande reinado na Terra-média, sob jugo do próprio Sauron e obedecendo unicamente a Melkor; essa liberdade de ordenar tudo a sua maneira sempre foi o objetivo prímevo de Sauron na Guerra do Anel e na Segunda Era;
 
Então Sauron só se aliou a Melkor mais tarde, ok. Mas os Valaraukar já eram servos de Melkor antes dos tempos? Eles se uniram a Melkor na Dissonância?
 
Provavelmente. De um modo ou de outro, quando da destruição de Melkor, Sauron tentou construir para sí mesmo um reinado de sombras, reivindicando o lugar que fora de seu mestre. Isso, comparando com o Balrog que depois da queda de Melkor resolveu "dormir e sonhar com seu mestre", pode indicar que os Balrogs estavam com Melkor por fidelidade absoluta a seu mestre, e que Sauron, apesar de ser fiel a Melkor, tinha seus próprios planos. Ou seja, que Melkor ofereceu algo a ele em troca de seus serviços.
 
Estou re-copiando pra cá o meu post que eu não sei porque continuou no outro tópico.

"Thaís, talvez seja uma forma de explicar que Sauron, que bem ou mal era naquele tempo um maiar de Aulë, participou mais afinado da canção no princípio dos tempos e, ao contrário de Melkor, que produziu dissonância desde o primeiro momento, lá atrás aprendeu e observou o suficiente pra se tornar mais conhecedor nos saberes dos ainur, nos seus propósitos e na própria criação."


Se bem que lendo o que o Fëa escreveu, isso se torna informação redundante. :mrgreen:
 
sauron foi corrompido depois de chegar na arda assim como varius outros Maiar...... Como é engraçado o poder facina todos e a cobiça é a maior arma das forças das trevas, ate os Valar tiveram a sua dose de cobiça graças a Feanor com as silmarillion :eek:
doidera naum é
 
Sarcasmo disse:
sauron foi corrompido depois de chegar na arda assim como varius outros Maiar...... Como é engraçado o poder facina todos e a cobiça é a maior arma das forças das trevas, ate os Valar tiveram a sua dose de cobiça graças a Feanor com as silmarillion :eek:
doidera naum é
Não acho que os Valar foram corrompidos pelas Silmarilli (esse é nome no plural correto). O que aconteceu foi que eles admiraram e muito a criação de Fëanor, assim como todos. Acho que alguém de índole única e exclusivamente boa como os Valar não poderia ser corrompido, não por uma Silmaril.
 
Não acho que os Valar foram corrompidos pelas Silmarilli (esse é nome no plural correto). O que aconteceu foi que eles admiraram e muito a criação de Fëanor, assim como todos. Acho que alguém de índole única e exclusivamente boa como os Valar não poderia ser corrompido, não por uma Silmaril.

Melkor era um valar... :)

Na verdade a questão é que as silmarils eram os únicos resquícios autênticos do explendor da luz das árvores após a sua destruição, e com elas Yavanna talvez pudesse restituir parte da grandeza perdida. Mas não ficaram corrompidos pelas Silmarils, tanto que não intercederam até o final da I Era e mesmo assim não o fizeram pra se apoderar das Pedras.
 
Eru disse:
Melkor era um valar... :) .

Tá, eu quis dizer os Valar DU BEM!!! :lol:

E Melkor "perdeu o título" de Vala quando roubou as Silmarilli e espalhou seu poder por Arda.
 
Charlie Brown disse:
Eru disse:
Melkor era um valar... :) .

Tá, eu quis dizer os Valar DU BEM!!! :lol:

E Melkor "perdeu o título" de Vala quando roubou as Silmarilli e espalhou seu poder por Arda.
Na verdade, Minduim, se me lembro bem, parece que não é dito quando ao certo ele deixou de ser considerado um Vala. Eu sempre pensei que Melkor foi "expulso" logo quando destruiu as Lâmpadas. Mas estou supondo, já que não tenho os livros em mãos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo