• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Curso de Quenya em Formato Livro - Parte III - A Editora

Deriel

Administrador
Ontem (14/junho/2004) eu fui a uma reunião com uma editora de pequeno porte aqui em Curitiba, uma reunião de altamente proveitosos 100 minutos. A impressão e as perspectivas são as melhores possíveis pois a editora possui as mesmas idéias que todos nós com relação a este livro (que livro?) que estamos produzindo. Vou tentar repassar tudo, em detalhes, a vocês.

A primeira coisa que eu tenho a dizer é que o livro sai! Segundo nossas previsões o lançamento do mesmo se dará durante o Encontro Nacional, no Rio de Janeiro, nos dias 4 e 5 de setembro de 2004. A segunda coisa é que o envolvimento da editora não aumentará o preço do livro. O objetivo da editora é não ter prejuízo com o livro.

Alguns podem se perguntar do porquê da necessidade de uma editora. Vou ser bem sincero: em última análise, não existe necessidade. Fazemos o trabalho de formiguinha, da melhor maneira que podemos (mais ainda assim de forma amadora), produzindo em gráficas barateiras e vendendo de mão em mão. Porém a incorporação de uma editora ao precesso vai nos garantir o que não temos: experiência, know-how, profissionalismo e contatos. Acho que é importante eu falar da diferença entre autor, gráfica, editora e livraria. Autor escreve o livro, gráfica imprime, editora divulga, formada, edita, revisa, coordena e livraria vende. Se traçarmos um paralelo entre livro e CD, teremos que autor é o cantor, gráfica é aquela fábrica em Manaus que prensa os CDs, editora seria o produtor e livraria seria a loja da esquina. É importante não confundirmos alhos com bugalhos.

O meu contato na editora é o nosso velho conhecido Thiago "Ispaine" (sim, ele mesmo, da lista Valinor Obras e Coordenador da Força-Tarefa). As idéias e ideais dele com relação ao livro são exatamente iguais às nossas: produzir o melhor material possível, com a melhor qualidade possível e com o menor custo imaginável. Não haverá lucro. As planilhas de custo de produção do livro estarão sendo divulgadas em detalhes aqui na Valinor, assim como fazemos a prestação de contas mensal. Transparência total.

Mas o que a editora ganha com isso? Claro que "não existe refeição grátis" e a editora vai ter seu ganho, mas não o será em termos financeiros, não com os nossos (nossos = de todos nós, fãs de Tolkien) livros. Como nosso projeto tem a perspectiva de ser longo (5 ou 6 livros) é vantajoso à editora ter seu nome vinculado a eles. Aumenta o catálogo da editora e abre um espaço nesse nicho tão mal explorado que é a literatura fantástica e fantasia, no Brasil. A editora tem intenção de trabalhar muito nessa área, principalmente com produção nacional, coisa que eu realmente fiquei bastante contente em saber. E também a editora ganha contatos novos e mais experiência . Enfim, terão seus benefícios sim, de maneira não financeira e a meu ver plenamente justificáveis e merecidos.

Tá, mas onde entram as tais livrarias aí no processo? Então, essa é uma grande sacada que eu não tinha cogitado. Pra livraria, não interessa o quanto a editora vai receber, desde que ela possa vender (com um possível lucro). A editora possui contato com algumas livrarias então, oras bolas, por que não aproveitar para apresentar o livro para aqueles fãs de Tolkien que não possuem computador, não têm acesso à Internet ou simplesmente não gostam de ficar pendurados na frente do monitor? Exemplifico. Suponhamos que as Livrarias Curitiba queiram ter uns exemplares pra venda (não estou querendo dizer que vai ser vendido nas Livrarias Curitibas, estou exemplificando), digamos uns 50 ou 100. Ela vai expor os livros em Curitiba, em Florianópolis e em Joinville (cidades onde possui filiais), onde o livro vai chegar a um grande número de interessados, possíveis interessados ou meramente curiosos que não teriam acesso ao danado de outra forma.

Mas não sai mais caro nas livrarias? Pode sair, mas esse seria o lucro da livraria, dinheiro que não é do nosso respeito nem da editora. Se a livraria quer colocar o livro a 40 reais mesmo sabendo (e indicado dentro do livro) que o mesmo pode ser encontrado a 15 reais (não estou dizendo que o preço será este, estou exemplificando) de outras formas, bom, aí é com a livraria e com os possíveis compradores (logicamente que a livraria não faria algo assim, a margem de lucro é pequena, não mais de 15%). Tem outra vantagem lateral ou colocar nas livrarias: dá pra fazer as tais "noites de lançamento", usando espaço da livraria pra fazer um vernissage e assim divulgando ainda mais o livro, sem aumentar o custo de produção do mesmo.

Mas como ficará o sistema de vendas? Não muda nada, pra nós, fãs de Tolkien, que temos nossas comunidades formadas. O livro vai continuar podendo ser obtido em mãos, pelo menos preço possível, sem lucro nas cidades de Curitiba, Brasília, São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro (pelo menos). Também poderá ser obtido via depósito bancário (deposita na conta corrente X, lo mesmo preço da venda em mãos, sem lucro e recebe via SEDEX ou encomenda simples, às custas do comprador). Na divulgação também continua sendo essencial nosso trabalho de formiguinha, colando cartazes e fazendo nosso boca-a-boca.

Também gostaria de falar um pouco sobre os adendos, apêndices e extras que estão sendo discutidos para o livro: não os tomem como certos ou necessários. Vamos focar no Curso em si. Caso os preços não sejam proibitivos nem aumentem demais o tamanho do livro (um calhamaço de 550 páginas já não é o suficiente?) eles estarão lá, mas não os tomem como certos ou obrigatórios.

Ok, ok é o preço final do livro? Bom, como eu expliquei, editora não é o mesmo que gráfica. A editora estará usando os dados que já temos de gráficas e entrando em contato direto com várias gráficas que conhece/trabalha, para obter o melhor orçamento possível para a melhor qualidade possível de livro. Acreditamos que ainda esta semana possamos ter o orçamento final, ao final do mês o livro revisado e diagramado em PDF e no início de setembro o lançamento.

Enfim, teremos o nosso livro, ao menor custo possível, da melhor forma possível, da maneira mais profissional possível, com a melhor qualidade possível (a possibilidade de utilizarmos papel Pólen Bold 90g é bem alta). E o melhor: não será o único, será o primeiro de muitos!

Vou sempre continuar trazendo novas informações pra vocês, assim que elas surgirem, seguindo a mesma idéia de jogo aberto e transparência que temos adotado desde o início. Ufa! :D
 
Uma coisa que ficou melhor colocada agora é que não se trata de um projeto de um livro só, mas sim de vários, e esse é o pontapé.

Por isso, o sucesso de vendagem desse refletirá nos demais, pois quanto mais rápido este esgotar sua edição, mais rápido outros virão.

Por isso, contamos com a ajuda de todos na divulgação e convencimento de outras pessoas a adquirir a obra. :D

Afinal, não se trata de uma obra da Valinor, mas sim dos fãs, como já expôs o Tio Dé várias vezes!
 
Ok! Agora sim eu me dou por satisfeita com as informações da reunião com a gráfica. E sim, agora ficou mesmo mais claro o lance de ser "pontapé" e não ponto final.

Bem, queria apenas dizer que o livro é uma grande sacada mesmo, e cada vez que leio um novo post do Deriel, explicando melhor o modo como as coisas serão feitas, a idéia de que esta é uma boa iniciativa, e de que tudo dará certo se consolida na minha mente. :wink:

Bem, como já foi dito e repetido, e novamente dito e outras tantas repetido, VAMOS DIVULGAR!!! Creio que cada um de nós conhece mais alguns sites e fóruns que se interessariam por fazer a divulgação.

Aproveitando o ensejo, queria fazer uma perguntinha: a divulgação contará com banners? Bem, posso escrever uma matéria, usando citações dos texto do Deriel (posso?), para enviar para um site que frequento muito assiduamente, e que tem uma bom número de interessados em Tolkien e sua obra.

Além disso, poderíamos usar o banner para divulgação fora do Fórum Valinor, onde a matéria está divulgada e está sendo discutida. Seria uma boa colocar o link para este tópico.

Bem, vejam se gostam da idéia :roll:

Beijinhos mil!!!
 
Lady Lorien disse:
Aproveitando o ensejo, queria fazer uma perguntinha: a divulgação contará com banners? Bem, posso escrever uma matéria, usando citações dos texto do Deriel (posso?), para enviar para um site que frequento muito assiduamente, e que tem uma bom número de interessados em Tolkien e sua obra.

Claro, não há problema algum. Só peço que o faça com cuidado pra que não altere o significado do que escrevi :mrgreen: Estamos em processo de definição, então algumas coisas não estão muito acertadas (como o preço) então tem que ter cuidado.

Quanto aos banners, sim, rola sim. Mas eu acho que é melhor fazer isso com o livro já no prelo, ou seja, começo de julho :think:
 
Isso aí. A divulgação será de grande importância, mas como estamos ainda em negociação, seria melhor segurar um pouquinho, até que o "faça-te" seja dado!

Melhor vender o peixe quando ele já está pescado! :obiggraz:
 
Sim, principalmente pq a editora, durante esta semana, vai se cercar de todos os lados (com informações), legalmente falando, pra evitar qualquer tipo de surpresa futura e tals. Essa semana é crucial :mrgreen:
 
Deriel disse:
Claro, não há problema algum. Só peço que o faça com cuidado pra que não altere o significado do que escrevi :mrgreen: Estamos em processo de definição, então algumas coisas não estão muito acertadas (como o preço) então tem que ter cuidado.

Não se preocupe, Deriel. Vou tomar o maior cuidado possível, e quando a matéria estiver no ar, coloco o link aqui para que TODOS possam ler.

Além do fato de divulgar o projeto pra preparar a galera, é bom dar margem a perguntas, dúvidas e receber apoio. Isso vale ouro! :D

Deriel disse:
Quanto aos banners, sim, rola sim. Mas eu acho que é melhor fazer isso com o livro já no prelo, ou seja, começo de julho :think:

Você é que sabe! 8-)
Disponibilize alguns banners diferentes, pra podermos variar, e passar a chamar a atenção até de quem já tinha visto o outro banner, sabe?

Nossas signs vão propagandear por nós! Yeah! :P

Força sempre, boys!

Beijinhos...
 
:grinlove: Que muito bom!!! :grinlove:

É ótimo saber que o projeto está dando certo (e aconteceu tudo tão rápido, né?), e que vai mesmo sair!

Será que alguma livraria de SP vai vender? Pq se for, eu faço questão de ir ver!! E tb de fazer a maior propaganda pra qualquer um que olhe no mínimo com interesse e/ou curiosidade para o livro!! :grinlove: (Além de espalhar cartazes e usar os banners! :grinlove:)

Ah, e falando em curiosidade, essa história de próximos projetos me deixou curiosa... Vcs têm alguma coisa em mente, já? Bem, é só curiosidade mesmo. O bom é saber que esse primeiro passo numa direção totalmente nova está completo! (ou quase - é uma semana crucial, certo? Estou torcendo!! :grinlove: )
 
Que bom ler "eu tenho a dizer é que o livro sai! " :D . Tanto faz o preço estando nos 10 a 15 vai e é maravilhoso.

Já qanto as livrarias seria uma boa idéia divulgar a elas, as grandes livrarias, mas Deriel, se o livro vai ser editado por uma editora, isso significa que as livrarias interesadas podem pedir a editora para terem a venda, não é? :mrgreen:

Deriel disse:
Pra ser bem sincero não foi decidido como será a capa: 1, 2 ou 4 cores :think:

Eu gostaria de ver o livro naquele estilo de tomos, ou seja, com capa 'velha' na forma de, digamos assim, o livro vermelho mostrado no SdA e citado nos livros... :roll: Tipo Dom Quixote clássico grosso

:D
 
Pode até ser sem capa
Oq importa é o conteudo
Pelo menos eu compro livro pelo interior, ñ pelo exterior
 
-Deriel,é a equipe que vai fazer os cartazes ou é só fazer um e mostrar pra vocês aprovarem/não aprovarem? :mrgreen:

-Quais são os outros pré-projetos? :babar:
 
Lord Meneltar disse:
-Deriel,é a equipe que vai fazer os cartazes ou é só fazer um e mostrar pra vocês aprovarem/não aprovarem? :mrgreen:

-Quais são os outros pré-projetos? :babar:

isso isso, se o pessoal puder ajudar nesse assunto eu tambem me candidato! :D
 
Lord Meneltar disse:
-Deriel,é a equipe que vai fazer os cartazes ou é só fazer um e mostrar pra vocês aprovarem/não aprovarem? :mrgreen:

Eu já queria criar alguns banners pra por na minha assinatura e pra quem não sabe poder usar, pode?
 
É realmente muito bom saber que o livro vai sair, estou anciosa por vê-lo pronto... :mrgreen: 8-)
E desde já me disponho a divulgar aqui em Recife, contem comigo!!!! :wink: :wink:
E adquirir meu exemplar, é claro!!! :wink: :D 8-)

Beijo grande pra vocês!!!!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo