• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Isto Também Passará

Smaug

Cacho
  • Isso Tambem Passará

    Houve um rei sábio e bom que já se encontrava no fim da vida. Um dia, presentindo a iminência da morte, tirou um anel do dedo e chamou seu unico filho, que o sucederia no trono.
    - Meu filho, quando fores rei, leve contigo este anel. Nele há uma inscrição. Quando vieres situações extremas de glória ou de dor, tira-o e lê o que há nele.
    O Rei morreu e o filho passou a reinar em seu lugar, sempre usando o anel que o pai lhe deixara.
    Passado algum tempo, surgiram conflitos com um reino vizinho que desencadearam uma terrível guerra.
    À frente do seu exército, o jovem rei partiu para enfrentar o inimigo. No auge da batalha, vendo os companheiros lutarem e morrerem bravamente, num cenário e intensa dor e tristeza, mortos e feridos agonizantes, o rei lembrou-se do anel. Tirou-o e nele leu a inscrição: Isto Também Passará.
    E ele continuou a sua luta. Venceu batalhas, perdeu outras tantas, mas no fim, saiu vitorioso.
    Retornou, então, ao seu reino e, coberto de glórias, entrou em triunfo na cidade. O povo aclamava.
    Nesse momento de êxito, ele se lembrou de novo de seu velho e sábio pai. Tirou o anel e leu: Isto Também Passará

    Retirado do livro Belas Parábolas Sobre Família - Alexandre Rangel, Ed. Leitura.


E então, estou lançando este texto para fazermos uma interpretação e discutirmos associações com a obra do professor Tolkien. Não só pelo anel, mas pelo estilo da história, pelo seu enredo e por outros detalhes que espero serem discutidos. Eu sei que existem tantos textos e histórias, mas só dizem que existe, porem é preciso de citações, portanto vamos a discussão :wink: .
 
Eu prefiro não dar opinião, teria que ler o enredo primeiro para depois ir às críticas. :wink:
 
Olha,sabe o que eu achei?Isso parece bem mais com a moda de Tolkien...será que vai passar?Que daqui alguns anos nós viciados falaremos em Tolkien e ninguém mais saberá quem ele é?Que o numero de fãs vai cair muito,indo embora junto com a moda?
Talvez.......
 
eu sou fiel a obra de Tolkien e sempre serei. Eu já havia lido os livros bem antes dos filmes, e já era bastante fiel.
Para alguns, realmente foi modismo. Para mim, bem como para muitos aqui não!

Mas voltando ao assunto do tópico: Muito bom o trecho mesmo Sr. Cachopardo. Diversas vezes me pego pensando nisso. O mundo dá voltas, e as coisas passam.
Para algumas pessoas, algumas coisas não passam realmente, mas isso ocorre por que gostam disso, e se dedicam, como no exemplo que dei no inicio do post.
Mas nossos anseios, problemas, etc, sempre hão de passar. A vida segue, e o tempo não para.
 
Fëanor ¥ disse:
Muito bom o trecho mesmo Sr. Cachopardo. Diversas vezes me pego pensando nisso. O mundo dá voltas, e as coisas passam.
Para algumas pessoas, algumas coisas não passam realmente, mas isso ocorre por que gostam disso, e se dedicam, como no exemplo que dei no inicio do post.
Mas nossos anseios, problemas, etc, sempre hão de passar. A vida segue, e o tempo não para.

É claro que para um autor usar aquela velha frase "um dia isso vai passar" ele precisa construir algo que seja digno da frase para torná-la estruturalmente válida em sentimentos.

Os autores que criam uma história com "conflito" (o que ocorre praticamente em todos contes e coisas do tipo :roll: ), assim como Tolkien (exemplo): Frodo tem de destruir o anel enfrentando as forças malignas de Sauron tem que deixar o leitor emocionado, ou fazê-lo gostar de sua obra, pois "conflito" ocorre sempre, e assim colocar a frase "isso vai passar" é simples, porem para passar de simples para algo concreto, daí só mesmo autores com bons argumentos: tem de criar um mundo ao redor daquela simples coisa.
 
Eu comentei uma sobre esse "conflito" que é pertinente a qualquer história.
Com certeza, Tolkien usou um presuposto de "bem x mal" que todos as história que tenham memos um pézinho no épico usam. Muita gente fala que justamente esse conflito é a base para o decorrer todo do SdA.
 
Só para constatar, Imrahil de Dol Amroth, vc esta certo sim em falar sobre o conflito de bem X mal. Mas eu só queria deixar claro que não é exatamente um conflito de "lutas", "batalhas" ou "guerras"; mas sim um conflito na história entre personagens: um exemplo é um caso como um sorveteiro vande seu produto para alguem, mas esse alguem não tem todo o dinheiro para pagar, portanto o sorveteiro e o outro personagem se veêm no conflito de como irão solucionar este conflito.

Mas nada contra o seu exemplo, foi ate bom citar, por que se encaixou bem com a temática. A frase "isso tambem passará", ou "um dia isso vai mudar" se encaixa com a Guerra do Anel e praticamente todas histórias de Arda, pois o processo das histórias narradas por Tolkien estão empre passando por conflitos para chegar a um resultado. Na maioria das vezes, como nas histórias mitológicas, acontecem guerras para algo ser solucionado, e nas obras Tolkien parece que em todas elas tem essa frase por trás: Isso Tambem Passará. :)
 
Bagrong disse:
Olha,sabe o que eu achei?Isso parece bem mais com a moda de Tolkien...será que vai passar?Que daqui alguns anos nós viciados falaremos em Tolkien e ninguém mais saberá quem ele é?Que o numero de fãs vai cair muito,indo embora junto com a moda?
Talvez.......

Pow cara dizer que isso parece com "moda Tolkien" é f... Cara Tolkien morreu em 1973, O Senhor dos Anéis, até onde sei foi publicado em 1954. Estávamos a quase 30 anos depois da morte do autor e quase 50 anos depois da publicação e fizeram um filme baseado nos livros, você realmente acha que isso é modismo??? :|

Eu li O Hobbit e A Comitiva do Anel antes mesmo do filme e conhecia muitos amigos que também eram aficcionados por Tolkien. Eu entrava no site da Valinor antes mesmo dos filmes e já era um grande sucesso. Modismo é Harry Potter, agora Senhor dos Anéis é praticamente um clássico. Universidades da Inglaterra e Estados Unidos consideram o livro como obrigatório. Com toda a certeza não é apenas moda.

É claro que, com o filme, veio uma leva de fãs temporários do SDA, mas a maior parte (pelo menos que eu conheço) é fiel não pelo sucesso momentâneo, mas sim pelo ótimo conteúdo e por apreciar o aspecto literário de SDA.

(Pelo que me lembre tinha um texto da Valinor comentando sobre a leva de fãs temporários, não tenho o link, mas é só procurar)
 
Tik disse:
Eu li O Hobbit e A Comitiva do Anel antes mesmo do filme e conhecia muitos amigos que também eram aficcionados por Tolkien. Eu entrava no site da Valinor antes mesmo dos filmes e já era um grande sucesso. Modismo é Harry Potter, agora Senhor dos Anéis é praticamente um clássico. Universidades da Inglaterra e Estados Unidos consideram o livro como obrigatório. Com toda a certeza não é apenas moda.

Modismo com certeza é HP. Tanto é que a história deles são diferentes: SdA é um clássico sim, eu pelo menos apelido assim meu livrinho quando vejo na estante :lol: , ele tem 50 anos de publicação e 50 anos depois ser lançado um filme sobre o mesmo é porque o livro continuava sendo um "sucesso" ate então para ser filmado o filme.
Já o caso de Hp é apenas modismo, duvido que daqui a 50 anos vai ter a mesma empolgação 8-) . Tolkien possui um alto nivel de textos, portanto HP é muito infantil, e não preciso falar mais, pois vcs sabem que Tolkien é o cara 8-) ...


Tik disse:
É claro que, com o filme, veio uma leva de fãs temporários do SDA, mas a maior parte (pelo menos que eu conheço) é fiel não pelo sucesso momentâneo, mas sim pelo ótimo conteúdo e por apreciar o aspecto literário de SDA.

Sim, pode-se ver ate mesmo o caso dos usuários na valinor, foi uma empolgação de muitos cadastros, mas e aí ? esses empolgados continuaram aqui ? não, apenas aqueles que sabem o que realmente é Tolkien. Essa empolgação é normal, pois o enredo mitológico é muito adorado por muitas pessoas, portanto SdA não foi diferente na euforia, agora resistiram os que amam mesmo :grinlove:


E a propósito, eu não entendi totalmente direito o que o Bagrong quis dizer: afinal, vc considera este texto comum, assim como muitos outros ? Tipo, o textinho já é velho... :roll: sei lá, explica melhor porque disse que é modismo dando paralelos com o texto.
 
Já o caso de Hp é apenas modismo, duvido que daqui a 50 anos vai ter a mesma empolgação

Concordo plenamente. Eu li os 3 primeiros livros do HP, ou seja eu sei o que digo quando afirmo que HP não chega aos pés de Tolkien. Eu antes até apreciava HP e não tinha nada contra. O problema começou quando meus amigos começaram a dizer q HP era muito melhor q SDA e vinham comparar os dois. Logo em seuigda à febre do HP veio muitas comparações e eu ficava fulo da vida... como é possível comparar uma obra prima com um livrinho infantil??? Realmente o SDA tem uma linguagem um pouco mais pesada, mais adulta, mas isso não o torna pior que HP, pelo contrário o torna mais profundo.

Desde então vim pegando nojo pelo HP e raiva de todo o modismo que o cerca.

Tem um texto da Valinor comparando HP com SDA quem quiser conferir vale a pena (que droga, não acho olink, se achar depois coloco aqui). Só para ter noção, Rowling era professora primária, enquanto Tolkien era doutor em línguas medievais, se não me engano... uma "sutil" diferença.... :roll:
 
"até a as trevas vão acabar"
ou
"até O SdA tem de passar"

Pode ser porque nós nos esquecemos, porque os da próxima geração odiar.
Mas no entanto pode ser, que esta história seja contada por mais...
40 anos?
Há uma pessoa que trocou Tolkien e toda a sua obra pelo filme Tróia?
Tróia? 8O
Só porque tem o Brad Pitt? :x
Eu só sei que todos os outros filmes que eu vi era sempre o mesmo comentário:
"saí eu de casa, pa ver esta porcaria! Mais valia estar No vlinor ou a ver o SdA!"
 
Acredito que Tolkien e suas não passará, pelo menos acredito que nossa geração não verá isso! SDA completa 50 anos, ou seja, meio século e ainda é sucesso, sei que no Brasil só virou febre agora, mas já tinha pessoas daqui que já haviam lido e nos EUA já era conhecido as obras dele há um tempão e não preciso nem falar na Inglaterra... As boas obras não acabam assim e nem muito menos fica no esquecimento. Mas como tudo que há, para alguns pode até não passar de modismo e alguns só curtirem por estar sendo comentado no momento e não querem ficar de fora, mas para os fãs verdadeiros Tolkien não "morrerá" e nem será esquecido nunca... Nós fãs verdadeiro e apreciadores verdadeiros não deixaremos no esquecimento. Sei não se pode comparar mas as historias biblicas são conhecidadas até mesmo por ateus e não ficaram no esquecimento e vão adurar até quando Deus permitir pois está documentado e espalhada no mundo inteiro e as obras de Tolkien Também, por mais que não sejam sagradas ou tão especiais como o que Deus nos deixou é de certa forma importante para nós que apreciamos... :wink:
 
Primeiro: Vou comentar sobre o verdadeiro assunto do tópico. Pra falar a verdade eu não entendi direito o que o Sr. Cachopardo queria (desculpa), mas vale um pequeno comentário sobre o texto. Como já foi dito aqui, o que mais me chama atenção no texto é a forma que o autor usa para falar de uma coisa simples (tudo há de passar). Eu penso que Tolkien tb faz isso. Se olharmos direito é ,no fundo, o bem x o mal, como disse o Imrahil, mas é fantástica a forma que Tolkien desenvolve isso.

Segundo: Não vou comparar hp com SdA. Não afirmo que Harry Potter passará (não sou vidente). Mas tb não digo que não cairá no esquecimento. Um fato é notável sobre o livro. Há anos e anos vários livros são lançados para o público juvenil. Eu não me lembro de um fazer tanto sucesso quanto hp.

Terceiro: Claro que Tolkien não é moda. Mas eu afirmo isso pensando em nós. Apenas. É inegável que existe uma moda Tolkien atualmente no Brasil e ela passará como todas. (Bonequinhos no Kinder Ovo por exemplo). Mas sempre terá pessoas como as deste fórum que dedicam seu tempo discutindo se Balrogs tem ou não tem asas. (Aliás tem ou não tem? :mrgreen:) .
 
Burzum disse:
Primeiro: Vou comentar sobre o verdadeiro assunto do tópico. Pra falar a verdade eu não entendi direito o que o Sr. Cachopardo queria (desculpa), mas vale um pequeno comentário sobre o texto. Como já foi dito aqui, o que mais me chama atenção no texto é a forma que o autor usa para falar de uma coisa simples (tudo há de passar). Eu penso que Tolkien tb faz isso. Se olharmos direito é ,no fundo, o bem x o mal, como disse o Imrahil, mas é fantástica a forma que Tolkien desenvolve isso.

Olá Burzum. Eu digo que sempre procuro fazer e trazer coisas boas para a Valinor (Tolkien), tanto é que num desses casos eu trouxe este texto para ser discutido e associado com o conteudo Tolkieniano. Oras, tem muita gente que diz que associar SdA com HP é besteira e sempre diz que Tolkien é melhor. Mas as pessoas não mudam e continuam associando com HP... Portanto, eu trouxe este texto para ser associado com SdA & Cia...

Burzum disse:
Segundo: Não vou comparar hp com SdA. Não afirmo que Harry Potter passará (não sou vidente). Mas tb não digo que não cairá no esquecimento. Um fato é notável sobre o livro. Há anos e anos vários livros são lançados para o público juvenil. Eu não me lembro de um fazer tanto sucesso quanto hp.

Exato, eu não gosto muito de ficar apenas associando com SdA o bruxinho, por isso trouxe este texto. O motivo de HP ser um sucesso é que ele é modismo, isto significa que HP é moda, e moda por sua vez e temporário. É claro que não vai ser esquecido, mas vai acabar essa euforia em pouco tempo...

Burzum disse:
Terceiro: Claro que Tolkien não é moda. Mas eu afirmo isso pensando em nós. Apenas. É inegável que existe uma moda Tolkien atualmente no Brasil e ela passará como todas. (Bonequinhos no Kinder Ovo por exemplo). Mas sempre terá pessoas como as deste fórum que dedicam seu tempo discutindo se Balrogs tem ou não tem asas. (Aliás tem ou não tem? :mrgreen:)

Exatamente, Tolkien não é moda, pois se fosse moda teria sido esquecido, e apenas os leitores que conhecessem iriam saber dele. Moda é passageiro, clássico é permanente. Ah sim, Barlogs podem ou não ter asas, o de Moria tinha :roll: .

Tudo explicadinho :mrgreen: ?
 
Sobre o texto do primeiro tópico: Também vejo que a "mensagem", por assim dizer, "Isso também passará", está muito presente na obra de Tolkien. Pra mim, o maior exemplo disso é o final do Senhor dos Anéis - Frodo, depois de passar por tanto sofrimento e provação, e finalmente retornar ao seu lar, percebeu que o Condado, e mesmo a Terra Média, não eram mais seu lar; a própria sensação que o final do livro deixa na gente traduz essa mensagem - uma sensação de vazio, de que tudo aquilo que a gente acompanhou com tanta paixão e emoção, passou.
O tempo dos elfos, as antigas Eras, tudo passou, por que é assim que a vida é, um ciclo; as pessoas nascem, vivem, e então morrem. As pessoas queridas vão embora, e tudo o mais que a gente mais preza...e Tolkien conseguiu passar tudo isso na obra dele de um modo tão sensível.

Acerca dos conflitos, são notáveis não só os grandes conflitos, as batalhas, mas mais ainda, os conflitos interiores dos personagens. Não é pra qualquer um decidir entrar na terra do inimigo, carregando um mal tão grande quanto o Anel; ou ocupar o trono num mundo dos homens já então em declíneo, em tempos tão difíceis; esses só pra citar alguns exemplos. É maravilhoso ver como esses assuntos são abordados por Tolkien, fazendo com que o leitor realmente entre no personagem, e entenda de fato o que ele sente, como ele está enfrentando tudo aquilo. Isso, na minha opinião, é o que há de tão lindo nos livros do professor. Batalhas a gente vê em filmes direto; o que há por trás delas é o diferencial.

Sobre HP X SDA :roll: e modismo: Gosto de Harry Potter e não nego; mas com certeza gosto muito mais de Senhor dos Anéis. Detesto ficar fazendo comparações, seja lá quais forem. Pra mim, a pessoa escreve o que quer e lê quem quer. Harry Potter é um livro pra entretenimento, assim como muitos outros.
Gosto das histórias do bruxo não por modismo, mas por que me divirto lendo. O que me levou aos livros foi mesmo o modismo - em todo lugar falava-se sobre os livros, certo dia vi o primeiro volume na biblioteca e resolvi dar uma olhada pra saber se era assim tão bom- mas o que me fez continuar gostando foi a história. E assim eu sou com todos os livros de que gosto; mas o que é realmente bom e profundo marca a gente, como as obras de Tolkien; não são mero divertimento, são parte da nossa vida.

Ah, sobre asas de balrogs, essa é uma das tantas coisas legais nas obras tolkienianas; é assunto que não acaba :mrgreen:
 
Eu quis dizer que tem muitos fãs de SDA que vieram pelo filme,pela moda mas não que a maoiria seja assim!Ao contrário,os fãs de SDA são fiéis e sempre serão..a questão é:um dia vamos todos estar caducos,morrendo e veremos nossos bisnetos.será que eles vão ler SDA?Será que eles vão gostar?Ou vai ser só um livro chato e maçante?Eu não quero estar vivo para ver o gosto pela obra de Tolkien morrer....se isso acontecer,claro,o que eu torço para que não aconteça!



Eu até que li HP mas o que me deu raiva foi o bando de gente que compara as duas obras para falar como HP é mais profundo e mais legal e como a Rowling é inteligente e como o Tolkien não vendeu como ela e isso e aquilo!Ai como isso me irrita!Comparar os dois e falar que Rowling é melhor, não tem coisa que me irrite mais!


Na minha opinião,todo bom livro tem grandes e numerosos conflitos.Na obra de Tolkien há um conflito maior(bemXmal) e cada personagem tem seus própios conflitos interiores,isso torna a obra rica e boa para se ler!

Tolkien é O Cara!
 
Muito bom o texto !
Acho que ele pode ser associado com os livros de Tolkien de muitas maneiras.
Para mim o maior diferencial da obra de Tolkien em relação aos outros livros que geralmente se encontra por aí (não que haja algo de errado com eles por causa disso, pelo contrário, existem livros excelentes que são totalmente diferentes dos de Tolkien) é que ela mostra que tudo passa mesmo, por mais imortais ou eternas que as coisas possam parecer no momento em que acontecem. Exemplos disso não faltam: se fôssemos, por exemplo, homens chegando do leste, experimentando pela primeira vez o contato com os elfos de Beleriand e alguém dissesse o quanto aquilo mudaria, que haveria um dia no qual a beleza trágica dos noldor e de sua história desapareceria diante dos olhos humanos, que os homens reinariam sobre a Terra-média... isso pareceria surreal, estranho de imaginar, no entanto até esse sentimento deveria passar, como todo o resto, e um dia os homens se acostumariam com o desenrolar desse desaparecimento dos elfos, até que eles fossem só uma lembrança distante, mantida por velhas histórias...
Mas mais interessante é ver, tanto no texto como nas obras de Tolkien, que o que passa não é só aquilo que é ruim e/ou insignificante, mas também o que é bom e importante. Não só o domínio de Morgoth passou, mas também o dos elfos. Isso me faz pensar no Húrin (amo ele :grinlove: ), por causa da esperança e da fé que ele tinha, nos bons tempos de Dor-lómin, sob a proteção dos elfos e no quanto tudo isso mudou.
Isso é triste, mas também essencial no mundo como o conhecemos. A efemeridade das coisas pode trazer insegurança, mas traz esperança de dias melhores. E o que seria das obras de Tolkien ou do nosso mundo real sem essa esperança... ?
 
bom...eu não gosto de Hp...já li os livros...e corcordo plenamente que SDA é melhor... mas hp pode durar masi de 50 anos sim...sem sombra de dúvida...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo