• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

FOGO SECRETO

bombadil

FATHERLESS
Alguém pode me responder o que é o FOGO SECRETO de ARNOR, que Gandalf fala ter?
Li no começo do SIlma, que "Eru concederá a seus pensamentos o fogo secreto".
Pelo que entendi, os "pensamentos" dele são os seres que ele estava criando, não é isso?
Logo, alguns dos seres em seu pensamento aprenderiam a arte do fogo secreto, como Gandalf. Mas o que é o fogo secreto?

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Mandei a pergunta ao Mago. Quando ele responder, mando aqui a resposta.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Por favor "bombadil", poderia colocar a página do livro que isto se encontra?

GAMB XUN DRO
 
Puxa vida, estou sem o livro da SOCIEDADE aqui, mas foi na ponte de Moria, como vc bem adivinhou. Já Eru diz no começo do Silma (vai demorar muito até eu achar a página) que enviará o Fogo Secreto a seus pensamentos. Com certeza é a tal da chama imperecível que você falou. Mas a minha pergunta é o QUE é esse fogo, qual seu poder no mundo. Coisa que só um mago pode responder, ou até nem um mago, sei lá. E além disso, por que FOGO SECRETO DE "ARNOR"?
Concordo que Gandalf usou aquele nome para intimidação, mas qual seu real significado? Isso q não sei.

Qto a sua pergunta, acredito que ele não podia sentir a presença do Um, pois somente Sauron e os Nove Nazgul (os espectros do Anel) que sentem sua proximidade. Mas com certeza o Balrog de Moria sabia que eles escondiam algo, ainda mais que ele foi "acordado" pela malícia de Sauron, sentindo que seu momento de retorno à superfície estava próximo, gostaria de voltar em grande estilo, com um possível Um Aenl na mão, levando para seu mestre, reparando assim os erros do passado por ter fugido covardemente de uma guerra que ainda não li....
(se vc não entendeu nada do que foi escrito aí em cima, me avise... acho que compliquei tudo..)

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Se é necessário algumas correções, na verdade não é "FOGO DE ARNOR", mas sim " CHAMA DE ANOR".

Eu errei no Quenya para Balrog e coloquei Valarauto ao invés de Valarauko!!

Então ai vai a correção:

Bom, no glossário de O Silmarillion, consta em ANOR: Veja Minas Anor.
Minas Anor: Torre do Sol (também simplesmente Anor), posteriormente chamada
de Minas Tirith; a cidade de Anárion aos pés do Monte Mindolluin. 371, 376-8

"CHAMA DE ANOR"1b

(Gandalf cita isso contra o Balrog na ponte de Moria, antes do combate).

Por que ele disse isso?

Tenho duas hipóteses:

1) Estaria falando sobre "A Chama Imperecível"!!
2) Estaria falando que estava com ele o "Anel do Fogo", Narya, um dos 3
grandes anéis que os elfos fizeram, que ele tão bem escondeu!!??


Mas depois de muito discutir com meus amigos acredito que seja realmente
sobre A Chama Imperecível a qual Gandalf se referia.
Aí surgi outra pergunta, por que ele se referiu a isso? Gandalf fez esta
situação para tentar surpreender o Balrog, dando a ele a informação de que
ele (Gandalf) era um Ainu (um Maia) e sendo o Balrog também um Ainu, um maia
corrompido para o mal por Mogoth (um Vala), teria medo de enfrenta o maia do
bem, um "enviado de Eru".
Bom, eu tenho uma visão deste acontecimento que é a seguinte:
Gandalf ao se deparar com o Balrog, um monstro poderoso e de outra era,
percebeu e sabia que se por acaso o "Demônio de Força" conseguisse se
apossar do um anel, que no momento estava com um dos hobbits da comitiva,
Frodo, ele, o "Valarauko" iria ficar mais poderoso do que Sauron. Então as
coisas iriam piorar. Ele então usou desta posição, a ação de se revelar para
o Valarauto, como um "Blefe", tentando intimida-lo. Sabendo ou não se o
Balrog iria ser afetado com esta ação. Bom ele não foi, uma vez que o mesmo
já estava acostumado com o terror e com o medo. Então o "blefe" serviu de
modo diferente, o Valarauko ficou furioso com a presença de um ser poderoso
como Gandalf e então decidiu mostrar sua força e destruir o maia enviado,
talvez por temer que ele, Gandalf estivesse lá para captura-lo ou mesmo
destruí-lo. Esta medida extrema de Gandalf, fez com que o Balrog se
concentrasse nele, e não na comitiva do anel, e graças a esta ação, os
heróis saíram com vida de Moria. Porém, felizmente, o embate entre um maia
do bem e o maia do mal, acabou por "transfigurar" Gandalf, e o mesmo se
transformou daquele momento em diante, com sua morte carnal, em Gandalf O
Branco, agora sem limitações, e como um Maia. talvez por isso também, por
Gandalf estar limitado, e o Balrog se apercebendo disso, ele tenha atacado
tão ferozmente o velho mago!

Outra hipótese pode ser dita, de que Gandalf se apegou com o Balrog para
que morrendo, voltasse mais forte, uma boa hipótese por sinal.
Contudo, prefiro pensar, e talvez esteja correto, que Gandalf tinha
ciência disso. Sabia que era um Maia, evidentemente, sabia que estava
limitado ao seu "hroa". Mas a ele sabia que morrendo, voltaria sem essas
limitações impostas muito tempo atrás pelos Ainur? Eu acho que não. Penso
que esta era umas das coisas que o tornava limitado, e acredito que era a
maior das limitações aos enviados.

Mesmo que ele soubesse disso, que morrendo, viria a atuar na
Terra-Média, sem limitações, acredito que ele pensou primeiramente na
comitiva, depois não deixando que o Balrog se apossasse do anel, e por
ultimo no seu futuro sem limitações para que assim conseguisse ter alguma
chance contra Saruman e principalmente contra o poder de Sauron.

O Balrog de Moria, sabia da existência do Um Anel e da proximidade dele no
momento do confronto final contra Gandalf?

Eu acredito que ele senteiu alguma coisa, ou seja, que o grupo escondia
alguma coisa importante...


Agora o que também eu gostaria de saber, é que "balrogs" "CHAMA DE ANOR" quer
dizer?? O que significa "CHAMA DE ANOR"? E qual é o seu poder ou valor???


Gilsmy Albert Malaquias Boscolo
Professor de Educação Física

gamb@interall.com.br

Edited by - GAMB on 14 September 2001 23:00:00
 
Completando:

Segundo Dériel (Fabio Bettega): "Basicamente o que Gandalf fala é

"I am a servant of the Secret Fire, wielder of the Flame of Anor"

em portugues

"Sou um servidor do Fogo Secreto, que controla a chama de Anor"

Parecem-me um caso de má tradução. Wielder é mais "aquele que possui"
do que "aquele que controla". A frase mais correta pra mim, seria:

"Eu sou um servo do Fogo Secreto, portador/possuidor da Chama de Anor"

Acho que ele quis dizer que é um Servo de Iluvatar (Chama Secreta ou
Chama Imperecivel), portador da Chama do Sol (Anel de Fogo)".

Acho que agora esta respondida sua questão?



GAMB XUN DRO
 
Muito provavelmente, valew! Mas ainda assim esperarei pacientemente a resposta do Mago e postar aqui o que me foi dito na Taniquetil...

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Acho realmente que Gandalf deve estar falando de seu Anel de Fogo, o Narya...
Referência de que ele controla o anel do Senhor do Escuro, servo de Morgoth, o criador do Balrog.
Algo assim...


Edited by - Sirion on 14 September 2001 01:29:03
 
Não! Que ele controla o anel do Senhor do Escuro, isso não!
Pode até ser que estaja falando sobre o Narya, mas porque ele diz a Chama de Anor, se Anor é Minas Tirith? Por acaso foi em Minas Tirith que os anéis dos elfos foram forjados? Pelo que sei, não!

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Olha ao meu ver só existe mais uma resposta:
Gandalf apenas chamou de outro nome seu anél do poder:
Ou seja, chamou seu anel, " Narya", de "Chamas de Anor", ou seja, uma vez que "Anor" significa SOL, "Chamas do Sol". Provavelmente um outro nome ao seu anel.

Anor=Anár(Sol)=Nár(chama)=>Narya

GAMB XUN DRO
 
Antes que pergunte também, gostaria de deixar claro uma coisa:
Gandalf se refere ao Balrog também o classificando como "Chama de Udûn".

Ele diz isso, uma vez que os balrogs foram criados por Melkor (Morgoth) ainda quando existia sua primeira grande fortaleza: Ultumno.

Então, Udûn é o mesmo que Ultumno, só que está em Sindarin. Ou seja, quando ele diz "Chama de Udûn", ele quer dizer: "Chama de Ultumno".

Isso me leva a crer que notas de roda pé seriam uma boa idéia para o livro. Mas infelismente não tem. Fazer o que? Temos que estudar...

GAMB XUN DRO
 
Poxa! Há quanto tempo vc conhece Tolkien? E quantas leituras já fez dos livros?

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
Poxa! Há quanto tempo vc conhece Tolkien? E quantas leituras já fez dos livros?

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"



Nossa que pergunta direta e objetiva?
Espero não estar bravo comigo.
Bom, eu conheço Tolkien a mais de um ano apenas. É interessante ressaltar que de inicio, como sou muito apaixonado por cenários de RPG, achava que Tolkien não passava de mais um escritor de cenário, embora deveria ser um ótimo cenário, para RPG. Olha só o tamanho da minha ignorância, não? Outro motivo foi que somente vim a ter um conhecimento da existência de Tolkien e de suas obras depois que conheci um grupo de RPG do bairro de Pirituba SP, mas esta já é outra história. O que importa é que quando tive condições financeiras de adquirir a obra, em junho do ano passado, fiquei tão transtornado pela falta de conhecimento que eu possuía de uma obra tão importante e tão prazerosa de se ler, que me dedico, no que posso a entender um pouquinho mais sobre elas. Deste tempo pra cá, venho participando da antiga Calaquendi, hoje Valinor, e fui um dos primeiros vinte a entrar na lista de discussão dela.
Acho que aprendi um pouco, e venho tentando aprender mais com o pouco de material em português que tenho em mãos, uma vez que meu inglês é tão bom quanto meu "elfico, ou seja, não tenho competência para ler os livros em inglês que completam a obra do "Velho Hobbit", como As Histórias da Terramédia", publicados por seu filho mais novo, Chistopher.
O que ocorre, é que quando uma questão me agrada, como esta muito bem elaborada por você, eu começo um pequeno estudo, e também consulto meus amigos, e juntos chegamos a algumas conclusões, mesmo que elas sejam diferentes, é muito satisfatória a ação.
O fórum só vem a completar meu desejo de participar e interagir nestes estudos e também, de colocar alguma coisa que tenho em mente, mas antes de tudo, fazer novos amigos.




GAMB XUN DRO
 
Não cara, é claro que eu não esto bravo com você! Longe disso, senti admiração por tanta informação. Logo queria saber quantas vezes vc leu a obra pra poder dar todas aquelas informações... nada de mais.
Você falou que a minha pergunta foi direta e objetiva, e pensei, neste momento, em algo nada a vê, mas que dá ódio: Aquele Senado e aquela Camara lá de Brasília.......... meu Deus, como aqueles caras são demorados nos discursos:
Prezados Companheiros, colegas de trabalho, senhoras e senhores. Pimeiramente gostaria de agradecer a presença de meu grande amigo Jader do Baralho, que tanto engrandece esta casa e blablablabla.......... interminável, até que daí o cara começa a falar o que realmente deve ser falado, o CURTO E GROSSO!
Aqueles senadores são um bando de enrolão!

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
Ok. Você tem razão. Eu lí o Silmarillion 2x, o Hobbit e o SDA uma apenas.
Mas pretendo ler mais. Pelo menos uma a cada ano.
E você o que tem para nos contar a seu respeito e sua leitura e estudos sobre as obras de Tolkien??
Outra coisa, eu faço parte de duas listas de discussão (valinor e da Toca SP) e você não gosta de listas? Você é do Conselho Branco também? Se não for, se cadastre, o endereço é:
www.conselhobranco.com.br



GAMB XUN DRO
 
Só li uma vez o HOBBIT e o SDA. O Silma eu ainda nem terminei...
Mas estou lendo o HOBBIT em inglês, bem interessante...

Sim, participo do CB, mas da TOCA-PR. É bem legal o CB né? Amanhã vai ter um pequeno encontro aqui em Ponta Grossa pra gente ver o documentário da GNT sobre Tolkien ou SDA, sei lá....

E com certeza pretendo ler mais vezes os livros... Se Jurassic Park que é Jurassic Park eu li 2 vezes, SDA e demais vou ler umas 5 vezes... sério mesmo! Nunca li algo tão interessante quanto a obra de Tolkien.

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
quote:
Só li uma vez o HOBBIT e o SDA. O Silma eu ainda nem terminei...
E com certeza pretendo ler mais vezes os livros... Se Jurassic Park que é Jurassic Park eu li 2 vezes, SDA e demais vou ler umas 5 vezes... sério mesmo! Nunca li algo tão interessante quanto a obra de Tolkien.


Cara então imagina quando você ler a obra máxima de Tolkien (e olha que ele nem a terminou em!!) o SILMARILLION.
Acho que ai vc vai bater seu recorde de leituras consecutivas de um livro!!

GAMB XUN DRO
 
Finalmente o nosso excelentíssimo Istar Verde achou a minha pergunta em seu baú de pergaminhos... aqui está a pergunta e a resposta. Agora deu pra entender:

PERGUNTA:
Ó magnífico Maiar, ilustríssimo ajudante dos Valar! Quão poderosas são as suas palavras! Desejo lhe fazer uma grave pergunta. Não sei se já foi respondida pois a quantidade de pergaminhos neste "armário" (que ridículo...) é demasiado grande para a capacidade de um mero Filho de Ilúvatar como eu. Então, minha pergunta é sobre o FOGO SECRETO. O que é o Fogo Secreto que Gandalf anunciou ao Balrog de Moria? O Fogo Secreto que Eru, o único, disse mandar a Arda? Ó Magnânimo, conhecedor de todas as verdades! Respondeis a esta pergunta e meu coração se encherá de felicidade!
Autor: Giovanni Bombadil
Data: 08/09/2001


RESPOSTA:
Minha hipótese é exatamente essa, Giovanni. A missão de Gandalf/Olórin era reconduzir os povos da Terra-média à luta contra a Sombra; por isso, nada mais natural que ele se apresentasse como "servo do Fogo Secreto", ou seja, da vontade criadora de Eru Ilúvatar, a única capaz de efetivamente derrotar Morgoth e Sauron.



Pronto! Acho que deu pra concluir que Gandalf disse ao RedBalrog que é um Servo de Ilúvatar, o contrário do Balrog, um servo de Utumno, como o GAMB bem mencionou!

hehehe, no final das contas era bem simplezinho, como o GAMB e o Deriel falaram no post 3 do GAMB, neste tópico!

"Then Tom put the Ring round the end of his little finger and held it up to the candlelight... There was no sign of Tom disappearing!"
 
legal bombadil... me exclareceu tb pois nem me lembrava disso... sabe tava pensando.. tem ja um bocado de coisa que ja esqueci do começo do SdA..qdo comecei a ler naum sabia praticamente nada e ateh engrenar na história ja tinha passado umas boas paginas...talvez tenha que ler novamente para lembrar deste detalhes que na ansiedade de saber que viria passei despercebido...

Mystlink
******************

"Ai! laurië lantar lassi súrinen!
Yéni únótimë ve rámar aldaron,
yéni ve lintë yuldar vánier
mi oromardi lisse-miruvóreva..."
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo