Fingolfin
Feitiço de Áquila
ESSE TÓPICO CONTÉM GRANDES SPOILLERS DE O CÓDIGO DA VINCI E ANJOS & DEMÔNIOS(mas só no final).
Veja bem, antes de mais nada eu gostaria de dizer que gostei muito de ambos os livro, mas isso não quer dizer que eu não tenha críticas sobre eles.
Se você já leu os dois livros lançados no Brasil do Dan Brown você percebeu várias semelhanças.
Os dois livros são praticamentes iguais, mudando apenas as histórias de fundo.
- Ambos são protagonizados por Robert Langdon + uma mulher, Sophie Neveu no CDV e Victtoria Vetra em A&D.
- Em CDV temos o Mestre, um homem infiltrado em tudo que coordena sem mostrar a cara, através de ordens pra Silas. Em A&D há Janus um homem infiltrado em tudo que coordena sem mostrar a cara, através de ordens pro Hassassin.
- Em CDV Robert e Sophie devem decifrar os enigmas de uma antiga sociedade secreta, o Priorado de Sião para desvendar o assassinato de um curador de museu que guardava informações secretas. Em A&D, Robert e Victtora devem decifrar os enigmas de uma antiga sociedade secreta, a Illumitus para desvendar o assassinato de um físico que guardava informações secretas.
e as semelhanças não param por aí. A grande questão é que apesar de vc achar meio fraco o fato de estar lendo livros com estruturas iguais, você não fica insatisfeito, já que é uma boa estrutura, que lhe prende com mistérios e te insere num mundo desconhecido, conspiratório, com várias informações secretas em obras de arte corriqueiras, e isto te prende.
Pra mim o grande erro dos livros está naquilo que eu chamo de Síndrome de Scooby-doo.
Em CDV eu dividi o livro como França e Inglaterra. Na França o autor tenta criar a trama e te prende como nenhum outro livro. As informações são fantásticas. Cada página você está mais interessado que a anterior. A cada capítulo uma revelação bombástica de algo que estava ali do seu lado o tempo todo e vc não percebia. Já na Inglaterra o autor teve de dar o desfecho na trama e na minha opinião escorregou um pouco na banana.
Em A&D novamente o livro prende. Existem menos informações conspiratórias nas obras mas existe mais suspense e a ação te prende mais. Novamente o desfecho do livro deixa a desejar, agora de forma ainda mais absurda que em CDV.
INÍCIO DO SPOILLER
E foi aí que eu notei que os livros tem finais quase iguais também, esse final que eu chamo de Síndrome de Scooby-doo. Agora eu vou explicar o pq do nome.
No desenho Scooby-doo como você descobria quem era o montro? Bom, era o único outro personagem que aparecia no desenho sem ser o Scooby, o Salsicha, a Velma, o Fred e a Daphne. Era o dono do parque de diversões, o capitão do navio, o sheriff da cidade abandonada... sempre o único outro sujeito que aparecia.
Aqui o Dan Brown faz a mesma coisa. Querendo que o livro dê reviravoltas demais e acabe que o grande vilão seja o mais imprevisível possivel o livro acaba sendo previsível.
O vilão está sempre dentro do cerco de personagens principais, aquele que até momentos atrás era quem o protagonista mais confiava.
Em CDV existiam duas possibilidades pro Mestre. Ou ele era o chefe de polícia ou ele era o Teabing. Calhou de ser o Teabing.
Em A&D o Janus era Köhler ou era o Carmelengo e o autor chegou a fazer a gente pensar que seria Köhler, mas nesse momento eu tive certeza que seria o Carmelengo.
Veja bem, no 1o caso até que acabou com os furos do livro. Teabing ser o mestre era uma solução ruim, mas não deixava buracos. Já em A&D qualquer um podia ser Janus sem problema, mas mais uma vez ele tinha de escolher o mais improvável.
Não seria melhor se em ambos os livros ou em pelo menos 1 deles o grande vilão fosse alguém que ainda não apareceu na obra mas de renome? Bastava pra isso criar um bom motivo. Outra possibilidade é inserir o Mestre/Janus mais próximo do final, criando assim a expectativa no leitor que o vilão ainda estava por surgir.
O mais importante no entanto era não repetir a formula em ambos os livros, para não ficar previsível mas isto Dan Brown fez.
Eu fico me perguntando como um autor consegue fazer 300 páginas tão fodas e com mais 100 cagar o livro todo?
Em março lançam o novo livro dele e vamos ver como será. Tiraremos os protagonistas, os personagens pequenos e sobrará 2 ou 3 possibilidades de ser o grande vilão. Se eu acertar de novo é pq realmente o Dan Brown assiste muito Scooby-doo.
Veja bem, antes de mais nada eu gostaria de dizer que gostei muito de ambos os livro, mas isso não quer dizer que eu não tenha críticas sobre eles.
Se você já leu os dois livros lançados no Brasil do Dan Brown você percebeu várias semelhanças.
Os dois livros são praticamentes iguais, mudando apenas as histórias de fundo.
- Ambos são protagonizados por Robert Langdon + uma mulher, Sophie Neveu no CDV e Victtoria Vetra em A&D.
- Em CDV temos o Mestre, um homem infiltrado em tudo que coordena sem mostrar a cara, através de ordens pra Silas. Em A&D há Janus um homem infiltrado em tudo que coordena sem mostrar a cara, através de ordens pro Hassassin.
- Em CDV Robert e Sophie devem decifrar os enigmas de uma antiga sociedade secreta, o Priorado de Sião para desvendar o assassinato de um curador de museu que guardava informações secretas. Em A&D, Robert e Victtora devem decifrar os enigmas de uma antiga sociedade secreta, a Illumitus para desvendar o assassinato de um físico que guardava informações secretas.
e as semelhanças não param por aí. A grande questão é que apesar de vc achar meio fraco o fato de estar lendo livros com estruturas iguais, você não fica insatisfeito, já que é uma boa estrutura, que lhe prende com mistérios e te insere num mundo desconhecido, conspiratório, com várias informações secretas em obras de arte corriqueiras, e isto te prende.
Pra mim o grande erro dos livros está naquilo que eu chamo de Síndrome de Scooby-doo.
Em CDV eu dividi o livro como França e Inglaterra. Na França o autor tenta criar a trama e te prende como nenhum outro livro. As informações são fantásticas. Cada página você está mais interessado que a anterior. A cada capítulo uma revelação bombástica de algo que estava ali do seu lado o tempo todo e vc não percebia. Já na Inglaterra o autor teve de dar o desfecho na trama e na minha opinião escorregou um pouco na banana.
Em A&D novamente o livro prende. Existem menos informações conspiratórias nas obras mas existe mais suspense e a ação te prende mais. Novamente o desfecho do livro deixa a desejar, agora de forma ainda mais absurda que em CDV.
INÍCIO DO SPOILLER
E foi aí que eu notei que os livros tem finais quase iguais também, esse final que eu chamo de Síndrome de Scooby-doo. Agora eu vou explicar o pq do nome.
No desenho Scooby-doo como você descobria quem era o montro? Bom, era o único outro personagem que aparecia no desenho sem ser o Scooby, o Salsicha, a Velma, o Fred e a Daphne. Era o dono do parque de diversões, o capitão do navio, o sheriff da cidade abandonada... sempre o único outro sujeito que aparecia.
Aqui o Dan Brown faz a mesma coisa. Querendo que o livro dê reviravoltas demais e acabe que o grande vilão seja o mais imprevisível possivel o livro acaba sendo previsível.
O vilão está sempre dentro do cerco de personagens principais, aquele que até momentos atrás era quem o protagonista mais confiava.
Em CDV existiam duas possibilidades pro Mestre. Ou ele era o chefe de polícia ou ele era o Teabing. Calhou de ser o Teabing.
Em A&D o Janus era Köhler ou era o Carmelengo e o autor chegou a fazer a gente pensar que seria Köhler, mas nesse momento eu tive certeza que seria o Carmelengo.
Veja bem, no 1o caso até que acabou com os furos do livro. Teabing ser o mestre era uma solução ruim, mas não deixava buracos. Já em A&D qualquer um podia ser Janus sem problema, mas mais uma vez ele tinha de escolher o mais improvável.
Não seria melhor se em ambos os livros ou em pelo menos 1 deles o grande vilão fosse alguém que ainda não apareceu na obra mas de renome? Bastava pra isso criar um bom motivo. Outra possibilidade é inserir o Mestre/Janus mais próximo do final, criando assim a expectativa no leitor que o vilão ainda estava por surgir.
O mais importante no entanto era não repetir a formula em ambos os livros, para não ficar previsível mas isto Dan Brown fez.
Eu fico me perguntando como um autor consegue fazer 300 páginas tão fodas e com mais 100 cagar o livro todo?
Em março lançam o novo livro dele e vamos ver como será. Tiraremos os protagonistas, os personagens pequenos e sobrará 2 ou 3 possibilidades de ser o grande vilão. Se eu acertar de novo é pq realmente o Dan Brown assiste muito Scooby-doo.