• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beowulf...

meerah_vanya

Usuário
Li algumas informações (acredito que não suficientes) a respeito do poema Beowulf, uma das inspirações de Tolkien.

Infelizmente não consegui perceber semelhanças ou qualquer outra coisa que levasse Tolkien à tal inspiração... A dúvida é a seguinte:
Existe realmente alguma semelhança na história, paisagens, personagens; ou foi somente a leitura do poema um despertar para a mente de Tolkien?

Só para expor o que eu sei sobre a lenda, bem em resumo:

(tirado de textos de David Colbert)

Os melhores momentos de Beowulf:
-Um monstro chamado Grendel aterroriza um salão de hidromel onde guerreiros festejam. Beowulf fere o monstro mortalmente.
-Enquanto os guerreiros celebram, a mãe do monstro tem com eles. Beowulf persegue-a e mata-a, trazendo sua cabeça, bem como a de seu filho...
-Beowulf torna-se rei. Um dragão cuspidor de fogo ataca seu reino, pois alguém lhe roubou uma taça de ouro. Beowulf mata o dragão, mas morre em combate.
 
eu li que alem de outros personagens, turin foi muito inspirado em beowulf e outrs sagas nordicas como por exemplo os "eddas"...
 
Túrin é a versão de Tolkien de Kullervo, personagem do Kalevala finlandês, não de Beowulf.
 
Beowulf lembra Beorn.... diga-se de passagem que Beowulf é "lobo das abelhas", ou urso. E urso é Beorn. Beowulf é um poema em anglo-saxão e Tolkien se inspirou nessa língua para recriar a linguagem dos Rohirim (se não me engano assim como o Westron é apresentado em forma de ingles, o Rohirric é representado pelo anglo-saxão).

A parte do Dragão de Beowulf que desperta após roubarem um cálice de seu tesouro pode ter inspirado Tolkien na parte em que Bilbo rouba um cálice do tesouro de Smaug e desperta-o.

Tem mais semelhanças mas não vou me recordar agora. Mas lembro de haver um Eomer ou Eomund entre os nomes presentes em Beowulf, assim como um ou outro "nome de rohirrim".
 
hum!!! Certo! Então, certamente, o mestre selecionou algumas idéias presentes em Beowulf e as amadureceu, ou modificou (para "personalizá-las) e as inseriu na Tm... certo?

Outras semelhanças? :D
 
Túrin é a versão de Tolkien de Kullervo, personagem do Kalevala finlandês, não de Beowulf
sinto muito em ter de dscordar d vc mas tolkien naum fazia versões de personagems para suas historias... ele pegava um poquinho de cada mais um monte da cabeça dele e fazia os personagemns...
 
Eu acho essas semelhanças que vários autores de livros sobre Tolkien colocam são às vezes muito "forçadas", além de irrelevantes. Mas Beowulf foi inspiração e objeto de interesse de Tolkien por ser o mais importante (se não o único) épico escrito em anglo-saxão.
A propósito, existem traduções de Beowulf para o inglês moderno que podem ser encontratadas (legalmente por ser domínio público) em alguns sítios na internet como este: www.gutenberg.org
 
naum diria o mais importante pois existem tb os eddas... apesar de naum serem de grande dispersão eles saum mt importantes tanto historicamente quanto literlmente... na minha opinião em grau de importancia beowulf esta lado a lado com os eddas
 
iraneon disse:
naum diria o mais importante pois existem tb os eddas... apesar de naum serem de grande dispersão eles saum mt importantes tanto historicamente quanto literlmente... na minha opinião em grau de importancia beowulf esta lado a lado com os eddas

Os Eddas não foram escritos em anglo-saxão (afinal são da Islândia) e nem são épicos, pelo que eu saiba.
 
iraneon disse:
sinto muito em ter de dscordar d vc mas tolkien naum fazia versões de personagems para suas historias... ele pegava um poquinho de cada mais um monte da cabeça dele e fazia os personagemns...

Sinto muito em ter que discordar de ti, mas o próprio Tolkien afirmou isso sobre Túrin/Kullervo em várias ocasiões em suas cartas e, mesmo que não afirmasse, seria óbvia a relação para quem leu o Kalevala (obra que Tolkien sempre disse ser uma de suas principais fontes inspiradoras).

Tolkien disse:
Mas o início do legendário, do qual a Trilogia é parte (a conclusão), deu-se em uma tentativa de reorganizar algumas partes do Kalevala, especialmente o conto de Kullervo, o infeliz, em uma forma minha.

Dê uma lida também neste post meu no Obras, onde explico as semelhanças entre as histórias de Túrin e de Kullervo.
 
Fallen Dior ¥ disse:
Os Eddas não foram escritos em anglo-saxão (afinal são da Islândia) e nem são épicos, pelo que eu saiba.

O fato de não ser em anglo-saxão não diz nada, pois Tolkien estudou islandês (fazia parte, inclusive, de um clube onde eram lidos textos nesse idioma) e o conhecia bem. Os Eddas foram sim uma das influências de Tolkien.

E, sim, o Poetic Edda é um épico.
 
Fallen Dior ¥ disse:
. Mas Beowulf (...) por ser o mais importante (se não o único) épico escrito em anglo-saxão.

iraneon disse:
naum diria o mais importante pois existem tb os eddas...

Tilion disse:
Fallen Dior ¥ disse:
Os Eddas não foram escritos em anglo-saxão (afinal são da Islândia)

O fato de não ser em anglo-saxão não diz nada

Diz alguma coisa: não pode ser a obra mais importante escrita em anglo-saxão se não for ao menos escrita em anglo-sãxão.

Tilion disse:
E, sim, o Poetic Edda é um épico.
Então tá, mas o único trecho que li era um diálogo.
 
Tilion disse:
E quem disse que épicos não possuem diálogos? Veja a Ilíada, por exemplo.

Diálogos mantendo a estrutura de verso, não assim:

_Thor_. "Thy skill in words would serve thee ill if I waded across
the water; I think thou wouldst cry louder than the wolf, if thou
shouldst get a blow from the hammer."

_Odin_. "Sif has a lover at home, thou shouldst seek him. That is a
task for thee to try, it is more proper for thee."
 
O nome Poetic Edda te diz algo?

A estrutura é em verso em todo texto: afinal, é um poema. Mas não necessariamente versos rimados, principalmente sendo essa uma tradução em inglês, que geralmente falha em manter a métrica original.

O original islandês possui uma métrica própria: são versos aliterativos skáldicos que estavam diretamente ligados à idéia que o poeta queria passar e não apenas a uma forma rítmica específica.
 
Beowulf foi mais do que inspiração para o mestre ele foi o ponto de referencia para nomes,comportamento,feitos,e estilo de redação!! saiba mais lendo( o mundo magico de senhor dos aneis) tem muita informação legal sobre o Beowulf.
 
a importancia naum depende da lingua escrita pois existem muitas traduçoes.... e quase me esqueço do anel dos nibelungos... influencia direta no senhor dos aneis...
Sinto muito em ter que discordar de ti, mas o próprio Tolkien afirmou isso sobre Túrin/Kullervo em várias ocasiões em suas cartas e, mesmo que não afirmasse, seria óbvia a relação para quem leu o Kalevala (obra que Tolkien sempre disse ser uma de suas principais fontes inspiradoras).
ele tb disse q beowulf eh essencial para a criação de todos os personagems...
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo