• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Senhor dos Anéis X Star Wars

Snaga

Usuário não-confiável!!!
Os Efeitos Especiais de Star Wars, ícone maior da série de George Lucas, deixa claro que a toda-poderosa Industrial Light & Magic não necessariamente mantêm a liderança do setor.

A reporter e crítica de cinema Isabela Boscov, da revista Veja, descreve as cenas de abertura do "Epsódio III - A Vingança dos Sith" (uma batalha espacial) e diz logo em seguida:

I. Boscov em matéria da Veja disse:
A ação vertiginosa da sequência de abertura esconde um segredo desabonador: ela é tão rápida e tão escura para que não se perceba seus detalhes mais finos [...]. Para fazer uma comparação justa - com outra saga fantástica - basta computar todos os milhares de efeitos que o neozelandês Peter Jackson não teve medo de mostrar em plena luz do dia em O Senhor dos Anéis.

Fonte: Fonte: Revista Veja edição 1905


Ou seja, Star Wars já não é mais o celeiro de efeitos especiais que foi um dia. E PJ pode se gabar por ter superado Lucas!
 
Eu gosto de efeitos especiais. :grinlove:

Mas tem de tomar cuidado com eles. Senão a naturalidade se perde.

Fiquei um pouco desolada quando vi algumas cenas "por trás das câmeras" do Star Wars 3... parecia que o tempo todo estavam dentro daquela sala toda azul. Imagine interpretar como se estivesse no espaço sideral desprotegido, mas estando dentro de um estúdio o tempo todo?!? Claro que isso não é nenhum problema se todos os atores fossem de 1o escalão, mas como não dá para ter tantos atores profissionais o tempo todo (figurantes, o próprio protagonista tem dificuldades também)...

As batalhas campais de PJ me lembram muito a batalha no deserto de Sarlack de Episódio VI (O retorno de Jedi). O meio ambiente e o clima ajudam muito os figurantes e atores inexperientes a agirem "de acordo". Com tantos efeitos especiais, perde-se a necessidade de locações, e perde-se oportunidades que a própria locação oferece.

As melhores cenas, são as que estão em locações exteriores à sala azul, a meu ver. Elas ajudam os atores ruins, e ajudam os figurantes. E de certa forma, creio que ajudam os programadores também. Por mais que haja suspensão da realidade em um filme de ficção, quando há nenhum limite, também ocorre um interessante fenômeno: não há o desafio[/n] em driblar uma "proibição" (física ou censura), e por isso, as pessoas não exercitam tão bem sua criatividade.

Porque o PJ usou locações externas PRA CACETE, o povo dos efeitos especiais teve um problema enorme em conciliar os efeitos com o que foi filmado. Por isso que os efeitos vão ser melhores. O problema que eles enfrentaram foi maior mesmo.

No entanto, quando não temos a restrição de encaixar o efeito especial no que foi gravado, então o ser humano vai ter preguiça de pensar em alternativas. Pior, chega-se ao ponto em que qualquer "problema" para mostrar a visão de Lucas, recorre-se aos efeitos especiais.

Fico imaginando se as cenas com o pessoal menos capacitado não ficariam melhores se o cenário ao redor fosse real?
 
Eu li toda a matéria da revista. Gostei, pois ao invés de ficar falando que Star Wars é isso e aquilo, ela foi mostrando que não é bem assim. E a parte que ela faz a compração com a tecnologia de O Senhor dos Anéis ficou muito legal, dei até um sorriso do tipo " :twisted: ".
 
bom, tenho algumas coisas a declarar:
1- sou um enorme fã tanto de star wars quanto de SdA, e não gosto de ve-los sendo comparados pois seus objetivos são diferentes.
2- essa "critica" isabela boscov é dotipo "eu sou superior, só filmes de arte são decentes", e adora malhar os ditos "blockbusters"
3- eu assisti ao episódio 3 duas vezes e posso garantir que a batalha de abertura não é uma cena escura, e mesmo que fosse, pô, é uma cena NO ESPAÇO, e não em algum lugar claro.
4- acho que a WETA e a ILM se equivalem, e a qualidade dos efeitos especiais de ambas é "supimpa"
5-os efeito do ep III são maravilhosos, assim como os da trilogia sagrada LOTR.
6- a ilm não perdeu nada, e eu acho que certas pessoas deveriam assistir ao filme antes de acreditarem em criticos, principalmente se esses criticos forem como a isabela boscov.
7- o ep III não tem locações externas.
 
Apesar de não ser TÃO fã do Star Wars, eu devo concordar com Olórinus. Nós não devemos ficar acreditando em tudo que os críticos falam...
MAS, da mesma forma, eu acho que Star Wars já deu o que tinha que dar. Pra falar a verdade eu tambem dei um sorrizinho meio " :twisted: "
 
Olha, essa história de ficar comparado é meio infantil. Falei a mesma coisa em um fórum, em que um fã de Star Wars usava SDA como comparação. Convenhamos, os dois filmes tem efeitos muito bons, e defeitos bem visíveis(convenhamos, o Legolas escalando o Olifante é bem mais ou menos). Vale lembrar que a Weta recebeu ajuda da ILM em alguns efeitos. Acho que cada filme tem seus méritos e deméritos no que se refere a efeitos especias. Um filme realmente bom não precisa de outro para comparar...
 
Claro que a comparação cabe. São filme e são repletos de efeitos além de terem várias outras características de contato atravé sdas quais podem ser comparados.
 
eu acho que o que tira muito o merito de star wars eh o fato do filme ter sido todo feito com cenario virtual... isso da uma artificialidade pro filme, apesar de eu nao ter achado o episodio III ruim...
mas indiscutivelmente sda eh melhor, em todos os aspectos!
 
SW é de cara um filme que não agradaria os criticos.

Os efeitos de Senhor dos Anéis são infinitamente superiores e bem mais naturais. Mas acho que a questão não é tecnologia. Além do contesto SW, o filme fica preso aos moldes dos 3 filmes mais antigos, cujo os efeitos especiais hoje não tem o mesmo efeito que tiveram a 30 anos).
 
Só tenho que concordar com Olórinus, SW III é perfeito, sou suspeito para falar, pois sou fan de carteirinha da série, mas a cena da batalha no início do filme é limpa e cumpre muito bem o papel, já vi o filme duas vezes, e não vi "defeitos nos efeitos". A comparação com SdA vale sim, mas sem nos esquecermos que são ambientações muito diferentes, com texturas completamente díspares, então, precisamos rever os conceitos que vamos usar para comparar.
A Weta e a ILM são empresas que desenvolvem a própria tecnologia e pelo que podemos ver nos Making off's das duas, têm um jeito bastante parecido de trabalhar, o que não dá crédito nem descrédito para nenhuma das duas.
 
Eu acho que essa reportagem da Veja foi muito infeliz. Na verdade eu nem li nem quero ler, mas umas amigas (fãs da saga do tio Lucas e tb fãs do SDA) comentaram sobre ela.

Eu AMO o SDA , mas tb AMO Starwars! E eu já vi o Ep III 2 vezes e pretendo ver mais. E pra mim, o filme é maravilhoso e ponto final!
Não vou ficar comparando um com o outro porque eu sou fã dos dois!

Eu fico fula com certas comparações....
 
Na real, que 'disputinha' mais besta!

Os dois filmes são ótimos! Os efeitos dos dois filmes são ótimos!

Erros disfarçados pelas imagens escuras? Ridículo! Era no espaço e onde já se viu claridade no espaço? Matéria feita somente para acirrar richas que não existem.

Weta e ILM utilizam tecnologias próprias aliadas a softwares conhecidos e utilizados por todos, estão igual em qualidade de efeitos.
 
O comentário dela é com relação aos efeitos. Ela não deprecia o filme em si. E o PJ evoluiu nos efeitos também, é só lembrar do Abismo de Helm que foi feito à noite ( pra esconder imperfeições, e tals ) e depois em Pelennor ele conseguiu estar na plenitude da sua forma, fazendo a batalha de dia.

Só não sei se é muito justo comparar com o episódio 3, porque a batalha inicial se passa no espaço, então teoricamente é escuro mesmo :lol:
 
Tisf disse:
O comentário dela é com relação aos efeitos. Ela não deprecia o filme em si. E o PJ evoluiu nos efeitos também, é só lembrar do Abismo de Helm que foi feito à noite ( pra esconder imperfeições, e tals ) e depois em Pelennor ele conseguiu estar na plenitude da sua forma, fazendo a batalha de dia.
Mas a batalha em Helm no livro rola à noite mesmo. Foi, digamos, um ponto positivo, isso. A batalha não foi à noite pra esconder imperfeições, mas o fato de ter sido à noite permitiu que as imperfeições fossem "mascaradas". Daí tiveram um bom tempo pra desenvolver melhor a coisa toda e fazer aquela maravilha que é a Batalha em Pelennor, à luz do sol.
 
Eu prefiro o SdA. Star Wars, por começar pelo quarto filme, e terminar pelo terceiro, deixou muita gente - muita gente mesmo - confusa, e acho que isso prejudicou a obra.
 
Só não sei se é muito justo comparar com o episódio 3, porque a batalha inicial se passa no espaço, então teoricamente é escuro mesmo

Pois é... por mais que eu goste do estilo mais "natural" dos efeitos de SdA, temos que concordar que este tipo de coisa é mto influenciado pelo próprio correr da estória; dizer que uma batalha no espaço sideral é escura para esconder imperfeições é forçar a barra.
 
Depois de ver o Episódio 3 no cinema, a ILM provou para mim que, em matéria de CG(gráficos computadorizados), sem miniaturas, ela ainda é a melhor(provalvemente é a melhor com miniaturas também, se as tivesse usado). Qualidade gráfica, artística, de design e de acabamento em quantidade tão grande me deixaram, e a todos os meus amigos, com o queixo no chão, e a baba escorrendo.

Só aquela primeira cena, onde a câmera desce e vai mostrando todos os detalhes do modelo da nave já valeu o filme para mim, adoro essas coisas, até o uso de tela azul pareceu mais bem acabado que nos filmes anteriores e até onde se usava tela azul em SdA.

Pode-se até criticar a decisão do diretor de usar com tanto exagero esse recurso, que tem suas vantagens e desvantagens como a Pri falou, mas a competência em CG do pessoal lá do rancho do Lucas ainda me parece insuperável.

Então tenho que discordar do Snaga quando ele diz que a ILM não é mais tão boa, em melhor forma ela não poderia estar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo