• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Poder Mágico da Palavra

Lordpas

Le Pastie de la Bourgeoisie
Apesar da maioria ter conhecido Tolkien recentemente (grande mérito dos filmes), existem os fãs que conhecem e estudam há algum tempo a obra do Professor. É o caso de Rosa Sílvia López, pesquisadora da obra de Tolkien desde a década de 80. Doutora pela FFLCH-USP, ela elaborou pesquisas primeiramente a nível científico e depois ao nível de pós-graduação, sempre falando de Tolkien e Senhor dos Anéis.

Recentemente ela entrou em contato com a Valinor para mostrar um trabalho seu publicado recentemente pela Editora DEVIR, tal trabalho é nada menos que uma releitura de sua tese de doutorado defendida na FFLCH-USP, em 1997. O Livro se chama “O Senhor dos Anéis & Tolkien”, aonde a autora destaca o discurso e a criação das linguagens para compor a narrativa de O Senhor dos Anéis, para descobrir como se fundaram seus territórios, seu tempo e seus personagens. A pesquisa da autora parece, apenas olhando os links que seguem ao final desta notícia, realmente mostrar toda a arte de um dos maiores artifícios que Tolkien usou em sua obra: a palavra.

Em seu livro, Rosa ainda nos brinda com os aspectos que dizem respeito aos valores dentro do mundo de O Senhor dos Anéis, de como tais valores nada mais são do que a solidariedade, a justiça, a liberdade e o companheirismo. Valores que como diz a autora nos remetem a necessária disseminação daquilo que denominamos Responsabilidade Social.

O público alvo de tal projeto não se restringe tão somente aos fãs do Professor, mas também a qualquer um que se enquadre como curioso sobre como os filmes se tornaram esse fenômeno global, se enquadrando, portanto, dentro da perspectiva de qualquer leitor que queira entender e avaliar os valores de um conto mítico, como o que Tolkien escreveu. Uma análise profunda e feita por uma pesquisadora brasileira sobre como a Literatura que Tolkien elaborou merece toda a nossa admiração e estudo.

Rosa Sílvia Lopez disse:
Gostaria de convidar todos os tolkienianos, amigos e relacionados para um evento, aí no rio de Janeiro, que se chama "Sempre Um Papo com o Autor", patrocinado por FURNAS.

Lá poderemos discutir mais sobre Tolkien e sobre o projeto COLEÇÃO TOLKIEN LATINA, que é um projeto para reunir 5 autores latino-americanos e suas leituras sobre J.R.R. Tolkien.

Bem, espero que vocês respondam em breve e que possamos conversar mais sobre tudo isto no dia 3 de junho, quando acontecerá o evento no Centro Cultural de FURNAS!


Segue a imagem da capa de seu livro, a leitura das informações nela contida com certeza despertarão o seu interesse! :D

Capa do Livro.
 
os valores coletivos ou de um bem comum que nossa sociedade perdeu (aos poucos, devido a Cultura do Individualismo, nasrcisista) de uma certa forma, para nossa contemporaniedade, é um resgaste na obra tolkiana. Quando é falado sobre "o poder mágico das palavras", acredito muito muito mais no "poder ético das palavras", abrangendo já essa emergência social em nossas consciências e atitudes. Tolkien era bastante feliz nesse aspecto, além da criatividade de associar esses temas ermergentes com uma boa dose de fantasia.....
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo