• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleni Valinóreva III - Entrevista com Haran Alkarin

Pandatur

Usuário
Haran Alkarin foi vencedor do III Eleni Valinóreva na categoria "Destaque Tolkien", escolhido tanto pelo voto do Juri quanto do Popular.


Colaboradores Valinor: Nós queremos saber: como o Haran Alkarin conheceu as obras de J.R.R. Tolkien?

Haran Alkarin: Bom, primeiramente tenho que falar como conheci o mundo da literatura. Nunca fui muito incentivado a ler. No fim de 2001 peguei meningite e tive que ficar dez dias internado. Meu tio deu o segundo livro do Harry Potter (não ria!), pensando que era o primeiro. Sem nada pra fazer, comecei a lê-lo, mesmo sem algumas informações contidas no primeiro livro. Depois saiu o primeiro filme, eu o vi, e continuei lendo os demais livros. Daí saiu o filme d’O Senhor dos Anéis. Acredite, não fui vê-lo porque era legendado (tinha 11 anos na época, não era ligado muito a filmes ou a livros). Quando saiu em DVD eu assisti, mas não me interessei muito. Meu irmão não perdia a chance de dizer que o livro era mais amplo e de certa forma melhor do que Harry Potter. Via vários comentários iguais na Internet, e quando vi As Duas Torres no cinema eu me interessei de vez. Comprei O Senhor dos Anéis, o li e não parei mais. Depois li O Silmarillion, O Hobbit e Contos Inacabados, tornado cada vez mais fã. Em 2003 procurei um site sobre o assunto no Guia SobreSites, e achei a Valinor.
No mesmo ano me cadastrei no fórum, inicialmente para resolver dúvidas, depois participando de discussões, estando lá até hoje.


Colaboradores Valinor: Depois de conhecer Tolkien e a valinor agora perguntamos: quando você ingresou no Fórum. Porque?

Haran Alkarin: Bom, entrei no fórum primeiramente para esclarecer dúvidas (que na época era coisa bem de leigo mesmo...). Só depois que comecei a participar de discussões.


Colaboradores Valinor: Que livros você já leu do Tolkien? Dentre eles, qual você prefere, e porque motivo?

Haran Alkarin: Li os principais lançados no Brasil: O Silmarillion, O Hobbit, O Senhor dos Anéis e Contos Inacabados, de uma a três vezes cada um. Eu prefiro O Silmarillion, pelo clima mais mitológico do livro e por apresentar histórias mais emocionantes e gloriosas.


Colaboradores Valinor: Qual das histórias do Silma que você mais gosta?

Haran Alkarin: Sem dúvida a história de Túrin Turambar, por apresentar um personagem com uma grande evolução com o passar da história: desde um pequeno garoto até um grande guerreiro, ou até mesmo um nobre arrogante que causou a ruína de Nargothrond. Ele passa por diversas situações dos mais diversos tipos: mata seu melhor amigo, casa com sua irmã, derrota um dragão, lidera um grupo de proscritos... É uma história e uma personagem riquíssima. Admiro também o Ainulindalë, é a melhor e mais complexa teoria de criação do universo que já vi; e os contos de personagens individuais pela grande emoção: a história de Beren e Lúthien, de Maeglin e Eöl, além da já mencionada história de Túrin Turambar.


Colaboradores Valinor: Qual foi a sua reação ao estar entre os concorrentes a Destaque Tolkien neste Eleni?

Haran Alkarin: Todos já devem ter falado isso, mas eu realmente não esperava a indicação, quanto mais o prêmio. Realmente fiquei muito surpreso e feliz com isso.


Colaboradores Valinor: Porque seu nick é Haran Alkarin ? Como você escolheu este nome?

Haran Alkarin: Bom, já tive vários nomes: Quendi, Búrz, Haldir de Lórien, e alguns outros que não lembro agora. Não achava nenhum desses originais, e então resolvi fazer um outro nick, com um significado legal. Fui em um dicionário da Dúvendor de português para quenya, e lá achei Haran, que significaria rei, e Alkarin, que significaria glorioso. O nome ficou bonito e com um bom significado (Rei Glorioso) e comecei a usá-lo. Só depois fui postar na seção de Lingüística para ver se o nome estava correto, mas descobri que o correto seria Aran (rei) e Alcarin, que na verdade significava glorioso, e não brilhante. Mas acabei decidindo permanecer com o Haran Alkarin (já que o nome só continha poucas alterações), caso contrário o nome perderia sua sonoridade e sua certa beleza na escrita.
[page]

Colaboradores Valinor: Dos filmes: Qual deles da trilogia você mais gostou? E conhecendo os livros, a história, o que você diria sobre os filmes: foram bons adaptados, passaram a emoção de um jeito certo, poderiam ter sido melhores em algumas partes... ?

Haran Alkarin: Não tenho certeza de qual dos filmes eu prefiro. O primeiro foi sem dúvida o mais fiel, mas essa fidelidade teve um preço alto: tudo ficou muito rápido, diminuindo muito as passagens. O segundo foi o com frases mais legais, com um estilo mais épico. Já o terceiro, o bom mesmo foram os discursos e o final (do portal negro pra frente), que é bem emocionante. Não gostei da Batalha dos Campos de Pelennor, ficou algo como uma batalha sem conteúdo, vazia, exceto pelos rohirrim e sua chegada. Os mortos como os maiores vencedores da batalha também não ficou legal: eles são um instrumento perigoso, o diretor teria que tê-los usado mais sabiamente. Deveria ser como no livro: os mortos apenas tomarem os navios corsários, e Aragorn, Halbarad e cia chegarem de forma triunfante e vencerem. Essa foi a pior mudança, na minha opinião. Erkerbrand também fez falta, mas não tanto quanto Halbarad ou os huorns, que deveriam ter sido incluídos no filme.

A outra mudança que não gostei foi Théoden: foi transformado em um rei arrogante, em especial naquela cena "Que eu saiba é Théoden, e não Aragorn, o rei de de Rohan" ou "O que devemos a Gondor?". Ah, o fato de Gondor não ajudar por simplesmente não querer (pelo menos ficou parecendo isso) ficou péssimo. O filme deveria ter explicado o fato de Gondor também ter suas próprias guerras (o que alias explicou, mas Théoden parece ignorar ou não saber disso). Além do que, o rei de Rohan parece ligar mais para glória e fama do que para seu povo. Por fim, acho que Glorfindel não fez tanta falta: foi um meio para o diretor incluir Arwen e seu romance na trama. Mas, no geral, Peter Jackson e sua equipe fizeram um bom trabalho. As melhores cenas são sem dúvida a morte de Boromir, de Gandalf e o final a partir do portão negro, além da cena de Gandalf em Meduseld (quanto a ele "tirar" Saruman de Théoden, bom, não foi uma mudança tão forte, ficaria estranho em um filme Gandalf chegar lá, dar um conselho ao rei e ele se tocar), onde só há falas clássicas. Sem falar das trilhas sonoras, que é uma das melhores (talvez a melhor) que já vi.


Colaboradores Valinor: Jogo rápido agora:

Sauron ou Melkor?

Haran Alkarin: Difícil, mas escolho Sauron, pois a história deste é mais diversificada: causou a ruína de Númenor e Eregion, enganando elfos e homens genialmente; lutou pessoalmente contra Elendil e Gil-galad; foi um dos grandes mestres da necromancia, tirou a liberdade de criaturas dotadas de livre-arbítrio (lobisomens e nazgûl); foi o mestre da arte dos anéis.
Sauron foi único. Já Melkor, encarou bem menos seus inimigos no cara a cara, seja na batalha, ou na “corrupção” ou “enganação” do ser. Claro, temos Fingolfin, destruição das Duas Árvores e a “corrupção” dos noldor, mas fora isso foi pouco do que ele poderia ter feito, apesar de ser derrotado só com a ajuda dos valar. Já Sauron, de certa forma, foi um tolo, por não proteger Mordor devidamente e por também não buscar o portador do anel devidamente, apesar de que ele teve muitos motivos para escolher o rumo errado, como Pippin no palantír ou a segurança de que ninguém poderia jogar o anel na lava por livre vontade. Foi um golpe de sorte Gollum cair na lava com o Um.


Colaboradores Valinor:Terra-média ou Terras Imostais?

Haran Alkarin: Terra-média, afinal, é onde se passa a maioria dos fatos interessantes e marcantes de Arda.


Colaboradores Valinor: Sam ou Frodo?

Haran Alkarin: Sam, por ser aquele que mantém a razão da dupla e que ajuda Frodo a manter o caminho certo, tanto em sua jornada quanto psicologicamente, em especial seus feitos da toca de Laracna em diante.


Colaboradores Valinor: Túrin ou Tuor?

Haran Alkarin: Túrin, por esta personagem viver altos e baixos, não ser um herói de fato bonzinho e tampouco um modelo, e por viver as mais diversas situações: matar seu melhor amigo, liderar um grupo de proscritos, matar um dragão, ficar com sua irmã, causar a ruína de um reino, etc.
 
Última edição por um moderador:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.464,79
Termina em:
Back
Topo