• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Eleni Valinóreva III - Entrevista com Luna

Pandatur

Usuário
Luna%7E0.jpg



Enaile Dias Siffert, a Luna, nasceu em 1975. É advogada e artista plástica e vive em Belo Horizonte-MG. Foi vencedora da categoria "Melhor Ilustração Lothlórien" no Eleni Valinóreva III, tanto na escolha do Juri, quanto do voto Popular, com sua ilustração chamada Gandalf.



Colaboradores Valinor: Quando conheceu Tolkien, e como?

Luna: No século passado. Hehehe! 1996, 1997... Por aí. Quando eu tinha uns 19 anos... Um amigo da faculdade me convenceu a comprar O Silmarillion e o Contos Inacabados, e me emprestou O Hobbit e O Senhor dos Anéis.


Colaboradores Valinor: E a Valinor? Como a conheceu?

Luna: Não me lembro se foi por indicação desse amigo ou pesquisando na internet... Já faz alguns anos que frequento o site, mas não sou muito falante, então raramente posto alguma coisa no fórum.


Colaboradores Valinor: E quando você começou a desenhar?

Luna: Desenho desde muuuuuuuito criança. Simplesmente não me lembro de "não-desenhar". Hehehe!


Colaboradores Valinor: Chegou a fazer algum curso para aprimorar a técnica?

Luna: De desenho em si, não. Mas fiz cursos livres de pintura e de quadrinhos.


Colaboradores Valinor: Tem alguma preferência ao desenhar? Paisagens, animais, pessoas...

Luna: Temas de fantasia e da natureza. Pessoas, animais, paisagens, dragões, unicórnios, elfos...


Colaboradores Valinor: Essa preferência é antiga já, ou surgiu depois da leitura de Tolkien?

Luna: Já gostava de desenhar temas de fantasia, mas elfos só depois de Tolkien. Meu interesse por fantasia aumentou bastante após conhecer os livros e os filmes.
[page]

Colaboradores Valinor: Além de Tolkien, há outros escritores de fantasia que você aprecie?

Luna: De fantasia mesmo, não me lembro de outros que tenham me chamado a atenção. Li os livros Harry Potter da minha irmã, por exemplo, e até que gostei. Provavelmente teria gostado bem mais se os tivesse lido quando era criança ou adolescente...


Colaboradores Valinor: Ainda com relação aos desenhos, qual seu ponto alto nas ilustrações, e qual o ponto baixo (se é que há algum), na sua opinião.

Luna: Ponto alto? Não sei... Talvez os pontos altos sejam as partes que gosto de desenhar mais: olhos e boca, por exemplo. Mas pontos baixos, com certeza, são quadrinização, desenhos com muitos traços retos (robôs, veículos, armas, etc) e imagens de ação.


Colaboradores Valinor: E quais materiais e técnicas você costuma usar?

Luna: Creio que uso mais grafite, giz pastel e tinta óleo. Uso outros também, como aquarela, naquim e lápis de cor, mas com menor frequência.


Colaboradores Valinor: Tolkien inspirou muitos artistas, como todos sabemos. Quem representa melhor as obras do professor, na sua opinião?

Luna: Hum... Pergunta complicada... "Representar melhor" deve ser o próprio Tolkien. [risos]! O que não quer dizer que seja o melhor, mais belo, ou o que eu goste mais. Mas gosto do Alan Lee, por exemplo. Especialmente em se tratando de cenários. Gosto muito do John Howe. Tanto para cenários quanto para os personagens. Tem mais alguns que gosto, mas esqueci os nomes.


Colaboradores Valinor: Há algum ilustrador (em um contexto geral) que te inspire?

Luna: Não me lembro de um especificamente que me inspire. Mas há vários pintores e desenhistas que admiro. Inclusive, há muita gente nova por aí fazendo ótimos trabalhos (em sites como o Epiloque e o DeviantArt há vários exemplos).


Colaboradores Valinor: Por falar nesses sites, algumas ilustrações suas foram aceitas neles. Conte um pouco sobre isso.

Luna: Creio que o primeiro site no qual publiquei algum desenho meu foi o Elfwood. Acho que todo mundo que desenha fantasia começou lá, ou pelo menos conhece o site. Depois comecei a publicar em outros sites, como DeviantArt e Epilogue, por exemplo. No geral, o Epilogue é o que tem qualidade mais alta, pois há seleção de trabalhos publicados.
[page]

Colaboradores Valinor: No Brasil, conhece alguém que se destaca com ilustrações tolkienianas?

Luna: Não me vem a mente nenhum que tenha me chamado a atenção. A não ser um cujas fotos das telas (creio que eram óleo sobre tela) eu vi na Valinor há algum tempo, chamado Douglas Costa. Vi fotos dos quadros dele na Valinor/Lothlórien e gostei.


Colaboradores Valinor: Você também é advogada. É complicado conciliar esse emprego com a pintura?

Luna:
Sou formada em Direito, mas não trabalho como advogada.


Colaboradores Valinor: Então ilustrar não é só um hobby, mas sua profissão também?

Luna: Não. Infelizmente ainda é um hobby. Vendo algumas pinturas e desenhos ou faço trabalhos comissionados de vez em quando. Mas não chega a ser profissão mesmo, embora esse seja meu ideal.


Colaboradores Valinor:
Uma de suas ilustrações, "Gandalf", foi vencedora do Eleni Valinóreva III, na categoria "Melhor Ilustração Lothlórien". Conte um pouco sobre aquela pintura.

Luna: O Gandalf foi um dos meus primeiros trabalhos em giz pastel. Eu queria fazer algo de O Senhor dos Anéis, com o visual do filme mas nem tanto. Usei uma foto do filme como referência, mas não me prendi muito nas feições do ator. Assim, ficou facilmente reconhecível como sendo o Gandalf, mas não necessariamente o Ian McKellen como Gandalf. Não sei se dá para ter noção direito pela foto na internet, mas é um trabalho razoavelmente grande (65 x 50 cm) e ele ficou com as feições um pouco orientais e com a pele mais "bronzeada". De perto, parece uma mistura do Gandalf com aqueles "velhinhos-estranhos-bigodudos-mestres-de-kung-fu" de filmes de artes marciais [risos].


Colaboradores Valinor: E a reação ao saber que essa ilustração foi a vencedora?

Luna: Fiquei contente, logicamente. Especialmente por ter sido tanto no voto popular quanto do juri.


Colaboradores Valinor: Quanto tempo levou para "Gandalf" ficar pronta?

Luna: Uns 4 ou 5 dias, eu acho, trabalhando nele umas 2 ou 3 horas por dia.


Colaboradores Valinor: Atualmente tem trabalhado em alguma ilstração?

Luna: Eu geralmente faço várias ao mesmo tempo. Não gosto de ficar muito tempo fazendo uma coisa só. Essa semana, por exemplo, estou fazendo uma aquarela e mais alguns desenhos simples a nanquim.


Colaboradores Valinor: Algum tolkien-based?

Luna: Infelizmente, não. Tenho algumas idéias aqui, mas tem me faltado tempo ou ânimo para executá-las. Queria refazer alguns desenhos antigos... E desenhar Galadriel e o espelho ou a Lúthien dançando. A maioria dos trabalhos tolkien-based que fiz são apenas rostos. Gostaria de fazer mais personagens de corpo inteiro e com cenários... Uma hora a inspiração "baixa" e espanta o desânimo. Então espero executar pelo menos uma dessas idéias.


Colaboradores Valinor: Pra finalizar, tem alguma sugestão para a Valinor, Lothlórien, Eleni Valinóreva, etc? Ou quer deixar algum recado pro pessoal?

Luna: Agradecimentos ao pessoal da Valinor, equipe, membros e visitantes. :) Sugestão... Hum... Mais atenção para a Lothlórien.


Colaboradores Valinor: Muito obrigado então por dispor um pouquinho do seu tempo para a entrevista, Luna. Obrigado, e sucesso!

Luna: Eu é que agradeço. :)
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo